01 agosto 2007

Reforços


RUI CERQUEIRA
Na comunicação, o reforço chama-se Rui Cerqueira, jornalista que fez carreira na RTP e que era também presença assídua nos microfones da Antena 1. Caber-lhe-á dirigir o departamento de comunicação, assumindo-se como porta-voz oficial do clube. Essa área estava por ocupar e ganha agora um elemento experimentado. De resto, como escreveu O JOGO há dias, os portistas vão refrescar o modelo de comunicação, adoptando um relacionamento mais aberto. De acordo com o que está previsto, além do treinador, também um jogador deverá dar uso à sala de Imprensa. Rui Cerqueira, co-autor do livro sobre Jorge Costa, passará a ser o rosto dessa nova política, juntando-se aos elementos que já faziam parte desse sector específico.

Quem é Rui Cerqueira?

35 anos (10/02/72)
Licenciado em Comunicação Social
Rosto conhecido da RTP, Rui Cerqueira foi também uma voz carismática do desporto da Antena 1. Entre as actividades paralelas ao jornalismo, destaque para a co-autoria da biografia de Jorge Costa, que foi editada em Agosto de 2005.

PATRICK GREVERAARS
Para preencher a saída de Ilídio Vale, que conduziu o clube ao título de juniores na última época, os portistas escolheram Patrick Greveraars, treinador holandês que, nas duas últimas épocas, liderou os juniores do PSV. A poucos dias de completar 33 anos, Greveraars embarca na primeira aventura fora do país, procurando exportar o êxito dos holandeses no trabalho desenvolvido nas camadas jovens.

É a segunda aproximação do FC Porto a esse modelo, depois de uma primeira tentativa, por alturas da contratação de Adriaanse, que não chegou a ser implementada na totalidade devido à saída precipitada. Recorde-se que o adjunto da altura, Jan Olde Riekerink, tinha uma folha de serviços exemplar no Ajax, sendo um dos mais conceituados treinadores de camadas jovens da Holanda, e Chris Kronshorst, que nem sequer chegou a completar um mês de serviço nos portistas, tinha por missão aplicar metodologias de aperfeiçoamento técnico no plantel principal e também nas camadas jovens, um lugar que será preenchido esta época por Pepijn Lijnders, outro jovem holandês, também vindo do PSV, de que já déramos notícia. O plano prossegue agora com Patrick Greveraars. Wil Coort, que continua a treinar os guarda-redes, pode dar uma ajuda vital.

Quem é Patrick Greveraars?

32 anos (14/08/74)
Treinador
Assumiu o comando das camadas jovens do PSV na época 2005/06, prosseguindo no cargo no ano seguinte. O trabalho efectuado valeu-lhe um convite para a continuidade e, apesar de o site do clube holandês o apresentar como treinador da nova época, Greveraars aceitou mudar-se para o Porto.

In O Jogo

30 comentários:

  1. Já era tempo de começarmos a nos abrir mais, principalmente aos adeptos, embora saibamos que temos sempre a imprensa no outro lado da barricada para combate.

    Finalmente, iremos ter mais entrevistas dos nossos jogadores, pelo menos assim espero.

    Quanto ao treinador dos júniores, é bem vindo à casa do Dragão e que traga bons conhecimentos da escola holandesa e que possa " criar" bons valores para o FCP.

    ResponderEliminar
  2. Estes dois reforços vão ter uma tarefa complicada, senão vejamos:

    PATRICK GREVERAARS

    O holandês (acho que não estou a ser racista :-)) tem a tarefa de substituir Ilídio Vale que fez um grande trabalho ao serviço das camadas jovens do FCPorto durante os muitos anos que esteve no clube.

    A estratégia parece ser diferente, daí a mudança e tudo leva a crer que existirá um projecto muito sério no que às camadas jovens diz respeito com Luís Castro e Jesualdo como grandes orquestradores de todo o projecto. Esperemos os resultados que este ano foram excelentes, faltando apenas a inserção com sucesso de jovens no plantel principal. JFerreira já está a dar corpo a essa inserção, com a inclusão dos 3 júniores que neste momento estão no plantel.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. RUI CERQUEIRA

    Qt a Rui Cerqueira, como disse ontem o Zé Luís, é sócio com lugar anual e na época que acabou vi-o muitas vezes a vibrar com os jogos do nosso FCPorto, já que o seu lugar era relativamente próximo do meu. Por isso temos um grande portista à frente de um departamento que não existia (penso eu) no clube e que todos nós reclamávamos pela sua presença.

    Não sabendo especificamente as funções do ex-apresentador da RTPn no seu novo cargo, vou tentando adivinhar o que poderá fazer.

    Penso que Rui Cerqueira terá como uma das missões tentar estreitar as relações com alguns órgãos de comunicação social que são muito pouco amigáveis com o nosso clube. Caberá a ele tentar fazer com que estes senhores tenham mais cuidado com o que dizem.

    Por outro lado ele deverá ser a voz do FCPorto e todos sabemos a falta que ela fez por exemplo na época passada. Esperemos que seja muito activo e que acima de tudo saiba defender um clube que é atacado praticamente todos os dias, prevendo-se-lhe assim uma tarefa muito árdua e trabalhosa, tendo muitas vezes que ser duro nas suas intervenções. Duro o suficiente para colocar no lugar os imbecis que tentam por todos os meios denegrir a imagem do clube.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. F.C. Porto: Lucho já se apresentou
    [ 2007/08/01 | 09:23 ] Redacção «"MaisFutebol"
    Lucho Gonzalez já regressou a Portugal. O médio argentino era originalmente esperado segunda-feira, mas prolongou as férias, tendo-se apresentado agora.
    Lucho junta-se à equipa no treino desta manhã, marcado para as 10h. Depois da sessão são divulgados os convocados para o Torneio de Roterdão e segue-se a viagem para a Holanda.»

    -Estou um pouco mais descansado depois de ter lido algumas coisas mesmo hoje, que sugeriam outros desfechos...Bem vindo Lucho!

    ResponderEliminar
  5. Ola.

    Sei que estou off topic. É só para dizer que este blog está excelente. Bom trabalho. e BIBA o Porto.

    Fiquem bem

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a contratação do Rui Cerqueira! Penso que vai acabar com o evidente isolamento do Jesualdo na época passada, sempre que se apresentava aos jornalistas! É importante que o Porto altere um pouco a sua imagem e não se esqueça que tem cada vez mais adeptos, espalhados por todo o País e que sofrem por não ter contacto tão directo com a equipa pois não têm oportunidade de ir regularmente aos jogos e treinos. Abraço a todos

    PS: Se o Lucho ficar então teremos efectivamente uma grande equipa!

    ResponderEliminar
  7. amigos,
    3 boas notícias. A vinda do Rui Cerqueira e a dinamização de área que há tanto tempo reclamavamos.
    A continuação da aposta da formação e a vinda de um técnico da escola holandesa.
    Por fim, com efeito a mais curto prazo, o regresso do Lucho. Já receava que se viesse a tornar uma história com final triste.

    ResponderEliminar
  8. «Real Madrid e Pepe humilhados em Hannover»

    "-É demasiado dirigida esta notícia, eu até acompanho quase diariamente este site e fiquei surpreendido com a forma como a notícia foi dada...Pepe humilhado? Porquê dar a notícia assim, o Pepe não é assim tão fundamental na equipa do Real, ou será?
    Vi o lance de que falam e é simplesmente um lance de infelicidade, o que até alimenta a esperança que o desempenho futuro de Pepe no Madrid seja muito boa, pois também no Porto ele começou um pouco infeliz e depois foi o que se viu...Cortar a bola com força de forma a ela ressaltar no pé do adversário, podendo ter um destino qualquer -foi para a baliza podia ter ido para bancada- foi apenas uma questão de sorte ou azar de acordo com o ponto de vista de cada um, Pepe foi infeliz enquanto o avançado do 96 na perspectiva contrária foi extremamente sortudo! Aliás se a bola fosse -ressaltasse- uns centímetros mais para o interior da baliza o Casillas defendê-la-ia facilmente...Mas aqui no Porto já estamos habituados a estes comentários claramente tendenciosos", se fosse com um qualquer jogador ido de Lisboa tenho a certeza de que a notícia iria aparecer diferente. Até posso adiantar que nos últimos dias no que concerne ao MUnited as notícias vão sempre prioritariamente para Nani deixando em plano secundário Anderson o que me leva a pensar que provavelmente está tudo errado, então quem custou trinta e picos Milhões de Euros ao Manchester? Aliás a SportTv já começou a publicitar os jogos da Juventus -a tal que baixou de divisão para satisfação de tantos e voltou passado um ano, mesmo partindo com muitos pontos de atraso para a competição que foi obrigada a disputar- com base na figura do "eterno" Tiago relegando para segundo plano o JAndrade...Se o Real começar a ganhar a figura de Pepe deixará imediatamente de ser destaque querem apostar? O Inter é campeão e portanto é chamado "Inter de Luís Figo" se começar a perder, passará a ser o "Inter onde joga o Luís Figo"..."

    -Foi assim que eu reagi a esta notícia do MaisFutebol, nem sei se o comentário passou, ficou tudo "tão lento" logo que o tentei enviar que duvido que tenha passado no filtro! Mas mesmo assim foi enviado e para não haver dúvidas aqui fica o testemunho!

    ResponderEliminar
  9. «Guardião de 2 metros na Luz
    WALTER MORAIS FILHO VEM DO SÃO CAETANO-JornalRecord-

    • 09:57 - João José Maria:
    O SLB não só vai necessitar de um guardião com 2 metros mas também com 11 metros de largura para tapar a baliza por completo. De outro modo vão levar porrada que vai meter dó. Já começa este fim de semana no Algarve.»


    -Ripei este comentário porque me pareceu engraçadíssimo...Toma!

    ResponderEliminar
  10. Bom trabalho e boa sorte para o Rui Cerqueira. Espero que não se esqueça de dar alguma atenção à relação com a blogosfera portista (e que os blogs a aproveitem com critério).

    Sobre o Pepe, apreciação da Marca:

    "Granero, Saviola y Pepe entraron a falta de media hora. Ramos volvió al carril del '2' y Pepe, de lo menos malo este martes, se puso al lado de un muy desafortunado Cannavaro."

    ResponderEliminar
  11. Grande Meireles, é assim mesmo, nada mais a dizer.

    Qt ao Lucho, confesso que estava a ficar preocupado, mas como já não me acredito em jornais, preferi esperar até as coisas se definirem e felizmente definiram-se do modo esperado, seriam apenas assuntos pessoais.

    João Paulo Torres, falaste de um assunto interessante, dada a influência que os blogs têm hoje em dia, seria deveras interessante haver por parte do Rui Cerqueira um cuidado especial para com eles. Espero que esse assunto um dia lhe vã parar à agenda.

    Já agora, corre por aí um rumor (atenção que disse RUMOR) que o Anelka poderá estar a caminho do FCPorto. Para além do que vem no jornal de que o Postiga poderá estar a caminho o Bétis. O têm a dizer os Portistas de Bancada.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. já há convocados para Roterdão

    Adriano, Bolatti, Bruno Alves, Cech, Farías, Fucile, Helton, João Paulo, Kazmierczak, Leandro Lima, Lino, Lisandro Lopez, Mariano Gonzalez, Nuno, Paulo Assunção, Pedro Emanuel, Quaresma, Raul Meireles, Stepanov, Tarik e Ventura.

    Os jogos vão ser objecto de transmissão ?

    Em relação ao Anelka. Não, Obrigado.
    Por mim o plantel está fechado.

    ResponderEliminar
  13. já há convocados para Roterdão

    Adriano, Bolatti, Bruno Alves, Cech, Farías, Fucile, Helton, João Paulo, Kazmierczak, Leandro Lima, Lino, Lisandro Lopez, Mariano Gonzalez, Nuno, Paulo Assunção, Pedro Emanuel, Quaresma, Raul Meireles, Stepanov, Tarik e Ventura.

    Os jogos vão ser objecto de transmissão ?

    Em relação ao Anelka. Não, Obrigado.
    Por mim o plantel está fechado.

    ResponderEliminar
  14. Tarik, como sempre disse, é de aproveitar e o Bessa demonstrou-o amplamente. Um reforço que, à parte a jogada do 1º golo da época passada com o Leiria, não teve ócasiões de mostrar o que vale como... boa opção de banco. Parece que com Mariano e Quaresma os flanqueadores estão encontrados, mas é preciso alternativas e Tarik é muito válido.
    Jogos em Roterdão na sporttv, 6ª às 19.45 e domingo com os chineses a meio da tarde 17.15 ou 16.15.
    Convocados esperados, Postiga não tem espaço (nem categoria, acho eu...) no plantel, Edgar precisa de aprender mas é jogador de futuro, Luis Aguiar tem a lentidão própria de um jovem uruguaio numa posição muito exigente no que de mais difícil tem o futebol: nº 10. Jorginho, pelo que tem jogado (pouco), não parece "interessado" em ficar. Com Lucho e Leandro Lima o plantel está feito e é muito bom para quem investiu 1/5 do que ganhou nas vendas e aqui também deve realçar-se a política da SAD: comprou bem, bom e barato. Stepanov acredito que fará um grande líbero e, tal como Farías, é para apreciar em Roterdão.
    Com o holandês nos juniores, mais uma confirmação de que a aposta em Adriaanse estava bem pensada e é para continuar. À parte o resmungão do velho que criou a ruptura desnecessária, a "escola" holandesa está para ficar, ainda bem, e toda a estrutura técnica das camadas jovens devidamente montada com antigos jogadores do FC Porto bem inseridos, de que Capucho é a mais recente novidade.
    Por mim, continuamos em grande. O resto (os outros...) é conversa!

    P.S. - Relanço o repto ontem deixado: vão ver os reforços portistas do Leixões a treinar e confirmem porque nenhum calçava de dragão, mesmo os tais que se gosta formados na casa. Ou esperem para ver quem será titular ou quantos jogarão...

    ResponderEliminar
  15. Ò AntiLampeão: destapas-te a careca, mas está bem, eu compreendo foi sem querer, a brincadeira tem destas coisas...É verdade e oficial o Lucho já treinou esta manhã no Olival e quanto à convocatória para a Holanda faltam apenas dois nomes que destaco: Fernando e Postiga. Pode querer significar muito e também não significar absolutamente nada, a ver vamos...Os jogos vão ser transmitidos na SportTv o primeiro na 1 e o segundo na 2... Dias 3 e 5 próximos, muito próximos, mui cercanos...
    Gostaria de endereçar uma palavra a Rui Cerqueira o novo responsável pela Comunicação do Clube: já o conhecia como pessoa e não pelo nome e considero ser uma óptima aposta, pois tem um perfil "soft", sem ares de grande apaixonado e isso é importante nas horas mais difíceis...Confesso o nome era-me conhecido mas não conseguia ligar o nome à figura e muito menos sabia que era Portista, estou surpreendido pela positiva. As maiores felicidades para o seu desempenho!

    ResponderEliminar
  16. Acho bem a nova política de comunicação e ainda por cima entregue a alguém da área e da casa. Tem é de dar as respostas adequadas e, concordo, ter atenção à Blogosfera portista.
    Acho excelente a reestruturação nos departamentos jovens, só falta agora criar uma forma de intregração progresiva dos miudos no escalão sénior, mas para valer, e a convocatórias para os jogos poderem ter sempre boas alternativas de jogadores que possam disputar os jogos e não apenas fazerem numero no plantel.
    A convocatória para a Holanda já deixa indicações, Jorginho, Postiga de saída, Tarique aguenta-se e bem, acho eu, Edgar e o Luís realmente tem de se adaptar mais, ainda estão verdes.
    Anelka, não acho lá muito bem, tem um feitio difícil embora não seja mau jogador, mas não me parece...

    ResponderEliminar
  17. Vocês desculpem lá mas tenho andado atormentado em tentar limpar a secretaria (as férias aproximam-se) e acualizados e sei lá que mais dois blogues.
    Enfim, nesta dos blogues os "culpados" são, para além do Zirtaev, alguns dos amigos que por aqui fiz. Isto é assim, um tipo vê um blogue destes, vê os comentadores que aqui vêm quase diariamente, tem alguns "bichinhos" a roer... e abre asas e lança-se na coisa.
    Quanto aos nossos reforços, eu estou como muitos dos que já aqui escreveram e começo a acreditar que este blogue é muito lido lá para os lados do Dragão.
    Nova aposta na Comunicação, novas apostas na Formação... caramba, ou somos mesmo bons ou andamos a acertar na mouche!!
    Quanto aos convocados parecem-me lógicas as escolhas.
    Anelka? Ora bem.
    Se sair o Postiga, alguém podia vir... mas não sei se é este o nome indicado.

    ResponderEliminar
  18. LOL
    é o mesmo PC mas não é a mesma pessoa.
    mas é um blog que apoio totalmente como é evidente :)
    de qq forma não faz mal.
    sportTV :( não vou ver.

    ResponderEliminar
  19. Sobre PC, mas o nosso grande presidente, um artigo dele nos Dragões em destaque no blog " Bola na área " e diz isto :

    "Desde Aljubarrota que esta ideia dos muitos milhões me faz alguma, para não dizer muita, cmas mesmo muita espécie! Na altura, como muito bem rezam as crónicas da época, os espanhóis também era muitos milhares e nós, valente portugueses, apenas uns quantos. E o resultado! Bom, o resultado é aquilo que toda a gente sabe...! Serve este intróito para dizer que o medo dos pretensos muitos, contra os bem reais e palpáveis poucos, é coisa que não dá para assustar quem é português e...valente! E para que a história registe e o povo não esqueça aí vai para a posteridade mais uma listinha de títulos, desta vez conquistados pelos nossos briosos e decididos mais jovens atletas: campeão nacional de juniores, campeão nacional de iniciados, campeão distrital de infantis, campeão distrital de iniciados e campeão distrital de escolas. Eu sei que estas conquistas soam a muito pouco, sobretudo para os detractores ignorantes e eternos do nosso futebol de formação, mas é o que temos para lhes oferecer, e é a este guardanapo que eles têm que se limpar..."

    Sim senhor, presidente, em grande...

    ResponderEliminar
  20. "Fernando, do F.C. Porto, vai jogar no Estrela da Amadora. O médio, que foi contratado pelos dragões esta temporada, chega à Reboleira por empréstimo de um ano.

    O brasileiro já trabalha sob as ordens de Daúto Faquirá, no Monte da Galega. Fernando já foi apresentado a toda a equipa e a sua apresentação aos meios de comunicação social está agendada para as 19 horas." in Mais futebol

    ResponderEliminar
  21. OK Offshore, mas o texto fiftififti fez-me ver um descuido -pensei o rapaz ou miúda sei lá, descuidou-se e usou dois "usernames" seguidos- onde houve apenas um aproveitamento de texto já inserido...Mas que importa, o Fernando Pessoa, nome grande das nossas letras tinha não sei quantas mil personalidades...Eu tenho várias assinaturas e por vezes não sei qual é a que vou ter de apor num determinado documento mas são pormenores de riqueza de espírito, penso eu de que...Na dúvida ponho as de que me recordo!
    Para o Quintino desejo umas férias bem aproveitadas...Gostava tanto de ir à Itália, Grécia e Turquia...e viajar por todas aquelas ilhas que cobrem literalmente o Mar Egeu, ir a Tróia relembrar Helena e Aquiles, atravessar o Mediterrâneo descendo em Minos ir até Túnis e de lá passar à Sicilia a Corleone e tentar descobrir a Máfia na sua terra natural...

    ResponderEliminar
  22. humm.. eu acho bem que reformulem as camadas jovens e isso.. e ir buscar tecnicos holandeses tambem..ja que eles tem grande "escola" nas camadas jovens.. mas ir buscar um treinador de jiovens que so treina à 2 anos..... não sei se será a melhor opçao! a nao ser que seja um mourinho dos putos lol porque em 2 anos nao da para ver muito da qualidade dum treinador que ta a começar..

    ResponderEliminar
  23. A entrada de Rui Cerqueira é uma contratação de luxo! A comunicação do clube não podia estar em melhores mãos.

    ResponderEliminar
  24. Zé Luís, para mim Matosinhos é longe, sabes a que horas e em que locais eles treinam habitualmente?

    ResponderEliminar
  25. Bem tenho a honra de escrever pela primeira vez neste fantástico blog. Espero q seja o primeiro de muitos comments. Apenas para dizer que o Rui Cerqueira é sem dúvida alguma uma "lufada de ar fresco" no Nosso Clube e que a criação desta função faz todo o sentido dentro do FC Porto. Quanto ao plantel penso que ainda vamos ter novidades. Acredito que o Lucho, tal como o Postiga ainda sairá, e que entrará pelo menos mais um jogador. FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  26. Maurício Isla: «Fui comprado por um clube português, penso que o F.C. Porto. Fui comprado por um clube português, penso que o F.C. Porto, mas só amanhã vou saber ao certo, e serei emprestado a um clube chileno ou argentino»

    ResponderEliminar
  27. esse isla já me saiu um belo cromo.


    fui comprado por um clube português mas não sei qual, mas deve ser o Porto...

    depois de ter dito que vou para o benfica pois eles seguem-me desde os 17 anos.


    digam-me lá se isto não cheira a vieira

    ResponderEliminar
  28. Gosto do Rui Cerqueira, integro, competente e experiente, sinto que algumas coisas que falamos aqui em relação à SAD e à necessidade do nosso clube sofrer uma evolução de discurso e imagem, tem vindo a colher e pelos vistos a acontecer, pouco a pouco.
    Parecem-me que relactivamente à formação, as mexidas e entradas dos holandeses obedecem claramente a uma logica pensada, não me parece uma medida avulsa, e eu gosto de políticas pensadas e integradas. A ver vamos se correcta, eu quero acreditar que sim.

    Em relação ao plantel deste ano, e as alterações que têm vindo a acontecer, estou globalmente de acordo com o que já foi feito, e acho até que o plantel é relactivamente equilibrado. Espero todavia que se venda o Postiga, e mantenham o lino no banco, e continuo a achar que falta sobretudo um 10 driblador e desequilibrador( tipo carlos eduardo), um PL goleador, um extremo esquerdo( o 4 extremo), e um central. O lucho apesar de ser um jogador marcante, poderiamos por um bom negocio abdicar dele.
    Gosto do isla, mas existem outros 2 chilenos bem melhores, craques mesmo. Daniel Posta aí o link.
    Outra notícia animadora é o interesse no carlos eduardo do Grémio PA Brasil:

    http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,MUL81376-4274,00.html

    ResponderEliminar
  29. Continuo a achar tb que a aposta em 1 ou 2jovens promissores no plantel, tipo como aconteceu no passado com Andersson, , ou actualmente no slb com ADU,e fazê-los crescer, se possivel até, de mercados tipo EUA ou CHINA, parece-me acertada. Vamos ver se ainda aparece alguém assim..

    ResponderEliminar