18 maio 2008

Empurraram-nos para fora do sonho da dobradinha


Sporting 2-0 FCPorto

Tiuí 110' e 117'Equipa: Nuno, Fucile, P. Emanuel, B. Alves, J. Paulo, P. Assunção (Tarik 111'), R. Meireles (Kazmierczak 103'), Lucho, M. Gonzalez (Lino 78'), Lisandro e Quaresma

37.600 espectadores

A época 2007/2008 vai ficar marcada nos anais da história do futebol português pela retirada, ou será melhor dizer entrega de mão beijada ao Sporting, de dois troféus ao FCPorto pelas equipas de arbitragem que dirigiram os encontros das finais. Certamente, e se existisse em Portugal uma justiça séria, seria caso para investigação de elementos de um Concelho qualquer de (in)Justiça com capa e espada, e de gestos suspeitos, para salvar a dignidade de um país de bons costumes e de um passado tão glorioso como é este país à beira-mar plantado.

O FCPorto aprendeu uma lição para o futuro, para vencer em Portugal não basta ser melhor do que os adversários dentro do campo, necessita de ser muito melhor, e lutar até contra elementos do jogo que deveriam zelar pela isenção, mas que, neste momento, estão receosos porque não querem serem conotados como " homens do sistema", e que com isso prejudicaria a sua carreira.

O árbitro Olegário Benquerença teve a oportunidade de oferecer a segunda Taça de Portugal ao Sporting, salvando a depressão que a nação estava mergulhada, empurrando, literalmente, a equipa da capital deste vasto império, que é Portugal, para a vitória. Além de um incompreensível critério disciplinar, muito rigoroso para os portistas, menos rigoroso para as entradas, sempre duras, de Grimi e Abel sobre Quaresma, poucos segundos antes do primeiro golo do Sporting surge o lance-chave do jogo, Lisandro Lopez é rasteirado por Polga, na minha opinião claramente dentro da área, falta que deveria ser marcada mas que o árbitro não entendeu assim. Com isso, a equipa portista pareceu completamente desconcentrada, não conseguindo reagir a esse momento do jogo até aparecer o tal golo do Sporting, que surgiu de forma fortuita.

Não quero com isto dizer que foi só a arbitragem de Olegário o único motivo, talvez seja o maior motivo, e aquele com o qual temos de agir rapidamente para que todo o esforço dos jogadores não seja feito em vão, para a perda da Taça de Portugal pelo FCPorto, para isso, também contribuíram vários factores, factores esses que já nasceram muito antes do jogo começar. O FCPorto não foi capaz de lutar contra erros que eles próprios criaram.

Nomeadamente, a questão do Bosingwa, e da forma, arrogante para com o seu adversário, e irresponsável, como os responsáveis portistas desperdiçaram um dos melhores laterais direito da actualidade no futebol mundial. A questão poderá ser vista como um pau de dois bicos, se ganhássemos tudo seria esquecido, embora isso não deixasse de ser uma grande injustiça, ou se ele se lesionasse seriam 20 milhões de euros a voar, mas não consigo compreender como é que a capacidade negocial da SAD portista deixou de proteger os interesses desportivos da equipa ao deixar que o Bosingwa não fosse opção para Jesualdo Ferreira, não incluindo um cláusula no contrato que permitisse ao FCPorto proteger o negócio, em beneficio de ambas as partes.

A outra situação tem a haver com as opções de Jesualdo Ferreira, preferindo fazer uma adaptação na defesa, neste caso apostando na entrada de João Paulo, Lino até tinha dado indicações mais positivas nos jogos que efectuou na sua posição do que o português a jogar adaptado, e também esquecer, na minha opinião tempo demais, Tarik no banco, preferindo ver Mariano a fazer um jogo recheado de altos e baixos.

Por último, a atitude de alguns jogadores da equipa portista durante certas alturas do jogo, completamente descoordenados, desconcentrados, muito lentos e muito individualistas, destruindo a imagem de marca da equipa portista neste ano, ou seja, era no colectivo que residia os segredos para as vitórias, e ele não existiu, ou melhor, apenas existiu em certos momentos da partida, e apenas alguns jogadores levaram isso a peito, e fizeram tudo pelo colectivo, até se sacrificando fisicamente, outros esqueceram-se disso.

Vamos ao jogo, foi um público de ambos os clubes a puxarem de forma fantástica que assistiu, em pleno Estádio Municipal de Oeiras, a um jogo muito medíocre, a roçar o fraco, com as duas equipas melhores classificadas no campeonato nacional a jogarem um futebol confuso, pouco esclarecedor, nada espectacular, juntando a tudo isso as equipas fisicamente apresentaram-se muito mal.

O Sporting entrou melhor na partida, a pressionar muito alto, complicando a tarefa portista que não conseguía sair para a frente. O FCPorto começou muito lento nas suas transições ofensivas, cometendo muitos erros de desconcentração, muitos passes fora de tempo, demonstrando um nervosismo incompreensível de uma equipa campeã.

A equipa sportinguista aproveitava esses mesmos erros para chegar perto à baliza portista, criando algumas oportunidades para marcar, mas o guarda-redes portista Nuno esteve irrepreensível na baliza, rubricando uma das exibições mais consistentes da equipa portista durante o jogo.

À medida que o tempo passava, o FCPorto começava a querer reagir, a soltar-se mais da teia montada pela equipa de Paulo Bento, Paulo Assunção começava a querer equilibrar as cosias no meio-campo, Raúl Meireles sempre muito voluntarioso, parecia jogar em todos os lados, protegendo um Lucho irreconhecível, completamente de rastos fisicamente.

Sempre que saía para a frente, a equipa portista perdia-se em rasgos individuais, curiosamente, foi mesmo num raio individual que surgiu a melhor oportunidade portista durante todo o jogo, Mariano, depois de ultrapassar vários adversários, serviu de forma fantástica Lisandro Lopez, isolando-o, tendo o argentino rematado contra o guarda-redes sportinguista, proporcionando a este uma boa defesa.

Na segunda parte, o jogo foi muito mais equilibrado, o FCPorto ocupava melhor os espaços mas teimava em não se soltar convenientemente para o ataque, os alas portistas preferiram sempre resolver individualmente, e no meio campo o desgaste de Lucho e a sua consequente falta de clarividência estava na origem da lentidão das transições.

Até que o árbitro começa a querer ser protagonista da partida, João Paulo, aos 71 minutos, tem uma entrada dura sobre João Moutinho, mas tão dura como as primeiras duas entradas de Leandro Grimi sobre Ricardo Quaresma na primeira parte. Se nos lances de Grimi, Benquerença nem um cartão amarelo exibiu ao jogador argentino, no lance do jogador portista exibiu, tão cheio de vigor, o cartão vermelho começando a enfraquecer a equipa portista.

Mas, são nessas alturas em que as equipas campeãs mostram o seu valor, o jogo não se ressentiu da ausência de João Paulo, curiosamente, a equipa portista até se mostrou muito mais concentrada defensivamente do que estava até ao momento.

Jesualdo Ferreira equilibrava a defesa, fazendo entrar Lino para o lugar de Mariano, e a equipa portista apostava no contra-ataque e na velocidade dos seus jogadores atacantes para surpreender a equipa sportinguista, mas o resultado no final dos noventa minutos estava destinado, e o jogo iria para o prolongamento com as duas equipas empatadas sem golos.


No prolongamento pouco há que destacar, o Sporting queria tentar vir para a frente, mas o FCPorto, apesar de estar fisicamente esgotados, dava luta e tentava impor respeito à equipa leonina através de ameaças de contra-ataque perigosos. Kaz entraria para o lugar do esgotado Raúl Meireles.

Até que, e já na segunda parte do prolongamento, aconteceu o tal lance-chave que falei anteriormente, Benquerença perdoou um penalty clarissimo ao Sporting, e no decorrer da jogada Tiuí marcou, de forma fortuita o golo que inaugurava o marcador.

Jesualdo Ferreira tirou Paulo Assunção entrando para o seu lugar Tarik, para que a equipa chegasse à baliza sportinguista com mais rapidez, e na jogada seguinte o golo quase aparecia, numa jogada de insistência portista.

Mas, foi o Sporting que viria a marcar, já quando a equipa portista estava quase toda no ataque, novamente, Tiuí aproveitou uma desatenção da defesa portista para fazer o resultado final.

Não se poderá esquecer o campeonato brilhante que esta equipa fez, apresentado o melhor futebol nos relvados portugueses, onde se destacaram o sentido colectivo e a união desta equipa,mas nesta final da Taça esse colectivismo foi esquecido na maior parte das vezes. O FCPorto acaba a época com a conquista do Tricampeonato no bolso, o objectivo-mor, com a sensação que o azar acompanhou-o na Champions League, mas perde esta conquista, não só por factores externos, mas também por culpa própria.

O balanço final, apesar de positivo, é de uma sensação de saber a pouco, porque a qualidade deste plantel merecia algo mais do que um campeonato nacional. Venha a próxima época.

132 comentários:

  1. entramos mt mal no jogo, longe mas mt longe daquilo a que o porto nos habituou..
    espero que na 2a parte a equipa venha mais motivada e mostre o seu verdadeiro valor!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  2. Que primeira parte miserável, não correm não fazem nada. Parece que a bola tem picos e que só saltita para os jogadores do FCP. For fucks sake, já está a ser penoso ver o P. Assunção a passar bolas ao adversário e o J. Paulo a brindar o público com charutadas para a estratosfera de cada vez que recebe a bola. A continuar assim vou ter que fechar o estaminé e reservar os festejos para uma próxima vez...

    ResponderEliminar
  3. Tá melhor. O Raul Meireles, mesmo não sendo muito bom tecnicamente, deixou a alma em campo. Grande jogador.

    ResponderEliminar
  4. O árbitro é engraçado...

    A Administração da SAD do FCPorto, face aos contínuos e cada vez mais intensos ataques, que culminaram com a decisão do CD da Liga de Clubes, tem mostrado uma atitude perfeitamente defensiva, no meu entender cobarde e economicista.
    A Honra não é negociável! A justiça deve ser igual para todos.
    As verdades conhecidas e camufladas e sonegadas pela imprensa, pela justiça - desportiva e civil - devem ser fortemente denunciadas.
    "Eles" podem ficar calados, eu não quero ficar calado. A minha Honra não é negociável.
    Nesta blogosfera costumamos encontrar Dragões, mais ou menos anónimos, a esgrimir as suas opiniões, que acabam, todavia, por não ter eco onde deviam.
    Sabemos quem são os nossos inimigos. Sabemos quem ardilosamente manobra as verdades. Queremos ficar assim?
    É necessário conciliar uma estratégia. São precisas pessoas capazes, É tão fácil juntar elementos, elementos que todos conhecemos e que podem apodrecer a fortaleza centralista...
    Vamos ficar de braços cruzados à espera que a SAD faça alguma coisa?!

    ResponderEliminar
  5. Uma arbitragem vergonhosa.
    Penaltye por marcar e expulsão na jogada seguinte!
    O Grimi e o Abel podem dar pau á vontade...!
    vai ser dificil...

    ResponderEliminar
  6. Eu só peço uma coisa: vendam o Quaresma...

    Estou farto do gajo!!!!

    ResponderEliminar
  7. Foi triste ver a forma como o porto encarou este jogo! Merecíamos mais, muito mais..!!

    O porto está a sofrer pela época que fez..ganhou o campeonato mt cedo e com mt facilidade, é evidente a falta de motivação o desânimo pela falta de competitividade!!
    Depois veio o apito final, a possibilidade de não jogar a champions, as transferencias todos os dias nos jornais, fizeram de tudo para influenciar a equipa!!
    Infelizmente vejo que conseguiram, o porto não soube blindar o seu balneário como sempre soube e bem fazer, o porto não soube motivar e defender as suas tropas e tudo começou com a decisão de não recorrer do castigo, aí o porto deixou a equipa ir abaixo, não defendeu a honra do clube nem dos profissionais que trabalham todos os dias para o seu sucesso principalmente os jogadores!!

    No final só me resta dizer que foi uma má época, só o campeonato? isso não chega..

    O porto está de rastos e a culpa é da direcção!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  8. é claro, não me esqueço da boa arbitragem!! o país está contente, o porto perdeu e foram prejudicados pela arbitragem..

    Filhos da.....!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  9. Não foi uma má época. Um jogo não define uma época. Mas foi um jogo miserável em que fica provado que a mania de rodar a equipa para a fazer descansar nao dá frutos. Entraram todos relaxados. E porqué que o Tarik não entrou antes?

    Bem este árbitro foi um grande palhaço. Penalty sobre lisandro, manda seguir, expulsa (e bem) o João Paulo. Penalty sobre lisandro, manda seguir, golo do tiui (mais sorte que juizo). Já para nao falar de as faltas que eram assinaladas ao contrário. Uma vergonha.

    Mas a maior vergonha foi mesmo o modo displicente como o João Paulo jogou e a forma como toda a equipa jogou na primeira parte.

    ResponderEliminar
  10. Mais uma oferta da Arbitragem e o Pinto da Costa é que é castigado...

    Esta treta do mundo do futebol já fede!!!

    Parabéns ao Sporting, apesar de tudo!!!

    Apesar de não ter sido um grande jogo... foi mais um...

    Até ao próximo ano!!!

    ISa

    ResponderEliminar
  11. enquanto o senhor jesualdo andar com as suas invenções de "mestre" da treta...da bola, estas coisas acontecem.....
    enfim...

    ResponderEliminar
  12. Apito final, virou apito esverdeado!..um roubo daqueles a lembrar tempos antigos!
    Se o penaltye ou a falta á entrada da area não é marcada, o que era preciso para nos marcarem uma falta a favor?..partir uma perna ou fazer como o moutinho..ai que partiram o pescoço!..ai ai fracturam-me o joelho..mas no final jogou fresquinho os 12 mns.
    Façam uma digressão ao Japão e levem o Benquerença..uma vergonha!
    Mais não digo!

    ResponderEliminar
  13. falta de empenho na 1ª parte do porto e uma arbitragem vergonhosa, resultado:derrota sem perdão.
    contra tudo e contra todos.força portooooooooo
    cumprimentos
    p.s. amanhã temos feriado nacional(lisboa)

    ResponderEliminar
  14. Agradeçam aos corruptos da Sad...
    Aos homens das comissões...
    E agradeçam a quem teve a feliz ideia de vender Bosingwa antes de uma final...
    Incrível.
    O mais rídiculo foi gente a aplaudir o facto de Jesualdo nao o convocar...
    Nada passou pelo Jesualdo infelizmente,ele ficou de mãos atadas...Cumpriu ordens da Sad.
    Viu-se o buraco que o Porto hoje teve com o Joao Paulo...
    Muito bem,temos um dos melhores laterais direitos do MUndo no plantel e deixamo-lo de fora da convocatória para jogar com o adaptado João Paulo que nao é jogador para o Porto...
    Obrigado Sad.
    .
    .
    E obrigado ao nosso presidente por nao recorrer do castigo do clube.De pensar mais na sua honra do que na honra do clube.
    Eu troco todos os títulos pela honra do clube.
    TUDO!
    Mas ha quem prefira defender a sua própria e esquecer a do clube...
    Agora que podemos até nem ir á Champions quero ver se os socios que sofrem e pagam as quotas vão merecer uma explicação para o clube nao ter recorrido...
    Afinal todos sabem porquê nao é??São motivos óbvios disse o nosso presidente...Só não sei quais...
    .
    Acho incrível que alguém que alega inocência,total inocência sobre determinado caso depois aceitar uma condenação...Não me venham com estratégias...Ninguém aceita uma condenação alegando total inocência.
    Não acontece nunca.
    Das duas uma,ou assumam que efectivamente houve tentativa de corrupção ou entao vao até ás ultimas consequencias na defesa da honra e do bom nome do clube...
    .
    .
    Acho que esta era uma boa hipótese para que esta direcçao se despedisse e prestassemos a devida homenagem á maiso figura da história do clube...Pinto da Costa.
    Mas quem o acomapnha infelizmente manda cada vez mais e Pdc já nao tem mão nesses interesses instalados ns Sad.
    Acho que chegou a hora de virar a página e saír num bom momento como campeões.
    .
    E espero que os adeptos saibam aceitar que o Porto tem que ser um clube democrático e que não pode ser influenciavel por grupos de guerrilha ou por mafiosos que andam ha anos a viver á pala de comissões e do dinheiro dos sócios.
    .
    Espero que no Porto não haja uma sucessão como no Boavista...Que haja eleições livres e que Pinto da Costa não nomeie nenhum sucessor.
    Quem assumir o clube terá que assumi-lo com total independencia para poder cortar amarras com o polvo que está instalado na Sad...
    Pessoas que só olham ao seu bolso e não á historia e honra de um clube como o F. C. POrto.
    Como eles nao podem saír da estrutura chefiada de PDC que saiam todos em bloco.
    .
    Sempre serei apoiante de Pinto da Costa e lhe estarei eternamente grato pelo que fez pelo nosso clube.É a maior figura da historia do clube.
    Mas eu nunca vou ser cego ao ponto de ter palas e dizer que sim a todas as suas atitudes...Quando erra ha que poder haver espaço e liberdade para crítica e é isso que tem faltado no clube.
    .
    .
    Sou contra ele ter metido uma prostituta como 1ª dama e dentro do clube
    .
    Sou contra e exijo como socio saber que tipo de relações tem um mafioso como o Araujo com o nosso clube.
    .
    Quero saber como Reinaldo Teles se safou das dívidas que tinha ao Casino.
    .
    Quero saber que poder tem o Caldeira na Sad e o quanto anda ele a ganhar com os descarregamentos de sul americanos no clube.
    .
    Quero saber porque é que para contratar um jogador ao Boavista necessitamos de um intermediario sul americano quando o Bessa fica mesmo ali ao lado...
    .
    E acima de tudo acho que foi o maior erro da historia do clube nao ter recorrido da condenação de tentativa de corrupção e assim manchar para sempre aos olhos do publico o nome do clube.
    Nunca perdoarei essa decisão e espero que um dia mais tarde Pinto da Costa peça desculpas a todos os portistas.
    ..
    .
    .
    .Não posso nem nunca vou admitir que uma claque agrida um treinador,que entre em treinos á porta fechada e ainda mais grave que ameaçam o treinador do clube de morte na noite antes de uma final da Champions e ainda por cima pelo telemovel de um vice presidente do clube...
    .
    Depois disso tudo essa claque tem o apoio da direção e pelos vistos até tem poder sobre o clube...
    .
    Esse clima de medo e de repressão tem que parar.
    O Porto tem que ser dos portistas de bem,que amam e sofrem pelo clube e devem ter o direito a expressar a sua opinião sem ter medo que lhes aconteça o que aconteceu ao Paulo Assunção porque nao queria renovar o contrato por menos daquilo que ele merece...

    Não confundo pessoas com clubes,por mais que elas sejam importantes o clube está sempre em 1º lugar..
    .
    Amo o meu clube,amo a minha cidade e aconteça o que acontecer defenderei sempre o meu clube!!
    É muito bom ser portista.
    Abraço a todos
    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  15. Caros Amigos

    Tivemos tudo para demonstrar que somos melhores , não o fizemos , pior , não jogamos á PORTO e isso meus caros neste País ( Antiportista ) que temos é inevitavel que as derrotas aconteçam . Apesar da PÉSSIMA arbitragem não podemos esquecer que se tivéssemos jogado o ACEITAVEL nem isso nos impediria de vencer o jogo .

    Estou Aborrecido com a derrota , mas com esta ATITUDE estou de rastos .

    Abraços

    ResponderEliminar
  16. os jogadores sentiram e muito esta arbitragem, podem criticar o Jesualdo numa ou noutra opção ou na abordagem ao jogo nos 25 mns iniciais.
    Após a expulsão do Joao Paulo a atitude dos nossos jogadores foi fenomenal , excepto o Quaresma claro-o brinca na areia de serviço!
    Viva o FCP
    SOMOS TRICAMPEOES!
    PS. O Moutinho conseguiu acabar os 120 mns depois de tantos ais!?
    Impressionante!

    ResponderEliminar
  17. Não podemos por uma derrota manchar uma época, que eles transformem uma vitória na salvação da época eu ainda aceito. Agora nós não podemos ser ingénuos e estragar um época fantástica em algo negativo por causa de uma derrota em que fomos roubados indecentemente!

    ResponderEliminar
  18. Nojento.

    Dois penalties claros roubados.

    Um na jogada que antecede a expulsao do Joao Paulo e outro na jogada que antecede o golo do Sporting.

    Vergonha a mais Abel nao ter sido expulso.

    Vergonhoso demais Tonel nao ter sido expulso. Cotovelada a Meireles e pisada em Lisandro. Num lance o arbitro amarelou o Meireles(!) e no outro deixou seguir o lance como se nada se passasse!
    E se Bruno Alves merecia ter sido expulso, Polga nao o mereceria também?

    As habituais entrevistas populistas no final para ignorante e pobre de espirito consumir em directo.

    Sobre o Bosingwa, eu pergunto: A SAD, mesmo depois de ter o contrato firmado nao poderia ter incluido uma clausula para o Bosingwa jogar a final da taça?
    Isto ja começa a ser demais.
    Pinto da Costa perdeu o controlo do comando do clube.

    Sobre Jesualdo, asneira atras de asneira, como nos habituou nos jogos grandes. Ou entao nunca consegue motivar os jogadores. Em vez de se manter fiel ao seu esquema, cede perante um adversario calaramente inferior.

    Final encomendada, pais nojento.
    Regionalizaçao precisa-se. As pessoas teem que se mobilizar.
    O futebol é tao somente o espelho do que se passa na nossa sociedade e nos meandros do poder. Enquanto continuarem a assobiar para o lado nao conseguem combater o centralismo. Nao pode ser so o FCPorto a combater os roubos de lisboa.

    A roubalheira e os "sistemas" continuam. Os tacanhos festejam as suas vitoriazinhas compradas, a parcialidade da justiça continua a proteger a maioria de analfabetos ao estilo sul-americano, a competitividade é para ser feita por baixo, os bodes espiatorios sao para continuar (ha que desviar atençoes), o que tem talento é para ser roubado, o que nao presta é para ser enaltecido e o pais continua de rastos. Como se quer.

    Assim é que é bom.

    ResponderEliminar
  19. Acabei de chegar de Oeiras.

    Estou revoltado!

    Com a arbitragem, com a ausência do Bosingwa, com a SAD deixar o nosso nome conspurcado por esses facínoras!

    Não fizemos um grande jogo, é verdade! O Jesualdo inventou com o João Paulo, mas mais uma vez se provou que para ganharmos temos que ser muito melhores que os outros!

    ResponderEliminar
  20. E para aqueles que colocarem em causa o profissionalismo e a vontade de Bosingwa tiveram hoje a resposta...
    .
    Estou em Madrid apenas pude seguir o jogo pela Radio...Mas relataram que no final do jogo se vía um Bosingwa inconsolável em lágrimas...
    .
    Mas claro,ele não queria jogar....
    .
    Isso foi uma decisão da nossa querida $ad que fez o impensável,vender um dos nossos melhores jogadores antes duma final e não acautelar a possibilidade dele poder jogar a final da Taça.
    .
    E parem de criticar o Quaresma,grande parte dos únicos lances realmente perigosos do Porto passaram pelos pés do Quaresma...
    Mas acho bem que ele seja vendido e vá jogar para uma liga maior que esta liguinha é demasiado pequenina para o seu enorme talento...e ele merece melhores adeptos,que disfrutem e valorizem o futebol mágico dele.
    Alguém que o acarinhe e que não o trate pior do que tratam os rivais...
    .
    E espero que o Paulo Assunção saia também...Depois de tudo o que ele fez pelo clube não lhe darem o que ele merece para a renovação é incrível.
    Paulo Assunção é um gigante no campo e merece ser um dos mais bem pagos do clube.
    .
    Mas como agradecemos as suas excelentes exibições...?Ameaçando-lhe de pancada para renovar antesde uma final...Brilhante.Assim é que se faz...
    .
    .
    As vitórias não escondem nem jusrificam tudo...
    .
    O nosso clube precisa de um virar de página e acima de tudo de liberdade de expressão para que se possa discutir essa possibilidade de forma clara,aberta e sem medo de represálias....
    .
    .
    Sobre erros do Jesualdo.
    Hoje acho que cometeu dois.Um deles a culpa nao é totalmente dele.
    A entrada do Joao Paulo...Se ele pudesse jogar com o Bosingwa o Porto sería outro...
    1º a defender nao havería a autoesrrada que houve com o J. Paulo e em 2º o lateral esquerdo do Sporting estaría em sentido e quase que nem podería passar do meio campo graças ás arrancadas que só o Bosingwa sabe fazer.
    .
    O outro erro foi nao entrar com Tarik de ínicio no lugar de Mariano e assim jogar de forma aberta e clara em 4-3-3.
    Mas pelos vistos o Mariano até jogou bem.

    ResponderEliminar
  21. E grande Raul Meireles!!!!
    " Isto hoje foi uma vergonha.
    Falam do apito dourado que só o Porto foi beneficiado,mas hoje viu-se tudo...
    Penalti por marcar do Lisandro e o Sporting marca nesse contra ataque,P. Assunção 1ª falta leva cartao,o Grimmi faz 3 faltas seguidas e nao leva nada,o P Emanuel quase parte o nariz e nada.
    Uma vergonha"
    Grande Meireles.Hoje ele foi gigante em campo e nao teve medo de dizer as verdades fora dele.

    ResponderEliminar
  22. 1) Logo de início, o Grimi fez duas faltas feias sobre o Quaresma. O amarelo ficou no bolso do Olegário.

    2) À primeira oportunidade, zás, amarelo para um jogador do FC Porto, logo por "coincidência" para o Paulo Assunção. Assim, o trinco do FC Porto ficou condicionado muito cedo e nunca mais pôde cortar em falta um contra-ataque do Sporting.

    3) Na jogada que antecede a expulsão do João Paulo, o Lisandro é duas vezes derrubado dentro da área do Sporting. Penalty a favor do FC Porto? Pois...

    4) O João Paulo teve uma entrada impetuosa sobre o Moutinho. Mas foi impressão minha, ou nem sequer lhe acertou nas pernas?

    5) Abel, que já tinha um cartão amarelo, fez uma nova falta para cartão. Os jogadores do FC Porto bem protestaram, mas o Olegário fez de conta.

    6) Já no prolongamento, Raul Meireles é atingido pelo braço de Tonel. O Olegário considerou que o jogador do FC Porto fez fita e zás, toma lá um amarelo.

    7) Lisandro é derrubado por Polga em cima da linha da área. Falta clarissima. Penalty a favor do FC Porto? Pois...
    Na sequência da jogada, o Sporting marca o 1-0 e o jogo acaba aí.

    ResponderEliminar
  23. O jogo foi muito mau , penalty para aqui ou para ali , levo todos os dias com parolos antiPORTO , agora num blog muito PORTISTA ter de levar com 1 "PORTISTA" antiPORTO isto ja esta a ser de + para mim

    ResponderEliminar
  24. RicardoCosta:

    Posso dizer-te que sim, vi o Bosingwa a chorar, vi os jogadores do Porto a receber medalhas com uma expressao de uma tremenda injustiça, pelo roubo e pela entrega que tiveram.

    Vi o hino do Porto a ser assobiado em todo o estadio pelas gentes "evoluidas de Lisboa".

    Vejo uma comunicaçao social que nem fala da arbitragem, so fala da festa.
    Apenas um jornalista da Renascença em analise ao jogo disse: "Foi pena a arbitragem CALAMITOSA de Olegario Benquerença".

    ESPERO QUE ESCREVAM ESTAS DECLARAçOES DO JORNALISTA NO POST DESTE JOGO.

    Os dois penalties sao clarissimos.
    A expulsao do Abel é tao clara como a do Joao Paulo.
    O jogo estava comprado. Os jogadores do Porto foram herois na forma como lutaram, mas o sistema esta ai para nos roubar.

    Meireles foi o melhor em campo e fora dele.

    De facto o Quaresma é muito bom jogador, mas hoje esteve muito mal. So jogou para ele e ajudou muito a desgastar o nosso meio campo que teve de recuar vezes sem conta apos as suas constantes perdas de bola em zonas proibidas.
    Com a mentalidade que demonstrou hoje nunca vai singrar numa liga mais forte. Esta é a minha opiniao.

    Mais uma final comprada para juntar à de 2004.
    Quando é que o meu pais acorda?

    ResponderEliminar
  25. Houve duas coisas fundamentais no jogo de hoje, mais uma vez o Prof ajustou-se ao adversário, o resultado é sempre o mesmo, derrota! A outra coisa também muito importante foi o árbitro, esteve ao nível que era esperado, deixou o Sporting dar pau e depois quando o Porto ripostava castigo em cima...Hoje só um Porto de 1ª água poderia ganhar em Oeiras...
    Uma nota para o RicardoCosta, afirmas-te como Portista e consegues ser pior do que o Luís Filipe Vieira! Olha que não é fácil!...Se eu não soubesse que te afirmas sempre como Portista eu diria que eras um infiltrado, como gostas de afirmar o teu Portismo só posso afirmar, estou conversado!...Não adianta emendar a mão no último coment, se leres os teus anteriores...Põe a mão na consciência!

    ResponderEliminar
  26. O FC Porto tem sido atacado e perseguido fora do campo.
    Hoje fomos alvo de uma ROUBALHEIRA digna de um Calabote, Lucílio ou Bruno Paixão.

    Não admito que os dirigentes do meu clube continuem a comer e calar.

    Os jogadores choram; os adeptos sofrem. Depois do que se passou hoje, exijo que a Administração da FCP SAD reaja.
    NÃO ADMITO QUE OS PRINCIPESCAMENTE PAGOS ADMINISTRADORES E DIRIGENTES DA FCP SAD FIQUEM CALADOS E NÃO FAÇAM NADA.

    ResponderEliminar
  27. Mais uma nota:

    Nunca ha 10 anos (e ja vi 6 finais de taça ao vivo no Jamor, incluindo 4 do Porto), eu imaginaria ver o Estadio de Oeiras tao azul.
    Deu azar ficar no topo Sul, costumamos ficar no topo Norte.

    Como o Porto cresceu.

    ResponderEliminar
  28. 100% de acordo com o José Correia. Mas a propria sociedade também tem de se começar a mobilizar e o Porto Cidade, nao pode continuar a dar tiros nos pés e a votar contra a regionalizaçao.

    Espero que seja preparado um texto pela SAD e pelo Presidente para alguém "declamar" numa conferencia de imprensa, os roubos e a dualidade de critérios da autoria do ladrao de serviço.
    Uns choram e sao favorecidos e nos?
    Somos roubados e ninguem fala???

    E nao comecem com as discussoes do maior portismo deste e daquele. Cada um tem a sua opiniao.
    Embora o inimigo esteja em Lisboa e nao no Porto, esta situaçao do Bosingwa para mim é a gota de agua.
    Pensava que a venda antecipada do Bosingwa dava vantagem no inicio da epoca de compras e vendas, mas pelos vistos foi mais uma habilidade da nossa SAD.

    ResponderEliminar
  29. Depois do que se passou hoje em Oeiras recuso, para já, falar das opções do Jesualdo ou dos jogadores A ou B.
    Fazer isso é levar a conversa para onde interessa aos outros, aqueles que nos cercaram e atacam fora do campo e, agora, também dentro das 4 linhas.
    NÃO, RECUSO-ME A FAZER O JOGO DO INIMIGO.

    Resta-nos pressionar os senhores da FCP SAD (em fóruns, blogs, etc.), para ver se eles ganham vergonha na cara e, finalmente, deixam de comer e calar.

    ResponderEliminar
  30. Completamente de acordo com o Soren em tudo o que disse.
    Espero uma reacçao enérgica da SAD sobre esta arbitragem(...) é a consequencia do apito dourado -no beneficio da duvida apita contra e o lance do penaltie é a prova disso mesmo,uma vez que não quis marcar porque teve medo de se enganar ou então é porque têm ordens da comissão de arbitragem!
    Aquele lance é incrivel,pois toda a gente viu o homem ser CEIFADO!
    Até o Polga se encolheu com medo da decisão.
    Já aqui foi comentado cronologicamente os lances de faltas e de amarelos por mostrar,pois tal verificou-se do principio ao fim!
    O unico lance em que podemos ter sido beneficiados , foi no golo anulado na 1ª parte, mas o lance foi muito rápido e os fiscais de linha não têm olhos de lince , nem visores digitais nos olhos!
    As regras não são iguais e temos de reclamar, barafustar, já que os outros fazem isso com resultados a olhos vistos.
    ...
    Caro Ricardo costa não viste o jogo, logo não defendas o miseravel jogo do quaresma ,de quem aliás gosto muito.
    Perdeu bolas infantis no meio campo e o seu individualismo foi um dos factores para os quais fizemos uns pessimos 25 mns iniciais.
    Não foi pela falta do Bosingwa que perdemos o jogo e falta saber de verdade o que aconteceu antes para emitir qualquer opinião.
    Por sinal na defesa quem estava a meter agua eram os centrais, isto no inicio do encontro porque nos 80mns seguintes, tal foi corrigido e só se viu Porto.
    E já agora os jogadores choraram todos de raiva por terem sido roubados!!!

    ResponderEliminar
  31. Grande Raul Meireles

    "«Sentimo-nos muito tristes e, muito sinceramente, este jogo foi uma vergonha. Fala-se do Apito Dourado, que só o F.C. Porto é beneficiado, mas acho que este jogo disse tudo. O Lisandro sofre uma grande penalidade, o árbitro não marca e logo a seguir é golo. O Paulo Assunção viu um amarelo logo à primeira falta e o Grimi fez três faltas e não viu nada. Depois o Pedro Emanuel quase parte o nariz e também nada acontece. É só isto que tenho a dizer.»

    Para a próxima época o capitão deve ser o Raul.

    Vamos ter que remodelar a defesa...o grande Pedro Emanuel acabou...vai ter que ser um defeso muito bem gerido. Só espero que a SAD não encha os bolsos....

    ResponderEliminar
  32. Viu.se a exibição de gala que fez o Joao Paulo substituindo o Bosingwa...
    Queiram ou nao o Porto é um com Bosingwa e outro sem Bosingwa...

    Ter um dos melhores laterais direitos do Mundo e nao o utilizar numa final destas e ter que adaptar um central...palavras para quê?Os senhores da $ad é que sabem.Nós devemos ser todos muito burros e nã estamos a ver que foi muito bom o Porto vender o Bosingwa antes da final da taça...
    Alguem pode informar a $ad que existem coisas como pre acordos...?

    ResponderEliminar
  33. Ainda estou fora de mim, estou de tal maneira incrédulo com o que sucedeu, que nem sei o que devo fazer, se beijar a minha gata(?) e pedir-lhe desculpa pelo barulho que eu fiz e a assustou, se comer uma garfada de arroz de Pato!...Não queria cair na vulgaridade de ter uma atitude pouco sensata, devo estar muito mal habituado, estou habituado a ganhar e não aceito estas derrotas tão miseráveis! Acho que alguns comentadores têm razão é preciso fazer alguma coisa para travar este Nacional.movimento destruidor do Clube!..Realmente a incrível candura e à-vontade com que nos injuriam e roubam -é o termo- faz-me dar a volta às tripas!...Aquele Cavaco!...

    ResponderEliminar
  34. Mais uma final claramente roubada ao FCPORTO, é sempre assim, quando baixamos a guarda (SAD e Pinto da Costa), e nos remetemos a decisões que só nos visam eliminar, é por estas e por outras que o FCP (dentro de campo) deste ano teve de ser enorme para conseguir vencer, sempre que não o foi, os arbitros e a opinião publicada a mando dos ladrões vermelhos e dos chorões verdes, que só á custa dos arbitros roubaram-nos duas taças esta época (pois já a SuperTaça do inicio do ano tinha sido a mesma história).

    A juntar a isso, a SAD e Pinto da Costa já vendem jogadores antes da època acabar e com isso Jesualdo que teve de mexer no seu onze base, mais uma vez foi incompetente nesse aspecto e fez asneira, é o normal nele, para quando um Treinador que saiba mexer tácticamente a partir do banco e melhorar a equipa.

    E para quando uma varridela na SAD e nos podres que lá estão, ou vamos ter olhos na cara, este ano vão sair quantos jogadores do onze base, 4, 5???, é que este defeso é grande, e na SAD só pensam nas comissões, e andam por aí muitos clubes com muito poder economico e que fizeram uma má epoca.

    É que nesta Época, com estes jogadores e só ganhar o TRI-Campeonato, é muito pouco para o FCPORTO, pois participamos em 5 (CINCO) competições, e convenhamos, não chega, pelo menos para mim.....

    http://www.zedobone.blogspot.com

    ResponderEliminar
  35. Uma palavra para Raul Meireles...Formado no Bessa mas hoje tal como em outras ocasiões dentro e fora do campo demonstrou como sente o clube...
    Um exemplo.
    Acho que se Pedro Emanuel nao jogar mais -e a idade ja começa a pesar e necessita sucessor- acho que os capitães deveríam ser Bruno Alves se se manter e logo a seguir Raul Meireles...Admiro muito o Lucho mas não entendo porque ele é um dos capitães quando temos o Raul Meireles que é português e sente o clube como poucos.

    ResponderEliminar
  36. porra,está tudo preocupado porque o bosingwa não jogou!Se jogasse era assim era ao sol!Era a mesma merda!Eu vi o bosingwa jogar contra o nacional!o homem não está cá,já é jogador do chelsea,quem tinha de jogar e jogou era a opção para o substituir!O amigo Ricardo Costa é um tanto ou quanto severo com o FCP!Tenha calma pois de Ricardos Costas já tivemos a nossa dose estes dias!

    ResponderEliminar
  37. Preferia um bosingwa com a cabeça no Chelsea( o que nao acredito que acontecesse,ele relaxou com o Nacional como todos o fizeram) que 10 João Paulos sem cabeça como se viu hoje...

    ResponderEliminar
  38. Uma vergonha!

    A nossa equipa jogou uma merda. E o árbitro foi uma miséria.

    Aquela entrada do Grimmi sobre o Quaresma aos 5 min +- tem alguma diferença para a do J.Paulo?

    Pormenores.

    De qualquer das formas não mereciamos ganhar perante uma equipa que é notoriamente inferior à nossa, e o gosto amargo é exactamente esse...

    Fisicamente estamos de rastos.

    ResponderEliminar
  39. Devo dizer que não li os comentários. Vou fazer isso mais tarde porque dou muita importancia ao que se escreve nesta caixa.

    Até logo que por agora estou de rastos.



    Abraço


    Um jogo não é uma época mas perder desta forma foi muito mau. Fui ao Altis pela 1ª vez na vida e já aí achei que eles estavam com uma moral de fim de época.

    ResponderEliminar
  40. R-o-u-b-a-d-os. Para quem não percebeu: fomos roubados, uma vez mais, contra o mesmo clube, o tal que denunciou "o sistema".

    Num jogo tristonho, com duas equipas cansadas, o Porto entrou a dormir, ofereceu três possibilidades de golo ao Sporting e só teve uma chance de marcar, aliás, a única oportunidade de golo da 1ª parte que não surgiu de um erro alheio. Ficou ainda a dúvida sobre o golo anulado ao SCP, que terá sido, em todo o jogo, a única intervenção do árbitro favorável à nossa equipa.

    O resto foi o que se esperava: no mesmo lance, Lisandro cai duas vezes na área contrária, a segunda das quais devido a um empurrão do Polga (penalty por marcar nº 1) e nada. A bola é afastada da área , João Moutinho tenta chegar lá, mas uma entrada precipitada do João Paulo resulta num lance hiper-aparatoso (como todos em que o baixinho do SCP sofre falta) e num exageradíssimo vermelho para o defesa portista. Mais adiante, Abel haveria de fazer uma falta sem bola quando já estava amarelado mas o Olegário fingiu que nada se passou. Fantástica coerência de critérios...

    Mesmo contra 10, e ao contrário do que havia conseguido na 1ª parte, apesar do espaço que lhe era concedido, o Sporting foi incapaz de criar perigo. E o jogo lá foi para prolongamento.

    A parte final do prolongamento foi uma verdadeira palhaçada: em 1º lugar, já nem dava para perceber qual era a equipa que jogava com 10 e, para dar mais uma ajuda à "verdade desportiva", o Olegário deixou passar em claro um carrinho do Polga, mesmo no limte da área do Sporting, jogada em que o Lisandro pica a bola e o central contrário varre o argentino. Se, como as imagens indicam, foi sobre a linha, então é penalty (o 2º que nos foi negado) e, muito provavelmente, mereceria expulsão. O árbitro transformou o lance num pontapé de baliza...

    Logo a seguir surgiu o golo do SCP, um lance feliz do Tiui, cujo remate foi embater no braço do Pedro Emanuel (está caído e de costas voltadas para o brasileiro) e entrou batendo na barra da baliza. O 2ª golo surge já na fase de desespero portista e serviu para disfarçar ainda mais a palhaçada que foi mais esta vitória do Sporting (o Porto já tinha visto negado um penalty claro na final da Supertaça).

    Quanto à nossa parte da culpa na derrota: não se percebe como é que uma equipa que tem vindo a descansar continuamente (inclusivé no jogo com o Nacional...) chega à final desta competição com tão poucas energias. Para falar verdade, os únicos que mostraram estar em condições pressionar foram o Fucile e o Meireles (que, à custa de andar a "tapa fogos", dei o estouro antes do final dos 90 minutos). O Lucho esteve amorfo, o Lisandro falhou a única oportunidade clara que lhe foi oferecida, o Pedro Emanual está a ficar incapaz de lidar com estes ritmos, o Quaresma fez mais uns "números" que em nada resultaram e o resto do pessoal cumpriu os serviços mínimos. O Jesualdo errou ao colocar o João Paulo a defesa esquerdo - o homem já lhe tinha mostrado a sua incapacidade para cumprir tal papel no 1º jogo contra o Shalke - era preciso mais?

    Mas, na realidade, perdemos porque a pressão sobre os árbitros, a tal "nova era do futebol português", é tão grande que eles tremem só de marcar um lance a nosso favor. Verdade seja dita, pouco fizemos para vencer, mas se isto continua assim, vai ser praticamente impossível ganhar jogos em que exista equilíbrio. Quanto ao "melhor futebol do SCP", agradeço que revejam o jogo e analisem os lances de perigo: nenhum surgiu de uma jogada com princípio, meio e fim. Nem a jogar com 12 contra 10...

    ResponderEliminar
  41. Espero enganar-me mas com o Jesualdo nunca vamos ganhar Taça nenhuma...

    ResponderEliminar
  42. 12 contra dez não amigo, 13 contra 11, depois 13 contra 10, apenas um líner me pareceu não estar "sensibilizado" para dar uma ajuda aos verde/brancos...O Porto não merecia ganhar, mas também não merecia perder...Se esta derrota acontecesse nos Penalties eu até aceitava, agora surgirem lances decisivos para nós -expulsão do João Paulo e golo do Tiuí- após manifestas más decisões do árbitro, não engulo! Os árbitros são uns cobardes! São uns corruptos e uns cobardes, estão sempre do lado do mais forte, isto é que é inegável!...E não me digam que é diferente no Estrangeiro, não é, ali eles fazem o mesmo, protegem os grandes, em Espanha o Real Madrid é levado ao colo, na Alemanha o Bayern é sistemáticamente auxiliado, em Inglaterra o Manchester idem e nos jogos das competições da UEFA e da FIFA, entre equipas de igual gabarito, os Clubes de maior poder ganham sempre algum ascendente nos juízos dos juízes!...
    Agora o que me entristeceu sobremaneira, foi a marginalização a que o Porto foi condenado em Oeiras em todas as frentes.
    Os dirigentes colocados em posição de subalternidade perante os seus pares Sportinguistas.
    A equipa a ser submetida à força da arrogância e à força do papel de Juiz Inquisidor, imposto pelo Olegário -que nome estranho- Benquerença -que desajustado, benquerença, só se fôr do Sporting- que merecia so pelo dia de hoje, ser desterrado para as Berlengas e submetido às cagadelas constantes das gaivotas, durante um ano inteirinho, só para se poder topar ao longe o seu legítimo odor...
    À prisão em pleno Estádio -ainda não sabemos das razões- do líder da claque Super Dragões -talvez com receio da reação dos adeptos?...
    Ao show da recepção na Câmara Municipal de Lisboa perante os olhares de meia dúzia de gatinhos molhados...Que diferença entre a distância de Rui Rio e a proximidade de Alberto Costa...Agora é que o nosso Autarca vai ter dificuldade em acompanhar o Boavista, talvez nos Regionais ele possa aparecer...Afinal sempre mora ali à beira.
    O ar arrogante e sorridente, perante este triste espectáculo, do escavacado Cavaco, quando é que homem engorda? Deve ter alguma bicha solitária o homem. Dêm-lhe um pouquinho de açúcar para poder sorrir de vez em quando com naturalidade, sem aquele ar sinistro, de figura de filmes de Terror saído de um qualquer FantasPorto...D....Só a mim é que isto acontece...Um Presidente daqueles, um Primeiro-Ministro destes, que vai ao Hospital para curar uma constipação e quer aumentar as taxas moderadoras, para assim afastar os utentes pobres das Urgências...Pobre País o meu, ou então pobre cidadão que eu sou, pobre e azarado, por ter nascido aqui, num País em que coisas como estas acontecem, naturalmente, muito tranquilamente !...

    ResponderEliminar
  43. Porra!

    E mais! Acabei de ver o penaltie que não foi assinalado!

    Que roubo!!

    O Benquerença viu carga de ombro ou está condicionado?..

    Como é possivel?



    Já para nem falar do livre (não assinalado) que antecede o golo...

    Na televisão ainda mete mais impressão. Roubados!

    O pior é que a equipa não ajudou em nada estarmos para aqui com queixinhas.

    ResponderEliminar
  44. O homem é presidente da República e continua a viver na Travessa do Pussolo...Quer fazer passar aquela imagem que eu sempre lhe reconheci, copy mal amanhada -o Ditador também engordou- do Salazar, no século XXI...

    ResponderEliminar
  45. "legar"
    Conjugar
    do Lat. legare
    v. tr.,enviar na qualidade de legado;
    deixar em testamento;
    fig., transmitir.
    do Lat. ligare
    v. tr., ant.,ligar;atar; constranger, obrigar (a lei, o regulamento)."

    O.legar.io...Olegário...O que foi enviado na qualidade de legado -para o Sporting-;
    O que deixa em testamento -o quê e para quem, para o Sporting, o jogo?...;
    O que liga -ou melhor, o que atende a ligação, de quem, do Victor Pereira?...
    O que ata; constrange; obriga, a perder - a quem, ao FcPorto, claro está!...OLEGÁRIO...está esclarecido!...

    ResponderEliminar
  46. O que transmite...Ao Sporting, a seguinte mensagem: podem estar descansados que eu estou aqui pqrq vos proteger!...
    Um pormenor, repararam que no final do jogo, apareceu logo uma placa, com o título "Sporting Vencedor da Taça de Portugal 2007/2008"?...Eles até já sabiam quem é que ia ganhar!

    ResponderEliminar
  47. É muito triste perder uma final tendo o porto tão bons jogadores, acho que o principal responsável foi o treinador de quem eu ate gosto e fico feliz por continuar na próxima época acho que ele hoje cometeu alguns erros.

    1- Começou o jogo com um sistema que não o habitual com mariano a jogar entre o meio campo e o extremo subindo o lucho um pouco no terreno acho que os 2 jogadores tiveram menos rendimento por causa disso, alem de que não percebo a razão de mudar a tatica para jogar contra o scp.

    2- Tarik devia ter entrado muito mais cedo e para o lugar do brinca na areia que la andava com a camisola 7 que basicamente colocou mais em risco a nossa balisa que a do sporting.

    Alguma consideraçoes sobre os jogadores do Porto.

    1-Meireles grande jogo foi um guerreiro e merecia ter saido no final dos 90 min já tinha dado tudo o que podia á equipa.

    2-Nuno grande exibição salvou 2 ou 3 golos nos primeiros 20 min, talves se tivesse deixado entrar 1 deles o Porto tivesse começado a jogar á bola.

    Quanto á arbitragem infelizmente teve menos culpa da derrota que a nossa equipa não vale a pena estar aqui com historias podia ter marcado penalti sobre o lixa mas podia ter validado 1 golo ao SCP.

    ResponderEliminar
  48. Qual treinador qual quê!

    Vejam AQUI as declarações do Raul Meireles. Tem video na página.

    Resume quase tudo.

    ResponderEliminar
  49. Zirtaev é para te dizer cara a cara, olhos nos olhos o que penso de ti.Devias perguntar aos teus amiguinhos que postam aqui, quem são os corruptos da Sad.
    Eu vim agora de Lisboa...aposto que tu não foste.Mas podes estar descansado que a oportunidade vai surgir.

    ResponderEliminar
  50. Grande Raul Meireles..grande Nuno
    Jesualdo sempre a inventar, para não falar no arbitro, que denunciou como seria o jogo logo aos 2 min, quando Grimi deveria ser expulso..

    Jesualdo inventou outra vez, quis preencher o meio campo para combater os 4 do sporting, meteu Mariano, este até não jugou mal, os restantes homens do meio campo é que não se intenderam com mais um elemento ali.. enfim, faz experiencias numa final, retirando as rotinas do 4x3x3, não parece de um treinador com tantos anos de futebol...
    Sei é que super-taça e taça de portugal, foram-nos roubadas, por não marcarem penaltys a nosso favor.. SISTEMA.

    ResponderEliminar
  51. Eu acho que a culpa foi do Rui Moreira. Foi por ele ter andado a semana toda a falar da honra do convento que perdemos o jogo. Foi por culpa dele que o Bosingwa não jogou. Foi também por culpa dele que o Jesualdo não tinha médios para trocar. Foi é claro por culpa dele que o árbitro nos prejudicou.

    A SAD não tem culpa nenhuma. Fez optimas compras no defeso, principalmente os manos Caldeira. Tem uma politica de comunicação excelente com o Rui Cerqueira.

    Somos respeitadissimos e temidos em Lisboa.

    Bons, só os da SAD porque nós que lá fomos, e eu fui antes que me acusem de não ir, somos uns ingratos.

    Bom de verdade ó o Caldeira. magnifico é o F. Gomes. Excepcional é o Anterinho dos balões.

    A culpa é toda nossa.

    ResponderEliminar
  52. O Raul Meireles e o Nuno valeram por todos os outros. Juntaria o Mariano e o Lino que pelo menos lutaram e o Jorge Fucile que deixa tudo no relvado. O resto nada de especial. Vendia o Lucho e arranjava um treinador que pusesse o nosso >Ricardinho na ordem.

    ResponderEliminar
  53. Uma última nota para agradecer ao Senhor Jorge Nuno Pinto da Costa os 25 anos excepcionais que nos deu.
    Muito obrigado.
    Proponho que o seu nome seja importalizado. Vamos fazer uma assembleia geral e mudar o nome do estádio.

    Agora, se não le der muita massada, deixe o lugar a quem não esteja com o rabo preso nem esteja condicionado pelos da SAD. Vá se embora, em glória. Com o título de campeão do TRI.

    ResponderEliminar
  54. Roubados de quê? A arbitragem foi péssima, mas foi para os dois lados. Ou já se esqueceram do golo mal anulado ao Sporting, na primeira parte? Por favor, há vezes em que vale a pena, por ser descarada para um lado, falar na arbitragem; hoje não foi o caso.
    Estou à vontade porque sou benfiquista, vi o jogo completamente na minha, sem nada a ganhar.
    O jogo foi uma chatice pegada, jogou mais o Sporting e, por isso, acho que acaba por ser um justo vencedor. Achei o Porto uma equipa irreconhecível para aquilo que tem apresentado. Claro que o Jesualdo esteve péssimo: tanto na adaptação errada de João Paulo à esquerda, obrigando Meireles a um trabalh duple e às vezes triplo, tentando fazer o jogo de meio-campo, nas transições, e ao mesmo tempo ocupando a faixa esquerda defensiva. O homem é um senhor. Respect. Além da escolha inicial, Jesualdo esteve mal nas substituições. Lucho esteve em campo? Não vi. Seria de retirar o argentino de campo e apostar em alguém mais forte que desse luta ao meio-campo dinâmico do Sporting (a opção Kaz ou Tarik, puxando Mariano para zonas interiores, por exemplo, teria sido acertada). Assim não foi e o Porto acaba por perder bem. Parabéns ao Sporting.

    Por favor, saibam perder. Eu sei que não estão habituados, mas não se tornem calimeros como os outros ou como nós (Benfica) esta época.ç Perderam e perderam bem. O árbitro esteve mal para os dois lados. Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  55. Meu caro, se quer ser sério, seja e refira que o lance do Lisandro ( fora da área ) só foi possível porque foi anulado um golo limpo ao Romagnoli na primeira parte, que curiosamente não refere na sua crónica do jogo ...

    ResponderEliminar
  56. Sirmister:

    "Quanto á arbitragem infelizmente teve menos culpa da derrota que a nossa equipa não vale a pena estar aqui com historias podia ter marcado penalti sobre o lixa mas podia ter validado 1 golo ao SCP."

    Deves ter visto um jogo bem diferente. Uma final de taça de um outro pais qualquer com equipas que jogassem com camisolas da mesma cor.

    O Abel e o Tonel nao deviam ter sido expulsos? E o Polga?

    E os dois penalties? Um antes da expulsao do Joao Paulo e outro antes do golo do Sporting.

    E o Grimi? So fez 4 faltas para amarelo. Veio para a rua? E o lance em que o Derlei parte o nariz ao Pedro Emanuel?

    Fora de jogo, ao milimetro? Isso é que é favorecer?

    Naturalmente que o Porto teve culpas, mas dizer que a arbitragem nao teve influencia, nem lembra ao diabo!

    ResponderEliminar
  57. Esta final foi uma mentira.

    O jogo estava comprado. Ponto final.
    Uma roubalheira do principio ao fim com lances decisivos e dualidade na parte disciplinar que mostrava quem tinha de vencer.

    No Porto estamos habituados a isto. A termos que ser 2 ou 3 vezes melhor que o adversario e que os arbitros para vencer. Hoje nao o fomos. Jogamos abaixo do que podiamos, mesmo assim, tiveram de nos roubar do principio ao fim para poderem vencer.

    Os calimeros do sistema. A equipa com mais penalties a favor do futebol portugues, que anda sempre a chorar. Que é como quem diz, a fazer coaçao.

    ResponderEliminar
  58. soren,

    "Esta final foi uma mentira.

    O jogo estava comprado. Ponto final.
    Uma roubalheira do principio ao fim com lances decisivos e dualidade na parte disciplinar que mostrava quem tinha de vencer." - Isto é dito seriamente ou é a brincar?

    "No Porto estamos habituados a isto. A termos que ser 2 ou 3 vezes melhor que o adversario e que os arbitros para vencer." - Esta, então, é comédia da boa.

    "Jogamos abaixo do que podiamos, mesmo assim, tiveram de nos roubar do principio ao fim para poderem vencer" - Qual Ricky Gervais qual quê.

    Vamos ver se nos entendemos (e eu nem tenho nada a ver com isso porque o meu clube nem esteve na final): o árbitro esteve MUITO MAL. Agora, querer fazer disto um prejuízo claro para o Porto é entrar em ficções à Isaac Asimov. O Olegário esteve mal? Esteve. Errou só para um lado? Não. Se o Porto tem razões de queixa, o Sporting também tem. Não querer ver isto é ser parcial. Tudo bem, sejam parciais à vontade. Só não queiram passar a ideia de que estão muito seriamente a analisar o jogo. Porque não estão.

    Lembro só a quantidade de sarrafada que os suspeitos do costume do lado do Porto (Alves e Quaresma) foram distribuindo. Ou os dois não mereceram o vermelho? Sejamos sérios, meus amigos. Este jogo foi uma grande trampa e os jogadores foram muito violentos. De um lado e de outro. And that´s it.

    ResponderEliminar
  59. Senhor Ricardo:

    Conheço pessoalmente um sobrinho do Sr. Gervais e nao gosto das paroladas do sr. Isaac.

    O senhor é lampiao, como tal tem visao distorcida da realidade.
    Por norma nao discuto bola com lampioes, salvo se forem meus amigos.
    Como ja reparou, so respondi ao Sirmister por ja ter lido comentarios dele e por saber que ele é Portista e ter respeito pela sua opiniao.

    O senhor como o lampiao comum, nao sabe ver bola, tem a mania que é intelectual da batata (com os seus desconhecidos Gervais e Asimov's) e é doentinho, senao nao andava num blogue azul.

    Nao se canse a responder porque nao tera contra resposta. Va dormir que um dos seus males é sono ou entao va delirar com o seu quarto lugar na liga.

    ResponderEliminar
  60. "O senhor é lampiao, como tal tem visao distorcida da realidade." - Classe pura.

    "O senhor como o lampiao comum, nao sabe ver bola" - Mais uma vez, classe. Pura.

    "(com os seus desconhecidos Gervais e Asimov's)" - Aqui é ignorância.

    "e é doentinho, senao nao andava num blogue azul" - Que heresia que eu cometi, caro Soren. Indesculpável.

    Se o amigo (posso tratá-lo assim?) não fala com adeptos que não sejam portistas (isto tirando os seus amigos, claro), o amigo, quer-me parecer, não entendeu muito bem as bases da discussão e da saudável convivência no Desporto. Mas isto sou eu, um "lampião comum", logo: um imbecil.

    ResponderEliminar
  61. Não vale a pena entrar num blogue que não lhe diz nada apenas para provocar...O "ricardo", talvez seja o Ricardo que nós sabemos, aquele que é o inteligente das leis desportivas, o Benfiquista do Norte, o que tentou e confessou que se o pudesse fazer o faria, baixar de Divisão o FCPorto, talvez este "ricardo" queira desabafar um pouco da sua consciência e dar-nos um alento envenenado, mas obrigado, não precisamos, vá dar ânimo aos seus companheiros de jornada, que eles coitados, até parece que ganharam a Liga dos Campeões!...
    Quanto a nós sabemos o que tem sido este tormento ao longo das últimas quatro épocas, sempre tendo em cima de nós os árbitros condicionados ou "aconselhados" a darem-nos um tratamento do tipo do de ontem: directo, conciso e eficaz! Resultou ontem, não resultará em muitos outros dias, porque nós, estamos avisados, embora por vezes até não pareça, que o que nos espera é sempre do mesmo: Chineses com momentâneas tendências verdes e brancas...Ontem até vieram todos equipados de vermelho, para alegrarem a festa dos frangos que estavam de molho a ver em casa, a festa dos outros!...Antigamente os árbitros equipavam sempre de Preto, assim como os juízes que vestem Toga Negra, mas agora não, vestem de amarelo e de vermelho, para se ajustarem à sua forma de estar e de ser: Chineses -de olhos em bico, à espera de uma digressão que lhes permita ver a Àsia perdida- e Benfiquistas!...

    ResponderEliminar
  62. Quanto ao jogo, o Porto jogou mal, esteve irreconhecível nos primeiros 20/30 minutos, cometeu erros semelhantes aos cometidos frente ao Nacional, muitos passes errados e uma gritante desarmonia do quarteto defensivo...Por incrível, depois da expulsão de João Paulo o sector ficou mais equilibrado, mas só restavam dez jogadores em campo e era muito difícil desequilibrar, tendo um Quaresma nitidamente em baixo e a tentar mais uma vez ridicularizar o adversário directo...Acho que o desgaste que o Raul Meireles teve na obrigação de tapar o flanco esquerdo obrigou o Lucho a recuar demasiado e a faltar em zonas onde costuma ser mais predominante. Depois uma avançada mal armada com Mariano a espaços, Quaresma quase sempre desatento e muito marcado e Lisandro muito só...Sem Tarik, talvez Quaresma, Lisandro e Farias...Gosto de ver Lisandro sobre as alas!
    Tarik cobre menos bem que Mariano, mas é mais eficiente no ataque.
    João Paulo foi vítima de uma escolha errada, colocá-lo a lateral esquerdo, foi mesmo uma invenção, daquelas invenções já habituais em jogos deste tipo, cruciais, mas que podemos fazer, o homem acorda nestes dias com vontade de inventar e sai quase sempre asneira...Depois é sempre a somar, para culminar muitas das asneiras da defesa, os dois golos só são possíveis por desatenções incríveis e são marcados de forma muito fortuita...No último até me parece que quem toca a bola é o Quaresma, se repararem bem é o bico dele que leva a bola direitinha para dentro das malhas...No primeiro foi muito importante o gesto à guarda redes do Pedro Emanuel. Se não fosse golo seria Penaltie...

    Depois, tivemos OLEGÀRIO BENQUERENÇA...Em todo o seu esplendor. Perante a raiva dos Portuenses e o gáudio dos nossos adversários...Vejam a opinião do Coroado, serve à mil maravilhas para compreendermos o que se passou, tudo o que ele diz deve ser interpretado exactamente ao contrário, se diz que é falta é por que não foi, se diz que não há Penaltie é porque este existiu...Este homem merece o epíteto de Enganador-Mor...Aliás ele próprio confessa em livro: " Eu sabia que não era Penaltie, mas marquei-o, dava-me um prazer do caraças..." -Imaginem que o Jorge Nuno escrevia no Largos Dias tem 100 Anos: " Eu sabia que estava a corrompê-lo, mas não consegui evitar, era mais forte do que a minha própria razão...era vício..."
    Acho que está tudo dito, Lisboa está em festa, o Municipio esteve aberto e cheio de Luz em pleno Domingo, os jornais e as televisões fizeram o seu Santo António particular, o Cavaco finalmente deu a queca do Ano na sua travessa do Possolo -agora só vai haver mais em 2009- o Oceanário deitou água pelas costuras, os peixes tiveram direito a refeição suplementar, o Jorge Coroado continuou com aquele ar de enfastiado e com amêndoas escondidas na boca, a Sic finalmente transmitiu um jogo que o Porto perdeu, os cartazes da Seleção Nacional ganharam outra dimensão, aqueles quatro cavaleiros do Após.calipse -Eusébio, Chalana, Futre e Rui Costa, ena tantos Lisboetas- de panças proeminentes a empurrarem, como no episódio do Autocarro que atravessa a Europa, a selecção Nacional ali simbolizada pelo Cristiano.Jogador.do.Ano.Ronaldo...O País adormeceu finalmente Feliz, os Argonautas do Porto tinham tido o seu castigo mais que esperado, Viva Portugal, Viva a Cidade de Lisboa, Viva o ESPORTIN, Viva o Empreendorismo Concentracionário de Lisboa, Viva o Benfica, Viva a Selecção Nacional -o Seleccionador viu finalmente um jogo do Porto ao vivo- Vamos dormir filha, que eu hoje, estou mesmo a precisar de um miminho...

    ResponderEliminar
  63. Viva o Esportin...Hic..Ai, ai , filha, calma...Hic!

    ResponderEliminar
  64. Olhem só o Vila Pouca a ameaçar o Zirtaev...

    Nem penses Vila Pouca. Nem penses.

    ResponderEliminar
  65. De facto, vilapouca, não sei o porquê dessas tuas ameaças. Sinceramente, e depois de saber os sacrifícios pessoais que o Zirtaev faz, apenas e só por gosto, porque ele não ganha nada com isto, eu, se fosse a ele, acabava com isto tudo para não me chatear mais e depois iriam descarregar as suas frustrações para outro lado.

    ResponderEliminar
  66. Primeiro onde estão as ameaças?Dizer que se quer falar cara a cara olhos nos olhos é ameaçar?Eu quando quero falar com alguém é assim, alguns cobardolas é que devem estar habituados a falar por trás, nas costas dos outros, eu não, quando tenho a dizer alguma coisa falo com as pessoas de frente.Quanto a ti Teixeira, o que queres dizer com nem penses nem penses?É uma ameaça?É que com o Zirtaev eu só quero falar , mas contigo é diferente. Ó menphis isso das frustrações é para mim?Eu meu caro passei 19 anos sem ganhar nada, não é por perder uma taça que fico frustrado. As razões são outras.É só ler o que certas passoas comentam aqui. Achas bem que se chamem corruptos à Sad?. Pessoas que postam aqui?

    ResponderEliminar
  67. Vila Pouca,

    depreendo então pelo teu comentário que me queres bater.

    Estou errado?

    ResponderEliminar
  68. Apesar dos Ânimos estarem exaltados, não é necessário entrarem pelas ameaças ou cara a cara...O Porto começou a perder por 2 motivos: Declarações de vítima doPaulo Bento (lembrando a meia-final)e pela constituição da equipa...O Lino entrou bem no jogo, o tarik foi uma nulidade...Palavra de grande apreço e dedicação para o Raul Meireles, Nuno e Paulo Assunção (limitado pelo cartão amarelo)...Começo a perder a paciência com a displicência do Sr. Quaresma, sem espírito de luta e sacrifício... Para os adversários, apenas uma palavra para um jogador: João Moutinho, o MAIOR FILHO DA PUTA que apareceu nos lagartos desde o João Vieira Pinto...REbola a cada falta como se tivesse uma lesão gravíssima, mas como é um craque da academia, é uma vítima dos maldosos adversários...é o maior fiteiro do Futebol Portugues, mas tem que ser protegido porque su+postamente vale 25milhoes...Quanto ao Benquerença, roubou o Porto descaradamente...Vide vídeo: http://www.videos.iol.pt/consola.php?projecto=46&mul_id=10512255&tipo_conteudo=1&id_conteudo=953677&tipo=2&referer=1

    ResponderEliminar
  69. na minha opinião a culpa é somente daquele pseudo treinador que muitos lhe lambem as botas e lhe chamam mestre ou senhor do futebol.
    Uma equipa que venceu campeonato na boa (e começo a achar que mais por demérito dos adversarios q por merito deste senhor), com a melhor equipa, com tudo para fazer epoca fantastica, chega ao fim so com o campeonato.

    Ontem sem perceber-mos como apresenta a equipa q apresentou, o lino que ate jogou bem fica no banco e joao paulo na esquerda, o tarik no banco e entrou qnd ja nem valia a pena, e chega ao fim do jogo e acaba com a equipa q devia ter sido titular...ou seja tem medo de a por de inicio, mas depois acaba com a equipa que tinha medo.
    incrivel mm..e enquanto houver gente a embandeirar em arco este pseudo treinador, mais banhadas vão acontecer.
    Vai ser como o scolari, por muitas vezes que jogue com a grécia não aprende e nem ganha 1, este vai ser com o sporting.

    quanto ao arbitro foi como de costume, a roubar pos mesmos...e sou da opinião que se investigassem os clubes do sul como perseguem os do norte, lisboa n teria um unico clube na primeira divisão.

    infelizmente perdemos uma taça que muito bem podiamos ter ganho, mas com um treinador daqueles q com uma boa equipa faz os adeptos sofrer sem necessidade...ainda me lembro de muitos jogos esta epoca no dragão em que era só passear e por causa das invenções deste " mestre" ainda passamos um bom bocado!!

    saudaçoes

    ResponderEliminar
  70. Então, rapaziada, que vergonha pública é esta ?

    Se for preciso pago eu o almoço, mas não pode haver mais discussão deste tipo.

    E se para o ano não nos calhar o Atlético ou o Fátima, estaremos na final com o Sporting ou com os vencedores da Taça do Guadiana.

    Desde que não tenhamos que levar outra vez com o Legário...
    É preciso é calma.
    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  71. Não gostei!

    Não gostei da arbitragem.
    Não gostei, como raramente gosto do treinador - grandes opções....
    Não gostei do Bosingwa no banco.

    Gostei da força e do empenho de alguns jogadores, o Nuno esteve exemplar, o Raul Meireles merecia mais, os restantes estavam rotos de uma campeonato fabuloso.

    e assim foi!

    ResponderEliminar
  72. Além do Raul Meireles, que eu vi no campo desesperado e já quase a jogar ainda o 0-0 prevalecia, também o Pedro Emanuel desabafou:
    "Se calhar quem fala é que tira benefícios disso. Tentamos sempre trabalhar de uma forma séria, honesta e correcta, mas isso não chega. É o nosso futebol, não vale a pena estar a alongar-me mais».

    ResponderEliminar
  73. No final do jogo, vinha no carro a ouvir a rádio, Paulo bento foi questionado pela indignação portista para com a arbitragem.
    Pois lá notou ele que teria havido um golo mal anulado ao Sporting - que no banco leonino era impossível de ver por ser na baliza mais distante - e que este árbitro o impedira de 3 finais, aludindo à semifinal do Dragão perdida nos penáltis.

    Como notei antes do jogo, estranhava que ninguém tivesse falado do Olegário Incompetência ou Olarápio Benquerença, como alguns amigos meus lhe chamam e que no final do jogo me ligaram a falar do penálti sobre o Lisandro na 2ª parte.

    Paulo Bento era jogador quando ganhhou o campeonato de 2002 e a final da Taça com o Leixões, esta com golo fora-de-jogo de Jardel e um penálti negado a Detinho do Leixões.

    Mas Paulo Bento tem a memória selectiva conveniente aos calimeros, não é capaz de se reportar ao jogo acabado de disputar. Tem é, nos media, espaço e títulos generosos para poder dizer e ter chamadas (os títulos) para o que for bem. Pelo visto, terá falado antes da final da semifinal do Dragão de 2006.

    Nada de novo, portanto. Tanto que, na Supertaça de Agosto, não reconheceu que houve um penálti por mão de Tonel e só por isso o FC Porto não ganhou o troféu, mais uma vez por culpa de Bruno Paixão. Além das 3 bolas nos postes...

    Mas a coerência de Paulo Bento é como o seu futebol: pequenina(o). Não vai além disto e não ganhará ais que um ou outro troféu sem a relevância de um campeonato que, sendo uma prova longa e sinuosa, exige muito mais do que pequenas correrias até ao Jamor ali à beirinha de casa. Se, nesses sprints, tivermos árbitros a eliminar o E. Amadora (golo nos descontos em fora-de-jogo de Purovic) e Marítimo (3 jogos prejudcado pela arbitragem esta época com o Sporting, com os 2 da Liga) estamos conversados sobre o que é o caminho virtuoso do Sporting na Taça de Portugal.

    ResponderEliminar
  74. Da arbitragem já aqui todos falaram e não há mais a dizer.
    Mas não são nos penáltis, às vezes de difícil discernimento, que muitas vezes se decide um jogo: é na condução do próprio jogo.
    Quando os jogadores do Sporting desde o início podem dar largas à sua agressividade com a complacência do árbitro (Grimi e Abel sobre o Quaresma, como já aludido e se tornou o facto mais gritante logo à partida) e este pune e é severo nos gestos os jogadores portistas por faltas a meio-campo, chama-se "inclinar o campo".
    Esse "alarme" da 1ª parte deixou-me de pé atrás. O Sporting usava o físico e o FC Porto tinha de se encolher. Responder no mesmo tom, até em eventual simulação de cotovelada (R. Meireles), dava amarelo. Por isso, uma falta banal - apesar da entrada desastrada que favoreceu o aparato mediático que é cada queda na máscara de Moutinho, sempre pronto a parir em campo para de pronto saltitar que nem uma libelinha - deu vermelho que podíamos ter visto ser dado a Grimi ou Abel. Este, aliás, é useiro e vezeiro em faltas duras e raramente assinaladas, qquanto mais alvo de acção disciplinar.
    Quando se via Djaló a nunca saltar à bola, deixando-se em baixo para um toque subtil de anca a desequilibrar quem ia disputar a bola no ar, percebia-se que os imaturos jogadores leoninos estavam a comer de cebolada os experientes jogadores do FC Porto que procuravam jogar a bola ou tentavam jogar nas mesmas condições de jogo permitidas pelo árbitro ao adversário.
    Depois, bem, o lance do Polga e do Lisandro foi mesmo à minha frente e, como noutras ocasiões em que olho de imediato para o árbitro, percebi que, mais uma vez, ia fazer de conta que era tudo legal e não me admirei que não marcasse falta. Como estava no enfiamento do lance, foi falta fora da área mas foi uma falta flagrante, grosseira e que condenou o árbitro a um zero absoluto pela falta de isenção nos julgamentos de faltas e abstruso critério disciplinar. Ou talvez não. Foi um árbitro porreiro, pá, que vai estar no Euro sem apitar jogos deste calibre a não ser na escapatória da final que é o último jogo da época e não deixa espaço para crítias mais contundentes ao longo da semana com o Europeu à porta para onde também vai imerecidamente.
    Foi uma arbitragem de final de Taça, normal, conveniente, de bem para a Imprensa lisbonense, daquelas, como em 2004 com o Lucílio Vigarista, que nos faz pensar se devemos continuar a ir ao futebol e para mais fazer uma deslocação a que os súbditos do poder instalado não se dão a maçada e a despesa inerente. "É pá, tou a 10 minutinhos do Jamor, que festa, pá!"

    ResponderEliminar
  75. Calma, isto ainda agora começou!! Preparem-se, na próxima época vai existir frequentemente a palavra MEDO no seio dos arbitros que apitarem jogos do FCP, Pénaltis? Proibido marcar a favor. Vermelhos aos adversários? Proibido, só amarelos e depois de uma perna partida... para um Clube como o Sporting que ODEIA o Sr.(grrrrr) Olegário?... não está nada mal. Por isso meus amigos a melhor solução, inscrição JÁ na proxima Liga Espanhola 2008/09!!!
    Era giro...


    Agora o jogo (Eu estive lá.).
    Erros: nº 1 Bosingwa, não percebi esta(como os milhoes dos Portistas).
    Nº 2 Joao Paulo, defesa esquerdo??? e o Lino que tem cumprido(mal por mal, meu deus...)
    Nº 3 Falta de ambição, o Tarik (desiquilibra) pois, so depois de perder o jogo????
    nº 4 Desculpem tenho que dizer,´Quaresma, é um génio mas perde-se nestes jogos, foi menos 1 jogador na equipa(rodriguinhos numa final???, correr atrás da bola com ela a 1 Metro não é preciso?)
    Nº5 Pouparam-se os jogadores titulares durante 15 dias porque estavam cansados, para que? apareceram ainda mais cansados??? Não percebo.
    Por ultimo, O professor em final de Época tambem deve de estar cansado das ideias...

    Para o ano há mais.....


    AZUL + Nuno,Raul Meireles, Fucile

    AZUL - Quaresma, Jesualdo Ferreira

    AZUL -- Joao Paulo ( Prejudicou muito a equipa)

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  76. Sobre o jogo, ao FC Porto fez mal, vê-se agora, ganhar o campeonato tão cedo. A equipa não se refrescou como era suposto e custou uma difícil entrada em jogo. Depois foi o equilíbrio, Lisandro igualou uma grande oportunidade de Derlei (mas ambos incompetentes na finalização) e aquilo era programado para 0-0.
    Sobre Jesualdo, durante a época já se disse de tudo. Primeiro era o sistema, não tinha que mudar e tal. Jogou em 4x3x3 na Supertaça e foi criticado. Depois porque se adequava ao adversário que joga na trincheira, não arrisca, espera um erro, quando está em 11x10 tira o Izmailov mas náo mete o Vukcevic, mete o Pereirinha que é um trunfo ofensivo de realce - mas já fez isso uma vez, tirou Romagnoli e meteu Pereirinha e ganhou no Dragão por 1-0 a jogar ao "ataque"...
    Jesualdo podia ter aproveitado Lino, que vinha a jogar bem na esquerda e sempre era preferível o Lino à adaptação de João Paulo. Falhou como em Gelsenkirchen, onde começou à direita mas o fracasso foi tal que trocou os laterais e a equipa encarreirou depois, talvez por isso tenha começado agora com Fucile à direita e João Paulo à esquerda. Bosingwa já não tinha a cabeça no Porto, não esqueço o jogo com o Nacional.
    E o jogo com o Nacional mostrou toda a equipa ausente. Não só fisicamente, mas mentalmente. Foi um desastre. O que restou desse jogo foram alguns passes desastrados que tiraram fluidez de jogo na 1ª parte e permitiu o ascendente leonino. Lucho é que deu o estouro e torna-se incompreensível. O jogador de mais classe do campeonato, para mim, estava estranhamente apático e o FC Porto teve dificildades em ligar o jogo na frente. Essa foi a chave táctica do jogo e não o João Paulo.
    Mas em 11x11 não havia ideia de o jogo terminar além do 0-0. Nenhuma equipa esteve bem. A expulsão de João Paulo condicionou o FC Porto, como o amarelo a P. Assunção condicionou a capacidade de intervenção. Mariano tentou a ligação para a frente, assistiu Lisandro e esteve bem mas nunca poderia compensar a ausência de Lucho, o homem que fez falta e não Bosingwa.

    Saí decepcionado e revoltado do Jamor mas não foi a primeira vez.

    Vi um apoio fenomenal dos adeptos que esmagaram nos cânticos e no som a curva oposta. Estranhei ver os adeptos do Porto no topo sul: salvo as finais com maioria de adeptos do FC Porto (Leiria, Marítimo, Braga), nunca vi nada assim. Mas é isso, o Jamor tem uma coisa que não liga com o FC Porto. Apesar de muitas presenças, é sempre território não neutro e sinto isso cada vez que lá vou.

    Mas apesar do apoio fantástico que se esvaiu entre os protestos da falta náo marcada a Lisandro e o golo leonino que liquidava a partida para quem estava com 10, ainda assisti a escaramuças com elementos dos Superdragões envolvidos. Não percebi a razão, não sei o que incendiou os ânimos: terá sido por muitos logo abandonarem o campo e desestirem de apoiar? Vi Fernando Madureira a acalmar os ânimos, a repelir os facínoras que se exaltavam contra adeptos do FC Porto mas soube no fim que o líder da claque foi detido. Também não percebi porquê, só o vi apaziguar os ânimos.

    Mas vejo aqui portistas tratarem-se da mesma forma agressiva. Que seja contra a SAD, o treinador, o Quaresma, já não é novidade. Agora entre adeptos custa-me compreender.

    Prefiro falar do jogo, dos jogadores, dos árbitros também, dos penáltis e das emoções. O futebol é isso, não é "isto".

    ResponderEliminar
  77. Gente, é preciso muita calma, estamos todos de cabeça quente e a fazer o jogo dos inimigos.
    Ponderação precisa-se.
    Eu também estive lá...
    E vi um Porto cansado, sem ideias mas que poderia ter ganho se o treinador tivesse feito as coisas de outra maneira.
    Lino tinha de jogar na esquerda - porque fez ôs ultimos jogos e não jogou??? - Tarik, ao menos no início do prolongamento tinha de entrar logo - estica o jogo, é bom no um para um, rápido e enleante e joga de primeira, não inventa.E a jogar em contrataque era fundamental e segurava os defesas do sportem.
    Depois o árbitro, habilidoso qb, mas a isto já estamos habituados.
    Enfim, reflexão, descanso, preparação boa da época e ... até pró ano.
    Ah, e muita calma entra nós. Exige-se

    ResponderEliminar
  78. meirelesportuense,

    não entrei no blogue para provocar ninguém. fiz a minha análise sobre o jogo e, mais especificamente, sobre a arbitragem, visto que era o tema mais debatido. Depois achei um comentário de um portista de tal forma curioso - porque altamente parcial - e meti-me com ele. Não para provocar, apenas para perceber o que ele tinha a dizer. Ele chamou-me "lampião comum", que é, de facto, o que sou. Pena que esse conceito para ele signifique não perceber nada de bola, nas palavras do portista falado. A partir daí não havia nada a dizer. Autoproclamei-me imbecil e espero que ele tenha ficado feliz.

    Quanto a esse benfiquista do Norte, não faço ideia quem seja. Sou Benfiquista mas do Sul.

    Mas se não posso vir aqui dar a minha opinião, vou tão rápido quanto cheguei.

    Saudações a todos.

    ResponderEliminar
  79. Tanta choradeira!!!
    Pelo que vi aqui escrito, acho que vamos passar a ser os novos Calimeros do futebol português. Qui injusticia!!!

    Acho que vão regressar os gloriosos tempos dos malucos das máquinas voadoras. Ou seja, cada vez que vamos a Lisboa, levamos no corpo e regressamos a "chorar" porque roubados pela arbitragem.

    Levantem a cabeça e parem com isso!!!
    Parem com essa choradeira!!!

    Sejam exigentes com os responsáveis no clube por esta palhaçada. Só assim iremos para a frente.

    ResponderEliminar
  80. Boa tarde a todos.

    Eu também fui ao Jamor. Como sou de Lisboa apenas consegui arranjar bilhetes para a bancada dos adeptos do Sporting e fui para o estádio sem qualquer evidência do meu "Portismo".

    O Porto jogou mal. A aposta no João Paulo foi infeliz, e o Lucho Gonzalez esteve bem abaixo do que é normal (o Miguel Veloso não o largou e sempre com agressividade, o que é raro neste jogador e espero que nos seja útil na selecção).

    O Olegário estava nervoso e prejudicou claramente o Porto. Ele queria acabar a primeira parte do prolongamente aos 6 minutos, tal era o pânico e a vontade de ir embora.

    Hoje em dia, o Porto para ganhar tem que jogar sempre muito melhor que o adversário e ontem não o conseguimos.

    Em caso de dúvida somos sempre prejudicados.

    Nota final:

    Depois do jogo, ainda perto do estádio, na companhia da minha mulher, um casal amigo (ela grávida de 5 meses) e mais dois amigos (todos do Sporting), fomos atacados por um grupo numeroso de Portistas furiosos com o jogo, que se acharam no direito de bater, roubar e maltratar todas as pessoas deste grupo que nada fez para provocar a situação.

    Triste, muito triste.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  81. O "ricardo" que eu nomeei, acho que o ricardo sabe bem de quem falo, aliás todos o sabem, é o homem do momento...Mas quanto à intromissão, eu digo que o é, porque o momento é o menos indicado para vir picar aqui seja quem fôr...Bem sei que qualquer um provocador pode surgir por estes lados, bem disfarçado de andorinha e fazer das suas tranquilamente...Mas não foi o seu caso...Portanto por mim, estou perfeitamente aberto à discussão, mas em alturas mais serenas.

    -Espero que toda esta nuvem Negra passe e recuperemos algum equilíbrio...

    -Há aqui exageros, também na forma como se atacam pessoas que -na minha opinião- são completamente independentes nestas questões -tentam sê-lo e muitas vezes conseguem-no- e têm a minha simpatia até por isso...O que é preciso é dar-mos as mãos no infortúnio e esquecermos por um momento, as nossa divisões mais acentuadas...Também é verdade que muitos tentaram aqui denegrir a SAD no seu conjunto, "Feios, Porcos e Maus", desde que a decisão do CD da Liga foi conhecida...Já vinham fazendo isso no tempo, mas depois do acórdão da Liga as coisas descontrolaram-se...Todos sabemos como para se conseguirem êxitos é necessário haver união, quem semeou a discórdia ou estava anestesiado por um empolgamento momentâneo, ou então sabia bem o que pretendia, lançar a confusão!...Portanto separemos as águas, se somos Portistas ajuizemos melhor o que lançamos por aqui e sejamos coerentes com aquilo que pretendemos, as vitórias do Clube!

    ResponderEliminar
  82. Não sabia que o Olegário vai estar no Europeu, nem me passava pela cabeça dada "a enorme categoria patenteada" ontem, mas se vai estar na Àustria, está tudo explicado, quis agradecer em plena Capital a quem o promoveu! Obrigadinho senhor Vítor, como vê, aqui estou a cumprir tudo o que me pediu, mesmo que sem palavras, eu percebi nos seus olhos, perfeitamente...Portanto, como vêm, nem só com meninas se compram os árbitros!
    Uns compram o produto falando com eles em particular, tentando dar-lhes a perceber, que talvez seja bom para a carreira eles inclinarem um bocadinho o relvado -o mais que possam-, outros fazem-no públicamente, elogiando-os e/ou promovendo-os -levando-os muito longe, este vai até à Àustria pelo menos, quem paga as viagens, dormidas e os almoços?- e aqui as coisas são absolutamente normais!...Completamente normais...Este sistema assim é mesmo bom, é o "nosso sistema"...Esqueci-me, desculpem, este Olegário não é um dos rebentos do "outro Sistema"?...Ou foi um dos que apareceram por simples intervenção Divina?...Vai Olegário e leva a mensagem: estou aqui à vossa disposição senhores da UEFA, o que pretendem, quem deve passar à fase seguinte?...Quem?...Desculpe?..Estou a ouvir mal, não serão interferências das escutas? Não, estou fora de Portugal, posso estar descansado e roubar à vontade?!...OK, obrigado, uma beijoca também para si!...D...-Os gajos são chatos!...Nem no Estrangeiro nos deixam descansados...Anda filha vamos reatar a brincadeira, ai filha, ai minha malandra, Hic...Esportin...

    ResponderEliminar
  83. meireles,

    ah entendi, caro companheiro. O arrogantezinho que lançou o Boavista às feras com orgulho? De facto, não gostei do estilo da personagem, mas deixa-me que te diga uma coisa: concordei com ele, quando ele fala em mudar certas leis. Não se entende esta diferença de penas. Mas disso falaremos depois porque há que respeitar, como dizes, os momentos.
    Qualquer dia volto cá para uma boa discussão entre gente de cores diferentes. É saudável, eu acho.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  84. Um estrangeiro que aterrasse ontem em Lisboa, por volta das 20 horas, não soubesse nada do futebol português e visse aquela festa toda pensaria para os seus botões: "Estes adeptos devem estar a festejar a conquista do campeonato ou da Liga dos Campeões."
    Mais tarde, perguntaria a alguém: "O que se passa? Por que motivo estes adeptos festejam tanto?"
    Respondiam-lhe:"Toda esta festa é porque ganharam uma mísera taça refuguenta de Portugal..."
    Então, o estrangeiro abriria a boca de espanto:"Então, tanta festa por uma mísera taça?"

    Viu-se de tudo, ontem, em Lisboa:
    - carros alegóricos
    - fanfarra
    - banda da GNR
    - cavalos
    - anões
    - mulheres nuas
    - recepção na câmara
    - estádio aberto a toda gente

    Houve mais festa do que aquela que os adeptos do Vitória de Setúbal fizeram pela conquista da taça da liga.

    Não há dúvida. Comportam-se como adeptos de clube pequeno.
    Lá diz o ditado: "Quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré." Ou, se quisermos... nunca chega a dragão. Coitaditos.

    ResponderEliminar
  85. Confras, apenas um conselho, nunca leve ninguém de quem goste muito a um jogo de futebol, especialmente se fôr a doer...Eu nunca levei a minha mulher ou a minha filhota a ver um jogo desses, teria que estar completamente concentrado na sua segurança, ir ao Futebol não é o mesmo que ir ao Cinema ou ao Teatro, no Futebol campeiam as Paixões e isso é difícil de controlar...Quando quero ver um jogo mais apaixonado, vou sozinho e sinto o jogo e o ambiente absolutamente à vontade, estou tranquilo eu e a Natureza!...Depois, se houver confusão, estou entregue a mim mesmo, sei que só eu estou em risco.

    ResponderEliminar
  86. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  87. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  88. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  89. Apesar de visitar este blogue com frequência, é a primeira vez que aqui escrevo e com pena...

    Pena por ver que muitos portistas que aqui escreveram, são de facto maus portistas...

    Insultos, injúrias, calunias e não sei que mais, não fazem parte do compêndio de um bom portista.

    Saber perder faz parte das regras...

    Ninguém, mais do que eu ou de cada um de vocês, ficou mais triste com a derrora do que o outro.

    Bem sei tudo que aqui já foi explanado serve para justificar muita coisa, mas para uma coisa não serve... Para explicar a falta de educação que está a ser usada para certos ataques que aqui são proferidos como num comentário bem aqui acima.

    Se não gostarem das minhas palavras são livres de criticar, neste momento pouco me afecta, mas é com muita pena que vejo portistas a agir desta forma...
    Se o nosso clube fosse um perdedor como os gatinhos ou os milhafres não sei a que ponto chegavam vocês...

    Tristeza pelo jogo e tristeza por ver portistas assim.

    Disse...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  90. Como vêm os cobardolas e quejandos aparecem sempre que se lhes dá alguma corda, o meu pai sempre me disse, "Meireles, quando te decidires sentar numa pedra, levanta-a primeiro, pois lá por baixo pode estar escondido um F... da P... dum Escorpião"!...Os Lacraus são assim, escondidos nos buracos, sempre na sombra, à espera de um incauto que passe por ali perto!...São o elemento mais baixo da escala do desenvolvimento animal...Abaixo deles só os MURCÕES dos Leitões!...Não tenho mais nada a acrescentar ao "amigo e companheiro" de lambidelas da Carolina, da Morgada e dos outros Lacraus deste Mundo!...

    ResponderEliminar
  91. Só para dizer que os comentários que me referi no meu comentário, já foram e muito bem retirados pelos administrador do blogue.

    Nãe se pode considerar tal como sendo censura, mas como bom gosto...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  92. Zirtaev se fostes tu que fizes-te a limpeza, fico-te obrigado, mas eu por mim até deixava estar a "coisa", pois estas "porcarias" magrebinas deixam perceber o nível dos nossos adversários...Aliás a "M...." tem vida própria, um dia destes eu vi na TV -juro que vi-, que existem pessoas que se dedicam exclusivamente ao estudo dos excrementos humanos e tudo isso a bem da nossa saúde!

    ResponderEliminar
  93. Estou LIXADO!!! Escrevo este comentário sem ler o post, que seguramente está bem escrito, para não ser sequer influenciado.

    Sim, estou LIXADO! Fui ver o jogo com a minha mulher, ouvi impropérios dos ultra-sportens a caminho do estádio e vim lixado!.
    O árbitro benquerença é uma "bosta" e ainda mais desde que o "golo" nunca provado do passado o deixou "complexado" graças, talvez, ao DVD da treta!!!

    Tivemos razão de queixa, logo aos 2,5 minutos quando um tal de Grimi deveria ter sido expulso. Os calimeros também podem reclamar um golo mal anulado...
    Mas houve porcaria em barda!!!! Um penaltie sobre o Lisandro (pelo Miguel Veloso) e, azar dos azares, após uma FALTA GRITANTE sobre o mesmo Lisandro (penaltie ou livre, pouco interessa, e se o olegário medíocre considerasse "piscina" então interrompia o jogo e era cartão amarelo) seguido de contra-ataque e, com sorte e ressaltos, golo.

    Mas, para mim, mais do que estas e outras incidências do jogo que a (des)comunicação social de sargeta não valoriza, importa salientar, que o nosso Jesualdo, MAIS UMA VEZ, procurou inventar...e deu "bosta"!!!

    Que passe bem... porque eu continuo LIXADO!!!

    ResponderEliminar
  94. Acho lamentavel que venham para aqui ameaçar a pessoa que criou este espaço. Tenham respeito ou entao calem-se.

    Estou de acordo com o Meireles quanto à questao da segurança. Nao é seguro levar mulher e filha. Quem o fizer sujeita-se. Sao as rivalidades barbaras que existem em todo lado, nao so em Portugal.

    Sobre o jogo e mais uma vez:
    Podem ir buscar os meus primeiros comentarios. La digo que o Porto jogou zero e que se pode queixar de si proprio.

    Todos sabemos que a questao do Bosingwa esta mal explicada. Que o Lino devia ter jogado, que o Tarik acabou o campeonato em grande forma e quase nao jogou na final e que Jesualdo voltou a inventar como é apanagio em jogos a eliminar ou em todos os jogos com o Sporting, exceptuando o jogo no Dragao onde ganhamos e fomos claramente superiores.

    Lisandro nunca esteve na primeira zona de construçao do Veloso como esteve no Dragao. Jesualdo nao foi fiel ao seu sistema e nao soube tirar partido dos ataques de que fomos alvo nas ultimas 3 semanas.
    Nao tem aquela capacidade de improviso, propria dos grandes treinadores.

    Lucho esteve a léguas do que pode e sabe e o Quaresma deveria ter sido substituido (nao nos esqueçamos porém, que quase decidia o jogo minutos antes do golo do Sporting).

    Que o Porto demonstrou todo o seu espirito de entre-ajuda quando passou a jogar com 10, também todos vimos.

    Estas e outras "ocorrencias" do jogo, ja todos conhecemos.

    Eu queria centrar a discussao em algo mais profundo, que é como diz e bem o Pedro Emanuel a miséria que é o nosso futebol, ou a vergonha que o Raul Meireles presenciou "in loco".

    A realidade é esta:
    Nada modou. Continuamos a jogar a final da taça no terreno do adversario e a ser prejudicados pela arbitragem.
    O Porto é tao superior às outras equipas que mesmo jogando "mal e porcamente", precisam da ajuda divina de uma arbitragem que incline o campo todo o jogo, para poderem terem hipotese de vencer.

    Qual foi o portista que nao sentiu que depois dos amarelos mostrados e nao mostrados da primeira parte e do lance do primeiro penalti a que se sucede a expulsao do Joao Paulo o jogo estava comprado?

    Se alguns tivessem duvidas, penso que se terao dissipado quando a expulsao é também perdoada ao Abel poucos minutos depois.

    De resto é como diz o Zé Luis, por mais portistas que estejam em Oeiras, aquilo nunca é, nem nunca vai ser terreno neutro.

    Quem chora mama? E nos? Devemos comer e calar? Isto é o que diz, por outras palavras o Pedro Emanuel. Sao criticas para fora mas também para dentro.

    Fizemos um jogo mau. Mas muitas equipas vencem porque teem mais sorte, mesmo fazendo jogos maus.
    As arbitragens nao devem servir para "amarrar" determinados jogadores enquanto outros jogam raguebi com os pés com toda a liberdade.
    A sorte faz e deve sempre fazer parte do jogo. A influencia da arbitragem no resultado e no dominio do jogo deve ser nula.
    Fomos claramente roubados. Mais uma vez.

    Sobre os problemas da época e as vissicitudes tacticas e a qualidade do plantel temos uma época toda para discutir.

    Desta final ficam, o mau jogo do Porto e a roubalheira de que fomos alvo.

    ResponderEliminar
  95. Soren.

    Os penaltis não assinalados já não deviam perturbar os jogadores do Porto foi todo o campeonato assim .

    E sim Grimi devia ter sido expulso claramente.

    O arbitro estava condicionado eu diria mesmo coagido porque no subconsciente sabia que se erra-se a favor do Porto seria "preso"

    Mas continuo na minha o Porto não podia ter jogado como jogou, no fim da 1 parte o porto devia ter aberto o ataque com 2 extremos e jogado como habitual e ganho o jogo.

    Espero é que alguem leve o quaresma no final da epoca, gosto de o ver quando as coisas lhe correm bem mas nos outros dias enerva-me profundamente velo a destruir o jogo da equipa.

    ResponderEliminar
  96. Registo, para já, os 100 comentários. Apesar de alguns "iluminados" e outros eliminados. Que me lembre, quando o FC Porto perde suscita-se uma revolta que leva ao teclado. Depois extrava-se, o que está bem, sem esquecer que ninguém tem a razão toda.
    Conclusão: quando o Porto perde há uma inusitada vontade de falar. Muitas vezes fala-se demais, amiúde falam os que andaram calados na época toda. Mesmo os que, aqui e ali, até talvez a contragosto, teceram loas aos jogadores e a Jesualdo.
    Para mim um jogo não define uma época. Este até foi em contraciclo com a época disputada.
    Achava mais curial discutir-se a razão da quebra física da equipa, atribuída ao treinador que tem a responsabilidade, do que comentar se o lateral direito ou esquerdo teve influência quando foi a equipa que não jogou como tal.
    Os que acham que não se deve falar do árbitro são os que durante a época permitem que os outros clubes falem dos árbitros. E quem não chora não mama, como se sabe.

    ResponderEliminar
  97. últimas notícias:BenficaF.C.PortoSportingV. GuimarãesU. LeiriaMarítimoGil VicenteBelenensesBoavistaNacionalMoreirenseBeira MarSp. BragaAcadémicaRio AveEstorilPenafielV. SetúbalSuperliga geral

    |Notícias| · |Jogos| · |Plantel | · |Disciplina|
    Geromel ganha votação dos adeptos para o melhor jogador da Liga
    [ 2008/05/19 | 14:27 ] Redacção
    Links relacionados:
    Liga pede a adeptos para escolherem jogador do ano
    Liga suspende votação de Melhor Jogador U. Leiria-V. Guimarães [Foto: Paulo Cunha/Lusa]
    Geromel foi eleito o jogador mais influente da Liga, numa votação de adeptos que decorreu no site oficial da Liga de clubes. O central do V. Guimarães ficou à frente dos portistas Lisandro e Lucho, para levar o troféu de Jogador Modelo.

    A votação decorreu entre 18 de Abril e 18 de Maio e, segundo a Liga, foram contabilizados votos de 1957 utilizadores. Geromel somou 4792 votos, contra 4343 de Lisandro e 2791 de Lucho.

    O quarto mais votado foi Flávio Meireles, do V. Guimarães, que aliás coloca nada menos que quatro jogadores no «top 10»: Ghilas e Desmarets também entram.

    in Maisfutebol

    p.s. - para bom entendedor, a notícia é esclarecedora. A Liga chegou a suspender a votação quando percebeu a tendência de voto. Os de Guimarães não se coibiram: votaram nos seus, só viram os seus. Portistas ainda tentaram emendar... Confesso que não votei, nem voto. Fiquem com os "troféus" que quiserem. Até o Rascord teve como jogador do ano Lisandro, depois Lucho. Desde 1996, com Emerson, que tal não acontecia. E não faltaram motivos para isso.
    Curiosidades.

    ResponderEliminar
  98. Já tinha dito que se o Quaresma voltasse a passar ao lado de um jogo importante que o vendam, ele é bom contra equipas acessíveis mas quando o jogo é de vida ou morte ai ele desaparece. Fez um bom jogo contra o slb, mas o slb já não é aquilo que era, e agora contra o scp ainda fez 2 cruzamentos de jeito quando jogou simples. Que faça um grande Europeu e depois bye bye, comprem um grande defesa esquerdo mais um defesa dto para dar luta ao Fucile e este não pensar que é dono do lugar e apostem nos putos.
    O treinador inventa sempre nestes jogos, ele pensa que assim confunde o adversário mas só confunde os seus próprios jogadores.
    Paulo Assunção não esteve ao seu nível, talvez seja altura de ir buscar alguém para o seu lugar e se calhar já o temos e esteve emprestado esta época.

    ResponderEliminar
  99. "Quaresma escuta, és um filho da puta".
    Os adeptos do sportem, cavalheiros como se dizem, trataram assim o Quaresma, ouvi e vi eu que entrava no estádio, quando os jogadores desciam do aquecimento para o túnel de acesso aos balneários.
    Há muitos portistas que acham igual.
    Com amigos destes, para que precisamos de inimigos?
    O Paulo Assunção agora também está em causa.
    É cada cavadela, cada minhoca.
    O FC Porto tem sempre a fasquia muito alta. Até demais, no que concerne aos seus adeptos. Somos os maiores. Mas parecemos os outros.
    Não se sabe se o demérito é da equipa, a culpa do treinador ou a responsabilidade da SAD.
    Ou se, afinal, o Olarápio Incompetência teve mais influência do que outros factores. Até quis dar o jogo por terminado aos 6' do prolongamento. Não era só o relógio que estava avariado.
    E nem toquei no tema fortuito da sorte, que também não quis nada com o FC Porto.
    Muitos factores, alguns de índole própria, contribuíram para afastar o FC Porto da dobradinha. É um facto.
    Como é um facto que nem todos passaram os anos de agruras de outras décadas para "perceberem" o que se passa: travar de todas as formas o FC Porto.
    E dentro do campo é tudo bem mais difícil do que fora dele ou vê-lo de longe: longe do Jamor, longe de qualquer estádio, longe de responsabilidades.
    O Bosingwa devia jogar? E se tivesse uma lesão grave? Os 20 milhões ficavam no Chelsea. Mas ninguém se importa.
    Podemos discutir a ficha técnica, o técnico, a capacidade da SAD, tal como as incidências do jogo e os lapsos de arbitragem tantas e tantas vezes contra o FC Porto.
    Mas há abordagens peremptórias que os seus autores deviam repensar um bocado o que dizem...

    ResponderEliminar
  100. Perder a taça de Portugal é como deixar cair ao chão um prato de amendoins, depois de comer um belo leitão da Bairrada.
    Não dá para ficar chateado. O mais importante já foi saboreado.
    Que fiquem lá com os amendoins que deixamos cair...

    Eles é que ganham as centenas de milhares de euros por ano.

    Haja saúde e força na verg...

    ResponderEliminar
  101. Eu também concordo com o Zé quanto ao Bosingwa...Se ele se lesionasse, o negócio ficava em águas de bacalhau.
    Dizem que este negócio só se devia ter realizado, depois da Final da Taça. Eu duvido que o problema fosse diferente, se o negócio fosse suspenso, o Zé jogasse e se magoasse ia tudo por água abaixo também...Não estou a ver o Chelsea investir tanto dinheiro num jogador e ficar indiferente ao menor cuidado tido pelo Clube vendedor...Se fosse ao contrário?...Agora na Selecção, é situação diferente, a responsabilidade já não nos diz respeito, o problema é entre o Chelsea e a FPF...Ou entre Seguradoras! Vi alguma apatia do Lucho, terá a ver com alguma possibilidade de saída? Se isso se confirmar, percebe-se que os jogadores têm também tendência a defenderem-se nestas situações...O Quaresma em jogadas de risco também levantou o pé! D....que elas doem e com árbitros como estes o melhor é deixar passar a locomotiva! Viram o nariz de Pedro Emanuel, se não ficou partido esteve lá muito perto!...
    No tocante à gestão táctica do jogo, eu volto a reiterar a convicção que o Prof é um excelente Treinador, um bom Organizador do Plantel, mas no plano mais objectivo, do que há a fazer em jogo, como mexer em momentos delicados na equipa, falta-lhe uma centelha de genialidade ou reguilisse...Mas não vou voltar a massacrar o senhor Jesualdo, se ele passar por aqui sabe bem o que tenho escrito sobre isso...Merece a minha consideração...Agora que devia ter um elemento mais ousado e malandro -no bom sentido- para incutir a alegria no jogo, durante o jogo, acho que sim, quem? Por exemplo, Jorge Jesus!...Jesualdo e Jorge Jesus uma dupla de respeito!
    Depois é meio caminho andado...Faltam alguns jogadores que podem ser óptimos contributos para a época que se vai seguir: Fernando (Estrela da Amadora); Luís Aguiar e Ivanildo (Académica); Vieirinha e Paulo Machado (Leixões); Pitbull e Bruno Gama ( Setúbal) e o Marcelão do Boavista, um central de imensa categoria...Depois de 1ª escolha, um defesa direito e um defesa esquerdo, idem idem, aspas aspas...Não é preciso mais!...
    Já vamos para lá da centena de comentários, Boa!

    ResponderEliminar
  102. COISAS ESTRANHAS




    Ontem estive no Jamor, num clima que eu gosto bastante, apesar de ter que concordar que o estádio não tem as condições mínimas para um jogo de alto gabarito. Mas foi bonito, com fair play nas bancadas. Como ontem disse-me um amigo: " no inicios dos anos 90, quando cá vínhamos, tínhamos 1/5 do estádio"...ontem tínhamos mais de metade pelo que pareceu. O Porto teve um grande apoio, e a massa associativa merecia a vitória




    O Porto entrou muito mal, sem força física ( será que andar mais de um mês a rodar equipa não tira ritmo aos jogadores?). Este ano acertamos o erro cometido em Janeiro da época passada, agora temos que aprender com este, para que para o ano tal não aconteça




    Inexplicavelmente Bosingwa não jogou. O treinador diz que o jogador teve uma semana emocionalmente muito forte, e que por isso estava de fora. Mas Paulo Assunção não jogou? depois de ter ido à esquadra dizer que andava a ser ameaçado? Enfim completamente sem nexo, esta opção de prescindir de um dos melhores laterais do futebol mundial da actualidade. A SAD deveria explicar isto, mas pronto, como está vendido, já não interessa. Qualquer portista não pode ficar indiferente aquelas lágrimas no fim do jogo...ele queria jogar, disse que queria, e merecia. OBRIGADO ZÉ, por tudo o que fizeste pelo nosso clube: houve actos menos felizes, mas a evoluçao deste jogador foi surreal e permite nos mais um grande encaixe financeiro. E vender um jogador antes do termino oficial da época...enfim, é melhor parar por aqui. Isto não são políticas à Porto. Para engordar o circo nada melhor que mais uma invenção do Prof Jesualdo: João Paulo a defesa esquerdo, com um de raiz no banco. Enfim, palavras para quê? Em 4 jogos vs Paulo Bento, 3 derrotas, 2 delas depois de invenções indiscritíveis. Ontem era um jogo muito importante para Jesualdo, no que diz respeito à sua reputação no seio da massa azul e branca. Perante este desaire, Jesualdo perdeu aquilo que pareceu conseguir conquistar durante a época




    A arbitragem foi rídicula, tendo anulado um golo ao Sporting, perdoou 2 penaltis sobre Lisandro, num desses originou a expulsão justa de João Paulo, uma dualidade de critérios no que diz respeito ao caracter disciplinar. A falta escandalosa que antecede o golo do Sporting é daqueles casos em que se diz: "sem palavras".Um arbitro que no 8ºmin do prolongamento acaba a 1ªparte do prolongamento, acho que está tudo dito...Grimi 2 entradas a matar, zero amarelos...Assunção na 1ªfalta viu amarelo. E a entrada do Abel que seria o 2ºamarelo? Aí vi logo o que nos esperaria, Olegário no seu melhor




    Mas a arbitragem, que prejudicou mais o Porto, não é desculpa. O Porto não mereceu ganhar, não teve grande atitude, grande vontade de ganhar. Os primeiros 15min foram indiscritíveis: só fazes falhados, sem nexo, sem explicação. Fisicamente de rastos, a equipa não conseguiu. Uma palavra para Raul Meireles: fui um dos milhares que o aplaudiu de pé, aquando da sua saida, pois numa clara e evidente má forma, Meireles lutou, comeu a relva e deixou tudo la dentro




    Palavras de felicitações ao Sporting, nomeadamente ao Paulo Bento, pois voltou a ganhar claramente o duelo ao Prof

    ResponderEliminar
  103. Acho incrível como tudo se desculpa á nossa $ad e falta algum sentido crítico.
    .
    Serei eu a única pessoa que acha estranhíssimo vender um jogador antes de uma final e não acautelar a possibilidade dele poder disputa-la...?
    .
    O Bosingwa podia lesionar-se?Tanto podia na final da taça como podia nos jogos amigaveis que o Porto tem joga na liga desde que foi campeao e nem por isso o Jesualdo deixou de o colocar em campo aí sim sem explicação...
    .
    Estamos a falar de um dos mehores laterais direitos do mundo no momento a quem nao faltam interessados...Liverpool e Manchester também o queríam.
    O Porto tinha espaço e margem de manobra para negociar...Não tinha necessidade de o vender nas vésperas de uma final...Um clube sério e organizado não o faz.
    Para isso servem os pré acordos.
    .
    Exemplo...Imaginem se o Porto antes da final da Champions tivesse vendido o Deco,o Ricardo Carvalho e o Paulo Ferreira?De certeza que teríam propostas...E já viram o risco que correram de se lesionar?
    .
    E os casos em que se negocia um jogador ja em Janeiro para a época seguinte?Esse jogador até Junho nao joga mais por risco de lesão é isso?
    .
    Não estamos a falar do Gremio Inhumense do Brasil,estamos a falar do F. C. do Porto.Não pode haver este tipo de amadorismos.
    .
    Já agora se vendessem o Quaresma e o Lucho antes da final que acontecia?Jogavamos sem eles também?
    .
    Vejam o caso do Manchester United...Têm uma final da Champions e o Madrid esta a assidiar o CR7...O que fizeram?Meus amigos,nós so falamos do CR da sua renovação ou venda depois da final.
    Ganhar uma final está sempre acima de todo e qualquer negócio que se possa fazer...Sempre.Até porque o Bosingwa e o Chelsea podíam esperar certamente.
    E por essa lógica da lesao então todos os jogadores qe vão ao Euro não deveríam ter jogado...porque se se lesionassem também já não íriam ao Euro iríam sofrer uma desvalorização drástica e já não os podiamos vender...Porque jogaram então?
    .
    .
    E essa justificação da falta de atitude de Bosingwa com o Nacional nao colhe...Porque sendo assim nenhum daqueles onze jogadores deveríam ter sido convocados para o final da taça porque a equipa toda demonstrou falta de atitude e já estar com a cabeça noutro lado....
    .

    .
    Voces sabem tão bem como eu que essa desculpa é muito esfarrapada e que a $ad tem muito por explicar neste estranho negócio do Bosingwa.
    Aqui neste caso acho que houve muita incompetência...noutros acho que pode ter havido algo mais...
    .
    Isso sim deve ser discutido.A final já está perdida.Os erros j+a foram cometidos.
    H+a que fazer o balanço sério do que foi este ano para o bom e para o mau e há que pensar seriamente se após estas polémicas todas não sería uma boa oportunidade para virar a página...
    .
    .
    Para mim o cenário ideal sería manter o nosso presidente mas limpar totalmente a Sad.Mas como sei que isso é impossível e que certamente Pdc nao pode deixar caír seus pares porque também já não tem esse poder a única solução é que caiam todos,saindo o nosso presidente como campeão que sempre foi e será e proponho que em AG se mude o nome d Estádio para Jorge Nuno Pinto da Costa.
    .
    Mas como em tudo na vida há momentos em que é preciso saber dizer adeus e dar lugar a outros.
    Esse tipo de rupturas ajudam á evolução e acho que é preciso reflectir senão é tempo de encerrar este ciclo e começar outro sem nunca deixar para trás esquecido tudo o que de bom se fez até hoje.
    .
    Acima de tudo que haja liberdade para se poder questionar a actuação da Sad até hoje,e que nao haja qualquer tipo de coação física ou psicológica seja de quem seja em relação a quem de forma livre quer discutir o presente e o futuro do clube e que rumo seguimos.
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  104. Ricardo Costa,

    ainda que fosse da opinião que Bosingwa não devia - como não foi - convocado para esta final, fica claro que a transferência foi muito mal gerida. E nem preciso de questionar o valor da transferência. Em Londres, os valores são diferentes daqueles que nos têm sido apresentados pela SAD...

    Quanto a analisarmos o que tem estado mal dentro do nosso clube estou completamente de acordo que o façamos.

    Tambem eu tenho muito para escrever a partir desta semana, por mais que alguns portistas "iluminados" tentem condicionar o trabalho critico deste blogue e dos seus autores.

    Acabou a temporada, é altura de limparmos a casa. Quem quiser ajudar apareça, quem se sentir melindrado com a critica faça-nos um favor e vá bater palmas para a porta daqueles que não se interessam pela defesa do clube.


    Abraço!

    A Tasca do Teixeira ®

    ResponderEliminar
  105. E PARA O ANO NÃO HÁ CHAMPIONS. CAROLINA Ó I Ó AI|

    ResponderEliminar
  106. Já não me ria tanto desde que a feiosa da filha do Pintinho fez uma passagem de modelos!

    ResponderEliminar
  107. Miguel Teixeira, todos têm direito à crítica, seja em que sentido for. E se há críticas exacerbadas são precisamente os que advogam a política de terra queimada. Tu e o ricardocosta podem cavalgar a onda que quiserem e criticar os que não concordarem com vocês. Neste ponto, nem está em causa criticarem-vos. Eu só lamento o excesso, porque me parece infundado - caso contrário irão contribuir para esclarecer cabalmente o que se "passa".

    Vocês têm decerto muito a escrever e o responsável do blogue (não os autores) estará decerto à vontade para te dar o espaço merecido.
    Espero, porém, que não seja só criticar por criticar, isto é dizer mal de tudo e não explicar nada.
    Admito que o caso do Bosingwa foi mal gerido. Mas na questão de venda nem sabes que condições foram impostas ou não.
    O Manchester United estava interessado no Bosingwa, mas tinha os seus timings e preferências, o FC Porto idem, tal como o Chelsea. Acontece que há sempre uma terceira parte, jogador e/ou empresário que, amiúde, interfere nas relações entre clubes.
    Estás admirado de os números em Inglaterra serem diferentes? Eu não, mas vais então explicar a tua "razão de ciência" e eu te direi o que acho que se passou com o dinheiro que já vêem nas mãos dos comissionistas.
    Mas o ricardocosta deve saber dos pormenores e decerto faria melhor negócio.

    Sobre o Bosingwa na selecção, aí não há milhões ou emblema que impeçam um jogador de ser convocado para uma competição oficial de selecções, portanto o argumento que querem aludir é estapafúrdio.
    Mas este tipo de reacções a quente vêm de dois tipos de adeptos: os "excessivos" que se comportam como se fossem dirigentes, além de saberem tudo na vida e no mundo do futebol, os "iluminados"; e os excessivos que são aqueles para os quais uma derrota põe em causa tudo e mais alguma coisa. Estes, normalmente, não são muito de ir ao estádio. São portistas quando ganham e no futebol há que saber perder.
    Custa-me perder, umas vezes mais, outras menos, ontem saí decepcionado, como expliquei, inconformado, mas é a vida e o futebol. A culpa foi só da equipa? Só do árbitro? Só as duas coisas? Ou algo mais?

    Para os dois miguel e ricardocosta deve ter sido "algo mais".
    Além da má gestão de final de época, a que se refere bem o coimbra e constatei também no campo, para mim foi "algo mais" de coincidência recuando a 2004: mesmo local do terreno, praticamente na mesma altura do jogo, Jorge Costa expulso com 2º amarelo por Lucílio Baptista numa falta banal no meio campo defensivo do FC Porto; João Paulo expulso com vermelho directo... no meio campo ofensivo do FC Porto.
    Eu também não acredito em bruxas, mas que as há...
    Vocês acreditam em tudo mas não fiquem só por enumerar uma série de erros senão parecem o Rui Santos. Com uma diferença: este julga-se um expert do futebol jogado, mas vocês sabem muito do futebol negociado.

    Tomem só nota que para asneiras em excesso já nos bastam os adversários, mesmo quando têm excessos como os que aqui agora campeiam: Quaresma (que já me irritou algumas vezes) não presta, Bosingwa o melhor do mundo, Mariano isto, P. Assunção aquilo. Na Luz atiram com tochas ao autocarro, em Alvalade viram as costas aos jogadores que lhes atiram a camisola.
    Eu não sou adepto deste tipo.
    Como o dragão vila pouca, vivi os tempos das vacas magras, o longo jejum (não todo). Aprendi a ganhar. E a perder também, sem deixar de notar os factores que contribuem para isso como... jogar no jamor, nunca um campo neutro para o FC Porto. Porque lá vivi alegrias e decepções.

    ResponderEliminar
  108. Há quem ache que o FC Porto tem sempre obrigação de ganhar. Até é capaz, imagine-se, de superar as asneiras do árbitro. Bem sabemos que não. Muitas vezes supera-se isso, mas nem sempre. Infelizmente.
    O José Correia faz na Reflexão Portista o apanhado das situações de gritante dualidade de critérios disciplinares. E conclui.
    "Precisamente por o FC Porto não ter feito um jogo brilhante (longe disso) é que a influência da arbitragem foi determinante. É nos jogos equilibrados (e não quando se está a ganhar 5-0) que os erros dos árbitros se tornam mais relevantes, principalmente quando a tendência desses erros é sempre para o mesmo lado".
    Nem mais.
    Mas quando se está numa de pensar que o FC Porto tem de ganhar mesmo contra o árbitro, quando este possui o grande poder discricionário de "inclinar o campo" e orientar um jogo no sentido de uma equipa, pouco se consegue fazer. Mesmo quando se joga bem. Como em Alvalade, com Carlos Xistra, um 2-0 em fora-de-jogo e um penálti por assinalar sobre Quaresma. Como na Supertaça, com 3 bolas nos postes e um penalti por marcar, claríssimo.

    Noto, mais uma vez, que, sem eu esquecer todos estes repetidos prejuízos para o FC Porto, que numa prova de regularidade são normalmente recuperáveis mas a eliminar não, os adversários registam sempre estas incidências, tenham razão ou não. Sucede com os calimeros que já concluíram que tiveram um golo mal invalidado e até um penálti a favor e mais dois jogadores do FC Porto expulsos. Estes adeptos adversários passaram a época a dizer mal da equipa, mas quando ela ganha tudo são rosas, não há espinhos. O costume.

    ResponderEliminar
  109. Zé Luís,

    nunca aproveitei o facto de perdermos para dissecar certos assuntos.

    Estou desde Março para escrever sobre determinados assuntos.

    Hoje de manhã, em conversa com o Zirtaev , disse-lhe que um dos problemas das derrotas é que aqueles que não querem falar sobre determinados problemas aproveitam logo para dizer que só se escreve X ou Y porque o FCP perdeu. Quando não é isso, é porque a altura não é a melhor, bla bla bla ...

    O campeonato acabou, a Final da Taça também - chegou a altura de se discutir o que está errado.

    Quando mando dar uma volta para aqueles que não aceitam a critica, estou a circunscrever-me exclusivamente aos que vêm para aqui com ameaças físicas e palavrões de meia tigela - esses não fazem falta nenhuma nem aqui nem em lado nenhum.


    Abraço!

    ResponderEliminar
  110. Zé Luis,eu não digo que faría melhor negócio ou vendería melhor o Bosingwa...
    Digo que não é de um clube sério e profissional como sempre o foi F. C. Porto vender um jogador nas vésperas de uma final.
    Isso desestabiliza jogador,equipa técnica,grupo de trabalho e os próprios adeptos.
    Uma coisa é o Jesualdo andar a preparar uma equipa com Bosingwa e outra é prepará-la sem o Bosingwa...
    Ainda para mais o Zé é muito importante para a equipa do Porto porque infelizmente não temos soluções de qualidade para o substituir...
    Por isso resulta estranho para qualquer pessoa ver o Porto ficar com problemas para compor a defesa quando deixa aquele que é neste momento um dos melhores laterais direitos do Mundo na bancada...
    E acho que nem fica indiferente ás lágrimas do Zé que não deixam dúvidas da raiva que tinha e da vontade que tinha de ajudar os seus companheiros num jogo tão importante.

    .
    Não preciso ser um expert sobre o mundo do futebol para saber que vender um jogador antes de uma final é uma péssimo acto de gestão desportiva.
    .
    Assim como me preocupa os contornos pouco claros do negócio que não foram atempadamente explicados...
    Assim como me pareceu muito incorrecto colocarem mais uma vez o mestre Jesualdo isolado nessa questão e a ter que dar explicações de circunstância de uma decisão que foi claramente da Sad...
    .
    Quanto ao balanço que faço deste ano e das críticas subjacentes,caro Zé Luis,eu sou fiel aos meus príncipios e sã críticas que faço quer o Porto ganhe ou perca...Aliás hás-de reparar que mesmo quando todos batiam no mestre Jesualdo e no grupo eu sempre o defendi.Da mesma maneira que sempre critiquei quando achava que devía criticar independentemente dos resultados desportivos mesmo que isso merecesse a critica dos demais blogueiros...
    .
    .
    Sempre critiquei Jesualdo por nos jogos grandes mudar o sistema e assim emperrar os movimentos e automatismos que a equipa tão bem construiu ao longo do ano,e essa é uma crítica que continuo a fazer uma vez que neste jogo Jesualdo cometeu o mesmo erro.
    .
    Critico a falta de aposta nos jogadores da casa em detrimento de estrangeiros de qualidade duvidosa que apenas chegam ao clube fruto da política das comissões...
    Ou alguém acha normal o Farías valer 4 milhões de euros quando estava prestes a ser contratado pelo fraco Pachuca do México...?
    Voces vêm alguma diferença entre jogar com o Bollati ou jogar com o Castro...?Entã porque oBolltai é sempre convocado e o Castro não...?

    Alguém acha normal a contratação do Lino,um jogador em final de carreira quando o Porto deixa ao mesmo tempo escapar um jovem valor como o Antunes...?
    E o descarregamento de sul americanos?
    ..
    .
    Não é criticar por criticar...Infelizmente actualmente não tenho muito tempo para fazer um post em condições sobre o balanço de este ano...Mal termine esta roda viva de exames aqui em Madrid escreverei a minha opinião com todo o gosto Zé Luis...
    Verás que não sou desses portistas que só é portista quando ganha...
    Bem pelo contrário.
    Grande parte das críticas que faço é até quando o Porto ganha como este ano.
    Não posso é concordar com aquela teoria que é "se ganhamos não nos podemos queixar...".
    Isso não,é esse tipo de mentalidades que fazem com que depois apareçam os problemas...
    O que faz o Porto ser grande ´
    e que sempre está 2 passos á frente dos demais e por isso devemo-nos acautelar e resolver as imperfeições que possamos ter enquaneo é tempo e enquanto elas não ganhem proporções drásticas.
    .
    .
    Por isso deixo aqui uma série de questões a debate e que completareicom um texto proximamente.
    Que Porto queremos para o futuro?Qual o futuro do clube?
    Viver amarrado aos caprichos da Sad?Queremos um presidente acossado e que cada vez mais nao tem poder sobre a Sad e que tem que se sujeitar ás pressões desta?
    .
    Que relação queremos que exista entre o clube e as claques?
    Que resposta nos merece estes actis cobardes contra o Paulo Assunção e esta forma de actuar?
    .
    Queremos um clube em que os sócios se façam ouvir e que tenham uma palavra a dizer sobre as decisões importantes para não só a vida como a história do clube?
    Não defendo um sistema descentralizado,acho que este sistema em que quem manda é o presidente quando o presidente é da qualidade de Pinto da Costa funciona muito bem,mas acho que é um modelo que se esgotou exactamente porque quando o clube passou a Sad o nosso presidente foi cada vez mais perdendo o poder que tinha e se rodeando de más companhias.
    Uma teia em que Pdc se foi envolvendo e da qual ele agora já não consegue escapar.Por muito que se calhar ache que há pessoas que estão a mais na Sad e que vivem á conta do clube ele nada pode fazer.
    .
    Aonde é que no F. C. Porto que nós sempre conhecemos sería possível ouvir.se notícias que o nosso presidente não recorreu do castigo ao clube devido a pressões da Sad...?Se há coisa que o nosso presidente nunca fez foi ceder a pressões...Agora já não o pod fzer,deixou-se envolver demasiado pela Sad e também a sua posição após todo este processo ficou bastante enfraquecida e já não se sente tao á vontade para poder dizer o que lhe apetece na defesa dos interesses do clube.Está mais limitado que há anos atrás e isso é indesmentível.
    .
    Durante um ano inteiro esteve calado e o mais nojento é que na Sad ninguém deu a cara por ele...Quem teve que fazer a defesa do clube durante um ano foi o mestre Jesualdo desgastando assim a sua imagem em demasia e correndo o risco de sacrificar a sua própria carreira em defesa do clube...
    .
    Por isso ele merece toda a minha consideração.Fechou as portas em muitos lados,nomeadamente no Benfica e na selecção nacional porque defendeu o F. C. Porto de forma veemente sendo durante um ano treinador,presidente e até adepto na defesa do clube.
    .
    Temos que reflectir o caminho a tomar...
    .
    Porque a Sad não denunciou o Estorilgate?
    .
    Poeque não reagiu de forma oficial através de comunicado a esta mega campanha levada a cabo pelo Benfica,comunicação social e até ex directores executivos da liga contra o F. C. Porto?
    .
    Se tem a certeza da sua inocência porque não recorreu do castigo?
    .
    Pior...Porque os socios nao tiveram uma palavra a dizer num tema que queiram ou não irá manchar a história do clube para sempre?
    Por aquela equipa fantástica de 2004,por Deco,Mourinho,Carvalho,Maniche etc,por aqueles profissionais,pelos portistas que rimos e choramos com o as vitórias e derrotas do clube...por todos,não havia outra solução que não lutar pela honra do clube até ás últimas consequencias...
    Não há títulos que paguem a nossa honra.
    .
    Pior,Pdc dá mais ouvidos á Sad que aos sócios?Que eu saiba o clube ainda é o accionista maioritário da Sad ou não...?Logo não deviamos os sócios ser tidos em conta neste assunto?
    Pior,sem explicação...saír-se com o "nao recorremos por motivos óbvios...".É esta explicação que os sócios merecem?
    .
    .
    Será ser mau portista perguntar á Sad que aconteceu á fortuna que encaixaram no final da época de 2004...?
    Como é possível o clube receber num a 80 milhoes de euros e chegar em anos seguintes com prejuízos e um passivo enorme?
    .
    Como é possível o Porto ser dos clubes da Europa que mais fortunas faz em transferências de jogadores e depois apresentar as contas que apresenta...?Com a soma desse ano,o normal sería o Porto progressivamente aproximar-se a clubes de outra dimensao e deixar de ter necessidade de vender dois jogadores por ano...Mas não é isso que acontece...
    .
    E o investimento em activos não foi assim nada do outro mundo...O que me espanta é clubes como o Benfica que nunca fazem dinheiro na Champions e que vende menos e pior que nós consegue contratar jogadors por 10 milhões de euros...
    .
    A nossa sorte é que eles sao azelhas e não tem política de contratações minimamente séria.
    Mas o mal do benfica vivo eu bem.
    .
    Acham que sou pior portista por criticar o facto do Porto este ano ter contratado uns 8 jogadores em que nenhum tenha capacidade para ser titular...?Não sería preferível contratar apenasum ou 2 jogadores por mais dinheiro mas que sejam jogadores de crédios firmados que cheguem ao clube para ser titulares e nos dar aquele saltinho qualitativo que nos falta na Champions...?
    .
    Não sería preferível gastar menos em Bollatis,Marianos,Linos,Kaz,Stepanovs etc e concentrar esofrços em um ou dois jogadores que sejam efectivas mais valias e que não venham apenas para aquecer o banco e dar dinheiro em comissões?
    Ha diferença entre ter Bollati,mariano,kaz,stepanov,lino no banco a ter Castro,Helder Barbosa,Bruno Gama,Pitbull,Ibson,Paulo machado etc?
    Para mim há,o 2º grupo fica mais barato porque sao jogadores já dos nossos quadros e que nós não estamos a rentabilizar e que além de alguns serem jogadores da casa,têm vencimentos inferiores...A diferença é que não dao comissão...
    .
    Acham mal que questionemos que tipo de relação tem o F . C. do Porto com o sehor Araújo...É com esse tipo de pessoas que queremos que o nosso clube seja conotado?
    .
    E questionar o papel do senhor Caldeira?
    .
    Lembro-me de há uns anos os Super Dragões levarem uma faixa para o estádio a perguntar "aonde está o dinheiro?".Porque passado poucos meses deixou de se ver a faixa?Terá tido algo a ver com o reforçar de apoio que á Sad do Porto deu á claque...?
    .
    E o clubr que queremos é um clube em que um treinador é ameaçdo de morte antes da final de uma champions através do telemovel de um vice presidente e toda a gente sabe quem foi a pessoa e ninguém toma atitudes?
    Pior,a mesma pessoa é vista lado a lado com a então 1ª dama do clube?
    É este o clube que queremos...Em que elementos de uma claque afirmam com orgulho que perseguem os jogadores e sabem aonde eles vão e com quem falam e que até estãopor detrás da saída de alguns jogadores que cometam o erro de se revoltarem com a situação?
    Queremos que situações como a que se passou com o Paulo Assunção continuem a seguir impunes...Ou invasão de treinos á porta fechada,ou tentativas de agressão a treinadores?
    Queremos continar apoiar este tipo de comportamentos...?
    ..
    .

    Temos que estar de acordo e não criticar que o nosso presidente tenha colocado uma alternadeira dentro da vida do clube e quase como 1ª dama?
    Foi um erro grave e que nos levou ao apito dourado....
    .
    Temos que saber distinguir as coisas.As pessoas e as instituições.
    Pinto da Costa é o maior símbolo do nosso clube.Merece toda a nossa admiração e carinho,mas isso nao pode significar que percamos o sentido crítico e que saibamos apontar erros comprometedores qd os vemos.
    O clube tem que estar sempre em 1º lugar.Sempre.Á frente de toda e qualquer pessoa.
    .
    E acima de tudo,neste momento delicado na história do clube devem haver espaços livres em que possam debater de forma séria e aprofundada o futuro que queremos para o clube e se este nºao deve ser um momento de viragem.
    .
    Mas se até neste nobre blog já comça a haver ameaças e confrontações não quero imaginar o que será noutros espaços...
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  111. E mais, vou escrever isso, apesar da "bomba" de contratação que o FC Porto está para assegurar.

    A acreditar nas minhas "parcas" fontes, esta contração que irá de Lisboa para o Porto vai fazer esquecer muito assunto passível de ser discutido com distanciamento.

    Eu gosto muito de folclore, porque apimenta o futebol, mas parece-me que ser Portista sempre significou amor ao Clube, e sendo assim, só reforça a vantagem de sabermos olhar para dentro.

    Cada um terá as suas opiniões mas o que eu não aceito é o condicionamento que se quer fazer de determinados assuntos.

    É um bloqueio que não augura nada de bom. Está tudo nervoso e não me refiro ao resultado de ontem.

    Lê-se, interpreta-se, critica-se, apoia-se, agora, condicionar assuntos é demasiado pidesco para o meu gosto.

    O FC Porto é bem gerido desportivamente ao ponto de ganhar mais vezes do que os outros - mas porque raio é que isso significa que não existam erros? Erros que não possam ser criticados? Porquê?

    Zé Luís, estou seguro que sabes muita coisa, e também sei que os árbitros são de facto a maior merda que para aí anda, porque se fossem metade dos homens que deveriam ser, não havia fruta, putas , almoços, botas, apitos, cristais, empregos para a prima e para a vizinha da prima. É nesses que devemos "bater" sempre que nos querem tramar mas fazer disso, explicação para sempre que perdemos já acho que é querer evitar o upgrade " da máquina.

    Sei e acho de capital importância que uses os teus posts para atacar esse lixo. Agora, a pergunta que gostava de te fazer é esta - qual é o motivo dessa relutância para com a critica interna? Sabes demais sobre esses assuntos para não quereres "ajudar" a entender onde estão os ratos.



    Para a "Bancada":

    Capacitem-se, e a adesão dos Portistas ontem prova-o, que o FCP é um clube Nacional com muitos adeptos em Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Madeira, Açores...

    Entendam que estes Portistas não querem saber nada da política dos Portuenses.

    Se for necessário explicar a diferença entre um Portista e um Portuense eu estou cá para ajudar.

    Se calhar é esse distanciamento que muitos Portistas precisam e aqui não estou a referir-me nem ao Zé Luís, nem a 90% dos que lerem este comentário. Dava um doutoramento de sociologia e só isso é sinal de que somos adeptos de um grande Clube!

    Não o estraguem com política, regionalismos, aversão à critica mas sobretudo com aquela escala de Portismo que sinceramente eu não aguento, tudo porque me cheira a conversa de milhafre. Eles também começaram por não saber avaliar a critica e olhem no que deu - são os maiores ressabiados dete país. Agora não há critica interna que os livre da penumbra! Ficaram burros de NÂO pensar.





    Abraço!

    ResponderEliminar
  112. Ricardo Costa, se soubesse que estavas a escrever esse comentário, nem tinha escrito o meu.

    Subscrevo por inteiro a tua opinião. Todas as linhas, todas as palavras.


    Abraço!

    ResponderEliminar
  113. Eu não acho que a ausência de Bosingwa tenha sido determinante. O Porto entrou muito mal no jogo (à semelhança do que já tinha acontecido com o Nacional, com Bosingwa em campo, talvez o pior elemento do Porto). À excepção de Nuno, Raúl Meireles e, a espaços, Fucile e Mariano, toda a equipa esteve bastante abaixo das suas potencialidades. Depois, houve dois factores determinantes: o "chouriço" de Tiuí, no primeiro golo (às três tabelas) do Sporting, e uma arbitragem que, tendo invalidado um golo ao Sporting (Romagnoli parece estar em linha), prejudicou em tudo o resto o Porto. Algumas análises, supostamente distanciadas e imparciais, dizem que a arbitragem prejudicou os dois lados. Mas não me parece que o golo invalidado ao Sporting cubra o prejuízo da inferioridade numérica que os cartões perdoados a Grimi (logo no começo do jogo), Abel, Tonel e Derlei provocaram, e pelas duas faltas não assinaladas sobre Lisandro, uma dentro da grande área do Sporting, outra no limite da mesma, imediatemente antes do golo que definiu o jogo.

    ResponderEliminar
  114. "Bem lhes quer
    JORGE MAIA

    O FC Porto continua a pagar pela polémica decisão de Olegário Benquerença num célebre Benfica-FC Porto que ninguém esquece. Petit rematou e Baía defendeu a dois tempos. Ainda hoje não há nenhum benfiquista que não jure a pés juntos que a bola estava toda dentro da baliza quando o guarda-redes completou a defesa. É verdade que também não há nenhum portista que não garanta que a bola estava toda fora quando Baía a defendeu definitivamente, mas nesta, como em muitas outras coisas, o número de vezes que se repete uma opinião é determinante para a sua credibilidade. Ora, há seis milhões de opiniões que garantem que Olegário Benquerença prejudicou o Benfica nesse jogo. Ou que beneficiou o FC Porto. E é por isso que, por muito que prejudique os portistas, Olegário Benquerença será sempre conhecido como o árbitro que, um dia, beneficiou os tricampeões nacionais.

    Foi bonita a festa do Sporting pela conquista da Taça de Portugal. Aliás, é certo que nem os adeptos, nem os jogadores do FC Porto celebrariam de forma tão efusiva a conquista do segundo troféu da época. Por outro lado, também é certo que nem os adeptos, nem os jogadores do FC Porto seriam recebidos com pompa e circunstância na Câmara Municipal do Porto, como os sportinguistas foram recebidos em Lisboa. Curiosamente, nenhum dos fervorosos apoiantes da política de absoluta segregação entre a autarquia e o clube levada a cabo por Rui Rio na cidade do Porto manifestou qualquer preocupação com tão declarada manifestação de promiscuidade entre política e futebol na Capital. Mas é claro que, na Capital, este tipo de coisas são absolutamente normais."

    Do jornal o JOGO...

    Hoje ainda tentei aguentar o "Dia Seguinte"...Não consegui, aqueles dois, completamente feitos, até na vontade de apagar as asneiras do OB, foi demais para o meu espírito...Desliguei e estive a ler a "Origem das Desigualdades entre os Homens"...Rosseau e o princípio do bom selvagem, estes -os que debatem na SIC- são dos tais seres completamente adulterados pela
    Civilização! Só olham para o seu umbigo, ainda que tenham alguma dificuldade em vê-lo no limite dos seus estômagos, então o que esteve sete horas -segundo o mesmo- para conseguir atinar com a saída do Porto, merecia uma estátua de símbolo da bronquice Internacional!...

    ResponderEliminar
  115. "Cavaco diz que os portugueses não se podem resignar com a situação do País...

    O Presidente da República considerou ontem em Lisboa que “esta fase da economia pode criar um certo sentimento de descrença nos portugueses, mas não nos podemos resignar e não podemos desistir”. Cavaco Silva recebeu também uma carta dos estudantes de Comunicação Social."



    "Carta incómoda
    Aliás, neste estabelecimento de ensino, os estudantes entregaram um manifesto em que recordam que foi Cavaco Silva, enquanto primeiro-ministro, quem “introduziu as propinas”, contribuindo assim para um ensino superior “elitizado”.
    Confrontado pelos jornalistas, Cavaco Silva recusou-se inicialmente a comentar a iniciativa dos estudantes, afirmando desconhecer o teor dessa mensagem. “Não, eu não li a carta, não sei o que está lá”, disse, acrescentando que iria ler, mas acabou por adiantar que “aquilo que fez foi sempre na convicção profunda que estava a fazer o melhor para o país, para o conjunto dos portugueses e não apenas para um grupo”. Concretamente sobre as críticas da introdução das propinas, Cavaco Silva recordou que apenas “os governos que se seguiram deram continuidade a essa política”.
    A carta dos estudantes afirma que o Governo de Cavaco Silva “recorreu à carga policial sobre estudantes” e acusaram o Chefe de Estado de “profunda incoerência com o discurso que proclamou no 25 de Abril, que lhes mereceu concordância. A introdução de propinas, a promulgação do tratado de Lisboa sem debate, a reforma de Bolonha e o novo regime jurídico das instituições do Ensino Superior, promulgados pelo Chefe de estado, são para os estudantes o que lhes causa “maior revolta”."
    -Notícia do Primeiro de Janeiro-

    -Tão a ver, este é um dos que tem cá uma lata...Ele não tem nada a ver com a situação do País, pois não...Surgiu agora, vindo do Estádio Nacional de Oeiras...O problema é do Petróleo.

    ResponderEliminar
  116. Miguel e ricardocosta, continuo à espera de ler as vossas opiniões, expondo os problemas e assegurando soluções.
    Não me levem a mal, mas continuam a laborar no lado errado. Eu não afugento as críticas, até sou muito crítico também. Mas tenho de enquadrá-las e dar-lhes uma credibilidade que, no caso, não reconheço. É só uma diferença de opinião.
    O que me parece errado, acima de tudo, e por muito que aleguem, é a ocasião, o momento de decepção que foi para todos nós a final perdida do Jamor.
    Com uma dor forte, com revolta pela arbitragem, com decepção pela equipa, desatarem a disparar contra tudo e todos, nesta altura, parece-me deslocado.
    Como o defeso será longo, há muito tempo para expor-se os probemas. Até seria conveniente abordá-los um a um. Evitar-se-ia textos longos e múltiplos temas de análise que fazem dispersar as opiniões.
    Por exemplo, o ricardocosta faz um emaranhado de casos de criar inveja a um Bruno Paixão, Carlos Xistra ou Olarápio Incompetência.
    Podia já rebate-los um a um, mas parecem-me tao mal fundamentados que são mesmo de criticar por criticar.
    Podia-se, ontem, reflectir sobre o jogo e as suas incidências. Ao invés... Criou-se um monstro que até parece vir aí alguma bomba do CM ou intervenção da MJM. Isso é que achei dispensável e era assim que gostaria que o interpretassem.

    Miguel, tomara que essa tua suspeita de bomba seja a mesma que tenho em mente. Acho difícil, mas o futebol tem muitos imprevistos fora do campo também.
    Se for o mesmo jogador de quem estamos a falar, seria importante e acho que foste tu a elogiar o jogador e cuja visibilidade esta época foi merecida.

    ResponderEliminar
  117. Zé Luís,

    por concordarmos no "timming" das questões é que eu ainda não publiquei nenhum dos posts que tenho alinhavados.

    Mas, concordando com o R. Costa, não posso deixar de subscrever a opinião. Ainda para mais quando foi evidente que começaram logo as forças de bloqueio, em defesa de não se sabe bem do quê mas estou convicto que para o bem do FCP não são de certeza.

    Quanto à "bomba", tenho vontade de dizer o nome do jogador, mas tenho mais vontade que a transferência se realize.

    Não será muito difícil de perceber e é verdade que já o elogiei no ano passado.

    :)



    Abraço!

    ResponderEliminar
  118. O ricardocosta tem razão.

    Mas, não posso deixar de mencionar a "bomba" da não contratação que FC Porto não está para assegurar. Segundo, fontes próximas do jogador, Cristiano Ronaldo não vem mesmo para o FC Porto.

    Ó miguel teixeira, se sabes de alguma coisa em concreto... só tens escrever o que sabes. Agora, vires para aqui com "bombas"... já bastam as bombas do "Rascord".

    Segredo, muito segredo....

    ResponderEliminar
  119. Estou a ver que o Pc vai buscar o João moutinho ;)

    ResponderEliminar
  120. Tens razão Borrussia.

    Mas se o disse é apenas para estarmos atentos. O fumo nem fui eu que lancei. Se eu sei, muita gente sabe. As fontes são de Lisboa, valem o que valem.


    Abraço!

    ResponderEliminar
  121. A mim, pouco me importam as "bombas". Eu, também, podia vir para aqui escrever que vão rebentar "bombas" aqui e ali. Só que não acho isso correcto. Isso é criar expectivas em algumas almas mais ingénuas.

    Para mim, só contam as "bombas" que estiverem no plantel, no dia 1 de Setembro. Aí se verá quem está e quem não está.

    ResponderEliminar
  122. Borrussia,

    cabe a cada um dar ou não importancia às coisas.

    Relaxe.

    ResponderEliminar
  123. Rodriguez grimi ou ismailov são os únicos possíveis.

    Qualquer um deles dava jeito no plantel do Porto.

    ResponderEliminar