17 junho 2008

UEFA temeu TAS e vai ter de explicar o famigerado 1.04 d)


FC Porto comeu o Benfica de cebolada: predispunha-se a acatar uma eventual suspensão em 2009 se fosse condenado
em Portugal. No jogo do tudo ou nada próprio dos desesperados (juntou-se-lhes o V. Guimarães), o Júri de Apelo fez tábua rasa de tudo e até pede clarificação da regra de admissão posta em causa e que pode servir qualquer clube no futuro

O FC Porto venceu o Benfica em toda a linha, meteu isco no anzol e a águia não comeu, antes queria a papa no pratinho de 2008-2009. A comunicação oficial da UEFA, datada de 13 de Junho mas que o FC Porto conhecia desde domingo à noite (notificado dia 15, tal como todas as partes, da FPF e V. Guimarães à Liga e ao Benfica que veio dizer não ter sido notificado), assinada pelo presidente do Júri de Apelo Michel Wuilleret, acabou com todas as dúvidas:

- esclareçam tudo em Portugal e;

- se porventura o caso da admissão do FC Porto vier à baila dentro de um ano então a famigerada alínea d) do artº 1.04 (posta em causa pela Associação Europeia de Clubes, que defendeu não só o FC Porto mas a sua aplicabilidade para todos os clubes no futuro e que quiçá pode um dia, ironicamente, servir ao Benfica que rejeita esta interpretação) terá de ser clarificada pela própria Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA.

Cá se fazem cá se pagam.

O despacho do Júri de Apelo, historiando todo o processo inclusive com os avanços e recuos da responsabilidade do inábil João Leal na FPF agora sob a ira do Benfica, é taxativo. Datas, informações, queixas, apelos, decisões, tudo esclarecedor. Da bronca inicial da FPF (fax de 15 de Maio), à correcção de 2 de Junho, do protesto do FC Porto, do chumbo da CCD da UEFA até os clubes serem ouvidos na última 6ª feira, 13.

O FC Porto tinha, de resto, jurisprudência no TAS, o Tribunal Arbitral do Desporto sediado em Lausana, última instância, fora da UEFA, a que os Dragões podiam recorrer. Decerto não iriam a tempo, se fossem excluídos agora da Europa, mas uma indemnização sorriria posteriormente aos azuis-e-brancos.

É que o TAS já sentenciou por duas vezes em condições favoráveis aos pretendentes/peticionantes: o ciclista Valverde, com a Federação espanhola da modalidade, ganhou em 2007 um processo à UCI que queria impedi-lo de participar numa prova; e o Anderlecht também viu confirmada no TAS uma reclamação, em 1998, contra a própria UEFA.

Ora, com jurisprudência do TAS metia logo freio á UEFA.

O 1º parágrafo diz que “para evitar que o FC Porto sofresse um prejuízo irreparável na hipótese de vir a ser ilibado de quaisquer culpas pelas tentativas de corrupção, justifica-se admiti-lo à CL 2008-09 desde que preencha as outras condições exigidas”.

Bem, o Benfica, no último acto de desespero, ontem em comunicado, salvaguardava o “disposto no artigo 1.08 do Regulamento da Champions League, ao abrigo do qual, a todo tempo, um Clube pode ser excluído da competição assim que apurado que não cumpre os critérios de admissão”.

Sempre em campo e no tempo errados, o Benfica não percebe que, se quis acelerar o processo fazendo “as coisas por outro lado”, proclamando, insano, que só uma decisão de 1ª instância, da CD da Liga e da CCD da UEFA, fossem válidas, como aquelas que lhe conviriam, a UEFA pretendia resolver tudo para fazer os sorteios sem condicionamentos.

No 2º parágrafo das conclusões, aponta-se que “aplicado o direito de julgamento das autoridades portuguesas de apelo e até que estas apresentem uma decisão em tempo razoável, caberá à CCD (UEFA) fundamentar (a questão) de fundo.

Para terminar, de forma esclarecedora (3º parágrafo):

“No seu exame da causa em profundidade, a CCD (UEFA) deverá explicar à luz da jurisprudência (nomeadamente as acções no TAS Valverde vs. UCI e Anderlecht vs. UEFA [dão as referências das acções], as suas razões de estimar que a sua decisão não seria considerada como uma sanção disciplinar, supondo que ela mantenha o seu ponto de vista [sublinhado meu].

E deverá [a CCD da UEFA] igualmente dizer o que ela entende por “implicado directamente ou indirectamente numa actividade destinada a influenciar de maneira ilícita o resultado de um jogo [art. 1.04, alínea d) das condições de admissão].

[Mais] Ela deverá finalmente precisar o campo de aplicação, tratando em particular o aspecto temporal. E deverá dar tempo às partes para se pronunciarem”.

Proposta do FC Porto rejeitada por Benfica e V. Guimarães
Mas todo o processo foi notoriamente mal conduzido e apontou para a leviandade com que a Comissão de Controlo e Disciplina agiu a 4 de Junho, desconsiderando a correcção da FPF de dia 2. Como vim analisando nos últimos dias.

Antes do mais, previ eu há dias:

Não me parece seguro que os adversários tenham tido em vista a repercussão de uma suspensão administrativa (não é uma sanção disciplinar, trata-se de respeitar critérios de admissão numa prova) da UEFA

(abrindo um parêntesis, aos cunhas e leais destas manobras de bastidores, eis porque o Gil Vicente ganhará o caso Mateus no TAS, pois a inscrição deste foi um acto administrativo que poderia ser dirimido em tribunal e o clube foi despromovido pelo recurso à justiça comum)

Ora, o instrutor da UEFA considerou “que a decisão contestada não é uma sanção disciplinar contra o FC Porto, mas uma decisão administrativa de admissão pelo exame dos diferentes critérios vertidos no regulamento da UCL”

Historiando os factos, o Júri confirma que a testemunha João Leal, da FPF, cometeu inexactidão na informação de 15 de Maio, corrigida a 2 de Junho. Concluiu-se que o protesto de Pinto da Costa será válido para o FC Porto, mesmo sem ter recorrido, se o presidente for ilibado de acusações que impendem iguais sobre o clube.

A estratégia do departamento jurídico do FC Porto, como eu a admiti, estava certa!

Com a contestação, a 6 de Junho, do FC Porto sobre a decisão do dia 4 da CCD (recusou a não retroactividade da lei e a sua não aplicabilidade em casos idênticos com clubes italianos), feito o recurso dia 11 para o Júri de Apelo, o FC Porto e o instrutor da UEFA (em nome da CCD) chegaram a um acordo:

- O FC Porto submete-se sem reservas a nova avaliação do caso em 2009-2010 mediante o que vier à luz dos recursos apresentados nos órgãos jurisdicionais em Portugal.

Foi mostrado isto a Benfica e V. Guimarães na última 6ª feira. Pois é, os amigos de Guimarães, afinal, sempre queriam aproveitar a boleia escandalosa do Benfica. Os dois clubes, interesseiros, rejeitaram. Queriam tudo resolvido já. O Júri de Apelo fez-lhes a vontade, como está explicado acima.

Como também me pareceu estranho a decisão/precipitação da UEFA que vim denunciando, eis o que resume o Júri de Apelo:

“Os debates deste dia permitiram, com efeito, precisar de maneira certa que as decisões reconhecendo o FC Porto culpado de tentativas de corrupção não são definitivas nem executadas [transitadas em julgado], até que o clube seja culpado no recurso. Chega, de facto, que o presidente do clube, condenado em primeira instância pelos mesmos factos remetidos contra o FC Porto, recorra das decisões para que o clube beneficie em caso de absolvição. Foi mal, portanto, à CCD considerar como definitiva a culpabilidade do FC Porto para o afastar da CL 2008-09. Face às contradições da FPF nas suas comunicações de 15 de Maio e 2 de Junho de 2008, a CCD devia clarificar a situação [ora, ela alheou-se das rectificações dadas dois dias antes da sua reunião de dia 4]. Pelo menos ela [CCD] não podia inferir que as sanções dirigidas ao FC Porto eram definitivamente prova de culpa. Seguramente que ela deveria pronunciar-se em tempo útil, mas tal não significa no entanto que tenha de agir com precipitação”

Os habituais três membros do Juri passaram a cinco. Ouvidas todas as partes, os cinco deliberaram, à porta fechada, esta linda história que serve maravilhosamente o FC Porto, condena o Benfica ao ostracismo dos seus pares europeus que preconizam um esclarecimento da famigerada alínea e deixa a UEFA com o ónus de alterá-la clarificando ou anulando (situação menos provável): afinal, quando deve ser aplicada, que tempo abrange e em que circunstâncias deve ser usada.

É bem feito, digo eu.

44 comentários:

  1. Bom esclarecimento.

    No final disto a pergunta que me vem á cabeça é, será que temos que ficar com o tosco do alan para não o mandar para guimarães ;)

    ResponderEliminar
  2. clap clap clap... de onde foste buscar aquele pequeno texto ja traduzido da resolução do juri de apelo no fim do post? Muito bom.. aquilo chega para os calar

    ResponderEliminar
  3. como ontem foi pre noticiado no http://forumbenfica.blogspot.com/ que pelos vistos deve ter alguns redactores do correio da manha ao barulho hoje a capa do correio da manhã vem com a capa de que o Benfica vai pedir uma indemenização de 30 milhões de euros á FPF.. mas eles estão loucos?está tudo maluco? como pode um clube pedir uma indemenização por causa de um lugar a que nunca teve direito?

    ResponderEliminar
  4. E andam aí pasquins em dia de festa como este, que ainda dormem, parece. Ao contrário do correio manholas, que tamém não faz mais que manchetes a sair fora dos postes.

    E eles são da famelga, diz-se aí à boca grande, cheia.

    Mas olha, quem não está com meias tintas é o Benfica, sim senhora, o LFV e seus advogados na sombra, tipo leais, cervans e carreiras, além dos costas, a barafustar para todos os lados, contra Portugal e o Governo, contra a Fifa, a Uefa, a FPF, a Liga e PdaC.

    E salva-se desta investida a morgada, a carola e o FC Porto.

    Eh, perdidas as estribeiras, com toda a pinga de vergonha, eles são o ridículo desta terra. Desta terra de Lisboa, que no mais ninguém lhes liga nenhuma. E isso é triste, custa.
    Mas tamém não passem o tempo a tramar contra o Porto, como apanhados de inveja, que é feio, quais pides, sempre a bufar contra os outros, ai, ai, cum caramba.

    Enfim, make love, not war, e boa sorte pra todos.

    ResponderEliminar
  5. Zé Luís,

    Soberbo !


    P.s. - Meu caro, onde posso ter acesso à decisão (em português) na íntegra ?

    ResponderEliminar
  6. Boas! Parabéns pelo excelente blog!
    Queria apenas deixar aqui duas perguntas que como portista me causam alguma apreensão:
    Há hipótese de caso o CJ da FPF decidir que o castigo é definitivo o Porto ser castigado ainda no decorrer desta época? Ou seja estar no meio da champions e ser afastado?
    E segundo não poderemos ser castigados na próxima época 2009/2010 e aplicarem novamente este castigo com um ano de suspensão?

    E por ultimo apenas queria dizer isto independentemente de recursos e castigos posteriores o FCP, devia ser ilibado de qualquer castigo da UEFA por que é simplesmente ilegal aplicar as leis retroactivamente.

    Viva ao FCP!

    ResponderEliminar
  7. Andam comentários no record a falarem de um carro novo adquirido pelo Pavão.

    CRYSTAL RAT:

    http://www.record.pt/noticia.asp?id=791671&idCanal=17

    Desculpem conspurcar o blog com este link, mas se são eles a dizer...

    ResponderEliminar
  8. azuleiro, situacionista,

    não imaginam o prazer que tenho em escrever isto com acesso à fonte oficial. Mas podem imaginar que não posso divulgar em está acessível.

    Para quem já leu os pasquins de hoje e não se ficou com a verdade escrita em O Jogo e no JN, para quem ouviu reacções próprias de quem desconhece as coisas e até os jornalistas que abrem debates sem eles mesmos saberem o que está em causa, a verdade é esta:

    - nem a próxima época estará em perigo, muito menos esta.
    - a famigerada alínea terá de ser bem explicitada quanto ao seu tempo e campo de aplicação, ónus a cargo da própria CD da UEFA.
    - volto a repetir que, à luz do muito que já se sabe (bastou ler os acórdãos da CD da Liga), não há matéria para incriminar o FC Porto, antes há razões fortes para ilibar clube e presidente de toda esta tramóia monstruosa que venho denunciando por aqui. Portanto, só vejo que o CJ da FPF anule a decisão da CD da Liga.
    - Como devem perceber, só a reacção do benfas, a indemnização e tal vale aos desesperados da informação que não têm bases, conhecimento ou interesse para saberem informar correctamente.
    - mas tal como tenho lamentado, e digo-o com alma de portista, reparem que nem hoje o FC Porto meteu no site qualquer informação sobre esta matéria delicada e decisiva da UEFA, o que significa não prestar um serviço devido aos seus adeptos ansiosos por saberem a verdade e os factos reais e não imaginários que os delirantes do regime apregoam precisamente porque o FC Porto acaba por permiti-lo ao não impor e vgincar a sua verdade.

    Creio, por isso, já ter respondido a quem perguntou:
    Há hipótese de caso o CJ da FPF decidir que o castigo é definitivo o Porto ser castigado ainda no decorrer desta época? Ou seja estar no meio da champions e ser afastado?
    E segundo não poderemos ser castigados na próxima época 2009/2010 e aplicarem novamente este castigo com um ano de suspensão?

    Eu desde 6ª feira perdi praticamente as dúvidas que existiam, temos de reconhecer. A leitura que fiz dos acontecimentos estava certa. Mas, acima de tudo, o FC Porto ganhou uma das mais tremendas batalhas em que se viu envolvido. E que sirva de exemplo.

    ResponderEliminar
  9. Estou bem mais contente, embora não muito aliviado.

    Não tendo muito tempo deixo uma questão..perante o nojento comportamento do Guimarães´, a par dos nojentos comportamentos dos seus adeptos perante o nosso clube, como é possível andarmos a ser amigos deles, emprestando-lhes jogadores..etc?


    Depois disto já se fala em emprestar Kaz e mais um jogador ao Guimarães, como é possível?

    Não precisámos desses parolos para nada. Que voltem para a segunda...

    Não devemos ser o abono de família de ninguém,sobretudo de quem nos quer mal...

    ResponderEliminar
  10. Zé Luís,

    Parabéns pelo post.

    Touché!!!

    Agora, o orelhudo quer 30 milhões da Federação. Orelhas, queres dinheiro? Vai ao Totta.

    Sem a Liga dos Campeões, a quinta pata do cavalo vai servir de consolo a muito cabeçudo e orelhudo.

    ResponderEliminar
  11. Zé Luís,

    Se puderes, tira-me esta dúvida:

    Existe alguma possibilidade de FC Porto vir a perder os 6 pontos na época de 2008/09 (dado que não transitou em julgado) no caso de, por absurdo, o recurso no Conselho de Justiça da Federação ser revogado?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. sirus, face ao recurso do boavista que tem efeitos suspensivos o campeonato ainda não se encontra homolgado portanto essa possibilidade é nula

    ResponderEliminar
  13. As decisões relativamente aos recursos do Pinto da Costa e do Boavista serão definidas na mesma altura?

    Existe a possibilidade de ser tomada, primeiramente, uma decisão relativamente ao recurso do Boavista e, portanto, ser logo homologado o campeonato, ficando o FC Porto com 69 pontos?

    E se, posteriormente, o recurso do FC Porto for deferido, quem nos vai ressarcir desses 6 pontos?

    Ou nada disto faz sentido?

    ResponderEliminar
  14. Zé Luís abro uma excepção para te felicitar pelo post.É pena que agora haja um silêncio ensurdecedor da parte de alguns, que há tempos atrás disparavam em todas as direcções contra o Presidente, a Sad, etc.
    Sabes uma coisa Zé Luís,nós já cá andamos há muito tempo...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Esta imagem traduz muito bem o que passou na UEFA com o orelhudo:

    http://bp1.blogger.com/_X0Gn7m_aKnI/SFQ1ijNZgFI/AAAAAAAAADM/GcEzAjK7c48/s400/1orelhas.jpg

    ResponderEliminar
  16. excelente post, as usual :)

    Vencemos uma das mais duras batalhas em que me recordo de ver o nosso Porto envolvido.

    Continuo a pensar que a estratégia legal foi bem delineada, apesar de haver sempre imponderáveis e supresas de última hora.

    No entanto, e se houver aqui alguém de direito penso que me vai compreender, por muito fortes sejam os nossos argumentos e o nosso caso quando se vai para a barra de tribunal nunca se pode cantar vitória antes do tempo.

    Agora há que vencer nova batalha, a do processo apito Criolina.

    Estou certo que também nesse venceremos por 'quinze a zero' !

    Força Porto !

    ResponderEliminar
  17. estou como o dragão vila pouca.
    é pena que aqueles que tanto criticaram não apareçam agora

    ResponderEliminar
  18. Sirus, penso que o CJ tomará uma decisão na mesma altura sobre tudo visto os processos terem entrado na federação em simultaneo.

    A minha duvida é visto eles terem que tomar uma posiçao antes de 1 de agosto visto o campeonato ter de ser homolgado e saber se o boavista entra ou não de que poderá valer aquela alinea 1.08 que eu mais uma vez axo muito vaga e que poderá ser interpertada de varias formas, ze luis?

    Pessoalmente axo que a UEFA não vai correr riscos de excluir o FC Porto depois da prova já estar oficializada... mas os lampiões não descansam.. a eles da-lhes jeito resolver isto este ano claro...

    ResponderEliminar
  19. esclareço tb por fonte segura que o FC Port SAD não está a usar o site como forma oficial de textualizar e de se expressar devido a comunicados passados terem sido usados como pretexto dos lampiões nomeadamente aquele em que o FC Porto oficializou que a FC Porto SAD não iria recorrer da pena. Já de manhã a SAD comunicou oficialmente á CMVM que iria á ligados campeões. Cite-se "A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD, de acordo com o artigo 248º. nº.1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que irá disputar a edição 2008/2009 da UEFA Champions League

    Porto, 17 de Junho de 2008"

    ResponderEliminar
  20. foi tb por força desta guerra q descobri este excelente blogue. Zé Luís, parabéns pelos comentários e exclarecimentos, pois q tenho procurado o texto das decisões da uefa e não encontro.
    Atenção meus amigos, é verdade, como alguém disse acima, q o site do FCP não tem esclarecido convenientemente os associados, mas penso q terão razões para isso, pq se o fizerem estarão a dar trunfos aos adversários que, pelos vistos, desconhecem a diferença entre trânsito em julgado de uma decisão e imutabilidade dessa mesma decisão. tb não me quero alargar nesse esclarecimento, pelos mesmos motivos, mas aconselho, a quem o poussua, que consulte o art. 402 do Código de Processo Penal (aplicável subsidiariamente a processos disciplinares).
    FCPORTO FOREVER

    ResponderEliminar
  21. melhor do q eu, o Azuleiro esclareceu convenientemente a falta de informação do site do FCPorto :)

    ResponderEliminar
  22. Parabéns pelo post.

    Allez, Porto, Allez!!!

    Les orelhus foram enrabus.

    Hum, hum, hum...

    UEFA said to benfica:

    I´m gonna kick your ass!!!

    ResponderEliminar
  23. Zé Luis:

    Muitos dos argumentos (legais) pás discussões que mantenho com os cabeçudos, é daqui desta «fonte» que a venho beber... por tudo isso, Parabéns pelo teu excelente e já mais que habitual trabalho!

    ps - os «tais», os «outros», aqueles que durante tanto tempo «emprenharam» dos ouvidos, fazendo o jogo (sujo) do inimigo, e disparando pra tudo quanto era lado, hoje, têm que calar, não bufar e «desaparecer» por uns tempos... é que os «velhos do restelo», ainda estão cá pra lavar e durar. Esses tais «velhos», sabem mais a dormir do que todos os outros acordados. Como Che Guevara gostava de declamar, eu tb o digo: "Pelo FC Porto, Sempre!"

    ResponderEliminar
  24. no bigdeal obrigado pelo esclareciumento cai da cadeira a rir.
    realmente nao me lembrei dessa da imutabilidade mas seja como for ainda não transitou em julgado seker...
    xD
    resta dizer que o sr "dr. (da mula ruça)" Paulo Gonçalves, estagiou nos escritorios do Adelino Caldeira.. pelos vistos não aprendeu grande coisa... ahahahaha

    ResponderEliminar
  25. ATENÇÃO A azia ao rubro!!! temos uma nova perola!! ---> http://forumbenfica.blogspot.com/

    Pinto da Costa e o PS ----> provavelmente amanha tb sai no correio da manha.. estes gajos estao a precisar de se curar mesmo.. vejam a associação que estes dementes fazem...

    ResponderEliminar
  26. Cada vez que ouço os mouros a lamentarem-se, só me lembro desta música do Demis Roussos:

    goodbye my love goodbye
    goodbye and au revoir
    as long as you remember me
    I'll never be too far


    Proverbio Português:
    O que é do homem o bicho não come.

    E muito menos um abutre orelhudo.

    ResponderEliminar
  27. azuleiro,

    Sempre a vigiar o inimigo.

    Já estive a ler. FC Porto e PS?

    Mentes diabólicas.

    Estes orelhudos são capazes de ir coisas do catano.

    Devem ver todos os dias o filme "Teoria da Conspiração" do Mel Gibson.

    Já estou como o outro: que mais irão eles inventar?

    Têm demasiado tempo livre.

    ResponderEliminar
  28. phoenix,

    Cada vez que os ouço a lamentarem-se lembro-me, antes, desta música do Fagner:

    Encosta a tua cabecinha no meu ombro e chora
    E conta logo a tua mágoa toda para mim

    ResponderEliminar
  29. Reconheço que esta história toda do Apito Final não foi boa para a nossa imagem e nunca devia ter acontecido.

    Mas nunca me diverti tanto com a azia dos abutres. Esta história da Liga dos Campeões foi a derrota mais lhes custou a digerir... de sempre.

    Deixem-me lá ir... rir mais um bocadinho.

    ResponderEliminar
  30. incha orelhas

    O director de comunicação da UEFA, William Gaillard, garantiu esta terça-feira a neutralidade da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no processo de admissão do F.C. Porto à Liga dos Campeões 2008/09. Mais, o porta-voz do organismo europeu assume que o presidente da FPF «nunca pressionou» ninguém no âmbito do mesmo caso.

    «A Federação Portuguesa de Futebol manteve-se neutral em todo o processo, nunca tentou influenciar o Comité de Controlo e Disciplina ou o Comité de Apelo da UEFA, sempre respeitou a independência destes dois órgãos e em nenhum momento interferiu com o processo jurídico», revelou William Gaillard, em declarações à Agência Lusa

    Depois, o director de comunicação da UEFA explicou que o presidente da FPF, Gilberto Madaíl, «é um membro do Comité Executivo da UEFA e nunca pressionou quem quer que seja na UEFA», pois esteve «completamente fora do debate».

    «Benfica vai recorrer aos tribunais? Isso é decisão deles»

    William Gaillard recusou comentar as críticas do Benfica à FPF e a Madaíl, «isso é problema deles», disse, e, questionado sobre o facto de os encarnados irem recorrer aos tribunais, o porta-voz da UEFA foi claro: «Isso é uma decisão deles. Não tenho nada a dizer.»

    ResponderEliminar
  31. Que dizem disto:

    "Segundo regulamentos da FIFA, qualquer clube que intente judicialmente contra a sua Federação, confederação continental (neste caso UEFA) ou FIFA será suspenso imediatamente de todas as competições de futebol. Esta é uma das leis mais antigas da FIFA e que visa essencialmente que não sejam os tribunais a decidir as classificações dos campeonatos, assim como a qualificação para as provas das confederações da FIFA. Até hoje nenhum clube do Mundo recorreu a tribunais, o Benfica será assim suspenso imediatamente logo que a FPF tenha conhecimento que foi processada pelo clube, comunicará à UEFA e esta à FIFA, que suspenderá o clube Benfica de todas as provas de futebol oficiais, Liga, Taça, Taça Uefa, Taça da Liga, assim como o clube deverá ser relegado para 3divisão quando voltar a competir e só após levantamento da suspensão, se entretanto desistir da queixa contra a FPF."

    fonte: http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080617/benfica-suspenso-de-todas-competicoes

    Cumprimentos...

    ResponderEliminar
  32. Bruno,

    Estás-me a querer dizer que os abutres estão à beira do abismo e querem dar um passo em frente?

    3ª Divisão? Também está bem.

    ResponderEliminar
  33. Tenho dados novos.. por meios obscuros, sei que no dia 26 de junho vai haver um certo numero de socios que como em AG anteriores conseguiu vai fazer chumbar mais uma vez todos os pressupostos que vão estar pendentes nesta nova assembleia geral do benfica xD
    Soube de mais uma coisa... não é que dois dos abutres que andam co Luis Filipe Vieira (os chamados guarda costas) já foram acusados em tribunal por homicidio?Um tal de Gameiro e um tal de Kazuza este ultimo pelos vistos o senhor que efectuou as agressões numa caixa de um banco a um cidadão no passado mês. Então um homem que defende a verdade e a justiça rodeia-se de criminosos para o defenderem? hum hum... axo que pode começar o contrataque...

    ResponderEliminar
  34. Phoenix,

    Não sei até que ponto esta notícia está correcta. Só a li no futebolar.portugalmail.pt..

    Se tiver correcta acho que é nosso dever apoiar a queixa dos chorões. :))

    Aliás, acho que é uma boa divisão para eles. Sempre podiam ganhar alguma coisa..lolololol

    Cumprimentos..

    ResponderEliminar
  35. O azuleiro é lixado. :)

    Sempre na trincheira... à escuta.

    Qualquer movimento em falso deles, o azuleiro dá logo conta.

    Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  36. Se me permitirem, registo aqui o comentário de um benfiquista, Bruno Carvalho, dos poucos que retiraram uma pala dos olhos:

    ""Eu sei que a minha posição não está de todo alinhada com a opinião da maioria dos benfiquistas que têm andado nos últimos dias muito felizes com a hipótese do FC Porto não jogar a Liga dos Campeões e, por conseguinte, ser o Benfica chamado à 3ª pré-eliminatória dessa competição.

    É pena que andemos todos tão distraídos com os apitos dourados e finais.

    Com isto esquecemos todas as nossas frustrações e os 20 pontos a que ficamos do FC Porto.

    Esquecemos que o Porto foi nos últimos anos Campeão Europeu, Campeão do Mundo e ganhou a taça UEFA, para além de ganhar a grande maioria dos campeonatos nacionais.

    Esquecemos que o Porto na época 2007-08 tinha no seu plantel jogadores como o Lucho, Lisandro, Quaresma, Bosingwa, Paulo Assunção ou Bruno Alves. Já nem falo de Raul Meireles, Farias, Adriano, Fucile, Tarik, etc.

    Esquecemos que o Porto é actualmente tricampeão, tendo ganho 2 campeonatos com Jesualdo Ferreira, treinador que o Benfica despediu.

    Esquecemos que o Porto ganhou a taça UEFA e a Liga dos Campeões com um treinador que o Benfica mandou embora e com jogadores que não serviam ao Benfica, como Deco e Maniche.

    Esquecemos que o Benfica não consegue segurar um treinador campeão, como foram Toni e Trapattoni, ou agora Donner no andebol.

    Esquecemos que despedimos Fernando Santos à primeira jornada e colocamos um jogador a meio da época como chefe do seu treinador principal. Escusado será dizer que à primeira oportunidade Camacho se pôs a andar… quando o Benfica ainda ia em 2º lugar.

    Esquecemos que andamos anos a tentar encontrar um organizador de jogo e foi necessário o nosso Rui Costa ter voltado para sabermos o que é bom futebol. Alguém pensa que o Porto anda a suspirar pelo regresso de Deco? Não. Eles venderam-no bem vendido, ainda ficaram com o Quaresma e substituíram-no pelo Lucho.

    Enquanto andamos distraídos com os apitos, Pinto da Costa e Antero Henrique constroem, ano após ano, um Porto ganhador.

    Sei que isto dói muito e os meus caros amigos do Benfica não vão estar de acordo comigo e vão pensar: “lá vem outro só dizer mal”.

    Mas gostava de dizer a todos que também eu quero a verdade desportiva. Mas quero que deixemos de tapar o sol com a peneira e encaremos de frente os problemas do Benfica.

    Caso contrário, iremos continuar a ficar em 4º lugar em campeonatos e suspirar pelo mal dos outros.

    Peço desculpa a todos por não embarcar no discurso fácil anti-portista. Disso estou eu farto e está mais do que visto que não nos traz vitórias.

    Quero um Benfica ganhador, que vá à Liga dos Campeões porque é o campeão português.

    Quero um NOVO BENFICA, o que até é fácil de explicar: quero um Benfica igual ao Benfica que me habituou às vitórias e ao sucesso.

    Espero que Rui Costa consiga isso."

    ResponderEliminar
  37. Phoenix isso é um discurso muito elaborado e demasiado inteligente para o benfiquista normal e grunho compreender... afinal eles gostam tanto do kdhaffi dos pneus porquê? xD

    ResponderEliminar
  38. Ho Zirtaev, o meu site oficial passou a ser este, venho aki mais vezes que vou ao do FCPorto!!! Obrigado a todos, um abração a todos não digo parabéns porque não ganhamos nada apenas temos o que é nosso de direito!!!

    ResponderEliminar
  39. Que bem me teem sabido estes dias.
    Vitorias em toda a linha. UEFA, Hoquei, etc.

    A vergonha das atrocidades e das barbaridades no conluio entre descomunicaçao social, benfica e instituiçoes democraticas totalmente desacreditadas é algo que devia envergonhar o pais.
    A perseguiçao feita ao Porto clube e ao Porto cidade devia envergonhar o pais.

    Este caso é em tudo parecido ao da Dra. Azedo-Leite quando para cobrir o défice orçamental, vendeu patrimonio do Estado para depois o alugar e a Uniao Europeia veio horas depois dizer que o Governo Portugues nao o podia fazer.
    Foi o desacreditar das instituiçoes que governavam o pais. Foi uma mensagem humilhante perante a inabilidade dos Portugueses em conduzir os destinos do proprio pais.

    Esta decisao da UEFA esta exactamente ao mesmo nivel. Vem, indirectamente, dizer a Portugal, que tudo o que foi feito contra o Porto é inconstitucional. Por medo da decisao do TAS e do descrédito que isso traria à propria UEFA e perante as incongruencias de escutas ilegais e de "pseudo-corrupçoes" nao provadas na forma tentada de um caso que nem sequer ainda transitou em julgado, a UEFA diz mais uma vez a Portugal que Lisboa é terceiro-mundista. Que os Portugueses sao demasiado invejosos para estar ao nivel da velha Europa.

    Sinto uma alegria incontida por Portugal nao estar completamente entregue aos Portugueses. Por "nao mandarmos nada" em algumas areas da governaçao e por existirem Tribunais Europeus que se sobrepoem aos tristes tribunais Portugueses.
    Se assim nao fosse, Portugal passava ainda mais fome do que passa.

    A principal causa de atraso dos paises é a corrupçao e o tyrafico de influencias. Lisboa nisto ultrapassa tudo o que ja se viu na Europa.

    A inveja amordaça os principios democraticos.
    Se uma instituiçao (FPF) nao se revela completamente corrupta e decide nao pactuar mais com faxes mentorosos e lavar a cara da vergonha perpetrada a quando da primeira decisao da UEFA, sao pedidas indemnizaçoes de 30 milhoes de Euros.

    Nao ha vergonha, nao ha pejo em mentir descaradamente. Como é que pessoas como Cunha Leal, sem qualquer ponta de caracter podem fazer parte de instituiçoes e equipas de estudo ligadas ao governo da naçao? Batemos mesmo no fundo.

    Estas atitudes desta gente pequenina que dirige os destinos da decrépita 2a circular mete nojo e faz-me escrever menos do aquilo que tenho para dizer. Tudo isto é demasiado redutor para a minha inteligencia... é como se os miseraveis conduzissem e os mais inteligentes se deixassem conduzir. Nao faz sentido pois nao?

    A unico instituiçao que tem estado acima de tudo é o FCPorto. Até o Porto enquanto autarquai e enquanto cidade tem sido completamente cobarde face aos atropelos emncomendados na capital.

    Esta decisao da UEFA é uma das maiores vitorias da historia do clube.
    E os senhores que trabalham na SAD deviam dize-lo alto e bom som. Contra tudo e contra todos.

    Espero que a vingança venha ja a seguir. Quero assédio total às poucas mais valias do plantel galinaceo.

    ResponderEliminar
  40. Deixem-me fazer apenas uma questão que talvez o Zé Luís saiba responder.
    Porque é que dizem que o Guimarães, à semelhança do Benfica, mas esse já não admira, nos tentou fazer a vida negra?
    Tinha lido que o Vitória tinha tido um comportamento exemplar em toda esta história, mas pelo que vejo dos vossos comentários parece que não ofi tanto assim.
    Saudações portistas, amigos.

    ResponderEliminar
  41. sirmister,

    http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080616/excepcao-e-confirmacao-da-regra

    ResponderEliminar
  42. Os Benfiquistas têm sido enganados por LFV mas a nós não e eu tenho a prova disso: uma carta de alguns investigadores da policia ao PGR a denuncia-lo. Terei todo o prazer de vos a enviar!
    teamoliveira@gmail.com

    ResponderEliminar