Páginas

24 janeiro 2015

Que hábitos traz Lopetegui de Espanha?

Não quis falar de arbitragem em véspera de jogo, um método que súbita mas silenciosamente se foi implantando no FC Porto e que parece já vir de longe, creio que desde o início deste século - uma eternidade, portanto. O treinador do FC Porto faz bem. E já aprendeu, decerto porque ninguém o ensinou até aqui e teve de aprender por si mesmo, que o FC Porto tem de ganhar sendo muito melhor do que os outros, ser melhor não chega como se viu com Sporting e Benfica no Dragão e em vários jogos onde perdeu pontos, a começar por Guimarães.

Percebo, e já tinha entendido, a sua formação. Em Espanha fala-se muito de árbitros, mas em geral comedidamente, não que se poupem as críticas, mas por estas serem localizadas, reduzidas ao jogo em questão. Aqui e ali os jornais desportivos, bem distribuídos e assumidos também em Madrid e Barcelona, fazem umas contas a golos, penáltis, cartões...

O que nunca se faz é esconder, retirar da circulação própria dos factos. E não estão com meias-tintas.

Ronaldo foi expulso em Córdoba e já se sabia ao fim do dia o teor da acta do árbitro. Não, não é quebra do segredo de justiça. O árbitro escreveu e sabe-se logo tudo no dia, quiçá antes de algum destinatário do relatório do jogo aceder às palavras exaradas pelo juiz da partida.
 
Depois, não há que adocicar a coisa e regatear situações análogas, seja com quem for. O português Duda teve castigo pesado por falta semelhante.
 
E como isto, uma "provocação, não é um jornal de Barcelona que expõe, mas de Madrid, nada como seguir folheando o online do Ás.
 
 
 
A Imprensa desportiva espanhola pode ter muitos defeitos mas a de Portugal não chega para apanhar as sobras, já o referi abundantemente.
 
Daí que estranhe o comportamento de Lopetegui, que não a sua inadaptação ao normal "consumo" da bola tuga. Tem sido elogioso para as equipas, os jogadores e os treinadores, reconheceu o nosso campeonato difícil e não há dúvida que se surpreendeu com muita coisa.
 
Até os portistas, decerto, com ele.
 
Tenho dúvidas que isso conte só a seu favor. É que não tinha "ni idea", denota que não foi "informado" do que era isto e a "duras pruebas" lá inculcou o que os portistas sabem desde sempre.
 
Este País não é para o FC Porto. Até pela sua reacção à falta de prémios na alegada gala da FPF.
 
Isto não são sintomas. São doença crónica. Lopetegui não veio vacinado. Evita o contágio. Superará o câncro?
 
Quanto ao título do Ás sobre a partida, não é surpresa para mim. Já na época passada, apesar dos golos de CR7, além de di Maria, Bale é que salvava aquilo no Real Madrid. Lembro a conquista da Taça do Rei e a vitória na Champions. Mas CR7 é que levou a Bola de Ouro. Cruijff não entendeu, ninguém de bom senso entende mais isso.
 
Não é só uma questão de estilo, mas de formação.







Sem comentários:

Enviar um comentário