03 maio 2008

Que TRIste despedida

FCPorto 0-3 Nacional
F. Coentrão 21', 45'e Juninho 93'
Equipa: Helton, Bosingwa, P. Emanuel, B. Alves, Lino (Tarik 57'), P. Assunção, R. Meireles (Bolatti 77'), Lucho, M. Gonzalez (Farias 45´), Lisandro e Quaresma

42.219 espectadores

O FCPorto despediu-se dos seus adeptos da pior maneira possível, com uma derrota frente ao Nacional da Madeira e, ainda por cima, por números inimagináveis para quem acompanhou a fabulosa carreira portista neste campeonato, principalmente no seu Estádio. Em jeito de brincadeira, é caso para dizer que também nós tivemos direito a levarmos com o TRI.

À primeira vista, nós, adeptos portistas, podíamos dizer que não merecíamos um jogo destes, mas, de facto, até os próprios jogadores, que fizeram um campeonato brilhante, sem percalços, com muita qualidade e apresentando um bom futebol, também mereciam uma despedida em grande, com muitos aplausos, uma verdadeira festa.

Mas, de festa, nem antes, nem depois, nem durante o jogo, não teve nada, nem um cheirinho de dia de festa deu para sentir, os jogadores no final da partida nem sequer ficaram no relvado para serem aplaudidos, que bem mereciam pela época que fizeram e que, apesar do regresso de alguma massa assobiativa sempre atenta para atacar, os adeptos presentes estavam, de certeza absoluta, dispostos a lhe renderem uma homenagem, nem sequer uma volta de consagração, nem um agradecimento pelo apoio, acabaram o jogo e, talvez envergonhados, foram a correr para o balneário.

Sublinho, mais uma vez, que nem os adeptos mereciam, mas, acima de tudo, os jogadores, os verdadeiros vencedores que tanto sofreram, que tanto foram desrespeitados, e que, este ano mais do que nunca, tanto viram o mérito das suas vitórias a serem questionados, mereciam algo mais, algo grande, como só eles mereciam, até porque não é, de certeza absoluta, esta derrota que irá manchar todo um trajecto de sucesso, sucesso esse que esta época ainda poderá ser ainda maior porque ainda temos uma Taça de Portugal para vencer.

Apenas uma palavra : decepcionante, isto para não dizer outra coisa e acabar por ser injusto para quem não merece. Para quem nos deu, e irá continuar a dar, muitas alegrias e muito orgulho por fazer parte desta família portista.

Quanto ao jogo, primeiro de tudo, é necessário dar os parabéns ao Nacional da Madeira, por ter aproveitado um jogo muito mau do FCPorto para rubricar uma boa exibição, por ter jogado sem complexos, de forma aberta e ter conseguído uma derrota justíssima num Estádio onde, esta época, ainda ninguém tinha vencido, na condição de visitante.

É claro que isto só aconteceu pelo desanuviar de pressão da equipa madeirense, era um jogo onde estava liberta de obrigações, mas só a decisão de querer proporcionar um bom espectáculo de futebol, aberto e sem enormes preocupações defensivas, já merece um elogio, apesar de o FCPorto lhe ter facilitado a vida, rubricando uma das piores exibições já vistas esta época.

O Nacional da Madeira entrou na partida a jogar muito rápida, trocando muito, e bem, a bola, criando, logo desde o inicio, várias oportunidades para inaugurar o marcador, aproveitando uma entrada portista amorfa, muito lenta, a jogar atabalhoadamente, fazendo passes sem nexo, completamente irreconhecível.

O FCPorto, aos poucos, queria-se soltar da teia montada, eficazmente, pela equipa madeirense, mas revela-se dificil, os ataques surgiam sempre com movimentos errados, tudo muito lento, acabando por ser uma presa fácil para a defesa adversária.

Foi, quase sem surpresa, e já com algumas oportunidades de golo, que aos 21 minutos, o Nacional da Madeira inaugurou o marcador, por intermédio de Fábio Coentrão, completando uma jogada madeirense que recuperou a posse de bola depois de mais um passe desajustado de um jogador portista.

A equipa portista sentiu o golo e procurou o empate, mas sempre de forma lenta, de quando em vez quando impunha velocidade, as oportunidades surgiam, com destaque a uma, aos 32 minutos, com Lucho a servir de forma exemplar Ricardo Quaresma e este a falhar, por milímetros, um golo que seria espectacular se concretizado.

Mas, o Nacional aproveitava para jogar descomplexadamente, e quando descia à baliza de Helton as oportunidades surgiam naturalmente. Até que, aos 45 minutos, e mais uma vez com um passe desajustado de um jogador portista, a equipa madeirense desceu rapidamente, e numa jogada perfeita de contra-ataque, alargou a sua vantagem, novamente por Fábio Coentrão, marcando um excelente golo, levando a sua equipa para o intervalo a vencer por 2 a 0, muito justamente.

Na 2ª parte, a equipa portista entrou muito forte, Farías substituía um esforçado Mariano Gonzalez, e a baliza adversária era sentido único e a reacção à desvantagem prometia condigna de uma equipa campeã.

O FCPorto instalava-se, quase completamente, no meio campo defensivo do seu adversário, as jogadas fluíam doutra maneira, mas, de facto, faltava sempre uma coisa para que tivessem o resultado procurado. Ou era sempre o último passe que falhava, ou uma perda de bola infantil, um passe desacertado, e foram muitos neste jogo, ou até esbarrarem no muro defensivo da equipa madeirense, o facto, é que a equipa portista, na 2ª parte, bem tentou que as coisas mudassem, mas nunca conseguiu da melhor maneira, procurou, quase sempre, o pior caminho, querendo resolver em jogadas individuais e o colectivo ressentiu-se disso.

Jesualdo Ferreira tirava da equipa Lino para dar lugar a Tarik, e depois tirou Raúl Meireles para dar o lugar a Bolatti, mas a equipa portista nunca foi capaz de dar a volta a um resultado negativo e a uma exibição medíocre.

Até que, mesmo no último segundo da partida, Juninho viria fazer o resultado final, depois de mais uma perda de bola portista, completando uma jogada individual onde toda a defesa portista assistiu a ver a equipa adversária a jogar e não foi capaz de reagir para evitar sofrer mais um golo.

Antes de terminar, Paraty também ajudou, perdoando, pelo menos um penalty certo que Lisandro sofreu na primeira parte e, fico com dúvidas, num segundo penalty sobre Ernesto Farías na 2ª parte, felizmente, como disse o outro, para mim e para ti, este ano é o último.

É tempo de acabar com as euforias, descer à terra e se esta derrota serviu para alguma coisa foi para confirmar que também os melhores têm direito ao erro, e direito a ter um dia mau, e que não há imbatíveis, por isso é necessário trabalhar, de forma séria e concentrada, durante estas semanas de forma a prevenir que dias destes se repitam por muitas vezes, principalmente na final da Taça de Portugal que falta disputar.

32 comentários:

  1. ...VERGONHA...


    P.S. NUNCA MAIS ESQUECI OS 1-4 COM OS MESMOS "SENHORES" À MUITO POUCO TEMPO NO MESMO ESTADIO....

    ResponderEliminar
  2. Corações ao alto.

    Vejam o lado positivo: os jornais desportivos de amanhã terão, finalmente, uma capa com o Porto em destaque (ou deixo-me levar pelo meu wishful thinking?)...

    ResponderEliminar
  3. tenham calma.

    É uma lástima perder por estes números, é certo. É revoltante apercebermo-nos que alguns dos nossos jogadores jogaram para os flashes da bancada, é sabido.

    Mas somos tri campeões em título e todo e qualquer jogo que veio a seguir à conquista do TRI, é mato!

    Eu sou dos que está sempre com o pé atrás em relação a Jesualdo Ferreira, e só não lhe perdoarei se ele não trouxer a Taça de Portugal, porque de resto e a nível de Campeonato Nacional, ele cumpriu. Há que dizê-lo.

    Mas com este Jesualdo já todos sabemos que temos que contar com estes resultados aberrantes de tempos a tempos! Os jogos da Taça contra equipas de 2º escalão, os jogos contra os outros grandes, (nomeadamente o Sporting), os jogos na Liga dos Campeões.

    Mas para ele se manter, tem no MÍNIMO que garantir o Campeonato e a Taça, não há volta a dar. Perdermos este ano a Taça, seá um soco no estômago e uma humilhação, contra um Sporting a mais de vinte pontos de distância mas já com 2 vitórias em 3 jogos contra nós este ano.

    Não aceitarei que a Taça nos fuja. Simplesmente NÃO ACEITAREI.

    Com a qualidade do nosso plantel face ao resto dos nossos adversários, que se distanciam no mínimo a mais de 20 pontos de nós, só mesmo por uma grande falha TÉCNICA, mediante a qualidade dos nossos jogadores face aos do adversário, é que podemos perder a final da Taça deste ano.

    Repito: NÃO ACEITAREI nada mais do que uma vitória na final da Taça.

    Se lês blogs de bola, Jesualdo, põe os olhos nisto, pois esta é a opinião de uma grande parte dos Portistas.

    ResponderEliminar
  4. Hoje quando acordei, ainda não me convencera do que tinha acontecido, deve ter sido um pesadelo pensei, fui ao WC, correu tudo normal e conclui que não, tinha sido mesmo verdade...É contra isto, contra esta mentalidade, este tipo de comportamento dos jogadores, que me insurjo constantemente, fica explicada a época anterior, melhor, o final de época desastroso que tiveram...E não posso deixar de destacar, pela negativa evidentemente- aqueles que se julgam uns craques a sério (Quaresma, Helton, Bosingwa) eles protagonizam o pior que pode acontecer no Mundo do Futebol, o desprezo pelo valor do adversário, o resultado é o que se pode ver!...ZERINHO!...Disse o Prof e muito bem, eu secundo-o, pode ser que esta derrota tenha os seus benefícios -se alguma derrota tiver os seus efeitos positivos- pois pode contribuir para reequilibrar as coisas!...BOM DIA...

    ResponderEliminar
  5. Caros Portistas

    Apesar de concordar com algumas observações já aqui expostas , não nos deixemos levar pela irracionalidade , este é o mesmo plantel que conquistou o Título a 5jornadas do fim , que tem 23 pontos de vantagem sobre o 2º , que está na final da taça de Portugal e tantas alegrias nos tem dado .
    Nos maus momentos TODOS batem , mas nós Portistas somos diferentes , nestas alturas elevamos bem alto o nosso PORTISMO e rimo-nos com aqueles que se vangloriam com as nossas derrotas (POUCAS) , apesar de nada conquistarem .
    Somos sempre o povo mais forte .
    Continuemos assim .

    Abraços a todos os PORTISTAS

    ResponderEliminar
  6. Wolfboss, irracional é pensar:-está bem, vocês tiveram direito a este desconchavo, pronto, hoje fizeram chichi fora do penico, mas amanhã vejam lá se acertam com o recipiente, senão!...Por essa ordem de ideias, será aceitável que a claque faça aqueles desatinos que todos nós condenámos: -mas pronto, hoje ganhámos o Tri, vocês podem partir a Cidade toda que nós até desculpamos...Não pode ser assim, não aceito, veio toda aquela gente -muitos do Estrangeiro- contribuir com o seu apreço para o jogo em causa, munidas dos seus cartazes, com os miúdos, mostrar-lhes ao vivo os campeões e levam com aquele triste espectáculo?...Será normal para muitos, para mim, NÃO!...Um povo forte, não deve pactuar com estas fragilidades, para isso escolham jogos particulares, cantem, dancem ou façam coroché em vez de jogos de Futebol...

    ResponderEliminar
  7. Caro Amigo meirelesportuense , no inicio do meu comentário disse " apesar de concordar com algumas observações já aqui expostas.... " , logo não me vês a aplaudir a ATITUDE da equipa no jogo de ontem , aliás fui daqueles que demonstrou a indignação por tudo o que se passou , mas não me peças para DESANCAR naqueles que durante a época nos proporcionaram bons momentos de futebol e alegrias nos resultados desportivos.

    Não me queres convencer que na tua vida profissional ( académica ? ) , tudo te corre bem ? Todos os dias que passam não cometes erros ?
    Quanto á comparação que fazes com a claque , não a percebo , porque uma coisa é fazer mal o seu trabalho ( ontem assim foi ) , outra , bastante distinta , é a violência gratuíta que ás vezes se vê .
    A força de um povo vê-se quando todos se unem em torno de um objectivo , sem ELIMINAR os FRAGEIS , porque esses existirão sempre , temos que os tornar fortes , ensina-los a vencer os obstáculos , dar-lhes a cana para pescar e não o peixe numa bandeja , e não te iludas só assim seremos realmente MAIS FORTES .
    O que aconteceu ontem , será concerteza no futuro usado para tornar , aqueles que hoje são mais frageis HOMENS mais fortes .
    De tudo na vida tiramos ensinamentos , mas acredita , com os erros aprendemos muito mais depressa .

    Há derrotas que são as MÃES de MUITAS VITÓRIAS .

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Não pude ir ao jogo ( o que bem me custou ) mas sofri ao ouvir o relato como se deste jogo dependesse o campeonato.
    Foi pena perdermos o record de menos golos sofridos em casa num campeonato, mas às vezes as coisas são mesmo assim. Lamento a possivel falta de atitude mas esta é a equipa que nos deslumbrou e que ganha um campeonato sem espinhas e com uma gorda vantagem.
    Fica o exemplo para não facilitarmos nos dois jogos que faltam.E o miudo Ventura tem de ser campeão...

    ResponderEliminar
  9. Claro que cometo muitos erros, mas não faço por isso, acontecem por muito que eu pretenda o contrário. Se reparares -permite que te trate assim- eu mencionei três nomes, que para mim, são os que têm destes dislates com mais frequência e que na altura devida aqui referi, dá-me a sensação que têm a cabecinha muito pequenina, assim a modos que um melão de Almeirim ainda em fase de crescimento, fazem asneiras atrás de asneiras...Quaresma o mais repetitivo -cabecinha muito pequenina, tipo figo seco-, Bosingwa, com as suas displicências relativamente a quem deve ou não marcar e malabarismos exagerados, Helton que de vez em quando -mais vezes que as admissíveis- deve estar a pensar em alguma das suas actuações ao vivo no Coliseu do Porto, viola nas mãos e esquece o profissional de Futebol!...Depois, todos os outros são contagiados com este tipo de comportamento e vimos Bruno Alves, Pedro Emanuel ou Raul Meireles, mesmo o Paulo Assunção a cair no ritmo do facilitismo, que dá no que dá...Quando deram por ela estavam a perder 2-0 e tudo devido a passes errados...Ou facilitismo de quem devia fazer algo mais...Mas se Lisandro que não esteve bem, lutou e Lucho -muito bem, o melhor de todos- mantiveram o seu profissionalismo inatacável...Mesmo Tarik, que entrou bem e tentou servir de gazua, em substituição do Quaresma, completamente ao lado do jogo e apenas interessado em mostrar à plateia "que pode jogar em qualquer equipa do Mundo", repito se esses mantiveram a sua atitude inatacável porque não o fizeram os restantes?...Quando falo na Claque e nos seus desmandos é porque tu falavas em "compreensão" e porque em muitas manifestações de regozijo se cai demasiadas vezes no exagero, perante a complacência do entorno. Eu sou adepto confesso do Profissionalismo, nem que seja a feijões e desanco quendo tenho de desancar ou aplaudo quando devo aplaudir, o resto, os mimos aos meninos bem, são cuidados que não me merecem muita preocupação, porque eles -os meninos mimados- hoje estão aqui e amanhã estarão em outro Clube qualquer, são indiferentes à camisola que envergarem e eu, como provavelmente TU, estaremos aqui a torcer e a sofrer, sempre pelo mesmo EMBLEMA!...Também concordo que aprendemos com os erros que cometemos, se vires bem o que escrevi, aí digo que acredito que esta derrota poderá servir como alerta e tal como o Prof, acho que as coisas melhorarão, se o Jesualdo os censurar no sítio adequado -aliás cortou-lhes um dia de descanso e eu só os critiquei- e sem contemplações como já o fez perante os Órgão de Comunicação, só terá o meu aplauso!...Queres uma prova: o Nacional, ganhou a uma equipa mais forte porque fez por isso!...E por favor não venhas novamente com o "eliminar os mais frágeis" isso não me assenta de todo! Um abraço!...

    ResponderEliminar
  10. Pensaram eles (os jogadores):

    "Temos uma carreira tao longa vamos andar aqui até aos 60 a correr como uns maluquinhos? Ainda temos muitos anos para bater records, se nao é este é noutro ano qualquer, até aos 60, nalgum ha-de acontecer. Ainda por cima nao me pagam quase nada(!), vou agora andar aqui a correr feito tonto, era so o que faltava. Para que? Para estes gajos baterem palminhas? Por meia duzia de tostoes. Pois claro..."

    ResponderEliminar
  11. confesso: habitualmente, estou sempre com a equipa. já perdi a conta às vezes que bati palmas enquanto outros assobiavam, já me zanguei sinceramente com outros adeptos portistas por usarem de demasiada paixão quando criticam as derrotas do nosso FCP (e de exemplo, o Liverpool-Porto...). quem já se cruzou com outros comentários meus por aqui, ou quem partilha comigo um café de quando em vez, conhece bem o meu discurso: erros, todos os fazemos. como o disseste na crónica, Menphis, e muito bem, toda a gente tem dias maus. diacho, eu que o diga! mas uma coisa é errar. que é humano, claro está. outra é um descuido. que acontece e se desculpa. outra é a falta de trabalho, a falta de luta, a falta do querer. aí, sou por demais intolerante. intransigente, até. principalmente quando essa falta de trabalho, luta e querer não decorre de um período mau, de azares sucessivos, de desânimo compreensível, mas sim de um fartote de vitórias e boas exibições. o brilho, as palmas, a ternura, a coragem, o apoio constante, tudo isso é muito bonito. mas conquista-se. há uma semana atrás, uma amiga minha, portista de coração mas vimaranense de nascimento, telefonou-me do estádio Afonso Henriques no final do jogo. percebi-lhe as lágrimas, que seriam de alegria ou de tristeza, ela não me quis dizer. e ouvi, bem ao pé dela, um grupo de adeptos vencidos (humilhados?) a puxar pela sua equipa a plenos pulmões. este tipo de adeptos são o que faz o desporto, do lado da assistência, fazer sentido... como disse logo no início, também já o fiz. aliás, faço questão de o fazer, quando sinto que a derrota não resultou de falta de esforço, ainda que a equipa tenha jogado mal. o que eu me recuso a aceitar é a atitude perfeitamente displicente com que os rapazes entraram ontem em campo. aquele mastigar enfastiado, aquele "mas que chatice, um fim de tarde tão lindo e eu aqui". é engraçado: usa-se muito em futebol as expressões "tudo a perder" ou "tudo a ganhar". eu sempre achei que a principal coisa que se pode perder (ou ganhar) é a dignidade. o FCP, este ano, foi a equipa quase perfeita: em companheirismo, em espírito de luta, em conquistas. em dignidade. ontem, deixamos que essa dignidade se enterrasse pela lama. não teve piada. foi das poucas vezes que saí do estádio (na verdade, foi a terceira vez) sem sentir qualquer tipo de orgulho pelos nossos rapazes. e tive pena. porque sim, queria festa como toda a gente. e sim, menphis, pelo que fizeram a época toda, eles mereciam-na. mas bolas, eles é que não a quiseram. e a festa, essa, era de todos. minha também, portanto. e logo, como diz a música "it's my party and I cry if I want to/ cry if I want to/ cry if I want to/ you would cry to if it happened to you".

    uma nota apenas para o jovem Ventura. que culpa da irresponsabilidade de uns e outros, não será campeão em casa. sê-lo-á, quando muito, na figueira. no final do intervalo, depois de ter aquecido, retirou-se a passo do campo. o Coort pôs-lhe o braço sobre os ombros e foi falando com ele, até se sentarem ambos no banco. e eu pensei que, só por aqueles dois, só pelo puto e pelo seu treinador tão companheiro do seu pupilo mais novo, o Porto tinha obrigação de dar a volta ao resultado. e não deram. diacho. não deram mesmo.

    ResponderEliminar
  12. As derrotas não custam, especialmente num jogo "destes", mas a falta de comparência é indesculpável. Reconhecemos ter sido um dia mau, parabéns a adversário que jogou como se uma classificação para alguma coisa dependesse do jogo, ao contrário do FC Porto.
    E não jogar como equipa paga-se assim. Os 42 mil e tal (nem me pareceram tantos), entre os quais eu incluído, não mereciam uma desfeita assim.
    Todos fomos ao estádio para aplaudir os campeões. Uma maioria assobiou logo ao intervalo. Os jogadores, na sua maioria, fizeram por merecê-lo. Justo ou injusto fica ao critério de cada um.
    Aplaudi alguns remates e tentativas de último passe como gostei do belíssimo 0-2 em que pressenti, como o Helton, a bola direitinha à baliza.
    Que se lixem os recordes. São como os títulos. Há que lutar por eles. A equipa, o colectivo, não lutou, deixou correr o marfim. Hovue jogadores que me envergonharam. Mas por tudo o que fizeram esta época, e que ainda podem ganhar, não mereciam assobios. A paga é ganhar a Taça de Portugal. Venha ela.
    Mas com o Sporting vi ser a mesma luta desigual a meio-campo: 3x5 e se faltarem pernas, pulmão e inteligência, então a equipa, como assinalou Jesualo, não ganha mais nada.
    Que esta derrota faça descer à terra uma equipa que andou nas núvens.

    ResponderEliminar
  13. Foi decepcionante é verdade, mas não podemos crucificar uma equpa Tricampeã nacional que já mostrou o que vale,agora gostava de tecer algumas observações:
    1º-Não entendo o porque de tantos assobios de certos adeptos do Porto!Serão verdadeiramente adeptos?Sabem ver futebol?..enfim!
    2º-José Bosingwa.Não compreendo como é que um jogador muito regular ao longo da época fez um jogo tão mau!Foi displicente a dominar algumas bolas, fez passes mal medidos, jogou desconcentrado e foi pelo seu lado que sofremos os dois primeiros golos e num terceiro lance não saltou com o adversario -seria o 0-3 a faltarem 30 mns para o final!
    Soube que poderá estar vendido para Inglaterra,mas aquela atitude de ontem não pode passar em claro!
    2º- Helton.Brilhante em Guimaraes, malabarista no jogo de ontem, impávido no lance do 0-2 - nem se mexeu!
    4ºPaulo Paraty- Uma miserável arbitragem bem ao seu estilo.
    Dois penalties por marcar a nosso favor,na 2ª parte houve uma falta sobre Quaresma que ficou por marcar que originou venenoso contra ataque do Nacional travado por P.Emanuel., cartão amarelo e livre perigoso bem defendido por Helton para canto!Impressionante!
    Não marca faltas a favor do Porto e a sua costela vermelha fez-se sentir - não deixa saudades.
    5º As criticas do Professor Jesualdo na conferencia de imprensa não me cairam nada bem.
    Se tem de criticar é em privado e chamando á atenção aqueles que tiveram actuações menos felizes.
    Afimal de contas são Tricampeões e tal como já foi dito aqui,todos temos dias maus que não podem passar impunes e eu no meu trabalho se fizer asneira sou chamado á atenção em privado junto dos meus superiores ,mas nunca em frente de todos os meus colegas de profissão.
    Nada mais errado do que criticar em publico todos aqueles que estiveram menos mal ao longo da partida,sabendo de antemão que a corda só partiu do lado direito da defesa.
    6º-Maldição da Madeira.Parece que existe um estigma com esta equipa dá do alto da ilha.
    Há tres anos derrota por 0-4 e na ilha algumas derrotas injustas a lembrar bruxarias ou coisas do género.
    Como é possivel que uma equipa que perde 6 jogos nos ultimos sete, jogue com tanta qualidade no Dragão? e quantos ressaltos não ganharam eles?..Cheguei a ver alivios de bola do Ricardo a resultarem em contra ataques mortiferos!!
    Cump.
    http:\\louroblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Esta derrota foi positiva!
    Tivemos direito a mais uma primeira página merdosa do RASCORD..o tipo de primeira página que nos recorda o porquê de termos a vitória como única opção.
    Espero que a equipa se alimente do ódio destes fdp e mostre na TAÇA o verdadeiro FCPORTO!

    ResponderEliminar
  15. O meu puto mais novo andava a moer-me a paciência,pois nunca tinha visto um jogo no Dragão!Então eu,bom pai que prezo ser,lá comprei três bilhetes,um para o mais velho,outro para o mais novo e outo ainda para mim!Ao intervalo já me apetecia vir embora,só que não disse nada,fiquei até ao 0 3!O puto mais novo estava com uma neura que não vos digo nem vos conto!claro que eu desculpo a triste exibição aos jogadores do FCP que tantas alegrias me deram!Mas com uma condição;a de que tragam a taça de oeiras!Claro que os gajos se estão marimbando para o facto de eu lhes perdoar ou não!Que tristeza,para fazer a cagada que fizeram,mais valia terem perdido em guimarães,andamos a ajudar quem não merece,pois hoje nem conseguiram ganhar ao estrela,e os outros se não fosse uma arbitragem com muita paixão não sei se ganhariam ao Paços!

    ResponderEliminar
  16. Realmente acho que o André tocou no ponto certo, parece que só nos comportamos à altura se nos atacam e isso, tem de ser alterado por várias razões, uma delas é que os nossos inimigos estão a perder fôlego a todo o momento, sendo natural prever que isso vai resultar em vazio desmotivador...Um cumprimento especial para a "aparição" da nossa Catarina, já ia sentindo saudades...E permita-me, um abraço de simpatia!
    -Quanto aos nossos "queridos inimigos", estão pela ordem natural das suas capacidades nos seus devidos lugares, hoje até podiam ficar pior -caso dos milhafres- se o Proença não fechasse os olhos a uma entrada brutal do Cardozo sobre o GR do Estrela -que diriam se fosse obra do Bruno Alves- e por outro lado, não contribuísse para uma inclinação acentuada do terreno nos últimos quinze minutos!...Mas a culpa destas situações tem um rosto único: Vítor Pereira!...

    ResponderEliminar
  17. «Luís Filipe Vieira deixou a Reboleira ao intervalo
    Luis Mateus
    Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, não esteve até final do jogo do Estádio José Gomes, na Reboleira, frente ao Estrela da Amadora.
    O líder dos encarnados abandonou a infra-estrutura tricolor ao intervalo, notícia que foi confirmada por elementos da comitiva logo após o apito final.
    A explicação para o abandono de Vieira do encontro que o Benfica empatou, na penúltima jornada da Bwin Liga, e que pode deixar a equipa num quarto lugar final, não é muito clara.
    Aparentemente, o dirigente não terá querido abusar da saúde, depois de terem sido há poucos dias noticiados alguns problemas cardíacos num passado recente.»

    -Não terá ido tratar das coisas, por outro lado?...A parte final da notícia quer-nos fazer crer que o homem tem coração, não acredito!...O Ladrão de Bicicletas, desculpem, Ladrão de Elefantes Adormecidos, com coração? Não acredito, terá quando muito, um Pneu Recauchutado!...

    ResponderEliminar
  18. Já repararam que se não fosse o Benfica, este fim-de-semana Desportivo era uma tristeza?...

    ResponderEliminar
  19. É com um enorme prazer que informo todos os amigos deste blog que acabaram de rebentar as aguas a minha mulher e vamos agora para a maternidade.
    Vem ai mais um Portista a caminho e que, claro, vai ser sócio também.

    ResponderEliminar
  20. Liiiindo! Muitos parabéns Miguel!

    Mais um que vai nascer para ser feliz!

    ResponderEliminar
  21. Miguel qd leres esta mensagem com certeza já serás pai e só desejo que tudo tenha corrido pelo melhor. Muitos parabéns e dá mais noticias.

    Quanto ao jogo, além destes jogadores terem perdido a possibilidade de fazer história, já que ao contrário do que disse no post de antevisão, o FCPorto não batia só o recorde próprio de imbatibilidade em casa mas sim o recorde nacional pertencente ao Belenenses desde a década de 50. Como dizia, além de terem perdido esta oportunidade, envegonharam todos quantos se deslocaram ao estádio e que deram como tempo completamente perdido aquelas 2 horas. Há jogadores que ontem desrespeitaram por completo aquela camisola, assim como o fizeram com os 42mil que estiveram na bancadas. Vergonhoso. A brincar dizia: é o que dá fazerem a festa e beberem antes do jogo. Enfim, existem coisas que são absolutamente inadmissiveis e não é da derrota em si que estou a falar.

    Como disse quando saía do estádio, se queriam brincar, que brincassem na passada semana que os portistas, mesmo que não gostassem de perder, com certeza facilmente amenizariam.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  22. Eu não compreendo por que há portistas que insistem em responsabilizar o segundo jogador do Porto (e do campeonato) com mais acções decisivas (8 golos e 8 assistências) pelos maus resultados da equipa. Vejam os principais lances da partida, no jornal O Jogo. Do Porto, são 4. O Quaresma está nos 4:
    - 11' É nos pés de Quaresma que nasce a jogada do eventual penalty sobre o Lisandro.
    - 32' Assistência de lucho, remate de Quaresma, por cima da barra.
    - 70' Assistência de Quaresma, Lisandro cabeceia por cima da barra.
    - 84' Quaresma passa por dois adversários e sofre falta. Quaresma marca o livre e assiste Farías que cabeceia para grande defesa de Bracali.

    É um erro estar a responsabilizar o jogador A, B ou C, quando o que falhou (o próprio Jesualdo reconhece isso) foi o todo. Convém ainda referir que do outro lado está uma equipa que também joga. E, por sinal, fez um bom jogo. E já tinha vencido na primeira volta. Já nessa altura, curiosamente, se disse que a atitude dos jogadores do Porto não tinha sido a melhor.

    Enfim, venha a final da Taça, para jogar com outra atitude, com ambição, convictos de que somos melhores, mas também com a consciência de que do outro lado estará uma equipa que, esta época, apesar dos 20 pontos de distância, já nos ganhou duas vezes.

    ResponderEliminar
  23. Vergonhosa atitude da equipa, sem dúvida, mas enfim...vamos lá desculpar este falhanço à malta, e acreditar que se deve à descompressão natural, de quem já ganhou. Em abono da verdade muitos jogadores andam com a cabeça noutros clubes e outros nunca tiveram grande cabeça, como o Quaresma e o Bosingwa. Aliás dos que se fala, espero que saiam e rendam muito dinheiro ao Porto, pois prefiro por regra Lisandro´s a Quaresma´s...
    A final da Taça todavia exige o máximo de atitude, espero que tal aconteça!

    Miguel Parabéns!! Se Deus quiser o meu nasce em Agosto...e obviamente, trata-se de mais um portista, pois claro!!!


    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  24. Miguel, muitos parabéns e espero que tudo tenha corrido pelo melhor.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. Bolas, o pessoal anda mesmo a "trabalhar" afincadamente para o Abono de Família...Nada mais natural, digo eu, mas cuidado, que o tempo não se esgota nos próximos momentos!...
    Tenham calma e apreciem mais alongadamente a vossa "performance", devagar, devagarinho...Um grande cumprimento a todos e votos de Felicidade, para os que já estão e para os que estão a preparar-se para vir!...

    ResponderEliminar
  26. «O CASO
    -Cardozo arriscou um vermelho

    90'+3'
    Havia motivos para sanção disciplinar a Cardozo, após choque com Pedro Alves?

    JORGE COROADO

    -
    Quando Pedro Alves já tinha a bola controlada na mão, Cardozo cometeu conduta violenta, justificando-se por isso a exibição do cartão vermelho, algo que o árbitro não sancionou.

    SOARES DIAS

    -
    Pelas imagens que nos foram dadas a observar, Cardozo já não tem hipóteses de chegar à bola e, com a sola da bota, atinge o guarda-redes do Estrela, havendo consequente livre contra o Benfica. O árbitro nem amarelo mostrou, pelo que foi um lance mal decidido.

    ANTÓNIO ROLA

    -
    Sim , Cardozo, sem qualquer hipótese de jogar a bola, atinge, com os "pitons", a perna do guarda-redes do Estrela da Amadora de forma violenta. Sendo assim, e dando cumprimento às leis do jogo, devia o árbitro, além do aspecto técnico, exibir o cartão vermelho ao jogador do Benfica.»

    A perna, diz o Rôla?!...Por acaso também já lhe ouvi chamarem isso!..."Olha a perninha, a perninha da menina, olha a perninha, a perninha a dar a dar, cabeça não tem juízo e a PERNA é que vai pagar!..."

    Por acaso, nestas circunstâncias a PERNA costuma estar tão recolhida quanto o CARACOL!...Ainda bem, digo eu, senão o Pedro arriscava-se a ficar Côxo!...LOL...

    ResponderEliminar
  27. Há duas semanas andavam os reis da hipocrisia preocupados se o FC Porto iria ou não facilitar em Guimarães. Não facilitou. Depois, vieram algumas virgens ofendidas indignadas porque não percebiam porque o treinador não tinha escolhido a habitual equipa titular. Estava em causa a verdade desportiva.
    E no Sábado, o que se passou? Então, facilitar não é aquilo? Então, por em causa a verdade desportiva não é aquilo? E se aquela exibição tivesse acontecido em Guimarães, o que se diria? Onde estão, agora, os hipócritas e as virgens?

    Todos sabemos que os adeptos do FC Porto são os mais exigentes em Portugal. Ainda bem que o são. Também por isso o FC Porto é o clube com mais sucesso em Portugal. Alguém acredita que se o FC Porto estivesse seis anos seguidos sem ganhar o campeonato, o PC ainda estaria na presidência como acontece no Sporting? Alguém acredita que se o FC Porto tivesse um presidente como o palhaço do Benfica que promete mundos e fundos com os resultados que se conhece, os adeptos estariam acomodados?
    No dia em que os adeptos baixarem a guarda, o nível de exigência será o dia que tudo aquilo que se construiu começará a desmoronar. No dia em que começarmos a encolher os ombros e nos acomodarmos a exibições destas com resultados desastrosos será o princípio do fim.
    O que está em causa é atitude, uma forma de estar na vida, uma mentalidade. Não me interessa se temos 1 ou 23 pontos de avanço. Em cada jogo, a atitude nunca pode ser aquela que vimos no Sábado. Os jogadores não jogaram porque, simplesmente, não quiseram. Alguém aceita isso?

    ResponderEliminar
  28. Penso que houve pouco profissionalismo...Os adeptos deviam exigir o dinheiro de volta...lol...foi mau de mais

    ResponderEliminar
  29. E logo no dia em que levei a minha priminha ao estádio pela 1ª vez. ela bem me perguntava quando é que o FCP marcava...

    ResponderEliminar
  30. menphis, isso é um grande azar...Melhores dias virão...

    ResponderEliminar
  31. Parabéns Miguel.
    Mais portistas é o que é preciso para fazer as coisas andarem para a frente.
    Espero que seja um bebé saudavel e que aprenda portugues!
    Da noticias e um abraço.

    Com mentalidades destas, jogos destes aparecem de quando em quando. O pior é quando aparecem em primeiras partes na Alemanha. Depois os 8os de final da Champions sao o limite. Pois sao.
    Poder-se-ia conseguir melhor. O plantel tem valor para isso. Mas a mentalidade de alguns nao acompanha a qualidade técnica e o esforço de outros.

    Coisas para meditar. Se queremos ir mais alto com orçamentos mais reduzidos que o dos adversarios, a atitude tem de ser outra.

    Tremenda falta de profissionalismo, com alguns jogadores a pensarem nos contratos milionarios que irao fazer no defeso. O resto foi o que se viu.

    ResponderEliminar