30 janeiro 2016

Revitalização

Os 4 golos do Estoril-FC Porto não acabaram distribuídos como nas últimas 3 partidas na Linha. O FC Porto marcou 3, falhou outros tantos e voltou a vencer na região saloia onde fazia figura de pacóvio há 15 ou 16 jogos, nem importando muito que tenha voltado a sofrer um golo cedo e de bola parada, pois a reacção foi forte e permitiu a reviravolta ainda boa 1a parte (1-2), acabando André André com as dúvidas que o ritmo de jogo portista dissipada totalmente com exibição convincente.
Marcação mais forte sem adversário poder dominar e virar-se sem estorvo de alguém, pressão constante, mais assédio à área contrária e muitas ocasiões de golo. O campeonato do FC Porto começa agora sob uma batuta conhecedora, ainda que com atraso irremediável. Mas vale o estímulo para melhorar e fazer figura de força em vez da miséria franciscana que se via.
Com o Totopegui só uma vez se virara uma desvantagem com o P. Ferreira mas apenas na 2a parte no que foi o melhor jogo com o basco nas provas domésticas. Mas esta reviravolta, num campo estranhamente maldito, teve outra bitola de jogo e tarimba de equipa maior, após empequenecer sob assobios dos adeptos conscientes e aplausos de presidente patético.
Peseiro mostra agarrar bem a equipa e moldar à pressa um novo tipo de futebol que de tão estranho aos jogadores anestesiados como cordeiros para a matança desaprender de jogar e alguns até de correr. Aboubakar continua a desaproveitar bolas sobre o risco de golo ou quase, e não é Suk que vai melhorar esse habdicap. A presença dele e de Marega no banco é tónico para a rotação a ver na taça em Barcelos na 4a feira.
Só na 1a parte, ganhando mais duelos individuais e concedendo menos faltas, o FC Porto mostrou uma cara de impor jogo que o ex-treinador descaracterizou com a complacência insana de dirigentes atavicos.
Ao menos reconquista-se uma alma que a "estrutura" deixou cair em desuso e procura só salvar a pele num fim de ciclo directivo que não deixará saudades.
A ver se a recuperação da equipa leva a alguma coisa importante.

27 janeiro 2016

Então, e o Dyego Sousa e Edgar Costa?

Este língua na boca súbito com o Marítimo lembra a perversão nas relações dos "homens do futebol", alegadamente pautadas por risiveis eventuais códigos de conduta.
O FC Porto não precisa de outro gr ainda que Helton vá acabar daqui por mais uma época e Casillas não cumpra a segunda temporada, previsivelmente...
Daí que, depois do Alan desacreditado e lamentavelmente desaproveitado, e em especial aquele outro que não lembro o nome e veio em 2004 para nada, pergunto se em vez do Herrera não podíamos ter os melhores médios do Marítimo mesmo, com fibra de meio campistas e chegada à área.
E antes de Suk, esforçado e poderoso mas pouco mais, Marega não podia ter vindo... mais cedo.
Porque, repito, a política desportiva há muito se perdeu por um inepto CEO que rápido passou de amanuense da escrita no dealbar da revista Dragões, a todo-poderoso que criou um Projecto 611 por cujo fracasso não respondeu, da mesma forma que as distorções do plantel são obra do barato deus-dara (ai as comichões...) face a um responsável ausente em todas as vertentes excepto ouvir relatos no banco em que se alheia dos jogos e cumprimenta no final se houver vitória...
Vítor Baía não precisa esclarecer o que será "correr com a estrutura" e evitar "facadas nas costas". O fracasso desportivo de um clube sem rumo nas mesmas mãos não é só o decrépito presidente, mas um pobre braço-direito.
A "estrutura"...  não a fazem cair, mas não me impeçam de rir!
É claro que o Antero tem poder no mercado e só maldizentes, vigiados e denunciados pela Fernanda no Facebook para-oficial, criticam o decrépito presidente que se entretém com o "folclore" dos árbitros na Segunda Circular enquanto recebe e janta cordialmente com o guardanapo da Madeira, um primor de bem receber extensivo aos corta-fitas do Torto Canal e louvaminheiros da moderna amordaçada área da Comunicação com o fiel conselheiro Tavares ex-Jogo, o Paulo Ferreira ex-JN,  os parodiantes ex-TVI e mais uns amanuenses devidamente instruídos pelo ex-escriba da revista e que trata com desvelo o sector da Informação mas descura a Formação e o Mercadao...
Um primor estampado na prometida aposta na melhor participação de sempre na emblemática taça da treta... E não se esqueçam que depois do Famalicão e do Feirense há o Gil Vicente para a semana. O que é o Dortmund à beira do abismo?
O patético presidente que desfez o ganha-tudo AVB também pode desfazer o perde-tudo Ludopedi cuja contratação não tem responsabilidade presidencial exclusiva, porque "furo" mesmo foi buscar o Victor Fernandez à Galiza e dar o exclusivo à Bola a cruzar a fronteira - um golpe de mestre em RP que só um predestinado pode fazer é os basbaques aplaudem tanto como os jornaleiros louvaminheiros que pululam no Dragão e que não perguntam quem foi inventar o Totopegui ou porque se o Peseiro é assim tão bom não foi buscá-lo aos EAU no Al Wahda em vez do Preocupações Fonseca e do Ludopegui que agora destrata...
Não é possível maior ridículo?  É! Perder a Taça para uma equipa do Preocupações Fonseca...
O campeonato é só para rir. E ocupar a malta da imprensa no clube da opacidade... Já as filhas dos dirigentes são vedetas na TV de trazer por casa, descontadas familiarmente as vaidades como desvalorizadas as acções do Alexandre decerto tão alheio ao affaire Sérgio Conceição como antes de ser o filho pródigo tentou levá-lo para Itália há 16 anos cm choruda comissão de um milhão que soou a traição...
Um primor o clube do rigor...

24 janeiro 2016

A diferença que fará o Sporting campeão

O grunho do Carvalho atirou-se ao árbitro Luís Ferreira por causa de uma gp correctamente assinalada e uma expulsão certa do infractor. Deu-se ao desplante, depois do "corruptos" da praxe que o árbitro de Braga registou e denunciou, de mesmo depois das imagens persistir sem tirar as palas.
O Sporting será campeã porque os seus jogos duram 96, 97 e até 98 minutos, marcando em faltas e com gp generosos a favor, de resto prolongando-se nas conferências de final de jogo e nas manchetes do regime. Exemplo a "raiva" retratada no Rascord com o rancor do grunho de Alvalade em 3 citações na capa do panfleto, depois de negar isso ao presidente Salvador que se queixou, com razão, de ter sido roubado no jogo anterior do Sporting.
Já tínhamos visto no FC Porto negarem 4 penalties, como bruno caixão em Campo Maior e Lucílio vigarista em Alvalade.
Mas hoje, independentemente do jogo e das poucas mexidas de Peseiro, Jorge Ferreira negou 3 gp sobre o mesmo jogador, Maxi Pereira, ainda o amarelou naquela que foi a mais flagrante de todas, e nada do treinador na entrevista rápida no final e o presidente-eucalipto (que anunciou o princípio do fim com recandidatura norte-coreana) deve andar a tomar rebuçados para a tosse ou ainda a cumprimentar o guardanapo da Madeira para nada ter dito, mais uma vez, sobre a arbitragem inqualificável do árbitro de Braga que na época passada expulsou Maicon sem pestanejar frente ao Boavista.
Depois vão queixar-se ao carvalho sobre arbitragens do terceiro mundo. Conte-se ainda o canto assinalado sem a bola sair e só por insistência do marítimas em lançar uma bola a 20 metros do local certo inverteu a posse para o lançamento ser do FC Porto.
A SAD anquilosada e atavica com asneiras EN catadupa faz perder outro campeonato para os trafulhas da capital, achando o patético presidente, eucalipto cuja recandidatura não sossega portistas a não ser patetas e jornaleiros da treta, que isso é folclore...
Passem bem que o 3o lugar fica entregue.
BREAKING NEWS não leiam a crónica do site do FC Porto, que vi há pouco no Twitter, porque nem ali os penalties existem. Foda-se, este clube virou uma merda, de andorinhas e passarinhos. Que saudade dos mafiosos e putedo...  😄

19 janeiro 2016

Vítor Baía

A contratação de Peseiro parece acertada. Conhece campeonato,  campos, equipas, imprensa e freteiros (ai a escrita e o vocabulário assumido nos smartphones...) avulsos e encartados. Mas dificilmente ganhará o título, porém pode garantir a Taça de Portugal e, com isso, a Supertaça. Salvar o salvavel, missão não impossível. Mas não basta para deixar que falem de si. Basta ver para onde foi relegada a notícia no alinhamento dos telejornais. Na TVI ao almoço só ao fim de uma hora e tal a notícia teve desenvolvimento...
De resto, a notícia já vinha nos jornais da manhã. As tvs, que não dão notícias, podiam explorar e desenvolver, mas ficaram pelo óbvio ululante...
Porque fica por explicar a razão de o perfil de Peseiro não ter valido há mais tempo para chegar ao Dragão. E confirmar que a atavica SAD não tinha sequer imaginado acabar com Lopetegui... agindo precipitadamente e em cima do joelho sem substituto em agenda.
Pois acima disto, por causa disto e o reflexo disto foi saber que a insossa nova enésima mulher de Pinto da Costa saiu da casca, já ouvi de relance num tardio telejornal da noite, criticando a opinião de Vítor Baía que defende acabar com a "estrutura". O que já digo há muito tempo, como analista de perto como aficionado mas a uma distância enorme, face ao conhecimento de dentro do ex-gr e gloria portista.
Haja alguém que diga o óbvio e que encarna uma crítica viva e actuante sobre a nomenklatura norte-coreana do FC Porto de que é patético exemplo esta reacção extemporânea e destemperada de uma mulher episodicamente com assento na tribuna do Dragão - como se não bastasse o decrépito presidente que nem na mulher volta a ter mão,  quanto mais no clube, precisamente como diz Baía e ao contrário do que defende a brasileira Fernanda, como se fosse ela mais um reforço desnecessário e inútil do desgastado e inoperacional núcleo da tal "estrutura" que tanto tem feito mal o trabalho e a limpeza da casa.
Varra-se a "estrutura". Só não sei que nova orgânica Vítor Baía criaria de raiz.
Porque o problema do FC Porto não é o pós - Pinto da Costa e trocar de presidente como um dia sucederá , mas a herança deixada na estrutura do futebol portista que com Peseiro prova o atraso em que navega à vista e sem sair do porto...
Mas será que Fernanda também tem um programa de família no Torto canal?...

14 janeiro 2016

Treinador experiente precisa-se

Sinceramente, custa-me acreditar nisto do Sérgio Conceição, imaturo,  vulcânico, quezilento, até demasiado conflituoso e, para piorar, envolvido com o próximo adversário o que pode fazer supor ser bluff, manobra de diversão ou manipulação, dando azo a todo o tipo de questiúnculas.
Não gostei de ver Sérgio Conceição atirar-se a alguém do staff portista no final de um jogo em Olhão (3-2, último de Hulk entre nós) e a perda da taça de Portugal no jamor teve falta de leitura do banco.
Por ex-jogador e livre de complicações, terminado qb+ até no jogo falado e farta experiência está Jaime Pacheco. Não se percebe, mas é como ele diz, nunca caiu nas graças de Pinto da Costa. Mas até este perdeu o toque de Midas e mesmo a graça toda. Só desgraças...

13 janeiro 2016

Imbula e Indy idiotas

A falta para vermelho que fez expulsar Imbula e a carga para gp de Indy são daqueles exemplos típicos que caracterizam a irregularidade do FC Porto pela má qualidade profissional e de carácter de alguns jogadores, em que se pode incluir,  por exemplo,  Tello.
Duas acções estúpidas que fizeram perigar a vitória portista no Bessa e a continuidade na taça de Portugal.
Duas caras de um paradigma do mal feito na elaboração do plantel e que comprovam como muitos jogadores não estão com a cabeça no clube. Imbula há muito está ausente, incapaz de se fazer notar quando ninguém sequer o conhecia... Indy simplesmente é um grande responsável por muitos golos sofridos, sendo que os centrais todos juntos não fazem um central completo de categoria.
Foi o que vi em escassos momentos em que pude ver o jogo na TV. E bastou para me fazer alargar uma vitória que podia ter sido tranquila mas só por acaso não ficou alterada por duas idiotices que deviam valer despedimento com justa causa quando se põe em causa um colectivo do qual não parecem fazer parte e não estão alinhados nos objectivos do clube.
É põe isto que muitas vezes os jogadores se consideram responsáveis pela saída de um treinador.  Lopetegui já foi é este é um cancro instalado no plantel.
Limpeza do balneário Precisa-se.

10 janeiro 2016

Mão cheia de nada deu em golos

Quarta -feira é que é decisivo. No campeonato não acardito. O Sporting ganha já com o que é costume...
Mas a equipa soltou-se no Bessa, onde o 5-0 ficou perto do 6-0 de 1982, quando o campeonato foi para o Sporting.
Depois de uma mão cheia de nada, de Lopetegui à SAD, foi preciso o silêncio de nada dizer para se mostrar algo. Futebol e uma mão cheia de golos. Só que os dados estão lançados e os árbitros condicionados agora por Bruno de Carvalho porque o afastamento de Pinto da Costa fez perder tudo, até o respeito pelo FC Porto.
A Taça é a prioridade. Mais nada, a não ser mostrar outra cara e esquecer o estranho espanhol.

09 janeiro 2016

Vigilância apertada

Não é que ligue muito à presumível ilegalidade de recurso a seguranças privados, no caso esta semana dado à estampa envolvendo Pinto da Costa e Antero Henrique, mais uma firma inabilidade legalmente, ao que se diz, para exercer certas funções. Dá o estardalhaço por implicar figuras do FC Porto é não por outra coisa qualquer, e se faz por merecer menção da minha parte é por tomar consciência de uma questão legal e real que desconhecia.
Agora, nos pormenores, vir a saber que foi preciso vigilância especial para as deslocações ao Bessa e mesmo ao Marítimo já me escapam quanto a razoabilidade, pois não as enquadraria como as confirmadas vigilâncias nas idas a Alvalade ou Luz.
O que se temia na Boavista?  E nos Barreiros? Escapa-me, mas está revelação acontece na dupla saída ao Bessa e o alto risco, agora sim, envolvido na vertente desportiva.
E depois de protecção pedida também para a mulher do presidente,  agora que a empresa de segurança está fora de serviço, vai Pinto da Costa ao Bessa?
O FC Porto vê -se envolvido em situações e notícias pouco agradáveis que voltam a envergonhar os adeptos e sócios de bem. São muitos casos e circunstâncias ridículas que minam a confiança geral.
Não admira o desnorte desportivo que se vê e como questões alheias ao futebolbque gostamos ocupam dirigentes bem pagos cuja acção ou falta dela todos vemos incumprimento pelos responsáveis portistas.
Esta parte das notícias é que me preocupam mesmo. E lamento enojado que se repitam.
Da mesma forma, a desresponsabilização pela área desportiva no caso de Lopetegui e a fuga para a frente sem plano ordenado como se percebeu confirmam que está SAD está moribunda e apenas preocupada com a sua vidinha... Daí o descalabro que uma mensagem fatua de esperança vã não atenua. Isto bem vigiado percebe-se estar, no Reino do Dragão que já foi temido e respeitado, entregue aos bichos. A demorarem a carne preparando-se para deixarem os ossos de um clube à deriva e descapitalizado.
Pinto da Costa prepara o futuro não de vitórias mas na penúria em que pegou nele, em 1982. Só que se deixará muitas vitórias mas só um museu, será o único responsável do descalabro e má fama com péssima gestão, como está de navegar à vista sem treinador debaixo de olho nem perspectivas seguras de recuperação.  Mais um fardo na herança do regime norte-coreano em que o FC Porto se transformou.

08 janeiro 2016

Tarde e a más horas mesmo

Não esperava a saída de Lopetegui agora, antes dos dois jogos com o Boavista. E acho uma má decisão, temporal, da SAD. O período é delicado e, afinal, nada está decidido, muito menos comunicado, quanto ao sucessor imediato. O que é mau.
É que esta noite nem havia conhecimento de quem estará no Bessa para o campeonato, domingo, e a Taça, na 4ª feira. O que é mau, pode ser péssimo.
Porque seja quem for o responsável, Rui Barros como solução interna, directo da equipa técnica, ou Luís Castro, como reserva da equipa B mas fora do balneário, é um risco quando se joga a continuidade numa prova a eliminar.
E se, como ao render o desastrado Preocupações Fonseca,  Luís Castro for chamado, o FC Porto corre o risco de perder o único título que pode ganhar este ano e nenhum rival tem: campeão da II Liga!
Não é brincadeira,  passe a ironia, mas há meses escrevi que esta equipa não ganharia nada, porque está mais cheia de acomodados à boa vida, reflexo "de cima", do que prenhe de ambição desportiva e fome de êxitos. Precisamente a começar pelos espanhóis, aqueles que alguns parvos acham ter sido um mérito de Lopetegui em trazê-los e acrescentarem algo ao plantel. Na verdade, nenhum somou e todos pareciam um clã dentro do balneário, com discutível rendimento em campo, salvo Casillas.
Portanto, a hora é má e, lamentavelmente, parece que a reacção, à falta de acção e gestão atempadas, vem a reboque de maus resultados, mas logo depois de o patético presidente ter dito que por muito que assobiassem antes do Natal 🎄 a equipa estava na liderança do campeonato.
É certo que há dois anos foi pior, ao anunciar que renovaria com PF depois de perder na Luz e, ali, de não ter denunciado os penalties por marcar, esperando que a Imprensa (ahahah) o fizesse. Continua a não dar uma prà caixa, só pró caixão!
Isto diz tudo do que é o desnorte do FC Porto é de cima passou para baixo, desmentindo o quatro da paixão, rigor, bla, bla...
Foi preciso maus resultados para isto? Hum...
Fica em aberto a próxima época, mas isso importa menos agora.
Corresse como corresse, era antes de mais uma anedótica participação na taça da treta que deviam substituir Lopetegui. Só sentisse ele a pedir para sair, outra coisa que em cima da hora se desconhece. Ele pediria para sair? Hum...
Se pediu, terá sido à primeira que a SAD aceitou, sem deixar apodrecer a situação como com o anterior despedimento com PF. Um sinal de que a SAD aprendeu? Não, porque não deixou, também aqui, de deixar chegar a fragilidade da equipa e do treinador a um ponto insuportável.
O campeonato será do Sporting, escrevi em Setembro quando sentenciei Lopetegui mesmo na vitória sobre o Benfica que não teve dedo de treinador. E que o futebol apresentado não auguram época com troféus.
Se correr mal esta semana o treinador ocasional que calhar não terá responsabilidade, é a única vantagem que vejo nisto.
Toda a trapalhada do FC Porto nos últimos anos já a denunciei e antevi há muito tempo, quando achei bem Vítor Pereira virar bem as costas a uma SAD relapsa na má gestão do futebol que deixou desprotegidos todos os treinadores vencedores deste século.

06 janeiro 2016

Tic-tac-tic-tac-tita-nic...


«Sentir+» o «Somos Porto»?

Vida profissional e outras vicissitudes afastam-me cada vez mais dos jogos e também não poderei ver o desta noite, provavelmente nem os próximos, distanciando-me de uma realidade que não tenho gostado de ver, o da deterioração do FC Porto enquanto unidade agregadora e identificativa, de décadas, e o de confirmação de um presidente decrépito e uma SAD amadora apesar de muito bem paga, que cruza os braços após o início de época e nem tuge nem muge, como muitos portistas lamentam e cansam de tão ensurdecedor silêncio.
 
Pois a última foi saber que são uma das claques (ainda que oficiais) a apelar à união dos sócios, para evitar assobios e quejandos. A comunicação do clube é risível, quando não idiota se porventura inexistente, e a instituição não é representada por ninguém, mesmo que uns quantos basbaques, presos a figuras de filigrana de antigamente, esperarem por Godot, no cruzamento de estradas, sendo que só esperam, afinal, que o presidente fale, como se ele tenha dito algo de jeito que alguém se lembre em muitos anos...
 
Eis a recepção ao Rio Ave, propícia a mais assobios se as coisas não encarreirarem desde o início. Antes de dupla ida ao Bessa, a fechar a 1ª volta e a disputar uma passagem às meias-finais da Taça de Portugal. E, logo a seguir, ida a Guimarães e recepção ao já bem conhecido Marítimo, aliás, aquele que muito bem conhece o FC Porto...
 
Repita-se: a equipa tem mais pontos do que na época passada, está mais perto do 1º lugar, continua na Taça mas a da treta já foi quando o presidente - não se riam... - garantia um empenho redobrado (nos outros anos, afinal, foi mesmo a brincar, ninguém notou isso...) por causa do esforço do novo presidente da Liga, o Proença de outras guerras que também vai passando como se não existisse.
 
Mas a equipa não convence, não agrega, não é maior do que a soma das partes, não tem paixão, rigor, ambição e mais um adjectivo qualquer que em tempos foi inventado mas sem que o "quatuor" elencado seja aplicado à SAD macambúzia entretida em outros esquemas e vigilâncias com o que o clube nada tem a ver, apenas, mais uma vez, a defesa dos dirigentes excelentíssimos, quais intocáveis da corte do Rei Luís XIV, diziam que "o Sol".
 
Passou a fase, qual peregrino no deserto, do "Sentir+" que ninguém sentiu, nem a liderança que logo se esfumou antes de as chouriças, os presuntos e as farinheiras serem postas à lareira...
 
E o "Somos Porto", como num comentário do post abaixo um amigo anotou muito bem, é uma treta, infelizmente verdade.
 
Lopetegui bem se esforça mas, à imagem do clube, não diz nada de jeito, que se retenha, é mais um isolado, entregue aos bichos que o deixam queimar em lume brando.
 
Dá pena o espanhol, entretanto sujeito, pelo silêncio da máquina de comunicação montada sabe-se lá para quê além de safar amigos de apertos profissionais, a pressão do exterior por omissão de defesa para lá da presença do presidente e do CEO que os jornais lembram, e fotografam se puderem, nestas ocasiões, como se os profissionais não fossem para isso, para lá estarem.
 
Porque fica a fala de "dois legumes" sobre a sua cabeça: se os adeptos exigem a sua demissão é porque são orquestrados pela SAD para o "empurrarem"; se a equipa não progride e não evolui, apesar de estar pontualmente melhor do que há um ano nesta altura da época, a SAD nada diz ou faz porque acredita no trabalho do "Lopes" e... é no fim que se fazem as contas.
 
De resto, é mais consensual ainda que, tendo também mais um ano de contrato, Lopetegui sai no final da época, fala-se no regresso de Villas-Boas mas isso importa pouco aqui. Só que isso fragiliza o treinador ainda mais, porque o rumor cresce na Imprensa e nada o contraria. Porque o FC Porto de uma ampla gama de meios de comunicação próprios e gente bem paga para isso, além de se estorvarem arrastadamente, não só não tem comunicação, como não faz, digamos, a anticomunicação ou contra-informação. Daí o FC Porto ser soterrado por factos ilusórios - Carrillo é repetido há meses, mas volta e meia tanto é dado como renovando em Alvalade como indo para os Manchesteres desta vida - e pseudo-informação, aterrando sócios e adeptos pelo mutismo estúpido na era da globalização e redes sociais e canais múltiplos de informação. 
 
Ontem constava que o sadino Suk estava contratado, não sei se sim se não, mas a forma de jogar do Porto - que jogo joga o FC Porto? - não enquadra com um ponta-de-lança jovem e tenro. O problema é o jogo, o modelo mais precisamente, e não o jogador A ou B. E o problema, aí, é do treinador. E, com este, é da SAD, a tal entidade que parece inatingível e intocável que devia gerir e não gere, deixa correr o marfim porque... é no fim que se fazem as contas.
 
Consta como muita coisa, mais uma vez Vítor Baía a competir para presidente já que a prosápia de António Oliveira, outro "histórico" mas só fala-barato, não dá para mais...
 
E o FC Porto vai sendo isto, uma tristeza de arrepiar e pobreza de franciscano espírito de levar e dar a outra face.
 
Vai havendo um ou outro morcão que acha ser antiportismo dizer isto mas ao menos esse tipo de "adepto", porventura com menos anos do que eu de presenças nas Antas de outros tempos, não deve assobiar a equipa... Eu também não, sei assobiar mas não gosto e, por isso, nestas ocasiões, preferiria não ir do que ir para assobiar. Agora, analisar e criticar nada me impede, era o que faltava, e acharem que esta humilde, e própria, mas não isolada, ao invés até partilhada, opinião conta como "destabilizadora" é só da bacoquice de quem acha não dever beliscar a "gestão" e fechar os olhos às asneiras que se acumulam e há anos denuncio aqui.

04 janeiro 2016

Um fraco rei faz fraca a forte gente

O desnorte desportivo e enquanto entidade associativa do FC Porto é patente há alguns anos. Alguns títulos iludiram a realidade, mas há muito descrevo o mal instalado, por ser o meu desconforto, que me deixa desconfiado em relação ao meu clube.
A saída de Vítor Pereira foi o último sinal e as asneiras subsequentes, mesmo não retendo um vencedor e portista dos sete costados, só reforçam a tese de que os dirigentes e gestores não são os arquitectos de nada, ou nestes tempos maus, que não de vacas magras (bem pelo contrário), comprovam precisamente como a casa pode vir abaixo...
Há quem ache que à SAD chega escolher treinador e oferecer jogadores, como se metesse férias durante o resto do ano. Ou que Lopetegui é bom por trazer jogadores de Espanha e Pinto da Costa inamovível como se o FC Porto não vá viver depois dele e o seu passado de triunfos, já distante, justifique que não tenha responsabilidades no presente e não deva acautelar o futuro, como devia pensar na sua sucessão da forma menos penosa como vai dolorosamente acontecer.
 
Vamos para Dia de Reis e nem sabia que havia jornada agora, a meio da semana, o que é normal em Itália, já foi em Espanha, mas no Portugalorio insano nunca se sabe.
Não é que o campeonato esteja resolvido, longe disso,  mas o FC Porto não convence e há muito que o digo também sem estar atrelado aos resultados. O FC Porto não convence porque a equipa não é estável, não é maior que a soma das partes e continua o portista anónimo a olhar a árvore, seca de Lopetegui, em vez da floresta. Tarde é para discutir o 4x3x3 que eu já disse ser puro, amplo, ingénuo de mais, mais à holandesa do que à Barça, onde não cabe um 10 (disse-o mal Bueno jogou) e a ideia de jogo é tão pueril e de insustentável leveza de ser quão errática pela confusão do 1x2 ou 2x1 no meio-campo é que confunde e divide a equipa atrelada a um jogo sem profundidade e presença na área contrária. Já abordei isso tudo há muito tempo.
Pedir a cabeça do treinador deve ser da parte dos mesmos que se agastavam com o futebol dominante de Jesualdo e a harmonia indestrutível de VP.  Sendo que não atribuem a responsabilidade ao presidente que contrata os treinadores e nunca segura os ganhadores...
Ir ao dragão às 3 da manhã à chegada de Alvalade ,  ou ao aeroporto à chegada de Londres, pedir a cabeça de Lopetegui e não contestar o presidente que tem a responsabilidade é já disse que o mantinha porque precisa defender a sua própria cabeça,  é só o sinal de que o adepto tem palas até por muito que veja só em frente um responsável.
Os adeptos sentem que mudando o treinador a equipa levará uma volta e pode ser campeã. Perceberam a alteração tardia, e só porque tomada pelo próprio treinador, em relação a Paulo Fonseca.  E não querem ter o mesmo atavico presidente a deixar para tempo irremediável a decisão que se impõe.
Pois,  então,  endereçar a quem de direito os protestos.
Porque vamos continuar com o mesmo contraciclo de vitórias, depois das outras depositadas no Museu...
Do Museu já falei ao tempo, a atenção e energia que consumiu em fase crucial da vida associativa. O FC Porto acabou fatalmente ultrapassado pelos rivais. E com mais meios humanos,  técnicos, comunicacionais e financeiros que nunca. chegou a deriva depois de chegar ao topo como recordista de títulos.
Esta última revelação da chuva de milhões só permitirá o idílico fim de vida dourado de uma gestão desastrada e catastrófica que se viu e se antevê.
A pouca vergonha de muitas atitudes do FC Porto ultimamente teve o pináculo ridículo de ver Carlos Pereira ao lado de Pinto da Costa na última derrota em 2015, a primeira do ano em casa, como se nada tivesse ocorrido antes quanto à animosidade do guardanapo da Madeira para com o FC Porto. Também a reacção presidencial seria outra noutros tempos em que os portistas sabiam com que contar... Talvez Jesus consiga ser campeão no Dragão se vier ganhar ao Porto e Bruno de carvalho festeje na tribuna presidencial, com a bonomia do acabado presidente portista, metido agora em bom anfitrião para gáudio dos outros que perderam o temor de jogar no Porto!
Da mesma forma, lembro a última vitória portista em Alvalade, em 2008, lamentavelmente desvalorizada por Pinto da Costa, ao referir ser normal o FC Porto vencer (sic), o que deixou de fazer, e como se aquilo não fosse nada de especial, mas tornou-se inédito, esvaziando a importância de vencer um clássico na casa do rival lisboeta e no estádio onde há mais tempo, agora, o FC Porto não ganha, algo que critiquei na altura. E tenho muito boa memória! Além de não gostar de passar vergonhas nem por troca-tintas, por alguma razão deixei de me identificar com uma SAD cobarde, atávica e inoperacional, engordada por medíocres e perfilhada pelo nepotismo e amiguismo avulsos.
Tem tudo a ver. E não é só com o treinador...

03 janeiro 2016

Enfim...

Não vi, mas não gostei...

De resto, segundo o presidente, o "Lopes" está aí para pôr o FC Porto no 1º lugar, nem que seja em Maio.

Tivemos, como escrevi, uma liderança colada a cuspo por uma equipa sem consistência, um treinador sem carisma e uma SAD sem ideias, putrefacta.

É isto. Estão todos a "Sentir +", mais uma vez, não é?...