02 agosto 2007

eu, catarina.

Teria os meus 6, talvez 7 anos? Não sei bem. Sei que o meu avô, o meu pai e o meu irmão se preparavam para ver mais um jogo e eu, de mansinho, esgueirei-me pela porta, puxei uma cadeira de braços, e instalei-me. Assim, à laia de aqui-estou-aqui-me-têm, sem admitir contraditórios. O meu avô, pouco habituado a intrusões femininas naquele mundo que considerava tão protegido, olhou-me de esguelha, entre o surpreendido e o trocista: “o que é que a catraia está aqui a fazer?”. Depois distraiu-se com o jogo, decerto pensando que era apenas uma fase, que eventualmente me passaria a rebeldia e me recolheria serena à dimensão dos meus cromossomas Xs. Não sei onde estás, vovô, ou se me consegues sentir à distância que existe entre a vida e a morte, mas ouve: nunca passou. Hoje, quase 20 anos depois, aqui-estou-aqui-me-tens: sócia do teu clube do coração, portadora de lugar anual, orgulhosamente capaz de entender, viver e sentir o Futebol.

Em (quase) 20 anos, algumas coisas mudaram. (De repente, quase sem eu dar por isso, os craques passaram a ser mais novos que eu. Como eu me recuso liminarmente a acreditar que envelheci, prefiro convencer-me a mim própria que os clubes contratam miúdos cada vez mais novos. Não foi o Manchester que contratou esta semana um puto de 9 anos? Pois então.) Dizia eu que, em (quase) 20 anos, algumas coisas mudaram: vi o meu Porto crescer, tornar-se Enorme, maior do que os mais altos sonhos prometiam. Chorei a saída de jogadores, exultei com a vinda de novos. Insultei, ralhei, desanimei, e voltei a acreditar (eventualmente, volto sempre a acreditar). Mudei-me de armas e bagagens das Antas para o Dragão. Assisti de longe a polémicas&casos obscuros que pouco ou nada me interessam, mas que começaram sub-repticiamente a invadir os relvados e a condicionar quem lá actua. Em 2003/2004, a conquista da Europa: lágrimas, abraços, uma alegria imensa que explodiu no peito e se estendeu até um sorriso que não soube (nem quis) apagar durante vários dias. (Viena, em 87? lembro-me, mas muito vagamente: os quase 20 anos não chegam até lá. falta a parte do “quase”.)

Uma vez por outra, alguém passa os olhos pelas minhas estantes (que oscilam entre impossíveis calhamaços de ciências da vida e poesia/literatura a rodos) e pergunta, com um olhar perdido entre o pasmo e o desgosto: como é que alguém como tu perde tanto tempo com o futebol? Eu corrigo: Futebol, se faz favor. Escreve-se com maiúscula. E depois sorrio e encolho os ombros. Penso nos meus passos enquanto caminho para o Dragão: a emoção rasgada contra o cimento surdo da VCI. Penso na visão do relvado, intenso e brilhante, que me surge belo sempre que subo as escadas para o meu lugar. Penso nos apertos doridos do peito, nas lágrimas que já fiz morrer na manga da camisola, nas vezes em que olhei teimosamente para o chão para não ver determinado lance. Penso nos saltos em que me ergui, nos abraços emocionados que troquei, nas palmas das mãos unidas uma à outra a fazer estalar a minha alegria. E volto a sorrir e volto a encolher os ombros: a paixão não se explica. Vive-se (ou sobrevive-se).

Muitas vezes ao longo da minha vida me fizeram sentir que esta minha dedicação ao Futebol tinha algo de errado, quase pecaminoso: ou porque sou demasiado nova, ou porque sou demasiado mulher, ou porque gosto demasiado de cinema de autor e de Sophia de Mello Breyner. O Zirtaev não partilha dessas opiniões (preconceitos?), e de uma forma muito lisonjeira convidou-me a dar a voz neste blog. Eu hesitei: admiro demasiado o trabalho de análise e comentário que aqui tem sido desenvolvido para me julgar capaz de o integrar. Ele insistiu. Eu cedi. Tem piada: às vezes olho para mim e continuo a ver a mesma catraia de 6/7 anos afundada numa cadeira de braços, algo corada e de olhar fixo e sério na televisão. Pois que seja, então: parece que aqui estou, parece que aqui me têm.

PS: As negociações foram difíceis, já se arrastavam há longos meses, mas finalmente o Portistas de Bancada conta com mais este reforço. E que reforço! Acho que o painel de convidados, apesar de nunca poder dizer que está completo, sentia falta de uma voz como a da catarina, aliás, acho que toda a blogosfera, pelo menos a azul-e-branca, sente a falta de mais vozes como a da catarina, vozes femininas que podem demonstrar, num mundo predominantemente dominado por homens, que o futebol é um desporto cada vez mais unisexo e que pode ser belo aos olhos de qualquer um. Acho que este blog quebra assim mais um tabu deste mundo do futebol, cabe à catarina materializar, ao longo do tempo e conforme puder, esta minha intenção. Sê bem vinda ao Portistas de Bancada!

38 comentários:

  1. Gostei muito de ler o Post da Catarina.

    cabe-me a mim a honra de ser o primeiro a felicitar a entrada da Catarina neste blog.Parabéns!

    Gostei muito desta "aquisição" e espero ser mais um passo para o engrandecimento deste distinto blog!

    Parabéns também ao Zirtaev.


    ( Quando tiver de criticar também critico, hehe )


    cumps

    ResponderEliminar
  2. Excelente crónica...
    Parabéns ao blog e a todos os seus participantes

    ResponderEliminar
  3. Sempre admirei a escrita limpa e dinâmica da Catarina. É um "reforço" de grande qualidade!

    ResponderEliminar
  4. Tenho sempre gostado de ler esta "Dragona". Excelente iniciativa.
    Parabéns aos dois.

    ResponderEliminar
  5. Grande contratação !
    Os jornais nem se aperceberam das negociações :)

    ResponderEliminar
  6. De facto...grande reforço para este blog de grande qualidade! A prova que poesia e futebol ficam muito bem juntos!

    Parabens!

    http://flthedragon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. O amor aos nossos Clubes surge assim de mansinho, sem querer a coisa cresce e de repente não conseguimos ver-mo-nos de outra cor vestida. Comigo também surgiu assim aos pouquinhos -já nem sei bem como, já passaram tantos anos- numa conversa informal aparece a referência e vai-se construindo lentamente dentro de nós esta imagem com uma força imensa. Não vou dizer nada que não saibam já, a Catarina é verdadeiramente um "reforço de enorme qualidade", pelas capacidades já reveladas e são tantas, pela escrita tão sensível que revela aqui e noutros espaços, vai fazer esquecer rapidamente o nosso quase inutilmente amado e perdido Jurema! A sua sensibilidade toca-me, assim como me sensibiliza a sua experiência do Futebol e até alguma mordacidade que por vezes se eleva por entre as palavras bonitas que tão bem sabe desenhar...Parabéns por esta tua opção, fico muito contente por te ter aqui agora de uma forma mais constante e saliente. Estarei sempre atento aos teus actos criativos e peço-te, por favor não me desiludas...

    ResponderEliminar
  8. Uma abordagem diferente para o "nosso" blog!

    A Marca anuncia hoje que o Real Madrid pretende contratar o Lucho por 25 milhões de Euros. A ser verdade já era.... e na minha opinião o plantel deve ser reforçado!


    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  9. Muito bem vinda Catarina, é com grande alegria que vejo que aceitaste, finalmente, de escrever aqui no blog ( sei bem o quão difícil foram essas negociações ) e um enorme orgulho fazer parte dos convidados do qual também fazes parte.

    Como sabes, já sou admirador da tua escrita à algum tempo, e tenho a certeza que vai brilhar neste novo desafio.

    Já faltava na blogosfera portista uma voz feminina e nisso o Zirtaev tem de levar os parabéns pela visão.

    Quanto ao post em si, fizeste-me recordar momentos emocionantes na minha ( diria nossa ) vida e sim esta paixão não se explica e o pior é que não tem cura.

    ResponderEliminar
  10. Só posso felicitar o nosso "Mister" (o Zirtaev, claro está) pela "aquisição".
    Quanto à Miss Catarina, já nos treinos revelava pormenores fabulosos ou "fabulásticos" (isto porque a sua escrita revela que anda por ali muita pestana caída a ler alguns clássicos). Agora, na estreia a titular, confirma-se que temos craque.
    Como nota de rodapé, não posso deixar ainda de frisar que, contrariamente a outros, aqui não houve comissões para ninguém (de certeza absoluta)!!!!
    Permitam-me ainda que mande um abraço agradecido ao Meirelesportuense. Itália e Grécia estão na agenda, meu caro, mas para já vou regressar ao Vale do Loire rever cidades, monumentos, jardins e bebericar um copito ou outro.
    De qualquer modo, sempre que puder venho aqui meter o nariz.
    Ah, já me esquecia... se vendermos El Comandante ao Real Madrid será uma grandíssima "bofetada" no Valência. Mais uma vez, será assim: só pelo $$$$ que aquele jogador é um Lucho e faz cá falta.

    ResponderEliminar
  11. Zirtaev:
    os meus sinceros parabéns pela escolha. A Catarina de facto tem o dom de mexer connosco com os seus escritos. Relembrei hj com o texto dela a 1ª vez q fui às Antas (87) com o meu pai. Lindo reviver estas emoções. Catarina começaste em grande.

    ResponderEliminar
  12. Boa Quintino: Chartres, Saint Etienne, Orléans, Joana d'Arc, George Sand...
    -Belíssimo percurso, inúmeras e variadas hipóteses de escolha e muito bom vinho.

    "Não foi à toa que cidades e castelos cresceram em profusão às margens do Loire e seus afluentes. Fronteira entre o norte e o sul da França, o rio impetuoso foi o primeiro grande obstáculo no caminho dos invasores. O "caminho que caminha" era também, até o século XIX, o reino da navegação. Extraindo sua prosperidade do comércio fluvial, cada cidade possuía um porto onde vinham atracar os "gabares", grandes embarcações de fundo chato e vela quadrada, capazes de ir contra a correnteza graças aos ventos dominantes do oeste. Ainda hoje, o Loire bravio, de luzes cristalinas e bancos de areia perpétuamente mutantes, forma a ossatura e a unidade de uma região plural, com cidades e paisagens marcadas pela História."

    As melhores e mais gratificantes férias possíveis. Um abraço e boa viagem!

    ResponderEliminar
  13. Parabéns Catarina, gostei muito do teu primeiro post. E parabéns também para o Zirtaev pela escolha. FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  14. Amigo MEIRELES, tenho um desafio a apresentar-lhe.
    Contacte-me, se quiser e puder, via qfpinto@gmail.com

    ResponderEliminar
  15. Já agora e por curiosidade Catarina o que tens nas tuas estantes ?

    É algum altar em honra ao FCP ?

    ResponderEliminar
  16. Bem vinda Catarina desta vez como "comentadora oficial". De facto faz falta uma voz feminina à blogosfera desportiva e ainda bem que esta tem timbre azulado. Excelente contratação Zirtaev - para esta época o "Portistas de Bancada" vai ser seguramente (e mais uma vez) o campeão dos blogues afectos ao FCP.

    Quanto ao Lucho, ainda estou um pouco céptico em relação a esse súbito interesse do Real. A confirmar-se faz sentido o noticiado interesse do FC Porto no Carlos Eduardo do Grémio. Ainda que este seja mais ofensivo que o argentino seria um excelente reforço para um meio campo que apresenta para esta época muita qualidade. Talvez a saida de Ibson tenha sido precipitada mas agora não há remédio.

    Até ver o Lucho (entenda-se LUXO) equipa de azul e branco... ;)

    Quintino,

    umas boas férias é o que te desejo e não te esqueças de brindar um belo tinto por nós. :)

    Abraços
    [[]]

    ResponderEliminar
  17. Bem-vinda Catarina, com o teu sentimento, a tua paixão, a tua feminilidade, até a tua ciência e rigor de escrita. Mas não teimes em pensar no futebol em letra grande, ou melhor aprenderás com muito tempo que o futebol não é assim belo, romântico e limpo como o pensas, embora seja sempre arrebatador e lindo - porque estás viciada nas vitórias e tantas, Antas glórias -- mas com tanta porcaria por detrás e por debaixo do tapete que só se quiseres fazer por... não ligar. Pois então darás a tua visão do fenómeno, que o é, sempre maior, sempre de massas, sempre tocante como o achas e te faz suar e chorar. Decerto uma visão diferente, sensível mas não deixes uma marca cor-de-rosa que, nem é por machismo, Malfica e basta, para quem como eu assume ser sempre politicamente incorrecto.

    p.s. - já agora, boas ao Quintino no belíssimo vale do Loire. Em Nantes, já agora, há um ou dois restaurantes de bifes, no centro, da melhor qualidade possível e imaginária. E sempre escapas ao pedalismo que acabou definitivamente em desgraça pelo hexágono e vai começar neste rectângulo com os tipos que sobem à Serra não só com o bife e batatas fritas, como dizia o Marco Chagas...

    ResponderEliminar
  18. Meus caros amigos, como a visita ao Loire já é um retorno (deixei lá uns recantos por ver na primeira visita), optei por alojar-me no Château des Couldraies (http://www.couldraies.com/couldraies2/defaultuk.asp.)
    Eu vou animado porque o homem é produtor do precioso néctar.
    Assim, sempre cumpro o desejo do Teixeira (AQUELE ABRAÇO e espreite lá a caixa postal que tem lá uma mnensagem cá do rapaz) e levantarei uns copitos a saudar o nosso Porto e os amigos deste blogue.
    Zé Luís, essa dos bifes não é mal lembrada, não senhor...

    ResponderEliminar
  19. Bom, e se alguém passar por aqueles lados, faz favor de aparecer...

    ResponderEliminar
  20. É pá, desculpem lá, mas esta não posso deixar de comentar...
    em 1º lugar, Catarina, parabéns por esta escolha «feliz» e sim, sem dúvida, este blog do Amigo Zirtaev subiu mais uns bons largos degraus a caminho do estrelato (que já é seu por direito próprio). Estamos todos em sintonia, porque de facto, o futebol é global e não unicamente dos homens... já tinha tido essa visão com a «contratação fora-de-portas» da Fokinha lá para o meu espaço há umas boas semanas atrás, mas de facto, a Catarina tem o privilégio de poder falar sobre aquilo que vê in-loco... por isso, continuação de muitos e bons posts, porque esta é mais uma razão para continuar a ser este blog um dos meus predilectos, de referência e ao mesmo tempo, de visita diária (cada vez mais) obrigatória.
    em 2º lugar, um saudar estridente ao Presidente cá da tasca; Zirtaev, o seu nome! O nosso PdC precisa fazer uma reciclagem contigo no que toca a contratações... toda a imprensa, passou completamente ao lado, dados todos os passos sigilosos que foram dados... e desculpem lá, mas esta contratação, merecia uma «manchete» em toda a largura na 1ª página dos jornalecos deste PORTOgal.
    aKeLe aBrAço malta,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Bem, ainda extasiado pelo que acabei de ler, confesso-me desde já apaixonado pela Catarina, que tem todas as qualidades da Mulher Ideal:)
    Mais a sério, grande contratação essa, pois o artigo está sublime. Sortudos de nós, portistas, por podermos contar nas nossas fileiras com gente desta!

    ResponderEliminar
  22. Não sabem como fico contente por vocês ficarem contentes com esta "contratação". A catarina merece realmente todos os elogios que lhe estão a fazer, a sua escrita é sem dúvidas nenhumas do melhor que se vê por essa blogosfera fora.

    Blue, mas que grande falha a minha, o seu a seu dono, antecipaste-te, eu nem me lembrei da Fokinha, mas acredita que não fiz por mal. Assim sendo são pelo menos duas a vozes femininas e é o que eu diria um excelente começo. Parabéns a elas.

    Quintino faz umas muito boas férias e descansa muito que este nosso Porto vai-nos trazer grande emoções este ano, ainda maiores que o costume, pelo menos assim penso, e por isso temos de estar todos a 100%.

    Um abraço e em especial para o Quintino.

    ResponderEliminar
  23. Qt ao Lucho, por 25M será impossivel segura-lo ainda por cima para ir para um grande clube. Não há muito a fazer, o ideal seria ir arranjar outro grande jogador para o meio campo, mas acreditem que penso que, se não formos ao mercado, não estaremos mal servidos.

    Um abraço.
    PS: Para os que ainda não conhecem bem a escrita da catarina, aconselho-os a lerem um maravilhoso post que aqui coloquei após a conquista do campeonato, retirado do blog dela (na altura o "BioIncontinências", agora "entre parêntises")deniominado "a Tua Vóz": Podem ler aqui.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Eis que a novela Lucho ganha um novo capítulo.

    A novela Postiga já vai longa e sem fim à vista...

    Não augura nada de bom estas e muitas outras indefinições.

    A juntar a isto irão sempre haver mais entradas...

    ResponderEliminar
  25. Amigo Zirtaev, parece que me expliquei mal, c'um carago. Quando iniciei com "É pá, desculpem lá, mas esta não posso deixar de comentar..., obviamente que me estava a referir à entrada da Catarina no teu espaço (até por já conhecer os escritos delas há algum tempo, ainda da altura em que estava naquele sitio onde o sol nunca nasce), nunca ao prémio de quem foi o inovador ou não das Dragonas... isso são discussões ou fait-divers como lhe queiras chamar para quem não tiver mais nada para fazer... e há tanto mata para limpar nos pinhais, agora que estamos em época de fogos ;-P
    Apenas queria dizer que apesar de vir aqui todos os dias, o que é já um vicio enraizado, nem sempre comento... mas desta vez, não poderia deixar de prestar a minha homenagem à 'Ganda Menina' Catarina e ao Presidente Zirtaev deste espaço... nada mais e peço desculpas se deixei subentendido outros 'queixumes', porque sinceramente, para esse lado, é para onde durmo melhor, por isso... força cá com o teu espaço que á uma das referências indiscutiveis da blogosfera azul-e-branca!
    Portanto... esclarecidos!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  26. Ola...voltei. Mas tenho de ser rapido porque tenho de sair outra vez.
    Sempre admirei a catarina e acho que e definitivamente uma excelente contratacao. parabens Zirta.
    So vou mesmo comentar a possivel saida do Lucho...DEIXEM-NO IR.
    O "eterno cansado" nunca me fez esquecer maniche ou Pedro mendes.
    Abraco a todos os meus amigos Dragoes. voltarei em breve.

    ResponderEliminar
  27. Os meus sinceros PARABENS pela inclusão da Catarina neste tão GRANDE BLOG!!!
    É mt bom ler opiniões no feminino!!! =)
    Catarina, adorei o teu post.. fez-me sentir com menos 15anos e relembrar a minha infância e o inicio da paixão por este grande clube! Obrigada por me faezres relembrar.. e compartilho desses teus sentimentos!
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  28. Genial.
    Excelente escrita,uma grande portista e fico ansioso por ler mais.
    Grande reforço e uma qualidade de escrita impressionante.
    .
    .
    Sobre o Lucho prefiro que saia a que faça estas cenas de atrasar-se na chegada.
    Pessimo exeplo sendo capitão,nao quer ca ficar azar o dele,o lucho do ano passado nao deixa grandes saudades também.
    No Brasil ja se fala no interesse do Porto no Josue assim como o do Benfica,ele é mais trinco que medio mas é jogador de seleção sería uma boa opção.
    .
    Nao entendo porque o Porto esta desesperado para vender o Postiga quando toda a gente sabe que ele ´+e melhor que o Edgar e ninguem sabe se o Farias é melhor que ele.
    Postiga é um jogador da casa e o Porto ao manda-los todos embora esta a perder identidade...
    Depois é estupido o Tarik ficar por ter feito um bom jogo na pre época e dizerem que nao ha como dispensa-lo e o Postiga é o melhor marcador da pré-época e isso nao lhe vale lugar no plantel...
    Que ele precisa de fazer mais?Marcou mais golos que tofa a a gente nesta pre temporada e tem treinado bem.
    Venha mais um camiao de jogadores de qualidade duvidosa da america do sul para dar-mos mais umas comissões ao Caldeira e ao Araujo....
    E o Castro?porque é que nao é opção para o Jesualdo depois do excelente jogo no Bessa?
    è verdade,ele é jovem,portugues e formado na casa e esses jogadores nao podem jogar,o destino é enterra-lo numa equipa de 2ª linha...
    Temos o Kaz e o Bollati que têm feito jogos que até mete medo...o Castro bastou um jogo para mostrar muito mais que o Kaz e o Bollati em 3 ou 4...

    ResponderEliminar
  29. Este não é o primeiro texto da Catarina que leio mas, tal como "A tua voz..." é um texto lindo, digno de qualquer livro, mas sobretudo digno de uma grande portista!!
    Na altura fui ao teu blog dar-t os parabéns mas aproveito mais uma vez para o fazer, és uma grande poeta e claro uma GRANDE PORTISTA!!
    Obrigada e Parabéns ;p
    e claro parabéns tb a ti Zirtaev Excelente aquisição para um blog Excelente e que vai ficar ainda mais Excelente


    "Maurício Isla, médio da selecção chilena de sub-20 e uma das maiores promessas da sua geração, continua a ser colocado na rota de Portugal. Nesta quarta-feira, o jogador acabou por cometer uma inconfidência, revelando que deve assinar pelo F.C. Porto e ser emprestado durante meio ano a um clube sul-americano. Curiosamente, o médio também tem sido apontado como reforço do Benfica."
    in maisfutebol

    a concretizar-se seria sim uma grande contratação!!!
    não acham que com tanta especulação o Lucho não se irá ressentir se ficar no FCP, hmm é sem dúvida um grande jogador e fará mt falta, a ver vamos, o clube não anda distraído, esperemos nós!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  30. Sobre Lucho Gonzalez gostava muito que ele ficasse porque aprecio as suas qualidades humanas mas se não puder ser e se tiver de ir embora então que seja num bom negócio que satisfaça todas as partes envolvidas.E já agora prefiro vê-lo no Real ou no Barcelona que no Valência ou Atlético.O dinheiro que o Porto receber desse eventual negócio devia ser investido em duas ou três contratações de nível muito elevado ainda que focadas em jogadores essencialmente jovens assim no estilo de Leandro Lima. Jovens com potencialidades já observadas e que possam desenvolver toda a sua capacidade desportiva no Porto neste dois/três anos mais próximos e garantir activos sempre valorizáveis e que enquanto cá permanecerem nos dêem prazer em ver evoluir em Portugal e muito especialmente no Dragão

    ResponderEliminar
  31. Parabéns Catarina, pelo excelente post. Sempre apreciei os textos que escrevias nos comentários. Por isso, não tenho dúvidas de esta é uma excelente contratação do Zirtaev - a prometer mais uma fantástica temporada para este blog.

    Quanto ao Lucho, apesar das insistentes notícias, ainda não me habituei à ideia de não o ter na equipa. Acredito que este ano o 4-4-2 vai ser o esquema dominante, e o Lucho é uma excelente peça quer para o lado direito do losango, quer para a posição "10". Mas será impossível segurá-lo caso surjam ofertas a partir dos 20M€ - até porque o FCP só tem metade do passe. Caso isso suceda, e apesar de me parecer que o plantel deste ano é muito equilibrado (diria que mais do que o da época transacta, apesar das importantes saídas), talvez seja necessário ir ao mercado buscar um médio com qualidade e experiência.

    ResponderEliminar
  32. ah, Lindo.
    naõ conheçia a Catarina,
    mas estou arrepiado.
    quem tem gente desta,
    já somos Campeões.

    amigos Portistas,vejam só este curriculo do realizador dos "seis milhões"

    João Botelho frequentou o 5º ano do Curso de Engenharia Mecânica e posteriormente a Escola Superior de Cinema do Conservatório Nacional, tendo uma grande parte da sua formação cinematográfica sido fomentada no de Porto.

    É um dos mais versáteis profissionais de cinema portugueses, tendo realizado filmes de diferentes estilos e participado noutros como, montador.

    Começou a sua actividade com os documentários O Alto do Cobre (1976), Um Projecto de Educação Popular (1976) e Alexandre e Rosa (1978). A sua primeira longa-metragem, Conversa Acabada (1981), foi feita a partir da correspondência epistolar mantida entre os poetas Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro.(todos com 6 milhões de espectadores)

    Quatro anos depois é um dos primeiros cineastas a tratar a questão da Guerra Colonial num filme de fundo. Um Adeus Português.

    Em 1988 adapta à actualidade a obra Hard Times de Charles Dickens. Filmado a preto e branco, Tempos Difíceis aborda a industrialização na sociedade moderna e revela um rigor técnico que é uma das características da obra de João Botelho, que experimentará em 1992 o território do telefilme com No Dia dos Meus Anos, integrado na série "Os Quatro Elementos" da Rádio Televisão Portuguesa.(seis milhões de espectadores)

    Aqui na Terra (1993) é uma co-produção luso-britânica sobre os medos e fantasmas dum economista na crise dos quarenta anos. A versatilidade de João Botelho começa a tornar-se mais visível a partir de Três Palmeiras (1994), um conjunto de pequenas histórias ligadas integrado no projecto "Lisboa, 24 Horas" da programação do sector de cinema de Lisboa, Capital Europeia da Cultura 94.(seis milhões de espectadores)

    Tráfico (1998) é uma incursão desconcertante no âmbito da comédia, uma crítica à sociedade de consumo dos anos 90. Para celebrar os 25 anos decorridos sobre a Revolução de 25 de Abril de 1974 realiza o documentário Se a Memória Existe..., (seis milhões de espectadores)

    Um outro documentário, Mãos na Pedra, Olhos no Céu (2001) antecede a adaptação de "Frei Luís de Sousa", a peça clássica de Almeida Garrett, a que acrescenta um prólogo sobre D. Sebastião e o mito do sebastianismo. O título será Quem És Tu? (2001).será do benfica?)

    Em 2002 regressa à comédia com o que define como um "panfleto cómico": A Mulher Que Acreditava Ser Presidente do FCPORTO uma sátira ao poder exercido de forma incompetente por mulheres e homens.

    adoro o último parágrafo.
    a pinhão deve estar com o
    "período" á anos.

    ResponderEliminar
  33. Catarina parabéns! Os teus textos são sublimes! Continua assim tu, Catarina!
    Parabéns Zirtaev, o teu site está ao rubro! Já agora permite-me a chamada de atenção, é que todos olheiros dos grandes mundiais estão de olho em 3 promessas...melhor dizendo 3 craques...cada um à sua maneira claro, o amigo Quintino o amigo meirelesportuense e tb o amigo teixeira...p.f. não os deixes assinar por outros!

    ResponderEliminar
  34. boas férias Zirtaev!!
    Goza mt

    tou curioso qt ao jogo de hj a noite, veremos então como se portam os novos reforços, como sabemos já não falta mt p primeiro teste a sério!!

    FORÇA PORTO!!!

    ResponderEliminar
  35. muito obrigada a todos pelo carinho e pela aceitação com que me receberam... prometo que vou tentar estar à altura do desafio:)

    PS: quanto a ti, Zirtaev, não me podes gabar tanto... senão páginas tantas começo a cobrar-te os textos:) kiddin'!:)

    ResponderEliminar
  36. Foste recrutada para o Portistas de Bancada e nem dizes nada... sim senhor, muito bem!

    Ó Zirtaev, vê lá se tomas bem conta da maninha, han?

    Abraços e beijinhos.

    ResponderEliminar