04 dezembro 2013

Quaresma que volta é um 10 e não um extremo

Avolumam-se as notícias e, como não há fumo sem fogo, parece que Quaresma está de volta. Não vou recordar os assobios à despedida e o forcing de Quaresma para sair, também desagradado com as vaias do Dragão. Não, isso é passado e o Quaresma que foi não é o que agora deve voltar. Quando O Jogo deu a notícia há uma semana e tal não quis acreditar, Quaresma é um tiro no escuro mas no Dragão só se pode, agora mesmo, dar tiros no escuro.
 
 
Há quem ainda pense, e diga, que Quaresma é um extremo. Já não é. No Besiktas, Quaresma jogava como um 10, praticamente, e assim apareceu em Braga, numa eliminatória europeia há dois anos. Jogava ao meio, empunhava a batuta do jogo, assumia a liderança. Quem ainda pensa no Quaresma de 2008 quando saiu não voltou a vê-lo jogar. Vai notar uma diferença enorme, a velocidade já não é a mesma e por isso não corre nos flancos, mas refinou a qualidade técnica, o tempo e o passe porque assumiu, repito, a batuta e consolidou a sua nova posição no Besiktas.
 
A forma como deixou os turcos, onde mesmo lá longe relançou a carreira que tropeçou onde pensava atingir o cume no Inter de Milão, não importa. Importa mais perceber que, resgatando a carreira nos Emirados, obviamente aquilo ainda não é futebol para quem não pensava terminar a carreira. Isso é um ponto positivo. Quaresma não pensava terminar a carreira ao ir para as arábias.
 
Mas como há muito deixou de jogar no Al Ahly dos emires vários mais ou menos unidos, Quaresma volta como voltou Liedson em Janeiro: fisicamente um enorme ponto de interrogação. O que já é preocupante, tendo em conta o exemplo Levezinho que defraudou completamente, apesar da mirífica participação no golo de Kelvin...
 
Depois de Lucho, volta Quaresma quase em fim de prazo de validade. Quiçá se o FC Porto não resgata do Golfo Pérsico o Lisandro Lopez, creio que no al-Gharraf (Bahrein?). Não andam a "pedir" dois avançados?
 
Pois são mais jogadores para o meio: Quaresma é e Lisandro não deixou de ser (se este vier).
 
O FC Porto usa a moeda já gasta a ver se ainda vale no câmbio como Lucho. Os do ano passado foram fiascos, como foram o meco Janko logo recambiado. Os que atingiram o pico no Dragão, como Lucho, ainda podem valer alguma coisa mais do que o refugo de Alvalade. Quaresma tem ganas, o que Xismailov e Levezinho não tinham. Lisandro (virá?) não se sabe. Mas Quaresma é para o meio onde o futebol confuso do FC Porto se enredou estupidamente pela teimosia insana do treinador do momento.
 
A tomar nota.

Sem comentários:

Enviar um comentário