06 janeiro 2016

«Sentir+» o «Somos Porto»?

Vida profissional e outras vicissitudes afastam-me cada vez mais dos jogos e também não poderei ver o desta noite, provavelmente nem os próximos, distanciando-me de uma realidade que não tenho gostado de ver, o da deterioração do FC Porto enquanto unidade agregadora e identificativa, de décadas, e o de confirmação de um presidente decrépito e uma SAD amadora apesar de muito bem paga, que cruza os braços após o início de época e nem tuge nem muge, como muitos portistas lamentam e cansam de tão ensurdecedor silêncio.
 
Pois a última foi saber que são uma das claques (ainda que oficiais) a apelar à união dos sócios, para evitar assobios e quejandos. A comunicação do clube é risível, quando não idiota se porventura inexistente, e a instituição não é representada por ninguém, mesmo que uns quantos basbaques, presos a figuras de filigrana de antigamente, esperarem por Godot, no cruzamento de estradas, sendo que só esperam, afinal, que o presidente fale, como se ele tenha dito algo de jeito que alguém se lembre em muitos anos...
 
Eis a recepção ao Rio Ave, propícia a mais assobios se as coisas não encarreirarem desde o início. Antes de dupla ida ao Bessa, a fechar a 1ª volta e a disputar uma passagem às meias-finais da Taça de Portugal. E, logo a seguir, ida a Guimarães e recepção ao já bem conhecido Marítimo, aliás, aquele que muito bem conhece o FC Porto...
 
Repita-se: a equipa tem mais pontos do que na época passada, está mais perto do 1º lugar, continua na Taça mas a da treta já foi quando o presidente - não se riam... - garantia um empenho redobrado (nos outros anos, afinal, foi mesmo a brincar, ninguém notou isso...) por causa do esforço do novo presidente da Liga, o Proença de outras guerras que também vai passando como se não existisse.
 
Mas a equipa não convence, não agrega, não é maior do que a soma das partes, não tem paixão, rigor, ambição e mais um adjectivo qualquer que em tempos foi inventado mas sem que o "quatuor" elencado seja aplicado à SAD macambúzia entretida em outros esquemas e vigilâncias com o que o clube nada tem a ver, apenas, mais uma vez, a defesa dos dirigentes excelentíssimos, quais intocáveis da corte do Rei Luís XIV, diziam que "o Sol".
 
Passou a fase, qual peregrino no deserto, do "Sentir+" que ninguém sentiu, nem a liderança que logo se esfumou antes de as chouriças, os presuntos e as farinheiras serem postas à lareira...
 
E o "Somos Porto", como num comentário do post abaixo um amigo anotou muito bem, é uma treta, infelizmente verdade.
 
Lopetegui bem se esforça mas, à imagem do clube, não diz nada de jeito, que se retenha, é mais um isolado, entregue aos bichos que o deixam queimar em lume brando.
 
Dá pena o espanhol, entretanto sujeito, pelo silêncio da máquina de comunicação montada sabe-se lá para quê além de safar amigos de apertos profissionais, a pressão do exterior por omissão de defesa para lá da presença do presidente e do CEO que os jornais lembram, e fotografam se puderem, nestas ocasiões, como se os profissionais não fossem para isso, para lá estarem.
 
Porque fica a fala de "dois legumes" sobre a sua cabeça: se os adeptos exigem a sua demissão é porque são orquestrados pela SAD para o "empurrarem"; se a equipa não progride e não evolui, apesar de estar pontualmente melhor do que há um ano nesta altura da época, a SAD nada diz ou faz porque acredita no trabalho do "Lopes" e... é no fim que se fazem as contas.
 
De resto, é mais consensual ainda que, tendo também mais um ano de contrato, Lopetegui sai no final da época, fala-se no regresso de Villas-Boas mas isso importa pouco aqui. Só que isso fragiliza o treinador ainda mais, porque o rumor cresce na Imprensa e nada o contraria. Porque o FC Porto de uma ampla gama de meios de comunicação próprios e gente bem paga para isso, além de se estorvarem arrastadamente, não só não tem comunicação, como não faz, digamos, a anticomunicação ou contra-informação. Daí o FC Porto ser soterrado por factos ilusórios - Carrillo é repetido há meses, mas volta e meia tanto é dado como renovando em Alvalade como indo para os Manchesteres desta vida - e pseudo-informação, aterrando sócios e adeptos pelo mutismo estúpido na era da globalização e redes sociais e canais múltiplos de informação. 
 
Ontem constava que o sadino Suk estava contratado, não sei se sim se não, mas a forma de jogar do Porto - que jogo joga o FC Porto? - não enquadra com um ponta-de-lança jovem e tenro. O problema é o jogo, o modelo mais precisamente, e não o jogador A ou B. E o problema, aí, é do treinador. E, com este, é da SAD, a tal entidade que parece inatingível e intocável que devia gerir e não gere, deixa correr o marfim porque... é no fim que se fazem as contas.
 
Consta como muita coisa, mais uma vez Vítor Baía a competir para presidente já que a prosápia de António Oliveira, outro "histórico" mas só fala-barato, não dá para mais...
 
E o FC Porto vai sendo isto, uma tristeza de arrepiar e pobreza de franciscano espírito de levar e dar a outra face.
 
Vai havendo um ou outro morcão que acha ser antiportismo dizer isto mas ao menos esse tipo de "adepto", porventura com menos anos do que eu de presenças nas Antas de outros tempos, não deve assobiar a equipa... Eu também não, sei assobiar mas não gosto e, por isso, nestas ocasiões, preferiria não ir do que ir para assobiar. Agora, analisar e criticar nada me impede, era o que faltava, e acharem que esta humilde, e própria, mas não isolada, ao invés até partilhada, opinião conta como "destabilizadora" é só da bacoquice de quem acha não dever beliscar a "gestão" e fechar os olhos às asneiras que se acumulam e há anos denuncio aqui.

1 comentário:

  1. Muito bem escrito e concordo com tudo.Esta Sad é a nossa vergonha e o PC não existe.Nem depois do roubo de Guimarães falaram, não sei para que serve o Torto Canal nem o diretor de comunicação a única coisa que se vê fazer é nas conferências de imprensa dar ordem de fala aos jornalistas. Grande tacho.

    ResponderEliminar