09 maio 2008

SADismo


É difícil explicar por palavras o que senti no dia de hoje. A decisão do conselho de disciplina da Liga era esperada, aliás o correio habitual já tinha trazido a "boa nova" uns dias antes, mas o grande soco no estômago
foi dado ao final do dia aquando da conferência de imprensa dada pela SAD portista. A desilusão foi enorme com a forma como ela foi dada, com o tom de conformismo, com a apatia irreconhecível em Pinto da Costa, com a falta de conteúdo na defesa do clube e dos seu adeptos. Este não é o meu FCP, este não é o Pinto da Costa combativo que conheci. Definitivamente estou muito desiludido.

Além de que, e apesar de Pinto da Costa falar em motivos óbvios, ainda não apareceu ninguém que conseguisse explicar, de uma forma directa e simples quais os grandes benefícios de o clube não recorrer do castigo. Poder começar a próxima época com seis pontos a menos?! Mas alguém duvida que isso ainda nos daria mais estímulos para bater novos recordes? É simplesmente incompreensível.

O facto do FCP não recorrer, vai marcar o FCP e a sua história para todo o sempre e com isso nenhum adepto que ame o clube pode concordar. Pode o presidente limpar o seu nome, ganhar todos os processos, mas mancha na história do FCP manter-se-á para sempre. Ao não recorrer, o FC Porto está aceitar a decisão da CD da Liga, e por consequência está reconhecer que são verdadeiras todas as acusações feitas ao clube. Sempre que alguém é condenado, pelo seu bom nome, quando não se aceita a decisão de que é imputado, só existe uma via, recorrer para uma instancia superior. Ao nível de uma instituição, ainda por cima um clube de futebol, que tem paixão, que tem alma, que tem adeptos, a este nível não pode existir uma aceitação de condenação por estratégia, como está a fazer a SAD neste caso. Aliás, é pela defesa do seu bom nome, que Pinto da Costa apresentará recurso ao seu castigo enquanto Presidente do FCPorto. Defesa essa que foi esquecida para o bom nome do clube.

Desculpem-me não compreender esta decisão, mas eu sou adepto, defendi sempre o clube da forma que pude, defendi sempre quem agora não me está a defender a mim em detrimento de interesses financeiros. Um clube tem alma e esta decisão da SAD é uma bala que lhe atravessou o coração.

Tal como muitos outros portistas, hoje sinto meu orgulho ferido, a minha honra abalroada e, por incrível que possa parecer, os culpados não são os do costume a quem já pouca importância dou, hoje os culpados são os SADicos que infelizmente não entendem que nem só de vitórias vive um clube de futebol.


PS: Dada a minha opinião, deixo a pergunta para saber a Opinião da Bancada:

Concorda com a decisao da SAD em não recorrer da sentença do processo Apito Final?
Sim
Não

53 comentários:

  1. Volto aqui a colocar o meu comentário feito no post em baixo. Mas antes gostaria de aproveitar para subscrever por inteiro a opinião do Zirtaev, expressa neste texto.



    "Não concordo com a decisão da SAD do FCP em deixar que nos tirem 6 pts.

    Estratégia?? Mas que merda de conversa é essa??

    Sendo inocente, preferia ser preso a ter que admitir a culpa por um crime que não tinha cometido!

    ENVERGONHA-ME esta decisão de PdC e da corja que se instalou na SAD. São uns vendidos e demonstram uma vez mais que estão ali para os negócios e não para defender o nosso clube.

    REPITO! ESTOU ENVERGONHADO!

    Se aceitam a perda dos 6pts, então devem explicações aos sócios e adeptos que passam por muito mais do que fazer uma miseravel conferência de imprensa.

    A SAD deixou-se comer pela cabala e nós adeptos temos de comer e calar?

    Ser portista significa ter que levar com a história dos 6pts até ao fim das nossas vidas? Tipo um género de "historieta" que atravessa as próximas gerações de Dragões?

    VERGONHA, não da decisão que já se esperava, mas sim desta SAD. A desilusão com PdC também é muito grande. PdC deixou-se comer por toda a gente, desde a puta até aos chulos da SAD.


    Hoje foi o dia mais negro da história recente do FC Porto. Tenho pena que este dia tenha sido agravado pela política de "baixa as calças" da SAD."


    Volto a referir que preferia ver o FCP na 2ª Liga e lutar contra a decisão do que ter de explicar questões estratégicas...

    Explicações por parte da SAD, JÁ!

    ResponderEliminar
  2. Meus senhores vamos ter calma, concordo com muito o que se escreve, mas não podemos cair na tentação de julgar tudo e todos da mesma maneiro que o ricardo costa.
    Lembram-se de uma vez não recorrermos da sanção aplicada ao Seitarides porque já sabíamos que não valia a pena?
    Lembram-se de um recurso, em que a sanção era 2 jogos, creio ao Pedro Emanuel, que passaram para 3?
    Isto está tudo minado pela corja rosa, não viram o rosinha do Norte (com orgulho) explicar o segredo de justiça, quando o c.m., tinha escarrapachado na primeira página toda a decisão há muito tempo.
    Como escrevi no anterior post, que transcrevo outra vez mais em baixo, não vamos ser ingénuos.
    O Presidente Pinto da Costa sabe muito bem a composição do C.J. da Federação, por isso a decisão depois do recurso feito a passo de caracol já está tomada há muito tempo.
    Acreditando como acredito que mesmo iniciando com menos 6 pontos, seriamos na mesma Campeões, todavia se as coisas por qualquer motivo corressem mal, não faltaria quem nessa altura viesse eventualmente com opiniões diferentes do que actualmente têm.

    ”Caros Portistas
    Como muito bem escreve o Meireles temos que ser inteligentes. Não vamos cair na ingenuidade de cometer o erro que os nossos inimigos pretendem.
    Entendo que o Presidente ao actuar desta maneira, está a dar um sinal claro que quer ser ele e não o Clube a abarcar com as responsabilidades.
    Já agora, quem acha que C.J. da Federação teria uma decisão diferente?
    Por acaso verificaram como o benfiquista do Norte explicou que existe sintonia nos dois órgãos, na entrevista encomendada pelo Carlos Daniel na NTV.
    Viram também como não respondeu, quando lhe foi perguntado qual era o seu Clube?
    Já que estava numa de transparência, poderia muito bem ter dito a sua paixão pelo rosa.
    A minha opinião emocionalmente é que se devia recorrer até às últimas consequências. Todavia olhando racionalmente, o que pretendiam era precisamente isso.
    Porque será que houve várias demissões no C.J. da federação? Incluindo o Presidente. Não tenho a certeza mas consta que o órgão quase já não tem quórum.
    Saudações Portisas”

    ResponderEliminar
  3. Bem tambem preferia que o FCP recorre-se mas depois de ver aquela performance lamentavel do Ricardo costa (so lhe faltou cantar a musica SLB), e bastando para mim a absolvição num tribunal que é onde as pessoas são condenadas ou absolvidas. Acho que sabendo á partida a inclinação das decisões da federaçao liga etc se poderia estar a comprometer a defesa em tribunal que repito é a unica com que os Portistas se devem preocupar.

    Amanha vou estar no estadio a apoiar a equipa que certamente não precisará de apoio do publico para fazer um grande jogo no dia de amanha que é a melhor forma de responder a esses palhaços todos.

    ResponderEliminar
  4. Nao foi provado em lado nenhum que o Porto ou o Pinto da Costa sao culpados de corrupcao.
    Um orgao com uma historia de decisoes injustas, nao fundamentadas e parciais decidiu castigar o Porto e o seu presidente por corrupcao quando o ministerio da justica ainda nao o tenha conseguido fazer por muito que tenha tentado.
    E nos tribunais que o Pinto da Costa tera de provar a sua inocencia.
    Neste caso nao houve julgamento, houve apenas acusacao e sentenca por parte de uma entidade a que nao devemos dar credibilidade e alem do mais como o f.c. limpa tudo referiu, apresentar recurso podera apenas agravar a sentenca sem dar a devida oportunidade de se provar a inocencia das pessoas envolvidas.
    O sistema nao da garantias de justica, senao vejam a forma como os varios grandes casos do futebol portugues nos ultimos anos foram resolvidos. Parece-me claro que justica e verdade nao fazem parte dos objectivos dos orgaos da Liga.

    ResponderEliminar
  5. Se tivessem pedido a minha opinião, também defenderia o recurso do FCP, com todas as consequências que daí pudessem resultar. Não só para demonstrar a sua inocência, mas sobretudo para defesa da sua Dignidade e do seu Bom Nome.
    Não foi entendido assim.
    Mas continuam inabaláveis a Confiança e a Convicção que o nosso Presidente sabe muito bem o que faz, e fá-lo sempre em defesa do bem e do interesse do Clube.

    Disso estou absolutamente certo !

    E disso, que ninguém duvide !

    JMC

    ResponderEliminar
  6. Bem, antes de mais, quero dizer aqui que, desde há já algum tempo, acompanho este blog mas, será este o meu primeiro comentário aqui deixado.
    Tenho a dizer que, concordo a 100% com a opinião do Zirtaev. Não há consequência alguma que deva ser por nós temida, temos de lutar por aquilo que pretendemos, o que neste caso, diz respeito à manutenção da nossa dignidade!
    Dignidade, de nós Portistas...
    Dignidade, de nós Nortenhos...
    E, quanto a mim, de todo o triste "desabafo" de Pinto da Costa, aproveita-se apenas o momento em que, mais uma vez, declarou guerra aos anti-portistas, nomeadamente aos centralistas, citando o NORTE como uma força revolucionária (sentindo nós que poderíamos ser muito mais do que isso), o que me parece muito bem e, admito que, aguardo pelo dia em que esta "luta" passa, de meras ideias, à prática! Era muito importante fazê-lo num momento como este e Pinto da Costa sabia disso, sobretudo ao não relacionar esta situação apenas com o futebol.
    Quanto à SAD portista, uma vergonha!
    É visível que, desde que o nosso clube passou a ser uma sociedade desportiva anónima, Pinto da Costa tem vindo a perder poder, estando agora dependente de decisões tomadas por alguns MONTES DE MERDA (não arranjei outra expressão) que nem portistas são, que nem os jogos vêem nem as vitórias sentem. Pronto, sentem... nos bolsos.
    Enfim...

    Para terminar, uma palavra de incentivo a todos aqueles que regularmente escrevem neste blog, continuem pois sabem do que falam.

    ResponderEliminar
  7. Eu axo que neste momento não podemos dar-nos ao luxo de discordar de uma ou outra acção que possam vir a ser tomadas pela administração da FC Porto SAD, em relação a este assunto.
    É verdade que é ultrajante a forma como este assunto, como este processo foi desenrolado, a forma vil que certa comunicação social e certos dirigentes sulistas expuseram o caso como se fosse uma bandeira, uma conquista para eles, que ha anos vivem na ilusão de ganhar qualquer coisita.. a verdade é que em 25 anos que rondam o nosso clube, o nosso presidente, parecendo hienas á espera do defunto o resultado maximo das suas campanhas anti portistas, que alguma vez irão alcançar será este.. uma possivel tentativa de corrupção em dois jogos que não contavam para nada com dois clubes extremamente fortes. Vamos analisar as coisas pelo prisma mais correcto:

    Ponto nº 1 Eles ficaram mais azedos que nós.. queriam o FC Porto na segunda, queriam- nos retirar os titulos que nunca foram capaz de nos ganhar em campo através da secretaria, mas nem o FC Porto desceu de divisão nem a secretaria da liga lhes enxeu o museu de borla

    Ponto nº2 Estes 6 pontos fazem-nos menos falta este ano que poderão fazer para o ano. Para eles é mais uma azia pois quando perceberam que o FC Porto afinal ja não descia de divisão e era impossivel retirar-nos titulos a posteriori, o sonho deles era começarem o campeonato seguinte com mais seis pontos.. tripla azia já repararam?

    Mais vale não mexer uma palha pois quem perdeu no meio disto tudo foram eles.Somos campeões á mesma, e vamo-lo ser de certeza para o ano.Isto já é motivação suficiente para a direcção para a equipe tecnica, para o plantel de forma a que na proxima epoca ainda tenham mais vontade de lhes ir ao pêlo, de os humilhar ainda mais do que eles ja se sentem ha 25 anos.

    De uma vez por todas temos que estar todos no mesmo barco agora.Eu compreendo que ao contrario de outros clubes no nosso ha democracia, ireito de expressão e á indignação mas neste momento crucial considero falta de bom senso estarmos contra qualquer das medidas que a FC Porto SAD venha a tomar.. seja qual for será sempre a pensar primeiro no FC Porto.

    Saudações Portistas de alguém que cada vez mais sente ORGULHO EM SER TRIPEIRO

    ResponderEliminar
  8. Meus amigos, devido à diferença horaria, quando li a esperada noticia, ja muita agua tinha corrido debaixo da ponte.

    Para tomarem esta decisao de nao recorrer, Pinto da Costa e a SAD dispoem de elementos que nos nao dispomos. Sem saber do esta verdadeiramente por tras da decisao e sem saber os contornos desta parodia para pasquim encher paginas, devo dizer que, como portista, nao concordo com a decisao da SAD.

    Mas analisando a questao friamente veremos forçosamente a coisa por outro prisma.
    Os milhoes contam mais do que a honra. Sao os valores da globalizaçao que atingiu o futebol. Fria, sem ideologias nem paixoes verdadeiras.

    Os titulos e as consecutivas idas à Champions, sao o que aguenta financeiramente os clubes. Dao-lhe possibilidades de construir planteis. Um ano na segunda divisao sao 2 anos perdidos e milhoes de atraso que podem significar uma década perdida.

    Que a SAD tem elementos execraveis, ja todos sabemos.
    Mas este tempo, é o tempo de reagrupar.
    Isto do "povo dos brandos costumes" nao leva a nada. Tentam por todos os meios acabar com o ultimo bastiao do Norte. E a populaçao do Porto deve acordar do adormecimento a que foi submetida pela capital, que a gora tenta dar a estocada final.

    Insurjamo-nos contra SAD. Evidente. Mas insurjamo-nos também contra os interesses instalados. Esta na hora de as pessoas que teem visibilidade nos média comecem a chamar os bois pelos nomes.

    Como é apanagio dos pequeninos, congratulam-se com estas "vitorias do invisivel", o regozijo e a satisfaçao dos pobres de espirito é agora visivel nas caras dos verdadeiros corruptos.
    Estas deliberaçoes, de um orgao que o FCPorto nao apoia e nunca apoiou, e do qual nem quer fazer parte, sao esperadas e previsiveis.

    Deixem a poeira assentar.
    Ca os esperamos.

    Atacam-nos e nos responderemos. Como sempre. E eles sabem que nao esperam pela demora. Estou espantado (ou talvez nao) com a timidez dos comentarios rosas.
    Espero que os jogadores do Porto sintam bem estas injustiças. A historia do Porto é isto mesmo. Ser injustiçado e ganhar.

    Ca os esperamos.

    ResponderEliminar
  9. Eu volto a insistir e desculpem a minha teimosia, não dispondo, como é óbvio -não sou da SAD, nem tenho lá contactos privilegiados- de todos os dados, não posso nem devo enveredar por uma cavalgada de romântico quixotismo!...Parece-me que seria tremendamente fácil para Pinto da Costa lançar-se numa corrida contra os moinhos de vento...Seria fácil, mas os resultados não sabemos quais iriam ser...E acho, contrariamente ao que aqui é argumentado, que esta sua opção é sensata e parece-me demonstrar com clareza toda a sua preocupação com o CLUBE e menos consigo mesmo...A sua opção pela contestação do castigo a nível pessoal, aceitando -na minha opinião, para não prejudicar mais o CLUBE- a que foi aplicada à Instituição, revela que foi uma atitude ponderada com outras pessoas -talvez o Corpo Jurídico do Clube- de forma a minimizar estragos imediatos!...Primeiro preservar a Instituição -que para mim estará sempre de fora disto, para o bem e para o mal- depois as pessoas que o representam...Ao avançar assim, demonstra não recear ele mesmo, as consequências a nível pessoal, mas recatadamente, coloca a criança -o CLUBE, repito- a salvo de novas investidas!...O futuro dirá se foi acertado ou não no entanto, neste momento, é imperioso que nada se faça intempestivamente, por forma a que a margem de manobra seja a maior possível!...É esta a minha visão, desculpem se esperariam outra, mas sem dados na mão, dados palpáveis, indubitáveis, eu não arriscaria minimamente o futuro muito próximo, só para preservar a minha imagem de Cavaleiro Andante!...Eu considero isto, Amor Verdadeiro ao nosso CLUBE! -Vejam só para comparação as lágrimas do Zé do Laço, acham que ele é um Boavisteiro sem carácter?...Não me parece! -E devo confessar, não participo na votação, porque aparentemente para mim está tudo dito, não vou mudar nada com um voto, apenas esperarei para ver melhor o que estará para suceder!...Para mim assunto arrumado, Porto Campeão com um avanço indiscutível e para o ano já sabemos o que nos espera, aliás o mesmo que nos esperou até aqui, a tentativa -que já se lançou novamente até porventura, com a colaboração dos nosso "amigos" Boavisteiros- de nos voltar a ameaçar e tentar destruir!...

    ResponderEliminar
  10. Uma coisa foi completamente abafada pela gritaria de ontem: -Vale e Azevedo foi considerado FORAGIDO À JUSTIÇA! O "Pinto da Costa Benfiquista" como orgulhosamente o chamavam os Benfiquistas há não muito tempo, preferiu as Praias das Bahamas, ao quarto com televisão e WC na Cadeia de Peniche!...Mas sobre esta questão não se falou ontem, nem um pouquinho, estratégia?!...

    ResponderEliminar
  11. Concordo com o meirelesportuense, custa assim tanto ver para além das decisões imediatas? O Porto, ao não recorrer da perda de 6 pontos, está tão somente a proteger a próxima época de futebol. É óbvio que qualquer decisão tomada pela Comissão Disciplinar da Liga e até mesmo pelo Conselho de Justiça da Federação estará sempre inclinada para o mesmo lado,como prova a história recente de recursos pedidos pelo Porto. Sempre que houve recurso, a diminuição das penalizações veio depois destas já terem sido cumpridas, ou deu-se casos em que as mesmas ainda foram agravadas. Ou já se esqueceram que o moço de recados Ricardo Costa, auto intitulou-se como benfiquista do norte? Imparcialidade? Onde? Com o discurso de ontem, só lhe faltou dizer que se dependesse dele, mudava já a lei e sem provas nenhumas mandava o Porto para a segunda divisão.

    Por outro lado, ao recorrer dos processos que foram imputados a Pinto da Costa, como suposto mandante e autor das tentativas de corrupção, está também a salvaguardar a imagem do clube, e não faz qlqr assunção de culpa. Tudo isto está a ser tratado da forma mais inteligente possível e com o mínimo de impacto possível para a parte desportiva do clube. Caso Pinto da Costa venha a ganhar este processo nas instâncias do CJ da FPF, fica também limpa a imagem do clube sem nunca colocar em risco a próxima época de futebol. Caso não ganhe, fica tudo na mesma.

    Outro ponto que não pode ser esquecido, e aí sim tudo será tratado de forma diferente, é o facto de o Apito Dourado estar a ser tratado nos tribunais civis. E aí não haverá tanto espaço para manobras de poder e influências, apesar de todos os esforços nesse sentido. Ou já se esqueceram do encontro em Hermínio Loureiro e Filipe Vieira num hotel de Lisboa antes desta decisão ser conhecida? O tal encontro onde LFV até roubou a máquina fotográfica ao jornalista! Coincidência, ou não!

    Seja como for, já Luís Paixão Martins, dono da agência de comunicação com o mesmo nome, dizia "A curta experiência de trabalho com o FCP confirmou, infelizmente, o que tínhamos identificado no diagnóstico inicial: existe uma anormal coligação de interesses que procura impedir a expressão pública da vossa instituição, mesmo quando se trata de situações que poderíamos descrever como de legítima defesa." E chamo a atenção para a parte MESMO QUANDO SE TRATA DE SITUAÇÕES QUE PODERÍAMOS DESCREVER COMO DE LEGÍTIMA DEFESA. Isto vindo de alguém sem qualquer ligação sentimental ao FC Porto.

    É óbvio que esta seria a decisão, afinal o orgão de comunicação social oficial do CD, vulgo correio da manhã, o mesmo que tem-se vindo a divertir a publicar outras histórias falsas e a levantar falsas suspeitas sobre o Porto, já tinha publicado a decisão antes de esta se tornar oficialmente pública.

    E nem vale a pena falar das provas e testemunhos que foram utilizadas para sustentar esta pena, um livro escrito pela imparcial Leonor Pinhão com a assinatura da super credível Carolina Salgado. Isto é tudo tão bonito. Mas assim se faz meio feliz (só não ficam totalmente felizes porque o Porto acaba por não perder nada em termos desportivos), um país em que habitam 6 milhões de parvos encarnados.

    ResponderEliminar
  12. Meireles,

    eu já dormi sobre o assunto e continuo a não engolir a "estratégia" de não limparmos a nossa honra.

    Ontem na conferência de imprensa não vi nenhum elemento da SAD e isso é um sinal muito claro do abandono a que PdC foi sujeito pelos seus pares da administração. PdC deu a cara e bem tentou disfarçar mas a mim não me convenceu.

    Ao carimbo de corruptores imposto pelos nossos inimigos, tivemos ontem a assinatura de cruz por parte da SAD .

    Ao não recorrermos estamos a cravar um espinho na nossa história. Para esta, não existirá desculpas estratégicas. Para a história ficará a dedução dos 6pts e isso é o tal carimbo que não quero ver na minha testa. Vejo que os elementos economicistas da SAD e alguns dos seus seguidores não se importam de ser chamados de corruptos - provavelmente porque os seus honorários lhes permitem não andar na rua, a mesma onde adeptos como eu terão de ser confrontados com a VERGONHA de "termos" admitido a culpa.

    Basta ver como é que estamos a ser tratados pela imprensa estrangeira para perceber que a assunção da culpa em nada nos beneficia. A honra não tem preço!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  13. Caríssimos,

    1 - Dever-se-ia ter recorrido, mesmo correndo o risco de se perpetuar a extorsão dos seis pontos no futuro campeonato
    2 - Do pouco que conheço da decisão, parece-me uma aberração jurídica, disparatadamente assente em intuições, lugares-comuns e intenções do julgador.
    3 - O Dr. Ricardo Costa é sportinguista, como o Dr. Hermínio Loureiro, pelo que neste caso o LFV viu o monstro que criou rebentar-lhe, antes do tempo, também nas suas mãos. Temos dúvidas do grande beneficiado, neste fim de semana, desta decisão?

    Vamos recolher, cerrar fileiras, pensar calmamente, decidir ponderamdamente, e largar fogo, como verdadeiros dragões!!!

    ResponderEliminar
  14. Tenho pena que uma das melhores épocas do Porto e de José Mourinho tenha ficado para já manchada...Se por um lado se percebe a atitude do "Clube" em não recorrer,porque estaria a hipotecar a próxima época. Ressalvo que a caminhada de Jesualdo e da sua equipa também ficou manchada, para já. Convém não esquecer que se o Presidente do Clube e da SAD provar a sua inocência e for absolvido pelo conselho de Justiça, provará também a inocência do seu clube...tenho também que criticá-lo, porque misturou a sua vida privada com a vida do clube e isso foi péssimo para a nossa reputação...Não o trato pelo nome, pois acho que será melhor assim...
    Sou novo, mas habituei a ver o Porto ganhar, habituei às grandes conquistas e para mim os herois foram e serão sempre jogadores e treinadores...Penso que esse senhor se for considerado culpado, só tem 1a solução: a demissão...

    PS: a atitude do juiz dispensa comentários, porque um juiz deve ser alguem sensato e moderado, pelo contrário foi o que se viu..Será que estaria a justificar a não descida do porto ao sr. pneu hum,hum,hum.hum... Enfim...Desconfio que o único campeonato sério será a Liga Primavera...

    ResponderEliminar
  15. Não será melhor concordar com esta punição,e deixar o PC recorrer da mesma(porque ele sabe o que fez)e inteligentemente quer virar as atenções para si como único(não foi ele o corrupto?)culpado?
    Os 6 pontos não afecta nada a nível desportivo, já que levam 20 de avanço, e mesmo que transitem para a época seguinte -6 ,não deve ser nada que o fcp não ultrapasse.

    ResponderEliminar
  16. Já pensei muito e com a cabeça fria,já li os jornais,ouvi muitas opiniões dos comentadores, engoli muitos sapos vivos com as declarações de alegria dos nossos adversários, já pesei os prós e contras, e continuo a pensar o mesmo, e sempre pensarei o mesmo.

    Deixa-se sujar o nome de um clube desta maneira, Vitor Baia, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Deco, McCarthy, Jorge Costa, Mourinho, Pedro Mendes, entre muitos outros, todo o plantel que nos deu imensas alegrias não mereciam desconsideração, nem mereciam que os seus méritos fossem tirados desta maneira, a roubaram-nos pontos e dignidade desta maneira.E o plantel deste ano ? Eu, se fosse jogador, ficaria revoltado, era brincar com o meu esforço.

    Se isso não é ser inteligente, então, meus amigos, prefiro ser BURRO mas com convicções e com dignidade do que ser inteligente mas cobarde e viver sempre com um rótulo de desonesto. O que mais me orgulho da minha vida é ser honesto, é ter convicções e ser digno, se isto é burrice então sou muito feliz na minha burrice e espero que os outros sejam felizes na sua inteligência.

    Apetecia-me perguntar ao Pinto da Costa: não vamos recorrer por razões óbvias ? Que razões ? Ter 21 pontos de vantagem que foi conquistados com muito suor ? Estão a roubar-nos e nós nada podemos fazer ?

    Isto parece estar combinado, para mim Pinto da Costa vai ser considerado inocente e vem cheio de peito, mas os 6 pontos lá ficaram e o nome do clube foi arrastado para a lama.

    Continuo desiludido e ainda estou a pensar se para o ano fico com lugar anual.

    Ontem, foi o dia mais negro da história do Futebol Clube do Porto, curiosamente, o maior responsável foi aquele que nos proporcionou as maiores alegrias. De facto, a ironia é das coisas mais fascinantes desta vida.

    ResponderEliminar
  17. Hilariante...

    Estes portistas parecem os meus amigos benfiquinhas: «Então não ides recorrer ?! Quer dizer que sois culpados!!, Bla,bla,bla...»

    Pois então pensem assim, agora vir para aqui (tal como o sr. rui anda a fazer publicamente com outra visibilidade) dar aulas de como defender o FCPORTO ao PdC, parece-me, no mínimo... RIDÌCULO.

    Quanto ao 'ricardinho' alguém disse que era lagarto, mas engana-se... É encornado e na Universidade de Aveiro onde dava aulas autointitulava-se o 'benfiquista do norte'...

    Palavras para quê...

    ResponderEliminar
  18. Caros colegas de luta,

    Isto é uma vergonha o que se está a passar.
    Dos vermelhos e dos seus capachos (CD liga) já estávamos a espera que sair a merda que saiu.

    O que não estava a espera e de ter um antro de ratos no clube, incluo aqui PC. Tanta preocupação com os accionistas, e tretas do género, e afinal o Clube é ou não o maior accionista da SAD.

    Dizer que não recorrendo era o melhor pois para a próxima se calhar seria mais difícil ir á champions é uma treta. Pergunto e se fosse a época passada não recorriam?

    PS – Os ratos pelos vistos ontem estavam mais preocupados em vender o bosingwa do que propriamente lavar a honra. Hoje estamos com a honra manchada mas essa corja com umas valentes comissões no bolso.

    ResponderEliminar
  19. subscrevo na integra o que disse Rui Moreira. Hoje a SAD desiludiu-me, e só mesmo muit fanatismo para achar o contrario

    E ontem recebo um telefonema de uma fonte à meia noite e dizer que Bosingwa tinha sido vendido po Chelsea...mas o que é isto? na vespera de uma final? que desnorte é este?

    Acorda Jorge Nuno

    ResponderEliminar
  20. Relativamente ao Bosingwa, apenas tenho uma opinião: acaba por ser um bom negócio, 20 milhões por 80 % do passe ( era aquilo que o FCP tinha) é um excelente negócio.

    ResponderEliminar
  21. será que existe verdade nas acusações que nos são imputadas(fcporto)?se não são, porquê acatar o castigo? só para não correr o risco de começar o próximo campeonato com menos 6 pontos.deixem-se de tretas e vamos lutar até âs últimas consequências, mesmo que haja alguém mais a sair prejudicado com isso,por exemplo:seleção(euro 2008),os nossos eternos rivais(competições europeias).vamos lutar até ao fim
    p.s. ser acusado de um crime que não cometi e acatá-lo sem recorrer dele, é o mesmo que admiti-lo.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. MENPHIS

    Tambem acho um bom negocio, mas é imcompreensivel o timing desta transferencia.Inda há uma final para ganhar (esta tera sido a decisao que o presidente disse que tomaram ontem?). Isto não é uma politica à Porto.E como ai foi dito e bem, certos homens na SAD só querem ganhar dinheiro e tao se borrifando para o "bom nome". Tal como se previa, o barca abanou, mas bem mais do que eu estava à espera

    ResponderEliminar
  23. "Estive a ler um pouco da argumentação utilizada no CD da Liga, li um bocado a coisa é muito -296 páginas- extensa mas já deu para perceber algumas coisas interessantes...Primeiro, o Tribunal de Gondomar, a propósito da solicitação do CD da Liga, considera a 5 de Fevereiro, que não pode fornecer os elementos pedidos, por estes se encontrarem em Segredo de Justiça...A 7 de Fevereiro, aparece a figura Omnipresente da Morgadinha a desbloquear a situação e a fornecer adiantadamente, por baixo da mesa, alguma dessa informação e a promessa de que tudo se resolveria a contento do RCosta...Fica a pergunta: então uma procuradora-geral da Justiça é a primeira a furar as regras dessa mesma Justiça???...Outro facto interessante é Bruno Paixão, Elmano Santos, António Costa, fazerem os seus períodos de "reflexão" nos Centros de Àrbitros do Barreiro, Almada, Seixal, Setúbal...Lá, como todos perceberemos só "mora/frequenta" gente IMPARCIAL e IMPOLUTA...
    -Não me surpreende nada, o que li até à página 46 -tudo normal, neste Portugal de 3º Mundo- a única coisa que me "comove" é a ingenuidade com que o Valentim e o João se movimentam nestes meandros, como se estivessem em sua própria casa...Pergunta: porque actuariam assim tão descontraídamente?...Será que os outros -os dos grandes de Lisboa e satélites- se comportavam como meninos de côro?...Deixem-me rir!...Vale e Azevedo enganou toda a gente, traficou influências ao mais alto nível, Forjou documentos, falsificou assinaturas, roubou o PSD, burlou a CGD, mas contactar o Bruno Paixão ou o Elmano Santos, nem pensar!...Aí, só falando com o Papa João XXIII...O Cabeçudo do LFVieira enganou toda a gente, os elefantes do Jardim Zoológico, a Carris de Lisboa, o seu próprio patrão, até lhe levou a filha para garantir mais proventos, afundou o Alverca, vigarizou os seus amigos vendendo-lhes velho por novo, Vendeu ao Benfica um jogador que só joga dez minutos por jogo por 5 Milhões de Euros mas, falar com os árbitros, isso nunca, só com o Pedro Proença e em dia de jogos em que ele não participe e esteja na poltrona do, deles, Estádio da LUx... Só falava com o Major, pelo telefone, a tentar saber porque lhe tinham prometido o Paraty e afinal lhe iam enfiar um outro gajo qualquer...Aliás na senda desse afastamento sério e justo, só fala com o actual Presidente da Liga -Hermínio de seu nome- nos Hóteis 5 estrelas e a horas muito convenientes...

    10 Maio, 2008

    ResponderEliminar
  24. Eu só acharia que recorrer da sentença fosse uma boa opção se quem toma as decisões fosse minimamente imparcial, mas o passado diz-me que isso não é assim (recurso a um castigo de 2 jogos agravado para 3, castigo ao Lisandro na 1ª jornada por expulsão num jogo amigável de pré-temporada, recurso a castigo do Quaresma decidido depois da pena já cumprida porque suas excelências tinham um jogo de Bridge, etc, etc, etc), já para não falar que a ave pavoneante que ontem deu aquele show deplorável disse que por ele já estava tudo decidido em Dezembro, ainda antes de ouvidas algumas testemunhas, e de um prazo de 3 dias (não úteis!) para fazer um recurso a um processo com centenas de páginas.

    Por tudo isto sou levado a pensar que é melhor assim porque o recurso só iria adiar a decisão já há muito traçada por estes justiceiros vermelhos cujo desejo seria certamente que o castigo transitasse para a próxima época (lembram-se dos castigos ao mccarthy que foram decididos uma ronda depois para calhar em cima do jogo com as galinhas?), e essa vontade não lhes iremos fazer.

    Por isso aguardemos tranquilamente pela decisão dos tribunais civis, onde terão que apresentar provas concretas e não sentenças baseadas na "experiência e nas regras da lógica", e aí nós teremos oportunidade de defender a nossa honra no sítio onde realmente deve ser feito, que é nos tribunais, e quem sabe o showman ainda venha a engolir alguns sapos, caso nos seja dada razão.

    ResponderEliminar
  25. Qual é o problema do timing da transferencia?
    O jogador ja sabe para onde vai, tem mais uma final para ganhar e um europeu para jogar, de cabeça tranquila e com a sua vidinha tratada.
    A transferencia poderia ter sido feita mais tarde numa optica de valorizaçao do jogador durante o Europeu. Mas como o Bosingwa anda com problemas fisicos graves ha mais de 2 meses ninguém sabe como vai la chegar.

    Grande transferencia, dinheiro certo que equilibra as contas do clube e deixa espaço para importantes reforços a serem contratados para a proxima época. Grande encaixe financeiro, mais um lateral que sai a peso de ouro. Mais um excelente acto de gestao.

    Quanto ao resto, uns sao investigados e outros nao. Uns teem direito a contraditorio e outros nao. O verme da liga, provou isso ontem na televisao, na amostra de entrevista preparada pelo novo anti-portista de serviço.
    Basta um arbitro declarar que foi alvo de tentativa de corrupçao para se condenar alguém sem direito ao contraditorio.
    Certamente que no CJ da federaçao a musica vai ser outra porque esse sim, é um orgao verdadeiramente oficial.

    As pessoas teem é que se mobilizar.
    Movimentos a favor da regionalizaçao, criaçao de instituiçoes anti-centralismo?
    Onde estao?
    Apoio e financio todos os que aparecerem, na medida das minhas possibilidades.

    Pedido de assembleia geral do clube para explicar coisas menos claras. Porque nao requerem a realizaçao de uma assembleia geral?

    Onde esta o movimento e a organizaçao das massas? Sera que o Matrix esta assim tao forte?

    ResponderEliminar
  26. Meus Caros

    Amigo Meireles , desta vez estamos em sintonia , estava eu a preparar o meu comentário quando reparo que aquilo que escreveu coincide com o meu pensamento .

    Só um apontamento , vai ser neste ciclo de cabalas contra o F.C. PORTO que vamos conseguir o tão desejado HEXACAMPEONATO ( BITRI ) .

    Abraços

    ResponderEliminar
  27. Quanto ao timing do Bosingwa tanto melhor, ele vai para a final da Taça com a cabeça limpa e de futuro resolvido. Que interessa ter sido, ontem, amanhã ou no dia S. Nunca, se calhar já estaria decidido e, numa forma de propaganda da SAD, eles puseram a noticia agora cá para fora. Basta um exercício lógico: já viram a capa do Ojogo ? Qual é o único jornal que falou da saída do Bosingwa em grande destaque em detrimento das decisões de ontem ?

    Excelente negócio, mas não apaga a minha desilusão com esta sad

    ResponderEliminar
  28. A maioria dos meus amigos está-se a esquecer de uma questão muito importante, conforme foi referida por outro comentador. Pedir o recurso tem sentido quando a análise deste é feita de forma isenta e imparcial. Sabemos bem que não é assim! Sabemos bem que a própria defesa de Pinto da Costa, face a todo este conluio será dificilmente bem sucedida. Com esta atitude, Pinto da Costa consegue defender os interesses do clube de um ponto de vista da honra do mesmo, e do ponto de vista desportivo! Parece que não são inteligentes ao ponto de ver isso! A posição do Rui Moreira não me espanta, pois ele já foi imensamente crítico de Pinto da Costa noutras ocasiões, e como se sabe ou se diz, bem que gostaria de desempenhar as funções presidenciais no FCP. Agora, sejamos inteligentes, ao ponto de ver que, racionalmente, esta é a melhor atitude a tomar-se! Defende-se o clube e o Presidente sem se colocar em risco um início de campeonato com menos seis pontos (não sejamos arrogantes ao ponto de dizermos que não precisaremos deles), e ainda temos de esperar pela decisão dos tribunais civis, essa sim, muito mais difícil de controlar por parte das forças que nos combatem! A minha pergunta é: e se os tribunais civis absolverem PC e o Porto?

    ResponderEliminar
  29. A posição do Rui Moreira é igual à do Manuel Serrão e à do Júlio Magalhães.

    Quando surgem estes problemas começam a aparecer os mais " inteligentes" , os mais "portistas do que os outros",aqueles que dizem que " eu sou mais portista do que tu",etc, toda a gente.

    Como pertenço à vaga dos burros, continuo a pensar em que ninguém é mais portista do que o outro, todos somos iguais, e que respeitar a opinião dos outros, mesmo que essa seja contrária à nossa, é um bom sinal de democracia que é, má ou boa, aquilo que vivemos neste país de nojo.

    ResponderEliminar
  30. Li os comentários de todos os amigos!todas as opiniões são válidas,tanto as daqueles que estão de acordo com o facto de não haver recurso por parte da sad para LIMPAR O NOME DO FCP,como a daqueles que não concordam!Agora a minha modesta opinião:Neste país é absolutamente IMPOSSIVEL o FCP conseguir limpar o seu nome,pelo facto da justiça,comunicação social e opinião publica estarem totalmente manipulados pelos impolutos da capital salazarista!E uma coisa vos garanto meus amigos,enquanto formos um clube ganhador não temos paz e sossego neste alfobre de mediocres invejosos!

    ResponderEliminar
  31. Acho que estamos a cair no erro de tirar as conclusoes que os nossos rivais e especialmente os benfiquistas querem.
    A decisao do CD da Liga foi a de castigar o clube e o seu presidente por corrupcao, mas nunca devemos aceitar que isso implique que o Porto e o seu presidente sejam considerados culpados ja que nao o CD da Liga nao provou culpa. Assim como os nossos rivais, os membros da Liga viram os documentos, interpretaram esse documentos e decidiram achar que o Porto e o seu presidente sao culpados.
    Nao e claro quais e que sao os criterios que usam para declarar alguem culpado e a mim parecem-me que nao sao melhores que os criterios de um benfiquista qualquer sentado a mesa de um cafe em Lisboa.
    Acho que antes de discutir se se deve ou nao recorrer deste castigo, se deve insistir que o CD da Liga nao provou absolutamente nada, que nao tem provas de absolutamente nada e que o castigo e apenas o resultado da opinioes pessoais subjectivas e nao fundamentadas dos seus membros.

    ResponderEliminar
  32. Não voto sim, nem não, porque nim e:

    O meu coração sangra
    A minha alma se definha
    Sinto ter pele de galinha
    Pesa-me ao pescoço canga.

    Meu sangue ferve nas veias
    A minha vontade insurge
    A minha garganta ruge
    Torno às avessas candeias.

    Mas acalma-me a razão
    Com argumentos pragmáticos
    Às vezes são jogos tácticos
    Não ter precipitação.

    O touro investe contra a capa
    Fica cego à bandarilha
    A raiva cega a armadilha
    Que o inimigo nos solapa.

    Quando se levanta o mar
    Se conhece o timoneiro
    Consegue o seu barco inteiro
    A porto salvo levar.

    Temos timoneiro tal
    Já ganhou tanta batalha
    Contra gente genial
    Que fará a esta canalha!

    Precisa a tripuilação
    Tão só manter-se serena
    Ripostar não vale a pena
    Faz aderno à embarcação.


    'Stão os tubarões frementes
    Que descuido dê naufrágio
    Nesse promissor presságio
    Afiam garras e dentes.

    ResponderEliminar
  33. Bento Barbosa:
    Bravo!

    Que eloquencia, que classe, para exprimir o que me (nos) vai na alma.

    Ca os esperamos. Eles que esperem.

    ResponderEliminar
  34. Desculpem mas que se lixem os 6 pontos!
    A nossa honra acima de tudo. É a honra de todos nós que está em causa e meus amigos com a minha honra ninguém brinca, nem mesmo as personagens da direcção da sad.

    Este foi um dia triste.

    Sempre portista sempre a lutar, contra tudo e contra todos ...como sempre!

    Neguem tudo acusem os canalhas mas nunca desistam!

    ANdré

    ResponderEliminar
  35. Lamento profundamente a decisão da SAD em não recorrer.

    Sobre este assunto, escrevi o que sentia no 'Reflexão Portista' (http://reflexaoportista.blogspot.com/)

    ResponderEliminar
  36. Acabei de ler a argumentação utilizada para atacar o Porto nos jogos em causa...A mim -eu sei, sou suspeito- parece-me que nos dois casos do Porto o que houve foi um oferecimento dos árbitros do tipo: dêem-nos alguma coisinha e nós não vos prejudicamos! Augusto Duarte e Jacinto Paixão solicitaram favores e se no caso de Jacinto Paixão tiveram as suas reivindicações satisfeitas -pelo menos a julgar pelos depoimentos feitos, inclusivé das profissionais do sexo- na situação do Augusto Duarte ainda está para provar se ele recebeu alguma coisa!...Uma coisa é certa ele esteve em casa de Pinto da Costa, não foi Pinto da Costa que andou atrás de nenhum deles, foram eles que vieram de algum modo ter à mão de Jorge Nuno!...E aqui surge-me a duvida, não terá sido provocado por terceiros, exactamente para conseguir alguma coisa para incriminar PCosta?...Este sabia que estava a ser vigiado e sem saber ler nem escrever, num curto espaço de tempo -com a Polícia à porta de casa- acontece surgirem dois árbitros a solicitarem-lhe favores?...Outro Pormenor: o Jacinto Paixão ficou num quarto-à boa maneira de Juiz Principal-, os Juízes de linha num outro à parte...Será que Jacinto Paixão foi até ao fim?...Dizem as más-línguas que ele nem apreciava muito aquele tipo de fruta...Mas vendo as coisas pelo lado mais ético poderemos afirmar, sem grande margem de erro que se no caso do Boavista os factos enumerados -tão numerosos e variados, que davam para escrever um livro com muitas páginas- testemunham a total manipulação que o Major e os seus apaniguados -não esqueçamos que LFV, o próprio Presidente do Sporting (Dias da Cunha) e toda a COMUNICAÇÃO SOCIAL, lhe prometeram Fidelidade- faziam do Futebol Português, no caso do FCPorto o que aconteceu foram abordagens dos próprios árbitros a pedirem favores a alguém ligado ao Clube, sem que depois houvesse qualquer relação entre esses favores e os resultados Desportivos bem pelo contrário, o que ficou provado é que se o Porto deu alguma coisa -uma frutinha- foi para não ser prejudicado e mesmo assim isso não aconteceu!...Já não sei se nos tais "Centros de Reflexão Especiais para Árbitros na Margem Esquerda" as coisas corriam de modo satisfatório e ético!...É caso para perguntar será que no Barreiro ou em Almada, não existem Prostitutas?...Em Lisboa todos sabemos que existem, a prová-lo estão as declarações de árbitros Internacionais, que confessaram receber "favores sexuais" em Hotéis da Capital Portuguesa, aquando da realização de jogos Europeus do Benfica e do Sporting...Terá sido o FCPorto a pagar esses favores?...DUVIDO!...A Carolina ainda andava pelo Calor da Noite!...

    ResponderEliminar
  37. Para mim o Porto não corrompeu ninguém, foi vítima de "extorsão" por parte de dois árbitros Corruptos, que por moto próprio ou a mando de alguém mais interessado no assunto -em conseguirem factos incriminatórios- que eles, sem que o Clube retirasse disso -ficou provado por pessoas completamente Anti-Portistas- qualquer proveito!...O Boavista -também ficou provado- não fez outra coisa que não fosse manipular pessoas e apoiar árbitros -Bruno Paixão ou Paulo Paraty- para conseguir aliciar ou intimidar pessoas para obter proveitos próprios, quer através dos seus dirigentes máximos quer através de ex-dirigentes colocados em lugares-chave com o apoio dos Grandes de Lisboa...Isto é uma enorme verdade. Só para provar o que digo, poderei aqui recordar as afirmações do Cabeçudo Alverquense, que disse vir de propósito ao Porto para eleger Valentim Loureiro!...

    ResponderEliminar
  38. Factos:

    Época 2003/04

    Classificação antes da Jornada 19:

    1º FC Porto 48
    2º Sporting 43
    3º Benfica 37
    ...
    18º Estrela da Amadora 11

    Jornada 19 - Jogos:

    FC Porto 2-0 Estrela da Amadora
    Belenenses 1-3 Sporting
    Guimarães 0-1 Benfica

    -----------------------------------------------------------------------------

    Classificação antes da Jornada 31:

    1º FC Porto 75
    2º Sporting 70
    3º Benfica 64
    ...
    10º Beira-Mar 37

    Jornada 31 - Jogos:

    Beira-Mar 0-0 FC Porto
    Boavista 2-1 Sporting
    Braga 0-3 Benfica

    ----------------------------------------------------------------------------------

    Se o telemóvel do PC estava sob escuta, podemos então presumir que todas as suas conversas foram registadas. No mínimo, entre as jornadas 19 e 34, tudo terá sido registado.

    Jogo FC Porto - Estrela da Amadora

    Porque motivo o PC pagou "fruta" aos árbitros num jogo em que a arbitragem não beneficiou o FC Porto?

    E se essa "fruta" tivesse sido prometida antes, porquê da necessidade de se pagar essa "fruta" num jogo em casa, contra o último classificado? E estamos a falar do FC Porto do Mourinho.

    Mesmo que o PC pagasse a "fruta" para preparar ajudas futuras deste árbitro, porque não se ouviu mais nenhuma conversa sobre "fruta" ou qualquer outra forma de aliciamento? Sabendo nós que o PC não tinha cuidado com as conversas ao telemóvel.

    E porque nos outros jogos não houve mais "fruta"?

    Não é isto tudo muito estranho?

    ----------------------------------------------------------------------------------

    Jogo Beira-Mar - FC Porto

    Porquê da necessidade de se pagar 2 500€ num jogo fora, contra o 10º classificado? Não esquecer que estamos a falar do FC Porto do Mourinho.

    Porque motivo o árbitro não beneficiou o FC Porto, num jogo em que empatou e se ganhasse ficava com 8 pontos de avanço sobre o 2º classificado com 9 pontos para disputar, se recebeu 2 500€, antecipadamente, para o fazer?

    Seria assim tão difícil ao árbitro arranjar alguma coisa para beneficiar o FC Porto, tendo este uma equipa muita mais ofensiva do que o Beira-Mar?

    E porque motivo não foram mais árbitros a casa do PC receber dinheiro ou qualquer outra forma de aliciamento? Se tivessem ido, a alternadeira teria-se chibado.

    E porque motivo não houve mais aliciamentos noutros jogos? Se tivessem havido, a alternadeira saberia.

    Claro que está por explicar a ida do árbitro a casa do PC na véspera de um jogo do FC Porto, mas isso não implica, necessariamente, que tenha havido algum aliciamento.

    Não é isto tudo muito estranho?

    ----------------------------------------------------------------------------------

    Já sabemos que os cabeçudos do sul nem sequer são capazes de pensar friamente nestes casos. Só querem sangue e o resto não interessa nada. É muita frustação acumulada de muitos anos.

    Claramente, se percebe que esta Comissão Disciplinar da Liga emprenhou pelos ouvidos e não resistiu à pressão de Lisboa para caçar o PC.

    Claramente, se percebe que esta CD é tudo menos imparcial e justa.

    Percebe-se, agora, o porquê de ser mais importante ter pessoas na Liga do que comprar bons jogadores. E aqui, temos que culpabilizar o PC por se ter deixado dormir e ter permitido que os mouros tivessem tomado conta da Liga. São estas penas aplicadas, o preço a pagar por isso.

    ResponderEliminar
  39. Emocionalmente, voto pelo recurso.
    É o adepto a funcionar.
    Racionalmente, a tal estratégia é a melhor.
    Nada de conclusões precipitadas.
    Já bastaram as conclusões enviesadas da CD da Liga e mais um palhaço do regime para os bobos da corte se divertirem.
    Não ficou provado nada. A justiça desportiva vale o quê?
    Limpar a imagem é na justiça comum.
    A sanção de 6 pontos é tão ridícula - além da "sustentação factual" apresentada - que o maitre de cerimónias quase teve vergonha de a anunciar. Ai, por ele, por ele descia de divisão o FC Porto, quiçá com obrigação de lá ficar 45 anos...
    Provar em tribunal - melhor, o ónus da prova cabe à acusação, e esta é tipo arros carolino - que hovue corrupção não é a mesma coisa que nos corredores do poder onde os reforços foram instalados.
    Ponto único para reflexão:
    SABEM PORVENTURA QUE PARA 2009-2010SÓ O CAMPEÃO NACIONAL VAI À CHAMPIONS?
    O FC Porto já é heróico a conquistar tantos títulos que faz os rivais entrarem em parafuso e jogadas maquiavélicas pelo desespero em que vivem permanentemente.
    Mas o FC Porto não pode ser heróico a dar 6 pontos de avanço aos adversários quando só 1 lugar - que vale um título - vale a época e assegura a continuidade dos triunfos com sólidas bases financeiras.
    Vale a pena pensar nisto.
    Compreendo e partilho da opinião do Zirtaev e de quem igualmente a perfilha.
    Mas muitos outros amigos deixaram aqui indicações, suficientes e lúcidas, quanto ao insucesso a que estava destinado um recurso.
    É por esta, por estes e por outras que os títulos do FC Porto são contra os invejosos, os medíocres, os fracassados, os nostálgicos. São bofetadas contra os "outros".

    p.s. - alegra-me que Bosingwa garanta 20 milhões e por 80% do passe. Creio que os outros 20% são do empresário Rui Neno que ganhará os seus 5 milhões...
    Alegra-me que O Jogo tenha tido a manchete que é a notícia do dia e não a notícia do dia anterior ou mesmo de há 3 dias, vide CM. Alegra-me que uma catedrática de jornalismo como a Felisbela Lopes, comentadora da RTP-N aos sábados, demonstre que da teoria à prática vai uma distância maior do que de Braga, onde lecciona na UM, ao Porto. É que isto é para quem sabe e pode, não para quem julga saber...

    ResponderEliminar
  40. Para precisar, sobretudo a quem não ouviu hoje de manhã, Felisbela Lopes "estranhou" que a manchete de O Jogo fosse Bosingwa e não o Apito Final. Este assunto vinha no cabeçalho do jornal, local distinto e visível, nobre e selecto, logo dava impacto à notícia. Mas Bosingwa foi uma notícia que todos gostariam de ter dado. A alegada catedrática de jornalismo na Universidade do Minho não percebe a importância de uma notícia, verdadeira, actual, importante. Preferiu "opinar" sobre a atenção de O Jogo - de quem não sou advogado de defesa - em alegadamente dispersar (ou desviar) a atenção do tema do dia eleito pela generalidade dos jornais.
    É a isto que me refiro haver distância da teoria à prática.
    O jornalismo faz-se no dia a dia e não nas universidades. Só a da vida. E, nesta, a UV (Universidade da Vida) também nos ensinou como é a Justiça dita Desportiva. Isso mesmo, Desportiva. Para entreter.

    ResponderEliminar
  41. Para precisar, sobretudo a quem não ouviu hoje de manhã, Felisbela Lopes "estranhou" que a manchete de O Jogo fosse Bosingwa e não o Apito Final. Este assunto vinha no cabeçalho do jornal, local distinto e visível, nobre e selecto, logo dava impacto à notícia. Mas Bosingwa foi uma notícia que todos gostariam de ter dado. A alegada catedrática de jornalismo na Universidade do Minho não percebe a importância de uma notícia, verdadeira, actual, importante. Preferiu "opinar" sobre a atenção de O Jogo - de quem não sou advogado de defesa - em alegadamente dispersar (ou desviar) a atenção do tema do dia eleito pela generalidade dos jornais.
    É a isto que me refiro haver distância da teoria à prática.
    O jornalismo faz-se no dia a dia e não nas universidades. Só a da vida. E, nesta, a UV (Universidade da Vida) também nos ensinou como é a Justiça dita Desportiva. Isso mesmo, Desportiva. Para entreter.

    ResponderEliminar
  42. agora, pouco mais de 24 horas depois do espantoso murro no estômago que foi a comunicação da SAD, finalmente me considero capaz de exprimir uma opinião minimamente calma sobre o assunto. não escondo a minha revolta: magoa-me profundamente este baixar da cabeça do meu clube, esta admissão de culpa que transparece de um silêncio que entendo mas não aceito.
    e digo que entendo porque a estratégia é por demais clara: a salvaguarda da próxima época. com a vantagem de, sendo o Pinto da Costa ilibado, imediatamente a inocência do clube estará provada - muito embora o castigo já tenha sido aplicado.
    racionalmente, entendo.
    acontece, no entanto, que tenho muito pouco de razão e demasiado coração.
    não quero.
    não gosto.
    este não é o meu Porto.
    salvo as devidas proporções, é como a derrota com o nacional: em termos práticos, não havia "nada" a perder. mas na verdade, a única coisa que realmente importa e aquilo que mais dói perder está sempre em jogo. e chama-se dignidade.
    era fundamental, para mim, que o FCP não aceitasse este castigo. e se perdesse o recurso, paciência. se perdesse o campeonato do próximo ano por causa disso, paciência. preferia, sem qualquer tipo de dúvida, não fazer o tetra mas poder erguer a cabeça e dizer esqueçam lá isso, tudo o que o meu clube ganhou foi por mérito próprio.

    além de que, cá entre nós e que ninguém nos ouve, estou convencida que o tirar 6 pontos ao FCPorto ia ser um excelente tónico motivador para os meninos do Dragão.

    adiante.
    como dizer.
    estou triste.
    estou magoada.
    mesmo.
    tudo bem, daqui a um mês estarei melhor. daqui a um ano melhor ainda. e daqui a 10 anos nem se fala.
    só que há uma mágoa, pequenininha, que vai permanecer. uma espécie de mancha. bolas.

    ResponderEliminar
  43. escrevo sem ler os comentários e após a leitura do texto do Zirtaev.

    Sei que não é a opinião da maioria dos portistas mas eu concordo com a decisão da SAD.

    Mesmo antes de se saber qual a deliberação do CD da liga e quando à luz dos regulamentos se podia antecipar a decisão do CD eu defendia que não se deveria recorrer do castigo.

    é a meu ver, Gestão de Risco, nada mais.

    Se pensarmos com a razão e não com o coração penso que não se poderá chegar a outra conclusão.

    ResponderEliminar
  44. Eu acho que há duas questões que vocês devem colocar a vós próprios:
    1 - Porque motivo a SAD decidiu não recorrer?
    2 - Vocês acreditam que o PC é culpado ou inocente?

    Se a SAD tivesse recorrido isso provaria o quê? Que o PC era inocente? Quantos culpados recorrem das sentenças?

    É muito bonito essa história de uma pessoa ser inocente até ser condenado e transitado em julgado. Mas, se eu matar uma pessoa e me declarar inocente, eu serei sempre culpado mesmo que os outros não o assumam.

    Àqueles que falam em honra, vocês acreditam que o PC é inocente ou culpado?
    Se acreditam que é culpado, sentem-se adeptos honrados por ter um presidente corrupto, mesmo que a SAD recorra de todas as sentenças? Se acreditam que é inocente, o que mudou? Os factos passados mantêm-se intactos.

    O que conta é aquilo em que acreditamos. A SAD pode recorrer de todas as sentenças possíveis e imaginárias, mas isso prova o quê? Inocência? Alguem acredita que, alguma vez, o PC vai assumir que é culpado? Então, caberá a cada um fazer o seu próprio julgamento.

    A SAD não recorreu porquê? Então, eles não perceberam que isso iria indiciar que estariam a assumir uma culpa? Claro que perceberam.

    Então, não recorreram porquê?
    Porque não têm certeza que o Conselho de Justiça da Federação iria decidir a favor da SAD.

    E, não têm certeza porquê?
    Ou, porque não acreditam na imparcialidade do CJ, ou, porque perante os factos sentem que não é possível haver outra decisão diferente daquela que se verificou na Comissão de Disciplina da Liga.

    Se somos culpados não podemos andar, hipocritamente, a fazer-nos de inocentes.

    Por isso, cabe a cada um decidir em quê que acredita. E isso é o mais importante.

    ResponderEliminar
  45. Não posso dizer que existe inocência absoluta naquilo que vem descrito no que li e são depoimentos diferentes, vindos das várias pessoas que são mencionadas nos factos...Para mim há culpa, há logo à partida a culpa de não se saber acautelar comportamentos, de se pensar que tudo é possível de se levar à prática e nada irá acontecer...É evidente que Jorge Nuno não acautelou a sua posição, não mediu muito bem o que fez, seguiu por caminhos errados talvez porque teve ao seu lado pessoas que não têm critérios de comportamento mais justos e adequados aos valores que muitos de nós defendemos...Eu sinto isso, eu vejo isso, quando leio e observo descrições de coisas que considero absurdas porque infelizmente sei de muito -não o quereria saber, juro!- sobram-me experiências que me ensinam a admitir conscientemente o que se terá passado...Já o disse várias vezes! -Também já o disse e reafirmo, considero que as pessoas que estão ou estiveram ao leme dos Clubes ou das Instituições que estão envolvidas em todo este Processo e falo em TODAS, não merecem grande CREDIBILIDADE, o Mundo em que vivemos é em grande parte -honra aos que se afastam do vórtice- constituido por este triste espectáculo de parcialidades, vaidades, pusilanimidades, facilidades, ousadias, impunidades, agraciações, recompensas, cedências, indecências...Quem estiver livre de culpa que atire a primeira pedra!...Já afirmei também que tudo isto só ia lá começando do ZERO ABSOLUTO, mas também considero que com o tempo as coisas iriam caminhando para um novo Mundo de igual CORRUPÇÃO, o HOMEM é assim, valem pouco os conselhos, vale pouco a MORAL, vale muito pouco a ÉTICA...Cabem no mesmo Saco, Costas, Loureiros, Pintinhos, Vieiras, Cavacos, Morgadas, Roquetes, Santanas, Carolinas, Bagulhos,...Buscam todos o mesmo, EVIDÊNCIAS E BRILHO PESSOAL...E quando isso acontece está tudo estragado, uma facilidade aqui, outra facilidade acolá, uma vigaricezinha hoje, outra vigarice maior amanhã, quando se dá por ela apetece VOMITAR!...O Mundo parece-me sinceramente um enorme VÓMITO!...A única coisa aproveitável é o sentimento de AMOR, seja ele provocado pelo desejo físico, seja apenas de farternidade ou espiritual, o resto é excrecência e neste saco de horrível Humanidade cabemos quase todos se é que não estamos mesmo TODOS inseridos...Não me venham com inocências, acabou a INOCÊNCIA, não há mais INOCENTES, não me venham com INGENUIDADES, não há mais lugar para os INGÉNUOS, os factos estão aí, tão evidentes que só não os lê quem é iliterato ou cego!...

    ResponderEliminar
  46. Só depois de ter escrito o que está no comentário acima é que li estas palavras de JESUALDO FERREIRA!...

    «Não acredito que alguma coisa vá mudar com estas decisões. As transformações só se fazem de forma estrutural e operativa.»

    ResponderEliminar
  47. companheiro manuel ramos:
    relativamente às suas considerações sobre a inocência de PdC e SAD neste processo, deixe-me acrescentar algo.
    sinceramente, e com todo o respeito que tenho pela pessoa que soube lançar o FCP entre os grandes da Europa, não consigo dizer cegamente que acredito que o nosso presidente seja inocente a 100%. acredito, isso sim, que nada mais fez do que todos os seus pares. e por conseguinte, a ser feita justiça, esta teria que ser aplicada a todos eles... afinal de contas, e as escutas a LFV? são, na minha opinião, muito mais graves do que as que vieram a público (e julgo terem sido todas) do nosso Presidente. e que dizer então da coacção psicológica que presidente, treinador e jogadores do Sporting exercem semana após semana após semana sobre o corpo de arbitragem? perdoem-me se parece fundamentalismo, mas acho ainda mais grave. sem o prejuízo da liberdade individual de cada um, há que manter um determinado nível de respeito. a pressão constante que estes nossos vizinhos do sul fazem sobre os árbitros têm levado ao condicionamento dos mesmo de uma forma verdadeiramente escandalosa. é a técnica calimero a dar os melhores resultados...

    passam, agora, mais de 36 horas sobre o comunicado da SAD. continuo a achar que deveria ter sido imposto um recurso. o que eu acredito não muda o que fica escrito nos anais da história de Portugal.

    ResponderEliminar
  48. A Instituição Futebol Clube do Porto não ficará nunca manchada, é uma criação dos homens, verdade, mas a partir daí adquire corpo próprio e tudo o que acontecer de mau ou de bom não a toca, a única coisa que lhe interessa é a razão para que foi criada: a prática do Desporto!
    -Quando olho para a miserável situação do Salgueiros, só me surgem no espírito as pessoas que o criaram e as que conduziram o Clube a este túmulo...Mas por incrível que pareça mesmo no túmulo, tudo o que de bom foi feito em seu nome, continua intocável! Ainda agora relativamente ao Boavista, o Clube aparece completamente à parte -no meu espírito- de todos estes imbroglios...É como se fosse uma criança abandonada pela imperícia, incapacidade ou estupidez dos homens!...Por isso eu referia que o Porto/Instituição ficou e muito bem de fora de todas estas questões, alguém decidiu proteger a "criança" tirou-lhe seis rebuçados dos milhares de rebuçados que ela possui e que na maior parte dos casos foram-lhe oferecidos por ele mesmo ou pela sua acção e assumiu sozinho a defesa da culpa!...Assim saiba assumir a pena ou o castigo se fôr caso disso e não faça como fez agora o Vale.Tudo.do.Benfica que tudo fez e depois fugiu tranquilamente e sem perseguição atenta da PJ -onde estavas tu, Morgada?- para as ilhas paradisíacas do Pacífico...E se repararem, ninguém fala do Benfica, -é como se não existisse nestas embrulhadas- e se falam é só para exigir do Homem a reparação ao Clube!...Porque haveria de ser diferente com o Futebol Clube do Porto?...

    "Incomparáveis as virtudes do Vinho, puro, terno, como os Homens e o seu Coração...Com três copos, conquistamos a Felicidade, mais três copos, temos o Universo na mão!..."

    ResponderEliminar
  49. Caros Portistas
    Depois de bem ponderado ouvido e lendo por aí, entendo que o Presidente actuou da melhor maneira possível. Porquê? Pergunta toda a gente.
    E a honra do clube?

    Resposta do Presidente.

    ”«Não vamos recorrer da penalização dos pontos retirados à equipa, sobretudo porque ponho, como sempre pus, acima dos meus interesses os do F.C. Porto. Neste caso, a honra do clube ficará salvaguardada porque vou apresentar recurso. Para tal, já solicitei aos advogados do departamento jurídico para avançarem com o recurso da decisão da Liga em torno da minha suspensão para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. Se não sentíssemos a razão do nosso lado, obviamente não recorreríamos da decisão. Quando as pessoas tiverem conhecimento das razões e da forma como fomos penalizados, perceberão que nada disto vai beliscar a imagem do clube».”

    Na minha opinião o Presidente reconhece que prejudicou o Clube, não porque corrompeu alguém, mas porque indirectamente ao trazer para dentro do Clube uma personagem como a criolina com todas as consequências que agora se sabe, achou e muito bem que relativamente ao Clube o assunto agora fica definitivamente encerrado.

    Quanto ao resto a defesa pessoal, que indirectamente será também a honra do Clube ele responde:

    ”«Quero deixar palavras de agradecimento às centenas de pessoas que me fizeram chegar mensagens de solidariedade e apoio, bem como agradecer a confiança que os accionistas depositam na nossa acção, sem esquecer aqueles que me acompanham em todas as horas e que me dão grande força para continuar. Não vamos mudar por nada, a gestão do clube em nada será alterada e continuaremos a trabalhar com renovado interesse, entusiasmo e redobrada paixão. Vamos continuar a liderar uma luta para que o nome do clube, da cidade e da região seja respeitado».”

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  50. Estive em Gaia, mais exactamente em Coimbrões -de forma fortuita garanto- passei por passar, vi bastante movimento e decidi-me a entrar no Parque Silva Matos, no momento em que cruzei a entrada o SCCoimbrões fez um golo, soube depois que era o segundo...Estava o desafio já na 2ª Parte: Coimbrões/Pedrouços...Ainda assisti a três golos, um para o Pedrouços dois para os da casa, decidia-se ali talvez o Campeonato da 1ª Divisão da AFPorto...Nada sabia do que estava em causa, pessoas amigas é que me informaram de tudo, noutro campo jogava-se um Alpendurada/Perosinho, o resultado a 4 minutos do fim estava em 2-3 -disseram-me que se sabia por rádio ou telemóvel- e colocava automáticamente o SCCoimbrões na condição de Campeão Regional, mas sucedeu a reviravolta e já depois do jogo terminado em Coimbrões 5/6 minutos foi assinalado um Penalty que favorecia o Alpendurada -que tinha entretanto, também no prolongamento, chegado ao empate 3-3- o jogo terminou de imediato à marcação da GP com 4-3 favorável ao Alpendurada...Soube que o árbitro era: Paulo Paraty!...Perante o meu espanto -então o Paraty anda pelos Regionais- soube que ele mesmo tinha estado em Coimbrões na semana anterior a arbitrar o SCCoimbrões/Alpendurada que resultou em empate!...Isto é, fez dois jogos seguidos do Alpendurada fora e em casa- elucidativo não é?...E para meu espanto quando os questionei como era isso possível, se o fPP -filho da P.do.Paraty- tinha estado no Dragão, no Sábado, disseram-me que sim, ele tinha estado sábado no Dragão e no Domingo rumou a Vila Nova de Gaia fazer o frete ao Alpendurada!...E assim se faz Portugal!...Este tipo de isentos é que fazem o gosto de 6 milhões de Portugueses...Prometi aos meus amigos que irei estar com eles Sábado -16 horas- em Perosinho a apoiar o Coimbrões...E quero mesmo lá estar, nem que seja para chatear o Paraty Filipe Vieira!...

    ResponderEliminar
  51. Votei não.

    O raciocínio da SAD do Porto está na mesma linha do que faz Rui Oliveira e Costa, quando diz que prefere dois segundos lugares a um primeiro e um terceiro. É um raciocínio de gestão. Em termos de estabilidade desportiva e financeira, sobretudo financeira, é melhor chegar ao segundo lugar duas vezes, com presença garantida (até esta época) na Liga dos Campeões, do que ganhar um campeonato e no ano seguinte ficar fora da europa dos milhões. É melhor o Porto perder 6 pontos esta época, do que arriscar-se a perdê-los na próxima, quando só o campeão tiver acesso directo à Liga dos Campeões.

    O problema é que os clubes são anteriores às SAD e a história dos clubes não é a história das SAD. O que fica na história do Porto e faz a sua grandeza são os títulos conquistados, não são as vendas de jogadores para o Chelsea, por mais indispensáveis que sejam para o equilíbrio financeiro da SAD (e consequente sucesso desportivo). Estes 6 pontos vão ficar gravados na história do clube, mesmo que Pinto da Costa venha a ser ilibado pelo CJ ou pelos tribunais. Neste momento, com o consentimento da SAD do Porto, são uma nódoa de corrupção no título de 2003/2004. Se uma eventual absolvição de Pinto da Costa chegará para transformar esta nódoa noutra coisa, só o tempo dirá.

    Eu, por uma questão de gestão da forma como quero ver a história do meu clube (limpa), preferia não arriscar tê-la lá. E lutar por isso.

    ResponderEliminar