16 agosto 2007

Um ano de Jesualdo

Esta semana, faz um ano que Jesualdo Ferreira se tornou treinador do FCPorto, depois de ter deixado uma boa imagem em Braga e de ter trocado o Boavista por uma oportunidade única, quiçá a melhor, na sua carreira já longa de treinador.

Depois de ter realizado uma pré-temporada conturbada, e na ressaca da conquista da 15ª Supertaça Cândido de Oliveira, sob o comando de Rui Barros, o FCPorto apresentava Jesualdo Ferreira, como, mais uma, aposta pessoal do presidente Pinto da Costa, para ser capaz de levar os Dragões ao bicampeonato.

Jesualdo Ferreira porém tinha uma missão ainda mais difícil, necessitava de, a curto prazo, conhecer mais sucintamente o plantel que dispunha, e que não fora escolhido por ele, de mudar um sistema de jogo com o qual não concordava, e no meio disso tudo, teria de ganhar.

Unicamente de ganhar, porque esse, foi, é, e sempre será, o único pensamento dos adeptos portistas e terá que ser o único pensamento de quem o serve.

Depois de uma primeira jornada em que manteve o mesmo sistema herdado de Co Adriaanse, Jesualdo Ferreira, aproveitando uma paragem para jogos da selecção, mudou radicalmente o sistema de jogo, com total êxito. Acabava o reinado do 3x3x4, nascia o calculismo do 4x3x3.

A qualidade, a solidariedade e o empenho dos seus atletas foi a sua maior base de trabalho, alicerçando uma primeira volta excelente, com apenas um empate e uma derrota, as exibições condiziam com os resultados e tudo se proporcionava para uma segunda volta tranquila.

Por diversos motivos, isso não aconteceu, o mês de Janeiro foi péssimo, a imagem deixada contra o Chelsea foi positiva mas a eliminação na Taça de Portugal contra o Atlético abriu brechas na confiança dos adeptos, a partir daí o FCPorto partiu para uma caminhada cheia de solavancos mas vitoriosa conseguindo o objectivo principal, a conquista do bicampeonato .

Jesualdo Ferreira viria a ser coroado, pela 1ª vez na sua carreira, campeão nacional, conseguindo fazer um trabalho positivo, mas não isento de erros, nem de alguns factos negativos.

Nova época, maiores exigências

Na preparação da época 2007/2008, Jesualdo Ferreira pediu, à sua Administração, jogadores robustos para o meio campo de forma a dar um pouco mais de consistência física ao seu futebol ,querendo impor mais pujança naquele sector importante .

Reformulou o plantel, equilibrando-o e escolhendo jogadores polivalentes para mudanças de sistema, ao longo da época, se necessitar.


Podemos dizer que este será mesmo o ano mais importante da carreira de Jesualdo Ferreira, os olhos, sempre exigentes, dos adeptos portistas estarão todos virados para si e não haverá mais espaços para desculpas, Jesualdo fez e refez o plantel como quis, e teve a confiança pública do seu presidente, que parece não querer repetir a sua "ausência" da época passada deixando a ideia de que era um treinador sozinho.

No primeiro teste falhou claramente, apesar de outros condicionantes, tais como o árbitro e a falta de sorte, a sua equipa desiludiu, apresentando um futebol demasiado calculista para uma equipa com os pergaminhos do FCPorto, e o espaço de manobra entre os adeptos diminuiu um pouco.

No entanto, a época ainda agora começou, ainda faltará muito para jogar, mas Jesualdo Ferreira terá de ter consciência de que esta época é a sua oportunidade de, definitivamente, se impor como um grande treinador ou então será sempre visto como apenas mais um que o FCPorto fez campeão.


Jesualdo efectuou pelo FCPorto 40 jogos, tendo 25 vitórias, 6 empates e 9 derrotas, com um gool-average de 76 golos marcados e 30 sofridos.

24 comentários:

  1. fdx.. 9 derrotas.. isso é 25% dos jogos acabam com o FCP a perder! enfim.. este gajo é mau e vive à custa do Quaresma! oxala o quaresma e talvez o Leandro nos dê mais um campeonato..porque nao será de CERTEZA ABSOLUTA pela competencia deste senhor que nunca deveria ter entrado na casa do Dragao.

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião, o Jesualdo é um treinador para equipas médias,e não tem caracteristicas para comandar uma equipa com a dimensão do FCP. Concordo que tácticamente é muito bom (ganhou o Chelsea no plano táctico), mas escolhe mal os jogadores para esses mesmos esquemas tacticos, e falha 80% das substituições. Comprar o Lino? será que o Ezequias não é melhor? (garanto que sim), Luis Aguiar? será que o Paulo Machado não é melhor? e não me venham falar em experiencia, que nesse patamar estão nívelados e o Paulo Machado está adaptado e tem provas do seu valor.. até digo mais, se o P. Machado estivesse no plantel do FCP, nem se houvia falar do Moutinho que é inferior a ele, apenas está a ter melhor oportunidade de se mostrar.
    Só mais uma nota lembram-se do Thiago Silva ? central que está emprestado pelo F.C. Porto ao Flamengo até ao fim do ano de 2008.. foi chamado á selecção do Brasil !!

    ResponderEliminar
  3. Por caprichos de sorteio, as três primeiras jornadas deste campeonato correspondem à reedição de 3 desafios perdidos no ano passado. Ironicamente, se chegarmos à jornada 4 com um ponto, já teremos melhor do que o ano passado comparando jogo por jogo, embora o campeonato possa estar já comprometido.
    Como diz, e muito bem, o Menphis, a derrota com o Atlético suscitou dúvidas sobre Jesualdo - logo quando estas tinham sido afastadas, graças aos resultados da 1ª volta, já que Jesualdo não seria o treinador preferido para substituir Adriaanse, para a maioria dos adeptos.
    Depois da injusta derrota com o Sporting (apesar dos problemas no jogo já levantados, fomos superiores durante quase todo o jogo, o que também não é coisa pouca) , a equipa precisa de provar que está viva. E, para isso, precisa de um bom arranque do campeonato. Faço votos para que o FCP entre na jornada 4 com 7 ou 9 pontos - o que seria um tremendo passo para a renovação do título.

    ResponderEliminar
  4. Para mim a discussão sobre Jesualdo não se coloca e muito menos em pleno mês de Agosto...

    Não encontro em Portugal melhor treinador que o Professor Jesualdo e no estrangeiro os eventuais treinadores à Porto estão muito caros para além que exigem jogadores que não podemos contratar.

    Nunca pedi a cabeça de um treinador durante a época a não ser com Octávio em 2003. Não vejo vantagens nenhumas nas mudanças de técnico e na minha opinião Jesualdo fica até o mandato de PdC terminar.



    [[]]

    ResponderEliminar
  5. Boas pessoal!!
    as minhas férias acabaram e a única coisa boa disso é que estou de volta ao blog eheh
    infelizmente as notícias desde a minha saída não foram as melhores, a derrota com o sporting revelou mais uma vez um porto sem garra, mt calculista, robusto e nada nada criativo, dependente do esforço do quaresma e do lisandro!!
    apesar de por vezes exagerar a última crónica do MST estava excelente e dizia algumas verdades..como é que é possível a um treinador do FCP dizer q o jogo será ganho com um erro do adversário??e a qualidade da equipa e o trabalho do treinador não contam??
    numa equipa com tantas compras será que não há ng com qualidade p ser titular??p ser suplente já tínhamos mts jogadores o ano passado e muitos outros emprestados..
    o plantel não me parece ter a qualidade duma equipa como o FCP, já o treinador deixa-me muitas dúvidas, eu já o defendi mts vezes, defendi inclusivamente a sua contratação e a sua continuação após ter ganho o campeonato, mas de vez em qd dá-me uma vontade de o mandar à m........enfim!

    acho q o porto ainda precisa de alguns jogadores, jogadores de qualidade, não de qualidade duvidosa!!

    a ver vamos, quem me dera no final estar aqui a lamentar pelo que disse hoje eheh

    adoro estar de volta!!
    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  6. Concordo inteiramente com as palavras do Teixeira. Quanto a mim, só duas vezes pedi a cabeça de um treinador depois da época começar. Com Octávio e com Quinito (apesar da tenra idade que tinha então).

    ResponderEliminar
  7. Jesualdo cumpriu até agora. Podia ser melhor, podia ter ganho mais? Discussão estéril, parece-me: não se tirariam conclusões e muitos factos na mesa seriam colocados ao acaso. Ora, uma equipa não se faz ao acaso. Pode-se ganhar um jogo ao acaso, como sucedeu ao Sporting e até ao Benfica na Champions. Mas um campeonato é outra coisa.
    Digamos que pelas contas do Nuno, se somarmos 1 ponto nos próximos 3 jogos será melhor do que na época passada. Ou João Ferreira reeditará os erros típicos de Paixão, e os seus também, ou o FC Porto ganhará em Braga. Está provado que o FC Porto ganha jogos só pelo seu mérito, que pode ser insuficiente se os árbitros estiverem sempre contra. Dos rivais para o título não se pode dizer o mesmo: para ganharem jogos importantes, só com ajudas arbitrárias. Eu acredito que o FC Porto ganhará o campeonato porque, tal como no anterior, ganhará mais jogos. Tem melhor equipa, melhores jogadores e o título creio que levará Jesualdo a ser "mais" treinador, a ousar mais. É compreensível que quem nada ganhou arrisque pouco e se solte com confiança quando vai ganhando coisas. Jesualdo não quererá andar para trás.
    Acho injusto que, além da apreciação global do jogo - houve quem visse o Sporting mais atrevido, a discutir o jogo e a arriscar mais, o que me parece inacreditável! -, se condicione a apreciação à equipa pelo que fez de pior do que o adversário (acertar nos ferros em vez das redes) que se limitou, esse sim, a defender (muito e bem) e a explorar o erro contrário ou tirar um chouriço como sucedeu. E associar a substituição de Cech por Kaz a uma menor vontade de ganhar o jogo, quando naquelas circunstâncias a coisa nem se provou ser boa nem má, apenas coisa aleatória do jogo como o Sporting marcar até a romper pelo lado direito e nada ter a ver com quem estava ou quem entrou.
    É o tipo de "oportunidade" da discussão que a torna estéril ou inútil. De resto, sobre a ousadia ou o tacticismo, já tinha ensaiado algumas questões sobre a matreirice de um plano defensivo - para mais acompanhado com sorte - sobre o aventureirismo de um projecto para ganhar de qualquer maneira ao ataque.
    Se Lisandro foi adaptado também à condição de vigiar Miguel Veloso foi porque a derrota de Março, no Dragão, assim o aconselhava, lembrando-nos que naquele jogo da Liga era susceptível que assim fosse uma espécie de 4x4x2 disfarçado. Se amputámos uma válida opção atacante (Lisandro) a derrota não veio daí, mas do subrendimento surpreendete de Bosingwa e Quaresma, incapazes de uma jogada de jeito até contra o imberbe Ronny que foi mais um defesa a pé fixo, sem sair do sítio num sector povoado e que se aguentou com a complacência do árbitro nas faltas que ditaram até amarelos a todos ou quase todos os jogadores que o integraram incluindo o substituído Pedro Silva.
    Como as discussões são como as cerejas e mesmo após o jogo e a reflexão que deve merecer a posteriori não saímos disto, fico por aqui. Com a confiança no título. O resto é uma incógnita se nos lembrarmos do desditoso Atlético e do inglório jogo com o Chelsea. Ou, ainda, a infeliz sina na Supertaça com o Sporting e os jogos já históricos com Bruno Paixão.

    ResponderEliminar
  8. Zé Luís já conseguiste ter acesso ao Doc de que falávamos no Post anterior? Eu estive novamente a relê-lo e não tive nenhuma dificuldade em aceder ao texto. Este texto é uma súmula de acusações ao comportamento de Juízes e investigadores da Polícia Judiciária ao longo do percurso do Processo Apito Dourado! Afirma ter este sido completamente dirigido para atingir apenas algumas pessoas e acusa os investigadores de em muitos casos serem autênticos agentes não da Polícia Judiciária, mas sim do Presidente do Benfica e de outras personalidades em muitos casos ligadas ao SLBenfica para conseguir obter resultados previamente definidos...Estou a falar dos resultados investigatórios Policiais e não de resultados desportivos embora se perceba que uns terão ligação posterior com os outros, pois é essa a última meta a atingir. No decorrer da investigação são valorizados elementos que incriminam A ou B e desvalorizados outros em muitas circunstâncias de valor muito mais grave que incriminariam C ou D o que é uma perversão do sentido que deve presidir ao investigador Judiciário. O "criminoso" estava previamente definido e encontrado, era preciso acumular dados que o levassem a aceitar a culpa! Se por acaso no decorrer das diligências efectuadas se encontravam elementos que apontavam para outros criminosos e para outros crimes, passava-se em frente! Digamos que o Apito Dourado tinha uma cor bem definida e de tons predominantemente azuis! Para isso foram sendo nomeadas as pessoas certas nos lugares certos para tudo se encaixar na perfeição e o resultado desejado ser obtido!
    O que eu julgo ter sido absolutamente desnecessário foi o mencionar de certos particularismos e a aplicação de alguns preciosismos verbais que eram e são perfeitamente escusados para o fim que esta denúncia pretende apontar...Se queremos ser diferentes temos que o mostrar ser, mas como aqui parece valer tudo, vamos esperar pelo desenrolar dos próximos episódios e não me admiraria que fosse novamente encarregada pelo Procurador "Monteiro", a DonaMJM a investigar a investigação à sua própria investigação?!?!...Isto não é uma investigação, é uma anedota!...Se a Polícia Judiciária não põe urgentemente cobro a isto, cai no mais completo descrédito. Ainda vamos assistir aos criminosos passarem a ser incumbidos de investigar os seus próprios crimes, o que não deixaria de ser algo original ou talvez não, neste País que é um País do Faz de Conta...

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o meireles, existe muitos preciosismos escusados, assim como recados a LFV que não deveriam ser feitas tão directamente, já que esse dossier é dirigido não a LFV, mas sim ao Procurador.

    Era importante aparecerem algumas provas de algumas coisas, mas existem casos que batem certo, como o Palatsi, a ida de um jogador do Guimarães para o SLB ( Nuno Assis ), ou até os casos do Alverca.

    Vamos aguardar calmamente, nestas coisas sou sempre uma pessoa ponderada, porque eles podem mesmo controlar tudo, agora é fazer toda a pressão para que este caso não entre no esquecimento.

    Engraçado, foi ver a alegria do jornalista da SIC, todo excitado, a ver o lfv a dizer aquelas barbaridades todas, ele estava mesmo feliz...

    ResponderEliminar
  10. Exmo Sr.
    Procurador-Geral da República

    Somos um conjunto de funcionários de investigação que serve esta Instituição há muitos anos. Ela, apesar do momento negro que atravessa, ainda nos merece todo o respeito pelo seu passado recheado de excelentes serviços prestados à sociedade. [Se escutarmos com atenção, conseguimos ouvir os violinos.]

    Decidimos efectuar esta comunicação não só pela razão anteriormente aludida, mas também em respeito pela memória de muitos dos excelentes funcionários que a serviram. [Pronto, estamos comovidos, com as defesas em baixo, convencidos da vossa boa-fé e prontos a acreditar em tudo o que for dito a partir daqui.]

    Esta Instituição ao longo dos anos da sua existência tem-se pautado por práticas de investigação, reconhecidas universalmente, tendo por objectivo a descoberta da verdade dos factos. [Então mas não iam contar-nos coisas que não sabíamos? De qualquer modo vou anotar: «... a descoberta da verdade dos factos.» Já está.]

    Assistimos nos últimos anos a algumas tentativas de influenciar investigações [mas têm-no feito calados, este é o vosso primeiro dossier anónimo, não é?], tendo nalgumas delas, devido à sua mediatização, sido públicas tais intenções – recordamos os processos relacionados com a “Moderna” e “Finanças”.No entanto, nada até agora se assemelhou ao que está a acontecer com o denominado “processo apito dourado”. [Pois, quando é connosco, sentimos as coisas de outra maneira.]

    A nossa desilusão inicia-se com a análise que efectuámos aos processos ainda sem a intervenção da equipa “milagrosa” e continua com as práticas infames e desprezíveis cometidas por alguns elementos desta equipa. [Bom, já este dossier anónimo não tem nada de infame nem de desprezível. Oiçamos, pois, o que têm os rotos a dizer dos nus.]

    Deparámo-nos com práticas que pensávamos já estarem arredadas num estado democrático. Todo o trabalho foi efectuado com alvos previamente definidos, tendo sido para tal, cometidas inúmeras ilegalidades e efectuados actos processuais, no mínimo, de validade duvidosa. [Ah, sim, as escutas telefónicas não valem nada, nem contribuem decisivamente para «a descoberta da verdade dos factos»... Esses malandros que violam a privacidade das pessoas...]

    Actos iguais cometidos por pessoas diferentes tiveram decisões diferenciadas, o que revela que a equipa do Dr. Carlos Teixeira protegeu nitidamente algumas pessoas. [Então mas eles estavam a proteger algumas pessoas, ou estavam a atacar «alvos previamente definidos»?]

    Analisando quem foi protegido verifica-se que estamos perante a rede de influências das pessoas que prestaram serviços e vassalagem ao S. L. Benfica e ao seu presidente Luís Vieira. [Sem dúvida, o clube mais beneficiado nos últimos 30 anos, aliás, dirigido neste período sempre pela mesma pessoa (que nem sequer teve direito a um «Senhor» antes do nome, como costumam fazer sempre). Confirmem-me uma coisa: vocês disseram que andavam nisto há muitos anos, ou percebi mal?]

    Nada nos move contra o S. L. Benfica, pois alguns até adeptos somos deste clube [Ah, pronto, assim sendo... Mas de certeza que são só alguns? Não são todos? Dava muito mais credibilidade ao documento se fossem todos. Vejam lá isso, o kit de sócio nem sequer é assim tão caro, ainda vão a tempo.] e, como é óbvio, queremos que o nosso clube vença sempre, mas não a qualquer preço. [Disto não temos dúvidas: sabemos que querem que o vosso clube vença sempre, e não a qualquer preço, que as putas estão pela hora da morte.]

    Também não pretendemos ser enganados por quem, com discursos incendiados e dirigidos à populaça vai enganando os adeptos mais distraídos, “sacando” dinheiro ao clube. [Agora estou baralhado: há bocado disseram que alguns eram adeptos do SLB; agora são os do FCP a falar?]

    Também a nossa conduta profissional impõe-nos a obrigação de não deixar passar em claro esta cabala. [Ai, ai, há coisas que vos traem. Vocês estão aqui em nome da verdade dos factos. Se se põem a dizer que o Apito Dourado é tudo uma cabala contra aqueles que aparecem nas escutas, tiram toda a credibilidade às personagens. Vá, vamos fazer de conta que não reparámos, estamos a acreditar em tudo até agora, continuem.]

    Verificámos que o direccionamento da investigação (custa-nos empregar esta palavra, pois de investigação estes processos nada tiveram) não se ficou só pelos autos, pois o Dr. Carlos Teixeira, não conseguindo vencer o seu benfiquismo primário, entregou informação e peças processuais, previamente seleccionadas, a alguns jornalistas da sua cor, nomeadamente aos Srs. António Gomes e Rogério Azevedo. [Viram? Estes são maus e tiveram direito ao tratamento de “Dr.” e “Sr.” Quando é com o Luís Vieira é que “ele” não consegue vencer o seu antibenfiquismo primário.]

    Havia que injectar a opinião pública.

    Mas vamos a alguns factos [Finalmente, as 3 primeiras páginas foram só palha]:

    O Sr. Valentim Loureiro [mais um senhor] sempre que prestou declarações, e quando ouvido nos vários processos sobre a informação, que lhe era fornecida antecipadamente à sua divulgação pública, das nomeações dos árbitros, disse que a mesma lhe era fornecida quer pelo Presidente, quer por um vogal do Conselho de Arbitragem da Liga. Em nenhum processo o Presidente de tal conselho é arguido. O Vogal é-o em todos. [Hum-hum]

    No processo que se encontra em fase de instrução relativo ao jogo Boavista-Estrela da Amadora analise-se a acusação. É uma peça digna de figurar no Guinness World Records [Ficou-te o nome no ouvido por causa daquilo do maior clube do mundo, foi? Mas olha que o nome não é bem assim]. Inocentam-se condutas criminosas e acusam-se práticas legais, distorcendo-as. [Pois, deviam ter feito um dossier mais completo, com isso em anexo, assim não dá para analisar.]

    Num jogo da Taça de Portugal S. C. Braga-F. C. Porto o Sr. Pinto de Sousa [mais um senhor] contactou os dois presidentes, quanto às suas preferências para arbitrar o jogo. O do F. C. Porto referiu que poderia ser qualquer um, menos o árbitro X. O do S. C. Braga referiu que não queria os árbitros Y, Z e W. O presidente do F. C. Porto é arguido no processo o do S. C. Braga não.
    Mas mais. Analise-se as escutas relacionadas com este jogo e verificar-se-á que no final do jogo o Dr. Mesquita Machado ligou ao ex-árbitro Azevedo Duarte todo indignado por não ter sido nomeado um determinado árbitro. Também não é arguido. [Incrível. Mas não percebi bem. Queres dizer que deviam ser todos arguidos, ou que tu, perdão, que o presidente do FCP também não devia ser arguido?]

    Não obstante o Sr. José Veiga ter sido escutado a solicitar que o árbitro, que dirigiria o encontro que a sua equipa realizaria no fim de semana seguinte, fosse contactado para beneficiar a sua equipa e apesar de ter ganho em casa do adversário por 0-1, o Sr. Magistrado entendeu que a matéria apurada não era suficiente. [Incrível! Então o Benfica ganha fora por 1-0, e ninguém investiga?!]

    Critérios... [Realmente...]

    Apesar de lhe ter sido fornecida a informação que a seguir indicamos, relacionada com a época 2004-2005 (ano em que o S. L. Benfica quebrou o longo jejum) [e o ano em que começou toda a podridão no futebol português... Este dossier vem com muitas épocas de atraso!], o Dr. Carlos Teixeira esqueceu-se de lhe dar o devido tratamento:

    - As reuniões secretas entre o Sr. Luís Vieira e o Sr. José Veiga [ui, o que deve ter custado esta parte, chamar senhores aos vermes!] com o presidente e, por vezes, um vogal do Conselho de Arbitragem da Liga em locais (Bares e Restaurantes] devidamente identificados em Lisboa e cujos funcionários estavam disponíveis para testemunhar [Tudo controlado, hem?].

    - As reuniões efectuadas num Restaurante em Penafiel, bastante conhecido da gente do futebol, entre o Sr. José Veiga e vários árbitros assistentes. [Onde é que o Sr. José Veiga teria aprendido estas práticas?]

    - As reuniões semanais entre o Sr. José Veiga [coitado do Veiga, que nem sequer imaginava que era seguido 24 horas por dia] com um vogal do Conselho de Arbitragem da Liga na zona litoral centro do País, perto da residência deste último (por coincidência os estágios do S. L. Benfica, nessa época, eram efectuados no litoral e relativamente próximo do mencionado local). Este vogal, por sua vez, levava as indicações ao Presidente das exigências dos Srs. Vieira e Veiga que indicavam os árbitros não só para os seus jogos, mas também para os dos seus rivais.

    - As reuniões entre o Dr. João Rodrigues com o Sr. Pinto de Sousa num Hotel de Lisboa. [É por isso que as contas do FCP apresentam sempre prejuízo, mesmo vendendo jogadores por inflacionados milhões, é muita despesa em vigilância constante a muitas pessoas]

    - As reuniões entre o mesmo João Rodrigues, no mesmo Hotel, com vários árbitros. [Tudo o que tens vindo a elencar são erros processuais do Apito Dourado?]

    - As fortes ligações do Sr. José Veiga aos Laboratórios Internacionais de Doping. [Isto é outro erro processual do Apito Dourado?]

    - A promessa de contratação de um jogador do Guimarães. O Sr. José Veiga prometeu-lhe a contratação, caso não jogasse contra o Benfica. O jogador efectivamente não jogou. O Benfica tentou recuar na promessa, mas o jogador ameaçou que “metia a boca no trombone” e lá tiveram que o contratar. [Isto é outro erro processual do Apito Dourado?]

    - A promessa de contratação de um jogador do Estoril antes do “famoso” jogo Estoril-Benfica no Algarve. O sr. José Veiga jantou com ele num Restaurante da linha do Estoril, tendo-lhe prometido a sua contratação, caso facilitasse a vida ao Benfica. As facilidades aconteceram, mas a contratação não. [Isto é outro erro processual do Apito Dourado?]

    - As reuniões efectuadas na semana que antecedeu o atrás citado jogo com vários jogadores do Estoril com o Sr. José Veiga e nalguns casos com o seu primo (o homem forte da segurança. Foi o autor da agressão no Aeroporto de Lisboa, quando o Sr. Luís Vieira foi “raptar” o jogador Moretto ao Brasil [aposto que ainda hoje te arde a cara quando falas nisso]).

    Foram efectuados pagamentos pelo primo do Sr. Veiga, ao que consta, ao guarda-redes do Estoril. Sobre estes factos existiu a disponibilidade em falar dum elemento do Estoril. Aliás o homem propunha-se contar, não só, tudo sobre esta “novela”, mas de muitas outras que tinha conhecimento do Sr. Luís Vieira. [Pagaste tudo por atacado? Ou quando ele disse que era o LFV que estava por trás do ataque às torres gémeas achaste que era demais?]

    - As escandalosas arbitragens dos Srs. João Ferreira, Hélio Santos, Elmano Santos, Bruno Paixão, entre outros. Mas destas não interessava solicitar análises aos peritos. [Nem outras, nem outras, e se todos nós vimos coisas escandalosas, tipo a bola entrar na baliza e não ser golo]

    - As ligações do presidente do Belenenses aos Srs. Luís Vieira, Cunha Leal, Tinoco Faria, Pedro Mourão, Frederico Cebola que influenciaram a decisão no caso “Mateus”. Foram inclusivamente denunciados os pagamentos que foram efectuados a alguns destes senhores por alguns escritórios de advogados. [Isto é outro ero processual do Apito Dourado?]

    O Gil Vicente também gostará de saber que não foi prejudicado só na época passada, com intervenção do Sr. Luís Vieira. Ele pagou ao “paineleiro” Fernando Seara cerca de 100 mil contos (s/ recibo) para conseguir que o Alverca ficasse na 1.ª Divisão (era satélite do S. L. Benfica), prejudicando o Gil Vicente. Consta que o atrás referido “paineleiro” se juntou (falamos de escritório), há relativamente pouco tempo, ao já citado João Correia. [Isto é outro erro processual do Apito Dourado?]

    Existiam nos autos indícios quer em quantidade, quer devido à sua relevância que justificariam, caso o Magistrado fosse isento, que os Srs. Luís Vieira, José Veiga, António Salvador, João Rodrigues, Tinoco Faria, Luís Guilherme, Cunha Leal, António Duarte, Pedro Mourão, Frederico Cebola, Paulo Relógio fossem colocados sob escuta, mas tal não interessava. [Portanto, enquanto não se escutarem os criminosos todos, os primeiros 48 não contam, certo?]

    Consta que houve interferência do Dr. João Correia junto da estrutura sindical do Ministério Público que, como se verifica, terá surtido, até agora, efeito. Será por ele fazer parte do Conselho Superior do Ministério Público?

    Entretanto nova fase surge no “processo apito dourado”.

    Aparece um livro e surge a equipa “milagrosa”.

    Vamos à sua constitição.

    Comecemos pela Dr.ª Maria José Morgado.

    O seu marido trabalha há alguns anos para o Sr. Luís Vieira recebendo, sem recibo, elevadas quantias em dinheiro, mau grado não se coibir de criticar tudo e todos, nomeadamente as fugas ao fisco. [Pensávamos que não gostavas que se atacasse uma pessoa só porque tem um cônjuge da pior espécie.]

    Quando a Polícia iniciou, com o comando da Dr.ª Maria José Morgado, o afamado processo das Finanças, recordar-se-á V. Ex.ª que o mesmo se tinha iniciado com uma comunicação que circulava no interior das Finanças denuciando a forma como havia sido vendida a Fábrica das Louças de Sacavém.

    A mesma fora adquirida por negociação directa por uma empresa de que o Sr. Luís Vieira era sócio por um preço quase anedótico [tipo os terrenos que o Cardoso te vendeu e que lesaram a câmara do Porto em milhões?]. Na altura apurou-se que viviam no Condomínio Privado que entretanto ali fora construído pela empresa compradora quatro Directores de Finanças. [Coincidência do caraças, parece que nos terrenos a que aludi também construíram um condomínio privado onde moras tu e uma data de malta amiga.]

    O que resultou para o Sr. Luís Vieira? Quanto sabemos, até agora, nada. [Outra coincidência, foi precisamente o mesmo que resultou para ti e para o antigo presidente da CMP. Ele há coisas...]

    Na altura em que o processo decorria, o marido da Dr.ª Morgado escrevia pelo Natal no Expresso um artigo que denominava “Conto de Natal”. Fazia-o “camuflado” tentando atingir alvos concretos [e se nós sabemos que de artigos camuflados percebes tu!]

    Recordamos que efectuou um direccionado ao Sr. Vítor Santos – Bibi e, no ano em que o processo atrás referido se encontrava em fase de investigação, um que era direccionado à então Ministra da Justiça que, de forma cobarde, intitulou de “Etelvina”. [Uma cobardia, de facto, isto dos dossi artigos camuflados.]

    Acusava-a de ter subido na vida à custa de práticas de baixa índole. Mais tarde ele e a mulher fizeram correr a notícia de que o processo não tinha tido êxito por interferência da Ministra para proteger um Director de Finanças.

    Correlacione V. Ex.ª os factos e retire as devidas ilações. [Não pode ser, para se correlacionar isto, tem de se correlacionar todos os factos semelhantes primeiro, senão não tem valor e passa por cabala.]

    Quanto ao Dr. Carlos Farinha, pensamos que terá sido escolhido para a Dr.ª Morgado o “premiar” por ele se ter mostrado solidário e ter pedido a demissão quando ela fez o mesmo.

    À nomeação do Sr. Sérgio Bagulho já lá vamos.

    Quanto aos outros elementos não queremos tecer grandes comentários, mas sempre diremos que estranhamos a nomeação do titular do processo “Mantorras”, processo que se encontrava em investigação.

    Terá sido para o processo ser “exterminado” de vez?

    Pensamos que sim, pois deram tempo para que o Sr. Luís Vieira montasse a sua estratégica [sic] de defesa.

    Sobre este processo já nos debruçaremos mais adiante.

    Quanto ao Sr. Bagulho eram conhecidas as suas fortes ligações ao clube S. L. Benfica e ao seu presidente Luís Vieira, com quem era visto frequentemente a jantar em Restaurantes de luxo da baixa lisboeta. [É um verdadeiro SIS privativo, o Quaresma tem de ser vendido por 97 milhões para cobrir a despesa toda.]

    Constava que era o seu novo “Suzano”, ou seja um dos seus homens de mão para efectuar trabalhos sujos, nomeadamente algumas cobranças.

    O Luís Vieira conhecia factos que revelados poderiam acabar com a sua carreira e jogava com eles, “obrigando-o” a fazer aquilo que queria. [Ai, o malvado, e nem sequer teve de pagar essa investigação.]

    Era também comum ver-se o Bagulho a “pavonear-se” nos camarotes presidenciais do Estádio da Luz.

    Alguém de boa fé nomearia este homem para estre processo?

    Entretanto, o Dr. Carlos Farinha aandona a equipa, pois tem que ir cumprir uma comissão à Madeira.

    Quem é que aparece?

    O Sr. Manuel Carvalho.

    Nos corredores da Polícia consta que quem o indicou foi o Dr. João Correia, advogado com quem o Sr. Carvalho se reúne com frequência para receber directrizes, quanto ao caminho enviesado a dar ao processo.

    Sabemos, e só estamos a constatar um facto [queres dizer que, desta vez, não estás a inventar nada?], das dificuldades financeiras que o Sr. Carvalho tem passado devido a uma desastrosa incursão no mundo empresarial.
    Durante esta fase do processo circulou muito dinheiro com proveniência do Sr. Luís Vieira e com diversos destinos.

    A D. Carolina tem sido um dos seus destinos preferidos, tendo o seu último recebimento sido efectuado pelas mãos “sujas” da Sr.ª Leonor Pinhão.

    Esta entregou-lhe cinquenta mil euros com a indicação que não os depositasse em Portugal.

    A D. Carolina cumpriu e deslocou-se a Tuy, onde efectuou o depósito no Banco Santander [ui, os detectives até têm de ir ao estrangeiro, isto não sai nada barato].

    Outro dos destinos do dinheiro do Sr. Luís foi o pai da D. Carolina que igualmente se deslocou a Espanha para depositar as quantias recebidas.

    Já que falámos da Sr.ª Pinhão, ideóloga do livro que originou a reabertura do processo, questionámo-nos de qual a razão da equipa “milagrosa” só ter usado o livro da D. Carolina e não outros escritos de credenciados jornalistas que denunciavam várias ilegalidades cometidas pelo Sr. Luís Vieira? [Hum, quem serão estes credenciados jornalistas?]

    Será o poder discricionário...

    A título exemplificativo referimos o jornalista António Tavares-Teles que quase diariamente denuncia factos relacionados com o Sr. Luís Vieira – vide artigos recentes no jornal “O Jogo” em 8 e 9 de Junho de 2007. [Ahahahah! O Pato é jonalista credenciado? Toda a gente sabe de quem é a mão que manipula esse Donaltim, é natural que lhe não dêem crédito. Espera, tenho de me rir outra vez: o Pato é jornalista credenciahahahahahah!]

    Por que razão não se investigam os artigos dos jornais Público dos dias 29 e 30 de Março de 2007, ambos na pág. 26 e Correio da Manhã de 10 de Maio de 2007-pág. 24? [Mais uma vez te digo, devias ter anexado isto ao dossier, assim ninguém sabe do que estás a falar]

    A escritora do livro (que foi considerado relevantíssimo elemento de prova, tendo originado as reaberturas de inúmeros processos), Fernanda Freitas, disse (citamos): “Estou arrependida por ter pactuado por desconhecimento de causa com falsidades e invenções no texto que escrevi” [Quanto é que isto terá custado? E eu a pensar que as mentiras e falsidades eram só aquelas posteriores ao trabalho de revisão, aquelas que não coincidem com o original, mas afinal não.]

    Alguém terá considerado esta afirmação? [Essa afirmação vale muito menos do que o que pagaste por ela, só tu lhe deste valor. Eu sei que custa investir em vão.]

    Sabemos que existem vários crimes (furtos, fogo posto, tentativas de homicídio), cujos autores materiais já confessaram e imputaram a responsabilidade da autoria moral à D. Carolina.

    O que se passa com estas investigações e com a entrevista publicada no Correio da Manhã de 14 de Maio de 2006 em que um indivíduo exibia objectos furtados ao presidente do F. C. Porto e denunciava um plano de extorsão?

    Como é possível manter-se em liberdade alguém que cometeu tantos crimes com um grau de perigosidade tão elevado. [Estás a falar de ti, não estás?]

    Parece-nos, salvo melhor opinião de V. Ex.ª, que o quadro legislativo português não prevê a figura de “arrependido” [É só por isso que não te arrependes de nada do que fizeste?]

    Qual o motivo de tal protecção e que “taxa de juros” seremos obrigados a pagar? [Não te preocupes, que não hás-de pagar nada, mas gosto de te ver assustado desta maneira.]

    Mas já que falámos em crimes cometidos é altura de abordar a agressão ao Sr. Bexiga [Acho que sabes do que falas, vou ouvir-te com atenção.]

    Uma conceituada jornalista que colaborou com vários jornais de referência [Oh, já estragaste tudo, sabemos o que queres dizer quando falas em «conceituados jornalistas»] ao abordar a D. Carolina sobre a autoria deste crime referiu-lhe:
    “Então vocês vão cometer uma agressão num parque de estacionamento? Não vêem que foram filmados pelas câmaras de filmar”.

    A D. Carolina retorquiu: "Eu não brinco em serviço. No dia anterior mandei destruir as câmaras”.

    Para V. Ex.ª fazer um juízo sobre a maquinação que foi montada providencie no sentido de verificar se alguma vez aquele parque possuiu câmaras de filmar. [Estão todas alocadas ao filme “Corrupção”]

    A resposta que obterá será: NUNCA!

    A Sr.ª Pinhão nas reuniões que efectuou frequentemente no Restaurante Le Petit e no Hotel Mundial com a D. Carolina esqueceu-se de pormenores importantes.

    Como ideóloga também terá sido a Sr.ª que instigou a D. Carolina a cometer os crimes atrás aludidos? [Vamos lá perceber uma coisa: o livro conta o que fizeste, não é um guião do que tu tinhas de fazer.]

    Retratá-los-á na sua “fita”? [Deixa-te tu de fitas, prova que as vozes que aparecem nas escutas são montagens de diálogos do Contra-Informação.]

    Nem todos são ingénuos Sr.ª Pinhão, mas reconhecemos que a Sr.ª tem alguma esperteza. [Mas tu agora diriges-te a quem? Lembra-te da personagem que estás a assumir: és um conjunto de agentes da PJ dirigindo-se ao procurador-geral da República. Ai, ai, a idade não perdoa...]

    No entanto, no dia em que Deus distribui a inteligência a Sr.ª acordou tarde, como é habitual [também foste seguida, Leonor, eles até sabem a que horas costumas levantar-te], e ficou no final da fila [Ai, reconhece-se a fina ironia do senhor presidente, que vai ser gabada por todos os que não conhecem uma piada com umas barbas maiores que a do irmão.]
    Infelizmente, este é um dom que não se compra em qualquer Centro Comercial [A sério, estás mesmo convencido de que tu é que és inteligente, e que consegues enganar todos à tua volta durante todo o tempo? Assim vai doer mais.]

    Terminam aqui as primeiras 11 páginas de um documento de 27. Sinceramente, não me está a apetecer bater as restantes. Podia pensar-se que o documento desmontava a cabala contra o presidente do FCP, mas não, limita-se a dizer que «o outro menino também roubou bolachas».
    Portanto, acaba por assumir todas as acusações de que é alvo, quem sabe aliviado por muitas mais não virem a lume. E não deixa dúvidas nenhumas sobre quem o redigiu. É mais um crime. Só me admira é como é que, com tantos rabos de palha, não há um que pegue fogo. Deve estar tudo ocupado com casos como o da idosa que tentou furtar um produto de 3,99 € no Lidl.

    ResponderEliminar
  11. Meireles e amigos, já tenho o "Tu, Luís", já o li, já imprimi e vou guardar e aguardar. Há muita coisa que faz sentido e não é ficção, pelo menos os contornos desportivos da coisa.
    Não é inventar uma história num jogo sem importância alguma, tipo Porto-E. Amadora ou Beira-Mar-Porto. É muita porcaria sobre jogos que deixaram suspeitas, curiosamente pouco sobre o infame campeonato de 2004-2005.
    Quero é que se concretizem estes dados avançados, as provas que dizem ter, as entrevistas sem truques e com som e imagem sem forçar as pessoas a dizerem o ue é conveniente. Quero aguardar que a PGR investigue a sério, não que o vá dizer, mas que o faça. Quero por fim aguardar que esta coisa saia na mesma Imprensa que fez estardalhaço fictício sobre coisas fictícias sem documentos e com testemunhos falsos e nada idóneos.
    Vou reler isto tudo e amanhã colocar no site.

    ResponderEliminar
  12. Amigos portistas,

    Acabo de assistir a uma peça de lixo jornalistico. Só que esta passou em prime time, na RTP, em estilo de grande propaganda contra o nosso mágico clube e o seu presidente.

    Será que a televisão para a qual todos contribuimos aceitou esta "encomenda" numa conjuntura em que o apito dourado se está a transformar em apito encarnado?

    E a tourada que se constata na justiça, em que os sentimentos anti-fcp se sobrepõem à ética profissional?

    Hoje sentimos que realmente...qualquer que seja o presidente do nosso clube...será sempre um alvo a abater.

    Culpem o terceiro mundismo bem português da inveja e da maledicência.

    Sim, também eu concordei com Rui Moreira que PDC misturou a sua vida privada com a do clube; Sim, também eu critiquei alguns actos de gestão.

    Mas, perante esta iniquidade, impõe-se esta atitude: contra tudo e contra todos. Estou com o presidente, até ao final do seu mandato. Acabo aqui com as críticas à gestão. Viva Jorge Nuno Pinto da Costa!

    Alguém que dê a pedrada no charco pestilento do poder centralizador de república das bananas que ao longo de séculos se concentrou em milhares de acéfalos sem norte.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  13. subscrevo o que o luis filipe disse! acho curioso que este documentario venha para a televisao dias depois do chamado apito avermelhado rebentar!

    ResponderEliminar
  14. Pois é, lembraram das atitudes violentas dos SD, e não se lembraram da Taça de Portugal em que os jogadores do FCPorto foram apedrejados.

    Mas fiquei contente em ver Óscar Cruz, Gaspar Ramos e Octávio dizerem que ele faz tudo pelo FCPorto e que não olha a meios para atingir os fins...abençoado Homem.

    Outra coisa, em tantos anos de presidência do FCPorto e nascido numa familia nobre, nunca foi considerado dos mais ricos de Portugal, o orelhas ainda lá anda agora e já o é, se calhar é porque os pneus deslizam muito com o pó branco.

    ResponderEliminar
  15. Este BenniMccaco deve ser um dos judites denunciados...É triste verificar a qualidade moral dos elementos desta Polícia considerada por mim durante muito tempo como uma Polícia de Elite.Este País está mesmo a precisar de uma limpeza geral! Ainda agora estive a ver a programação da RTPl e a assistir a mais uma peça de intoxicação da Opinião Pública...A RTP deve estar a querer conquistar espaço de manobra junto de quem? Não estarei longe da verdade se insinuar que se querem aproximar do Benfica? Bem me parecia que a todo aquele ataque não seria dado o direito do contraditório...Só lamento que haja uma pleiade de personalidades que se sujeitem a ser cúmplices em mais este ataque ao Presidente. Do Marinho Neves -funcionário do Sporting e informador deste das nomeações dos árbitros com antecedência como o próprio presidente do Sporting admitiu- não surpreende faz parte de um grupo bem numeroso de inimigos figadais de Pinto da Costa. Do bronco do Construtor Civil -ex director- que dizer, eles pegam nestas personalidades para se rirem à farta do Porto cidade e nada mais. Aquela de afirmarem que o Rui Rio foi atacado à saída da Câmara Municipal é mais um exemplo de falta de rigor e verdade, tudo o que é mostrado aconteceu em plena Rua de Passos Manuel -mesmo em frente ao estabelecimento da Laura Rodrigues- à saída de uma reunião ou assembleia no Clube Ateneu Comercial do Porto...A propósito Laura Rodrigues depois de ter metido ao bolso 500 mil contos do senhor Amorim, já não viu ou colocou entraves ao Plano de Pormenor das Antas... Ductilidades...Foi uma bonita maneira de extorquir dinheiro -meio milhão- ao conhecido Industrial. Tudo com a cumplicidade e a pedido do presidente da Câmara do Porto! O Plano de Pormenor das Antas já estava aprovado e mais que aprovado e só um estratagema deste senhor permitiu reabri-lo para esta extorsão poder ter lugar! Correram duas vezes os mesmos prazos legais e só no fim do 2º período é que surgiu a Associação de Comerciantes a reclamar da legalidade do Projecto!...Lembram-se? Agora os comerciantes perguntam-se aonde pára esse dinheiro, que dizem estava destinado na altura, para cobrir a Rua de Santa Catarina e 31 de Janeiro e com isso revitalizar o Comércio da Baixa da Cidade...
    Nem vale a pena falar do Octávio Machado -ele a defender o seu querido Fernando Gomes, quando todos sabemos de agressões mútuas e insultos entre eles na Madeira antes de um célebre jogo em que o Gomes se recusou a ser suplente- é uma triste pessoa ...E que dizer do homem forte do Râguebi Benfiquista que foi um dos indivíduos que mais incendiou o Futebol Português. Engraçado que ele refira precisamente um jogo que lhe deu um Título de Campeão Nacional -que heróis aqueles, vestiram-se nos corredores- por causa segundo disseram, do cheiro a "bagaço" no balneário do Benfica -não perguntaram ao Toni onde pôs ele o garrafão?- entraram aos empurrões e bofetadas no campo e milagre dos milagres mesmo assim ganharam! Surpreendente o árbitro era de Lisboa, Carlos Valente...Era assim que o Porto controlava as arbitragens! E lá está a referência a Cavaco Silva e ao Ministro Catroga...Ao Paulo Portas.Coincidências?...Não acredito em coincidências. Sinceramente começo a ler todo este Processo como um acordo de regime entre as forças Políticas mais importantes para calar e silenciar situações embaraçantes para ambos e para acalmar o Povo vão tentar oferecer-lhes a cabeça do NGP na bandeja...Parece-me cada vez mais claro que será esta uma das arestas nucleares desta estratégia, Casa Pia para cá, Moderna para lá, Isaltino para acoli e contas acertadas, sacrificam o cordeiro!...

    ResponderEliminar
  16. So espero é que o habilidoso do Rui Rio não contribua para destruir uma das pontes ex-libris da cidade, se tiver azar e isso acontecer é mau para o Porto Cidade mas por outro lado até será menos mau, pois os Portuenses não lhe perdoarão mais e correrão com ele como bem merece!

    ResponderEliminar
  17. Não vi a reportagem, mas aos indícios da "polémica" que a rodeavam adivinhei que não ia perder grande coisa.
    Um dia, no Record, a propósito do lançamento do livro de Jorge Coroado, quando este disse que "Pinto da Costa é terrível na defesa do seu clube" (sem aludir a maustratos a árbitros ou coisa do género que Coroado garante nunca se ter passado com ele próprio), pois no Record o título foi: "Pinto da Costa é terrível".
    Ainda em Dezembro último, em entrevista ao Correio da Manhã, Coroado viu em título uma frase sua: "Os árbitros temiam Pinto da Costa e Valentim Loureiro". Mas a entrevista falava muito da carreira de Coroado em que este denunciava as pressões sofridas da parte do Benfica, de Gaspar Ramos que ameaçou acabar-lhe a carreira, o juiz Cândido de Sousa (se bem me lembro do apelido) com um processo por difamação da parte do árbitro, etc, etc., etc., mas isso ficou lá nas muitas linhas das 2 páginas da entrevista.
    Depois, e por fim, há sempre interesses em publicar ou emitir certas coisas, da parte dos próprios OCS. E o poder bafiento do Benfica estende-se pelas instituições radicadas na capital.

    ResponderEliminar
  18. Mais uma peça de lixo jornalistico para carneiro ver e apreciar.
    Custa-me ver e ler pessoas ligadas ao clube dizerem que nao vao denegrir a imagem do Presidente e fazerem precisamente o contrario.

    Precisamente por nao ter ido acrescentar nada de novo, Rui Moreira deveria ter-se abstido de pactuar com carneirices.
    Porque de propaganda jornaleira do regime, ja todos estamos fartos.

    Gosta muito de protagonismo. Em vez de utilizar esse protagonismo em prol do clube, utiliza-o em funçao de si proprio...é pena.

    ResponderEliminar
  19. Quanto ao Jesualdo, acho que é um treinador sem chama nem talento para altos voos. Medroso, sem garra.
    Pode ser que tenha sorte. Pode ser que a concorrencia ainda seja mais fraca. Parece-me que é.

    Espero que saia daquela caixa de medo e se solte, por forma a dar oportunidade a jogadores de nivel e ao Porto, de controlar o jogo, mandar no meio campo e ganhar jogos.
    Porque quando se contratam reforços, alguns sao para jogar, senäo näo säo reforços.
    Ou o Professor vai-me dizer que este ano sem Anderson e Pepe e sem reforço nenhum a titular, a equipa esta mais forte? Entäo que raio de escolhas foram estas para reforçar a equipa?

    O medo e a falta de talento também se ve nas suibstituiçoes.
    Compreendo porque nao o quiseram mandar embora e concordo com a decisao. Temos de viver com o que temos.

    ResponderEliminar
  20. Creio que tens razão Soren, depois de o ter defendido ontem, hoje sou obrigado a reconhecer que Rui Moreira se deixou manipular de forma clara e pior é que ele é ou tem obrigação de ser suficientemente inteligente para o saber e perceber.
    -Parti ontem do princípio que haveria um debate -embora tivesse e manifestasse dúvidas quanto à intenção e ao conteúdo do programa- não houve nada mais a não ser um somatório de declarações tiradas em tempos e sítios desencontrados e amalgamadas e conjugadas para dar uma autêntica salada de frutas de ataque a Nuno Pinto da Costa. E o que fica no final desse programa, é por contradição não procurada por quem o idealizou, o reconhecimento quase unânime do seu grande amor ao nosso Futebol Clube do Porto...Tal como dizia a Leonor Pinhão -vejam bem quem eu fui buscar, mas é pertinente- a pior acusação que podiam fazer ao LFV -referia-se ela ao Programa da SIC e às declarações de Jorge Nuno na semana passada- era ele ter alguma vez festejado as derrotas do seu Benfica, ainda por cima na companhia de Pinto da Costa! Pois é, mas isso ninguém o pode negar, ainda que doa muito à Leonor ouvir estas verdades, contrariamente ela não pode acusar do mesmo Pinto da Costa!
    -Passando agora um pouco à frente, tudo isto acontece porque o campeonato arranca no próximo fim-de-semana e alguma novela iria ser criada para animar as hostes desportivas Nacionais. Só que nós já começamos a enjoar, da completa falta de originalidade destes "sacripantas" e realizadores de meia tijela! Por favor não insultem a nossa inteligência! E já agora Dtr. Rui Moreira, fiquei com a sensação de que hoje cravou fundo um prego na sua posição como adepto e candidato à direcção do FCPorto! Junte-se aos senhores Rui Oliveira e Costa, António Pedro de Vasconcelos e restantes componentes do Trio de Ataque e faça pela vida em Lisboa! Eles defendem bem os seus pontos de vista e não cedem um milímetro e o senhor vai continuar a dar-lhes o baralho de barato e a fazer o papel de menino bem comportado?!...

    ResponderEliminar
  21. Bom, é evidente que a isenção jornalística e o confronto de fontes não passaram por ali.

    Mas só um aparte, este "documentário" teve ainda assim uma grande virtude: eu nunca tinha visto o golo do Ademir Vieira, o tal que acabou com a travessia do deserto, e finalmente o pude ver! Aqueles momentos de nostalgia valeram por todo o resto, e bom seria se se fizesse um documentário a sério (ou mesmo uma série deles) sobre essa fase da história do Futebol Clube do Porto. Afinal de contas, as imagens devem andar por aí...

    ResponderEliminar
  22. Existe um canal que se chama RTPMemória que pode servir para mostrar jogos de todas as cores e não só jogos dos Benfica/Sportings...Também me parece ter sido a primeira vez que vi em televisão estas imagens e do golo só guardo na memória, a imagem de um bólide que vinha na minha direcção, eu estava mesmo atrás da baliza onde ele entrou e ficou aconchegado! É verdade que mesmo das noites mais tristes conseguimos retirar algo de positivo, mas o que fica é um enlatado de opiniões bem direccionadas! Ainda vão dizer que o "Sistema" foi criado no tal colégio de Santo Tirso!

    ResponderEliminar
  23. Gostei de ver esse golo do Ademir e os golos do Prater com comentários em directo de M.Prates e R.Cristovão, 2 jornalistas q n são do FCP mas q vibraram nesse dia.

    ResponderEliminar