02 junho 2008

Postiga sai, Quaresma quer sair


"Postiga transfere-se do F.C. Porto para... o Sporting
Hélder Postiga é reforço do Sporting, para as próximas três épocas, com mais uma de opção. O avançado do F.C. Porto, que esteve emprestado ao Panathinaikos, vai actuar num dos eternos rivais dos portistas, numa transferência que custará aos leões dois milhões e meio de euros, revelam os dois clubes através da CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários).

Os comunicados apontam ainda que, no caso de Postiga se transferir para outro clube, os portistas terão direito a 50 por cento do montante. Se o Sporting quiser fazer «extinguir o direito de crédito futuro» terá de pagar mais dois milhões e meio de euros. A cláusula de rescisão está fixada em 20 milhões de euros.

O negócio envolve ainda a transferência de Diogo Viana, das camadas jovens do Sporting, para os escalões de formação do F.C. Porto. No entanto, os leões mantêm 50 por cento do passe do jovem atleta.

F.C. Porto: «Acho que está na hora de sair», diz Quaresma
Ricardo Quaresma diz que está na hora de sair do F.C. Porto. O extremo assumiu a sua vontade em Viseu, após o encontro entre Portugal e a Geórgia.

«Em Portugal, acho que já fiz o que tinha a fazer e está na hora de sair», afirmou Quaresma, lembrando que sempre disse que queria voltar a um grande clube estrangeiro, depois de ter representado o Barcelona, e repetindo a ideia: «Penso que está na hora.»

Questionado sobre as dúvidas do F.C. Porto na Liga dos Campeões, face ao processo Apito Final, o extremo disse que o clube está a tratar disso. «Tenho de pensar na selecção, nesta altura. Não estou preocupado, o F.C. Porto tem responsáveis a tratar disso. Depois do Europeu logo se vê onde vou jogar.»"

In MaisFutebol

PS: 300.000 visitas num blog é sempre um número a assinalar. Obrigado a todos.

21 comentários:

  1. Dizem os adeptos do Sporting que o Fc Porto saiu manifestamente a ganhar neste negócio. Se por um lado Hélder Postiga pode ser uma faca de dois gumes, já o jovem Diogo Viana aparenta vir a ser um futebolista de muita qualidade.
    Acho que, a ser verdade, o Fc Porto aproveitou muitíssimo bem a fragilidade financeira do Sporting para se livrar de um activo caro e que não proporciona grande retorno e trocou-o por aquele que será dos melhores alunos da Academia de Alcochete.
    Só o futuro o dirá.

    Relativamente ao Ricardo Quaresma, fico de certa forma estupefacto com as viragens a 180 graus que este rapaz nos proporciona!
    Tão depressa se diz feliz no Porto e nada preocupado com o seu futuro como de seguida sente-se ofendido com assobios que vem das bancadas do Dragão e já pensa em sair. Uma semana depois volta a jurar fidelidade e amor eterno ao clube e ao seu Presidente para de repente voltar com a historia de que já concluío o seu ciclo em Portugal.
    Obviamente que não surpreenderá ninguém a saida mais que anunciada de Quaresma mas podia perfeitamente ter uma postura mais humilde para com o clube que o foi buscar ao quarto escuro do Camp Nou e o transformou num homenzinho.
    De qualquer maneira, já todos sabemos que estará a caminho do Inter de Mourinho, o que será fantástico para ele e para os cofres do Fc Porto que como já se sabe, correm o risco de deixar de ver entrar 8 milhões de euros provenientes da Liga dos Campeões.

    ResponderEliminar
  2. "Postiga
    JORGE MAIA

    O FC Porto vendeu 50 por cento dos direitos desportivos de Hélder Postiga ao Sporting por 2,5 milhões de euros. Ora, aí está a prova de que, mesmo nos piores momentos, nem tudo corre mal para os lados do Dragão. Afinal, Postiga sempre foi uma pedra no sapato da SAD portista ao auferir um dos maiores salários do plantel sem que isso alguma vez tenha correspondido a um rendimento regular. O ponta-de-lança já teve períodos de grande inspiração ao serviço dos tricampeões nacionais, mas foram muitas mais as fases de completo divórcio com as balizas que, de resto, justificaram os sucessivos empréstimos que marcaram a sua carreira nos últimos anos. Assim de cabeça, o último acto relevante de Postiga com a camisola do FC Porto foi precisamente o livre que cavou na recepção ao Sporting no Dragão durante a última época, pressionando Stojkovic no lance que resultaria no golo do triunfo portista. Talvez Paulo Bento seja capaz de encontrar o interruptor que faz Postiga transformar-se num finalizador temível e que escapou a Adriaanse e Jesualdo Ferreira. Ou talvez o Sporting tenha conseguido comprar os 50 por cento de Postiga certos, aquela metade que marcou nove golos durante a primeira volta do campeonato de 2006/07. Seja como for, considerando que o FC Porto ficou com 50 por cento dos direitos desportivos do jogador numa eventual transferência, considerando que conseguiu incluir o jovem Diogo Viana no negócio, considerando os 2,5 milhões de euros recebidos e os ordenados poupados, este parece ser claramente um excelente negócio para os portistas.

    Rapidez
    "Decisão da UEFA deverá acontecer o mais depressa possível e de acordo com o rigor que um processo destes exige"
    Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, sobre eventual exclusão do FC Porto da Champions"

    -Ora aí está muito do que eu penso sobre a venda de Postiga e também do que é a posição do Poder Político, relativamente a esta questão da Liga, FPF, UEFA: -rapidez é preciso ser rápido!..."Entendido...Um copito de aguardente, entendi perfeitamente."
    Sempre ouvi os mais velhos dizerem: meu filho, olha que "a pressa é má conselheira"!

    ResponderEliminar
  3. Concordo perfeitamente com o Miguel. Estive a fazer uma tournéé pelos blogs sportinguistas e dizem muito bem do miúdo. Por acaso, este ano não tenho visto os jogos de júniores por isso estou a seco de informações sobre o real valor dele, mas só o tempo dirá se ele é bom ou não.

    Mas, penso, que talvez no final do Euro o Postiga vale-se mais um bocadinho, talvez esteja a fazer futurologia bacoca, mas parece-me que ele iria-se valorizar no Euro. Em todo o caso ainda temos 50 % do passe, e livramos-nos de um ordenado alto. Isso é outra coisa, não percebo como é que o Sporting vai sustentar o Postiga, mas também a mim não me interessa nada.

    Quanto ao Quaresma, não há surpresas nenhumas, como ele disse no final da época já não iríamos assobiar, por isso não estou a contar com a sua permanência. Vamos a ver se não teremos razia de jogadores, pelo menos os essenciais, esperemos que fique por aqui.

    Já agora um à parte sobre a equipa da FPF/Galp, é inacreditável o que se passou ontem em todas as televisões. A carneirada toda reuniu-se em volta da equipa da FPF/Galp, e é impressionante o estado de delírio colectivo que este país está a viver. Até parece que estamos numa país em grande momento, e isto ainda está no inicio... Quando é que isto acaba ?

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao Postiga, já manifestei o meu agrado em relaçao á sua saida..
    no caso "QUARESMA", tenho duvidas que alguem pague o que a SAD pede, até hoje parece não ter xegado nenhuma proposta para a venda do meeeenêno..o atiletaaaa. Mas saberá, o Quaresma, alguma coisa que nós nao sabemos? para ter aquelas afirmações? é que perante aquelas palavras bruscas não deve haver retorno..

    Em relação ao puto Viana, dizem ter grande potencial, é junior de 1º ano, e empressionou o Sir. Alex Fergunson, num jogo em que marcou 2 golos ao man. united, num torneio de camadas jovens.. não deviamos era ter deixado os 50% com os lagartos..

    Força FC Portoooooooo

    ResponderEliminar
  5. Caro Menphis, Pão e Circo, era assim que os imperadores romanos entretinham os Plebeus, alienados, para eles não acordarem e se revoltarem contra as injustiças e a vida miserável.
    É esse o circo montado para alienar. O Pão é que anda cada vez mais longe.
    E os papalvos vão na onda ... até um dia...

    ResponderEliminar
  6. Mesmo assim, negocio com o Inter, Quaresma, em troca de 25M€ + Jimenez !! hehe isto sim seria um show. será que estou a pedir demais? =)

    ResponderEliminar
  7. Depois do Postiga e no seguimento do P. Assunção, os adeptos parecem desatinar cada vez mais com Quaresma. Caro Miguel do Canadá, o Quaresma desde Janeiro que marcou a sua posição, designadamente naquele jogo com o Aves, para a Taça, em que foi assobiado de uma forma agressiva pela bancada.
    O que disse entretanto, virando o bico ao prego, é menos relevante.
    A altura para dizer que quer sair é esta, terminada a época. Esteve 4 anos no Dragão, deu uma Supertaça a sentar Argel e enganar Quim em Coimbra para começar; foi preponderante nos 3 campeonatos ganhos, com golos fantásticos e jogadas de génio; além do contributo com a assistência para Adriano marcar na Taça ganha ao Setúbal. Não tem sentido muita receptividade por parte dos adeptos, já cumpriu um trajecto brilhante no FC Porto que lhe garantiu voltar à ribalta e se sair ajuda o FC Porto a ganhar bom donheiro, tendo em conta o parco investimento feito nele enquanto o rendimento desportivo foi muito bom - temos aqui o contrário do Postiga, claramente.
    Quaresma não surpreendeu, pelo menos a mim, o timing é certo para anunciar que quer sair e se o fez é porque há negócio à vista.
    Algum dia tinha de ser.
    Se todos ficarem a ganhar, e voltando a lembrar que os jogadores não são escravos dos clubes (muito menos quem não é nascido no Dragão e mesmo os que o são... Postiga fora!), Quaresma pouco mais tem a dar ao FC Porto: em espírito já não está cá.
    É sempre bom ponderar os + e os - e não fazer juízos de valor sobre a integridade moral deste ou aquele.
    Só tenho de agradecer a Quaresma, apesar de também ter criticado algumas exibições e "feitos", mas ele é assim.
    O que lhe acontecerá depois já será apenas assunto dele. Boloni aconselhou-o a não se aventurar às cegas, em nenhum outro clube terão com ele a paciência que o FC Porto teve e é base para o sucesso de muitos jogadores que, por isso, reconhecem o contributo do clube na sua formação.
    Se Quaresma sair pelos tais 39.999.999 euros e o presidente der o euro que falta, grande negócio.

    Já quanto ao puto leonino Diogo Viana, não conheço e nesta fase nunca crio grandes expectativas.
    Limitei-me a ver o onze leonino que no sábado empatou no Olival 2-2 para o campeonato sub-19. Diogo Viana foi suplente e entrou aos 82 minutos. Registo.

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge Aragão, é verdade, e eu que sou um "estudioso" ( estudioso, no sentido mais de curiosidade) desse tempo sei bem o que eles faziam para entreter o povo. Não estamos em tempos muito diferentes, mas digamos que o Scolari não gosta muito dos romanos, ele é mais Pinochet, de quem confessou muita admiração. Apenas me limito a encolher os ombros e a dizer " mééé". já não há pachorra.

    Mas, voltando ao que interessa, que é o nosso clube, é inaceitável que o Madail goze connosco, dizer que a UEFA também lê os jornais e quer saber o que se passa. Se eu fosse a SAD, este ano eles entregariam a Taça de Campeão por correio, nem aceitava um cumprimento daquela figura ridícula que é o Madaíl.

    ResponderEliminar
  9. Zé Luis pelo que sei, ele foi suplente, porque é junior de 1ª época, e estava tapado por varios de 2ª época, também internacionais,e de qualidade, de qualquer forma, fico á espera da "resposta do futuro"..

    ResponderEliminar
  10. Ok, adezivo, é júnior de 1ª época, já tinha percebido. Portanto, está justificado não ser o titular. OK. Resta, então, saber o que vale. Se em relação a jogadores formados ponho sempre reservas à partida, admitindo que a sua proveniência seja importante como referência de princípio, quanto a juniores, vendo-os jogar ou não, mais reservas tenho, porque o mundo é outro na 1ª divisão.

    Vale por dizer que, para mim, este é só um pormenor significante, o da inclusão do puto leonino. Já basta que os adeptos do Sporting acham que têm Quaresmas e C. Ronaldos debaixo de cada pedra da academia, mas essas ilusões compra quem quer.

    E logo no FC Porto um júnior vingar? Com as exigências que tem a equipa principal? Com as exigências dos adeptos? Com as exigências que pesaram sobre Vieirinha e Ivanildo só para citar os mais recentes? Com as exigências sobre o... Postiga?

    Esta do Diogo Viana são peanuts no negócio.

    Quero é saber se, através do Postiga, o Sporting abdica do Vukcevic!

    ResponderEliminar
  11. Concordo..
    se Sporting abdica do Vukcevic, ou do Moutinho, que parece que o PC acredita no miudo..

    ResponderEliminar
  12. O Moutinho vai para o M. United, pelo menos é o que pensam dele em Alvalade, um jogador para outro mundo. Fiquemo-nos com o Vuk que não é certo permanecer em Alvalade.

    ResponderEliminar
  13. no blogue centuria leonina dizem isto do diogo viana:
    "Esta permuta apenas pode ser rotulada como catastrófica.
    Diogo Viana (Sub-18) é o melhor extremo da formação do Sporting Clube de Portugal. Um dextro que se sente confortável tanto na direita como na esquerda onde habitualmente joga. Um jogador com técnica, muito veloz e com uma raça simplesmente extraordinária em todos os jogos. É absolutamente inacreditável que o Sporting tenha acordado ceder este jogador ao Futebol Clube do Porto em troca por Hélder Postiga.

    É em dias como este que pondero seriamente entregar o meu cartão de sócio, tal é a minha desilusão perante este negócio. Já vi o Diogo Viana actuar em mais de 40 jogos só nas passadas duas épocas, tanto pelo clube, como pela selecção. Aliás, deliciado estava o observador do Futebol Clube do Porto que estava sentado bem perto de mim no Inatel durante o Torneio Internacional de Lisboa no qual Diogo Viana sem grandes surpresas foi eleito melhor jogador do torneio no passado dia 24 de Maio."

    ResponderEliminar
  14. Fico feliz com esses comentarios dos lagartos, de qualquer forma, tal como o Zé luis, ponho muitos pontos de interrogação, temos vários casos de promessas, que não passam disso mesmo..

    ResponderEliminar
  15. Uma coisa é jogar na formação, outro momento é a transição para senior... Quantos talentos na formação, perderam-se quando chegaram a seniores?Temos que ter paciência com jogadores tão novos..Será que a SAD e os adeptos portistas têm essa paciência? O Postiga não vingou com Jesualdo, irá vingar com um treinador com o perfil do Paulo "risca ao meio" Bento? Coloco todas as minhas reservas neste ponto...Sinceramente, espero que não...Mais importante neste momento, é saber se participaremos na Champions...Estes negócios, visam angariar dinheiro, para limitar as perdas com essa possível ausência...Devemos aguardar serenamente o desenrolar dos acontecimentos com toda a serenidade...Sem influências de jornais ou de correntes de opinião que possam influenciar massas e os nossos pensamentos...Para mim, enquanto adepto, é este o momento mais crítico do FCP dos últimos anos..Aparentemente, transparece um desnorte da direcção da SAD, bem como a perda de lucidez em alguns negócios..Todos sabemos que um lugar de administração numa SAD vencedora é uma proposta tentadora..Tenho uma opinião formada sobre isto: A SAD deveria ser formada unicamente por portistas...Há grandes portistas que são também grandes advogados, gestores, directores de recursos humanos... Para mim, para trabalharem neste Porto, deviam senti-lo com alma... Acho que deveríamos fazer queixas á UEFA da participação "passiva" do maestro da luz num site de apostas durante esta época... Pelos vistos, isto é ilegal...

    ResponderEliminar
  16. Os casos do Quaresma e do Paulo Assunção são diferentes. O Quaresma, se sair, sai como saíram outros grandes jogadores (Deco, Ricardo Carvalho, Pepe), rendendo ao clube uma boa (e fundamental) compensação financeira. O Paulo Assunção rescindiu contrato unilateralmente e vai indemnizar o clube por isso. Acordo, com proveito para ambas as partes, rescisão unilateral, com proveito para apenas uma. É diferente.

    Quanto ao Postiga, a verdade é que no Porto ele teve várias oportunidades e aproveitou-as pela metade. A pressão dos adeptos, que assobiam jogadores com a qualidade do Quaresma, não ajuda. Portanto, dificilmente teria condições para voltar a jogar no Porto. Não vejo problema nenhum neste tipo de acordos, desde que haja vantagens para ambas as partes.

    ResponderEliminar
  17. A Ricardo Quaresma so temos que agradecer pelos golos decisivos, assistencias, titulos, por TUDO.E inda para mais, vai nos dar muito dinheiro ( o que pode nao ser muito bom, pois será mais de metade para encher os bolsos dos "chulos" da SAD). A verdade é esta, meus amigos, por mais que vos custe, Quaresma tem obra feita e ficara para sempre, e sem qualquer duvida que merece sair. Nao podemos ser egoistas e perceber que esta liga ta esgotada para tanto talento. A tantos jogadores aconteceu o mesmo, o que é perfeitamente logico e racional.

    Jamais esquecerei o que aconteceu no final da epoca passada, e sei de boa fonte que poderia ter saido para onde queria, mas fez questao de ficar e assim o cumpriu

    Gosto muito deste blog, e respeito todas as opiniões mas nao percebo a azia constante e os "insultos" constantes a Quaresma. Mas tambem esses devem ser aqueles que sonham com o tridente da proxima epoca na frente: tarik, mariano e adriano

    Como um dia disse Miguel Sousa Tavares, um dia vamos dizer "eu vi jogar o Quaresma"

    Quanto ao Postiga, pode ser que na Supertaça comece ja a marcar...onde é que ja se viu abastecer o grande rival da proxima epoca?? vamos la deixar de ser tapados e chamar os burros pelos nomes sem vergonha...A SAD ANDA COMPLETAMENTE DESNORTEADA, SEM ESTRATEGIA E SEM LIDERANÇA...UMA VERGONHA

    p.s- Quaresma é a fonte de mais de 50% das receitas de merchandising...lindo

    ResponderEliminar
  18. Este é sem duvida o pior fim de epoca que eu já tive como adpeto do futebol!!!

    Ganhamos o campeonato! Certo!

    Mas este final de época com a final da taça a historia dos 6 pontos o Quaresma quer sair o Postiga vai po Sporting, o risco de ficarmos fora da prova que eu mais gosto de ver o meu clube participar...

    Ando cansado com o futebol...o que vale vem aí o Europeu para esquecer o meu clube...espero que 4ª feira não tenha mais uma desilusão com a decisão da UEFA...

    Desde que me conheço esta é a pior fase do meu clube. O PdC não fala porque não pode, aqueles Srs que estão lá na SAD não tem lingua para defender o nosso clube como tem o nosso presidente...o FCP está fragil...tenho medo da proxima epoca!!!

    Mas ainda assim...o FCP é GRANDE é o MAIOR.

    ResponderEliminar