11 junho 2007

"Guerras"

"A guerra é a guerra mesmo quando é guerra fria. Aliás, em pleno Verão e no pino do calor até dá jeito que a guerra seja servida bem gelada, a acompanhar um peixinho grelhado numa esplanada qualquer. Pois é precisamente nesse clima de guerra fria e calculista que os grandes do futebol português preparam a próxima temporada. Ainda não houve ataques com armas convencionais e o arsenal nuclear está reservado para usar como último recurso, mas há movimentações de bastidores e rumores de recrutamento de aliados entre as hostes adversárias levados a cabo por espiões infiltrados, ao melhor estilo dos romances de John le Carré. Para quem nunca leu livros de espiões, há um ditado popular, uma espécie de princípio geral da inveja, que também descreve o clima actual e que diz qualquer coisa como isto: a galinha da vizinha é mais gorda que a minha. Por outras palavras, os grandes andam de olhos postos no plantel do vizinho do lado. E são olhos cobiçosos. Ainda antes do campeonato terminar, falou-se do eventual interesse do FC Porto em recrutar Miccoli, avançado do Benfica emprestado pela Juventus. Logo depois de ter terminado, os encarnados recrutaram Zoro, jogador referenciado pelos portistas. Os dois clubes disputaram o polaco Kazmierczak e, agora, surgiram rumores do eventual interesse dos encarnados em Mario Bolatti, o trinco argentino que o FC Porto vai contratar ao Belgrano. Na maior parte dos casos, os rumores não passam de difusos sinais de fumo, mas todos sabemos que onde há fumo, há fogo. Ou pelo menos uma faísca. E o FC Porto e o Benfica fazem faísca. O problema é que já toda a gente sabe disso. Empresários incluídos. E, na hora de negociar com qualquer dos clubes, a mera menção do nome do rival pode ajudar a inflacionar o preço. É que a guerra é a guerra, e na guerra vale tudo.

Realidade
"Seria um sonho representar um clube como o FC Porto"
Mario Bolatti, jogador do Belgrano"
Jorge Maia in O Jogo

Outras "guerras"

Juniores: FCPorto Campeão Nacional
FCPorto 1-0 Benfica
"O F.C. Porto sagrou-se este domingo campeão nacional de juniores ao vencer o Benfica por 1-0 na penúltima jornada. Um golo de Tiago Silva, aos 80 minutos, chegou para os dragões festejarem o título."
In maisfutebol

Iniciados
FCPorto 6-0 Benfica
5ªJornada
In fcporto.pt

Hóquei em Patins
Juvenis: FCPorto Campeão
FCPorto 4-1 Benfica
In fcporto.pt

Com tantas "guerras" perdidas, e estas foram só deste fim de semana, entende-se perfeitamente porque alguns tanto falam em apitos dourados e até pensam em deixar de participar em certas competições.

PS: A capa de jornal apresentada, obviamente, não corresponde ao jornal e ao texto do Jorge Maia.

18 comentários:

  1. «Silêncio
    JORGE MAIA

    Há qualquer coisa que me faz duvidar da sinceridade do presidente do Benfica quando diz que talvez fosse campeão se tivesse ficado calado. Acho que se ele acreditasse sinceramente nisso, se acreditasse que o seu barulho prejudica a equipa e que o seu silêncio poderia ajudar a resolver as suas limitações, desequilibrando o campeonato a seu favor, já se teria calado. Pelo menos, era o que qualquer presidente faria em defesa dos interesses do seu clube. Mas não. Continua a falar sempre que pode, repetindo o discurso que lhe vai valendo a unanimidade entre os adeptos encarnados apesar do jejum de títulos que marcou as últimas duas temporadas. E nem sequer é um discurso original. Visto ao perto, não passa de uma imitação. Vale e Azevedo já o tinha utilizado antes e resulta da aplicação de uma fórmula simples: sempre que as coisas correm mal, a culpa é do FC Porto. Seguem-se estrondosos aplausos. No fundo, o discurso parte de uma premissa parcialmente verdadeira: o FC Porto representa uma parte significativa dos problemas do Benfica. Só este fim de semana, e apenas nos escalões jovens, os portistas garantiram mais um título de juniores ao vencerem os encarnados, ficaram mais próximos de um título de iniciados ao golear o Benfica e repetiram a maldade no hóquei em patins. Isto depois de uma temporada marcada por episódios semelhantes no futebol, no hóquei, no andebol e no basquetebol sénior. Não admira que os dirigentes encarnados comecem a equacionar jogar em campeonatos diferentes. E não admira que o discurso procure bodes expiatórios longe de casa. Afinal, se a culpa for do FC Porto, já não morre solteira, pois não?»

    «Ukra cruzou para o segundo poste, surgindo rápido Tiago Silva a empurrar para o fundo das redes (o que lhe valeu o primeiro de dois amarelos em outros tantos, acabando expulso).»


    -------------

    «Angolano promete
    "Para o ano vão ter um novo Mantorras"»

    -É caso para perguntar: que loucura é que "ele" vai cometer?...

    ResponderEliminar
  2. «"Pipi" Romagnoli custa 1,1 milhões de euros»

    Pipi caro, não acham?

    ResponderEliminar
  3. Aqui está o nosso glorioso clube a dar mostras da sua valia inequívoca.
    Mais dois títulos, esses ninguém os tira ao Dragão.

    Quanto às guerras, não podem existir dúvidas que a entrada em cena dos empresários e das "sociedades gestoras de carreiras de futebolistas" vieram transformar radicalmente o mundo do futebol.

    As guerras surdas por causa de jogadores só existem porque temos empresários a quem interessa inflacionar os preços que o mercado aceita pagar, porque a sua actuação no mercado impede muitas vezes que exista o segredo negocial e porque as cumplicidades com a Comunicação Social obrigam a que se alimente a mesma com meias verdades diariamente...
    Só é pena é que, de facto, a cegueira que ódios pessoais provoca leva a que se entre em guerras de alecrim e manjerona por causa de "mancos".

    Segundo o JN de hoje o Porto ainda anda no mercado a procurar mais 5 jogadores. Todos para a linha média e para o ataque.
    Afirma o JN que Alan é para levar guia de marcha e reafirma que Ibson não entra nas contas. Se a estes juntarmos as especulações em torno de Hélder Postiga e Paulo Assunção ainda só temos quatro de saída. Falta um. Quem será? Digo isto na perspectiva de Jesualdo Ferreira que defendeu um plantel com menos de 27 jogadores.

    ResponderEliminar
  4. Bom texto do Jorge Maia a falar da azia benfa que ontem já comentavamos.
    De resto,espero que a questão micoli não vá avante, já chega de ir buscar jogadores propensos a muitas lesões durante a época.
    De resto, mais vale esperar e desvalorizar as vozes que andam no ar pois muita cortina de fumo anda por aí e certezas só quando oficializadas.

    ResponderEliminar
  5. LOL Meireles, esse texto do Jorge Maia é de hoje não é? É que se não acusam-me de plágio já que diz praticamente o que eu disse na segunda parte do meu post, só que eu coloquei o post ontem à noite, nada de confusões :-).

    Qt ao Micolli, nota-se que afinal a bomba de que se falava há uns tempos poderia ser mesmo essa só que isso implicaria a saída do Pepe e por outro lado o Jesualdo fala em jogadores robustos e altos. Pouco credível então. Isto faz apenas inflaccionar o passe do jogador que o Benfica está a tentar adquirir. Aliás é o que se passa com a maior parte dos interesses em jogadores pretendidos pelos rivais. Veja-se o caso do Bolatti que ao que parece tb o Benfica queria. Estes empresários aproveitam-se da imprensa para isso mesmo, lançam a atoarda e lá vai o valor do jogador por aí acima.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. não acho o italiano mau jogador. confesso que só para dar cabo do juízo aos lampiões que andam mesmo aflitos com isso queria que ele viesse. o problema é pode ser mais uma das birrinhas que nos ficam caras do pdcosta.
    fala-se tb na possibilidade de nani vir como o emprestado do mu. hehe isso é que seria jogada de mestre. o nani é portista e se calhar, mesmo tendo sido um jogador caro é excedente no mu. que era engraçado era.
    este ano foi sempre a abrir a dar cabo dos mouros, foi no futebol sénio, junior, iniciados, no hoquei sénior e de formação, do andebol, no basquet, ehhehe. besperemos para o porto entrar no futsal e no volei e lá se vai hegemonia deles.

    ResponderEliminar
  7. O FCP é a besta negra do vieira e do pobre do slb...

    ResponderEliminar
  8. O MIccoli lá robusto é, não é gordo é robusto...

    ResponderEliminar
  9. Nada disso...nem gordo, nem robusto... espaçoso, isso sim.

    Quer dizer, desculpem... largo de ossos!

    ResponderEliminar
  10. já viram a primeira pagina do record? pois é, afinal se calhar não boato nenhum o facto do baía ir para o braga. com ou sem credibilidade, aquele jornal ao dizer que é um triste fim para o baía não está a dizer mentira nenhuma. vergonha é o que é.

    ResponderEliminar
  11. Claro que sim Zirtaev o texto que eu coloquei é em parte do Jorge Maia - mas está lá tudo indicado menos o Jornal de onde foi retirado que é o JOGO - também um pequeno excerto do resumo do desafio de ontem no Olival que indica a posição radical do árbitro nos últimos minutos e por último um título de última hora sobre o Mantorras.

    ResponderEliminar
  12. não leio tal jornal,por isso não merece qualquer comentário
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. sinceramente não acredito nesse tal TRISTE fim de Baía que o jornal em questão fala..
    se isso se tornar realidade é uma vergonha para o porto, no entanto, mais uma vez afirmo que não acredito que o porto fizesse isso com o baía -era dar tiros no próprio pé, as coisas já não estão boas entre a direcção SAD e adeptos..

    tal como o Quintino disse o JN diz que o porto ainda quer 5jogadores entre os quais estão o argentino Bolatti, o Jokanovic, Rossi do Manchester, o tal montenegrino e um outro médio de transição ou ala acho eu..
    parece-me bem sinceramente, não os conheço a todos mas pelo que ouço falar podem ser boas contratações além do que são todos muito jovens (não tenho a certeza em relação ao Jokanovic)

    mas são tudo especulações que como foi dito (e bem dito) so servem para aumentar o preço dos jogadores..espero que o porto esteja atento e construa uma equipa jovem, promissora, de valor e com mt raça..uma equipa à PORTO eheh

    Abraxo a tds os portistas de bancada

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  14. Estas guerras de transferencias acontecem nos melhores clubes do mundo sem excepção.
    Fico mais preocupado com a gerra de palavras a uma só voz: a do mocho (LFV),que anda de casa em casa por esse país fora a atacar e a insinuar tudo e mais alguma coisa contra o nosso clube,fazendo lembrar aquela abécola que há uns anos enveredou pelo mesmo caminho e que agora se encontra em vias de passar uns anitos na cadeia.
    Fico no entanto deveras satisfeito por ver as camadas jovens do clube nas diversas modalidades a vencer cada vez com mais frequencia, tenho pena de não ver o devido investimento nesses jovens nos séniores.
    Espero tambem que o estagio da Holanda traga uma boa surpresa: a de manter Rui Pedro, Castro e Ventura no plantel principal contudo continuo a aguardar as contrataçoes e as dispensas para renovar ou não o lugar anual, mas tambem sei que o amor ao clube é mais forte....
    Cumprimnetos do Louro

    ResponderEliminar
  15. Amigo Zirtaev, só agora recuei um pouco e fui até ao anterior Post dos equipamentos...Não leve a mal o que eu disse ali em determinada altura é a afirmaçaõ de que estou a ficar um tremendo d'um cínico...Para além disso o que eu digo escreve-se mas não é forma de lei...O que eu quiz dizer não foi que as "nossas opiniões" não contam, claro que contam mas apenas no plano deste espaço ou no do nosso quotidiano, tão só que elas não alteram um centímetro -isto é um sentimento profundamente assente naquilo que observo constantemente- nas decisões que são tomadas por quem tem a obrigação e incumbência de as tomar e isso intristece-me tanto que por vezes sinto estar a fazer figura de autêntico D. Quixote... Era isso que eu queria dizer e mais nada, não quero desvalorizar as opiniões que são aqui expressas com a melhor das boas vontades mas elas representam para mim a confissão clara de uma tremenda frustração porque de pouco servem no aspecto prático...Os equipamentos estão escolhidos por princípio, aliás quem decide isso -pelo que me tenho apercebido- em grande medida é a marca patrocinadora o que acho simplesmente muito mal, deveriam ser os dirigentes sócios e simpatizantes a votar nos nossos símbolos ou um conselho de notáveis em última instância. Igualmente gostava de reafirmar querer manter o Baía connosco mais umas duas ou três épocas e partindo do princípio que o Clube pensará como eu - não quero admitir o contrário - mas se é o Baía a querer sair porque sente o lugar de titular definitivamente arredado -segundo uns noticiam- ou se pelo contrário é o Clube a não pretender renovar o contrato -como noticiam outros- é que não compreendo de todo seja qual fôr a real verdade dos factos e o mais frustrante é ter a perfeita consciência de não poder fazer nada para o conseguir evitar! É essa a percepção que tenho da realidade que se aproxima muito daquela que escuto -intimamente- quando vou escolher os meus representantes políticos...Sinto-me usado e abusado! Os nossos equipamentos são fundamentalmente assentes em duas cores: o azul e o branco...Inicialmente havia listas azuis estreitas assentes em fundo branco -e esse tipo de equipamento recuperado há cinco/seis anos não gosto é pouco afirmativo- prefiro as listas mais largas -duas bem laterais- que considero terem-se afirmado definitivamente entre nós. Gosto das meias azuis na totalidade e não listadas a branco. Como alternativa todo o equipamento em branco será sempre uma hipótese muito consistente e coerente com o equipamento principal desde que possa incluir variantes do género meias ou calções azuis ou ambas! Uma terceira hipótese mais remota seria um lilás carregado que considero também muito bonito mas completo de cima abaixo! Os números nas camisolas não me incomodam vi-os quase sempre em vermelho e nunca me criaram irritação!... Acho que em determinada altura eram enquadrados em rectângulos brancos o que os fazia sobressair bem melhor que simplesmente colocados sobre o Azul confundindo-os numa malha indicifrável...No alternativo branco seriam números Azuis Escuros e no lilás preferencialmente Brancos, perfeitamente contrastantes!...o debrum dá-lhes requinte. Detesto aquelas listas estreitas e as largas que terminam em abas arredondadas...grrrrrrrrr...Satisfeito com este esclarecimento?

    ResponderEliminar
  16. Meireles precisamente por considerar e muito as suas opiniões é que disse o que disse. Se fosse outro se calhar nem ligava.

    É evidente que as nossas opiniões contam, se não for para mais nada, para sabermos o que cada um pensa e enriquecer a discussão. Agora estou esclarecido quanto ao que o Meireles pensa sobre os equipamentos. E não acredito que seja a marca a decidir sobre eles. Acredito que Nike dará ao clube meia dúzia de opções que serão escolhidas pelos responsáveis.

    Por outro lado, não sei até que ponto as nossas opiniões não vão sendo lidas aqui e ali por pessoas com responsabilidades de decidir. Quem sabe não serão levadas em consideração, principalmente quando são opiniões coincidentes por parte de todos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar