18 junho 2008

Isenção lá fora: dois exemplos numa época


No início da época, a WADA prolongou a suspensão de Nuno Assis; no final, a UEFA retirou o tapete às manobras do Benfica

O que é que o caso Nuno Assis (se ainda se lembram?) tem a ver com o FC Porto?

Porque num e noutro, as instâncias internacionais não se sujeitaram aos ditames do Benfica.

Com Nuno Assis, apanhado por doping, era previsto cumprir 6 meses de suspensão porque em Portugal assobiaram para o ar, encobriram e desculparam. A terminar a suspensão, alguém levantou a lebre e Laurentino Dias teve uma coragem inaudita em Portugal: defendeu a transparência e um Desporto limpo e mandou o caso para a Agência Mundial Anti-Dopagem (WADA). Nuno Assis ainda cumpriu mais 6 meses de suspensão. Mas qualquer atleta de alta competição, até olímpicos, tem apanhado dois anos e Nuno Assis só levou um.

O jogador quis ir ao TAS, foi mesmo aos tribunais suíços. Em vão. O Benfica esperneou, apesar de sucessivos casos de infiltração no râguebi, no ciclismo e no basquete. Os jornais do regime escreveram baba e ranho sobre o volte-face, deram toda a cobertura cobarde ao Benfica e ao dopado Nuno Assis. A merda no jornalismo escreveu prosas opinativas a ilibar o rapaz; a nata da opinião pública mal se insurgiu contra o branqueamento infame de mais uma cabazada na ética.

Como de costume em Portugal, onde até um champô serviu para Fernando Couto, então em Itália, se desculpar de doping, os paninhos quentes e a mais ridícula desculpa: Nuno Assis não sabia, não era culpado pelo doping. Alguém seria?

E o que tem a ver com o FC Porto?

O FC Porto obteve em campo o direito de jogar a Champions e vai jogá-la, apesar de o Benfica “fazer as coisas por outro lado” e, esperneando, ameaçar de novo dirigentes portugueses. Os factos recentes não iludem.

O Benfica, volta e meia, insurge-se (quer dizer, ameaça, desembainha a espada, atira pedras da sua lama) contra os órgãos jurisdicionais portugueses. O Apito Final foi-lhe favorável, louvou a transparência. Mas abortou.

As instâncias internacionais são credíveis, até prova em contrário. Até o Benfica se confrontar com o que é o mundo real, são projecções, devaneios, kits e prebendas. Queriam decisões lá fora: perderam em toda a linha. Só o seu inefável presidente, na esteira de outro ora fugido à Justiça, é capaz de descer tão baixo o nível de uma instituição que apregoa como grandiosa mas não resiste a manter-se de pé.

Fica, já, agora, a forma como o tema Nuno Assis foi abordado, há menos de um ano. As notícias são respigadas do trabalho infatigável do Álvaro no seu arquivo do Portogal e do blog Jorge Nuno Pinto da Costa, a quem gabo a paciência de guardar estes nacos de informação para a posteridade.
Fevereiro 25, 2007

Doping no Benfica: Agência Mundial Antidopagem satisfeita com sanção aplicada a Nuno Assis

Organismo "totalmente satisfeito" com o laboratório português
Agência Mundial Antidopagem satisfeita com sanção aplicada a Nuno Assis
Duarte Ladeiras, em Lausana, Suíça

Assis foi suspenso por um ano, mas o tribunal arbitral ainda não divulgou os fundamentos da decisão

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) está satisfeita com a sanção imposta pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) ao futebolista do Benfica Nuno Assis e com a forma como decorreu o processo.

"Estamos satisfeitos com o processo que instaurámos em nome da FIFA [Federação Internacional de Futebol], porque a FIFA foi incapaz de apelar contra a decisão da federação portuguesa. Assim que entregámos o processo ao TAD, assegurámos que o tribunal tinha toda a informação relevante. Estamos muito contentes com o facto de o processo ter decorrido de forma correcta", disse ao PÚBLICO o director-geral da AMA durante um simpósio para jornalistas organizado pela agência em Lausana, na Suíça.

Questionado sobre o facto de outros atletas terem sido suspensos durante dois anos por usarem a mesma substância, Howman explicou que Assis "foi capaz, através dos seus advogados, de persuadir o TAD de que a violação que cometeu não era merecedora de tal sanção". "Tem a ver com o código mundial antidopagem: ele demonstrou que não teve culpa ou negligência significativa e o TAD reduziu a pena para metade. Isto aconteceu em outros casos e não se trata de uma inconsistência", vincou.

O artigo no código (10.5.2) referido por Howman determina que, "se o praticante desportivo provar que na violação não lhe pode ser imputável um grau de culpa ou negligência significativas, o período de suspensão aplicável poderá ser reduzido, mas o período da suspensão reduzida não poderá ser inferior a metade do período mínimo de suspensão que, em condições normais, seria aplicável". Esta é, para já, a única explicação avançada para o facto de o TAD não ter punido Nuno Assis com dois anos de suspensão, pois ontem — quase três semanas depois de ter anunciado a sua decisão — o tribunal arbitral ainda não tinha divulgado os fundamentos.

Parte da estratégia de defesa do Benfica no caso Nuno Assis baseou-se nas críticas aos alegados erros do Laboratório de Análises e Dopagem (LAD) e ao seu director, Luís Horta, que dirige o comité de laboratórios da AMA. Howman vincou ao PÚBLICO que a agência está "totalmente satisfeita" com o LAD e o seu responsável máximo: "E o TAD também está. Penso que a decisão [neste caso] demonstra a confiança que todos tiveram na forma como os procedimentos decorreram. As críticas surgem quando há casos positivos, às vezes bem fundamentados, outras talvez emocionais".

Fevereiro 25, 2007

Doping no Benfica - TAD: defesa de Nuno Assis fez "alegações selvagens e não comprovadas"

Sentença do tribunal arbitral também critica FPF
TAD: defesa de Nuno Assis fez "alegações selvagens e não comprovadas"
2007-01-28 Por Duarte Ladeiras
António Cotrim/Lusa (arq.)

«As alegações do jogador não foram comprovadas por nada em concreto», diz o Tribunal Arbitral do Desporto

Ao punir Nuno Assis por um ano, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) concluiu que o jogador do Benfica “cometeu uma violação por doping e deve ser responsabilizado por isso”. Para o organismo máximo da justiça desportiva, não há dúvidas sobre as análises realizadas pelo Laboratório de Análises e Dopagem (LAD) e a defesa de Assis não apresentou provas credíveis de que a substância detectada fora produzida pelo seu próprio corpo ou que tenha havido uma conspiração por parte do Conselho Nacional Antidopagem (CNAD).

Da fundamentação escrita sobre o caso, disponível desde quinta-feira no site do TAD (www.tas-cas.org), percebe-se que a defesa de Assis se baseou em formalidades jurídicas, tal como a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e nas alegadas “inconsistências” do LAD. O tribunal considerou ter jurisdição para avaliar o processo, que o poder para rever factos e leis dos casos “curou” quaisquer irregularidades processuais anteriores e que a Agência Mundial Antidopagem (AMA) tinha legitimidade para interpor recurso – Benfica e FPF alegaram que o acórdão do conselho de justiça (CJ) da federação que é contestado pela AMA não versa sobre doping, mas o tribunal relembrou “que o facto de um órgão judicial superior da FPF ter ilibado Assis exclusivamente com fundamentos processuais não muda a natureza da causa do processo” inicial.

O TAD teve também um entendimento diferente da expressa pelo CJ, no acórdão que arquivara o processo ao jogador “encarnado”, sobre a legislação portuguesa e das regras antidopagem da federação. “Os regulamentos aplicáveis tornam absolutamente claro que uma violação por doping ocorre quando uma substância proibida é encontrada nas amostras dos jogadores, independentemente da intenção, culpa, negligência ou uso com conhecimento. Há uma presunção de culpa por parte do jogador”, afirmou o tribunal, recorrendo inclusive a um acórdão anterior do CJ, relativo a Rui Lopes (ex-Vitória de Setúbal), no qual o órgão judicial da FPF teve uma leitura diferente da do caso Assis.

A estratégia do advogado do Benfica, que não levou o jogador a Lausana para a audiência perante o painel de arbitragem, também falhou no campo científico. “O painel chegou a uma conclusão clara de que as ‘inconsistências’ apontadas por Nuno Assis não colocam qualquer dúvida sobre os resultados obtidos pelo LAD e não causaram ou contribuíram para um falso positivo”, disse o tribunal arbitral, considerando “credível e convincente” o testemunho de Luís Horta, director do laboratório.

Para o tribunal, Assis “não tornou credível ou mesmo plausível” a teoria de que a taxa elevada de 19-norandosterona fora produzida pelo próprio corpo, “causada pela absorção de substâncias autorizadas”. “As alegações do jogador não foram comprovadas por nada
em concreto. Além disso, o jogador não provou que não teve culpa ou negligência na violação da regra antidopagem”, vincou o TAD, rejeitando também a teoria da conspiração: “Ele não forneceu provas sobre uma cabala montada contra ele. Não deu quaisquer razões plausíveis de porquê e como alguém iria tentar prejudicar os seus interesses. A alegada atitude questionável do CNAD não explica os resultados positivos das suas amostras”.

O TAD vincou ainda que o médio, representado pelo advogado dos “encarnados”, “fez um número de alegações selvagens e não comprovadas, as quais não tentou suportar com provas”. No entanto, o tribunal alegou vários factores para punir Assis só com um ano de suspensão, em especial os procedimentos “lentos e com inconsistências” seguidos nos organismos judiciais da FPF, que “deixaram o jogador num estado de incerteza por 12 meses. “Se os factores referidos não tivessem estado presentes, o painel teria imposto uma sanção de dois anos de suspensão”, vincou o tribunal, esperando “não ter, no futuro, de reduzir uma pena (...) devido a falhas nos procedimentos domésticos”.

Menos hipóteses de recorrer

A fundamentação escrita apresentada pelo TAD reduz ainda mais as ínfimas hipóteses que o jogador do Benfica tem de contestar a sentença no Tribunal Federal suíço (TFS). Acções de anulação de decisões de órgãos de arbitragem só podem ter como base um número muito limitado de questões processuais.

Várias delas dificilmente poderão ser usadas pelo Benfica junto do TFS, pois, no final da audiência, a defesa do jogador, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Agência Mundial Antidopagem "confirmaram que lhes foram dadas hipóteses justas de apresentarem os seus casos" e "declararam expressamente que não tiveram qualquer objecção respeitante aos seus direitos de serem ouvidas e tratadas igualitariamente".

A sentença indica ainda que Assis e FPF "aceitaram expressamente a jurisdição do TAD" e que "as partes declararam não terem qualquer objecção no que respeita à composição do painel". D.L.

Fevereiro 21, 2007

Doping: estatística muito razoável

Por mais que ninguém do Laboratório de Análises ou do CNAD (estamos a falar de luta antidoping) queira responder às recentes declarações do vice benfiquista Fernando Tavares, que acusou Luís Horta de “perseguir o Benfica com o secretário de Estado – Laurentino Dias – a assistir”, dois factos há sem dúvida a constatar. Um, que o Benfica viu três atletas seus envolvidos em casos de controlo positivo: Nuno Assis, António Tavares (basquetebolista) e, agora, Paulo Barata, do râguebi. Outro, que fora estes casos, e o do atleta Fernando Silva – mas esse reconheceu o seu erro – não parece haver mais nada a registar nesta matéria. O que já não é nada mau.
O Jogo 361/22 Sab, 17 Fev 2007

eia Mais…

Fevereiro 02, 2007

Assim de repente, até parecem sérios!!

Ao que parece, um grupo de sócios do SLB, escreveu ao FPF e à Liga a solicitar que se investigue o caso “apito Dourado”.

Tenho pena que este grupo não tenha tomado a decisão de ao menos parecer sério…

Perderam uma excelente oportunidade de solicitar que se investigue na FPF o que levou ao arquivamento do caso Nuno Assis. Era curioso perceber se terá havido alguma relação no facto de um dos Juizes que arquivou o processo Nuno Assis, ter sido convidado para se deslocar com o SLB nos jogos da Liga dos Campeões da época passada. Será que estes podem tomar café, viajar, ficar em hotéis e ver jogos “à pala”, e continuar ser sérios?? Sem merecer sequer uma "menção honrosa"??

Era bom investigar o porquê de um jogador que estava prestes a ser vendido pelo SLB, ter sido outra das poucas excepções que não foi devidamente castigado pela FPF, em casos de "doping".

Palavras do ex-Presidente do IDP: "Em 2001, a FPF emitiu um certificado internacional de transferência do jogador Ronaldo Guiaro, do Benfica para um clube turco, 15 dias após ter conhecimento do resultado de uma segunda análise positiva com nandrolona, sem o ter suspendido nem instaurado um processo disciplinar".

Os jogadores do SLB terão direito a tratamento preferencial por parte da FPF?? Porque razão não merecem estes casos ser investigados?? Porque lá em baixo só há gente séria?? (Só se for quando não se estão a rir!!)

Porque não solicitar à Liga que se investigue o facto de o director desportivo do SLB ser accionista maioritário do Estoril, à data em que ambos estavam na 1ª Liga?? Porque não se investiga o facto de, esse mesmo director, ter ameaçado de despedimento o treinador do Estoril?? Porque não se investiga a mudança de local do jogo entre o Estoril e o SLB, e sobretudo a aceitação da Liga (ou melhor, do amigo Cunha)!! Porque não se investiga os selectivos e criteriosos sumaríssimo que só existiam para um clube?? Porque não investigar almoços entre dirigentes do SLB e árbitro e juízes de linha?? Porque não investigar aquilo que o presidente do SLB anda a “tratar por outro lado”??

Porque não pedem ao PGR que se investigue o apoio declarado ao PSD aquando das eleições para a AR, que acabaram por culminar na famosa aceitação de acções não cotadas em bolsa como garantia de pagamento de dívidas fiscais?? E uma investigação à passagem do documento falso das finanças que comprovava a regularidade fiscal do clube vermelha, impedindo assim que fosse despromovido??


Porque não pedem eles que se investigue tudo?? Porque ficam a meio do caminho?? Porque se ficam eles pelo “apito dourado”??

Quem andar distraído, até pensa que são sérios!!

Fevereiro 02, 2007

Mentira anunciada

(...) 3.Outro caso é o de Nuno Assis. O qual levanta também diversas questões: por que razão apareceu o atleta “dopado”, quem o “dopou”, etc. etc., para já não falar da actuação da Comissão Disciplinar da Liga, e na sequência dela, da do Conselho de Justiça da Federação (com efeito, se para punir um atleta que aparece dopado fosse necessário provar que foi ele que voluntariamente se dopou, acabava de vez a luta antidoping, é claro...)

4.Sendo que intolerável foi ainda o teor das declarações de Luís Filipe Vieira na conferência da imprensa de há dois dias, relativamente ao posicionamento do secretário de Estado – Laurentino Dias – quer na defesa da luta antidoping, quer na de procedimentos adequados da parte de quem tem (teve) de julgar o caso, desde a dita Comissão Disciplinar da Liga até ao próprio Conselho de Justiça que, (perante o que lhe chegou às mãos, vindo da CA da Liga) mandou arquivar o processo. Quando a luta antidoping não pode conformar-se com procedimentos assim. Pelo que aquele que é o primeiro e o último responsável por ela – o mesmo Laurentino Dias - não poderia deixar de agir como agiu, mesmo tendo de ignorar os interesses do “maior clube do Mundo” - (Vieira “dixit”) ou (Cervan “dixit”) - do “clube mais importante da Liga Portuguesa”. E foi o que fez. Tendo de resto feito outra coisa: ignorou igualmente as declarações dos dirigentes benfiquistas (que falaram de “vingança”, “abertura de champagne”, e por aí fora). E aí não sei se esteve bem. Mas enfim.
ANTÓNIO TAVARES-TELES - O Jogo

22 comentários:

  1. Meu caro Zé Luis

    Apesar , do que falamos anteriormente e sem saber se leu a minha resposta , e correndo o risco de faltar ao que lhe disse no outro post , não posso deixar de ELOGIAR aquilo que postou .

    Numa palavra = BRILHANTE

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Apesar de em off topic, partilho convosco esta informação:

    COMUNICADO OFICIAL DO VITÓRIA DE GUIMARÃES SOBRE O CASO DA CHAMPIONS:
    http://www.vitoriasc.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=501&Itemid=1

    Saudações Dragoninas.

    ResponderEliminar
  3. Zé Luis, sempre a considerar-te, mais um enorme post.
    comentários para quê?
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. mrcosmos vinha aqui mesmo publicar esse comunicado, aqui vai:

    A Direcção do Vitória Sport Clube vem esclarecer os seus associados e o público em geral de todo o desenrolar do processo relativo à admissão do Futebol Clube do Porto, SAD à Liga dos Campeões 2008/2009.

    1 – No passado dia 9 de Junho a UEFA notificou o Vitória Sport Clube informando-nos do seguinte:

    - Que o Futebol Clube do Porto, SAD não tinha sido admitido a participar na Liga dos Campeões 2008/2009, de acordo com o artigo 1.04 alínea d);

    - Que por força do artigo 1.06 do referido regulamento, o clube não admitido na competição é substituído pelo clube melhor classificado na competição interna, desde que preencha todos os requisitos;

    - Face a esses pressupostos a UEFA concluiu que tendo o Vitória Sport Clube terminado na 3ª posição, seria directamente afectado pelo recurso interposto pelo Futebol Clube do Porto, SAD da decisão proferida pelo Comité de Controlo e Disciplina que o excluiu, sendo por isso clube interessado no recurso nos termos do artigo 28º do Regulamento de Disciplinar da UEFA;

    - Assim, a UEFA convidou o Vitória Sport Clube a informá-la até ao dia 10 de Junho de 2008 se o Vitória Sport Clube queria participar no recurso do Futebol Clube do Porto, SAD na qualidade de parte, informando ainda que a audiência de recurso iria realizar-se na Sexta-feira 13 de Junho de 2008 às 08h30 em Nyon, Suiça, na sede da UEFA.

    2 – O Vitória Sport Clube face a este reconhecimento da UEFA em considerá-lo parte interessada no recurso do Futebol Clube do Porto, SAD, comunicou ainda nesse dia 9 de Junho de 2008 que iria participar no recurso daquela SAD na qualidade de parte. Confirmando assim a sua presença na audiência que iria decorrer no referido dia 13 de Junho, através dos seus advogados.

    O Vitória Sport Clube solicitou ainda à UEFA a decisão do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA.

    No dia 10 de Junho a UEFA comunicou ao Vitória Sport Clube que tinha sido admitido como parte no processo, comunicando ainda a decisão proferida contra o Futebol Clube do Porto, SAD pelo Comité de Controlo e Disciplina da UEFA, pedindo assim que o Vitória Sport Clube se pronunciasse por escrito até ao dia 11 de Junho de 2008.

    3 – No dia 11 de Junho de 2008 o Vitória Sport Clube enviou a informação relativa aos elementos que o iriam representar na audiência de Nyon, pedindo ainda que na decisão a proferir pela UEFA fossem aplicados os regulamentos em vigor e que iria apresentar a sua posição na audiência a realizar em Nyon.

    4 – Na audiência do Comité de Apelo da UEFA, realizada no dia 13 de Junho de 2008, foi ouvido o assessor jurídico da F.P.F. que suscitou, perante aquele órgão, a dúvida sobre se a decisão que vier a recair sobre o recurso apresentado pelo Presidente do Futebol Clube do Porto, SAD perante o Conselho de Justiça poderá ou não afectar a decisão proferida pela Comissão Disciplinar da Liga contra aquela SAD.

    Para aquele órgão de Apelo da UEFA tornou-se necessário apurar se a decisão da Comissão Disciplinar que condenou o F.C.Porto, SAD é ou não definitiva e, consequentemente, se já se produziram os efeitos normais do caso julgado em relação àquela SAD.

    Durante a audiência de julgamento o Vitória Sport Clube colocou a questão de saber quando é que, em caso de confirmação da decisão da Comissão Disciplinar da Liga pelo Conselho de Justiça da FPF, seria aplicada a sanção que puniu o Futebol Clube do Porto, SAD na perda de 6 pontos: nesta época ou na época seguinte?

    O assessor jurídico da FPF limitou-se a dar o seu entendimento de que, de acordo com os dados que tinha disponíveis, o F.C. Porto, SAD já havia cumprido as penas (subtracção de 6 pontos e pagamento da multa de 150.000,00 €).

    5 – Após a audição do assessor jurídico da FPF, o Comité de Apelo suspendeu a sessão por cerca de uma hora.

    Nesse intervalo, o Futebol Clube do Porto, SAD e o Inspector da UEFA, que tinha emitido um parecer na véspera a pedir a condenação do Futebol Clube do Porto, elaboraram um requerimento a solicitar:

    - A suspensão da sessão até que o Conselho de Justiça da F.P.F. proferisse uma decisão;

    - No decurso do tempo de suspensão o Futebol Clube do Porto, SAD ficaria habilitado a participar na Liga dos Campeões 2008/09;

    - Se o Conselho de Justiça proferisse uma decisão depois do inicio da Liga dos Campeões mantendo a decisão da Comissão Disciplinar da Liga, então seria aberto um novo processo disciplinar contra o Futebol Clube do Porto, SAD, podendo assim ser excluído na época 2009/2010 ou numa das seguintes.

    6 – Tendo sido apresentado formalmente o requerimento referido no n.º anterior, o Vitória Sport Clube e o SL Benfica pediram a suspensão da audiência por breves minutos para apreciarem esse requerimento.

    Reaberta a audiência o juiz presidente perguntou ao Vitória Sport Clube e ao SL Benfica, SAD se aceitavam a suspensão requerida, ao que ambos responderam não aceitar.

    Nesse mesmo momento, o juiz presidente tirou a palavra a todos os intervenientes dizendo que o Vitória Sport Clube e o SL Benfica não precisavam naturalmente de fundamentar a sua posição, porquanto, o que seria anormal e inexplicável seria aceitarem o requerimento apresentado pelo Futebol Clube do Porto, SAD e pelo Inspector da UEFA, decidindo assim suspender a audiência para que o Comité pudesse decidir.

    7 – Reiniciada a audiência, o Comité de Apelo, através do seu Presidente, proferiu a seguinte decisão oral:

    I – Rejeitar liminarmente o requerimento apresentado pelo Futebol Clube do Porto, SAD e pelo Inspector da UEFA, por o considerar manifestamente inapropriado;

    II – Anular a decisão do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA por ter praticado os seguintes erros:

    a) Não ter investigado se efectivamente a decisão proferida pela Comissão Disciplinar da UEFA era definitiva contra o Futebol Clube do Porto, SAD, por se ter levantado sérias dúvidas se o recurso apresentado pelo seu Presidente afectaria aquela SAD;

    b) Não ter notificado, no inicio do processo, antes de ter proferido qualquer decisão, o Vitória Sport Clube e o SL Benfica para poderem apresentar a sua posição, o que configuraria a violação, por parte do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA do principio fundamental do contraditório.

    Concluiu então o Comité de Apelo que o processo tinha de ser reenviado para o Comité de Controlo e Disciplina da UEFA para corrigir os erros referidos nas alíneas anteriores, após o que foi dada por encerrada a audiência.

    8 – Já após ter terminado a audiência, o Inspector da UEFA solicitou expressamente ao Vitória Sport Clube e ao SL Benfica, SAD que lhe fizessem chegar todos os elementos necessários para que a UEFA pudesse concluir pelo trânsito em julgado das condenações aplicadas ao F.C. Porto, SAD e decidir, em conformidade através do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA.

    Ainda nesse dia, o Secretário do Comité de Apelo da UEFA, Véron Mosengo-Omba, comunicou que a decisão escrita do Comité de Apelo apenas estaria pronta na semana seguinte.

    Também ainda nesse dia, a UEFA publicou no seu site oficial um comunicado que o Comité de Controlo e Disciplina iria reunir na semana seguinte para decidir este processo.


    9 – Na segunda-feira, dia 16 de Julho de 2008, o Vitória Sport Clube a fim de instruir a sua posição junto do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA, requereu junto da Comissão Disciplinar da Liga a consulta dos processos n.ºs 41-07/08 e 42-07/08, nos quais foram proferidas condenações contra o Futebol Clube do Porto, SAD, requerendo ainda que essa Comissão Disciplinar informasse o Vitória Sport Clube, com carácter de urgência, se as decisões proferidas contra o Futebol Clube do Porto, SAD foram definitivas e se já tinham transitado em julgado, fazendo o mesmo requerimento no processo de recurso do Conselho de Justiça com o n.º 41, em que é recorrente o Presidente do Futebol Clube do Porto, SAD e em cujo processo foi proferido um despacho do relator a notificar o Futebol Clube do Porto, SAD para intervir como interessado.

    Note-se que no processo de recurso n.º 44 do Conselho de Justiça, em que é também recorrente o Presidente do Futebol Clube do Porto, SAD, segundo informação prestada pelo assessor jurídico da FPF na audiência de sexta-feira, 13 de Junho, o relator não proferiu despacho idêntico ao proferido no n.º 41 a chamar ao processo o Futebol Clube do Porto, SAD.

    10 – Ainda na segunda-feira, 16 de Junho, o Vitória Sport Clube foi notificado pelo Comité de Apelo da UEFA da sua decisão proferida na sexta-feira, na qual para além do referido supra no n.º 7, incluía uma conclusão, sob o ponto n.º 2 da página 7, de que o destino que será dado pelas autoridades competentes portuguesas pelo pedido do presidente do FC Porto não será conhecido antes do início da Liga dos Campeões 2008/09, pelo que a instância de Controlo e Disciplina não está apta a pronunciar-se sobre a admissão do clube para esta competição, para a época de 2008/2009.

    Nestas condições, lê-se ainda no dito Acórdão, a fim de evitar que o FC Porto tenha um prejuízo irreparável na hipótese de ser ilibado de qualquer implicação nas tentativas de corrupção, justifica-se de o submeter à Liga dos Campeões 2008/09 desde que preencha as outras condições exigidas.

    11 – Face à decisão escrita proferida pelo Presidente do Comité de Apelo da UEFA, às contradições flagrantes deles constantes e, sobretudo, ao inexplicável facto de conter uma decisão nova que não havia sido proferida durante o julgamento de 13 de Junho, o Vitória Sport Clube requereu ao Comité de Apelo os competentes esclarecimentos, bem como, a entrega da gravação da audiência, para efeitos de interpor recurso da decisão nas autoridades desportivas competentes.

    Solicitámos também ao Inspector da UEFA esclarecimentos sobre a comunicação pública feita pela UEFA de que o Comité de Controlo e Disciplina da UEFA já não se iria reunir em tempo útil.

    12 – Refira-se ainda, que o Vitória Sport Clube ainda não foi notificado de qualquer posição oficial do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA.

    O Vitória Sport Clube aguarda por isso as respostas aos requerimentos dirigidos aos vários órgãos disciplinares nacionais (Comissão Disciplinar da Liga e Conselho de Justiça) e internacionais (Comité de Apelo da UEFA e Inspector da UEFA).

    13 – O Vitória Sport Clube repudia veementemente os comentários de alguns pseudo-jornalistas, que censuraram a posição do Vitória Sport Clube ao defender os seus legítimos interesses, colocando esta questão de vital e primordial relevância para a vida da instituição Vitória Sport Clube, ao nível de uma vulgar transacção comercial, de uma relação de deve/haver e de uma simples troca de favores.

    O Vitória Sport Clube é maior do que as pessoas que em cada momento histórico têm o encargo de gerir os seus destinos e, bem assim, os dos outros clubes;

    O Vitória Sport Clube não vive, nem sobrevive à custa de favores de ninguém;

    O Vitória Sport Clube não confunde, como o fazem os ditos escribas, o bom relacionamento pessoal e institucional que mantém em relação à generalidade dos Clubes, com a defesa intransigente dos seus interesses.

    Lamenta-se, por isso, que pessoas com especiais responsabilidades, na medida em que fazem questão de produzir opiniões publicadas, restrinjam este assunto ao tabuleiro, mesquinho, da “troca de favores”, chegando a sugerir retaliações contra o Vitória Sport Clube apenas por este, de forma activa e empenhada, estar a trabalhar na salvaguarda dos seus interesses, fazendo tão só nas instâncias competentes – UEFA, LPFP e FPF - e não em quaisquer outros terrenos “imprensa”, onde outros, pelos vistos, se movimentam com bastante à vontade.

    O Vitória Sport Clube mantém com o Futebol Clube do Porto, SAD, um excelente relacionamento, o qual o não impediu, nem impede de zelar pelos seus interesses.

    Aliás refira-se aqui expressamente que o Futebol Clube do Porto, SAD em nenhum momento tentou que o Vitória Sport Clube tivesse uma atitude passiva na defesa dos seus interesses, ou sequer tenha procurado influenciar a posição do nosso Clube em qualquer sentido, atitude que apenas se deixa aqui registada em virtude das infelizes opiniões fabricadas a que já se fez alusão.

    14 – Por último, o Vitória Sport Clube comunica a todos os seus associados que desde o primeiro momento em que foi notificado para tomar parte no processo disciplinar do Comité de Controlo e Disciplina defendeu, defende e continuará a defender de forma intransigente os seus interesses, aliás como o reconheceu o próprio Comité de Apelo da UEFA na audiência de 13 de Junho de 2008.

    15 – Quanto às posições processuais que o Vitória Sport Clube irá tomar na defesa intransigente dos seus interesses, como é natural, as mesmas terão que ser reveladas primeiro nos próprios processos e só posteriormente serão dadas a conhecer a todos os Vitorianos.


    A Direcção do Vitória Sport Clube

    ResponderEliminar
  5. Fala-se mais uma vez em empréstimos do Porto ao guimarães.

    Como é possível ter relações com gente tão ingrata e primitiva?


    Não há nem pode haver ajudas a estes anormais.


    Segunda Liga é o lugar deles.

    ResponderEliminar
  6. Caros PORTISTAS

    Tanta MESQUINHÊZ junta só pode levar o F.C.PORTO a HUMILHAR novamente aquele que se junta ao GRUPO dos PARASITAS deste País .

    Á 3 anos levaram 3-1 no DRAGÃO e desceram .

    Este ano levaram 2-0 / 5-0 e não foram directamente á Champions . Como sempre disse , não há favores para ninguém porque á 1ª oportunidade TENTAM sempre Lixar-nos .

    TENTAM MAS NÃO CONSEGUEM .

    SOMOS ENORMES .

    SOMOS F.C.PORTO

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Estou de volta. Esta-se bem na Suíça.

    Espero que o papagaio do presidente das galinhas não avance com aquelas ideias que tem vindo à baila nos últimos tempos. Se tal acontecer vão directamente para a 2ª divisão, o que já devia ter acontecido várias vezes no seu historial e ficam arredados das competições europeias por alguns anos. Ficaria para história como o coveiro do clube do regime. Também a função dele como sócio do Futebol Clube do Porto é a extinção do clube dos abutres. Espero que os acéfalos que por lá andam deixem o homem em paz e que renovem a confiança que ele merece.


    Em relação ao Vitória, está no bom caminho. Mostrar que estão a fazer trabalho é uma delas. Depois servir o clube do regime ao melhor estilo dos lacaios, com intuito de branquear o verdadeiro cerne da questão. Por outro lado escudarem-se de uma eliminação prematura na Liga dos Campeões. Pelo que eu sei, se eles avançarem com este pedido completamente hediondo, a UEFA faz-lhes a "cama" logo no 1º jogo da pré-eliminatória. Que se liguem ao lixo, que estão no caminho do sucesso. Assim pode ser que acabem como o Salgueiros, Alverca, Farense, Boavista, etc... Acho que até deviam trocar o Castelo de Guimarães pelo Estádio Salazar. Assim quando fechassem as portas, pelo menos o Castelo de Guimarães ficaria livre de perigo, nas mãos erradas, mas livre de perigo.


    Isto já terminou há muito tempo. A UEFA já nem os pode ver à frente. Por mim: FORÇA RAPAZES, arranjem mais lenha para se queimarem.


    Agora o importante é denunciar as manobras de bastidores desse clube corrupto contra a FPF. Volto a repetir, pelo conheço do processo o Futebol Clube do Porto em qualquer órgão federativo de um País desenvolvido era imediatamente ilibado. O CJ para arrumar de uma vez com esta peça teatral e não vir a ter penalizações pesadíssimas na próxima temporada já sabe o que tem a fazer. Como disse o Big Meirim, se no tabuleiro externo (internacional) o Futebol Clube do Porto ganhasse o acesso à LC, obviamente que no tabuleiro interno (nacional) o mesmo teria que acontecer. Nem precisava de dizer isso, porque mesmo que a sentença tivesse sido desfavorável, a aberração jurídica criada no caso referente ao nosso clube criada em 1º lugar pelo Ex Presidente da Comissão Disciplinar da Liga, o famoso Pedro Mourão, acabando no Ricardo Pavão, mais conhecido por Flamingo é um atropelo e uma viciação do sistema jurídico português. Não acredito que os juízes do CJ consigam ler um recurso com mais de 100000 folhas num mês, em 2º lugar desconfio que nem vão ler porque já perceberam que aquilo nem no Paraguai era constitucional, em 3º lugar querem mostrar à Liga de Clubes que quem manda é o CJ e não uma CD que se faz passar por um tribunal desportivo, em 4º lugar para que finalmente ponham em sentido o clube do regime, mais propriamente o seu presidente cadastrado, em 5º lugar vingar-se das represálias e ameaças exercidas sobre os juízes do CJ pelo corrupto do orelhas e para acabar levar este caso para de onde nunca devia ter saído: os tribunais civis. Aonde até foram arquivados, com as mesmas escutas que tantam falam os paladinos do tempo da outra senhora, que só foram reabertos por causa de uma Agatha Christie que foi ilibada por um tribunal após ter confessado um crime. Por aqui se vê logo que isto é uma vergonha nacional, que se chegasse aos ouvidos da imprensa internacional, seríamos vistos como um País não do 3º mundo, mas de outro "MUNDO".

    É vê-los todos juntos ao orelhas nos camarotes. Uns anjinhos do crl... O vogal da PGR que por acaso é advogado do clube do regime e trabalha para o Seara & friends, Lda é o mensageiro de eleição destes "vermes". E o Presidente da República calado. Só mesmo num País de merda.


    Embora eu não queira que tal aconteça, acredito que o orelhas vai para a frente com aquelas ideias "idióticas", não porque seja um homem corajoso, mas porque a sua função como sócio portista e anti-benfiquista primário é afundar o TITANIC(O) ENCORNADO. Para que fique registado o orelhudo não se insere na categoria de "cobardolas", ele está num patamar muito superior, basta ver quem são os seus dois cães de fila, um deles cadastrado por ter matado uma "pomba". Quem sai aos seus não degenera...

    ResponderEliminar
  8. Uma coisa é certa, na Uefa não ha tachos , nem jogadas de secretaria e não se brinca em serviço.
    Se tiverem de castigar castigam e contra provas não há argumentos.
    Os queixinhas de Lisboa e pelos vistos agora tambem os de Guimaraes esquecem-se que, se tentarem contestar ou impugnar decisões arriscam-se a ficar fora das competições Europeias!!BIG LOL!
    ...
    Terminou hoje a 1ª fase do Euro 2008 e chamou-me à atenção que Portugal foi o unico país que não venceu o grupo só com vitórias!
    Espanha, Holanda e Croácia venceram o derradeiro jogo com a equipa B demonstrando que são grandes seleçções com treinadores á altura!
    Mudam a equipa mas mantem a filosofia de jogo e a estrutura.
    O socolari poe tres centro campistas de caracter defensivo e quer ganhar jogos!..bem mas para quem perde tres vezes com a Grecia nos ultimos 4 anos!
    ESPERO QUE GANHEM Á ALEMANHA ,apesar de, no estrangeiro já reconhecerem que o elo mais fraco é o guarda redes!
    Pois ,mas nós já dizemos isso há muitos anos!..mas o homem defendeu uns penalties e tem lugar cativo na selecçaõ!
    FORÇA PORTUGAL!

    PS.ao menos se ganharmos o Euro , os lamps recebem 30 Milhoes de indemnização!!
    BIG BIG LOL!!

    ResponderEliminar
  9. Zé Luís quero aqui deixar uma palavra de agradecimento por todo o teu empenho na defesa dos nossos ideias. Parabéns

    Se quiserem passar pelo bIbó Porto tem lá uma entrevista com o Dr. Pedro Baptista, ex-deputado do ps e q defendeu o FCP há uns anos no programa jogo falado da rtp2.

    abraço

    ResponderEliminar
  10. a propósito do tópico, há algum tempo o Luís Horta, numa entrevista a uma TV (não me lembro qual) disse que nessa época tinham feito 11 ou 12 visitas supresa às galinhas e aos gatinhos e 32 ao FCPORTO.
    Não recordo exactamente os números mas eram assim tipo 1 ou 2 à frente ou atrás.
    Também não me recordo a que época futebolística se referia.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Letra m... (dever ser m de merdeiro):
    Tás cuma carola do caralho.

    ResponderEliminar
  13. afinal o profeta da desgraça mora na baliza portuguesa...

    venha futebol a sério que é o que interessa.

    ResponderEliminar
  14. já agora e voltando aquela coisa chamada selecção, tenho que dizer que os comentários do Manuel Queiroz, hoje, foram horríveis, mesmo em sintonia com o outro artista que também comentava.

    Na boca deles os alemães estavam cheios de medo dos portugueses, era o Podolski que tinha medo do lado direito português e de repente o Podolski acelera, cruza e golo. Era o Metzhelder que caía porque tinha medo dos portugueses, era tudo. Ouvir jogos da selecção na tv é um suplicio, mas, finalmente, já terminou.

    ResponderEliminar
  15. portugal foi enterrado pelo coveiro do costume, o famoso rei dos frangos. o povão costuma dizer que quem mal anda mal acaba. o socolari quis insistir no frangueiro e este deu o que um frangueiro costuma dar, ou seja golos aos adversarios. bem feito. tal como na final em 2004 andou o rei dos frangos aos papeis para grande prazer do socolari. se o caso não fosse tão triste até dava para rir. claro que a imprensa do costume vai na cantiga do treinador do chelsea, o arbitro vai ser o culpado do gredes do clube portugal não saber sair as bolas, claro que sim, o arbitro é que tem cabeça de galinha. enfim, nao consigo deixar de ver a ironia da coisa e por outro lado a justiça divina. o baía só não está a rir como um doido porque numa perna só é mais homem que aqueles dois juntos. e o burro é o socolari? quem responde?

    ResponderEliminar
  16. Apesar de repetitivo :-) o fcportosempre tem toda a razão. O Ricardo é uma vergonha e o Scolari pode-lhe agradecer o facto de não ter ido mais longe nos europeus que jogou. É uma autêntica nódoa. A forma como ele sai àquela bola do terceiro golo é de morrer a rir, ele encolhe-se e fecha os olhos (vejam aqui. Mas será isto normal? Infelizmente no Ricardo é, toda a gente o sabe desde o inicio, mas a birra contra o Baía cegou todos os antiportistas. Agora que sofram, que eu para esse peditório nunca dei.

    Agora vale-nos a ideia de Scolari ir embora e com ele Ricardo ir da selecção onde nunca deveria ter estado. Só falta o Scolari levar o Ricardo para o Chelsea e encostar o Cech.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Não é ser repetitivo,mas mete dó ver uma excelente equipa de futebol e uma das melhores gerações , ter na baliza o pior guarda redes de sempre na historia das selecções nacionais!
    O rei dos frangos ou o coveiro de Portugal é tão mau que não existem adjectivos agradaveis para o poder defender.
    Enterrou a selecção no Euro 04 e agora bisa na dose!
    No minimo deveria ser irradiado da selecção , tal como fizeram ao Vitor Baía , que foi crucificado por muito menos.
    A imprensa de Lisboa massacrou- o pelos golos sofridos no euro 96 contra a Rep.Checa e no mundial da Coreia,mas depois de ver isto o mundo do futebol deve-se rir com aquela abécula ou ave rara , que fica sempre a meio caminho nos centros para a Àrea!
    Para terminar o socolari, também não sai incólume com as substituições realizadas e com a forma de abordar o jogo.
    O petit andava perdido , nem sabia quem marcar, tendo-se visto clareiras no meio campo defensivo.
    Houve jogadores que se eclipsaram (Simão, Ronaldo, Bosingwa), mas houve um que é mágico -chama-se DECO , É O Nº 1O , É MELHOR QUE O PÉLÉ..FINTA COM OS DOIS PÉS ,É O DECO OLÉ OLÉ!!!

    Que saudades do DECO!

    ResponderEliminar
  18. Louro ainda bem que falas do Deco que merece uma enorme homenagem. Em 3 jogos que fez, foi o melhor nos 3. Simplesmente genial. Parabens ao nosso eterno mágico que ainda sonho ver novamente de azul e branco, mas na cidade Porto :-).

    Quanto ao Ricardo, e ele é incontornável nesta "geração Scolari", vejam bem esta foto. Tem tanto de incrível como de ridículo. Este gajo não existe.

    Gostava de ver o Hiddink na selecção nacional.

    Um abraço.
    PS: Qd disse que o fcportosempre era repetitivo, foi por ele ter colocado praí uns dez comentários iguais, que apaguei.

    ResponderEliminar
  19. É verdade, enorme Deco.
    É verdade, frangueiro monumental, foi em 2004, enterrou o sportem com os benfas, deu frangalhada a torto e a direito e hoje, mais do mesmo.
    Soco-lari vai embora ... vá depressa.
    E que o País acorde finalmente desta onda de histeria que lhe foi imposta pelo poder e comece realmente a lutar por uma vida e um governo melhor.

    ResponderEliminar
  20. " Largos dias tem 100 anos"..agora toda a gente critica o Ricardo. É só rir ver o que este povão diz.

    ResponderEliminar