07 maio 2008

Eleição do Jogador da Bancada 07/08 - 19º Round


PS: Em comentário coloco os nomes dos jogadores que actuaram neste jogo. Só necessitam de copiá-los, colá-los na vossa caixa de comentários e atribuir a vossa nota (de 0 a 10).

19 comentários:

  1. Zirtaev, eu não dei 7 ao Helton. Dei 4 ( até me assustei agora) lol

    ResponderEliminar
  2. Helton;2
    Bosingwa;2
    Pedro Emanuel;4
    Bruno Alves;4
    Lino;5
    Paulo Assunção;6
    Raul Meireles;5
    Lucho;8
    Mariano;4
    Lisandro;7
    Quaresma;2

    Farias;4
    Tarik;6
    Boltti;6

    Para mim o jogo foi péssimo do nosso lado, mas determinantes foram as perdas de bola em zonas proibidas que resultaram em alguns casos em golo! Quaresma foi rei dessas assistências...Bosingwa viu, literalmente, a banda passar em pelo menos dois momentos, 1º e 2º golos, até abrandou o ritmo, enquanto Pedro Emanuel se desviava do lance talvez com medo de levar com o Coentrão na carola...No terceiro golo houve colaboração do Pedro, sem intenção mas houve, desviou -com as mãos- a bola do Helton...Helton no segundo golo esteve demasiado apático, nem se mexeu -parecia o defesa do Belenenses, depois de ter atropelado o Carlitos- ficou a olhar para as nuvens!...Depois em vários momentos parecia coxear, era apenas estilo?...Se era disfarce, é de mau profissional, se não era devia pedir substituição...O Quaresma foi aquilo que costuma ser, completamente anárquico, faz o que lhe vai na veneta e depois inventa lances estranhos, como aqueles passes disparatados que deram em jogadas perigosíssimas, para os adversários!...Os outros, foram contagiados por esta atitude, até o Bruno Alves fez disparates atrás de disparates...Para esquecer, completamente.

    ResponderEliminar
  3. Menphis peço-te desculpas, está corrigido. Definitivamente a minha cabeça anda longe disto, até me esqueci de aqui colocar os jogadores que participaram nesta miséria de jogo. Aqui ficam eles:

    Helton-
    Bosingwa-
    P. Emanuel-
    B. Alves-
    Lino-
    P. Assunção-
    R. Meireles-
    Lucho-
    M. Gonzalez-
    Lisandro-
    Quaresma-

    E. Farias-
    Tarik-
    Bolatti-

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Helton-4
    Bosingwa-1
    P. Emanuel-3
    B. Alves-5
    Lino-4
    P. Assunção-5
    R. Meireles-3
    Lucho-5
    M. Gonzalez-4
    Lisandro-5
    Quaresma-4

    E. Farias-4
    Tarik-4
    Bolatti-5

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Estás perdoado, amigo :)) Eu como a minha cabeça também não anda lá muito bem, como tu sabes, pensei que o engano tinha sido meu, e que tinha dado um presente ao Helton. hehehe :) Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. miguel sousa tavares na bola:
    Com medo da Champions

    Na Amadora, o Benfica terá sepultado, com toda a naturalidade e conformismo, o que lhe restava de hipóteses de um acesso directo à Champions. Vale-lhe que é tudo menos certo que o Vitória consiga estar à altura da responsabilidade de ter de vencer o último jogo.

    1- Sporting, Vitória de Guimarães e Benfica vêm mantendo, de há longas jornadas para cá, uma luta ao sprint pelos dois lugares que podem dar acesso à Champions (um directo, o outro através da pré-eliminatória), e que só na derradeira jornada ficará resolvida. Entre os três têm tido múltiplas as ocasiões em que, de cada vez que um deles aparece em condições de dar um passo decisivo em frente e destacar-se dos outros dois, tropeça e por ali fica. O Sporting, que terá sido quem mais oportunidades dessas desperdiçou, veio a beneficiar, na arrancada final, da inestimável colaboração do FC Porto, vencedor em duas jornadas sucessivas de Benfica e Vitória. E, anteontem, na Mata Real, o Sporting viu-se, finalmente e pela primeira vez, em situação de depender apenas de si próprio para chegar ao segundo lugar e aos cerca de cinco milhões de euros garantidos pela participação na fase de grupos da Champions. O jogo era difícil, pois o Paços de Ferreira lutava também pela manutenção e é equipa habituada a salvar-se in extremis. Sem Liedson, o Sporting conseguiu chegar ao golo sem nada ter então feito para tal e lá aguentou a vantagem preciosa até final. Venceu sem convencer e sem mostrar a dose necessária de ambição para quem quer figurar entre os 32 grandes da Europa, para o ano que vem. Mas, enfim, a verdade é que agora basta-lhe apenas empatar em casa com o Boavista e tem garantida a Champions. Isso, mais uma vitória na Supertaça e a presença na final da Taça de Portugal, que poderá juntar como mais úm título, farão desta uma época razoável. É claro que bom, como diz Paulo Bento, seria ter sido campeão, mas isso essa equipa do Sporting nunca demonstrou capacidade face à do FC Porto e, aliás, até é normal que assim seja olhando a desporporção dos respectivos orçamentos para o futebol.

    O Vitória de Guimarães confirmou no Restelo que atingiu o seu patamar de Peter e que, se o campeonato durasse mais umas quatro jornadas, era provável que começasse a desabar na classificação. A equipa atingiu a notável posição que ocupa espremida até aos limites e graças a uma série de vitórias quase sempre tangenciais - e a prova disso é que apresenta um goal average totalmente incomum para um terceiro classificado: tantos golos sofridos como marcados. No Restelo, como já se vira na jornada anterior contra o FC Porto, o Vitória mostrou que não tem capacidade que justifique maior ambição do que o terceiro lugar - o que, aliás, continua a ser notável para quem veio da segunda divisão. Contra o Belenenses foi nítido que a equipa, os jogadores e o treinador se davam por satisfeitos com o empate, independentemente do que estivesse a suceder nos outros jogos dos seus rivais nesta luta. Mas, partindo do princípio que o Benfica vencerá o Vitória de Setúbal na Luz, está obrigado a vencer o Estrela em Guimarães, para fechar as contas com o apuramento para a pré-eliminatória da Champions - onde é de prever que a sua falta de experiência, mais do que a sorte no sorteio, venha a ser decisiva e fatal.

    Já o Benfica era, à partida para esta jornada, o que tinha tarefa mais fácil, pois que lhe cabia uma curtíssima deslocação no IC 19 a um campo onde os seus adeptos estariam em maioria e face a um Estrela que garantira na jornada anterior poder disputar este jogo sem necessidade de pontos. Ora, tirando as habituais e particularíssimas análises de Chalana (que vê sempre grandes exibições do Benfica e um sem-número de oportunidades de golo onde todos os outros só vêem banalidades), os encarnados mostraram mais uma vez uma falta de talento e de ambição que explicam bem o porquê de, dos três, serem os que se encontram em pior situação à entrada para a última jornada, arriscando-se a terminar a prova num impensável quarto lugar.

    Na Amadora, o Benfica terá sepultado, com toda a naturalidade e conformismo, o que lhe restava de hipóteses de um acesso directo à Champions. Vale-lhe que é tudo menos certo que o Vitória consiga estar à altura da responsabilidade de ter de vencer o último jogo e que a experiência dos últimos anos que, terminando em terceiro lugar, o Benfica é sempre feliz no sorteio da pré-eliminatória da Champions. E se há coisa que ali abunda, é fé.

    2- O campeão teve um apagão de todo inesperado e lá se foi o que teria sido um imbatível recorde: terminar a época com um golo apenas sofrido nos quinze jogos disputados em casa. Afinal, no último jogo sofreram o triplo dos golos sofridos em todos os outros catorze. E, não só sofreram três, como não conseguiram marcar nenhum, numa partida em que todos, absolutamente todos, estiveram como que narcotizados e ausentes do jogo. Foi um frustrante fim de festa para um título que tanto merecia ser festejado em grande. Mesmo assim, acho que os portistas devem ter estabelecido um outro recorde: o da equipa com menos faltas cometidas num jogo - seis!

    3- Mesmo que as razões que os levam a reclamar estejam à vista de todos, o União de Leiria e o Paços de Ferreira não deixam de ter toda a razão quando reclamam contra a concorrência desleal dos clubes que têm ordenados de jogadores, impostos e contribuições à Segurança Social em atraso e continuam na Primeira Liga, como se nada fosse e ao arrepio dos regulamentos. A coragem de Hermínio Loureiro é aqui que tem de se ver e não no gesto de seguir as instruções que lhe mandam de fora sobre o Apito Dourado. O Presidente do Estrela da Amadora, por exemplo, que tanto se insurge contra a posição dos reclamantes, esteve semanas sem aparecer aos jogadores, a quem devia não um mas três meses de salários. E onde é que ele reapareceu, depois de desaparecido em parte incerta? No camarote do Dragão, ao lado de Pinto da Costa e quando sabia que iria ser filmado pelas câmaras de televisão. É essa a razão principal porque muita gente quer ser presidente de um clube. Mas ao menos que paguem: não há promoções grátis.

    4- Por falar em camarote do Dragão, constato que, cada vez mais, a recente re-esposa do presidente do FC Porto vem assumindo o papel de primeira dama do clube - até já é escolhida para madrinha de sedes do FC Porto. Não é primeira vez que falo deste desagradável tema: no passado falei dele quando a primeira dama era então Carolina Salgado. Parece que não me enganei e isso dá-me legitimidade para insistir. Há aqui uma questão do foro pessoal e uma questão que tem a ver com o clube. Sobre a primeira não me pronuncio: cada um conduz a sua vida privada como entende, expõe-na ou não a expõe. Tenho, obviamente, a minha opinião sobre isso, mas guardo-a para mim e não tenho que a dar a propósito da vida alheia. Mas, acontece que não existe no FC Porto, estatutariamente, a figura de primeira dama, seja formal, seja informalmente. Não existe e não deve existir, sobretudo quando a experiência recente nos mostra que, se as coisas dão para o torto, quem paga é a imagem e o nome do clube e quem sofre em silêncio são os seus sócios e adeptos. O mínimo que Pinto da Costa deve aos sócios do clube é mostrar que aprendeu com a lição passada. E que, esteja inocente ou não, quando alguém que ele fez primeira dama do clube o senta no banco dos réus, acusado de todas as patifarias do mundo ou quase, não é apenas ele que lá está sentado: é o FC Porto e todos os portistas.

    PS: Induzido em erro e de boa-fé por uma falsa notícia da TVI, e que levaram cinco dias a desmentir, escrevi aqui na semana passada que Jorge Mendes era sócio de Pinto da Costa na imobiliária deste em Cedofeita. Tal é falso e eu lamento ter, involuntariamente, veiculado essa falsa notícia. Peço desculpa por isso a Jorge Mendes, com quem, aliás, ainda fui injusto, escrevendo que é ele quem coloca quase todos os jogadores do FC Porto. Também não é assim: tem colocado quase todos os bons, a maioria daqueles que não se percebe como lá foram parar não são da sua responsabilidade, mas sim contas de outro rosário.

    ResponderEliminar
  7. O GÉNIO DA LÂMPADA FUNDIDA, por lps
    (nota prévia muito importante: não vi o jogo de sábado, devido a muitos afazeres, só soube do resultado contra o Nacional no domingo de manhã e não vi imagens do jogo. Isto não é, por isso, um ajuste de contas, até porque não há contas a ajustar com uma equipa que leva 20 pontos de avanço no campeonato).


    Há muito anos que, com um grupo de amigos, jogo futebol na praia aos domingos de manhã. Há uma boa dezena de anos atrás, a minha equipa defendia-se da marcação de um canto. Eu, que pretendo ser defesa, cortei a bola, dei meia dúzia de passos com ela e vendo que o guarda-redes adversário estava muito adiantado, mandei um charutão que só acabou no fundo da baliza. Foi um golaço e fiquei encantado, ainda que viesse a perder o jogo na mesma. Nos jogos seguintes, tentei mais umas vezes o lance sem resultados práticos. E posso afirmar, sem peneiras, que poderia ter continuado a tentar até hoje sem que voltasse a acertar, uma vez que fosse, numa baliza àquela distância.
    A conclusão é óbvia: o lance foi fortuito, ainda que intencional. Depois dele continuei a ser o que era antes: um perna-de-pau.

    Vem esta introdução a propósito da genialidade de Quaresma. Comecemos por arrumar a louça: eu não gosto do futebol do Quaresma, que é um rapaz de inegável talento, mas não é um jogador de futebol. Para além de características que nem me aquecem nem arrefecem (vaidoso, arrogante, mal encarado, mal vestido, etc.) há as que se transformam em defeitos num campo de futebol, jogando com a camisola do meu clube: egoísta, sobranceiro, teimoso até à casmurrice mais insana, irritante, nada solidário.

    Que o Quaresma executa lances geniais, não há dúvidas. Já lhe vi fazer coisas deslumbrantes e não me custa nada admiti-lo. Por outro lado, é corajoso, não se esconde. Ainda que hesite em perceber se, mais uma vez, apenas o faz por vaidade ou por determinação.

    Mas isso não faz de Quaresma um génio. Um génio assume o risco porque sabe que tem uma taxa de aproveitamento elevada. Em cada 10 vezes que mete a mão na cartola, saem-lhe pelo menos 3 coelhos. Quaresma não tem um lance de génio por jogo e sabem os Portistas as vezes que ele tenta. Na verdade, gostava de saber estatisticamente quantos remates absurdamente desperdiçou para marcar os seis golos desta época. Pior: quantas jogadas não chegaram a bom termo porque optou por um remate cretino de um ângulo absurdo em vez de, solidariamente e como lhe compete, optar por uma assistência para um companheiro melhor colocado. A sensação que dá, é que o Quaresma só opta pelo passe quando não pode fintar ou rematar. Eu, se fosse o Lisandro, já lhe tinha dado uma coça em campo.

    Por isso Quaresma está a anos-luz de Ronaldo. Este sabe que é bom, que os outros sabem que ele é bom e por isso joga inteligentemente para a equipa, porque também sabe que isso o valoriza aos olhos de todos. Quaresma não percebe que o futebol é um desporto colectivo, não é “eu-e-mais-dez-gajos-que-estão-ali-para-fazer-aquelas-merdas-que-eu-não-gosto-lá-muito-de-fazer”.

    Por outro lado, tenho a sensação de que Quaresma não respeita os companheiros de equipa. Dava para perceber como ele se divertia quando jogava com Anderson ao lado (esse sim, um génio), como ele reconhecia no brasileiro um seu igual. Com a excepção de Lucho, não me parece que ele ache isso de mais ninguém. Outro defeito.

    Não sei se Quaresma sairá esta época. Eu espero que sim. Mas para isso, Pinto da Costa vai ter que fazer um bom desconto naquela cláusula de rescisão. Ainda assim, se o dinheiro que conseguir der para segurar o Paulo Assunção, ficarei muito feliz.

    ResponderEliminar
  8. O Estrela da Amadora-Benfica começou mais tarde 8 minutos. Por incrível que pareça os jornais deram muito pouca importância ao assunto. Não houve explicações para ninguém quando isso pode ter consequências muito graves.
    Lembram-se quando há três ou quatro épocas atrás o FC do Marco, no último jogo do campeonato entrou em campo com um atraso de 20 minutos? Pois é, também todos se lembram que depois de muito julgamento, tanto a Liga como o Conselho de Justiça da FPF deliberaram que o clube marcoense descia de divisão e este foi mesmo despromovido. Mas, parece que no nosso futebol uns são filhos e outros enteados

    ResponderEliminar
  9. Helton-2
    Bosingwa-1
    P. Emanuel-4
    B. Alves-4
    Lino-4
    P. Assunção-5
    R. Meireles-3
    Lucho-6
    M. Gonzalez-4
    Lisandro-5
    Quaresma-5

    E. Farias-6
    Tarik-5
    Bolatti-3

    ResponderEliminar
  10. Caros amigos...
    O Alexandre já nasceu. É lindíssimo e saudável. Nasceu com 51,5 cm e 3.525kg.
    A minha mãe, que veio do Porto para conhecer o neto, trouxe com ela o formulário para inscrição como sócio do nosso colossal Futebol Clube do Porto.
    Agradeço as palavras amigas com que fui brindado pelo Zirtaev e demais amigos deste blog.
    Um abraço para todos e veremo-nos por aqui nos intervalos entre biberons.
    Quanto ao jogo com o Nacional, acho que não vale muito a pena zangarmo-nos com a equipa. Eu entendo que Jesualdo já não tenha mais o que dizer ao plantel para lhes criar motivação para jogos a feijões e não nos podemos esquecer que mais de 80% do plantel não nasceu no nosso clube pelo que lhes custa um bocado a entender a nossa fome de vitórias que é um bocado "sui generis".
    Tenho a certeza de que na final da Taça de Portugal teremos de novo o Porto demolidor e dominador a que nos habituamos.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Miguel pelo Alexandre e parabéns Alexandre por seres portista e nao galinaceo.
    Vais ter muitas alegrias e uma razao de viver que so nos compreendemos.
    Mais um para uma causa nobre.

    ResponderEliminar
  12. Helton-1
    Bosingwa-1
    P. Emanuel-4
    B. Alves-4
    Lino-4
    P. Assunção-5
    R. Meireles-2
    Lucho-4
    M. Gonzalez-4
    Lisandro-3
    Quaresma-3

    E. Farias-4
    Tarik-3
    Bolatti-3

    Com esta exibição ninguém pode ter uma avaliação positiva.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelo "rebento" Alexandre, Miguel.
    Neste dia o Dragão ficou mais forte.
    Muitas felicidades.

    ResponderEliminar
  14. Também quero aqui endereçar os meus sinceros parabéns ao MiguelCanadá...Que me desculpe a brincadeira inicial...Parabéns, muito especialmente por ter sido o construtor do "great" Alexandre...Que ele seja tão feliz quanto eu desejo o seja, o nosso FCPorto!...Nada mais poderia dizer, não acham?...Um grande abraço deste lado do Atlântico!

    ResponderEliminar
  15. Helton - 4
    Bosingwa - 2
    P. Emanuel - 3
    B. Alves - 3
    Lino - 3
    P. Assunção - 4
    R. Meireles - 3
    Lucho - 5
    M. Gonzalez - 4
    Lisandro - 4
    Quaresma - 5

    E. Farias - 4
    Tarik - 4
    Bolatti - 4

    ResponderEliminar
  16. Helton-4
    Bosingwa-1
    P. Emanuel-3
    B. Alves-4
    Lino-3
    P. Assunção-5
    R. Meireles-3
    Lucho-4
    M. Gonzalez-4
    Lisandro-5
    Quaresma-2

    E. Farias-3
    Tarik-3
    Bolatti-4

    ResponderEliminar
  17. Já agora não poderia de deixar aqui também os meus parabens ao Miguel pelo nascimento do seu novo rebento assim como mais um novo Dragãozito, uma vez que também posso aqui anunciar o nascimento hoje da minha filhota que como não poderia deixar de ser se irá juntar a nós, aos melhores adeptos do mundo, os Dragões!!!!

    ResponderEliminar
  18. Com tudo o que se passou sobre o apito final, até me esqueci desta votação.

    Mais uma vez obrigado a todos.

    Embora muito atrasado dou agora por terminado este 19º round e apresento os resultados:

    Comentadores de Bancada votantes:6

    Média apurada para cada jogador através dos comentadores de Bancada:

    Helton-3
    Bosingwa-1
    P. Emanuel-4
    B. Alves-4
    Lino-4
    P. Assunção-5
    R. Meireles-3
    Lucho-5
    M. Gonzalez-4
    Lisandro-5
    Quaresma-4

    E. Farias-4
    Tarik-4
    Bolatti-4


    Estes valores somados aos existentes, dos convidados, resultam assim na classificação geral dos 19 rounds já jogados:

    1096- Lisandro- 18 jogos
    1059- Lucho- 18 jogos
    926- P. Assunção- 17 jogos
    893- Quaresma- 17 jogos
    884- R. Meireles- 17 jogos
    866- B. Alves- 17 jogos
    815- Helton- 17 jogos
    795- P. Emanuel- 16 jogos
    721- Fucile- 15 jogos
    692- E. Farias- 16 jogos
    654- M. Gonzalez- 16 jogos
    642- Bosingwa- 13 jogos
    577- Tarik- 12 jogos
    377- M . Cech- 9 jogos
    268- J. Paulo- 6 jogos
    267- Kazmierczak- 8 jogos
    240- Adriano- 7 jogos
    203- Bolatti- 5 jogos
    159- Stepanov- 3 jogos
    143- Lino- 5 jogos
    90- H. Barbosa- 3 jogos
    84- Nuno- 2 jogos
    28- Castro- 1 jogos
    17- Leandro L.- 1 jogos
    6- H. Postiga- 1 jogos

    Obrigado a todos pela participação. Colocarei o TopTen na barra lateral logo que possa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar