31 maio 2008

Porque o blog é do Zirtaev


Escrevi, há dias, um email ao Zirtaev. Pedi-lhe para me retirar da lista dos convidados deste magnífico blog. São várias as razões que me levaram a fazer esse pedido:
- A principal, é porque tenho muitos compromissos que me impedem de aqui vir com regularidade, o que faz com que o Zirtaev e o seu blog tenham "a fama e nenhum proveito" de me terem como convidado residente.

- A segunda, é porque violo as regras do blog : ao aparecer com o meu nome e assinatura num veículo excelente, mas que deve a sua liberdade ao anonimato. É este anonimato que permite que aqui se possa escrever sem correr riscos. Ora, nesse sentido, o anonimato é uma regra que, ao assinar com o meu nome, violo, com evidente prejuízo para o blog e também para mim.

- Em terceiro lugar, porque o facto de participar no blog leva a que alguns participantes pensem que leio todos as mensagens. Creio, aliás, que é por isso que alguns exageram nas críticas - o que nem me aflige muito - mas há também quem se incomode e acham que não respondo por falta de educação ou sobranceria.

- Por último, porque alguns dos que aparecem a defender-me, seguramente com a melhor das intenções, nem sempre o fazem da melhor forma. Uns excedem-se, e todos são sempre mal entendidos, por vezes insultados e acusados de fazer parte de uma facção imaginária, porque não existe.
Agradeço ao Zirtaev, que concebeu o melhor blog portista, todas as atenções, e só lhe peço uma coisa: que nas próximas sondagens que venha a fazer, não me inclua. Poupa-nos dissabores aos dois e poupa alguma irritação a muito boa gente.

Será que este nosso clube, que era irredutível, liberal e revolucionário, está hoje condicionado pelos tabus? Temo que a livre opinião esteja já condicionada pelo situacionismo, pelo seguidismo, pela unanimismo. Não me revejo nesse espírito de seita, porque não foi por isso que chegamos ao apogeu e, também, porque acho que não nos trará nada de bom.
Continuarei a encontrar-vos no estádio, onde a minha função é do adepto que apoia o clube com as suas as palmas aos jogadores. Continuarei, também, a defender o clube, a instituição e a glória e a honra, incondicionalmente. Continuarei a ser grato aos que fizeram bem ao clube, mas que não me toldarão o juízo, porque não sou adepto de pessoas: sou adepto do FC Porto. Continuarei pois a ver o que vejo pelos meus olhos, a aplaudir o que acho bem, a criticar o que acho mal. Tenho pena, naturalmente, que alguns confundam "fair play" com moleza, que confundam boa educação com fraqueza, que confundam a defesa do bom nome com inépcia táctica, que confundam princípios éticos com cedências. Lamento que alguns não percebam o que separa o desporto da guerra: no confronto desportivo, mais importante do que ganhar é a forma como se ganha. É por isso que gosto de desporto e não o confundo nem tomo por guerra.

O meu email (rumor1956@yahoo.com) está sempre à vossa disposição e, como os que o usam bem sabem, tenho por hábito responder.

Um abraço do
Rui Moreira.

PS: Já agora, e em nota de rodapé para os que imaginam que este blog faz parte de uma qualquer conspiração sinistra, acreditem que, com muita pena minha, nunca tive o prazer de conhecer o Zirtaev pessoalmente.

85 comentários:

  1. Rui Moreira,

    Nunca teve o prazer de conhecer o Zirtaev pessoalmente, pois eu já! E digo, alto e bom som: é um gajo mesmo porreiro! :-)


    http://rascordonline.planetaclix.pt

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos, também não conheço o Zirtaev pessoalmente, mas mesmo assim, tenho uma óptima opinião sobre ele e não é graxa...Agora se por um lado lamento a desistência da figura do senhor Rui Moreira do blogue porque acho que o enriquecia, por outro compreendo-a bem e nem quero fazer comentários...O APV, o CD e o ROC são talvez mais merecedores do seu respeito e afecto! Percebo perfeitamente...

    ResponderEliminar
  3. É uma pena, mas como diz o meirelesportuense, estava-se mesmo a ver. Seguramente encontrará formas melhores, mais construtivas, eficientes e seguramente menos danosas a nível pessoal de dar o seu contributo, sempre sustentado, ponderado e ao contrario do que muitos dizem, incisivo.

    Continuarei a ser um ouvinte ou leitor seu, pelos meios habituais, porque este afinal era bem fora do comum.

    PS. Com todo este "compromisso" assumido pelo blog em questão, acredito que lhe reconheceremos os textos anónimos. Por mim serão sempre benvindos.

    ResponderEliminar
  4. É uma pena, mas como diz o meirelesportuense, estava-se mesmo a ver. Seguramente encontrará formas melhores, mais construtivas, eficientes e seguramente menos danosas a nível pessoal de dar o seu contributo, sempre sustentado, ponderado e ao contrario do que muitos dizem, incisivo.

    Continuarei a ser um ouvinte ou leitor seu, pelos meios habituais, porque este afinal era bem fora do comum.

    PS. Com todo este "compromisso" assumido pelo blog em questão, acredito que lhe reconheceremos os textos anónimos. Por mim serão sempre benvindos.

    ResponderEliminar
  5. Nao "me meti" nas discussoes do post anterior porque achei que quando se começa a discutir o sexo dos anjos, tanto sobre o caso Paulo Assunçao, como sobre a decisao da UEFA (em vez de se discutir o artigo em questao discutem-se hipoteses utopicas), como sobre o Portismo de uns que é maior ou menor que o dos outros, nao vale a pena perder tempo. Nao me meto nessas parvoeiras. Tal como nao respondo a Profetas nem a benfiquistas hipocritas e cegos que veem para aqui com laivos de fascismo "soft" e tiques de pedante iletrado que leu umas coisas na net. Desses que teem um presidente ex-presidiario e um ex-presidente presidiario. Nao respondo a essa gente.

    Nao quero acreditar que as pessoas da SAD sao de tal forma incompetentes, que nao terao estudado todas as hipoteses possiveis.

    Quero acreditar que sao competentes, pelo menos juridicamente e que se acautelaram, beneficiando assim o clube desportivamente, em toda a linha: presença na Champions e campeonato iniciado em igualdade pontual com os outros rivais.

    Nao sei se as pessoas da SAD sao incompetentes ou nao. mas sei os factos. Sei que somos Tri-Campeoes e que temos tido sempre os melhores planteis nos ultimos 20 anos, a melhor gestao desportiva e em 4 anos passamos a fase de grupos da Champions por 3 vezes, isto depois de sermos campeoes da Europa.
    Comparando o nosso orçamento com o dos restantes clubes grandes da Europa (grupo do qual benfica e sporting nao fazem parte), sao resultados no minimo, excelentes.

    Se o Porto for condenado na UEFA, a SAD so tem uma opçao, a porta da rua. Pelo simples facto de que isso aconteceria porque a SAD nao recorreu da sentença ridicula da Liga.

    Agora, meus amigos, andarem aqui a passar atestados de incompetencia à SAD, com base em noticias de jornais facciosos e jornaleiros (esses sim) incompetentes e mentirosos, nao me parece certo.
    Depois dizem que teem conhecimentos daqui e dali, e que A disse que B disse que ia ser assim ou assado.
    Conversas que nao interessam nem ao menino Jesus.
    Podem discutir se concordam ou nao com a decisao de recorrer ou nao, mas sem saberem a decisao da UEFA, nao vale a pena passar atestados de incompetencia a quem esta la para decidir com base em ojectivos desportivos e economicistas.

    O que me interessa é a forma como a UEFA vai interpretar a lei que tem em maos, e qual sera a opiniao que tera mais peso? A do Porto ou a da FPF? Porque como sabem a opiniao da Liga nao tera qualquer peso. E a da FPF, nao teria mais peso que a do Porto seguramente, se o Porto tivesse recorrido da decisao da Liga.

    Estou apreensivo e ficarei triste se o Porto nao participar na Champions. Porque seria tremendamente injusto. Porque somos os melhores emerecemos la estar. Porque é o nosso lugar natural.

    Mas nao vou andar a pregar desgraças antes delas acontecerem e nao minha opiniao nenhum Portista o deveria fazer.

    Quanto ao Rui Moreira, acho que representa uma forma de estar nova no desporto. Algo diferente a que as pessoas nao estao habituadas. Expoe com elevaçao e sem idiotice. Esta ultima é a imagem de marca dos seus dois "comparsas" no Trio de Ataque.
    O benfiquista é apenas um doentinho. O sportinguista é o pior. Tem aquelas saidas de chico-esperto proprias de um individuo que da ares de entendido, mas que é uma sumidade em ignorancia. Sempre a dar tiros nos pés.

    Tenho pena que o Rui Moreira nao queira dar a cara no blog. Mas compreendo-o. Ele tera as suas razoes pessoais que eu respeito e nao discuto.

    Considero que nao é um entendido em futebol. Mas sem duvida que seria uma pessoa muito util na nossa SAD. Traria equilibrio e debate de ideias.

    Para terminar quero dizer que o Porto esta acima de todos nos. Esfolem-se, insultem-se, sera em vao. O principal adversario é o centralismo do pais e a corja de invejosos de Lisboa que tudo fazem para nos deitar abaixo. Até empresas de imagem e comunicaçao se demarcam do nosso clube com medo da perseguiçao que a nossa sociedade faz ao nosso clube.

    Para terminar devo dizer que Pinto da Costa nao merece isto. Nao merece os ataques, as perseguiçoes.
    Merece uma estatua em frente ao Estadio Pinto da Costa. Pinta da Costa é so o dirigente desportivo com mais titulos da historia do desporto. Vao la confirmmar. O resto sao parvoeiras.

    Acho que o Rui Moreira tem nivel a mais para debates de futebois encomendados nas televisoes vermelhas. Espero que gaste as suas energias numa luta a favor da Regionalizaçao.
    Um abraço para ele.

    ResponderEliminar
  6. UEFA usa versão francesa
    Redacção em inglês admite retroactividade, ao contrário do que acontece em francês

    01h55m

    Norberto A. Lopes

    O Comité de Disciplina da UEFA irá avaliar a participação do F. C. Porto na Liga dos Campeões à luz da versão francesa dos regulamentos e não de acordo com a versão inglesa.

    Um pequeno pormenor, mas que pode fazer a diferença - e a favor dos portistas - no que diz respeito à interpretação do artigo 1.04, alínea d) dos critérios de admissão à Liga dos Campeões.

    Tudo porque a UEFA está sedeada em território suíço (Nyon), onde se fala a língua francesa.

    É que a redacção em francês parece não prever a qualquer retroactividade dos estatutos (o clube "não deve estar envolvido", ou seja, "Il ne doit être impliqué" - "nem directa nem indirectamente numa actividade que influencie de maneira ilícita o resultado de um jogo ao nível nacional ou internacional"), ao contrário da versão em inglês, cuja leitura pode admitir uma interpretação retroactiva ("não pode estar, ou ter estado, envolvido", isto é, "it must not be or have been involved").

    Um dos argumentos que o F. C. Porto vai utilizar para fazer valer o direito a participar na Liga dos Campeões é o facto de a lei não poder ter uma aplicação retroactiva.

    Isto é, os factos que condenam o F. C. Porto reportam-se à época de 2003/04 e a referida alínea do regulamento entrou em vigor em Janeiro de 2007. Segundo alguns especialistas em direito desportivo contactados pelo JN, a tese da não retroactividade da lei pode ter um peso significativo na decisão e será um dos argumentos a esgrimir pelos portistas junto do Comité de Apelo da UEFA ou do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), caso sejam impedidos de participar na Champions na próxima época.

    Por outro lado, o acórdão da Comissão Disciplinar da Liga condenou os portistas por "tentativa de corrupção" e não por "corrupção" - que é diferente -, como adianta João Nogueira da Rocha, jurista português membro do TAS, sediado na Suíça.

    Esse factor também pode ser importante se o caso chegar ao Comité de Apelo da UEFA ou ao TAS, embora outros especialistas não tenham essa opinião.

    Benfica avança

    Na hipótese de o F. C. Porto ser punido pela UEFA, a pena deve implicar apenas um ano de afastamento das provas europeias. Essencialmente, porque os factos em causa referem-se a uma temporada específica de uma prova interna, não havendo memória de um castigo mais severo emitido pela UEFA em casos idênticos.

    Por outro lado, caso os portistas venham a ser impedidos de competir nas provas europeias, o Guimarães e o Benfica são os clube beneficiados.

    Os vitorianos entrariam directamente na fase de grupos da Champions, enquanto o Benfica disputaria a terceira pré-eliminatória.

    Afastada está a hipótese do lugar do F. C: Porto ser preenchido pelo Zenit, da Rússia, país que está à frente de Portugal no ranking.

    Os regulamentos dizem que a vaga é preenchida por um clube do mesmo campeonato nacional. Fora de hipótese está a possibilidade de o F. C. Porto perder o título europeu de 2003/2004, porque os alegados ilícitos referem-se ao campeonato nacional de 2003/04 e não à Liga dos Campeões.

    ResponderEliminar
  7. Costa Andrade arrasa suspensão de Pinto da Costa

    Apito Final

    01h51m

    Nuno Amaral

    Corre a todo o vapor a defesa do F. C. Porto no recurso apresentado ao Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

    Em causa está o caso em que Pinto da Costa foi condenado a dois anos de suspensão pela Comissão Disciplinar da Liga (CD), no âmbito do processo Apito Final.

    O JN teve acesso a um dos quatro pareceres pedidos pelos portistas a alguns dos mais conceituados especialistas jurídicos portugueses, assinado por Manuel da Costa Andrade, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, concluindo-se que a estratégia dos dragões para conseguir a absolvição do presidente da SAD assenta em três aspectos fundamentais: a impossibilidade de utilização de escutas telefónicas num processo disciplinar desportivo; a falta de credibilidade das declarações de Carolina Salgado, num contexto de comprometimento com a perseguição ao arguido;a fragilidade do acordão da CD da Liga que serviu para condenar Pinto da Costa.

    Ricardo Costa, presidente da CD e professor assistente na mesma Faculdade em que Manuel da Costa Andrade é catedrático, é especialmente visado no parecer, acusado de ter condenado o presidente do F. C. Porto "sem provas susceptíveis de sustentar, no respeito pelos princípios constitucionais do princípio 'in dubio pro reu', a imputação ao arguido de qualquer facto ilícito, disciplinar ou outro".

    As críticas a Ricardo Costa são particularmente duras, entendendo-se no parecer que o acordão da Liga valorou o princípio da presunção de culpa, e não o da presunção de inocência. "Na certeza de que julgar é um exigente exercício de renúncia e despojamento e não a gratificante e narcisista exibição de troféus de caça, sob os holofotes a aureolar um inebriante e 'inesquecível' momento de glória", escreve Manuel da Costa Andrade, referindo-se à conferencia de imprensa em que o presidente da CD da Liga anunciou a condenação de Pinto da Costa. "Já causa mais angústia e quase arrepio a serenidade autocomplacente com que se argumenta que os arguidos não podem negar a existência das conversas interceptadas. Para evitar lastros desproporcionados de hipérbole, limitar-nos-emos ao mínimo.

    E a lembrar que aí está uma afirmação que os Torquemadas da Inquisição não desdenhariam. Também eles fizeram história (triste) sobre a tranquilidade e a serenidade de que os acusados, afinal, não podem negar a existência das conversas", acrescenta o catedrático, num ataque cerrado a Ricardo Costa.

    Este parecer, já enviado ao Conselho de Justiça da FPF, juntamente com outro assinado por Damião Cunha, professor de Direito do Processo Penal da Faculdade de Direito do Porto, a que se juntarão mais dois a enviar nos próximos dias, pretende desmontar o acordão, argumentando que, sem a possibilidade de utilização de escutas, restavam à CD as declarações de Carolina Salgado para chegar a uma condenação de Pinto da Costa.

    Relativamente à impossibilidade de utilização das escutas telefónicas, Manuel da Costa Andrade escreve que o processo disciplinar da Liga "consegue pela porta de trás o que a Constituição lhe veda pela porta da frente, subvertendo o direito processual penal, degradando-o de um ordenamento preordenado à protecção de direitos fundamentais, num entreposto de contrabando de escutas para o processo disciplinar, e fugindo à vigilância da Constituição da República".

    Sobre Carolina Salgado, lê-se no parecer que "não tendo esse depoimento sido controlado pela defesa nem corroborado por outras provas, a sua credibilidade é nula.

    A sua valoração seria ilegal e inconstitucional". "Retiradas as escutas, todo o edifício probatório da CD fica suspenso e preso pelo fio das declarações de Carolina Salgado. Um fio, por sua vez, muito ténue, mesmo irrelevante, sobretudo se desguarnecido da indispensável corroboração que só as excutas poderiam assegurar", diz o catedrático.

    ResponderEliminar
  8. "Alenquer: Investigado por assaltos a residências:
    Chefe da GNR suspeito por assaltos.
    Um 1.º sargento, chefe do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Alenquer, está a ser investigado por suspeitas de furtos em residências.Denúncias feitas directamente ao comando do Grupo Territorial da GNR de Loures desencadearam o inquérito, que decorre sob a tutela do Ministério Público."
    É no que dá a PJ entreter os seus melhores elementos -como o exemplar Bagulho-, a tentar descobrir se a Creolina vai servir para desinfectar a Avenida de Gaia ou a zona de Benfica...

    ResponderEliminar
  9. "Benfica
    Trouxe Quique mas é suspeita de burla:
    O defesa internacional português Miguel processou a advogada espanhola Mariam Abou Khadour Montano pelo crime de burla qualificada. Em causa está uma verba de 500 mil euros, de acordo com a queixa que Miguel apresentou em Outubro de 2007 na Polícia Judiciária contra a também agente FIFA, que participou nas negociações entre o técnico Quique Flores e o Benfica."

    -Lá que "eles" -os vigários*- têm "boas" relações entre si não há dúvidas...*Vigário que vigariza vigário não é vigário é Veigarista"...

    ResponderEliminar
  10. Pessoal um aparte, Tomy costa, reforço do porto jugou ontem, e marcou, vejam o video http://www.dailymotion.com/video/x5m1lu_rosario-central-4-tigre-2-goles-dan_sport

    fez um passe fantastico para o 1º golo

    ResponderEliminar
  11. Esta posição do Rui Moreira é mais do que compreensível pois trata-se de uma pessoa que não vive à custa do nome do FCP.

    É um adepto com uma postura diferenciada e tem sido criticado várias vezes por isso mesmo. É independente, educado, tem fair play e é provido de massa critica.

    Tem sido evidente que RM, pessoalmente, perde mais do que ganha por dar a cara na blogosfera. Existe uma franja de portistas, que não lhe perdoa o facto de este ter vencido uma sondagem neste blogue. Uma sondagem, diga-se, que não contava para nada. Apenas reflectia aquilo que os portistas que visitam o PdB pensam sobre o futuro do FCP. As repercussões que essa sondagem teve na imprensa aumentaram o ruído e a inveja que se gerou à posteriori.

    Rui Moreira, pela posição que ocupa na sociedade portuense mas também portuguesa, não pode de forma alguma desgastar a sua imagem com "conversas de café", que infelizmente é o que temos assistido por aqui. A clubite de todos nós tem essa particularidade, e o futebol em si, é passível de escritos mais ou menos informais. De um lado e de outro nunca se sabe bem o nível do interlocutor que está do outro lado pelo que os ataques pessoais fazem parte do dia-a-dia de quem marca presença nestes espaços.

    Uma nota apenas para o que RM deu como certo - que seria o único convidado do PdB que usa o nome verdadeiro. Não é verdade, pois existem aqui mais convidados com o nome que consta no bilhete de identidade.

    Contudo, não tenho qualquer dúvida em considerar isso como uma enorme desvantagem. A coragem de uns e de outros também se vê nesses pequenos grandes pormenores...

    Ou devia ser ingenuidade...

    Pelo que assistimos, ontem, na caixa de comentários do ultimo post, chego à conclusão, pelas opiniões de alguns anónimos, que o uso do nome verdadeiro é de uma enorme "ingenuidade". Ingenuidade por - e aqui falo por mim - não querer acreditar que o universo portista se está a tornar no mais pidesco que seria possível imaginar.

    Por isso, e porque também eu não vivo às custas do nome do FCP, limitando-me a dar a minha opinião sobre o nosso clube, pondero abandonar este espaço de excelência criado pelo Zirtaev.

    Não posso perder tempo, com uma imensidão de cães de fila que não sabem diferenciar uma opinião independente ou a partilha de uma informação, de ataques que estes - entenda-se, os cães de fila - consideram como sendo orquestrados a partir de uma qualquer conspiração anti-porto.

    Depois de uma noite bem dormida, chego à conclusão que também eu não posso andar a perder tempo em argumentar com a ignorância pidesca, afinal, todos aqueles que preferem ficar orgulhosamente sós, embutidos na cegueira que lhes tolda o raciocínio lógico.

    O FCP venceu tudo o que havia para vencer a nível desportivo. Agora terá forçosamente de vencer na luta pela democracia.

    Abraço aos que aqui andam por bem.

    ResponderEliminar
  12. Tenho Pena !!
    Rui Moreira , um até já !!
    Miguel Teixeira ontem estivemos a debater o assunto do Paulo Assunção e sempre exprimi a minha opinião(porque é disso que se trata) com educação e massa crítica .. Apesar de divergirmos em alguns pormenores não ofendi ninguém nem nada do género !! Espero que os cães de fila etc etc não tenha nada a ver comigo !! Eu sou um dos que crítica esta SADica mas no caso do PA não consigo ver onde lhes cabe a culpa !!
    Abraço ..

    ResponderEliminar
  13. É com pena que assisto à saída do Dr. Rui Moreira e agora da hipótese Miguel Teixeira.
    É incompreensível que num momento destes não estajamos todos UNIDOS, com cabeça fria perante a tempestade que nos caiu em cima.
    Imagino que se as coisas correrem mesmo mal o que vai ser...
    E este espaço tambem não merece esta trurbulência a que temos assistido. Ele é de imensa importância para todos nós, portistas, que amamos o Clube.
    Por isso, contenção e ponderação senão estamos a cair no jogo dos inimigos.Exige-se.
    Dr. Rui Moreira, desejo que, a não continuar aqui, continue a defender à sua maneira o nosso Clube, a nossa Cidade, a nossa região contra o nacional-centralismo.
    Ao Teixeira que continue por cá pois faz falta, ao Zirtaev uma palavra para que vá em frente, estamos cá para apoiar.

    ResponderEliminar
  14. A diferença entre Pinto da Costa e muitos outros Portistas é que ele tem tido a coragem de assumir desde sempre a sua posição: Mal ou bem, amar o FCPorto sobre todas as coisas...Outros amam um pouco mais a sua "identidade" e não querem desgastar a sua "imagem" pelas ruas da rés-pública...Se a alguns destes últimos acontecesse o que aconteceu a Pinto da Costa de há quatro anos para cá -sim de há 4 anos para cá lembro de o Porto jogar no Dragão uma eliminatória com o Chelsea e já Pinto da Costa estava provocatóriamente, quase à hora do jogo, a ser inquirido no Tribunal de Gondomar, sobre o que se passava com o Presidente da Câmara local-, teriam ido de certeza, há muito, fazer férias para as Caraíbas!...Mas ele tem suportado tudo isto como um autêntico "amador" -aquele que ama a dôr, como diria Almada Negreiros- à causa que abraçou, enquanto muitos abraçaram, outras causas menos aberrantes e poluidoras...Afinal o que nos une? O FCPorto?... Quem está em mira de fogo constante nestes últimos -pelo menos- quatro anos?...Quem vive todos os dias sobressaltado com a perspectiva de não poder dizer tranquilamente ao pão "vou-te comer", nem ao WC "vou-te sujar", porque no minuto seguinte tem lá em casa uma Brigada de Minas e Armadilhas?...Quem pode ser acusado a todo o momento, de tudo e mais alguma coisa, por qualquer cão e gato -que me desculpem os animais- que por qualquer razão não goste dele?...Não deve ser nenhum santo, mas quem é santo aqui?...Eu não sou, quem o é, que lance a primeira pedra!...

    ResponderEliminar
  15. Esta noite assisti a altas horas da noite a um programa na 2, sobre o tema da corrupção no futebol. Convidados: Paulo Relógio, Manuel Meirim, um Jornalista da SportTv...Testemunhos gravados de Rui Cartaxana, do Presidente do Sindicato dos Jogadores, do Presidente dos Árbitros de Futebol. No fim da conversa chegou-se à conclusão que a corrupção é um fenómeno que abrange todos os sectores de actividade em Portugal sem excepção, que ela não é mais abrangente no Desporto, embora seja mais visível pelo mediatismo que o Desporto tem, que a Profissionalização dos árbitros não vais fazer acabar com a corrupção, este fenómeno não é sinónimo de dinheiro arrecadado e passado de mão em mão, mas é sim algo que contagia muita gente pelas mais diversas razões, a simpatia, o reconhecimento, o engrandecimento da imagem, a perspectiva de agradar ao amigo...Nisto, quem normalmente lucra mais e mais vezes? É claro que é o lado que tem mais Poder associado e quem é que no Desporto tem em Portugal, mais poder associado, quer no Poder Local, Central, no da Imagem e da Notícia?...
    Disse Paulo Relógio e não foi contrariado pelos outros intervenientes -embora a conversa tenha ido logo de seguida para outros caminhos- que Salazar apostou forte no Futebol em Portugal a partir dos anos quarenta...Construindo o Estádio Nacional e dando "condições" para que os Grandes de Lisboa pudessem brilhar no Estrangeiro para com isso, fazer unir os Cidadãos em torno do Futebol e desviar a sua atenção de outros problemas...Hoje parece que assenta como uma luva -este princípio- no que está a ser levado acabo pelos nossos governantes...A selecção Nacional a união da grande massa dos Portugueses em torno de uma equipa de Futebol, a satisfação dos interesses mais mesquinhos lançados à parede pelos grande de Lisboa... Veja-se o caso do Sporting que esperou declaradamente pela Câmara de Lisboa para resolver os seus problemas financeiros e não tendo visto satisfeitos "para já" esses objectivos por razões conjunturais, a que o Apito não será estranho, conseguiu, sabe-se-lá como, num prazo "Record" que a Banca tão "pródiga" como lhe é mesmo habitual, lhe proporcionasse no imediato alguns meios de resolver a coisa!...Lá mais para a frente, quando a poeira assentar em todo este assunto, veremos serem desbloqueadas as verbas prometidas pela Câmara!...E aqui sem nenhuma vergonha de eventual comprometimento entre o Poder Político Local(?) e o Futebol...

    ResponderEliminar
  16. Quero apenas dizer que tenho pena da saída do Rui Moreira desta irmandade, mas compreendo-o bem, aliás, já muito ele aturou algumas faltas de educação, foi por razões pessoais por isso apoio nesta decisão. Eu até estou à vontade até porque, já admiti aqui, nem tenho o hábito de ver o programa onde ele está.

    Ás vezes tenho pena de não comentar mais, mas, torna-se quase impossível acompanhar o ritmo dos comentários, a minha vida , apesar de estar à frente do computador não é isto, ainda ontem estava a trabalhar e quando reparei já estava quase nos 150 comentários, depois discutiu-se o portismo de uns, que é uma coisa que nunca compreendi bem, primeiro porque não existe uma escala, nem um aparelho que se meça o portismo, e depois estamos na blogosfera e quem sou eu, um anónimo, a discutir o portismo com outro anónimo. Estou como disse, e bem, o Soren, é discutir o sexo dos anjos. Depois tenho 26 anos, só porque não nasci em 1970 e não vi o FCP sofrer 19 anos faz-me menos portista do que os outros ? Poderia ter dito ao meu pai para engatar a minha mãe mais cedo,então?

    Apenas estou muito triste por aquilo que vai acontecer no meu clube, não sou jurista, as fontes que tenho acesso só dão água, sou apenas um simples adepto portista, que tem sorte de escrever num blog, que vai pagando as suas quotas e sofre pelo seu clube como muitos outros.

    Até dia 4,muita coisa vai acontecer, vou aguardar serenamente, esperançado que teremos boas noticias.

    ResponderEliminar
  17. Caros Portistas

    Gostaria de começar este meu comentário de homenagear o Meireles e o Zé Luis por serem quanto a mim as personagens mais marcantes neste espaço do Zirtaev. Duas pessoas já de gerações mais velhas, embora mais novos que eu, mas com traços extraordinários de um carácter Nortenho, com todas as suas virtudes e ainda não encontrei defeitos.

    Posto isto, gostaria de escrever um pouco sobre o que está a acontecer ao nosso Clube.
    Como muito bem escreve o Meireles, estes últimos quatro anos têm sido de um enorme e sem precedentes ataque a uma das personagens marcantes na história do nosso Clube.
    É evidente que o Presidente é um homem que comete erros, ele próprio o reconheceu em recente entrevista, mas quem é que não os comete? A SAD é composta por homens que acompanham o Presidente quase desde sempre, é evidente que também cometem erros, mas quem é que não os comete?
    Qualquer instituição pública ou privada que seja gerida por homens, que atire a primeira pedra a quem cometeu algum erro.
    Escrevi na altura própria que achava que o Clube deveria ter recorrido do insulto efectuado. Mas também escrevi que a honra do Clube estaria sempre salvaguardada com o recurso do Presidente e acrescentei que até poderia ir mais longe nos recursos, pois poderá recorrer até aos tribunais civis, algo que o Clube o não poderá fazer.
    A cilada montada por essas pessoas sem escrúpulos que toda a gente conhece, como já se verificou estava plenamente prevenida, como se pode constatar por recentes notícias de pessoas credíveis.
    Continuo a acreditar nas pessoas que regem os destinos do Clube, pois têm dados provas tanto desportivas como económicas da sua competência.
    Deveríamos estar actualmente a comentar a gestão eficaz como os resultados assim o demonstram, apesar de cenários catastróficos que pairaram aí à uns tempos atrás.
    É obvio que vou já ser apelidado de velho do Restelo e outros epítetos, mas continuarei na minha linha da defesa do meu F.C.Porto, principalmente quando mais necessita de mim.
    A defesa do F.C.Porto de uma forma desinteressada e anónima, sempre foi e será o meu objectivo, independentemente de quem compõe pontualmente a direcção do Clube. Defendo o Clube com unhas e dentes.
    É nas ocasiões mais difíceis que se vêm os amigos. Os amigos vêm-se quando são necessários. Não necessito de amigos para qualquer acto de bajulação ou para me baterem nas costas, mas sim quando estou em crise. Pelo contrário os abutres estão sempre à espera da vítima para actuarem.
    Vamos ser ponderados nos comentários, o F.C.Porto é uma instituição centenária que merece todo o respeito.
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  18. depois de ler o que disse o catedratico costa andrade sobre a condenação de Pinto da Costa e tendo em conta o que o Dias ferreira disse ontem:
    "Sustento que o recurso de Pinto da Costa para o Conselho de Justiça aproveita o FC Porto, pois não faria sentido a punição à instituição podendo o seu presidente vir a ser absolvido." Para Dias Ferreira "os clubes, em si, não praticam infracções, e, se Pinto da Costa for absolvido, não me parece que a UEFA castigue o FC Porto"

    Parece-me que se a Uefa Castigar o Porto no recurso levantará a pena.

    Espero no entanto que a decisão da uefa nos seja favorável numa 1 instância.

    O que espero tambem é que caso o parecer do catedratico esteja em concordância com os outros juris, o porto avance judicialmente contra o Benfiquista do Norte e que pelo menos essa personagem seja impedida de julgar o que quer que seja.

    É com pena que vejo a decisão do RM , é um portista com o qual me identifico, no entanto ele continuará a defender o porto como sempre fez

    ResponderEliminar
  19. Numa coisa estou em total acordo... este, na minha opinião, e que vale o que vale (aliás, o Zirtaev sabe bem que o assim penso, pq já o assumi mais que uma vez), se não é o melhor, é de facto o mais frequentado blog do FC Porto, portanto, por aqui, estamos mais que conversados.

    Depois, a saída do RM, por motivos pessoais ou outros, é um assunto que só a ele lhe diz respeito... nem sempre estive de acordo com o seu posicionamento, nem tão pouco era obrigado a estar... apenas procurei sempre respeitar, tal como continuarei a fazê-lo. Nem ele é dono da verdade, nem ninguém o é, como tal...

    Não tenho qualquer dúvidas, que com ou sem RM, o Zirtaev, tal como desde a primeira hora deste espaço, saberá manter o nível da qualidade deste espaço... não tenho qualquer dúvida disso.

    Venho cá todos os dias (mais que uma vez), raramente comento, é verdade... mas das poucas que escrevo algo, não é por isso que deixo de ter opinião.

    Há quem goste, há quem ignore, há quem não goste... quem não gostar, que arrume pró lado!

    O meu clube, é o FC Porto... o meu ídolo, é o emblema... o meu Presidente, é o que lá estiver... a minha SAD, é a que lá estiver... os meus jogadores, são os que lá estiverem... o meu treinador, é o que lá estiver... etc, etc, etc.

    Se dizer, assumir ou não abdicar deste principio, alguém julgar que é o mesmo que se estar a arborar mais Portista que o próximo... então, estamos conversados... não há diálogo possível!

    ps - porque em determinado momento conheci tb pessoalmente o Zirtaev, corroboro totalmente as palavras do PentaDragão... sim, é totalmente verdade que do que dele conheço, o Zirtaev é uma pessoa 5 estrelas. Só quem não o conhece, poderá alguma vez duvidar da sua seriedade... ainda recentemente, não tive pejo em defende-lo num determinado diálogo pessoal onde me vim envolvido e que não é para aqui chamado... voltaria a fazê-lo, enquanto não me for demonstrado que estou errado... Zirtaev para comigo, sempre foi sério e correcto, e nunca precisou de se refugiar num teclado para dialogar, insultar ou provocar quem quer que fosse sem que se dirigisse directamente à pessoa em questão... outros, que se arboram donos de muitos neurónios e porque não dize-lo, da verdade, porque não passam de cobardes e frustrados, atiram a pedra e escondem a mão... depois, admiram-se!

    ResponderEliminar
  20. Também não é caso para tanto caro LIMPA.TUDO...Os homens da Direcção e da SAD devem meter cada argolada, que ai Jesus...Também é verdade que esses mesmos senhores é que nos levaram ao patamar que ocupamos...Mas como o amigo disse às 15,00 horas -pode reler- o momento é de união em torno do Clube, das personalidades que nele são mais atacadas especialmente o Presidente e, mesmo que a decisão que todos aguardamos com grande expectativa, seja aquela que não queremos, temos que fazer uma avaliação dos factos de forma totalmente desapaixonada...Já ouvi falar em TODOS para a RUA...E depois vai para lá quem, a MJM, o Bagulho ou o LFV?...Isso querem os de lá debaixo, aliás é o que eles pedem há mais de vinte anos...E nós dávamos-lhes isso graciosamente só para aliviar a nossa consciência?...Eu acho que é isso que atormenta muitos de nós, a consciência. A consciência de que tudo vale e tudo está bem se não se é descoberto, ou que pelo contrário se não resultar devem ser castigados de imediato os estúpidos atrevidos para sossegar as nossas consciências...É um pensamento próprio que observamos nos filmes da Cosa Nostra...O negócio corre mal, alguém tem de pagar as consequências dos erros cometidos! Se correr bem, cumprimentamos os reguilas que enganaram todos os otários que lhe apareceram.
    Amanhã é dia de Hóquei em Patins em Fânzeres e logo contra os nossos queridos Bermelhos e Brancos!...A eles Companheiros, Filipe Santos, Reinaldo Ventura, Edo Bosch e C&...Até os Comemos!..D...Que eles são intragáveis!

    ResponderEliminar
  21. Caro Zirtaev,

    Este é o meu último comentário neste blog.

    A minha missão está terminada.

    Cumpriu-se a profecia.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  22. "Não me revejo nesse espírito de seita, porque não foi por isso que chegamos ao apogeu e, também, porque acho que não nos trará nada de bom"

    "no confronto desportivo, mais importante do que ganhar é a forma como se ganha."

    Subscrevo, narturalmente.

    ResponderEliminar
  23. Só gostava de entender o que o profeta quis dizer com "A minha missão está terminada." e "Cumpriu-se a profecia."

    Alguém entendeu?

    ResponderEliminar
  24. Miguel Teixeira, espero que nao leves isto a mal.
    A certo ponto, escreves:

    "Uma nota apenas para o que RM deu como certo - que seria o único convidado do PdB que usa o nome verdadeiro. Não é verdade, pois existem aqui mais convidados com o nome que consta no bilhete de identidade.

    Contudo, não tenho qualquer dúvida em considerar isso como uma enorme desvantagem. A coragem de uns e de outros também se vê nesses pequenos grandes pormenores..."

    Miguel, so existe aqui uma pessoa mediatica, a quem podiamos associar cara e nome, o Rui Moreira. Depois existe outra que sendo o autor do blog nao se deve expor, que é o Zirtaev.
    Essas duas pessoas sabem o meu nome completo.

    A mim nao me faz caso se te chamas Teixeira, Santos, Smith ou Channel. Antonio ou Manuel Joaquim. Ou Dragao Vila Pouca, ou Meireles, ou Ze Luis, ou Zirtaev, Menphis ou Blue Boy, ou Catarina (salvo seja).

    Isso nao diz absolutamente nada do caracter ou da dignidade das pessoas.

    Nunca te vi, nao sei quem tu és e nao faz diferença nenhuma chamares-te Teixeira ou Amaral porque nao vou ver onde vives, o que fazes e com quem andas. Interessa-me o que escreves. Interessa-me o debate de ideias sobre o meu clube. Nao me interessa se as pessoas se chamam Joao ou Pedro.

    Eu chamo-me Ricardo e se combinarem um jantar numa altura em que eu esteja em Portugal (la para 2009), entao estarei la a por caras a nomes e a confraternizar com todos os Portistas.

    A essencia do "blog" é o debate de ideias, sem as pessoas necessitarem de se expor. A forma como o debate se desenrola, esse sim parte do caracter e das ideias de cada um.

    Nao vou julgar a coragem do fcportosempre ou do dragao vila pouca porque nao assinam com o nome verdadeiro. Como julgas a coragem ou caracter de quem escreve? Pelo nome? Eu nao estou aqui para julgar isso. Respondo ao que acho que devo responder e discuto com quem acho que devo discutir sem olhar a nomes.

    Espero sinceramente que nao saias do blog.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. azul brilhante, este profeta deve ser algum submarino vermelho. E já percebi que também a mim me "comeu" de cebolada. Agora, entendo melhor o que o Miguel Teixeira quis dizer.

    ResponderEliminar
  26. Caro Rui Moreira,
    Creio que fui eu um dos que ao defende-lo não o terei sempre feito da forma que o meu amigo gosta. Creio que percebo isso muito bem e devo-lhe dizer que a coisa que mais aprecio é a sua forma de estar. Algo que só está ao alcance de quem tem a sua formação e as suas posses porque sei muito bem que não anda aqui para se "orientar", como se costuma dizer. Ao contrário dos senhores Caldeira e quejandos que vivem à custa do FCP. Aliás, sobre este senhor que me parece sempre sinistro, relembro que ele apareceu no FC Porto como mandatário do Dr. Martins Soares, a unica pessoa que ousou afrontar o Senhor Pinto da Costa. Por aquilo que sei, quando frequentava o FOCO aqui há 30 anos, era sportinguista. Sabiam?
    Não tenho nada contra os que se convertem, o Dr. Fernando Gomes ex- presidente da CMP também já foi leão, mas olho-os sempre com alguma suspeita.
    Bom, mas o que está em questão não é o Senhor Caldeira. Esse só estará em questão se acontecer uma tragédia na UEFA e acredito, tal como o Rui Moreira que nos vamos livrar dessas cosnequencias.De resto já se percebeu que andam por aqui uns senhores a tentarem explicar o inexplicavel, porque o facto de o FC Porto não ter recorrido é para mim impossivel de entender, A NÃO SER PARA OS QUE ACHAM QUE O NOSSO PRESIDENTE É CULPADO.
    O QUE ESTÁ EM QUESTÃO SÃO OS INSULTOS E A FORMA COMO O RUI MOREIRA TEM SIDO CRITICADO. Percebo sinceramente que esteja farto. Não sei se vai continuar no Trio d'Ataque, mas acho que é o nosso melhor representante, sabe? Porque ganha os debates com classe apesar do meu conterrâneo tudo fazer para o tramar, porue é benfiquista de nascença, tal como o seu paizinho que tem aqui um pasquim.
    Por isso, faz bem em se afastar da blogosfera, pelo menos com o sue nome próprio. Quer um conselho? Venha cá a coberto do anonimato e insulte os Meireles, que se acha melhor e maior que os outros e claro, o tal Limpa Tudo.

    ResponderEliminar
  27. Soren, concordo com o teu último comentário. Mas, se o RM é uma figura pública foi porque assim o quis e tira proveitos disso. A mim ou a ti, de certeza, que ninguém paga para escrevermos artigos de opinião, porque não somos figuras públicas.

    Quando nos tornamos figuras públicas, a nossa cara fica associada ao que escrevemos. Mas se assim o quisemos, vamos ter medo de quê? Se temos medo, então não são artigos de opinião, porque não escrevemos o que realmente pensamos.

    Nos artigos de opinião escrevemos uma coisa e nos blogs vamos escrever outra? Precisamos de nos esconder para escrever o que pensamos?

    Se eu fosse uma figura pública vinha para aqui usar nicks porquê?

    Mas nada tenho contra o RM. Ele deve fazer o que entende ser o melhor.

    ResponderEliminar
  28. Pois, acho que o Rui Moreira faz bem. Os ataques de que tem sido alvo na blogosfera e nos fóruns contrasta com a defesa do FC Porto que para alguns sócios, como é o meu caso, é muito adequada.
    Acho que o Rui Moreira é a resposta aos que achavam que o FC Porto não tinha gente com categoria. Ele tem imensa categoria, mesmo quando se zanga não perde a razão. Mas, se me lê; Rui Moreira, lembre-se do Churchill e da conversa com o neto: os benfiquistas e os sportinguistas são os seus adversários. Para encontrar os inimigos, olhe para trás das costas... São alguns dos portistas que como diz o Paredes se andam a orientar e receiam que gente como o senhor, o Dr Santos Silva, o Alexandre Magalhães, o Alberto de Casrto, o António Lopo Xavier, o Diogo Feio, tomem conta da nau.
    É isso que perturba muita gente, muitos LIMPATUDOS, cujo nome aliás diz tudo dessa escória que por ai anda.

    ResponderEliminar
  29. Posso concordar ou n com o Miguel e com o Rui. Rui Moreira e Miguel Teixeira fiquem! Todos fazem falta independentemente das opiniões. E no caso, ainda por cima opiniões bem fundamentadas e de um portista que significa o crescimento nacional do nosso símbolo.
    Todos mesmo que com posições antagónicas merecem estar aqui.

    ResponderEliminar
  30. Tinha prometido a mim próprio não voltar a comentar aqui,porque embora haja no Portistas de Bancada, pessoas que postam e pessoas que comentam, pelas quais tenho respeito e consideração - conheço o Meireles pessoalmente- há outras que só me merecem desprezo.No entanto disseram-me que o meu nome tinha aparecido num comentário do Soren:
    "Nao vou julgar a coragem do fcportosempre ou do dragao vila pouca porque nao assinam com o nome verdadeiro."
    Quem te disse Soren que eu não comento com o meu nome? Conheces-me de onde?
    Eu sou Vila Pouca de nome, sempre comentei com o meu nome e mais, sou conhecido no Porto e no F.C.Porto por esse nome.
    Portanto meu caro Soren antes de falares ou fazeres juízos de valor acerca de pessoas que não conheçes tem o cuidado de te informares, para não dizeres aquilo que não deves.
    Aliás o Zirtaev só não sabe isso porque não quer.
    E volto a dizer não comento mais aqui, portanto não falem em mim.

    ResponderEliminar
  31. Meus caros PORTISTAS

    Como já devem ter percebido , os meus posts procuram ser curtos , simples e concisos e este não vai fugir á REGRA :

    Isto (PdB) ás vezes parece uma fogueira de vaidades ( olha o que eu fui escrever ) cada um fala de si e diz mal do outro , criticam os que dizem bem e os que dizem mal , meus AMIGOS isto (PdB) é para falar do ENORME F.C.PORTO e da PAIXÃO que temos pelo clube , deixem-se de tricas PESSOAIS e supérfulas .


    Sr. RUI MOREIRA agrada-me a sua forma de estar no Trio de Ataque , com elevação seriedade e categoria , mas , e essa falha tenho que lhe apontar , ás vezes nas suas intervenções é muito " suave " , isto é , em certas alturas tem que ser um comentador " à PORTO " com PAIXÃO , lembra-se á umas semanas atrás da Patetice ( dito por si ) do Pateta (cineasta) sobre quem era favorecido á 40 anos atrás , foi HILARIANTE , com PAIXÃO e com ELEVAÇÃO !

    Se me permitir , contactá-lo-ei no futuro , via Email , para podermos trocar impressões sobre o F.C. PORTO .

    OPS , parece que o post não foi tão curto como deveria ser... espero que tenha sido simples e conciso !

    Abraços a Todos

    ResponderEliminar
  32. "Por isso, faz bem em se afastar da blogosfera, pelo menos com o seu nome próprio. Quer um conselho? Venha cá a coberto do anonimato e insulte os Meireles, que se acha melhor e maior que os outros e claro, o tal Limpa Tudo."

    Meus caros, acho que este pequeno preâmbulo ilustra bem o carácter e o conhecimento do "amigo" Paredes...A mim não me assusta nem ofende, primeiro porque não me sinto melhor que os outros, embora acredite que tenho alguma clarividência e conhecimento do que é o Mundo -vantagens de quem já cá anda há uns anitos- e depois porque nunca disse em lado nenhum -que me recorde-, que era muito maior do que qualquer outro -quem me conhece, sabe que nunca o poderia ter feito- embora haja aqui "alguns", que gostam de ostentar a altura e gabar esses atributos aos outros, talvez com o intuito de assustar as hostes...Acho até que este discurso de despedida do "Paredes" -será o Daniel de Paredes?- ao senhor Rui Moreira feito pelo "amigo Paredes" é o pior louvor que lhe poderia ter feito, elogios destes cheiram a mortalhas ressequidas...Temos caixão!...Logo teremos cadáver!...

    ResponderEliminar
  33. Sr. Dragao de Vila Pouca, nao sei se esse é ou nao o seu nome verdadeiro. E nem me interessa. Isso é o que tiro de essencial do meu ultimo comentario. Se nao tirou o essencial daquilo que escrevi isso é um problema seu.

    E se continua a comentar ou nao, é algo que nao me importa.

    Escrevi o meu ultimo comentario no sentido de pedir ao Miguel Teixeira que se mantenha no blog.

    ResponderEliminar
  34. Meus caros senhores , não sei se já perceberam , mas esta conversa da treta só interessa aos nossos adversários , os pontos de vista podem ser diferentes mas o objectivo é só um ,tornar o F.C. Porto cada vez maior e melhor.
    "Dividir para reinar " , não é de certeza o nosso lema , o mesmo só serve para quem nos quer denegrir e dividindo-nos acaba por conseguir , nós temos que estar sempre unidos apesar das diferenças e acima de tudo é nas horas dificeis que devemos cerrar fileiras e "afundar" os "submarinos" que por aqui circulam .

    Ao Rui Moreira um profundo agradecimento pela forma como sempre se tem batido pelo FCP , com elevação e educação .
    Se o RM acha que deve deixar de escrever neste blog pelas mais variadas razões , há que respeitar e pedir que continue a pugnar pelo nosso clube da forma que sempre tem feito ...e bem!

    ResponderEliminar
  35. Peço desculpa, tenho de chamar a atenção para que é apenas metafóricamente que eu coloco as imagens do "Caixão e do Cadáver" não gostaria que interpretassem mal as minha palavras...Disse isso como poderia dizer "Habemus Papa"...Mas que este espaço, neste momento, mais parece um velório, lá isso é verdade!...Espero que compreendam o meu ponto de vista e não tenham no imediato incontroláveis ímpetos de violência verbal!...

    ResponderEliminar
  36. queria pegar nas palavras, julgo do miguelteixeira,
    "Afinal o que nos une? O FCPorto?... "

    não nos esqueçamos disso !

    Com opiniões diferentes ou antagónicas em alguns casos mas sempre visando aquilo que aos olhos de cada um é o melhor para o clube.

    ResponderEliminar
  37. Caro RM,

    Com muita pena li a sua comunicação.

    Não deixe de participar, mesmo que seja apenas na caixa de comentários, no melhor blog portista.

    o NOSSO clube agradece.

    ResponderEliminar
  38. Meireles,
    o seu comentário sobre caixões diz tudo. depois do seu comentário, está tudo explicado. o Dr. Rui Moreira tem toda a razão.

    ResponderEliminar
  39. Estou intrigado com o comentário do profeta. Qual é a profecia? Isso tem alguma coisa a ver com o Rui Moreira? Custa-me acreditar que um profeta qualquer conseguisse influenciar o Rui Moreira. Mas é estranho que logo após os comentários críticos do profeta o Rui Moreira se tenha retirado do blog.

    ResponderEliminar
  40. Bitaites, a verdade é que o profeta veio para aqui criticar o comportamneto dos donos do blog. Talvez o Dr. Rui Moreira lhe tenha dado razão e não quis ser mais conivente. Mas lá que é estranho, isso é.

    ResponderEliminar
  41. Li o post do Rui Moreira mas as suas razões para abandonar o blog não me convenceram. De certeza, que o Rui Moreira refletiu bastante antes de aceder ao convite para ingressar no blog. Garantidamente, que todas as razões que invocou, ele já as tinha previsto e isso não o impediu de ingressar no blog. Tenho para mim, que ele abandonou o blog porque já não se revia no que o blog se tornou e no comportamento dos seus responsáveis. É possível que o profeta tenha ajudado a tomar a decisão porque apontou factos que passavam ao lado de toda a gente.

    ResponderEliminar
  42. the doctor,

    mas o profeta falou em missão terminada. Que missão? Afastar o Rui Moreira? Não acredito nisso. E o Rui Moreira ia nisso? Não creio. Ou é coincidência ou então algo de grave se passa neste blog.

    ResponderEliminar
  43. Enquanto estamos aqui a brincar com pseudónimos ou "o meu portismo é maior do que o teu" ou "eu é que admiro mais o PdC que tu", continuamos a ser vitíma dessa conspiração fascista que nos está a empurrar para fora da CL e impedir que continuemos vencedores e a crescer.

    Eu não acredito que estas coisas sejam resolvidas nas justiça mas sim através da luta mediática. É por isso que dessimulados como o Ricardo Costa, como o Gilberto Madaíl, Pinto Ribeiro e outros, têm a sensação de impunidade face às sacanisses que nos fazem.

    A minha questão é, onde estão os Administradores da nossa SAD? A esta hora deviam estar constantemente a falar em todas as TVs a explicar e dar visibilidade à nossa posição. Não oiço ninguém...Eles são pagos para quê?

    Depois de ver como a FPF nos tratou, decidi que vou ver todos os jogos da Selecção de cachecol do Porto e gritar por cada golo que essa equipa patrocinada pelo bando de malfeitores Scolari/Madail sofra.

    Só falta que um dia tenhamos um jogador como o Oleguer do Barca que se recusa a jogar pela selecção espanhola.

    ResponderEliminar
  44. Alguma coisa se passa. O Dr. Rui Moreira já saiu. O Miguel Teixeira também quer sair. O profeta veio aqui expor o grande mal do blog e criou polémica. Alguns, já reflectiram e saíram ou querem sair. Veremos quantos mais vão sair.

    ResponderEliminar
  45. Não sou um escritor assíduo de comentários no blog mas todos os dias aqui venho e aqui continuarei a vir e a escrever sempre que achar oportuno!

    é com muita pena que assisto a esta polémica no blog que mais frequento e que tanto admiro!

    Como se costuma dizer, "os cães ladram mas a caravana passa", o porto precisa dos seus adeptos unidos para preparar a próxima época com tranquilidade, se nós que ganhamos andamos assim, imaginem como seria se perdessemos..

    Abraço Rui Moreira

    Helder postiga no sporting por 2,5 milhões de euros!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  46. última hora, postiga no s.c.p., será que vem o vukcevic ou já estamos a dispôr de jogadores para o adversário a antever o resultado de quarta-feira? f.c.porto em saldosssssss??????
    está-me a cheirar a queimado, até a f.p.f já está contra um dos seus associados(f.c.p.).vamos a aguadar com paciência e optimismo.f.c.porto sempre, contra tudo e contra todos.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  47. Analisando todos os comentários dos últimos posts, chego à conclusão que o profeta criou um campo de minas. Alguns alvos caíram na ratoeira e foram atingidos. O Miguel Teixeira e o Rui Moreira são danos colatorais. Há uma grande fragilidade na união deste blog. Um simples profeta destabilizou isto tudo. Incrível.

    ResponderEliminar
  48. Postiga no Sporting por 2,5 M €?

    Fantástico! Enfim uma boa notícia!

    ResponderEliminar
  49. Bandiduh, chegas um pouco mais tarde mas ainda a tempo de engrossares o grupo dos que acham que a Selecção serviu às mil maravilhas para que os inimigos do Porto delineassem a sua estratégia sem grandes incómodos...Tudo se resumiu em calar as vozes dissidentes em nome da Unidade Nacional. Tal e qual como no Referendo sobre a Regionalização! E como existem muitos pruridos na cabeça das pessoas quanto à forma como podem defender a sua Nacionalidade, o mais fácil é ir atrás do rebanho que vimos ali a empurrar o Autocarro da Selecção...E eles sem saberem de nada...Todos muito sossegadinhos dentro do autocarro de MP3 na orelha e os desgraçados dos anónimos a empurrar a carroça!...Puxai malandros, que não fazeis mais que a vossa obrigação na Sociedade. "Nós somos os eleitos e vós os escravos..."
    "Vós tendes direito a 500 Euritos por mês para não morrerdes de fome e poderdes empurrar com energia o Camião que fôr preciso..."
    " Nós vamos aqui refestelados, parecemos uns Marajás, atentos ao menor rigor dos vossos gestos e depois temos direito a uma mala de Dólares por dia, por desenvolvermos este esforço sobre-humano que é conseguir enganar-vos dia após dia!..." Puxai malandros!...

    ResponderEliminar
  50. O FCP está numa situação delicada e estão para aqui ver fantasmas onde eles não existem, com profecias e bitaitadas que nasceram do nada?

    Isto é um BLOG, uma tertúlia na Net entre pessoas que, como já disseram, que aquilo nos une é o FCP e tudo em seu redor, e é o futuro do nosso clube que deveríamos estar a discutir. O problema é que este blog cresceu muito e como tudo o que cresce incomoda.

    A decisão do Rui Moreira estava decidida à muito, acreditem ou não. Eu tinha dito ao Zirtaev, na 6ª feira que o post do Rui Moreira iria criar fantasmas, dito e feito.

    Quem vos lê devem pensar que os administradores, do blog porque os da SAD estão a jogar golfe em Vilamoura a tratar do nosso clube com sol e peixe fresco porque em Matosinhos o peixe foi parar ao lixo, se reúnem em caves, na calada da noite, e com entradas apenas com senhas planeando estratégias macabras. Curem-se meus amigos, temos mais do que fazer.

    O Zirtaev, pelos sacrifícios pessoais que faz para manter este blog não merecia as coisas que as pessoas andam para aqui a dizer.

    ResponderEliminar
  51. Postiga transfere-se do F.C. Porto para... o Sporting! nao estava nada á espera.. nem sei o que dizer.
    Bom? Mau? para um rival..

    ResponderEliminar
  52. Ainda bem que o menino mimado foi embora, é muito bom de bola e podia ser bom jogador mas não tem nada na cabeça, pode ser que o Paulo bento o ponha na linha. Não percebo é a contratação do junior do SCP quando temos bons valores na nossa cantera e não apostamos neles.

    ResponderEliminar
  53. Só é pena os restantes 50% poderem apenas valer 2,5 milhoes. De contrário optimo. Alguem conhece o puto que vem do SCP, Diogo Viana?

    Tenho lido atentamente os comentários a este post, não emiti opinião, nem o vou fazer, certo que já aqui fiquei do lado e contra o Dr. Rui Moreira, pois discuto ideias e não pessoas. Isto apenas para dizer, e que tal discutir futebol?

    ResponderEliminar
  54. Compramos o Postiga 1 ano depois de o termos vendido, quase pelo mesmo preço, depois de ter feito uma época horrivel em Inglaterra, 4 épocas depois vendemo-lo a um rival por 2milhões e meio de euros. Percebo que o vendam, não percebo que o vendam a um rival, se em troca viesse outro jogador como já foi feito no passado, ainda percebia porque era uma questão de oportunidade, mas vender um jogador que ainda pode jogar ao seu melhor, a um rival, acho disparatado.

    ResponderEliminar
  55. Sou leitor assíduo deste blog e confesso que fiquei um pouco perplexo e triste com a trocas de bocas e tricas entre portistas.
    O que nos une é o FCPorto e todos os portistas fazem falta nestes momentos dificeis.
    Não podemos ser como os nossos rivais nós somos diferentes, nós sempre lutamos contra as adversidades e sempre triunfamos, estas guerrilhas só nos fragilizam. E meus amigos cada vez que um de nós desiste "eles " ganham.

    Somos PORTISTAS PORRA!!

    Abraços Azuis e Brancos para todos.

    ResponderEliminar
  56. Postiga no Sporting.
    Uma Boa noticia.
    Há muito que deixei de ter ilusões com o postiga, na minha opinião é um jogador banal com o salário de um fora de série.
    Poupamos uns trocados e com algum esforço vem o Vuk.

    ResponderEliminar
  57. A SAD anda desnorteada..nao ha palavras. Vender jogadores para a concorrencia...e jogadores de selecçao. Mais um tiro no pé, mas tambem ja sao tantos que eles ja nao devem sentir

    Adelino Caldeira agora tras um chileno qualquer e mete mais um milhao ao bolso

    ResponderEliminar
  58. Se ainda fosse o Chileno Valdivia, que por acaso hj vem como possivel contratação para os benfas, até não era mau, vi uns jogos dele pelo Palmeiras, e demonstra qualidade..
    Se esta venda do "Bostiga", foi boa ou não, só o futuro o dirá.. ele foi enquanto jogava no FCP, capaz do melhor e do pior dentro de campo, esperemos que fique pelo pior nos lagartos..

    ResponderEliminar
  59. é verdade.. ja me esquecia.. Hóquei em Patins
    FC Porto aplica meia dúzia ao Benfica.
    Sabe sempre bem!! heheh

    ResponderEliminar
  60. O invertebrado do Madaíl já vem dizer que quer igualdade de tratamento para o Porto.

    O que ele quer é não fazer ondas com o Benfica para não chatear a Comunicação Social, ver se o Scolari fica e garantir o seu ordenado chorudo ao fim do mês.

    Hipócrita!

    ResponderEliminar
  61. Saída do Postiga ? Optimo !! No actual esquema do Porto não encaixa !!
    Para um dos arquirivais do Porto? Pessimo ...
    Por um lado é bom saber que as relações entre FCPorto e Sporting estão no mínimo razoáveis !! Ao contrário de muitos portistas gosto que o Porto se dê com o Sporting !!
    Não deixo é de achar péssima a venda do Postiga, além de ser um jogador que até aprecio, pode ser muito útil no Sporting ; como toda a gente sabe o Sporting joga com dois avançados e essa é a sua especialidade (quem não se lembra Postiga e Derlei no ano da Taça Uefa) , por coincidencia estão os dois no Sporting mas um deve deixar o lugar para o Liedson !!
    Como alguém aqui disse acho que é um tiro no pé !! A vender que fosse para o estrangeiro !!
    Já sei que vou ser "massacrado"(no bom sentido) mas quero que o Quaresma saia do enorme PORTO !! A não ser que mude muito a sua atitude não o quero no PORTO !!
    Já vem dizer que já fez tudo o que tinha para fazer em Portugal , que estána hora de sair , portanto só vejo esta saída mas com pelo menos 30 Milhões no bolso !! Menos disso antes quero ve-lo cá amuado !!

    Hexacampeões(a caminho do Hepta) 6 - 0 Benfas

    ResponderEliminar
  62. 1- Uma seizada aos benfas em Hóquei, está bem, é como se fosse 1-0 mas é um bom sinal.
    2 - Postiga... Um dos mais ruinosos negócios da SAD, ir buscá-lo a Inglaterra e dar o Pedro Mendes que tanta falta fez, esse sim, um grande jogador.Foi o que mais me irriyou na altura.
    A sua saída era inevitável, no Porto já não dava para mais - é pena pois é um produto da casa - não vejo grande mal ir para o sportem mas penso que era preferível ir para fora não vá ele desatar a marcar e aí complica para o nosso lado.
    3 - Mais uma vez tenho de elogiar o Meireles que fez um grande coment
    ário em relação ao anuncio da selecção, acho realmente lamentável uma palhaçada daquelas a gozar com o triste Zé Povo que ainda vai na cantiga do bandido mas também coitado o que mais tem neste tristíssimo País???
    Pão e Circo é o que estão agora a montar para nos esquecermos da gravidade económica cá do burgo e do seu desgoverno - acaso viram a TV hoje de tarde e o estardalhaço à volta da selecção??? A demonstração do novo-riquismo dos jogadores para todos podermos sonhar com uma vida paradisíaca???
    ( nada tenho contra o que cada um ganha, mas que não o exiba de uma forma despudorada e obscena como nos "incríveis").
    É por isso e outras coisas que a selecção nada me diz.
    E é assim que a federação à má fila nos tenta enterrar na UEFA.
    E, meus caros blogueiros portistas ... era com estas coisas que todos nos devíamos preocupar unidos e atentos e não neste despautério de golpe e contra-golpe.
    Vamos acordar. Viva o PORTO

    ResponderEliminar
  63. Postiga no Sporting.

    Surpresa, sim - pelo imediatismo, negociaram a um domingo mas isto são profissionais 24 horas de cada dia da semana, não é como aquela universidade que passa diplomas a alguns tipos em dia de descanso semanal.

    Surpresa, não - Porto e Sporting ja trocaram jogadores sem ser pelo dinheiro (Bino e Rui Jorge por Costinha e Peixe). É o quebrar de um tabu que se persiste em manter, o de que os clubes grandes, ao invés de em qualquer outro país, não negoceiam entre si. Com o Benfica isso não se passa e se os outros negoceiam entre si o problema não deve ser destes.

    Validade, sim - Confirma-se que Postiga "não cabia" no Porto e dificilmente não se encontrará algum consenso entre os portistas nesta saída, pois já muito se falou de Postiga e de forma pouco abonatória, até porque ele só leva sorte à selecção e no Dragão foi sempre um trunfo furado (ou quase).

    Validade, não - Se vai reforçar um rival interessa pouco, caso contrário caímos na interdição absurda de os grandes negociarem entre si.

    Rendimento, não - O que fizer no Sporting passa a ser uma incógnita deles, até porque lá têm o Derlei mas Liedson há-de ocupar um lugar de alguém e decerto não sairá um centro-campista.

    Rendimento, sim (com outro sentido) - Para o FC Porto isso não é relevante, deixa de ser um peso económico e sem rendimento desportivo, o que sempre foi muito referenciado de cada vez que Postiga vinha à baila.

    Sistema, sim - Para o Sporting, a confirmação do 4x4x2.

    Sistema, não - Para o FC Porto... não se sabe se o sistema mudará a saírem mais avançados (Quaresma quer sair).

    Enfim, um belo problema, mas não para o FC Porto.

    ResponderEliminar
  64. Mais um 6-0 contra os -6 pontos. Stickada neles!

    ResponderEliminar
  65. Jorge Aragão, estive lá com o pessoal restante e foi muito agradável, muito quente, dentro do Pav é um forno, lá tive eu que fazer um mini "Streap" -não havia "mini.Cergal"- e a coisa resolveu-se...Não sei se foi por isso o que é certo é que o Benfas levou uma cabazada do camano! LOL...
    Foi um jogo muito bem controlado pelo Porto, quer nos momentos em que teve a bolinha, quer na altura em que teve que fazer marcação...Excelente, cinco estrelas a equipa e Franklim Pais! Depois também houve EDO BOSCH...Em grandíssimo plano. Algumas quezílias entre alguns adeptos mais apaixonados e um ou dois provocadores do Benfica, especialmente o Tó Silva, -aquela stikada na direcção do Público era perfeitamente desnecessária e perigosa- com uns GNRs também à mistura, meio enlouquecidos que estavam com a goleada que viam suceder a poucos metros de si. Tudo não chegou para manchar a tarde e olhem que poderia ser bem diferente se os papeis estivessem ao contrário, apertos de mão e abraços, faz parte da Coreografia...Muito e quente público, ambiente muito competitivo, excelente...

    ResponderEliminar
  66. E o melhor de tudo são os golos, 6 a 0...
    Quanto ao Postiga o que houve foi uma passagem de direitos em 50% para o Sporting, cedência essa que rendeu 2,5 Milhões de Euros. No fundo, o Porto continua a ter 50% do passe do Hélder Postiga e permite que este possa fazer o seu trabalho aqui bem perto.
    -Dizem-me que tudo bem, mas para um adversário directo nunca, eu também não aprecio muito mas, reparando bem, se ajudarmos o Sporting estamos a roubar espaço ao Benfica e ao mesmo tempo, a estabelecer pontes para entendimentos futuros. Não me parece mal pensado. Os verdadeiros inimigos são os outros...Estes são menos maus...

    ResponderEliminar
  67. Concorco que é boa noticia, a saida do Postiga (pena nao ser para o estrangeiro), o que me leva a pensar é que estamos a ficar num "Arsenal"(club ingles), só estrangeiros.. Bosingwa, Postiga já foram, Quaresma parece também ir embora, Pedro Emanuel deve fazer apenas mais uma época.. sobra meireles e poucos mais de Portugueses.. a identidade do club, da equipa, a mistica, estarão em extinção?

    Força FC Portoooooooo

    ResponderEliminar
  68. 6 secos. Que bem me soube.

    Agora Postiga no Sporting. Excelente. Menos um peso morto. Resultados desportivos: zero. Ordenado: uma enormidade, nao condizente com o seu rendimento.

    Se vai para o Sporting ou para o Benfica pouco me importa. O Zahovic, o Drulovic, o Bino, etc, também ja foram para rivais e dai nao resultou nenhum problema.
    Financeiramente é um bom negocio, para apagar a asneirada da troca do Pedro Mendes e do ordenado ridiculo que o Postiga ganhava.
    Desportivamente nao vejo o que perdemos? O rendimento dele era nulo. No Sporting pode ser que jogue mais. Tem um treinador mais disciplinador e vai jogar com outro avançado ao lado.

    Nao consigo interpretar la muito bem as declaraçoes do Madail.
    Agora ja estao à rasca. Ao ver que a unica equipa Portuguesa que dignifica o pais no estrangeiro pode ser castigada.
    Ou sera so fogo de vista? Palavras para enganar o povo?

    ResponderEliminar
  69. Agora que se fala de futebol...

    Na saída do POstiga só lamento que os 50% na posse do FCP valham na realidade 2,5 milhoes euros (vide comunicado da FCP SAD).

    Também nao percebo a obsessão com o Pedro Emanuel. Porque é que ele só joga mais um ano? O Jorge Costa só acabou aos 35 anos e por nós tinha coninuado a jogar.

    Há por aí muito Português, afastado da selecção, que podiam ingressar no Porto, e falo de Pedro Mendes, Hugo Viana, Joao Pereira, Manuel da Costa, Manuel Fernandes,...

    ResponderEliminar
  70. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  71. Caro Rui Moreira

    Apesar de compreender a sua posição, considero-me desiludido em relação à sua pessoa! É daqueles casos, em que, a primeira impressão era extremamente favorável; mas aos poucos se foi degradando!
    É nas horas difíceis que se vêm os verdadeiros homens!

    Atentamente,
    Armindo Paulo, 44 anos, Vila do Conde

    ResponderEliminar
  72. joao pereira no porto!? mas este ppl é doido!?!?1 fdx..batam todos 3vezes na madeira por favor !!!

    ResponderEliminar
  73. Depois de ler a noticia do JN fiquei esclarecido.

    Este pais mete-me nojo.

    ResponderEliminar
  74. Essa do JP só podia ser para terminar a semana da pior maneira: horrível.

    ResponderEliminar
  75. "O cordeiro e o lobo mau
    01h33m
    Comentário de Francisco J. Marques, Editor

    A Federação Portuguesa de Futebol, através de um seu funcionário, o advogado João Leal, comunicou à UEFA a condenação do F. C. Porto pela Comissão Disciplinar da Liga da forma mais negativa possível, fazendo os possíveis para que a UEFA exclua os portistas da Liga dos Campeões. Ao invés de tentar proteger o seu filiado, como é sua obrigação e sempre fez, ou como fazem as outras federações, a FPF começa por dizer que o campeão nacional "has committed the very serious disciplinary infrigement of corruption of the refereeing team" [cometeu a infracção disciplinar muito grave de corrupção da equipa de arbitragem] e só 22 palavras mais à frente, no meio de referências jurídicas, e em itálico é que se lê "as an attempt" [na forma tentada]. Mais, o denodo com que João Leal, director do Departamento Jurídico da FPF, escreve que o F. C. Porto não recorreu e omite que o recurso de Pinto da Costa pode ter óbvios efeitos sobre a condenação do clube caso venha a ser considerado procedente pelo Conselho de Justiça indicia uma inaceitável tomada partido. Diabolizando o F.C. Porto, claro!

    À Federação, aos seus órgãos e aos elementos que os integram exige-se distanciamento e imparcialidade. Lendo o fax que a FPF enviou para a UEFA percebe-se que não há distanciamento, nem imparcialidade. Falando claro, João Leal enviou uma comunicação que abre caminho à exclusão do F. C. Porto, em benefício especialmente do Benfica, que assim poderá chegar à Champions através da terceira pré-eliminatória, mas também do Guimarães e até do Braga.

    A FPF tem todo o direito de achar que a condenação do F. C. Porto pela Comissão Disciplinar da Liga foi curta, mas é incompreensível que agora vista publicamente a pele de cordeiro ao dizer que é assunto que não lhe diz respeito e na privacidade da comunicação com a UEFA use o fato de lobo mau e tente empurrar o campeão nacional para o cadafalso.

    Em suma, este é um óbvio caso de tráfico de influências e a federação terá de se explicar."

    Colagem do texto lançado hoje no JN...

    ResponderEliminar
  76. Bem que palhaçada esta FPF ainda anda o porto a ceder jogadores enfim, espero que o porto seja ilibado e que no fim disto comece a levantar processos contra esta escumalha toda que para ainda.

    PS: Espero que o FCP estreite ligações com os lagartos e os ajude a lutar pelo segundo lugar para o ano.

    ResponderEliminar
  77. 1.Acho inadmissível e muito triste que alguns de vocês se ponham para aqui a trocar galhardetes. Parem com essa estupidez. Vamo-nos manter unidos.
    2.Rui Moreira: Gosto dele. sempre o admiti.Mas é complicado para uma figura pública ser referida no meio como "blogueiro"!
    Faz muitíssimo bem afastar-se mas pode perfeitamente arranjar um nik com bom ar, escrever um quito mais simples e continuar a dar o seu contributo a este magnifico blog.
    3.F.P.F.: O Madail!!! Que mais se poderá dizer ou esperar da sua corja de abutres conhecida por Federação Portuguesa de Futebol?
    Era o que faltava que esta instituição Lisboeta que afasta o Vítor Baía da Selecção Nacional sem dar explicações a ninguém incluindo o próprio, virasse as costas ao projecto "nova era do futebol Português" que tem por missão elevar de novo a águia aos céus e aos confins da gloria eterna, pois são eles os escolhidos por Deus e pela esmagadora maioria dos Portugueses espalhados pelo mundo, para transportar o "novo testamento do futebol Português"!

    A verdade vem sempre ao de cima e eu acredito piamente que será o Fc Porto que se ficará a rir daquela cambada de corruptos da Capital.
    Quando muitos deles estiverem despojados dos seus cargos milionários, banidos e escorraçados sem honra nem gloria, então aí Jorge Nuno terá a sua merecida reforma numa qualquer praia do nordeste brasileiro a fazer aquilo que mais gosta... Namorar.

    Mantenham-se unidos. Escrevam por tudo quanto é lado. Não tenham medo de defender as nossas cores em nenhum blogue do mundo.

    ResponderEliminar
  78. Boa Miguel Canadá, realmente tenho que reconhecer que o nosso Presidente saiu "uma boa encomenda". Por onde passa deixa sempre "saudades", vejam o que veio numa das revistas do Jet.Set...Até a Carolininha confirma, pai dos filhos dela, só houve JNPC...A verdade é que se não fosse ele, ela estava ainda agora, a repôr materiais no Supermercado!

    ResponderEliminar
  79. Lamento imenso a saida do Rui Moreira do blog.

    Conhecí o blog através dele, aquando da sua vinda paa Cabo Verde e passei a ser um frequentador assíduo.
    Partilho da ideia de que este é o melhor blog que existe, pelo que continuarei a ler e, às vezes, a comentar quando achar oportuno.

    Saudações portistas a partir de Cabo Verde (casafcpcv.blogspot.com)

    ResponderEliminar