27 maio 2008

Quem fala assim é Dragão

O título de campeão
Soube a pouco, mas os objectivos mais importantes, que eram ganhar o campeonato e chegar aos oitavos-de-final da Champions, foram conseguidos e por isso mesmo tenho de fazer um balanço muito positivo da temporada. Mas disse há poucos dias que acho que o FC Porto, quando parte para uma época, parte sempre com pelo menos três objectivos definidos: ser campeão, ganhar a Taça de Portugal e conseguir passar aos oitavos-de-final da Champions.

Fizemos um campeonato em que vencemos 80 por cento dos jogos. Na discussão com os nossos adversários directos - o Guimarães fez um grande campeonato, mas é um corpo estranho na discussão do título - ganhámos três e perdemos um. A questão, portanto, não se prende com aquilo que os adversários deixaram de fazer, mas sim com aquilo que nós fomos capazes de realizar. Mesmo que eles tivessem vencido 80 por cento dos jogos, tal como nós, teríamos sido campeões na mesma em virtude dos resultados alcançados no confronto directo.

Apito final
Terminámos o campeonato com 20 de avanço. Dêem as voltas que quiserem. Aliás, até achava giro que, quando fizessem as resenhas do campeonato, pusessem lá os 20 pontos e depois um asterisco: 'Descontaram seis'.

Não coloco sequer a possibilidade de não disputar uma prova para a qual nos apurámos com mérito. Finalmente, acredito que essa hipótese resultou apenas de mais um ataque cerrado ao FC Porto durante as últimas semanas para encobrir problemas de outros clubes.

Trabalhar no FCPorto
Acho difícil que um treinador tenha uma vida tranquila nesta casa. Mas o meu é um percurso que se divide também em três fases. No primeiro ano houve a dúvida sistemática sobre as minhas capacidades até ao final da temporada. No segundo ano, esclarecemos algumas dúvidas, mas persistiram outras em relação às coisas que não conseguimos ganhar. No terceiro ano vou entrar com mais credibilidade, mas também com algumas dúvidas que quero esclarecer definitivamente.

Sinto-me muito bem no FC Porto, não pensava vir para o FC Porto e muito menos pensava começar um terceiro ano no FC Porto. Mas, já agora, já que cá estou e gosto de cá estar, gostava de ficar por cá muitos anos.

Objectivos
O campeonato é o objectivo primordial neste clube. Queremos voltar a vencê-lo, de preferência com muitos pontos de vantagem. Ficou um registo de 20 pontos, porque para mim, para os jogadores e para o clube foram 20 pontos de vantagem e não os 14 que nos atribuem. Temos esses 20 pontos como objectivo a bater, temos os oitavos-de-final da Champions para ultrapassar e temos a Taça de Portugal para vencer.

O que falam dele
Se estou no tricampeão nacional, não posso ter um discurso pequenino e envergonhado. Houve coisas que sempre disse e ninguém quis escutar, mas que agora são ouvidas. Depois, é natural que o discurso seja mais veemente, quando se sente, constantemente, que o exterior não é leal em relação àquilo que conseguimos.

Os ataques ao FCPorto
Admito que todas as questões são discutíveis, mas colocar em causa tudo aquilo que o FC Porto conseguiu e consegue, utilizando sistematicamente os mesmos argumentos, dá a ideia de que vivemos numa floresta onde só há um lobo, e o resto são tudo ovelhinhas muito indefesas, quando o que há é uma série de lobos em pele de cordeiro. Ao fim destes anos todos, o FC Porto é o único mau da fita. Quando há dias me perguntaram se a perda de pontos pelo FC Porto na sequência do Apito Final vai mudar a face do futebol português, tive de dizer que não vai mudar nada, porque o futebol português nunca foi isso, e nunca foi por isso que o FC Porto ganhou. O futebol português só vai mudar no dia em que as pessoas com responsabilidades, a Liga, a FPF e o Governo, quiserem mudá-lo de facto e fazê-lo evoluir no sentido em que o FC Porto já evoluiu.

Quando o FC Porto foi campeão, nasceu imediatamente o castigo que implicava a perda de seis pontos. Mesmo assim, festejamos o campeonato com 14 pontos de avanço. Mais do que isso, desde esse momento e até ao final da temporada, mesmo com uma derrota frente ao Nacional, conseguimos aumentar essa vantagem em mais quatro pontos para o segundo. Depois, foram quatro semanas de ataque cerrado e ininterrupto ao FC Porto, com a introdução de uma polémica nova por semana, quase ao mesmo ritmo em que íamos aumentando a nossa vantagem para os perseguidores. Por muito que queiramos passar ao lado disso, há momentos em que é impossível não sentir essa pressão. Mais recentemente, foi o ataque maciço à exclusão do FC Porto da Champions. De tal forma que não há espaço para que, no meio do ruído, alguém atenda àquelas que são as nossas queixas legítimas.

Saídas
O FC Porto perdeu um jogador, que foi o Bosingwa. Está toda a gente à espera de ver quantos mais jogadores o FC Porto vai perder, e eu estou à espera de não perder mais nenhum. Mas temos um conjunto de jogadores que têm três campeonatos ganhos, e gerir esse sucesso nem sempre é fácil. Os jogadores têm ambições legítimas, e, nesse contexto, teremos de fazer uma avaliação muito clara e consciente do plantel para a próxima época. Teremos de fazer um esforço para manter a mesma estrutura que nos foi tão útil esta época e, dentro das capacidades financeiras do clube, encontrar jogadores que possam ser importantes.

Lucho foi dos melhores profissionais que encontrei, como jogador e como homem. Se o Lucho ficar no Porto, será seguramente mais forte do que foi na última época. Vai ser melhor ainda, não tenho nenhuma dúvida. Mas há questões que estão acima dos meus desejos.

Entradas
Em conjunto, estamos a tentar encontrar jogadores com o perfil do FC Porto, jogadores para determinadas posições e que o FC Porto tenha capacidade financeira para adquirir. São três questões fundamentais: perfil, capacidade de integração no modelo de jogo do FC Porto e capacidade financeira para os adquirir. O Tomás Costa está claramente dentro desse perfil, tal como está o Rolando, prevendo uma saída de um jogador dessa zona do terreno…

Esses jogadores [emprestados] foram acompanhados ao longo de toda a temporada, temos avaliações em nosso poder que terão importância nas decisões relativas à próxima temporada.

Um jogador tem de ter condições técnicas muito boas e alguns traços de natureza pessoal para poder estar aqui. Grande sentido profissional, grande empenhamento no trabalho de grupo da equipa, grande solidariedade e cumprimento de regras que vão para além das qualidades técnicas de cada um.

Quaresma
O Quaresma tem uma enorme capacidade e joga por cima das regras da equipa, e só há duas coisas a fazer num caso assim: se acho que ele é importante, mantenho-o na equipa; se acho que não é importante, tenho de tirá-lo. Ora, se não o tirei, é porque o acho importante. Foi importante para mim e para a equipa, e, se fizerem o levantamento dos últimos dois anos, vão perceber exactamente até que ponto ele foi importante. Agora, é evidente que nem sempre os jogadores conseguem ser tão influentes. O Lucho, no ano passado, não fez uma época tão boa como a actual, mas foi fundamental, e foi por isso que eu não o tirei, apesar de haver quem achasse que o devia ter feito. Este ano, o Quaresma aparentemente teve um rendimento inferior ao da última época, mas os números negam essa evidência e colocam-no como um dos jogadores mais influentes da equipa.

O sistema de jogo
Nunca disse que o meu sistema preferido é o 4-4-2. Disseram - e nunca desmenti, porque nem me interessava - que era esse o meu sistema favorito, mas não é verdade.

Entendo que o 4-3-3 com determinados jogadores é o sistema mais forte de todos. Se reparar nos clubes europeus, nas equipas de topo, andam todas dentro do mesmo estilo. O 4-4-2 clássico já acabou, e o 4-4-2 em losango apresenta uma teoria pouco consistente no que diz respeito aos equilíbrios e estrutura de uma equipa. O Liverpool joga neste momento em 4-3-3, os finalistas da Liga dos Campeões jogam em 4-3-3. É importante ter jogadores para potencializar o 4-3-3, caso contrário não o forço nem corro riscos. Com os jogadores que o FC Porto tem, as alternativas ao 4-3-3 não eram muitas. O FC Porto pode jogar em 4-4-2, apesar de esse não ser, para mim, o sistema mais importante. Nem acho que o 4-4-2 seja mais ofensivo do que o 4-3-3, nem o 3-4-3 é mais ofensivo. Quando cheguei ao FC Porto, deparei-me com esta situação: o sr. Adriaanse foi um treinador ofensivo, e a equipa marcou 54 golos em 34 jornadas. No meu primeiro ano, marquei 65 em 30, e este ano marquei 60 em 30.

Bruno Alves
Era bom que as pessoas fossem observar os cartões amarelos, as faltas que cometeu, as faltas que sofreu, e que percebessem que duas ou três jogadas polémicas não definem um jogador. Não foi assim que o seleccionador o viu, não foi assim que a UEFA o viu, e não foi assim que eu o vi. O Bruno atingiu um nível bom, porque, ao dominar melhor aquilo em que ele tinha mais dificuldades, que eram as técnicas defensivas, equilibrou-se emocionalmente e portanto, subiu como jogador.

O Sporting
Temos os nossos processos, o nosso sistema e a nossa filosofia e não fomos em nenhum momento uma equipa que se adaptasse ao adversário. Nenhuma equipa deixa de ter em atenção o facto de que joga contra alguém de forma a incluir no seu plano de jogo aquilo que o adversário faz, no sentido de não o deixar jogar e tirar vantagem desse facto. O que aconteceu foi um grande jogo em Alvalade, onde fomos muito melhores, mas fomos infelizes e não ganhámos; um jogo bom no Dragão, que vencemos com um lance que é discutido até hoje - nunca mais ouvi discutir o penálti que o senhor Bruno Paixão não marcou na final da Supertaça e provavelmente nunca mais vamos ouvir falar dos erros do senhor Benquerença na final da Taça de Portugal - mas fomos melhores nesses jogos. Na Supertaça, o jogo foi equilibrado e perdemos, na Taça o Sporting foi melhor e ganhou.

Acho que as melhores equipas, as equipas que ganham mais coisas importantes, são precisamente aquelas que resistem mais tempo em patamares elevados de rendimento. O FC Porto é uma dessas equipas. As equipas que pontualmente atingem picos ganham algumas eliminatórias, ganham alguns jogos, mas acabam por perder mais vezes e não vão ganhar títulos de rendimento constante.

Extractos da extensa entrevista dada por Jesualdo Ferreira a O Jogo

PS:Títulos da responsabilidade do administrador do blog.

30 comentários:

  1. Entrevista de Jesualdo Ferreira ao jornal "O Jogo":

    Pergunta - Mas há alguma dificuldade especial para lidar com o Sporting. O FC Porto parece fazer sempre um grande esforço para se adaptar à equipa de Paulo Bento…

    Resposta - Isso não é verdade. Temos os nossos processos, o nosso sistema e a nossa filosofia e não fomos em nenhum momento uma equipa que se adaptasse ao adversário.


    Bom, já para não falar noutros jogos, vejamos o que se passou no jogo da final da taça de Portugal:

    - Colocou um central (João Paulo) a jogar como falso defesa-esquerdo a pensar nos 2 pontas-de-lança do Sporting;
    - Colocou o Raúl Meireles a "fechar" no lado esquerdo da defesa, "fazer" meio-campo e, ainda, a "fazer" de médio-ala pela esquerda (daí, a razão pelo esgotamento físico do jogador);
    - Colocou o Quaresma a jogar pela direita quando jogou toda a época, preferencialmente, pela esquerda;
    - Colocou o Mariano Gonzalez a jogar no meio-campo para fazer frente ao 4 do meio-campo do Sporting;

    Mas, depois desta resposta, chego à conclusão que nada disto foi verdade.

    Esta resposta ao jornalista diz bem do carácter do nosso treinador. É mais um que pensa que os outros são todos estúpidos.

    Lamentável.

    ResponderEliminar
  2. Atenção a todos os PORTISTAS:

    Leiam a peça incrível do Guardaabel, do blog "Pobo do Norte" acerca de Calabote.

    Uma peça de investigação aos jornais da época num brilhante trabalho. Vale MESMO a pena ler.

    CSI: Calabote Scene Investigation

    http://pobodonorte.weblog.com.pt/

    Espalhem! O Rui Moreira tem que mencionar isto no trio d'ataque! Temos que lhe fazer chegar isto!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Qual é o clube mais BENeFICiAdo pelas arbritagens desde sempre?

    Para um bom entendedor meia palavra basta.

    ResponderEliminar
  5. Qual é o clube mais BENeFICiAdo pelas arbitragens desde sempre?

    Para um bom entendedor meia palavra basta.

    ResponderEliminar
  6. Li a entrevista do Prof e gostei...É extensa, mas reveladora de uma disposição muito positiva para a próxima época...Eu acho que só podemos melhorar. Cada ano que passa a estrutura amadurece e está mais bem limada...Sai um bom jogador, aparecerá outro ou outros...Existe estabilidade, coisa que os outros não têm...E quanto à hipótese de sermos retaliados na UEFA devido ao castigo da Liga, embora eu não acredite muito nessa possibilidade, se ela vier a acontecer, será apenas mais um ano de amadurecimento e preparação Interna, bem Tranquilamente!...Mais do que já nos aplicaram cá não haverá, tudo estará sanado a nível Nacional...Se as coisas azedarem ainda mais, então vai ser o fim da PICADA, com o Major em GRANDE PLANO!...Portanto, ponto Zero!
    A partir daqui, tudo será como novo, tudo menos os "outros", sempre e cada vez mais a roerem-se de inveja até aos calcanhares!...Calem-se as pequenas vozes da inveja, estará a passar o Grande FCPorto!...

    ResponderEliminar
  7. Tenho o péssimo hábito de guardar estas entrevistas grandes e lê-las 6/7 dias depois, mas esta foi diferente e li-a ontem com muita atenção.

    Pareceu-me ser uma entrevista muito virada para dentro, para os adeptos portistas. Pode-se dizer que Jesualdo se pôs no nosso lugar e disse aquilo que queríamos ouvir, até compreendendo algumas das nossas criticas. Posso dizer que o Zirtaev acertou no título, já que foi mesmo como um dragão que ele falou e directamente para dragões. Era uma entrevista que ficava bem na revista Dragões, mas no OJogo também serve.

    Se verificarmos as conferências de imprensa do Jesualdo vemos que ele vende bem o " seu produto", leia-se o futebol apresentado pela equipa e tem-se mostrado até compreensível com os adeptos portistas. No fundo ele também quer mais do que tem dado ao FCP, isso demonstra ambição e um claro desejo de ganhar ainda mais do que tem ganho, o que é salutar.

    ResponderEliminar
  8. O MST continua de férias!Oxalá que sim,pois temo que tenham clonado o salazar e a pide esteja de novo a laborar!A vêr vamos!

    ResponderEliminar
  9. O Rui Moreira falou no saldo de penaltis de sporting, benfica e FC Porto, que foram marcados a favor e contra.

    Mas isso não é importante e nem se podem tirar grandes conclusões sobre isso. A contabilidade que o Rui Moreira devia apresentar era quantos penaltis foram mal marcados a favor e contra, e quantos não foram marcados a favor e contra.

    Se um penalti, a favor ou contra, for bem marcado, vamos discutir o quê?

    Agora, se for mal marcado ou se, erradamente, for deixado de marcar é que já se pode discutir e tirar alguma conclusão.

    ResponderEliminar
  10. Este paconaça deve pensar que engana algum portista.

    Homem, vá lá à sua vidinha que aqui ninguém lhe vai passar cartão!

    ResponderEliminar
  11. Rui Moreira mais uma vez foi muito bem educado...É disso que o Povo gosta...Por isso a gasolina e o gasóleo é mais caro aqui que em qualquer País da Europa. É por isso que o Trabalhador -trabalhador não, empregado- Português ganha menos que qualquer outro cidadão da Europa...É por isso que o leite custa 80 cêntimos em Portugal e 45 cêntimos em qualquer País civilizado...E quando é assim, os menos bem educados, passam sempre à frente!...Ficamos com a sensação (amarga) de que afinal está tudo bem no mundo do futebol, como no resto. A única coisa que necessita de algum acerto é o problema dos salários dos árbitros...Segundo o Dirigente, 30.000 Euros por ano é pouco, ora deixa cá ver Meireles: 30.000Euros:14Meses=2142,857 Euros...em moeda antiga 2.142,857Eurosx200,482Ptes=429.604,257 Escudos...O Ordenado Mínimo Nacional é de aproximadamente 80.000,00 Escudos, isto conduz à conclusão que cada árbitro -não profissional, isto é em Part/Time- ganha mais que cinco(5)Ordenados Mínimos Nacionais...É pouco, diz o Vítor Pereira...Percebo, ele quer mais...Admito, se considerarmos o PR, o PM ou o Administrador da TAP...Mas afinal, tudo bem e na paz dos Anjos!...Pró ano há mais.

    ResponderEliminar
  12. E ainda por cima arbitram jogos dos Regionais...Estou em crer que não ganham nada nesses jogos!...Fica tudo por amor à modalidade...Gostei também daquela tirada sobre o Lucílio Baptista -por ser de Setúbal, só tinha feito um jogo na Liga Carlsberg, portanto "tivemos que lhe arranjar" uma compensação- e eu a pensar que o Serviço de Compensação existia apenas nos Bancos!...Boa!

    ResponderEliminar
  13. A PROPÓSITO DE UM TEMA MUITO FALADO NESTE BLOG. POLITICAS DE COMUNICAÇÃO:


    «O cobarde»
    RESPOSTA DA DIRECÇÃO LEONINA A RUI SANTOS

    Na sequência do artigo de Rui Santos na edição de ontem, a Direcção do Sporting emitiu a nota que reproduzimos na íntegra...


    “O jornal Record e a estação de televisão SIC entendem conceder espaços de opinião semanal para que o Sr. Rui Santos emita as suas ‘opiniões’ sobre o panorama desportivo nacional e, em particular, sobre o futebol. Gostos não se discutem, lamentam-se...

    Já se sabe que, quando confrontado com o contraditório, o Sr. Rui Santos é normalmente humilhado e ridicularizado, não consegue discorrer uma única ideia com um mínimo de sentido e revela um total desconhecimento sobre os assuntos relativamente aos quais tenta falar com um ar de autoridade patético. Para além de nunca se esquecer de promover os treinadores e agentes desportivos que mais ‘admira’.

    Vem isto a propósito do facto de hoje [ontem], na edição do jornal que acoberta as suas crónicas, o Sr. Rui Santos escrever a dado passo do seu miserável escrito: ‘... Agora, são os negócios e a engorda do monstro SAD que há-de rebentar de tanto comer. Uns vão ficar ainda mais ricos, potenciando a riqueza dos seus parceiros ou patrões e hão-de retirar-se na hora certa convictos que cumpriram o seu dever, cansados, afinal, de tantas incompreensões e críticas’.

    A isto chama-se cobardia. Não serve o argumento desculpabilizante de que a maneira do Sr. Rui Santos estar na vida é o resultado de um conjunto de complexos de natureza pessoal ou profissional.

    Só um cobarde imbuído de uma vergonhosa má-fé jornalística pode escrever o que o Sr. Rui Santos escreve hoje no jornal Record. Um homem com um mínimo de carácter diria os nomes de quem vai enriquecer e como e não se acobardava atrás das habituais insinuações, para tentar evitar ser responsabilizado. Não surpreende, vindo de quem vem, de alguém que está envolvido há muitos anos nas ‘guerras’ de poder do futebol português, mas mancha também quem lhe dá guarida, neste caso, o jornal Record.

    Sporting Clube de Portugal

    O Conselho Directivo”

    Agora imaginem se os calimeros tivessem uma imprensa hostil como nós temos...

    ResponderEliminar
  14. Meireles ...
    É isso, é a natureza do Povo Português que o trai ...
    Os habituais brandos costumes... Ontem como hoje. Mas anda por aí muito pato bravo a aproveitar-se.
    É realmente importante acordar e acabar com este estado de coisas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  16. Ó X, deves gostar muito de mim. Deves ser como o mano, também andas metamorfoseado de borboletona.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. Claro Jorge Aragão -um abraço-, ainda ontem o ex-Ministro António Vitorino, confrontado com os números da desgraça, dizia: -"Não é bem assim, olhe que esses dados já estão ultrapassados, temos os novos Países de Leste"...Se calhar tem razão, aqueles dados já estão ultrapassados, para pior...Se fôr em comparação com o Burundi...
    Relativamente ao Rui Santos e às reações alérgicas dos "manos" lá de baixo, só tem que aguentar, é para aprender um pouco do que nós temos aguentado...E talvez assim ele compreenda como é bom ser Portista!

    ResponderEliminar
  19. Noutro Canal desabafava outro personagem: "Vai ser muito complicado, temos que apostar na Educação, a mão-de-obra vinda dos Países ex-comunistas é mais qualificada que a nossa..."
    Então nas Ditaduras Comunistas dá-se mais qualificação que nas Democracias Ocidentais Progressivas e Liberais, como a nossa?...Já não percebo nada!
    Era este o Capitalismo Florescente que nos quiseram vender durante décadas?...Vão para a P...Q...os P...!......

    ResponderEliminar
  20. Vão para a Professora Que os Protegeu, durante tantos e tantos anos!...

    ResponderEliminar
  21. Sobre Jesualdo Ferreira, já é mais do que conhecida a minha opinião - é o melhor treinador português em actividade e isso é motivo mais do que suficiente para gostar de o ver no FCP.

    A entrevista sugere que o Professor quer superar os resultados desta época pelo que só nos resta apoiar ao máximo as suas opções. Mesmo aquelas que me dão algumas dúvidas, como é o caso da inclusão de José Gomes na equipa técnica, pois faz-me alguma confusão que estejamos a formar treinadores para o benfica.

    ResponderEliminar
  22. O paco tem razão. Interessa saber quantos penaltis do sporting foram mal marcados e quantos foram deixados de marcar a favor do Porto. Apresentarem-se assim números como o Rui Moreira apresentou, quer dizer muito pouco.

    Se o Sporting teve 10 penaltis e se foram (não sei se foram ou não) todos bem marcados, o sporting foi beneficiado aonde?

    Aquilo que o Rui Moreira devia ter dito era, o sporting teve 10 penaltis a favor e x penaltis mal marcados. O Porto teve 2 penaltis a favor e foram deixados de marcar x penaltis. Isso sim representaria algo de concreto.

    Entre portistas, podemos criticar o que deve ser criticado e não alinhar numa de quem nos criticar é porque está contra nós. Se fosse assim, coitados daqueles que se fartaram de "malhar" na SAD do Porto por causa dos 6 pontos.

    ResponderEliminar
  23. Penaltis dos 3 clubes:

    http://bola-na-trave.blogspot.com/2008/05/factos-de-20072008-penalties.html

    ResponderEliminar
  24. Meireles, os brandos costumes matam a capacidade de reacçao.

    A falta de ideais e de objectivos é gritante.
    O capitalismo chegou à Europa e implantou-se de uma forma que eu pensava ser impossivel. As crianças estao americanizadas.

    Salvo raras excepçoes, a sociedade americanizou-se. Na educaçao, na comida e até na saude. Demasiado perigoso para nao ser sequer debatido.
    Toda a gente sabe que as sociedades capitalistas formam os piores profissionais. As economias mais liberais, possuem os cursos mais faceis, nos quais os alunos teem de pagar as astronomicas "fees" (qualquer coisa como 60 000 contos por um curso de engenharia ou medicina!!!). Portanto os alunos teem de trabalhar enquanto estudam. Os cursos caiem em termos de qualidade e exigencia (nao ha tempo para estudar), mas teem nome, porque as instituiçoes teem grandes injecçoes de capital e estao na cidade A ou B.
    Quando se precisa de um bom investigador, compra-se na India, China, Portugal, Polonia, etc.

    Os brandos costumes levam a esta apatia confrangedora. A falta de ideais leva a que as pessoas so se manifestem quando sentem os bolsos a esvaziar.
    O resultado é o completo desaparecimento do associativismo. As pessoas nao se organizam entre si para lutar por aquilo que acham justo.
    So assim se explica que durante mais de duas décadas o pais tenha assistido impavido e sereno aos roubos de Lisboa. E quando lhe pedem para votar na regionalizaçao o meu povo no Porto vota contra! Imagine-se a aberraçao! Enquanto em Lisboa votaram a favor!

    E é isto. Regioes ostracizadas tornam-se mais fechadas. A populaçao perde o contacto com "o desenrolar do mundo". Perde o comboio da cultura. E vota estupidamente mal. A dar tiros nos pés morre-se.

    .
    .

    Quanto ao Jesualdo, acho que é uma pessoa inteligente e trabalhadora. Nao é um grande treinador. Tem receio de ganhar. Nao tem o instinto matador a ver os jogos do banco.
    No plano tactico é forte e prepara bem as equipas. Mas no plano motivacional nao é forte.

    Nos ultimos 2 anos, foi o garante das vitorias do Porto. Perante uma SAD apatica que nunca responde aos ataques vindos do exterior (basta ver o que a SAD do Sporting escreveu em resposta a Mini-Brilhantina).
    Foi ele (Jesualdo) que deu a cara e foi ele quem teve o caracter para defender o Porto enquanto estrutura desportiva. Fico-lhe eternamente grato pelos titulos que nos deu, em plena época de tentativa de linchamento publico do nosso Presidente. Tudo isto com um plantel muitissimo limitado.

    ResponderEliminar
  25. É mesmo assim Soren, eu sei...E o que me aborrece mais é verificar que nem com as provas à frente do nariz as pessoas dão o seu braço a torcer...Não querem reconhecer que se deixaram enganar.
    -Depois de comprarem mal, não só não reconhecem o erro cometido -acham-se infalíveis até ao suicídio- como continuam a afirmar que não havia alternativas no Supermercado...

    ResponderEliminar
  26. Soren e Meireles,

    precisavamos de muitos comentários para escalpelizar esta coisa da "americanização europeia" e da evidente burrice de uma maioria dos portugueses quando chega a hora de fazer alguma coisa.

    Eu, estou a ganhar coragem para fugir desta miséria cultural.

    O povo é BURRO.

    O exemplo que o Soren deu de em Lisboa votarem a favor de regionalização e no Porto votarem contra é apenas um excelente exemplo disto que acabamos de referir.

    É pena. Portugal merecia mais.


    Abraço!

    ResponderEliminar
  27. Miguel, porque pensas que o Rui Rio está à frente da Câmara do Porto? Achas que em Lisboa isso seria possível? Nem pensar, em Lisboa eles percebem que nada podem conseguir indo contra as paixões dos Lisboetas, aqui é ao contrário, parece que somos Masoquistas!...Batam-me por favor, é pouco, Batam-me mais!...Se não fosse assim a Regionalização já tinha sido consumada, este Rio de Porcaria nunca tinha passado de tramelo de gabinete e vivia para sempre e para nosso sossego, em Viana do Castelo!...Ainda ontem a propósito da luta dos Pescadores Nacionais, veio a lume que os "compadres" dos Açores e da Madeira não entravam na Greve, porque já eram fortemente subsidiados no combustível pelos Governos Regionais...Temos um Portugal a duas, talvez a três velocidades: o Portugal que todos sentimos, o que nos suga até ao tutano, o Portugal Insular que também nos suga através do que para lá vai dos nosso impostos e a grande Lisboa, dos ricaços e dos Políticos que quer aparecer sempre bem vestida -à custa do resto do país- nos casamentos e Portos de honra...Aprovaram o Projecto do novo Aeroporto -banda de cá ou banda de lá era a dúvida- tiraram logo outro coelho da cartola, a Nova Ponte que ainda não sabem onde vai ser...Mas que vai haver outra ponte de 25 kilómetros ninguém duvide...Porque não alargam as que já existem?...Assim poderia passar mais veículos e gente e no absurdo fariam uma Ponte única a ligar totalmente uma margem à outra...Veríamos assim finalmente, uma Grande, Grande Lisboa! Mas não contentes com o que gastaram na Expo e é um fracasso -só lá vivem os grandes ricaços e cada vez mais acompanhados de betão, aquilo é já um aglomerado enorme e confuso sem as condições adequadas- já estão a pensar em requalificar a zona ribeirinha e Lisboa...Mais uns Milhões largos...Percebe-se porque o Governo nem quer ouvir falar em baixar os Impostos!...Tudo isto se faz à custa dos Contribuintes, que os Investidores Privados só lá vão para Mamar como faz o Berardo...Os Governos já não controlam nada nem ninguém, só exercem poder nos Contribuintes...Como os Empresários escapam-lhe por todos os lados e feitios, restam as pessoas que trabalham por conta de terceiros e os Incautos...Rio-me só de ouvir as críticas aos funcionários Públicos...Se não fossem eles e os seus contributos em Impostos, Portugal já tinha falido!...Quem decide é a Economia e como esta está completamente "desgovernada" assistimos à pouca vergonha que temos. Para calar o Zé Povinho mandam a Selecção para Viseu -para dar um ideia de grande abrangência e preocupação com o Interior (mais um relvado Novo)- e tentam com a grande lábia dos Brasileiros de Serviço -não sabia que eram agricultores, melhor vitivinicultores (deve ser uma indirecta ao Porto)- UNIR os Portugueses em TORNO da SELECÇÃO para nos COMEREM de CEBOLADA...LOL...

    ResponderEliminar
  28. E diz a Manuela Ferreira Leite -já preparando o assalto ao Poder- que é uma Utopia pensar em empregos estáveis no Futuro...Vamos passar a vida a saltitar!...Se depender dela já sabemos com que contamos...Agora pergunto, ela é alguma Empresária?...E o Cavaco também é Empresário?...E o Sócrates?...E o António Vitorino?...E....E....E...Vão para a P...Q...O.P....!... Vão para a Padaria Que Os Produziu!...

    ResponderEliminar
  29. Quer queiramos quer não só podemos constatar o seguinte: em Lisboa existe Massa Crítica, no Porto não!...Os que estão no Porto estão com os olhos fixos em Lisboa a ver se podem dar o salto para lá!...É este tipo de Mentalidade que Mata o País e a possibilidade de se desenvolver com harmonia!...A única resistência que sentimos no Norte é no Desporto, eles aceitam-na para não provocar um Revolução, mas lentamente vão tentando dar a volta às coisas! Uma aposta: quando é que a Liga de Futebol regressa a Lisboa?...

    ResponderEliminar