15 junho 2007

Investiguem, investiguem...

Favores da arbitragem
Talvez seja conveniente lembrar alguns escândalos de 2003/2004 que merecem a melhor e mais douta investigação que seja possível.



In Blasfémias

Edgar
Já este escândalo é bem recente, foi um brasileiro que ia para sul e de repente resolveu ir para norte, terá sido outro favor?


Kazmierczak
Outro actual e ainda mais escandaloso foi um polaco dizer que o clube em que queria jogar era o FCPorto porque era o melhor, isto quando já ia também para sul e mudou de direcção. Será este mais um favor?




Investiguem, investiguem...

Por falar em... Reforços
"Numa altura em que os clubes se encontram em maiores movimentações no mercado de transferências, eis que surge a notícia de um grande reforço apresentado pelos adversários do FC Porto, a acusação formal de Pinto da Costa.

Muito melhor do que um qualquer avançado sul-americano ou italiano, da permanência de Simão ou da renovação de Moutinho, este “reforço” de pré-temporada, intermediado pela procuradora Maria José Morgado, parece dar uma maior confiança aos adversários do FC Porto que vêem nesta acusação um prenúncio de vitórias e títulos que lhes anda arredio há muitos anos, mais precisamente há vinte e cinco.

Entre gritos de felicidade e desejos de vingança, muitas pessoas em Portugal continuam a acreditar piamente que Justiça será feita, enfim. Para estas pessoas não existem trâmites normais e etapas a cumprir no desenrolar dos processos jurídicos. Para estas pessoas não existe presunção de inocência nem direito à defesa. Pinto da Costa já devia estar preso e o FC Porto despromovido (na melhor das hipóteses…). A Justiça que estas pessoas pedem é a justiça das suas crenças (não dos factos) e naquilo que lhes é dado a ouvir em relatos fantasiosos, em comentários facciosos e em livros de cordel.

Neste caso, como em muitos outros, independentemente do veredicto final, Pinto da Costa já não se livrará, nunca, da infâmia e das injúrias caluniosas que, contra si, todos os dias lhes são proferidas. Com ele, a reputação do FC Porto tem sido abalada profundamente e isso tem-se sentido nas actuações arbitrais e arbitrárias em prejuízo da equipa azul e branca. Por isto, não tenho dúvidas que se existem interessados na celeridade do processo e na sua resolução de uma vez por todas, eles são os adeptos do FC Porto, cansados deste delírio colectivo de vingança e de sangue.

Não tenho dúvidas de que os casos de corrupção são muito difíceis de analisar. As teias em que se envolvem são quase imperceptíveis e impenetráveis. Por isso, apelar para a justiça desportiva, nestes casos, não me parece sensato nem inocente. A justiça desportiva não é munida de uma polícia de investigação ou de uma polícia judiciária que lhe permita estar ao corrente de todos os factos. Para além do mais, a ideia que temos é que a corrupção não deve incidir só num sector de actividade, antes se propagando e imiscuindo em vários meios por forma a tornar-se mais forte e eficaz. Mesmo um sector como a magistratura e dos tribunais não está a salvo desta teia corruptora e corrompida. Ainda esta semana o famoso fiscalista Saldanha Sanches denunciava a promiscuidade e a corrupção existente entre os poderes públicos e magistrados. Ele lá deve saber do que fala, com uma procuradora em casa…"
Vasco Guimarães in zerozero.pt

44 comentários:

  1. Não precisei do video para verificar que o Edgar é grande jogador...Bastou analisar os jogos pelo Beira Mar.
    Julgo que encontrámos o sucessor do Jardel e o video demonstra isso...ah e tem 20 anos....
    Cumprimentos do Louro.

    PS o couceiro é mesmo fraco treinador....

    ResponderEliminar
  2. so ha um pequeno detalhe que ainda nao percebi na historia do Kaz...
    O Kaz revelou-se um dos melhores do Boavista deste ano, como tal, vai ser transferido para o Fc Porto, um dos grandes clubes da Europa, e isto tudo acontece porque um tal de Pogon, ou la como se chama o clube Polaco, nao o quer????
    Quer dizer, interessa ao Porto e nao interessa ao Pogon?
    Se alguem tiver a pachorra de me explicar esta questao, eu agradeco.

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao Edgar...este puto entusiasma-me...
    a ver vamos.

    ResponderEliminar
  4. Muita poeira para os olhos, muita poeria para os olhos.
    No mercado de transferências e no "a"Pito Dourado...
    Ao Pogon o jogador se calhar não interessa porque se calhar não vale o dinheiro que dizem que vão pagar por ele porque terá sido inflacionado pela estúpida guerra de Benfica quer/Porto disputa/Benfica ataca...
    Para mim se o Benfica quiser que compre. O Porto tem é de se preocupar em sinalizar/referenciar antes da concorrência jogadores com potencial e que lhe interessem.
    De qualquer modo, tanto o Kaz como o Edgar podem confirmar-se como pérolas em crescimento. Aguardemos.
    Já agora, então não é que Lucílio Batista foi o segundo melhor árbitro da época 2006/2007? Como diria o Fernando Peça, e esta hein?

    ResponderEliminar
  5. Prefiro aguardar pela justiça, pois se é verdade que os adversários fazem demasiado alarido em torno do caso apito dourado não é menos verdade que à mulher de César não basta ser...e depois do próprio Augusto Duarte ter vindo dizer que de facto foi a casa de PdC mas apenas como visita de cortesia...bom, resta-me colocar as mãos na cabeça e esperar.

    Ainda assim estranha-se a "inexistência" de processos de investigação para os lados da Luz. Depois do que assistimos no ano em que o avôzinho Trappa ganhou o campeonato, não se entende que nada exista no sentido de averiguar a vergonha pública que foi ver o Benfica a ser levado ao colo. Depois das afirmações dos treinadores do Estoril-Praia sobre os convites de Veiga para almoçar com jogadores da linha antes do jogo do Algarve, não sei o que se possa dizer mais...

    Miguel_Canadá,

    o Pogon não quer o Kaz porque está na 2ª divisão e para além de este ser um jogador caro no que diz respeito ao ordenado, esta seria a última oportunidade dos polacos fazerem dinheiro com ele.

    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  6. Miguel eu não vejo as coisas desse modo. Nunca li em lado algum que o jogador não interessa ao Pogon e repara que ele é jogador da selecção polaca. Quantos jogadores na selecção polaca terá esse pequeno clube?

    As coisas devem funcionar de outra forma. O Pogon, como disse o Teixeira está na 2ª divisão, tem um jogador caro no plantel e interessa-lhes vendê-lo. Assim acaba por fazer o que muitos outros pequenos clubes fazem, colocam-no à experiência num campeonato mais forte, neste caso foi em Portugal e no Boavista, à espera que ele interesse e assim realizar dinheiro. Aliás com o Edgar passou-se exactamente o mesmo. É uma questão de dar visibilidade ao jogador. Acho-o um bom jogador e acho uma boa aquisição, claro que pode ser um flop, mas isso é um risco que se corre sempre e só o facto do FCPorto se virar para outro mercado que não o Brasil já me dá um certo alívio.

    Qt ao Apito Dourado, é evidente que isto é apenas uma forma de gozo com quem passa a vida a desculpar-se, não vendo algumas evidências do tamanho da Torre dos Clérigos. É raro falar do assunto e desta vez não vai ser excepção. O caso está na justiça e acredito nela.

    Condenem-se os culpado e absolvam os inocentes. A única coisa que me chateia são mesmo as investigações que acho caírem sempre sobre os mesmo.

    O artigo do Vasco Guimarães está excelente, assim como o primeiro vídeo que apesar de já o ter visto espalhado pela net, não poderia deixar de o colocar aqui para memória futura.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Kazmierczak deverá acertar ainda hoje a mudança para o FC Porto, um desfecho previsível que já foi confirmado por Jan Medziek, presidente do Pogon. O negócio não estava, ontem à noite, formalmente fechado, mas o que faltava acertar já não o comprometerá e o contributo do próprio Kazmierczak acabou por ser decisivo. O médio polaco tinha sido bem claro a manifestar a preferência pelo Dragão"

    Leandro Lima ainda não é jogador do FC Porto, mas o negócio está por horas. Existe um ligeiro desacordo de verbas que deverá ser ultrapassado sem grande dificuldade pelo que o futuro do médio, actualmente ao serviço da selecção de sub-20, passará mesmo por Portugal.

    Bolatti:"Sei que o FC Porto é uma das maiores equipas de Portugal, que foi campeão e que é um excelente montra porque joga sempre na Liga dos Campeões"

    Edgar "No fundo, o FC Porto vai contratar um jogador com elevada margem de progressão e vontade de aprender. Enumerar características como bom cabeceador, facilidade de remate, presença forte na área, boa movimentação entre os centrais e agressividade nas disputas de bola"

    In O Jogo

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Depois destas contratações acho que o FCP precisa de um bom extremo esquerdo.

    Ou das três uma : esse papel está destinado para o Lisandro, ou vamos jogar em 4x4x2 sem extremos ou então estamos a aguardar pelo Rossi.

    ResponderEliminar
  9. Até agora, tiro o chapéu às aquisições do FCP neste defeso. Por muita pena que tenha de ver sair Anderson, penso que não poderíamos recusar um negócio com aquela dimensão (tal como o Pogon não pode recusar o negócio do Kaz...)
    Quanto às aquisições, parece-me que estamos a conseguir uma boa relação qualidade/preço. Trata-se de jogadores jovens, com qualidade, e que vem a preços moderados para os valores do futebol actual. A quisição do Kaz parece-me ser das mais seguras que efectuamos. Não tenho dúvidas de que é um jogador com valor, e com qualidade para lutar pela titularidade, e são conhecidas as suas características físicas.
    Falta um dos objectivos mais difíceis do defeso - a libertação dos imensos jogadores que temos por ai, e que resultaram da política desastrosa do pós-champions. E, já agora, a venda de Postiga (ainda que em saldo).
    Mas para já, com Jesualdo, parece que regressou o bom senso para aquelas bandas.

    ResponderEliminar
  10. ahahaahahahhahahahahaahahhahah ainda não parei de rir com o que li no maisfutebol. a classificação dos arbitros da epoca. 2 socios do benfas em primeiro ahahahahah. isto é que é um escandalo.
    Os dez melhores:

    1. Pedro Proença (Lisboa), 9,863 pontos
    2. Lucílio Baptista (Setúbal), 9,808
    3. Olegário Benquerença (Leiria), 9,802
    4. Jorge Sousa (Porto), 9,797
    *5. João Ferreira (Setúbal), 9,790
    6. Bruno Paixão (Setúbal), 9,735
    7. Pedro Henriques (Lisboa), 9,734
    8. Carlos Xistra (Castelo Branco), 9,707
    9. Paulo Paraty (Porto), 9,682
    10. Elmano Santos (Funchal), 9,670

    ResponderEliminar
  11. FCPortoSempre, essa classificação para mim era baralhar e voltar a dar que o resultado final seria sempre um nojo. Mas não deixa de ser realmente uma comédia o pior árbitro português estar em 2º lugar e já agora o 6º lugar tb tem piada. Mas desses todos venha o diabo e escolha.

    Pessoal vejam este golasso do Kaz aqui. Mas que golo!!!

    Tenho que o colocar no post.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Joe Berardo lança OPA sobre Benfica a 3,5 euros por acção

    in Agência Financeira

    ResponderEliminar
  13. Excelente texto do Vasco Guimarães que resume o que, a cada passo desta pobre novela mexicana, se tem passado: fazer julgamento popular antes de se fazer justiça. Tudo porque parece ser a única forma de parar o FC Porto.
    Mas o bicampeonato do FC Porto, que deveria ser outro PENTA não fosse a roubalheira de 2004-2005, mostra que, quase sempre, ganhámos contra tudo e todos. O Apito Dourado condiciona, sem dúvida, mas não refreia a sede de vencer. O Apito Dourado influi e os árbitros nunca favorecem o FC Porto, bem pelo contrário e aí está mais uma vergonhosa demonstração na classificação dos árbitros. O Apito Dourado não intimida o FC Porto, que está no mercado a actuar bem.
    Outra verdade do texto que "desestrutura" todo o maquiavelismo desta coisa peganhenta que o pessoal dos bairros de lata de Lisboa leva para o catre na hora de embalar sonhos, é que está a chegar o tempo de a Justiça actuar.
    Falta precisar, como ontem notei em comentário, que o que tem actuado não é a Justiça, é um agente do Ministério Público que tem granjeado a fama que tem pela sobra de razões que se conhecem. O próprio PGR Pinto Monteiro já disse que tanto se faz Justiça acusando como absolvendo, mas são os tribunais que têm esse encargo. E que há demasiados arguidos em Portugal. Pudera, com acusações (in)fundadas numa só testemunha reconhecidamente imparcial, até vingativa, despeitada, rejeitada e sem meio de subsistência além de vender mentiras, pedaços de histórias e talvez o corpo inteiro, tem de haver muitos arguidos.
    E, sim, é verdade que são os portistas que mais querem ver o fim da história. Com serenidade e não editoriais de ressabiados ancestrais. Com julgamento de factos verosímeis e não fantasiosos. Com postura equilibrada e equidistante para não se condenar à partida que o DIAP do Porto mandou arquivar porque é próximo do FC Porto e ilibar o DIAP de Lisboa que será mais digno do rótulo de imparcial que os congéneres do Norte, os malvados que não vêem as evidências descritas num rol de incongruências.
    Já houve quem dissesse que esta acusação foi obra de um tribunal, de uma juíza. Não, foi conduzida por uma juíza ao serviço do MP que tem o poder de acusar, mas não de julgar. E uma juíza encarecidamente encontrada para o efeito e a quem se pediu, releiam os editoriais TODOS de Janeiro quando ela foi nomeada, resultados palpáveis sob pena de o próprio prestígio da investigadora do regime cair por terra.
    Foi esta a "base" da acusação, junta com a "base" de um testemunho inviável de ser considerado em Tribunal.
    Já agora, o Zirtaev podia meter a notícia do CM de hoje, sobre a fuga de Pinto da Costa para Espanha por saber que o iriam procurar, mas um caso arquivado por não se descortinar a origem da fuga de informação.
    Fantástico: "condena-se" mas não se encontra o autor moral do crime, quem alertou Pinto da Costa. Isto de dentro da tal justiça que anda à solta, essa coisa de letra pequena.
    Guardando as devidas distâncias entre os casos e sem querer ferir susceptibilidades eventuais, apesar de muito este caso me doer pelo desaparecimento da menina de Portimão, não sei a razão de Leonor Cipriano estar presa: a sua filha Joana estará morta mas não foi encontrado o corpo e a mãe é acusada de o ocultar como se isso seja passível de se provar.
    Esta é a justiça pequena para satisfação ou apaziguamento do povo que julga na rua.

    ResponderEliminar
  14. Quanto ao caso do apito, nem vale a pena dizer mais nada...
    Temos de estar atentos pois o caldinho anda no ar há muito, já se afia a guilhotina e a procissão ainda vai no adro.
    E como os cães ladram mas a caravana passa, quanto a aquisições até agora, noto uma coisa positiva ... Três jogadores ( Lino, Kaz e Edgar )jogaram no nosso campeonato e já estão ambientados.
    Kaz acho boa aquisiçaõ, os outros não conheço tão bem.
    Também acho que falta um bom extremo e um nº10.

    ResponderEliminar
  15. bem, dois pontos :

    primeiro queria salientar , que é quase com lagrimas que vejo o primeiro filme do post !

    ver a felicidade e alegria que foram aqueles tempos, ver aqueles jogadores, aquela equipa, aquele treinador..... a acabar com o jogo em que nos tormamos campeoes do mundo, que foi nesse ano que começamos a descida pela ribanceira abaixo.

    segundo :

    tenho que dizer que o fcp está a surpreender-me e muito com as contratações. lino, nao é um valor para o futuro, mas vamos ver.

    agora edgar e kaz , são muito muito boas contratações !!! também estou muito confiante e esperançado sobre leandro lima ! ( nao confundir com leo lima :) )

    fico apenas preocupado por que paulo assunção não serve ao J.F.

    ResponderEliminar
  16. boax amigos dragões!!

    quase que chorei ao ver novamente o filme best 2003/2004..foram de facto grandes momentos e sem dúvida alguns dos melhores momentos e mais sentidas emoções que vivi eheh

    a acusação a PC é sem dúvida a melhor contratação dos adversários do FCP mas cm noutras ocasiões, nós somos melhores e capazes de mostrar em CAMPO isso mesmo!

    Kaz é mesmo uma grande contratação, continuo a ter dúvidas em relação ao Edgar mas admito que o filme do post me alegrou bastante e me deixou com muitas e boas esperanças, a ver vamos..
    qt ao lino hmm preferia muito mais o antunes (não percebo cm ainda ng pegou no puto)uma pérola..já o nuno, havia alternativas, mas sendo um jogador com alguma maturidade até pode ser uma boa peça no balneario, enfim..

    o cardozo era msm uma optima contratação, mas acredito que o preço inviabilize a sua compra, mas ficaria msm lixado se os mouros o assegurassem, o que não acredito de todo!

    Ontem assisti a um dos melhores jogos dos últimos tempos Italia-Inglaterra sub-21 grande jogo msm, mas acima de tudo GRANDES JOGADORES..um deles até pode ser nosso o Rossi, vamos esperar!!

    estes são tempos de muita especulação, já ouvi grandes nomes que poderiam reforçar a nossa equipa, não nos podemos esquecer é que nem só de compras vive o futebol, o porto precisa de vender ou, em alguns casos, de se livrar de muitos e maus jogadores..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  17. Teixeira, alguém comprou demasiadas acções do benfica e agora quer-se livrar delas por um preço mais alto que o que estavam ontem. Simples, lança-se a OPA, alguns vão a correr comprar o que poderem para ganharem algum e naturalmente as acções sobem. Então esse alguém vende o que tem e já não perde tanto. LOL, além de que esse gajo é um palhaço que só quer protagonismo.

    Zé Luís, precisamente por muitas vezes serem condenadas pessoas sem provas é que tenho algum receio do que possa vir a acontecer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Zirtaev,

    apenas para complementar o teu comentário, a personagem que tem mais de 30% das acções e que levou um "bruto" desfalque pela compra das mesmas a 5 Euros é o Vilarinho.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. - não entendo a gestão do plantel. Primeiro devia-se arrumar a casa e depois comprar o que fosse necessário.
    Neste momento estamos com 5 avançados(Edgar,Adriano,Rentería,junior promovido,Postiga)e já não conto com Bruno Moraes(castigado) e Lisandro(que pode fazer a posição).
    E ainda se fala no Rossi e Micolli...

    Foram contratar Kaz e Bolatti,são dois jogadores iguaizinhos,com as mesmas características.A juntar a Castro,Raul Meireles,Ibson,Lucho,Paulo Assunção,Jorginho e um numero 10 que vão contratar.

    Temos 9 médios para 3 lugares,isto dá para entender?Faz sentido contratar por contratar?

    Precisamos de extremos e desprezamos os jovens que temos sob contracto,querem ver que vamos ficar com o alan?
    Não temos extremos e podemos perder o Quaresma a qualquer momento.

    - Quanto a Pinto da Costa e Apito Dourado/Final continuo sem entender o silêncio,não faz o mínimo sentido.Os portistas continuam a ser gozados e enxuvalhados a torto e a direito.E quem está e vai sofrer com isto são os Portistas...,Pinto da Costa anda de férias e banhos de sol no Algarve...
    Dificilmente não iremos parar á segunda divisão.
    com ou sem motivos para isso.


    Teme-se o pior,e já é bastante doloroso o que estamos a passar...

    ResponderEliminar
  22. Henrique,

    O Kaz e o Bollati jogam em posições diferentes. O polaco assume-se mais na posição ocupada por Lucho ou Ibson, ou seja é um médio de transição.

    O argentino é um tipíco trinco de marcação forte.

    O nº de avançados...bom, da cantera não fica nenhum portanto falaremos de 4 dos quais sabemos que poderão a ser 3 se Postiga que está no mercado for vendido.

    Lucho poderá sair para a Juventus

    Castro não ficará no plantel

    Jorginho deve rumar à Grécia

    Assunção...deve estar de saída

    Alan, o Guimarães anda atrás dele

    Ainda, Rossi, duvido que venha.
    E Miccoli ainda menos, sobretudo depois de Ranieri ter dito que conta com ele para a próxima época.

    Quanto ao PdC (e sabes que eu sou um opositor a esta direcção), o homem não pode tirar férias?

    Também há que ter senso comum. Não vejo qual o problema de estar no Algarve. Até podia estar na lua.


    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  23. Zé Luís - Leia o acórdão do STJ sobre o caso Leonor e João Cipriano (apesar de extenso permite perceber porque é que mesmo na ausência do corpo é possível condenar).
    Não, não é por aí.
    E, tirando as subtilezas de uma confissão poder ser ou não usada em julgamento, a verdade é que há uma - com reconstituição e tudo.
    No caso que nos interessa eu insisto: MJM pode acusar quando e como quiser, quem julga é o Tribunal. Penso que o que se procura é a penalização do FCPorto na justiça desportiva. Veja, aliás, a pressão do Vieira a propósito da Taça da Liga nesse sentido.

    ResponderEliminar
  24. "Zé Luís, precisamente por muitas vezes serem condenadas pessoas sem provas é que tenho algum receio do que possa vir a acontecer"

    Sem deixar as paixões corromper o juízo jurídico: deduzir uma acusação com o actual elemento de prova reunido, já é um bocadinho excessivo - funda-se essencialmente em razões políticas (no sentido lato), mas isso já é prática recorrente do MP nos últimos anos. Agradeçam ao Souto de Moura, quem paga são os contribuintes (e os desgraçados que enfrentam julgamentos porque o MP está mais preocupado com "indicadores de perfomance" do que com a justiça).

    Agora, daí a produzir uma condenação vai um grande passo. Já seria levar o direito probatório para uma dimensão estalinista.

    ResponderEliminar
  25. Quintino, tudo bem quanto ao último parágrafo, mas a justiça desportiva tem receio de ser "desautorizada" pela justiça civil, daí ligar este assunto com pinças, tapando os olhos ao bronco do Orelhas, mas se a justiça desportiva reconhece não ter meios de investigação e estar à espera do que a justiça civil investigar, tem de esperar, por muito que o Orelhas bufe e trepe paredes.
    É claro que "eles" querem ganhar um título na secretaria e outro no ano em que o FC Porto estivesse porventura na II Liga. Mas não acredito nesses cenários, de forma alguma. Não é possível condenar alguém pelo testemunho que sabemos e que em Tribunal será ridizularizado de fio a pavio.
    Sobre a pobre, pungente história da infeliz Joana, que Deus a tenha, olha que muitos agentes da justiça (advogados) não se convenceram da forma como a decisão do tribunal (não chegou ao STJ) foi conseguida. E, mesmo chocando-me com toda a história e a desdita da criança que me comove tanto, fico com dúvidas se a sentença não foi precisamente, como digo, para apaziguar o povo que, fatalmente, sem esconder a emoção, como eu fiz confesso, condenava a mãe sem precisar de prova alguma. Mas que todo o processo, visto friamente, à distância, não me pareceu muito correcto, ai isso não, e corroboro muitas interrogações da parte de advogados que aceitaram comentar o caso e foram muitos, como sabes.
    A este propósito, Zirtaev, a Leonor Cipriano foi condenada na praça pública por TODA a gente, praticamente sem excepção, à falta de álibis da mãe, à falta de não saber nada da filha, à falta de tudo o que seja um pingo de dignidade humana que ela pareceu não ter realmente e isso mais chocou as pessoas - embora me pareça uma mãe doente, infeliz, "enterrada" em si mesma e na sua miserável existência para o resto da porcaria da sua vida (creio não exagerar), um farrapo humano que me mete dó também.
    Mas, Zirtaev, de novo, este caso do Pinto da Costa já não tem tanta gente CONTRA, portistas e não só, porque a evidência é que não há provas e nenhuma testemunha única, alternadeira ou polícia de trânsito, faz prevalecer a sua versão em tribunal, sem factos, sem provas, sem fotos, sem nada.
    Isto já é indesmentível, pois continua a não haver mais nada.
    Aliás, esta última acareação da Carolina com Augusto Duarte é sintomática: ela fala em 2500 euros, ele diz que nada recebeu. Só por isto, nenhum juiz pode tomar partido, logo in dubio pro reo. Mas isto em Tribunal arrasta outras perguntas e que anda ontem em comentário as coloquei:
    1) a Carolina falava de visitas assíduas a casa dela e de PdC.
    2) mas parece, ao que disse agora, que foi a única vez que Augusto Duarte foi a sua casa
    3) também do seu livro, tal como o ponto 1), falava em vários árbitros, mas, estranhamente, não colocou nomes além de Augusto Duarte e Martins dos Santos, decerto só por ouvir falar deles, desconhece outros e até hoje não se lembrou de mais nome algum, o que é estranho e contraditório.
    4) o que ela escreveu, ou alguém em seu nome, também pode servir de ricochete e ela ter de justificar isso.
    No Tribunal, onde os advogados das partes podem colocar perguntas, as coisas não são fáceis de lidar, especialmente se não houver provas e tratar-se só de "bocas". E com a credibilidade posta em causa, sem dúvida alguma, nenhum juiz de direito pode dar razão a testemunhos deste jaez. In dubio pro reo, mais um vez. E apesar do mediatismo, a verdade é que a força do PC também será a seu favor nessa altura.
    Entre muitas outras coisas que, em consequência, se desenrolariam em caso de isto chegar a Tribunal. O que pode nem acontecer, algo de que muita gente nem se deu conta. Basta pedir a abertura de instrução e logo aí um juiz considerar que não há matéria capaz de ser provada em julgamento.
    Espero que nessa altura, como venho dizendo, a magistrada do regime contente também as carpideiras do mesmo com investigações noutras áreas, geográficas e não só, políticas, económicas, financeiras, partidárias. Bom trabalho para ela e que seja sempre acarinhada como tem sido, servilmente, até agora pelos cronistas da praça que nada questionam e permitem, sem um ai, que esta novela de cordel se arraste com o contribuinte a pagar. Esta parte é que me... custa. Dassse

    ResponderEliminar
  26. Teixeira, o Porto então disse que ia integrar 3 jovens da formação no plantel para quê?

    Para que queremos formação então?
    O que vai na cabeça dos jovens com contracto com o Porto?

    Um bom defeso era livrarmo-nos de todos os jogadores que temos sob contracto e que não interessam!

    mas parece que vamos é acrescentar nomes à lista de jogadores sob contracto que não cabem no plantel..

    ResponderEliminar
  27. Henrique,

    como não acredito na promessa da aposta na formação da casa, não fiquei surpreendido com essas opções.

    Aliás, se H. Barbosa e P. Machado não ficam no plantel como é que poderiam ficar Ventura e Castro?

    Vão ao estágio de pré-época e já é "brinde".

    Quanto ao nº infindavel de jogadores sob contrato concordo em absoluto contigo.

    ResponderEliminar
  28. Eu qd disse que existem casos em que as pessoas são condenadas sem provas não me referia particularmente ao casa da mãe da Joana. Mas é como o Zé Luís disse, depois do julgamento completo na praça pública é mais fácil existirem esse género de condenações. Mas PdC tem muito peso e tb acredito que não será condenado se não existirem reais provas para isso e neste caso, pelo que se vai lendo, a montanha vai mesmo parir um rato.

    Henrique, concordo em absoluto com o facto de o FCPorto ter muitos jogadores sob contrato, mas a entrarem este, não tenho dúvidas que muitos já terão guia de marcha. O certo é que ainda muitos ficarão ligados ao FCPorto, muito em resultado da política pós-Gelsenkirchen, e jogadores a ganharem muito bem, sendo o FCPorto a pagar-lhes. Mas se aos pouco tentarem livrar-se deles já não +e maus. Acredito que existam muitas movimentações na SAD tb no sentido de se livrarem de alguns pesos mortos. Vamos aguardar.

    Qt ao estágio de pré-época para alguns jogadores da formação, é claro que é uma oportunidade que se está a dar, cabe aos jovens conseguir aproveitá-la e neste aspecto acho que o Jesualdo cuidará de aproveitar se vir que vale a pena.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  29. O Sporting vende o Custódio, o Befica o Beto, o Amoreirinha, etc....nós emprestamos tudo ao Leixões, á Académica, etc.

    Esforcem-se por vender porra!

    ResponderEliminar
  30. concordo plenamente, ou melhor, não digo vender mas sim DAR pq mesmo de graça alguns são caros eheh

    ao fim de uma época sem pagar ordenados a meia dúzia de jogadores desses já poderíamos comprar um grande jogador..

    ResponderEliminar
  31. Bem, 1º muitos parabéns pelo blog, é um blog muito à frente, sabes expessar muito bem o que sentes sobre este grandioso clube que é o FCP.
    O meu 2º ponto é em relação ao poste, que também está muito bom, este Kazmierczak parace ser uma grande promessa, e espero que venha a fazer grandes mudanças no Porto. Enquanto a este Edgar, ainda não sei, mas acho que o Porto só o comprou porque o Benfica estava atrás dele, mas pelo que parace este Edgar também é grande jogador, e parece que também terá futuro aqui no nosso FCP. Mas eu só espero é que estas duas contratações novas que o FC Porto fez sirvam para cobrir o lugar de vago que Anderson deixou, e a falta que este faria seja coberta por estes dois jogadores, mas a ver vamos, pois só poderemos avaliá-los na pré-época, ou só mesmo na época.
    3º, gostaria que passasses no meu blog e comentasses, ainda está no ínicio, mas espero que valha a pena fazer um blog sobre o grandioso FCP, pois o teu blog tenho a certeza que valeu a pena, e novamente muitos parabéns pelo teu blog. Se não te importasses poderias por o link do meu blog nos teus links? obrigado.

    Abraços ;)

    ResponderEliminar
  32. Meu caro Zé Luís: sem polémica, sem polémica. O caso de facto levanta dúvidas jurídicas (e eu sei porque sou juista), mas há uma questão onde o amigo labora em erro: chegou ao STJ.
    Veja, por favor, este link: http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6ad9dd8b980256b5f003fa814/bfaf1cea93ab75fb8025716200388d89?OpenDocument&Highlight=0,joana.
    É um dos acórdãos mais polémicos do STJ, aliás. A primeira versão propunho, precisamente, a absolvição do crime de homicídio.

    Mas isso são contas doutro rosárioo. Infelizmente, um também deveras lamentável.
    No restro, como bem dizes, ele é capaz de haver gente com dúvidas crescentes sobre PdC, mas não tenhas dúvidas que até ao fim de Junho ainda vai haver mais um a ou outra surpresa.
    As massas salivam por isso e, como bem sabes, acusar não custa nada. Especialmente nestes casos mediáticos. Fica-se logo manchado. No caso de Pinto da Costa ser absolvido (e eu espero que sim), verás como logo se levantarão vozes a dizer que foi por ser quem é, que houve compadrio, coisa e tal.

    ResponderEliminar
  33. Por falar nisso, eu volto a perguntar: e as escutazitas do Vieira e do Veiga? Nada? Ninguém diz nadinha? Nem um arquivamento?

    ResponderEliminar
  34. Quintino, mas se tudo ficar em água sde bacalhau será comprovadamente por nada haver a culpar. E, ao contrário da mal fundamentada reabertura do processo e, de seguida, a má sustentação da acusação que é baseada na reabertura, o que será de "ciência certa" será um juiz isento a julgar, não a face da acusação. Um juiz isento, não uma das duas faces da moeda agora sobre a mesa: acusação e defesa.
    Virem depois espernear que os protegidos safam-se sempre valerá pouco e durará menos, penso eu de que.
    Como sempre disse, e porque as escutas de que falas, comprometedoras, têm sido convenientemente esquecidas, o caso dos jogos do Gondomar e as classificações dos árbitros é que têm matéria para mexer.
    Tudo o resto será esquecido e fica o "aviso" aos agentes do futebol.
    Mas nessa altura exijo que a Morgado investigue e tenha já despachos de acusação noutras áreas. A não ser que, mais uma vez por conveniência política, ela volte a ser posta de lado, como sucedeu há dois ou três anos.
    Politiquices...

    ResponderEliminar
  35. Relativamente à OPA de Berardo o resultado imediato foi ele ganhar em acções que possui noutras empresas 10M Euros! A única forma de o benfica ou quem comprou acções desse Clube ganhar dinheiro é elas subirem acima dos cinco euros da partida...Como isso é improvável e o Berardo na sua proposta apresenta 3,5 por unidade quem lhe vender acções perde e ele próprio perderá a curto prazo a não ser que tenha comprado muito antes desta OPA e esteja agora a vender muito caladinho com lucro! Isto é, ele é que ganha nunca o Benfica...Se ele quizer ajudar o benfica teria de comprar-lhe as acções que o próprio benfica possui para controlar a SAD e aí ficava ele com a SAD nas mãos...Já agora o Berardo controla o CCB e pagou conjuntamente o estudo sobre a alternativa à OTA, estudo esse mandado fazer por uma série de empresários "preocupados" com as despezas do Estado nesse projecto...Cheira-me a esturro e a Roquette!...Alcochete/Roquete...Ainda vamos assistir a aterragens em pleno Centro de Treinos do Sporting!...O benfica teve azar está muito perto do Tejo e os aviões podiam mergulhar nas águas alfacinhas...Mas achei graça que ele tenha vindo afirmar o seu benfiquismo para caucionar esta manobra financeira...Disse ele que era para o benfica se poder reforçar este ano...Nós já sabíamos que o benfas está na bancarrota mas assim tanto não!...

    ResponderEliminar
  36. Meireles esta manobra financeira chama-se especulação e, pelo que andei a ler por aí, especulação na bolsa é ilegal. Vamos ver o que lhe vai acontecer.

    Tanto a manobra que falei, como a que o Meireles falou é bem passível de ter acontecido. Ele pode ter comprado a 5 e como elas estavam 2, ele querer que elas subissem para não perder tanto e como elas subiram vende tudo, ou então comprou em baixa a 2 e lança bomba, para agora vender em alta.

    Tudo isto, pelo pouco que me informei, é ilegal.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  37. lol , por continuar o offtopic do benfica e a opa

    eu vi o opiniao publica, na sic noticias , a tarde

    éra de morrer , E DIGO MORRER MESMO, ouvir aqueles benfiquistas !!!

    é aquele ceguismo religioso , que algumas vezes vejo em portistas e que me arrepia, que existe no futebol.

    todos acreditam que o gajo faz isto para bem do benfica , e que é tudo altruista , e que vai ser maravilhoso para o benfica esta OPA.

    ninguem se lembra , que futebol = dinheiro ... já ninguem joga por amor a camisola ( com as devidas excepções , claro :) )

    depois lixam-se , caiem no chao , e ardem.... triste...

    incrivel como pessoas "adoram" o senhor LFV , e adoram este senhor agora , por que ele está a fazer isto !

    só quero ver , quando isto acabar , como vão ficar as accções !!! :)

    sobre contratações :

    penso que , tirando o facto que o PdC continua a nao apoiar a formação, são contratações excelentes ! estou mt contente com elas

    ResponderEliminar
  38. O Berardo admitiu (penso que foi à TVI) que já tinha tentado comprar alguns milhares de acções há alguns dias, quando elas estavam a 3 euros e pouco, e que ficou muito espantado porque ninguém queria vender. Ou seja, a hipótese que vocês sugerem (não sei se é ilegal ou não porque não percebo quase nada de economia) é mesmo verdadeira.

    O que eu não percebo, mesmo assim, é como é que ele vai ganhar dineiro. É que mesmo que ele consiga vender as acções que já possuía por um valor mais elevado, nunca se vai livrar de enterrar os 30 milhões que prometeu com a OPA. Ou é possível que ele decida abortar o plano?

    Mas um assunto que ainda ninguém abordou e que começa agora a ser desvendado, é a razão do LFV e do Vilarinho terem investido tão fortemente quando a SAD entrou na bolsa. O Berardo é um "grande amigo" do LFV. Ninguém me vai convencer que o LFV não sabia de antemão (ainda antes da benfica SAD ser cotada em bolsa) que esta OPA iria acontecer.

    Alguém se vai acreditar que o LFV foi hoje "apanhado de surpresa" de manhã (como eles transmitiram) e ao fim da tarde já tinha uma opinião francamente positiva em relação à OPA? Descodificou todas as possíveis intenções do Joe Berardo numa tarde? Não me parece...

    Pode é ter-lhes saído o tiro pela culatra, porque as acções ainda passaram os 5 euros iniciais. Também não deviam estar a contar que tivessem descido tão depressa...

    Outra afirmação do Joe Berardo que achei deveras curiosa foi, quando questionado se "avançava para esta OPA por ser apoiante do Benfica", respondeu qq coisa cm "é por apoiar o benfica mas fundamentalmente esta Direcção".

    Pode ser uma jogada para fazerem dinheiro, mas não me parece.

    Na minha opinião, o LFV já começa a sentir o tapete a fugir-lhe por baixo dos pés e orquestrou esta tentativa desesperada de fazer o benfica refém da dupla LFV/Berardo e assim aguentar o seu lugar.

    Por sua vez o Berardo viu aqui uma excelente oportunidade de entrar em grande no controlo do Benfica e, graças ao apoio declarado do Vieira, evitar as previsíveis hostilidades da massa associativa.

    Reparem que já hoje ele falou em "aumento do capital". Depois disso falará de "desblindagem dos estatutos" e sem se dar conta, já vai mandar no benfica.

    E é nessa altura que o LFV leva o chuto no cu.

    ResponderEliminar
  39. Hoje tenho mais uma vez de congratular-me pelas tristes figuras galinaceas e os gritos da parvoice: avé Orelhas.
    A OPA é muito boa, sem duvida, é um sinal de grande saude financeira lançar acçoes no mercado e logo depois verem lançada uma OPA. Meu Deus, mas as galinhas serao assim tao ignorantes?

    Finalmente temos caso Pinto da Costa. Temos acusaçao. Ja nao era sem tempo, para ver se esta palhaçada acaba depressa.
    Estou curioso para saber aquilo que as televisoes do regime e os pasquins encornados irao inventar apos o rato descer a montanha.

    Estas duas contrataçoes ainda nos vao dar muitas alegrias e com a margem de progressao que teem vao-se tornar numa surpresa para muita gente.

    Nao sei se é o Jesualdo que esta a preparar as compras. Nao me parece.
    Espero que quem o esteja a fazer esteja no minimo a adaptar-se ao sistema que o treinador quer implementar.

    Espero que o Lucho nao saia e espero que resolvam esse embroglio com o Bolatti porque esse sim, é um craque de todo o tamanho.

    O Porto nao tem um extremo sem ser Quaresma. Vamos la ver o que vao fazer quanto a isso ou que esquema vamos apresentar.

    Desportivamente, com estas contrataçoes acho que vamos no bom caminho. Isto se nenhum dos indispensaveis sair.

    Estou à espera de ver o que vao fazer com o Moraes e o Postiga e todos os outros emprestados a quem estamos a pagar balurdios.
    Ainda anda muita comissäo à solta.

    ResponderEliminar
  40. Sobre Leandro Lima:

    "O empresário do jogador também desmentiu qualquer negociação. Sérgio Suarez garantiu que o FC Porto não o procurou. "Estou à espera do Mundial para estudar eventuais propostas e todas serão bem vindas", referiu, afirmando esperar que o Campeonato do Mundo do Canadá o possa valorizar. "Para levar o jogador, vai ser preciso uma boa oferta", garantiu."

    So a nossa SAD é que nao espera por mundiais nem Copas Americas para valorizar jogadores.
    Vamos la a ver o que vem do United como moeda de troca.

    ResponderEliminar
  41. Mas quem é que quer ficar com o Benfica? Com um saldo negativo daqueles só se fôr louco! Na prática ele deve ter atirado a bisca alguns foram a correr comprar os biscoitos envenenados ele vendeu-os "generosamente" e agora vai embora nas calmas com o lucro nos bolsos...Se ele queria efectivamente ajudar o Benfica oferecia esses trintas Milhões para reforços...Mas não que o gajo é Madeirense mas não é parvo, por isso é que muito tostão tem o espertalhão...Interessante é ver metido nisto o Joaquim dos "Charutos" Oliveira...4% do capital...«O dinheiro é tão bonito, tão bonito o maganão, tem tanta graça o maldito, tem tanto chiste o ladrão...»

    ResponderEliminar
  42. Dizem os jornais que esta Operação Financeira foi feita em conjugação com LFV o que pode significar ainda que o que se pretendeu foi dar uma de basófia megalómana para parvo ver...As acções subiram e agora vão baixar até ao limite admíssivel...No meio de tudo isto alguém se safou podem crer, quem é a pergunta? A resposta deve ser dada pelas Autoridades deste País...E não me venham dizer que isto não foi uma "veigarice"...

    ResponderEliminar
  43. «OPA não hostil ou OPA pré-combinada? Berardo diz que quer ajudar os cofres do Benfica propiciando um fundo, para aquisição de jogadores (do lote dos multimilionários). Ora esse fundo foi constituído à custa de quem? Quem especulou com as acções após o anúncio da OPA? Os cofres do Benfica ficaram mais cheios com esta especulação? A CMVM não deve ficar mal na história desta OPA. Os pequenos accionistas por certo não estão a perceber nada: compram por cinco, vendem por menos de três e agora vêm "outros" (quem o clube?) a vender por mais de quatro! Anda aí marosca!»

    Retirado do Jornal O Público...

    ResponderEliminar