20 junho 2008

Rui Moreira - A caça às bruxas


"Há um mês expliquei que não me conformava por o FC Porto não recorrer «porque só há uma honra». Por isso, e só por isso, pois, como também disse, já então não acreditava na exclusão da UEFA. Há duas semanas falei na «inveja dos medíocres», louvei o presidente, por travar a caça às bruxas, e escrevi que era impensável, nessa fase, desbaratar o departamento jurídico.

Agora, com o caso adiado, alguns dos que andavam aterrados com a perspectiva da penalização e imploravam pela união dos adeptos metamorfosearam-se em saneadores. Já no sábado, para além duma crónica em que os que não concordaram com a táctica foram apelidados de «abutres» e de «proclamados portistas», li, no mesmo jornal, uma notícia anónima sobre «vencedores e vencidos» segundo a qual faço parte, com Miguel Sousa Tavares e Manuel Serrão, de um triunvirato que, tal como LF Vieira, saiu derrotado e a quem só resta pedir «desculpa a Adelino Caldeira».

Lamento e registo que, numa altura em que há razões para acreditar num desfecho favorável para este caso, que só foi suscitado por inépcia do calculismo e que só está adiado por, em desespero, o clube ter recorrido a bons advogados externos, se procure branquear os erros e se gastem energias a inventar opositores internos. Percebo também por que razão a direcção de comunicação do clube é passiva com o inimigo externo: afinal, foi criada para vigiar e perseguir os portistas que cometem delitos de opinião.

Saibam que não me deixo ultrajar por mercenários nem aceito lições de «portismo». Além do mais, prefiro que me imaginem em triunvirato com o Miguel e Manuel, dois portistas de gema, com quem não estou sempre de acordo nem tenho pactos mas de quem sou amigo e admirador, a ser identificado com quem se serve do clube e não sabe o significado da palavra vergonha."

Rui Moreira in A Bola (Coluna do Senador)
Texto copiado do Sou Portista Com Muito Orgulho

34 comentários:

  1. Uma pergunta inocente:

    Vamos ter feira de vaidades no FCP?
    É que já chateiam estas guerras de palavras entre "figuras" do clube.
    Sempre ouvi dizer que a roupa suja se lava em casa.

    ResponderEliminar
  2. Ninguem te conhecía antes dos programas de tv,do qual te serves para com um misto de "portismo" e anti-presidente te fazeres ouvir ,e reunir um agregado que julgas tu meu mercenário,ser suficiente para nos representares.
    Se queres ser alguem ,traça um rumo e não fujas ao objectivo seu inutil.

    ResponderEliminar
  3. Continuar a defender a tese do recurso para salvar a honra é, a meu ver, uma completa e ingénua fantasia, para não lhe chamar outras coisas como obstinação ou até casmurrice.
    É como se alguma vez neste país alguém que não esteja conotado com o poder centralista tenha conseguido defender a sua honra em tais instâncias portuguesas, quer elas sejam os tribunais quer sejam as instituições federativas, tais como os CJ's e outros quejandos.
    No caso do FCP recorrer seria um erro completo, pelo seguinte:
    O problema deixaria de ter a visibilidade, internacional, que teve e, por isso deixaria o caminho completamente livre para a continuação da justiça persecutória e à LaCarte que tem vindo a ser exercida contra o FCP como o comprovam este e noutros casos recentes. Pelo que o recurso do FCP estaria condenado à partida.
    Daria condições para o característico processo dilatório com vista a encaixar o veredicto em data que conviesse para prejudicar o FCP
    Iria dar azo a que os 6 pontos fossem retirados no próximo campeonato ou noutro que fosse "julgado" de interesse
    Toda esta confusão com a UEFA seria repetida em data posterior e a haver condenação ela sempre aconteceria inexoravelment. Portanto recorrer seria apenas um adiar da resolução do problema.
    Passar a resolução do problema para a UEFA foi a melhor forma de pôr as instâncias portuguesas sob os seus holofotes e, portanto, colocar as ditas instâncias em sentido, incluindo o SLB.
    Por outro lado o recurso só de PC permite-lhe ir até aos tribunais de ultima instância, o que dará uma maior exposição e mediatismo e até justiça ao assunto.
    Desta forma foi e sempre seria a opção do não recurso a melhor a ser tomada. Defender o contrário só por ingenuidade, desconhecimento ou para tentar passar o ónus da culpa para a SAD do FCP numa prespectiva de desestabilização ou descredibilização.
    Penso que a SAD do FCP, isso sim, descurou a defesa do FCP e de PC, mas desde o início do processo AD em que adoptou uma estratégia passiva deixando passar para a opinião publica a ideia de culpabilidade assumida. Nesse aspecto penso que falhou rotundamente deixando chegar as coisas a um estado extremamente perigoso e imprevisível para o clube da qual poderia, tal como agora se veio a verificar, resultar numa condenação ha-doc do clube devidamente e estudada e preparada em lume brando ao longo de mais de 4 anos.

    Antonio Santos

    ResponderEliminar
  4. faço parto dos portistas que "pensa" sem medo. E alias, digo, que o RUi Moreira até pode dizer muito mais. Aqui todos pensam, todos teem opiniao. É vergonha esta perseguiçao que é feita a quem nao tem opinioes semelhantes. Caldeiras e afins so estragam o clube...Pena de Jorge Nuno que andam tao mal rodeado. Rui Moreira nunca se cale para o bem do nosso clube. Miguel ST nunca se cale...é melhor eu me calar senao inda me mandam "abater"...enfim vergonhoso...inda criticam os vermelhos?

    VIVA O FCPORTO DEMOCRATA

    ResponderEliminar
  5. Caros Portistas

    O dr Rui Moreira tem qualquer problema pessoal com alguém ligado à SAD, como se pode constatar na maneira como sempre escreve a esse propósito.

    Que tenha algum problema pessoal, ninguém tem nada com isso. É um problema entre as partes.

    Agora constantemente nós os Portistas os verdadeiros aqueles que se não passeiam pelos camarotes, e que não têm inveja dos que se passeiam.

    Estamos fartos de ver esta caça às bruxas de parte a parte.

    Estamos fartos de ver estes pseudo ilustres Portistas à espera de quem comete erros, para virem logo com a sua douta opinião, esclarecerem que não, que deveria ser de outra maneira, pois as suas é que são as certeiras.

    Ó Dr. Rui Moreira isto ”Agora, com o caso adiado, alguns dos que andavam aterrados com a perspectiva da penalização e imploravam pela união dos adeptos metamorfosearam-se em saneadores.” que é que se chama?
    Não é uma caça às bruxas?

    Ponha o nome das bruxas, Dr Rui Moreira? É o Dr Caldeira? O Dr. Gomes? O Reinaldo Teles? Quem é que o quer caçar?

    Então isto ”Percebo também por que razão a direcção de comunicação do clube é passiva com o inimigo externo: afinal, foi criada para vigiar e perseguir os portistas que cometem delitos de opinião.” é caça a quem Dr. Rui Moreira?

    E quando os outros cometem o delito de incompetência, segundo as suas palavras ”que só foi suscitado por inépcia do calculismo e que só está adiado por, em desespero, o clube ter recorrido a bons advogados externos”, isto chama-se o quê Dr Rui Moreira?

    Lamento profundamente que continue com esse tipo de discurso.

    Tanto escreve ou fala que admira o Presidente, como logo a seguir escreve ou diz que o Presidente anda rodeado de pessoas que não servem, logo mal escolhidas por ele.

    Uma pessoa é solidária com a outra mesmo nos momentos em que acha que o amigo não está a agir bem. Os amigos são para as ocasiões.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  6. Esta conversa do mais portismo e do menos portismo ja chateia.

    So quem quer meter a cabeça na areia é que nao ve que nao recorrer foi um tremendo erro de calculo. Nao fosse a razao estar do nosso lado e as instancias internacionais se rejerem por regras democraticas e nao por vassalagem a regimes pequeninos e teriamos amargos de boca.
    Alias precisamos de utilizar todo o nosso lobi e o nosso peso internacional (peso que so nos temos em Portugal), para nos "safarmos" da argolada.

    Demos espaço de manobra aos detractores da verdade, tanto nas instancias do futebol como na comunicaçao social anti-Porto.

    Também so quem quer enterrar a cabeça na areia é que nao ve que a tactica que envolve a comunicaçao, a imagem e a representatividade do clube, nos media e nas instancias do futebol foi errada. A defesa do Porto na opiniao publica tem sido feita por socios que nao pertencem à SAD, em determinados jornais e programas de televisao.

    Embora eu nao concorde com 90% do que o MST diz no respeitante ao futebol jogado, tenho que reconhecer que ele presta um enorme serviço à naçao portista. Quanto aos outros, tiveram as suas falhas, nomeadamente o Rui Moreira quando participou num programa da RTP que so visou denegrir a imagem do Presidente. Do Manuel Serrao nao falo porque nao gosto de o ouvir.

    Agora que a poeira assentou esta na hora de discutir o que vai bem e mal no reino do Dragao.

    Continuo a dizer que aqueles que se insurgiram contra a SAD e contra o Presidente quando o processo ainda recorria na UEFA, estiveram mal. Deveriam ter apelado à uniao dos Portistas e quando queriam dizer mal, calavam-se. O timing nestas coisas é de ouro e ha tempo para tudo. Nao é quando estamos em baixo e todos nos tentam pisar que vamos ajudar a afundar o barco.
    Mas nao se calem agora.

    ResponderEliminar
  7. No Maisfutebol:

    Paulo Bento: «A missão para 2008/09 é tentar ser campeão»

    Não consigo compreender. Mas, campeão de quê?

    ResponderEliminar
  8. No Maisfutebol:

    Paulo Bento: «A missão para 2008/09 é tentar ser campeão»

    Não consigo compreender. Mas, campeão de quê?

    ResponderEliminar
  9. http://www.slbenfica.pt/Informacao/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futcomunicado_210608_37342.asp

    Quero este jogador no Porto já, não havia melhor resposta a dar as galinhas

    ResponderEliminar
  10. Este Rui Moreira é uma artista.
    Miguel Sousa Tavares ou Manuel Serrão são portistas, mas são pensadores livres, um mais intelectual outro mais humorista, mas quer se concorde ou não, exprimem opiniões de quem tem o objectivo de ser pensador livre, defensor do que acha correcto, sem interesses camuflados.
    Este Moreira não é nada disto, é um oportunista, até a colar-se aqueles dois.
    Rui Moreira é um artista, aos poucos conquistou destaque que agora usa diariamente, é claro que tem segundas intenções, é claro que é um manipulador nato. A mim não me engana.
    Gosto do Miguel Sousa Tavares, gosto do Manuel Ferrão, mesmo quando não concordo. Agora, este Moreira, a mim não me engana.

    ResponderEliminar
  11. como é habitual, sempre que surge alguma coisa a respeito do rui moreira aparecem aqui uns users que nunca tinhamos visto e que o vêm aqui insultar. uma VERGONHA!
    alguém pode levar a mal que o Rui Moreira, QUE SEMPRE DISSE QUE NAO IAMOS SER CASTIGADOS PELA UEFA, QUER NO TRIO QUER NOS ARTIGOS QUE ESCREVEU, fique furioso por anonimos o insultarem nos jornais, como fazem de resto aqui, chamando-o de abutre e de falo portista?
    Porra, só mesmo quem não é portista, não é mfernandes, não é rui ? ou devo-vos apenas chamar rui cerqueira.
    onde andaram vocês? quantas vezes postaram alguma coisa? digam lá?
    Para mim, tudo isto é uma vergonha, uma prova de que o nosso grande presidente só anda mal rodeado. só falta mesmo o senhor caldeira ir comprar agora um advogado à argentina!

    ResponderEliminar
  12. Há gente que fica tão alterada por coisa nenhuma.

    Coitado do rui Moreira e destes clones...

    entretanto Cebola está no FC Porto.



    Chore Luisa Moreira, quem sabe numa esplanada de Buenos Aires...hehe

    e acalme-se.....

    ResponderEliminar
  13. Cebola no FCP..:))))

    Gostei.. Parece-me uma boa contratação..

    Mais Rennie para os milhafres..loloo

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. sirmister o teu desejo é uma ordem ;)

    Meus amigos, nem devamos criticar as palavras do rui moreira nem devamos dar enfase a erros ou deixar de haver erro.. todos querem o mesmo... ilibar o nosso clube daquilo que todos acreditamos ser isso sim uma caça ás bruxas, e limpar o nome e a honra do nosso clube.
    O Doutor Adelino Caldeira cumpriu o seu trabalho e isso é o que interessa neste momento. Quanto ao Dr. Rui Moreira, louvo-lhe a atitude que teve perante este caso e compreendo a indignação que teve de ver o seu nome naquele artigo de opinião do jogo, o qual ainda não sei o nome nem a pessoa que o escreveu, mas a verdade é que não podemos entrar por esses caminhos de ataques, porque nem ha mais portistas nem menos portistas.. somos TODOS PORTISTAS... todos nós amamos o FC Porto, todos nós sofremos o FC Porto,todos nós lutamos pelo FC Porto, claro, á nossa maneira de sentir e amar.Uns são mais intensivos , outros são mais resguardados, nem toda a gente sabe interpretar a emotividade, o discurso, o pensamento, a expressão de igual modo... mas no fundo tem que ir dar tudo ao mesmo. O amor, o carinho, a vontade e o ser por um clube que nos faz sentir orgulho de ser quem somos, que nos faz identificar com as cores que amamos, que nos faz olhar de cabeça erguida e mostrar que somos fortes, decididos e que de ha 30 anos para cá não admitimos que tentem brincar, espezinhar ou manchar o grandioso nome do nosso clube, da nossa cidade, da nossa região, do nosso povo, dos nosso adeptos...
    O Pedroto dizia há muitos anos que um vitoria no Porto valia por duas... estamos a caminhar para uma rota em que se não mostrarmos que somos mais fortes, vamos voltar a esses tempos.. porque há outros que possuem certos lugares estrategicos, porque ha outros que tentam manipular as pessoas,as ideias, os conteudos..
    Não podemos deixar que isso aconteça.. vejam o que aconteceu.. 2 penaltis em toda a epoca.. havia medo de se marcar um penalti a favor do FC Porto, um jogo na supertaça e um na final da taça em que so faltou o arbrito esboçar um sorriso... não podemos nunca baixar os braços... a nossa guerra nunca foi nem nunca irá ser interna.. não pode!! Porque temos demasiados inimigos e invejosos que nos rodeiam e que gananciam pela nossa posição de hegemonia para nos deixarmos de preocupar

    Não quero com isto criticar a posição seja do Dr Rui Moreira, do Manuel Serrão que muito admiro ou mesmo do Miguel Sousa Tavares... quero afirmar aqui que não podemos fazer do FC Porto mais um clube igual aos outros em que ha disputas e interesses internos porque nós não somos assim!!

    O FC PORTO SOMOS NÓS!!!

    ResponderEliminar
  16. não conheço o senhor rui moreira de parte nenhuma e não costumo assistir ao seu programa porque não tenho cabo instalado. mas leio as suas cronicas na bola e gosto muito. há uma coisa que me parece evidente. se chamam ao homem abutre e põe em duvida o seu portismo, ele não devia responder? e quem pergunta quem ele era antes de fazer o progrmaa não sabe que ele era já membro do conselho consultivo da sad do fcporto? e por fim quem imagina que ele e o pinto da costa não se dão bem não leu os elogios que o presidente lhe fez na visão? acho que de facto o andam a perseguir. aqui tambem. Luisa, desculpe se eu não sou um habitué neste blogue mas não tenho por habito escrever.

    ResponderEliminar
  17. mantém os teus amigos por perto e os inimigos ainda mais perto.

    Voilá, sai uma dose para a mesa5 com muita cebola...

    ResponderEliminar
  18. acho que o cebola se vier vai dar muito jeito porque tem muita raça.

    já agora, parabens ao doutor rui moreira. acho que tem carradas de razao como se vê pelos comentarios que aqui se tem lido. o henrique diz que sao clones mas eu acho que clones são os que nunca cá vieram mas que de repente apareceram a insultar o rui moreira. a mim dá me muito nojo e tenho muita pena que o clube ande com este ambiente.

    ResponderEliminar
  19. Ze Luis a proposito do teu titulo no outro dia e agora do cebola.. LOL agora é que comemos mesmo de "cebola"da o benfica AHAHAHAHAHA

    ResponderEliminar
  20. ó henrique já agora você é clone de quem? do caldeira? vá vocês para buenos aires falar com o carajo mas viejo e nao chateie. Eu estou calmissima acredite, cheguei agora a casa de trabalhar e já só trabalho dia 25 imagine.

    ResponderEliminar
  21. por acaso vou a Buenos Aires brevemente.

    Mas vou pelo meu bolso, nunca fui opurtunista. Que é a palavra-chave para definir o objecto da questão.


    A calma não parece querer nada consigo...ou então problemas de outra ordem...

    quiçá


    Agora só penso em cebolas, daqui a pouco talvez pense em frustrados ou opurtunistas

    Passar bem

    ResponderEliminar
  22. E pronto.. eu escrevo escrevo.. falo falo... mas o caldo a entornar-se na mesma.. devo escrever em mouro eu...=(

    ResponderEliminar
  23. A vingança começou. Que bem me sabe. Depois da vitoria Azul e Branca na UEFA e a derrota dos seleccionaveis scolarianos, agora voltamos a comer de cebolada os galinaceos. Tudo a dar razao a quem sabe. O nosso grande Presidente.

    Amanha uma peixada com muita cebola para o almoço.

    Vale a pena viver assim. Muito me rio da estupidez do meu povo. Entao aquela demonstraçao de "lambe-botismo" no aeroporto e depois a ultima cena terceiro mundista e salazarista de dar a ultima sopa aos pequeninos foi de bradar aos céus.
    Rir e chorar por mais. Mas quando é que o meu povo acorda?

    ResponderEliminar
  24. Percebem, agora, o que o Zé Luís quis dizer quando escreveu num post anterior: "FC Porto comeu o Benfica de cebolada..."?

    Marco Bellini é que sabe...

    ResponderEliminar
  25. A se confirmar o negocio do cebola, apetece-me dizer :"Grande trabalho sr. Rui costa" ahahhaahhaha

    ResponderEliminar
  26. Caros PORTISTAS

    "...Continuo a dizer que aqueles que se insurgiram contra a SAD e contra o Presidente quando o processo ainda recorria na UEFA, estiveram mal. Deveriam ter apelado à uniao dos Portistas e quando queriam dizer mal, calavam-se. O timing nestas coisas é de ouro e ha tempo para tudo. Nao é quando estamos em baixo e todos nos tentam pisar que vamos ajudar a afundar o barco..."

    Caro Soren PALAVRAS SÁBIAS...

    Todos sabemos que neste País existem poucos "PORTISTAS MEDIÁTICOS" , e quando estes em situações "dificeis" como as que passamos usam o TEMPO de ANTENA que têm para "DIVIDIR" ,com os seus "COMENTÁRIOS" , a NAÇÃO PORTISTA" , não nos resta outra opção , CRITICA-LOS , pois também temos esse direito quando a razão nos assiste .

    Abraços

    ResponderEliminar
  27. Um erro, ou pretenso erro, é aproveitado por alguns para criticar dura e repetidamente a Sad.
    Só que quem o continua a fazer está implicitamente a atacar o Pinto da Costa (nem que seja a sugerir que está cego).
    Mas deixando os Moreiras, o que eu queria mesmo, era um Porto, se possível, melhor que o do ano passado, com mais 2 ou 3 bons "ingredientes"... e esta Cebola vem mesmo a calhar.

    ResponderEliminar
  28. Uma das grandes vantagens do blogosfera é permitir que cada um manifeste livremente a sua opinião. Felizmente temos cada um o direito exprimir o que pensamos independentemente da posição social ou da possibilidade de acesso aos media de que cada um dispõe. Ter uma visão diferente das situações ou factos, não significa mais ou menos portismo. Mais, a nossa paixão pelo clube não nos deve cegar, ao ponto de impedir de ter uma perspectiva critica em relação a alguns comportamentos ou decisões tomadas. Dentro desse principio entendo perfeitamente a posição do Dr Rui Moreira e do Dr Miguel Sousa Tavares. São duas vozes independentes, que pensam pela sua própria cabeça, com um impacto nos meios de comunicação social da capital, que não pode de modo algum ser ignorada. De que vale nós darmos a nossa opinião aqui, se ela não passa deste blog. A opinião daqueles dois portistas, em especial o Dr Miguel Sousa Tavares, é lida e ouvida por uns bons milhares de "inimigos" vermelhos. E isso é muito importante

    ResponderEliminar
  29. Se num jornal sair um artigo não assinado, a sua autoria só pode ser imputada ao seu director. Convinha frisar isso e não falar em "notícia anónima". Não há nada como chamar os bois pelos nomes.

    ResponderEliminar
  30. Pelo que leio, a maioria dos putativos portistas que aqui deixam a sua opinião, parecem-me gente nova. Não se lembram, porque tal lhes era impossível, dos antecedentes da candidatura de Pinto da Costa á presidência. E é pena, pois parece-me que os oportunistas se passeiam por aí, à conta do Futebol Clube do Porto. Só por canhestros é que se põe MST e Serrão no patamar de outros "críticos"...

    ResponderEliminar
  31. Costumo dizer aos meus amigos adeptos das galinhas (é verdade, tb os tenho) que não podem pretender ser 6 milhões e falar a uma só voz.
    Será q tb tenho de dizer o mesmo dos nossos? Felizmente q entre nós existe uma coisa q nos une, o sermos todos portistas e, sobretudo, igualmente portistas. Tal não significa q tenhamos de concordar com todas as opções de quem dirige o clube.
    Não conheco pessoalmente nenhuma das pessoas acima visadas mas parece-me q todos eles defendem bem o nosso clube, cada um deles pela sua perspectiva ou modo como vê as coisas.
    Pessoalmente, acho q a táctica processual adoptada pela defesa do FCP foi correcta (como tb já acima disseram), a única coisa q correu mal e que poderia ter atrapalhado tudo foi a primeira informação q a FPF enviou à UEFA e que não era correcta, como se veio a confirmar.
    FCPORTO SEMPRE

    ResponderEliminar