12 maio 2008

Antigamente era assim


"Há horas em que as palavras não saem, por isso prefiro recordar aqui pelas palavras do
Dr. Sardoeira Pinto, registadas na História Oficial do FC Porto - Alfredo Barbosa - Edição O Comércio do Porto, um episódio que vivendo-o na infância sempre me deixou orgulhoso do FC Porto e das suas cúpulas. Este episódio, foi para mim um exemplo para a vida, de luta pelos ideais, de perseverança. Hoje sinto-me atraiçoado.

Corria o já mais ou menos longínquo ano de 1983. Ainda soprando com força os ventos de da Revolução de Abril de 1974, a Federação Portuguesa de Futebol, ao tempo presidida pelo Dr. Silva Resende, deliberara no princípio da época, atendendo à então existente plena igualdade dos cidadãos, deve ser a Final da Taça de Portugal disputada no Estádio das Antas, de modo a poder ser a Festa do Futebol levada às gentes do Porto, como prémio à sua dedicação e ao seu entusiasmo pela modalidade.

Foi-se desenrolando a época, sucederam-se as eliminatórias e surgiram como finalistas o F.C. Porto e o Benfica. Rebentou então a bomba! Na verdade, dando o dito por não dito, a Federação passou a entender dever ser a Final disputada no Estádio de Oeiras e não no do F.C. Porto, alegando como argumento essencial ter aquele um aspecto helénico, uma beleza olímpica e constituir o melhor ambiente para a realização do jogo. Pasme-se!

Entrou, como naturalmente seria de esperar, em ebulição a gente portista, justamente indignada por tamanha injustiça constituir mesmo uma espoliação! Como era sua competência, a Direcção, com Jorge Nuno Pinto da Costa à frente, protestou contra a arbitrariedade e após muitas palavras ditas, litros e litros de tinta gastos nos jornais e variadas intervenções levadas a cabo na Rádio e na Televisão, a Federação, reconsiderando, tomou uma nova posição: a Final seria disputada em Coimbra, sensivelmente a meio caminho entre as cidades dos dois finalistas... e encerrar-se-ia o assunto!

Não se convenceu o F.C. Porto e, sem desfalecer, insistiu na defesa do por si considerado seu direito absoluto e natural. Manteve o órgão de cúpula do futebol a sua posição e, para saber o pensamento dos sócios, pediu-me a Direcção para convocar uma Assembleia Geral Extraordinária.

Em noite memorável, realizou-se ela no agora inexistente Pavilhão Dr. Américo de Sá e tal foi a afluência que me cheguei mesmo a arrepender de não a ter feito em pleno estádio. Foi a maior de sempre até hoje na História do Clube e a Nação Portista compareceu em peso para, honrando o Poeta Manuel Alegre, dizer como ele "haver sempre alguém que diz não" à prepotência, à ditadura, a tudo que é tirania!...

Era extremamente delicada a situação pois cominavam os Regulamentos Federativos - e cominam! - que uma falta de comparência implicaria a descida da equipa de futebol à 3ª Divisão... e era intenção portista não ir à Final se esta não fosse realizada na nossa sacrossanta casa! Não ficou um lugar vago no Pavilhão e milhares de associados quedaram-se no exterior ansiosos por conhecer o desfecho da Assembleia. Vários oradores falaram durante horas e depois, por unanimidade e aclamação, foi votado que ou a Final se realizava como fora inicialmente deliberado ou a equipa do F.C. Porto não comparecia, sucedendo o que sucedesse!

No final da Assembleia, o abraço público que com Jorge Nuno Pinto da Costa troquei mostrou urbi et orbi ser total a unidade existente entre os corpos gerentes e a massa associativa, a mais devotada, a mais querida, a mais interessada e a mais fiel de todas.

Alguns dias depois, mais uma vez a Federação retrocedeu e, voltando novamente com a palavra atrás, remarcou a Final para o nosso estádio.

Final, diga-se em abono da verdade, que o F.C. Porto, perdeu nas quatro linhas porque nesse jogo o adversário se superiorizou. Todavia, o facto em si mesmo constitui, a meu ver, uma das maiores vitórias de sempre do Clube. Acordado pouco tempo antes de um sono de décadas, o F.C. Porto, qual guerreiro despero, espreguiçou-se, exibiu a sua força e obrigou os outros, todos eles, a mostrar-lhe o respeito que lhe é devido inteiramente. Penso mesmo que, ao contrário do que alguns, poucos, por aí vão dizendo, o grande Clube azul e branco não se portando como um mito, assumiu-se como enorme, transcendente e incomensurável realidade desportiva realidade regional, nacional e mundial como os tempos ulteriores vieram a confirmar inteiramente!

Dos entre os muitos grandes momentos vividos nas Antas durante estes 50 anos passados considero, com inteira justiça, creio, este um dos maiores..."

João Saraiva in Reflexão Portista

Sei que os tempos mudaram muito desde o ocorrido neste relato e que demonstrava a força de um monstro chamado Dragão em grande crescimento, mas como não acredito que Pinto da Costa tenha mudado assim tanto, acredito piamente que a decisão tomada de não lutar até às últimas consequências contra a sentença imposta pelo CD da Liga foi completamente contra a vontade do presidente, já que, como o próprio disse em entrevista há uns dias atrás à revista Visão, no futebol manda ele, mas na SAD tem de responder por toda a administração e não apenas por ele próprio, tendo ficado então atado de pés e mãos.

Por isto me virei e continuarei sempre a virar contra os SADicos administradores que rodearam o presidente naquela conferência de imprensa de triste memória e que pouco ou nada se preocupam com os sentimentos dos adeptos, com a honra ou com a dignidade do clube, olhando apenas e sempre para os seus interesses financeiros. Por isso aquele Pinto da Costa da conferência de imprensa, triste, quase sem reacção perante as injustiças a correrem-lhe à frente, não é o Pinto da Costa combativo que todos conhecemos e aprendemos a respeitar. Por isso, apenas ele na sua pessoa, irá recorrer.

Há quem confunda a vontade de Pinto da Costa com a esta decisão da SAD e esses são precisamente aqueles que parecem não conhecer o presidente que elevou o clube ao que ele é hoje, porque quem o conhece bem sabe que nunca aceitaria de ânimo leve uma sentença que tanto põe em causa o bom nome do FCPorto. Assim, concordar com esta tomada de posição da SAD é precisamente estar contra o Pinto da Costa que conhecemos e contra os valores que ele sempre defendeu e continua a defender para o nosso clube, aliás, ele próprio deu isso a entender ao afirmar que colocava os interesses do FCPorto acima dos seus.

Mas é o novo mundo do futebol, um mundo sem dúvida mais triste para os adeptos e para o próprio Pinto da Costa. A mim, depois de muito reflectir e que mais poderei fazer, resta-me ter de aceitar esta triste decisão, embora muito desiludido e ferido no orgulho, mas não peçam nunca para me conformar.

Agora é olhar para a frente, já que no próximo fim de semana temos mais uma troféu para conquistar, mostrando mais uma vez a este país invejoso que ganhamos, simplesmente porque somos os melhores.

25 comentários:

  1. Eu gostaria de saber o que vos incomoda mais:

    1) Se o facto de a SAD não ter contestado a perda destes 6 pontos ganhos no campo por uma equipa e um treinador que não têm a mínima responsabilidade no sucedido, não interessando se somos ou não culpados das acusações.

    2) Se a possibilidade de sermos culpados das acusações.

    Eu considero que a não recorrência da perda dos 6 pontos não implica, necessariamente, a assumpção da culpabilidade. Da mesma forma, considero que se a SAD tivesse recorrido isso não implicaria, necessariamente, a assumpção da inocência.

    O que é mais importante? São os 6 pontos ou se somos ou não culpados das acusações?

    E se formos culpados? Como é? Qual é a nossa honra?

    Quem vai garantir que somos ou não culpados?

    É esta Comissão Disciplinar da Liga que já percebemos que não é imparcial?

    É o Conselho de Justiça de Federação?

    São os tribunais comuns?

    Ou é cada um de nós que faz o seu próprio julgamento individual?

    O que é mais importante? É aquilo em que acreditamos ou aquilo que nos é ditado pelas instituições?

    ResponderEliminar
  2. Eu penso que o mais importante é aquilo em que acreditamos.

    Sem no entanto, deixar de entender que , quando os clubes passam a ser geridos como empresas, os elementos da SAD, investem, nao por amor ao clube, mas porque pensam que dai podem vir a tirar dividendos para as suas carteiras.

    Basta olhar para a compra de clubes como o Chelsea ou o Manchester, que, continuando a ter a sua identidade (o Manchester United esta neste caso, a anos luz do Chelsea, pelo historial e pela mistica), sao geridos numa base completamente economicista. Ao Manchester vai valendo a figura de Fergusson que dita leis desportivas, como dita Pinto da Costa no Porto.

    Eu acho que Pinto da Costa é culpado. Nem que seja por ter deixado um arbitro entrar em sua casa.

    Vale e Azevedo também foi culpado, de muito mais coisas, mas so lhe "arranjaram," um processo relacionado com o futebol. Muitos mais haveria.

    Luis Filipe Vieira é culpado.
    Telefonemas para escolher arbitros tentando influenciar a liga. Peças de Cristal. Jogadores vendidos ao vendedor, casos de Doping abafados, dividas incontaveis, processos anteriores por burla e ligaçoes a um crime hediondo em que um homem apareceu morto, jantares em sapos, reunioes secretas com o presidente da liga, agressoes a jornalistas, ter um director para o futebol que é o maior accionista de um outro clube da 1a divisao, ofertas de chuteiras a arbitros etc, etc etc.
    Manuel Damasio como todos sabemos era um santo. Cunha Leal e Gaspar Ramos sao sem duvida duas figuras muito isentas.

    Ateraçoes a PDM's, centros de estagio pagos pelos contribuintes la para os lados do Seixal, dividas perdoadas na Assembleia da Republica. Nada disto é sequer mencionado.

    Joao Gonçalves teve de fugir para o Brasil e Sousa Cintra é outro santo. Soares Franco é o choraozinho de serviço que se esconde atras da capa de "menino bem" para dizer que é dono da verdade e que é muito competente, embora so se lhe reconheçam incompetencias a nivel futebolistico. Nunca pressionou nenhum arbitro. Deus nos livre.

    O capitao do Benfica nunca agrediu ninguem em nenhum tunel de acesso a balnearios e os Loureiros sao uns santos de pau carunchoso e especialistas em negocios "limpissimos" e numa gestao que em nada arruinou o Boavista.

    Alzheimer da Cunha era muito boa pessoa.

    Herminio Loureiro devia ser beatificado porque tudo o que fez até hoje foi em prol da "transparencia no desporto nacional".

    O caso "Apito Dourado" tem investigadores muito isentos e a Morgadinha dos Canaviais é uma apariçao da santa dos ajustes. Nao ha nenhuma perseguiçao ao Porto nem ao Norte. Qual que?

    Julguem Pinto da Costa. Mas julguem todos os outros. Julguem determinadas empresas. Julguem e condenem senhores politicos de anteriores governos que construiram ilegalmente no parque da Arrabida. Julguem com honestidade, porque uma sociedade corrupta com uma justiça corrupta gera um pais com uma economia fraquissima.

    Eu admito que Pinto da Costa nao esteja de acordo com a decisao da SAD. Provavelmente nao estara. Provavelmente esta mal rodeado com ja por diversas vezes disse Rui Moreira.
    Mas ele escolheu os homens que o rodeiam. Nao os escolheu porque sao boas pessoas. Escolheu-os porque teem influencias, teem relaçoes importantes na nossa suja sociedade e teem acesso a dinheiro.

    Exactamente o que passa em qualquer outra SAD.
    Nos meandros sujos da governaçao também se tomam decisoes por ganho de influencias e controlo de meios de decisao.

    Ou jogamos o jogo deles ou somos espezinhados.
    Nao jogamos com as mesmas armas mas temos melhores atiradores.

    Este caso "apito dourado" é arrastado propositadamente e so sera acelerado se o Benfica começar a ganhar. Nessa altura sera de "bom gosto" desviar as atençoes para o jogo e para o valor dos jogadores. Nessa altura dir-se-a que a "nova era" esta em voga e o futebol portugues começa a apresentar melhoras, mesmo que, os titulos internacionais nao existam.

    Estou com o Presidente até ao fim. Se o condenarem terao de condenar todos os outros sob pena de assistirem a um movimento "separatista" que se criara a norte. Nessa altura quero ver com que lenha se aquecem.

    ResponderEliminar
  3. Zirtaev :

    Então ... será que não estamos
    metidos num grande dilema ?

    ResponderEliminar
  4. Meus caros amigos , na luta desigual que travamos contra aqueles que nos tentam vilipendiar , garanto-vos não teremos melhor GENERAL que JORGE NUNO PINTO da COSTA .

    Sempre a seu lado .

    Wolfboss

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Já tinha lido a bela evocação que o João Saraiva levou ao Reflexão Portista. Eu também vivi esse tempo da final da Taça de 1984 e acabei por vê-la nas Antas.
    Mas uma coisa foi fazer finca-pé numa decisão tomada pela FPF no início de época a que ninguém poderia sujeitar-se ver alterada no final da temporada.
    Outra coisa é combater uma decisão disciplinar que é só isso, não é nenhum crime, nem o será nas instâncias desportivas. Para o FC Porto pouco ou nenhum efeito tem a penalização: afinal, nós que vemos os jogos todos e sabemos como normalmente o FC Porto é prejudicado na disciplina dos gabinetes e na arbitragem em campo, acreditamos no que vemos ou no que ouvimos?

    Como adepto votei "não", queria um recurso. Mas percebo a opção da SAD da qual, de resto, Pinto da Costa nem é accionista maioritário e muito menos dono da "empresa".
    Se foi "coagido" a esta opção não sei, custa-me a crer, mas a opção foi tomada e há que aceitá-la. Não de bom grado, sem evitar um pesar, mas compreendendo que o interesse da sociedade está acima de tudo. Terá sido o que Pinto da Costa disse, mas essa estratégia só mais lá para a frente se verá se deu resultado.
    É inegável que as instâncias desportivas não são credíveis, mesmo a justiça comum tem que se lhe diga, mas se a descredibilização atingiu o futebol não foi pelos jogadores e os resultados conseguidos que quanto ao FC Porto diz respeito são brilhantes e incomparáveis.
    A perda de crédito é da Liga, não do FC Porto, da gestão da arbitragem e das tricas da indisciplina. Por uma e outras até foi o Boavista, com imenso poder na Liga da qual o FC Porto se afastou voluntariamente, quem pagou a factura mais elevada. E nem no caso do Boavista estou convencido que se fez justiça alguma.

    ResponderEliminar
  6. Vamos dar um abraço de UNIDADE e esperar, o que verdadeiramente importa neste momento, não é impugnar ou não as condenações, se as impugnarmos elas serão na mesma confirmadas e o caso é igual, depois de confirmadas seremos menos ou mais culpados?...Se as aceitarmos como aceitamos, somos mais ou menos culpados? Não adianta muito queimarmos as nossas meninges, eles vão incriminar o Clube e o Presidente quer nós aceitemos ou não, alguém tem dúvidas?...O resultado dos Tribunais Civis ainda está muito longe de sair consumado e já estamos queimados na Liga, verdade ou não?...O Sportinguista Hermínio -não o sabia, soube este fim de semana- reune-se com quem muito bem quer, aonde muito bem entende, sem ficar minimamente incomodado com as aparências...Aliás as sapiências Nacionais também não ficam incomodadas com isso e porque o ficariam eles não têm consciência...Vimos o espectáculo mediático do abandono do RUI COSTA e o que presenciamos com o abandono do mais titulado jogador Português e Mundial de sempre, NADA!... Já disse, há uma comunhão de interesses que nos quereria destruir até ao grau ZERO...Cavaco, Sócrates, Costas do Castelo ou da Câmara, pouco importa, Vieiras, Roquetes, Cunhas com Alzheimer ou com Piorreia vísiveis, Judiciárias, Autarcas de Lisboa ou do Porto -ainda não vi o RUI RIO ISENÇÃO condenar a promiscuidade do Boavista, tá quieto- Fiscalistas, Inspectores, Jornalistas da RTP, da TVI, SIC, SPORTTV1 ou 2, Record, Bola, Correio da Manhã, Expresso, Diário de Notícias, 24 Horas, TSF, RR, por aí fora, convenhamos, é uma Irmandade e tanto!...Não interessa só temos que nos unir e continuar, mas atenção cada vez mais unidos e inteligentes, havemos de os F....! Podem crer!...

    ResponderEliminar
  7. E se insisto no PR Cavaco Silva é porque acho, sinceramente acho-o vingativo e que a afronta que Pinto da Costa lhe fez -a propósito da penhora da retrete e do Ministro Catroga- tem muito a ver com isto tudo..Afinal vivemos ou não, num País em que as retretes têm ou não muitíssima importância e um peso enorme?...Eu acho que sim, a atentar em todas as asneiras -para não dizer outra coisa- que vemos por aí...

    ResponderEliminar
  8. A destreza das dúvidas

    Letras económicas
    Blogue de Luís Aguiar-Conraria, de Daniela Kato e de Fernando Alexandre

    Fernando Alexandre
    May 12, 2008 2:34 pm

    Ambição

    Falta menos de um mês para começar o Euro-2008. A nação espera que cheguem pelo menos tão longe quanto chegaram no Euro de 2004. Cristiano Ronaldo, Nani e Carlos Queiroz ganharam mais um título inglês – nos últimos quatro anos houve sempre portugueses a festejar o título inglês. Também nas vitórias dos campeonatos espanhol e italiano têm estado quase sempre jogadores portugueses: Pepe, Deco e Figo são alguns deles. Este último foi o melhor jogador do mundo em 2001 e Cristiano Ronaldo é cada vez mais o melhor jogador do mundo. Rui Costa, outro brilhante jogador do futebol português, abandonou ontem a carreira de jogador e iniciou a carreira de dirigente. Nos últimos 25 anos, houve clubes portugueses em 8 finais europeias, tendo ganho 3. Desde 1996, a selecção nacional só falhou a fase final do mundial de 1998. Estes feitos são tão mais notáveis quanto Portugal é um pequeno país, e dos mais pobres da Europa.

    Não há na sociedade portuguesa outra actividade ou sector que tenha alcançado semelhantes feitos. Nem durante a ditadura de Salazar, nem depois do 25 de Abril.

    A primeira razão para este sucesso é a paixão dos portugueses pelo futebol. A segunda razão é uma gestão ambiciosa, eficiente e profissional das estruturas do futebol nacional. Os nossos jogadores ambicionam ser os melhores do mundo e trabalham para ser os melhores do mundo. Os clubes portugueses têm criado as estruturas que permitem aos nossos jovens ter e concretizar aquelas ambições. Por exemplo, a estrutura das famosas escolinhas permite aos clubes identificarem jovens talentos e dar-lhes os meios para se tornarem competitivos em termos mundiais.

    Em que outros sectores isso acontece em Portugal? Quantas empresas ou instituições portuguesas ambicionam ser as melhores do mundo e garantem aos seus colaboradores as condições para terem esta ambição?

    O sucesso do futebol português nos últimos 25 anos é indissociável do sucesso do Futebol Clube do Porto. Tudo o que disse antes, em relação ao sucesso e ao exemplo de excelência do futebol português, se aplica por maioria de razão ao Futebol Clube do Porto. O que o Futebol Clube do Porto conseguiu alcançar nos últimos 25 anos é absolutamente notável. Um clube periférico, de um país periférico, duma cidade ainda hoje periférica em termos económicos e políticos, tornou-se num clube de referência na Europa e no mundo.

    Os resultados que o Futebol Clube do Porto alcançou só são possíveis com verdadeira ambição e com uma extraordinária capacidade de gestão. Acho notável que alguém no Porto, no início dos anos 80, tivesse definido o objectivo de ser não só o melhor de Portugal, mas também de estar entre os melhores do mundo. Ainda mais notável é ter conseguido concretizar aquele objectivo.

    Infelizmente, o exemplo do Futebol Clube do Porto não foi copiado noutros sectores. Eu gostava, por exemplo, de ver os nossos governantes garantirem nas nossas escolas estruturas que permitissem aos nossos alunos ambicionarem estar entre os melhores do mundo. Em particular, gostava que os autarcas do Norte do país definissem objectivos para as escolas dos seus concelhos em termos de posições nos rankings das escolas nacionais. Gostava ainda de ver o Governo português definir objectivos e estratégias para colocar os estudantes portugueses entre os melhores nos exames internacionais PISA.

    A falta de ambição é para mim a principal causa do atraso económico português. Não sei como é que se torna um povo mais ambicioso, mas sei que não é desvalorizando os feitos daqueles que deveriam merecer a nossa admiração. Talvez neste aspecto estejamos também entre os melhores do mundo.

    ResponderEliminar
  9. Não li o post.

    Só vim aqui para afirmar que depois de ter lido que Bosingwa foi para Inglaterra dizer que o Chelsea é um clube maior que o FC Porto, por mim não jogava a final da Taça.

    Que Bosingwa não tem miolos, já se tinha entendido, mas inventar grandiosidades para um clube que não tem 20% dos titulos do FCP, e que tem uns 100 000 adeptos, para mim é um claro sinal de que vai jogar a final da mesma forma que defrontou o Nacional da Madeira - vai jogar uma merda.

    Entendo que queira ganhar mais dinheiro, mas inventar que este tem mais prestigio do que o FC Porto quando inclusive já ouvimos Drogba querer fazer o sentido contrário (e de certeza que não seria pelo dinheiro) é dose muito ácida para o meu estomago.

    Desculpem a linguagem, mas o Zé que vá à merda. Não merece voltar a usar o Dragão ao peito.

    ResponderEliminar
  10. Dizem que Kleber do Santos tem contrato assinado com o FCP.

    Espero que sim. Há muito tempo que não temos um lateral esquerdo de qualidade.

    ResponderEliminar
  11. Quanto ao assunto da semana, espero poder dar uma opinião sustentada nos próximos dias.

    continuo a não engolir a questão da estratégia da SAD. Se assumem a culpa, então eu pergunto - queremos uma SAD/Presidente que assume a corrupção para o que lhe convém e que diz aos seus adeptos que é só para fingir?

    Devo andar confuso. Eu que ainda penso que a honra é um dos maiores bens dos Homens.

    "10 coisas boas", não perdoam uma muito má.

    ResponderEliminar
  12. Estive a ver o Prós e Contras e posso concluir uma vez mais: o Valentim tem-nos todos na mão!...O homem não foi tão longe como poderia mas... -Ele lá saberá porquê...E desconfio que eu também saberei!...Aquela das Lagostas...Outra conclusão que eu já tinha tirado e que na boca do Dias da Cunha ganha outro significado: -todos os Clubes quando presentes nas cúpulas do Futebol, ao longo dos tempos, influenciaram em seu próprio interesse, directa ou indirectamente...Uma dúvida: Porque ninguém fala dos telefonemas em que participou o Cabeçudo e o seu representante Resende?...Outra dúvida: o Marinho Neves era da PIDE ou da Legião Portuguesa?...Ou foi Maoista?...Uma certeza: -eles só queriam apanhar o Porto e o Jorge Nuno Pinto da Costa, mas não conseguiram limitar as coisas a essa sua expressa vontade!...Agora estão com muita pena do Boavista!...Coitadinhos dos rapazinhos, desculpem, nós não queríamos prejudicar-vos...E já agora deixem-me dizer, que triste figura a do representante dos Árbitros -que burgesso- e do Cunha Leal -que cagão!...Isto só mesmo de Benfiquistas...Daí a classificação natural...O Guilherme Aguiar, esteve assim assim, o Beleza esteve em grande!...Em grande, se nos abstrairmos das suas concepções Políticas...Mas como adepto do Porto, cinco estrelas!...

    ResponderEliminar
  13. Quanto ao Bosingwa, Miguel.Teixeira, isso só significa que o Porto fez muito bem em negociar o seu passe, pelo menos, por duas boas razões: porque ganhou com isso, umas boas coroas e porque se livrou em bom tempo, de uma enorme cabeça de vento!...Eu avisei-vos há muito tempo, que aquele melão era muito pequenino e olhem -acreditem em mim- que anda por lá outro melão muito "atrofiadinho"...

    ResponderEliminar
  14. Preferia que:

    1. O meu Presidente não recebesse arbitros em casa, seja em que situação for, pois que esse simples facto, abriu a porta ás efabulações mais absurdas e permitiu a "justificação" literária e retórica do sindroma de calimero dos ultimos 25 anos;

    2. que a Sad do meu Clube, se defendesse da suja e conspurcada acusação de corrupção. Uma coisa é assumir as consequencias de um comportamento eticamente incorrecto - receber um arbitro em casa na vespera de um jogo -, coisa diferente é admitir sem reacção legal uma imputação de um crime de corrupção que suja todos os sócios e adeptos.

    3. Que a Sad do meu clube não vulgarizasse a minha honra de homem sério e honesto, mesmo quando essa honra está diluída num contexto associativo de honra colectiva partilhada com outros homens sérios e honestos.

    4. Que se perceba que o Clube é muito mais do que a SAd e que esta é meramente instrumental daquele e que, sem aquele, os administradores desta ficam no desemprego.

    (sou um portista em Lisboa, e não me está a ser fácil conviver com as consequencias da cobardia processual/calculismo financeiro da Sad)

    ResponderEliminar
  15. Pelo que percebi os factos que condenaram o FCP são os mesmo que condenaram o PdC, sendo assim se o PdC for considerado inocente qual a legitimidade de condenar o FCP?
    O testemunho da Carolina Salgado é a prova mais importante deste processo (processo que ja tinha sido arquivado e foi reaberto por causa do livro da carolina), ora se no tribunal de Gondomar está a ser posto em causa o testemunho da mesma, como é evidente, e até vai haver uma acareação entre a carolina e o PdC, no caso de não se considerar essa prova como irá actuar o Conselho de Justiça da Liga?

    ResponderEliminar
  16. bem , e falando de outras coisas :

    quem conhece tomas costa ?

    parece-me que com esta , é certo que o ibson não vem. ( ou o assunção sai, ou outro )

    ResponderEliminar
  17. -É evidente que a ética dita que não devem acontecer situações como aquelas que vêm descritas no julgamento do Processo "Apito Dourado", afinal o "Apito Final" só aparece decorrente do outro, mas todos sabemos que coisas destas acontecem em todo o lado e com todos os intervenientes...O Dias da Cunha -provavelmente (outra questão estratégica) para tornar mais credível o seu testemunho ontem- confessou-o mas ninguém pegou "nisso" e se tocaram foi muito "levemente"...Batem leve, levemente...Porque o que interessa à maioria dos contendores -e dos contentores ou condutores de informação- é discutir se é verdade ou não, que o JNPCosta fez algo parecido...Se os Presidentes ou Dirigentes do Sporting, Benfica ou qualquer outro Clube o fizeram, é-lhes completamente indiferente, conseguiram o que pretendiam -apanhar elementos comprobatórios- e apenas o desejavam em relação ao FCPorto, todos percebemos porquê...Mas para o tentarem tinham que ir à volta e fizeram-no, foram pescar a Gondomar e ao Marco de Canavezes, foram a Leiria, mas forma selectivos, uns telefonemas interessam, outros não, uns depoimentos interessam, outros absolutamente nada, alguém duvida disto?...Está perfeitamente claro que foi uma investigação totalmente dirigida e aconteceu quando o Porto estava em vias de conquistar a Europa, decorria o ano Desportivo de 2003/2004, havia que fazer alguma coisa urgentemente, conspurcar esse êxito se ele se concretizasse!...Quem poderia estar interessado em obter esse ónus, os indivíduos honestos e íntegros?...Não brinquem comigo! Ainda ontem -louve-se-lhe a coragem (grande aplauso) que outros não tiveram- o José Guilherme Aguiar disse aquilo que todos sabem, mas também tentam esquecer -melhor tentam ignorar, como faz a Avestruz enfiando a cabeça na areia e deixando de fora apenas o cuzinho- o golo que permitiu -por exemplo- a classificação de Portugal para a fase final do Europeu de 1984, nasceu de uma Grande Penalidade inexistente e todos os Portugueses aplaudiram o erro(?) e disse porquê, estava em causa a qualificação de Portugal ou da Rússia, o Campeonato realizava-se em França, Russos lá ram meia dúzia, Portugueses eram dois milhões...Negócio Puro!...E a Fátima, convenientemente feita Nª Sª : -Olhe que está a fazer uma acusação muito grave!...É verdade reiterou GAguiar e mais disse: o Benfica foi apurado para uma final dos Campeões com "uma mão" de Vata, e todo o Portugal aplaudiu entusiásticamente!...Do Minho ao Algarve, eu não porque a guerra já se tinha instalado entre nós, "eles" -os honestos- já tinham andado a carpir mágoas pela UEFA e pela FIFA, nem sequer "trataram das coisas" por aqui, foram "tratar das coisas" por outro lado, tal como o "honesto" de agora...Hoje nada está diferente ou se está é para pior, e o objectivo é claro, durante 3/4 anos andaram a investigar tudo e mais alguma coisa, conseguiram duas situações, duas situações em que são os árbitros a solicitar -aparentemente- os favores e PIMBA, vamos encarcerá-los, esquecendo, melhor ignorando como a AVESTRUZ, "os apanhados" de outros Clubes, adivinhem quem, eu diria mais, ignoraram muitos mais, incomensuravelmente mais, mas isso estava fora do contexto do que os movia e lançaram "objectivamente" pela janela -se nós o soubemos foi por descuido deles- o restante, o que poderia ser incriminatório para muitos mais!...Não interessava, neste caso a Justiça não era Cega nem era Imparcial, mais, até tinha uma côr bem definida...Como é possível aceitar, que alguém por muito honesto que seja -onde está a ética aqui?- casado com outro alguém, ligado profissionalmente a quem, esteve no Epicentro deste Furacão, fosse designado para a Investigação, quando esta -os diversos Processos envolvendo o Porto- estava a ser sistematicamente Arquivada por diversos Juízes em diversos Foros?...Ética para que te quero!...E o resto é o que todos sabemos, Carolinas fisgadas por 50 000 Euros, mais emprego nos Correios "das manhas", com direito a BMW de 80 000 Euros comprado sabe-se lá como, com que dinheiro, oferecido por quem?...São os Marinhos Neves, funcionário do Sporting, ontem ficou claro, aquela solicitude quase canina até me deu VÓMITOS, juro, -"você é que é bom, não, você é que é o melhor"- ´e digno de mais uma telenovela Portuguesa...Por falar em Telenovela, alguém se admirou por ter sido escolhido pelo júri da "Cornélia" -uma espécie de Óscares de Wolliwood à Portuguesa, organizado pelos espécimes Jurássicos do nosso País, pornógrafos, pedófilos (Herman, tu és Pedófilo), lambedores, etc- o filme realizado pelo António Pedro de Vasconcelos?...Nada mais óbvio, tudo se encaixa nesta minha teoria da Conspiração Verdadeira, organizada a nível Nacional, com a colaboração de MUITOS Lambe-Botas...Vejam o abissal em diferença de tratamento, dado ao Rui Costa -pela Autarquia da Capital e pelos meios de Comunicação Social Nacionais- e aquilo que foi oferecido ao Vítor Baía?...Ainda têm dúvidas?...E agora expliquem-me, aonde poderíamos agarrar-mo-nos para acreditar em Justiça neste País de Corruptos?...No Primeiro Ministro (Benfiquista)?...No Presidente da República (Benfiquista)?...No Procurador Geral da República (mais um Benfiquista)?...Na Procuradora Morgado (casada com o Fiscalista -o que trata dos carcanhóis- do nº 1 Benfiquista)?...Não brinquem comigo...Até o Homem das "Judites" -o da Judiciária, não o da Televisão- teve que se vergar a todo este Poder em acção!...Até o Dias Ferreira confessa -coitadinho do bom rapaz- que não está nada interessado nos castigos de quem quer que seja...Pois, mas eu não vos disse?...Isto agora mudou, o Porto aceitou, o Boavista não, as coisas complicam-se, a Champions foi assegurada, temos que arrumar o assunto rapidamente!...Eles são todos muito Católicos!...Tudo Bons Rapazes!...

    ResponderEliminar
  18. ó Meireles não gastes mais cera com tão fracos defuntos.
    Um abraço para ti e aparece no jantar do Bibó Porto.

    ResponderEliminar
  19. esse pseudo filme foi ou não um enorme fracasso de bilheteira ?

    os seus pricipais actores perderam ou não os prémios desses oscares 'Bollywood' ?

    o CM nunca mais falou no filme apesar de o ter distribuído junto com o pasquim o que para mim é uma prova do enorme flop

    ResponderEliminar
  20. Meireles ... Assino por baixo. Parabéns.
    E aparece no jantar do Bibó-Porto..

    ResponderEliminar
  21. "Liga condenou clubes com a colaboração de Morgado


    LICÍNIO LIMA
    A acção da equipa de Maria José Morgado foi decisiva para a conclusão do "Apito Final", por parte da Comissão Disciplinar da Liga, de que resultou a condenação do Boavista à descida de divisão, e a subtracção de seis pontos ao FC Porto. A magistrada nomeada em Dezembro de 2006 pelo procurador-geral da República para investigar a maior parte da certidões extraídas do processo-mãe "Apito Dourado", que se encontra em julgamento no Tribunal de Gondomar, defendeu, em declarações ao DN, a existência de uma justiça desportiva célere, isenta, independente e dissuasora, capaz de evitar a submissão do desporto à mão pesada da justiça penal.

    "Remetemos certidões de tudo processado, arquivado e acusado, para a Comissão Disciplinar (CD), como é evidente, e como era nossa obrigação. Aliás, sempre defendi isso", disse Maria José Morgado, em declarações ao DN, referindo-se a todos os processos do caso "Apito Dourado" que passaram pela sua equipa.

    A cooperação entre a equipa do Ministério Público (MP) e a CD foi total. "Consideramo-nos com o dever de enviar todos os despachos finais, ao abrigo do Código de Processo Penal e ao abrigo da Lei da Corrupção Desportiva que estava em vigor (decreto-lei 390 de 1991) que dizia que os processos disciplinares correm paralelamente com os processos crime. O método de trabalho foi correcto. Era aquele que sempre deveria ter acontecido, penso eu", disse.

    Porém, as decisões da CD são autónomas e independentes. "As decisões utilizam documentação que correspondem a certidões enviadas pelo MP. Mas, isso não belisca em nada a autonomia com que são tomadas", explicou a magistrada. O MP enviou, inclusive, os processos que decidira arquivar. "Os pressupostos da acção disciplinar são distintos dos pressupostos do exercício da acção penal", explicou. Ou seja, uma infracção disciplinar pode não corresponder a uma infracção criminal. Daí que a justiça desportiva seja mais rápida. "Na justiça desportiva ninguém arrisca penas de prisão. Logo aqui se compreende que a justiça penal seja mais ritualista", frisou. "Por isso também mais demorada, às vezes indesejavelmente demorada, mas as diferenças permanecem", esclareceu.

    Segundo Morgado, o desporto precisa de instâncias de justiça céleres, independentes, dissuasivas. "Isso é essencial à protecção da integridade das competições desportivas". E evitaria perseguição penal? "Poderia evitar, evidentemente"


    In Dn.

    ResponderEliminar
  22. Caros Portistas, vêm como tudo foi planeado ao infimo pormenor.

    Diz a morg que enviou as certidões todas. Será que enviou as escutas do orelhas e do seu amigo veiga?

    Será que enviou todo o processo do apito vermelho, nomeadamente do estorilgate?

    Não sejam ingénuos, a honra será tratada até às ultimas consequências nas instâncias internacionais, algo que o Clube não poderia fazer.

    ResponderEliminar
  23. eu nao sou do tempo da final de 84 mas ja me tinham falado disse, e mostra que quando as gentes do norte se unem ninguem as vence, mas tambem acho que este caso é diferente.
    mas de qualquer maneira acho que o porto devia recorrer até ás ultimas consequencias, mesmo que perdesse 6 pontos na proxima epoca, isso daria-nos mais força para demonstrar a força do dragão e daria mais prazer ver o final da epoca e consequente coroação como campeões e ao mesmo tempo ver lampiões e lagartos cavisbaixos por nao conseguirem nem com 6 pontos de avanço lutar por algo mais qur o titulo da 2ª circular...

    e quanto ao caso do apito encarnado eu tenho o dossier entregue a pj e quem o quiser conhecer tenho todo o gosto em partilhar, é só mandarem o vosso mail...

    por um PORTO campeão...

    contra tudo e contra todos seremos cada vez maiores...

    ResponderEliminar