21 junho 2011

Faz-se História com Vítor Pereira: «Os nossos rivais desesperam»

Como, em bolandas, não tive tempo de inserir foto, o que é imperdoável para um momento comko este, aproveito para meter uma capa do dia. Vítor Pereira é o nosso treinador, espinhense e de há muito ligado ao FC Porto (treinador dos iniciados e não dos juniores como refiro abaixo). Ainda nem li jornais, hoje 4ª feira, à excepção de A Bola no sítio onde almocei. Do geral que pude ler, de relance, nem uma referência à aposta inédita num adjunto, homem da casa. É estranho mas, como sempre, primeiro é assim, depois entranha-se. E decerto vai ter muito sucesso. Reparei, até, que o dia 1 do Benfica passou quase para 2º plano. E espero que os resultados do FC Porto dêem sempre razão a essa primazia. Somos Porto.
O FC Porto reagiu à campeão e Pinto da Costa fez o discurso, com a acção inerente, que compete a um estadista da Nação portista: rei morto, rei posto, nada de olhar para o passado, olhar para o futuro, enterrar os mortos e tratar dos vivos, manter o nível e dar um passo em frente. Ao escolher, pela primeira vez na sua gestão um adjunto, Pinto da Costa mantém a aposta na juventude, garante a continuidade do trabalho encetado e até pode ter ganho simpatias no reino da arbitragem com a nomeação do homónimo da CA da Liga.

Vítor Pereira é uma belíssima opção, para mais vincando que foi apenas opção de AVB sair porque assim o entendeu e não leva consigo todo o staff, já antes delapidado com Pedro Emanuel a sair para a Académica. De Vítor Pereira, de resto, retenho uma sua declaração, forte, no final de um jogo em que esteve a liderar a equipa por castigo de AVB, não lembro agora qual jogo mas foi no final do ano e na fase incaracterística de descompressão da equipa que geria os resultados sem jogo muito apelativo. Com mais uma vitória magra, então, Vítor Pereira reconheceu que era "frustrante para os nossos rivais que desesperam pelos nossos deslizes", cito de memória com o respeito do sentido da frase que não deve ter sido exactamente esta.

De resto, ex-treinador dos juniores, com a cultura da casa, Vítor Pereira "ansiava" também este cargo de "sonho". Pinto da Costa não quebra a cadeia de comando como em anteriores situações e nem sempre bem sucedidas. Agora, manter os principais jogadores ante uma cara que já conhecem é sinónimo de podermos ter mais uma boa época pela frente.

De resto, aos 15ME já encaixados com a saída de AVB, mais os 18ME da cláusula do novo técnico, pois o FC Porto fica a ganhar 33ME. Nada mau, para quem não perde para o que se avizinha, assim a sorte acompanhe o novo técnico.

Um dia histórico, entrou oficialmente o Verão e temos Governo bem engendrado com figuras carismáticas e fulcrais para atacarem problemas dos quais os mesmos vinham falando, podendo comprovar na prática a sua teoria. Um discurso de posse de Passos Coelho a ditar logo o fim de 18 governadores civis redundantes no espernear dos postos que se julgavam eleitos para sempre à custa do erário e sem vantagens visíveis para o público.

Histórico, ainda, com a nova presidente da AR, uma mulher na Assembleia onde a parlamentarice da praxe, digna dos que vivem à custa do sistema e advogam o corporativismo dos assentos em S. Bento, vergou um homem que ousou afrontar o sistema e teve mais de um milhão de votos na corrida a Belém para PR. Assunção Esteves, que não conheço, pode fazer vergar, ela mesmo, a rotina do deixa.-andar parlamentar com má educação e até larápios de gravadores à mistura, pondo ordem e respeito na chamada casa da Democracia que tanto deixa a desejar.

17 comentários:

  1. ZL nem mais, VÍTOR PEREIRA excelente escolha, vamos vencer outra vez.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  2. Também eu fiquei satisfeito com a escolha do novo treinador e a intervenção de PC na apresentação do mesmo encheu-me as medidas (muito mais do que noutras intervenções recentes, como a última grande entrevista dada à RTP por ex.)
    Além disso há aqui um pormenor que neste caso diz muito: Vítor Pereira "desceu" o degrau de treinador principal para adjunto no inicio da época passada e foi escolhido por Pinto da Costa para a equipa técnica do ex-treinador!

    ResponderEliminar
  3. Quanto a Vítor Pereira, parece-me que por parte da comunicação social (e se calhar por parte de alguma nação portista) a coisa vai ser assim: se correr bem - títulos e bom futebol - e André Villas-Boas não for brilhante por Londres todos dirão que ele era a máquina da anterior equipa técnica, se correr mal, será aposta de risco do presidente em treinador sem experiência de primeira liga como técnico principal, que não se livrou da sombra Villas-Boas. A gente já antecipa o que eles escrevem... ;)

    Para adjunto, algo como João Pinto ou Rui Barros de regresso ou estamos mais numa de Rui Gomes (juniores), Paulinho Santos ou Capucho (já trabalhou com Vítor Pereira nos sub-15 do clube)?

    Atenção à sempre importante escolha de preparador físico, José Mário Rocha foi excelente durante esta época.

    Para terminar fui investigar: curiosa classificação do curso de nível IV onde Vítor Pereira foi segundo classificado. O primeiro foi Bruno Moura, actualmente no Santa Clara, depois de Beira-Mar e preparação física de Benfica, depois o nosso Vítor Pereira, depois José Guilherme - passou pelo Porto e Federação e este ano passagem fugaz pela Académica e quarto Rui Jorge, dos sub-21. É a prova de que estas classificações valem o que valem... E são muitas vezes citadas.

    ResponderEliminar
  4. Construí uma teoria digna de Maquiavel:
    -AVB foi instruído por PC para ir a Londres e disponibilizar-se a treinar -enquanto dizia que o PC não sabia de nada- apenas para que o FCP sacasse os 15 milhões da cláusula de rescisão...Mas o plano vai mais longe, depois de ser contratado AVB deve convencer o trolaró do Abramovic a comprar mais uma ou duas vedetas do FCP e assim fazer entrar mais 70 ou mais milhões, na tesouraria fcpêniana...
    Esta é uma fórmula que vira tudo ao contrário.

    ResponderEliminar
  5. Uma das coisas que sempre admirei no Porto é que mesmo perante o maior caos as pessoas respondem com enorme calma e preparação. Issod emonstra projectos bem pensados, com bons planos B, com humildade. Creio que perante a proximidade da época foi a melhor opção, e tendo bastante para provar vai dar o máximo. O engraçado é que todos os treinadores da liga portuguesa são portugueses, o que é bom!

    ResponderEliminar
  6. Escrevi uma carta para André Libras Boas, partilho-a convosco:

    http://oolhovivo.blogspot.com/2011/06/andre.html

    ResponderEliminar
  7. Eu confio no Vitor Pereira e ele sabe que nós estaremos sempre presente. Somos diferentes porque somos melhores. Somos Porto!!

    ResponderEliminar
  8. Prontos, já sabemos que, em geral, reagimos como adepto. Com paixão. Mas mais ou menos descabelada. Nada a dizer, só constatar o óbvio.

    Sem recriminações. Cada qual tem a oportunidade de dizer o que acha. Tudo bem.

    Importante é que o FC Porto deu um passo em frentee desdramatizou a tal "bomba" que os uivadores queriam acentuar como formad e enfraquecimento do FC Porto. Nada mais falsao, nada mais fútil, nada mais imbecil para quem mebarcou nisso.

    Acho que o FC Porto sai fortalecido. AVB ficará, sempre, como o treinador que, em todos os sentidos, mais me encheu as medidas. Os talibãs de merda crucifixam-no. Vulgar. O=s que pensam mais no FC Porto olham em frente e não precisam de fatwas para desencadear uma jihad...

    O FC Porto reagiu à altura, vendeu por um preço recorde um treinador depois de ter iniciado a era das clásulas de rescisão por um treinador. O FC Porto reagiu em grande. Mais nada.

    Esta questão voltaria a suscitar um dos meus debates infindos sobre uma matéria de coisas do futebol, como os orçamentos que muitos contestam em dia mau mas não tugem nem mugem em dia bom. Para ter um treinador como AVB era preciso mais e mais, alargar o orçam,ento tal como tem de ser feito para enfrentar bem a Champions.

    Adiante.

    Continuo a insistir contra aqueles que, dentro do seu direito, acham-se bravos o suficiente para rejeitarem uma proposta de 3 ou 4 vezes mais. Repito, na vida real, em especial no futebol, não me lembro de situação alguma do género. Nenhuma mesmo.

    Quanto ao AVB, não é só ir ganhar muito mais, como legitimamente qualquer um ambicionaria.ç Junta-se-lhe o desafio de estar na Premiswership, o melhor campeonato do mundo, num país decente, com um sentido do futebol especial transversal em toda a sociedade, uma Liga claramente a melhor do mundo, é um apelo irresistível.

    Quem me dera poder falar mais da Liga Inglesa em vez de, como irei voltar a fazer, repetir como é mau o ambiente em Port5ugal, os pasquins desportivos, a estupidez nacional do futebol falado. É de tudo isto que AVB foge, aliciado por muitos milhóes que ninguém em seu perfeito juizo enjeitaria. Como antes fugiu Mourinho. E fez bem.

    ResponderEliminar
  9. É curioso que ninguém comenta - para lá do wishful thinking - a frase que eu pus no título e que é das poucas coisas que fazem recordar VP da época anterior.

    Até gostaria que alguém me lembrasse de que jogo se tratou...

    Mas a memória e o sentido das realidades dos adeptos em geral é este, algo vazio e muito preenchido mais por emoções do que por razões.

    ResponderEliminar
  10. Vítor Pereira orientou o FC Porto em partes dos jogos com Vitória Gumarães, Sporting e Setúbal. Ouvi-o falar no final destes jogos, terá sido nalgum desses jogos que ele disse essa frase do título, em Alvalade ou Setúbal, talvez.

    ResponderEliminar
  11. "It was going well at Porto, what convinced you it is the right time to move to Chelsea?

    I think it is a massive individual challenge which I felt I should take. I went to a magnificent year in Porto and the split from Porto is not something that is not easy for me because it is my club, the club I have defended a lot. Porto is my city and there is no running away from it, Porto supporters will always feel like there is nothing I can say that will delete their sense of being betrayed.
    But I felt it was a challenge I needed to make with the importance of Chelsea, the importance of the Premier League and happily I left Porto with good success. Now I face this new challenge and focus again on being successful at Chelsea."

    André Villas-Boas, no site do Chelsea FC. É assim que se despede, pronto.

    ResponderEliminar
  12. "Os nossos rivais desesperam..."

    Zé Luís, muito francamente, esta saída à "homem invisível" do AVB em vez de desesperar os nossos adversários fê-los exultar e de que forma, era ver a cara deles sempre que davam as notícias.
    -Àquele trio de jornalistas que discutiu a questão na SIC -Ribeiro Cristóvão, etc- na noite da desgraça, só lhes apetecia sorrir em cada palpite ou pista que lhes era concedida.
    Acho que isso diz bem do que aconteceu.

    ResponderEliminar
  13. Acho que é chegada a hora de levantarmos a cabeça e tentarmos seguir o caminho, ha uma lição para aprender com tudo isto, e digo-o quando ja leio aqui nos Foruns do Chelsea FC os adeptos ingleses a darem as boas-vindas a Falcao e a postarem videos de golos que o nosso 9 fez durante o ano que passou..

    A partir de agora julgo que o limite minimo na clausula de rescisão dos nossos atletas e treinadores deveria ser fixado sempre em 100 Milhões de euros, independentemente de se o jogador é A, B ou C ou se é um tecnico no qual apostamos muito ou pouco, não va o diabo tece-las...

    100 Milhões embora nao sejam proibitivos para chegar aqui um Abramovich e decida gastar esse montante e levar-nos 1 jogador ou 1 treinador, certamente levará apenas 1, não levará 2 ou 3...

    Toda a gente no forum do Chelsea diz que mais vale comprar no FC Porto do que ir estourar numa incognita qualquer, acho que isto faz o quadro actual, de facto o FC Porto é sinonimo de Qualidade e de aposta segura... mas demasiada aposta pode ser mais nefasta para o clube do que benefica, conseguimos sobreviver bem se perdemos 1 treinador e 1 jogador, mas se perdemos de uma assentada a equipa tecnica toda e mais 4 ou 5 jogadores titulares ai por mais dinheiro que tenhamos estamos em serias dificuldades...

    ResponderEliminar
  14. http://aeiou.expresso.pt/deve-ser-massacrante-estar-a-8-pontos-diz-adjunto-do-fc-porto-video=f619764

    Acho que era isto, caro Zé Luís!

    ResponderEliminar
  15. Grato pela diligência, Carlos, deve ser isso, bom trabalho.

    ResponderEliminar
  16. Para que conste, a Assunção Esteves é uma grande Portista.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar