29 outubro 2015

E o Porto? Nada...

Não tenho muito tempo, e menos ainda paciência, para ir além da observação de jogos e mesmo assim, agora, já nem todos, vi o jogo da Champions mas nem valia a pena escrever nada e não o fiz, aquilo foi tão fraco que deu dó, vitória por obrigação e só por 2-0, em 3 minutos, antes do intervalo, depois fechar a loja.
Mesmo assim, quebra física com o Braga, com mais dois dias de descanso da Europa, nenhuma intensidade e parte final quase a arrastar. Há jogadores de 20 e poucos anos que não aguentam das canetas? O Tello só faz aquilo e já nem o 1x1? Para que serve então? O Quaresma era pior?...
Enfim, o Sporting lá vai cantando e rindo, o grunho do Carvalho e o grunho do treinador, menos interessados na Europa e apostados totalmente no campeonato, como já aqui anotei em tempos.
O Sporting mete-se com o Benfica, sem medo, escacha pessegueiro, a tónica resulta, o glorigozo é imenso, isto parece o Porto de outros tempos em que o presidente era assim. Até nisto o grunho do Carvalho tinha razão há um ano: decrepitude, impotência, senilidade, velhice que nem é sequer precoce de Pinto da Costa.
O Sporting pede a descida do benfas, por isto, por aquilo, por aqueloutro.
O Porto? Nada...
O Sporting aperta os árbitros.
O Porto? Nada...
O Sporting vai de vento em popa.
O Porto? Nada...
E até, ó vã glória, ó vã cobiça, nos impingem o bruto do Caixão para o próximo jogo.
O Porto? Nada...
Com o Porto ultrapassado na tabela e na comunicação social onde é pouco menos do que irrelevante, é isto, um bombardeamento em que o Porto sofre sem ser visado, mas sai diminuído.
Ou os seus adeptos não vêem neste Sporting, nesta maneira de ser e de actuar, de resmungar e falar grosso, de exigir e de reclamar, o FC Porto de outros tempos?
O Porto? Nada...
O Sporting, para gáudio do intestino Delgado que caga fininho mas leva água ao moinho, até disse que tal como pode despromoção do benfas também pede do Porto ou de outro se houver mixórdias com árbitros.
O Porto pediu a descida do benfas? Nada...
O Porto pediu a descida do sportem? Nada...
O dinheiro depositado na conta de um árbitro portuense não estimula o Porto? Nada... estimula o Porto. Nada...
Bons rapazes, bem comportados, tranquilos, fazem pela vida, o presidente e o círculo estão fechados, aquilo é uma família mas não de adeptos e sócios em uníssono.
O Porto? Nada...
Mas isto é patente há muito: um clube aburguesado que se acobardou. Há anos que o chamei de cobarde. Este Porto é uma vergonha! Há quem siga este estado de coisas algo indiferente, mas não será por muito tempo. O sponsor desapareceu, os adeptos vão desaparecer, as glórias desapareceram, os títulos estão a desaparecer.
O Porto? Nada...
Vai à Madeira sob o estigma das derrotas e pontos estupidamente perdidos.
Atire-se a bóia, pois é o União, aparentemente mais fraco do que o Nacional e o Marítimo, mas por alguma razão há uma onda alterosa que só alguns adeptos glosam, porque subitamente ressuscitam o cadáver do árbitro sadino cheio de Paixão contra o FC Porto.
Não há almoços grátis, mas o Porto? Nada...

Entretanto, alguns estúpidos preferem matar o mensageiro. O Sócas cala o CM, os adeptos do Porto nem gostam que se lembre o sucedido na época passada: o que aturei por lembrar que este 0-0 do Braga ainda foi pior do que o 0-0 com o Boavista (jogámos com 10 mais de uma hora...).

O Porto, actualmente, é isto: Nada! Dentro e fora do campo, na administração e gabinetes, nas bancadas e nos cafés.

Quo vadis? Nada...

25 outubro 2015

Atraso de vida

Este 0-0 faz lembrar aquele com o Boavista mas agora nem com 11 deu para mais.
Denominador comum foi o desperdício de Telmo nos dois jogos.
O adversário jogou sempre atrás e nada ameaçou.
Mas Lopetegui continua a ser o mesmo atraso de vida.
A última substituição devia ter sido a primeira, lançando Rúben Neves e recuando Danilo Pereira para Indy jogar na esquerda.
Depois o jogo teima a não ter intensidade e o tempo passa vagarosamente.
Também agora o FCP perdeu a liderança.
É tudo. Mais do mesmo.
Até rever o futebolzinho de preocupações Fonseca...
Como já tinha escrito, campeonato pro Sporting. Jesus é rei em terra de cegos...

17 outubro 2015

Bueno, el equipo no le conoce

Muitas novidades, várias estreias e Bueno a n.10 mas a equipa sem o solicitar por não estar rotina com alguém na posição atrás do pdl.
Foi a coisa mais saliente e logo vista na 1a parte, apesar de o espanhol lançar Telmo para o golo e pedir jogo entre linhas negado pelo hábito de jogo em largura e busca dos flancos.
Se isto serviu para ganhar na Póvoa e passar o Varzim não se imagina se serve para o futuro.
Imbula jogou muito atrás e muito para trás, não chegando Evaldo para transporte de bola a ligar pelo meio de muitos médios poveiros.
A displicência de Varela e Imbula, mais a atrapalhação de Cissokho e Lichnovsky tornaram complicada a saída de bola, pelo que o jogo aos soluços torná-lo incómodo de descrever.
Mais um árbitro do Porto,  Manuel Oliveira, feito estúpido,  por formação ou feitio. O n. 6 Abel fez 3 entradas a raspar e não viu amarelo, mais um penalty por mão na bola e nem falta, diz tudo de mais um aborto em potência da arbitragem portuense. Não vai longe, é mesmo parvo e incapaz, sem perdão.

13 outubro 2015

54 milhões em 70 milhões

Que o isolamento, sempre mais porfiado, a que o FC Porto se remeteu por índole própria e vontade de meia dúzia de inteligentes, deixou o clube mais conquistador das últimas décadas em Portugal mais à margem das conversas generalizadas da bola tuga é indisfarçável e porventura irremediável, fruto da política de avestruz e um diagrama comunicacional dirigido às criancinhas e só no seio da família dos seus autores e dirigentes, pois a realidade diária demonstra-o à saciedade. Pelo que não perturba já que coisas do R&C importantes não só passem ao lado das notícias, mesmo sujeitas a especulações legítimas, como não suscitem um ai de muitos adeptos, igualmente distantes do regime censório introduzido apesar da aparência de uma largueza de comunicativa correspondente à mediocridade de meios, espelho das próprias pessoas que os conduzem, que ainda há tempos teve reforço considerável de pessoas não se sabe bem para quê e de que aqui se foi dando conta, claro que com a indiferença geral e o mutismo do portismo que deixa fazer tudo e insiste em não se incomodar de nada saber.
 
Levantava no post abaixo eu algumas sobrancelhas em certas rubricas e hoje mesmo li em O Jogo, confirmando no JN, que dos 70ME de despesas com pessoal na SAD só, repito, só e apenas 54ME são de salários de jogadores. E havia quem me dissesse que o resto do pessoal era insignificante em custos salariais, como se o rol não fosse conhecido.
 
Pelo que sobram 16ME para o funcionamento da SAD...
 
Da proporcionalidade e dos valores absolutos, é só fazer as contas!
 
I rest my case e remeto para as linhas deixadas aí há dias. Com a complacência bovina dos do costume, importunados subitamente por um grunho sportinguista, na esteira de outro ex-dirigente do clube em funções no activo enquanto não se "moderava" como paineleiro-residente em programas pouco recomendáveis, ter abandonado um lixo televisivo que só diz, não propriamente dos convidados, da índole de quem convida, dirige o programa e dá a cara por merdas dessas.
 
Bom proveito.

11 outubro 2015

Política socialista em curso e projecto desportivo em ruínas

Não só o FC Porto vinha a seguir um rumo, enquanto sociedade SAD, suicidário na última década, daí se percebendo a sintonia e simpatia de Pinto da Costa pelo Pinto de Sousa visitado em Évora, como o elefante no meio da sala que é agora o adm. financeiro Fernando Gomes ajuda a tornar visível que a política socialista em curso é para seguir, enchendo os bolsos dos administradores e pavimentando a SAD de amigos pela heráldica do nepotismo, aumentando em 20ME os custos com pessoal em ano sem qualquer título - mas está patente que o projecto desportivo está diminuído, ou mesmo arruinado, conquanto aquilo dê dinheiro. E deu 20ME de lucro, sem contar outros 20ME já contabilizados para o próximo ano.
 
Perguntei a um amigo meu se tinha noção do que era a folha salarial... não só dos jogadores, pois inclui administração e todos os funcionários das mais diversas áreas, não só futebol mas talvez indo até ao... Museu. Ah, e tal, isso é residual... pois, respondo, comparativamente aos jogadores nenhum funcionário ganha 30 mil euros mensais, mas podem ganhar 3000 euros à vontadinha e começam a ser muitos.

No FC Porto há já muita gente a prever a reforma. Mais uns aninhos e a velhice é enfrentada sem problemas. Há dias vi até alguém a passear na Baixa com o seu par e um bebé, que isto da paternidade/maternidade é lindo se, como no funcionalismo público, trabalharmos tranquilamente para o mesmo patrão sem risco de despedimento do casal. E as "gingajogas" com os passes de jogadores vai dando enquanto os "fundos" ainda esperneiam e o grunho do Carvalho desespera que acabem porque também já não lhe dá jeito.

O novo Fernando Gomes do FC Porto, em 3ª geração e mais suspeito que nunca, já nem se importa que não haja patrocinador, que no Verão estava a chegar. Isto dá dinheiro sem patrocinador, vejam lá, portanto who cares?, siga a rusga que não fica mal a um clube não ter patrocinador nas camisolas, elas que estiveram até por mais de 20 anos com nome desconhecido de uma azulejaria que já era da mobília da casa.
 
Se a lógica da batata é essa de um adm. financeiro, imagine-se que se falharem as vendas de jogadores como será o R&C...

Se essa memória se perde a quem só pensa em dinheiro, percebe-se porque razão nos activos há valores tangíveis, como se vê no resumo do R&C divulgado, mas pensariam muitos portistas que a MARCA FC Porto era mesmo alguma coisa e, por isso, um valor intangível com reflexo nas contas, algo que qualquer sociedade tem desde que seja mesmo importante no meio público e comercial para mais num sector de universal reconhecimento como é o futebol. Mas como pode ter patrocinador uma marca que não tem valor intangível demonstrado e a filha do presidente da sociedade é apresentada na cerimónia dos equipamentos da nova época como a directora de Marketing e RP da SAD? (contou-me quem viu e ouviu isso no Torto Canal...)

Pois, os aumentos com o pessoal (1,7ME mensais) vêm também por aí e, claro, não foi por prémios de títulos que ao fim de 30 anos não se viu um numa época perdida.

O socialismo vangloria-se de distribuir dinheiro que não é seu. O FC Porto anda há anos a viver das transferências de jogadores e, de vez em quando, de prémios da UEFA, algo que nem sempre sucede e, no último caso, vitimou as aspirações ao título doméstico, por exemplo. Foi ainda o que sucedeu a Portugal no funesto magistério do maior crápula pós 25/4 e que suscitou a chamada de credores que muitos trataram de espezinhar e alguns dos responsáveis da sua vinda até ameaçaram fazê-los tremer nas pernas... O FC Porto seguiu o mesmo caminho até à calamidade da época passada expressa na contabilidade do clube (-40ME) que, então, também só teve uma mísera Supertaça tuga para mostrar pela mão do inegável Preocupações Fonseca.

Mas o FC Porto agora vende os dedos também e in extremis, como foi Jackson no fecho de mercado para estes 20ME se tornarem mesmo positivos, pois caso contrário nem haveria patrocinador a menosprezar nem lucros a proclamar. O Fernando Gomes que não marca golos nem manobra a FPF teria mesmo de ajudar a desencantar um patrocinador, imagine-se, e dos bons, daqueles que põem o nome nas camisolas de uma sociedade com -40ME nas contas do ano passado...
 
Será que, à boa maneira megalómana, se inspiraria na prossecução de obras de vulto e discursos grandiosos para enganar parolos, como um equivalente ao TGV num autocarro voador ou uma TTT com uma ponte entre o Dragão e o Olival?

Infelizmente, a presença de Fernando Gomes veio acentuar esta imagem que ilude muitos pategos e alguns sócios, como ilude o eleitorado em geral crente na ajuda aos pobrezinhos e na defesa do Estado Social que no FC Porto é a componente desportiva sem a qual não há estado de sócios que ajude!
 
É claro que a SAD é viável, as dívidas pagam-se, o FC Porto tem crédito e ainda bom nome. Também se não tivesse, tanto podia passar de deixar de pagar dívidas como o ex-recluso 44 propunha para Portugal e um ex adepto Livre defendia da mesma forma para andar agora na esmola de pagar despesas de campanha alegre. Como gozar emblemas rivais por incorporarem a sociedade dos seus estádios por forma a avolumar o activo, coisa que o FC Porto acabou de fazer com a EuroAntas!...
 
Portanto, também aqui se vê, mesmo em gestão socialista, que não há obra milagrosa e os princípios de Economia são tão respeitáveis como as regras contabilísticas. O FC Porto é que ainda não entrou mesmo no caminho da austeridade, mas se falharem vendas e as receitas da UEFA diminuírem - os 12ME da Champions desta época já contaram adiantados... - lá terá de se arranjar um patrocinador mesmo mixuruca, talvez um vendedor de papéis para placards de publicidade enganosa.
 
Já da vertente desportiva, a que engrossa a confiança no "Estado Social" ou "da Nação", isso é algo tremelicante que os números não traduzem. Fica a cenoura para dizer que após cada exercício financeiro positivo vem um ano desportivo de excelência. Lopetegui está mesmo a provar ser capaz disso para uma SAD que sempre maltratou os treinadores vencedores, de Adriaanse a Jesualdo e VP, e ampara os perdedores pois são da sua lavra e com o cunho pessoal do presidente que contrata os técnicos com a sapiência que se tem visto.
 
O patusco Fernando Gomes ressalva, contudo, que estão já acautelados 20ME da venda de Alex Sandro a contabilizar na próxima época. Isto enquanto há dinheiro para salários, pensões e reformas, pois um qualquer Teixeira dos Prantos poderá aparecer a dizer que só há guita para mais um mês. Afinal, a Economia à moda socialista é o que costuma reservar aos seus cidadãos. E às suas elites também...
 
Nem tudo é mau, porém, e não me refiro ao lucro, maquilhado por operações de última hora para vender os dedos depois dos anéis, como Jackson no fecho do mercado. O estádio está para ser pago integralmente em 2018 e o clube ganhou quota maior na SAD. Já o crescimento do activo, com a incorporação do estádio, é redundante: os lucros, dizia-se, iam para amenizar o passivo... Não foram, mas venha o dinheiro de Londres e Berlim que isto da Troika, da Merkel e cosí via agita-se quando dá jeito mas não quando é preciso pedir emprestado. À maneira súcia dos socialistas, irresponsavelmente entronizados em operações plásticas de arrepiante carácter político. Ah, pois, mas o FC Porto já perdeu há muito a noção de componente desportiva. Não se pode ter tudo, chuva no nabal e sol na eira. Vai-se andando, ao despautério, sem eira nem beira. Olha, 20ME de lucro, que wow!...

04 outubro 2015

Isto é tudo muito bonito, mas...

No rescaldo de umas eleições ganhas contra tudo e contra todos a começar pela imprensa abstrusa e tipo avestruz, em que somou à onda de 'indignaçao' um programa copiado do Daily Show de Jon Stewart para mais campanha esquerdofila, a goleada portista podia ser o corolário da evolução da equipa.
Mas de que vale ganhar, mesmo 4-0, a um opositor que tem Ventura a defender com os olhos, Tonel a central,  Carlos Martins a médio de construção e Sá Pinto no banco,quando demorou uma hora a marcar um golo a quem jogou há três dias e apanhou o comboio com receio dos solavancos da auto-estrada?
Mal vai o país quando a A1 é olhada com desconfiança e Lopetegui precisa da lesão de Maicon para meter mais um médio (Danilo Pereira) depois de uma 1a parte com exasperante lentidão da 1a fase de construção...
Os vícios do modelo estão lá todos e um lateral contratado para a esquerda - tipo paraquedista como Costa empurrado ao vazio pelos 'velhos turcos ' - não fez um passe, um cruzamento de jeito, excepto um canto (bola parada...) que deu golo,  mas quase ofereceu golo a quem atirou ao poste... Pois também convém tirar os olhos a brahimi por nunca ver um colega a quem passar a bola. E quando o argelino estava esgotado até por ter jogado na 3a feira, saiu o Corona que foi poupado a meio da semana...
Coerência digna das velhas vitórias do PCP CDU e um pôr-se em bicos de pés como a Catarina Joana do arco 'anti' que julga mandar nesta choldra que vive ainda sob o signo socializante da mediocridade para todos e nivelamento por baixo...
Dizia Lopetegui que isto era o mais importante da semana e a 1a parte teve tanto estrondo negativo como o pobre Belém estirado e sem desencostar da área mesmo com 2-0...
No pior pano cai a nódoa...