04 junho 2007

Jesualdo Ferreira

Ser campeão
A verdade é que as condições que encontrei no FC Porto e a felicidade que tive após últimos anos bons criaram essa possibilidade. Quase que direi que me vi obrigado a ser campeão. No Benfica não estavam criadas boas condições para poder ganhar. Nos últimos anos, o Benfica ap
enas ganhou uma vez o campeonato e passaram por lá bons treinadores. Fiz o que pude mas foi no FC Porto que encontrei as condições para ser campeão.

Não senti da parte de ninguém que o FC Porto não seria campeão. Sabíamos que o jogo com o Aves tinha corrido relativamente bem na 1.ª parte. Sentíamos alguma ansiedade que foi controlada com o golo, o golo do Aves não me pareceu que tenha perturbado a equipa. Foi apenas pedido ao intervalo, de grande intensidade, que jogassem bem e que confiassem nas suas capacidades.

Heranças
Todos sabem que a minha entrada no FC Porto não foi normal porque entrar a 4 dias do primeiro jogo no campeonato não é norm
al. Não é normal ter que ganhar sempre, no FC Porto é. Não é normal também a forma como a ruptura aconteceu entre o treinador e os jogadores. Encontrei um clima que não era de todo favorável. Entrei e em pouco tempo fiz um curso acelerado para conhecer tudo – não é fácil, a de ter que ganhar sempre. Ganhar não é fácil.

Herdei uma equipa que era do FC Porto, não era do senhor Adriaanse, seguramente com jogadores que terão sido escolha do senhor Adriaanse. 70% dos jogadores não são jogadores que tenham sido escolhidos pelo treinador, é uma situação normal. Vamos ser acima de tudo sérios na forma como abordamos as coisas. O que eu encontrei foi uma equipa campeã, que tinha feito um trajecto bom no ano anterior, uma equipa que tinha um modelo assegurado pelo seu.

Não é normal uma equipa fazer tantos jogos com 2 derrotas (Arsenal e Braga) num contexto de 20 jogos, 14 mais 6 jogos. Perdemos duas vezes em que os jogadores tiveram 4/6 semanas de trabalho em conjunto. Foram jogadores que foram capazes de apanhar com alguma facilidade o que se pretendia. O senhor Adriaanse fez um bom campeonato, ganhou a taça e fez uma má Champions. Era um treinador extremamente rigoroso e havia uma equipa de ataque, tudo o que fosse contrário a isto seria por baixo. A primeira volta foi melhor que a primeira volta do senhor Adriaanse, o sistema foi sempre posto em comparação, a verdade é que chegamos ao fim e marcamos mais golos que no tempo do senhor Adriaanse. O que foi mais importante foi termos passado a fase de grupos e discutir com o Chelsea até 10 minutos do fim passagem aos quartos-de-final. O FC Porto foi campeão, passou aos oitavos e num quadro de 2 anos foi duas vezes campeão, ganhou uma taça e foi aos oitavos de final da Champions, isso é que foi importante.

Férias de Natal
As férias que os jogadores tiveram foram menores que no ano anterior (tempo em que estiveram sem treinar). A diferença que existiu é que o calendário foi diferente. Par
a o FC Porto, até nos era favorável. Tínhamos um jogo com o Atlético que era o primeiro pós recomeço. O FC porto tinha jogo no dia 7, tinha o Aves a 14, voltava a ter taça, e este enquadramento, com 2 jogos em casa, seguia-se sequência até à Champions, a lógica estava correcta, o que não estava no programa era sermos eliminados pelo Atlético e a partir daí perdemos percurso. E nesse período Pepe, Lucho e Bruno Alves apresentaram algumas dificuldades e não participaram na Taça. Não ganhamos ao Atlético porque fomos incompetentes. O FC Porto não perdeu um jogo, perdeu uma competição que queríamos ganhar e retirou-nos a sequência normal de preparação que a equipa teria que ter.

Arbitragens
A arbitragem de Leiria retirou-nos a possibilidade de ganhar aquele jogo, dificilmente as outras equipas poderiam chegar a nós. Há uma análise de um assistente que já tinha alguma coisa com o próprio Quaresma no passado e aconteceu um golo em cima do mesmo assistente onde não existiu qualquer falta (falta idêntica à do Fucile sobre o Simão que deu origem ao golo do Benfica, as tais faltas impensáveis). O que aconteceu em Leiria e na Luz, as únicas vezes que falei de arbitragem, é que não falei porque tivesse de justificar nada. Para investigar não é necessário que sejam dados recados de ninguém, tem a ver com a forma como o jogo foi apitado. Deviam ver aquele jogo, deviam investigar bem. De facto, durante muito tempo, e nós fomos aguentando… e quero recordar que na Luz, que era o jogo decisivo na perspectiva da comunicação social, o FC Porto levou com um amarelo aos 2 minutos Bruno Alves e o Simão aos 4 não foi punido. É muito fácil chegar ao jogo com o Sporting e dizer que o FC Porto perdeu porque o treinador foi incompetente. Limitei-me a fazer uma observação. No fim do jogo com o Benfica não falei de arbitragem, só disse que o golo do Benfica foi fora-de-jogo.

Adversários e a época
O Benfica e o Sporting acabaram 1.ª volta a 8 e 7 pontos do FC Porto, seis jornadas depois o Sporting chegou aqui com 9, ou seja, mesmo com o mau trabalho do FC Porto, o
Sporting conseguiu fazer pior. E depois disso vocês, imprensa, criaram um novo campeonato, branquearam claramente a primeira volta do Benfica e as 22 jornadas do Sporting. Se formos observar com todo o rigor, o Benfica fez melhor campeonato do que o Sporting. Durante o tempo em que estivemos em primeiro lugar, era uma fatalidade o FC Porto ir à frente e os outros estarem tão distantes. O FC Porto na 2.ª volta foi colocado em níveis baixíssimos e o gáudio geral era ver o Chelsea esmagar o FC porto, foi uma coisa inacreditável a que pude assistir em termos de imprensa. A realidade foi que nós, FC Porto, tivemos alguns problemas decorrentes do que é o trajecto normal de uma equipa de futebol, tivemos algumas lesões de jogadores importantes que causaram problemas de táctica, e o FC Porto resistiu a tudo isto e a uma imprensa hostil durante todo o campeonato. Quando fomos à luz, a um ponto do Benfica, estava claro que o Benfica seria campeão e ganharia o jogo e de repente nós empatamos e ficamos a 1 pontos do Benfica e 4 do Sporting e a imprensa disse, pronto, o FC Porto é campeão. É um processo digamos de lavagem cerebral, era tão perceptível… Parece que o campeonato só teve 7 jornadas.

O colo do FC Porto
O que sinto é quem leva ao colo o FC Porto são os seus adeptos, é a sua organização. O colo do FC Porto é a sua própria estrutura, são os seus adeptos. Esse é o colo. O exterior não tem colo para o FC Porto.

Baía
O Vítor Baía estava numa situação que não é fácil, quem não tem alguns anos de balneário talvez não possa verificar na sua amplitude o que é ter um jogador como ele no banco e o que é que esse jogador sente naquela posição. Por essas razões é que entendi na chegada ao FC Porto que havia uma equipa que tinha um balneário com 4 capitães e entendi que não tinha de mexer em nada, apenas o Lucho com 1 ano de Porto participava, os outros não… Não é uma situação normal. O que o Vítor Baía fez foi o papel de jogador e capitão de equipa e isso ele assumiu, durante muito tempo de uma forma que fazia parte da estratégia de envolver o FCPorto em situações menos correctas, de amolecimento, de intrigas, de boca, daquilo que é normal fazermos em Portugal. Falou-se que era adjunto, depois principal, depois ele é que mandava. A mim não me tocou minimamente, ele sabia que aquilo não era verdade, todo o plantel também. O Vítor Baía tinha o seu papel, e bem, era um jogador que treinava, e bem, e que tinha as atribuições de capitão que tinha naturalmente e que eu reforcei ainda mais porque entendi que era um jogador importante. O Vítor Baía marcou uma época no FC Porto, foi importante durante muito tempo enquanto jogador e este ano era jogador que não jogava mas foi sempre de uma postura irrepreensível, direi mesmo que dificilmente encontraria um jogador capaz de enfrentar assim uma situação destas.

Imprensa
O FC Porto foi hostilizado pela imprensa e pelas empresas que gerem a comunicação social. Revelaram a determinado momento um gáudio muito grande que me enojou. O que se pretendeu dizer foi que o FC Porto ficou sem liderança. Não é verdade. Falei o que falaria se houvesse mais alguém a falar. O que estavam habituados era que houvesse outras vozes.

Apito Dourado
O apito dourado não mexeu com a liderança, é que o FC Porto foi campeão mesmo sem apitos dourados. É estranho entregar o apito dourado ao Norte e ao FC Porto, mais ninguém está envolvido? A conotação com o FC Porto e o Boavista é uma forma de alterar o circuito. É essa a estratégia e deixaram a equipa entregue ao treinador e às suas competências e aos jogadores, portanto, o apito dourado não teve consequências e o FC Porto foi campeão e isto custa até para o próprio processo. O FC Porto ganhou o campeonato em pleno julgamento do apito dourado, o que deu um gozo muito grande ao presidente. Custa o FC porto ganhar, entendo agora porque é que custa. Era perceptível quando estava fora porque ganhava o FC Porto e não era por causa do apito dourado, era porque era melhor.
Extractos da entrevista de Jesualdo Ferreira à SIC Notícias na passada terça-feira

Acham que Jesualdo Ferreira deve continuar como treinador do FCPorto?
Num claro sinal de que as coisas já não funcionam como dantes, temos tido ecos na imprensa nos últimos dias de vários jogadores que parecem incompatibilizados com o Jesualdo Ferreira. Já a meio da época Bosingwa arranjara problemas. Bruno Moraes e Ibson tiveram palavras, digamos, menos abonatórias para com o professor. Soube-se também que Paulo Assunção no intervalo do jogo de Paços de Ferreira criou problemas e o último foi Postiga que depois de um dos melhores jogos que o vi fazer, talvez no último ano, e depois marcar ao serviço da selecção disparou que
«A confiança estava lá e quando o treinador nos dá confiança é mais fácil marcar. No F.C. Porto não marcava porque o mister decidiu deixar-me no banco. É impossível marcar golos no banco».

Pinto da Costa, no Jogo dos Campeões e em entrevista ao Porto Canal, disse: «Nem sequer nos damos trabalho de responder às pessoas que afirmam que Jesualdo vai sair. Esses factos servem para nos unir mais.». Será então certo que o professor deverá ficar no FCPorto. Mas como sei que a opinião sobre o assunto não é consensual entre os portistas por diversas razões, fica então a pergunta para sabermos a Opinião da Bancada:

Jesualdo Ferreira deve continuar como treinador do FCPorto?
Sim
Não

PS: A votação para eleger o jogador mais importante da época terminou com uma vitória algo expressiva de Ricardo Quaresma que conseguiu 60 de um total de 228 votos. Baía e Adriano seguiram-se com 41 e 40 votos respectivamente, já mais distante ressalvem-se os 29 votos atribuídos a Pepe. Anderson, que tanto tem dado que falar, teve apenas 2 votos. Curioso, não?! Para ver o quadro completo da votação cliquem aqui.

42 comentários:

  1. - Não gosto de Jesualdo.É medroso,não sabe lidar com o balneário,não sabe incutir ambição e raça.

    - Tenho medo só de pensar num sucessor...virá um del neri?um couceiro?até dá pesadelos...

    - O Porto está instável,gestão muito má,balneário com tricas,apito dourado,...logo uma mudança não faz prever melhorias...

    - acho que Jesualdo é um bom escudo para a Sad. Se momentos quentes surgirem, arranjar-se-á maneira de colocar os focos da culpa em Jesualdo,que até é benfiquista e tal,...e atira-se o homem às feras...

    - Uma mudança de treinador anularia esse escudo,e Pinto da Costa ficava demasiado exposto...

    - O problema principal do Porto está na gestão(ou falta dela).
    a Sad vive num mundo à parte,ninguém é responsável por nada,ninguém dá explicações de nada.

    - Penso que todos os Portistas imaginaram que algo iria mudar.Acabar-se-iam os mareques politicas de comissões e entrava-se nos eixos.


    Ilusões,que até nem demoraram muito tempo a ser desfeitas...


    Neste momento não sabemos se ficamos com Quaresma,Pepe,Lucho...não fazemos ideia de quantos flops iremos contratar para as comissões.


    No meio disto tudo,a continuidade de Jesualdo torna-se um problema menor/secundário...

    mas será ele o actor principal se as coisas correrem mal desportivamente.

    ResponderEliminar
  2. Quando vejo os benfiquistas a dizerem mal de um treinador do FCP, convenço-me que é o homem certo no lugar certo.

    Nessa entrevista Jesualdo disse as coisas certas no lugar certo, apesar de às vezes ter repetido demais as mesmas ideias.

    Na minha opinião, deverá ser dada a oportunidade a Jesualdo construir um plantel à sua maneira, que seja mais equilibrado e arrumar com Bruno Moraes e afins.

    ResponderEliminar
  3. Devo dizer que votei não.
    E votei Não pela simples razão que, para mim (e o Zirtaev e outros mais atentos deve-se recordar), Jesualdo nunca deveria ter vindo para o Porto.
    Portanto, digamos que é apenas uma evolução na continuidade este meu voto.

    Constatei apenas hoje que Ezequias, Paulo Machado, Vieirinha e Pittbul vão para o Leixões. Por empréstimo, presumo eu;
    Constatei apenas hoje que Ibson não faz parte dos planos de Jesualdo Ferreira ("A Bol(h)a");
    Constatei apenas hoje que é cada vez mais dado como certo o regresso do Nuno e a cedência/saída do Bruno Vale;
    Constatei apenas hoje que parece que o FCP mandou alguém ali ao Brasil comprar uma "vedeta" por setecentos e tal mil euros, vedeta essa que, afinal, parece que é para emprestar...

    Meus amigos, eu só digo uma coisa: a SAD do FCP parece uma empresa pública. Prestar contas, lá isso presta. O problema é que ninguém lhas pede. Quanto custam estes empréstimos forçados, estes contratos a médio/longo prazo com verdadeiros barretes?

    ResponderEliminar
  4. A entrevista de Jesualdo Ferreira ao JOGO é muito interessante. Principalmente as respostas às perguntas dos adeptos. Uma coisa é certa, ele assume a responsabilidade sobre todas as contratações, mesmo do Mareque e do Renteria. Por isso, meu caro professor,se porventura vem aqui ouvir e ler os adeptos, tome nota; a partir daqui você já não pode esconder-se e dizer que joga com os jogadores que a SAD lhe dá. Tem, a partir de hoje, a dupla responsabilidade. Fez a equipa e treina-a. Por isso, a partir de hoje será julgado pelos resultados.

    ResponderEliminar
  5. - Tenho medo só de pensar num sucessor...virá um del neri?um couceiro?até dá pesadelos...

    pois é, por isso mesmo também prefiro a manutenção de Jesualdo de quem nem desgosto.
    Não me enche as medidas mas tenho receio que possa ser substituído por novo Couceiro ou Del Neri ...

    Aconselho-vos a ler a entrevista do Jesualdo no O Jogo

    ResponderEliminar
  6. Quintino, é a nossa triste sina...
    comprar ao contentor, não aproveitar os jovens.
    Depois, o buraco financeiro.
    Esta de contratar o brasileiro a um grupo de empresários, que já tinham adquirido o seu passe por 5 anos, para emprestar, não lembra ao diabo.
    E assim se gasta dinheiro alegremente.

    ResponderEliminar
  7. Acho q a questão n se coloca. Ele vai ser o treinador do tri. Já está mais q assumido por JNPC. Ponto final. Se gosto dele ou não já sabem q acho q o Porto foi campeão apesar de jesualdo. Mas foi.

    ResponderEliminar
  8. A questão do Jesualdo não se coloca porque ele é bem capaz de vir a funcionar como garante de vida de algumas pessoas da SAD. Talvez seja só por isso que não se coloca.
    No mais, continua-se à espera que sejam tomadas medidas que permitam abrir novos caminhos para o futuro.
    Já aqui houve quem viesse colocar a questão do mercado de Leste por contraposição ao da América do Sul (nomeadamente o Brasil) - parece que andam atrás de um jogador que joga na Rússia.
    Eu - assim como o Zirtaev - já fomos mais longe: pensem nos mercados do sub-continente asiático, meus senhores da SAD.
    Outra questão que não é lateral a tudo isto: porque é que as jovens promessas do Porto têm todas de ir rodar para outros clubes e no Sporting há sempre um ou dois que parecem pegar de estaca todos os anos (lembro-me do Djaló, do Moutinho, do Nani e do Miguel Veloso)? Se não têm mérito e são o melhor que as bases do clube produzem, então de facto aquilo anda muito mal. Se têm mérito, mas mesmo assim têm de ir para outros lados (o caso do Bruno Vale parece-me o mais evidente e esperemos que não acabe para os lados de Alvalade), então anda alguém a mexer com outros interesses...

    ResponderEliminar
  9. A questão talvez já não se coloque, mas o objectivo é ver o que pensam os portistas mesmo depois de Jesualdo ser campeão, e está mais que visto que não é consensual, até pelos resultados actuais da votação.

    Por outro lado poderia fazer evidência a um pormenor da questão, que coloquei no post, que é ligeiramente diferente da que está na barra lateral, é que pergunto se Jesualdo deve continuar como TREINADOR do FCPorto. E aqui podem-se abrir outras perspectivas como saber se Jesualdo não teria lugar no FCPorto mas noutras funções, como já foi falado por algumas vezes.

    Em relação a ser um escudo desta SAD, não duvido e a entrevista ao Jogo de hoje é bem clara nisso. Ele defende a SAD em situações em que antes seria normal ser outra pessoa a fazê-lo. Já se viu que ele aguenta com tudo e vai continuar a aguentar, ora isso para os dirigentes, que por um motivo que ainda não consigo entender qual é dizem-se protegidos se calados, é assim a pessoa ideal e depois ainda poderá acontecer o que o Henrique especificou, se algo correr mal, está lá o Jesualdo para tudo assumir. Será um óptimo bode expiatório.

    Qt a jogadores e a essa questão do mercado asiático, lembro que o Manchester tem, se não me engano, para dispensar tb um jogador dessa zona do mundo, não seria de todo uma má introdução nesse mercado trazer esse jogador, mas confesso que não faço ideia que jogador é, se é bom, em que lugar joga, etc.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Quer dizer, há o Ji Sung Park (centro campista, como dizem os ingleses), é coreano e esteve também no PSV Eindhoven, e há o Fangzhuo Dong, atacante, é chinês e esteve emprestado dois anos ao Antuérpia.

    ResponderEliminar
  11. Jesualdo vai continuar, e bem, numa conjuntura que continua a náo ser favorável mas os adeptos não se dão conta disso. Não me incomodam, mas rebato, tanta opinião crítica que aqui abunda. Crítica injusta na generalidade, pois há muita gente que desconhece o passado do clube e de como o FC Porto actual se foi fazendo campeão: contrando mal também, mas contratando campeões ou em vias de se fazerem. Para isso, muitos jovens foram rodar, o Jorge Couto, o Fernando Couto, o Bandeirinha, até o Rui Barros foi rodar para o estrangeiro. Acho muito bem comprar jogadores de 18 anos (por 400 mil e não 700 mil euros), uma fase crítica para ver se o jogador desabrocha ou não.
    Jesualdo, em excelente entrevista a O Jogo, põe o dedo na ferida: ter jogadores robustos mental e fisicamente. Ter a força de vontade de André ou Paulinho Santos ou Rui Filipe - e quem diria hoje deles o que não se disse quando chegaram ao clube como uns zé-ninguém! -, a categoria de Drulovic (quem arriscaria nele?), o ímpeto de Jardel (foi quase um milhão de contos gasto num jovem brasileiro desconhecido que nem era internacional e nem foi titular no Mundial-93 de sub-20)? Pois, o FC Porto não espera muito por jogadores feitos, que custam mais. Tem de ir por tentativa e erro. Mas há especialistas que acertam tudo, falta o totobola. Acho que criticam demais, o Lino porque não viram nada (ou nada viram mesmo) de especial mas foi o melhor da Académica toda a época, tem tarimba e parece ter vontade de vencer.
    Depois, se lerem Jesualdo hoje em O Jogo, percebe-se o que significa procurar um jogador para tal posição: Lucas veio porque Marek Cech é médio, como lateral é um desastre e eu já veiculei muito essa ideia minha agora confirmada pelo professor.
    Uns espantam-se que o M.U. chegue e bata dinheiro na mesa por A e B. O FC Porto não tem dinheiro para bater na mesa com a certeza de estar a contratar um craque. É uma diferença substancial. Mas, mesmo assim, consegue há muitos anos ser a equipa mais competitiva num futebol português que na sua modéstia de meios, como até Queiroz diz hoje em Record, faz bonita figura na Europa.

    ResponderEliminar
  12. Interessante comentário do Zé Luís e acima de tudo certeiro.

    As criticas que se fazem à contratação ao Fernando são injustas e algo desfasadas da realidade.

    Houve uma que até disseram que ele vinha para aprender a jogar na relva, porque jogava no pelado, mas por outra querem mais jovens portistas, jovens esses que fartam de dar goleadas às outras equipas durante um ano todo e só têm competitividade nas fases finais.

    ResponderEliminar
  13. Até que enfim leio um raciocínio coerente e fundamentado em relação a algumas coisas que se têm discutido por aqui...Concordo em absoluto com o Zé Luis. O Porto não tem dinheiro para ir buscar jogadores feitos de valor mais que comprovado...Tem que fazer uma aposta em outro tipo de elementos, mais jovens, que tenham sido bem referenciados e muito mais baratos, depois a questão de se confirmar se foi ou não boa aposta, só no futuro terá resposta...Tem sido assim ao longo dos anos, a não ser algumas surpresas de percurso, que têm surgido no mercado interno, fruto mais de retaliações entre os grandes, do que verdadeiras e expressas vontades de contratar...Algumas têm corrido bem, outras nem por isso...Portanto não nos resta alternativa, comprar barato, encontrar pérolas aqui ou além, valorizá-las e depois trocá-las por bom dinheiro, para ir aguentando as contas e manter competitividade...E no meio de tudo isto ganhar alguns títulos! Quanto às estratégias financeiras que o Porto tem, apenas posso referir o que penso, comparativamente com o que fazem os outros...Sempre ouvi tecer loas à gestão do Sporting e a verdade é que ela teve até aqui como resultado uma dívida superior ao dobro daquela que o Porto apresenta!??...Será que são eles que estão certos ou têm tido apenas azar? Já não falo no Benfica, que apresenta o triplo dessa dívida e tem apoios que nunca mais terminam...Ainda agora a TV fez-lhe o favor de nos mostrar dois jogos a feijões só para lhes garantir um bónus extra! Assim também queremos mas não nos dão!...Mas no essencial o que eu quero aqui reforçar é a ideia que o Porto embora cometendo erros grandes em contratações "flopianas" continua a ser dos Clubes Portugueses o que apresenta uma situação mais invejável neste momento e isso é que é de louvar...Podíamos ser mais comedidos, é verdade que sim, mas então teríamos todos que aceitar fazer uma travessia pelo deserto de dois, três ou quatro anos sem nada conseguir conquistar e assim chegaríamos talvez(?) ao fim desse périplo, com as contas saldadas ou muito perto disso...Falou-se em tempos do Boavista e da sua famosa e criteriosa gestão, vê-se agora no que redundou...Falou-se muito dos Roquetes e Cª da sua competência e rigor, vai-se espreitar nos seus relatórios e contas e o que se vê lá: números assustadores...Sinceramente, eu que tenho uma noção de economia do tipo doméstica, sei bem que as soluções ideais exigem muitos sacrifícios, mas pergunto será que todos os Portistas aguentariam atravessar um deserto sem se rebelarem e provocarem uma autêntica revolução? Se mesmo a ganhar o fazem, o que não sucederia se estivessem a perder constantemente como acontece com os finórios da 2ª Circular...

    ResponderEliminar
  14. Para que não me entendam mal, os que insistifrem em fazê-lo, digo:
    Eu gosto do Antunes e por mim, se fosse a decidir, já tinha garantido o moço de Paços, tal como o Edgar do Beira-Mar (melhor, da Inverfutbol). Foram os jogadores, jovens, que mostraram credenciais, potenciais, interessantes. Eu a presidente ou a treinador. Que não sou.
    Mas não posso negar o bom campeonato do Lino e, já agora, dizer que como o Filipe Teixeira temos o Paulo Machado, mas nem todos os jovens "calçam" nas exigências do FC Porto, acima de todos e de todas em Portugal.
    A inserção de jovens, das escolas de formação, é uma caixa de Pandora, que pode trazer coisas negativas para eles. Ivanildo é um exemplo e não pode dizer-se que não teve oportunidades, para mim jogou mais do que mereceu e Adriaanse foi compreensivo em demasia mas na época seguinte já o deixou rodar noutro clube.
    Foi bom o João Pinto e o Jaime Magalhães, com o Semedo, aparecerem em épocas onde o FC Porto hegemónico não existia, os favoritos eram mesmo os outros... O contexto em que se inserem, na equipa, no campeonato, numa determinada época de bons ou maus momentos, não é fácil de prever. É melhor agora ou daqui a dois anos?
    Quando o FC Porto hegemónico ganhou raízes, qualquer jogador se enquadrava: o Edmilson do Salgueiros, o miúdo Zahovic do V. Guimarães, até o Lipcsei húngaro! O resto da equipa, madura, formada, experiente, campeoníssima, assimilava um ou dois novatos sem problemas. A conjuntura actual é outra. O risco altíssimo, a margem de erro reduzida. Fácil é opinar desbragadamente e, confesso, surpreende-me alguns críticos que apareceram nas últimas semanas por aqui...
    Não escondo que houve maus negócios, mas se o FC Porto os tem maus imagine-se os outros... Ontem, na SIC-N, o brilhantina Rui Santos desfiou um ror de asneiras, entre elas um tal de Fucile que deu como "reprovado". Até no óbvio há quem se espalhe ao comprido.
    A moda, hoje, é a Academia leonina. Pergunto: além do FC Porto, em 1992 com CAS, em 2002 com Mourinho, quantas equipas portuguesas jogaram na Europa só com jogadores portugueses? Em 1992, no Luxemburgo, o FC Porto apresentou 8 jogadores formados nas Antas! Não é exemplo igual, mas também não pode suceder todos os anos. Na Polónia, Mourinho apresentou uma equipa toda portuguesa de início e ganhou a Taça UEFA. Já está esquecido...
    Nem o Ajax actual tem meia dúzia de moços formados em casa, pelo contrário há uma dúzia de nacionalidades. E na Europa não vinga. Pois, nem sempre dá resultado. Felizes de quem se pode considerar vencedor com a prata da casa. E o FC Porto é excepção em Portugal. Há tantos méritos para enaltecer que não dependem de um par de contratações falhadas ou negócios suspeitos de comissionismo.
    Haja coerência!

    ResponderEliminar
  15. Os adeptos críticos do FCP são um fenómeno curioso.

    Primeiro de tudo, aceito todas as críticas, mas existem umas que me custam engolir, porque são criticas especuladoras.

    Por exemplo, dizerem mal dos jogadores antes de os verem jogar.
    Mas existe uma pessoa espectacular nisso: Miguel Sousa Tavares.

    Ora bem, por exemplo quero ter uma imagem de portista isento, o que faço eu ? Critico tudo e todos. Os jogadores novos já são maus, isto porque as 3 últimas contratações foram más, não separam as águas.

    Depois lá vem a imagem de profeta: se o jogador não brilha, ele afirma " tal como eu previa", se o jogador brilha " tenho que ser humilde e dizer que errei. Afinal ele é bom".

    Ou seja, a imagem dele fica sempre intocável, e existem cronistas portistas nos jornais que já copiaram essa técnica.

    É por isso que fiquei assim um pouco confuso com tantas criticas ao Lino e ao Fernando. Mas até 31 de Agosto ainda mais vamos ouvir.

    ResponderEliminar
  16. o Lino inicialmente foi apontado como mais um defesa esquerdo mas em função das informações de alguns adeptos da Académica parece que ele será mais um extremo do que um defesa.

    Eu sou mais critico de contratações tipo a do Nuno. Tendo o Bruno Vale para quê contratar o Nuno ?

    De resto o nosso caminho terá sempre de passar pela contratação de jogadores jovens com potencial de valorização.

    ResponderEliminar
  17. Sobre o Fernando ainda ninguém me viu pronunciar, sobre o Lino a única coisa que disse foi no post sobre o Anderson e em que assinalei até que não punha em causa se seria uma mais valia ou não desportiva, e disse e penso que foi e será sempre uma politica errada comprar jogadores com 30 anos. E aqui mantenho a minha. Prefiro que gastem o dobro do dinheiro em Fernandos e Renterias, sendo de qq forma como disse o Zé Luís uma caixa de Pandora, a gastarem o dinheiro com jogadores de 30 anos, em que a caixa de Pandora é a mesma, com a agravante de a mais valia monetária ser praticamente inexistente e as hipóteses de esperanças de um futuro mais risonho para um jovem atleta se desvanecem.

    De qq forma (e isto é só para te picar Zé Luís) eu ainda não perdi as esperanças, ao contrário de ti ;-), no Renteria, jogador jovem, que chegou a ameio da época de um campeonato diferente e que ainda poderá evoluir muito.

    Um abraço.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Eu como adepto do Porto ponho em causa a contratação do fernando.

    Não o vi jogar?Não!Mas também tenho quase a certeza que Jesualdo não viu.E a Sad com jeitinho terá visto um dvd.Se alguém filmar jogos da 3ª divisão...

    e depois há a cereja no topo do bolo,uma semana antes um grupo de empresários portugueses(quem terá sido...:P )comprou o passe para depois revender ao Porto....um jogador de 3ª divisão que tem como referência uma agressão a um árbitro.

    ResponderEliminar
  19. Offshore, nem mais. Essa do Nuno é outra. Gostava mesmo de saber o porquê da sua contratação. Paulo Ribeiro já disse que quereria jogar, por isso deverá ser emprestado e Bruno Vale será que quer tb jogar? Se assim for pergunto, será estes jogadores não pensam? Helton, mais dia menos dia será vendido, se não for nos próximos tempos o FCPorto perde a oportunidade de fazer o seu contrato render um bom dinheiro, a idade dele não perdoa, e esses jovens guarda-redes teriam aí uma oportunidade de ouro. Porque não têm paciência?

    Mas pergunto, porquê Nuno?

    Mas isto sou eu a pensar, parece que já não se pode criticar nada na santa e imaculada SAD. Eles é que sabem. Burro sou eu que ainda dou para lá o meu dinheirinho.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Zirtaev, desse jogador que falas jamais pronunciei e pronunciarei o nome, após a minha inabalável convicção de fraude. Terá de provar muito que não o é, mas custa-me acreditar que o consiga.
    Portanto, eu sou livre, independente, crítico e assumo. Vi e não gostei. Não vi (o tal lance com o Benfica, não vi sequer o jogo) e também não gostei (pelo que ouvi...).
    Se voltarmos a falar dele, ou será a revelação que faça esquecer o Anderson (rio-me de pensar nisso) ou continuarei a não dizer mais o seu nome até ir embora.
    Lembro-me do astuto e expert Rui Moreira dizer que nem conhecia o Paulo Assunção quando pegou de estaca com Adriaanse e eu que suspirava por ele antes da 1ª derrota (em casa) com o Benfica.
    A propósito, e para te picar a ti, Zirtaev, muito do que "diz que disse" do balneário não podia corresponder à verdade, a última dessas a zanga do Paulo Assunção que motivou a pergunta de Rodolfo Reis a Jesualdo na entrevista de O Jogo. Eu achei naturalíssima a opção, frente ao Aves, de Meireles que o prof. assume, sem problemas com Assunção por ter sido preterido. Desconfiei que havia alguma coisa no balneário que não bateria certo e algumas bocas dos brasileiros confirmam-no mas são naturais, todos querem jogar, uns acham-se craques, outros têm a certeza de o serem, mas só jogam 11 e sete vão para o banco. Olha o Baía, dos suplentes, que mais teria direito a reclamar a titularidade... Mas há jogadores e jogadores. E sabemos como os brasileiros são. Devemos admitir que há fumo, mas não dar achas para fazer uma fogueira.
    Quanto ao diagnóstico de Jesualdo, reclamando jogadores mais fortes fisicamente e mentalmente, é na mouche, nem todos os jogadores aguentaram a pressão. Mas faz-me lembrar Adriaanse quando reclamou por um ponta-de-lança a sério que, de facto, não temos. Nem extremo veloz, digo e repito. Mas também não acredito que Lino venha suprir essa lacuna.
    O que me faz confusão é saber se Jesualdo quer mesmo jogar em 4x4x2 e precisa mesmo de extremos, além do Quaresma, e volto a dizer que Alan é perfeitamente aproveitável apesar de muitos não gostarem.
    Mas muitos não gostaram de Lucho e eu acho-o imprescindível no meio-campo, pela classe e o raio de acção que tem. E um médio fazer os golos que ele faz é obra. Jesualdo explica bem porque não o dispensa. E que coro de protestos aqui se enraízou contra o Lucho...
    Muitas faces da mesma moeda: impaciência, criticismo exacerbado, falta de visão de ver o puzzle e as peças a encaixar.
    Os jogadores que criticam, como Bruno Moraes, tiveram a oportunidade de mostrar o que valem frente ao Atlético. E o resto sabemos como foi e é...

    ResponderEliminar
  21. Num blog que eu não dispenso está a ser feita um levantamento do jogadores com contrato com o nosso clube
    http://souportistacomorgulho.blogspot.com/2007_05_01_archive.html#7582819844061421624

    é interessante termos esses dados presentes quando discutimos contratações e a construção do plantel para 2007/08.

    Penso que nesta lista falta um conjunto importantes de jogadores que se encontram emprestados. Para esses casos seria interessante listar também o clube em que realizaram a época que agora terminou.

    Por exemplo, nesta lista não encontro o Sérgio Organista que se encontra no Pontevedra da 2ºB espanhola.

    ResponderEliminar
  22. Na minha opinião, as criticas à contratação de Nuno são justas, essas sim justas. E porquê ?

    Porque existem Bruno Vale e Paulo Ribeiro mereciam mais oportunidades e, na última passagem o Nuno não me convenceu muito, por causa dele e da teimosia do Mourinho perdemos uma Taça de Portugal.

    Parece-me que, principalmente, Bruno Vale já merecia muito mais "carinho" por parte dos treinadores do FCP, mas também não podemos esquecer que esta época foi uma época perdida para ele. Ele quererá ter outra? Ou é melhor jogar?

    ResponderEliminar
  23. isto é engraçado !

    ora num post estão todos criticos do FCP , ora noutro está tudo um mar de rosas !

    por favor , zé luis , tens razao em muitos que dizes , mas não pintes as coisas cor de rosa !

    é normal que se tenha que apostar em "desconhecidos" e normalissimo que as vezes se erre ! não normalissimo é errar quase 90 % das vezes !
    e pior do que isso , nao é normalissimo ter um clube FALIDO, sem categoria desportiva ( sim , por que nao tem .... basta lembrar um benfica de camacho , limpava o rabinho a este FCP ) e ainda por cima ... os senhores administradores tiram enormes bonus por "boa gestão". POR FAVOR !!!!!

    agora , sobre a academia sportinguista. sim tá na moda ... por que ?! logo verão daqui a uns anos. jogadores como o nani, miguel veloso , moutinho, etc etc ( e muitos mais que estão a arrebentar ) enquanto no porto ?!?!? ricardo costa é que é o "menino da casa" ? put* que o pari*

    onde está o paulo machado ?! QUEM DIZ QUE ELE NAO PRESTA , DESAFIO A VIR VER-LO AQUI A LEIRIA!

    o ivanildo ?!?? o ivanildo é um deus do futebol comparado com alans e tariks ! ( mas claro que seria substituto do lisando e quaresma )
    vieirinha ?!? pareceu-me um bom puto... até com mais margem de progressao que quaresma !

    moraes ?! moraes para mim , talvez a parte do adriano, é o unico avançado do porto com mais de 2 neuronios na cabeça. por que é este puto afastado ?!

    onde estão os putos do porto ?! primeiro ze luis , dizes que as escolas do porto afinal até são boas para ganhar a taça uefa.... mas .. onde estão elas ?! no leiria , na academica e em braga ?!

    acusem-me de falso portista , ou rato que foge do navio. verdade é que eu nasci numa zona de benfiquistas ... bem no centro de portugal. sempre remei contra tudo e todos á minha volta, por um ideal que acreditava : fc porto.

    agora custa-me , que esse ideal não existe.... o barco em que tanto lutei para estar, não passa dum antro de currupção e chupistas.

    preferia perder o campeonato , mas ter uma equipa cheia de "portistas" trabalhadores , que amam a camisola, que nao custaram nada ao clube e dão lucro, de pessoas honestas que nao recebem bonus por "boa gestão" quando o clube está falido.

    ResponderEliminar
  24. Offshore, o Organista parece que já terminou contrato na época passada.

    ResponderEliminar
  25. Henrique, dizes sobre o Fernando que tens " quase a certeza que Jesualdo não viu.E a Sad com jeitinho terá visto um dvd.Se alguém filmar jogos da 3ª divisão..." O Luis Castro acompanhou o sul-americano sub-20 e tal como o Eliezio, tb o Fernando por lá andava. Por tanto o melhor é esperar para ver seo tipo prova o que provavelmente mostroupor lá.

    Quanto "a cereja no topo do bolo", completamente de acordo. E este éé o problema desta SAD.

    Quanto a defesas esquerdos, penso que por cá haveria Lino, Alvim e Antunes. Antunes contrariaria JF que quer jogadores experientes, Lino é mais ofensivo que Fucile (muito provavelmente o titular, pelo menos na champions) e essa foi a razão da vinda do Mareque (que só no River jogou a defesa) e Alvim seria o mais defensivo (na minha opinião pessoal o que mais se aproxima de um Nuno Valente). É por aqui que vejo a justificação para uma contratação barata para uma posição carenciada.

    ResponderEliminar
  26. Iori, esse teu último parágrafo só pode ser mal compreendido, para azar teu. Esse criticismo nem no Benfica ou Sporting.
    Olha, a grande equipa do Sporting era assim tratada em Dezembro, após a eliminação da Europa frente ao Spartak de Moscovo por um adepto apanhado na TV: "Querem uma equipa de miúdos a vingar na Europa? Assim não dá e se não têm dinheiro para fazer uma equipa VÃO ROUBAR!".
    Foi assim, aos berros, entre outras vozes que se cagaram para a Academia. Nã, tu vives em Leiria e não és dos 40 mil habituais no Dragão, esses querem ganhar, se possível jogando bem, mas ganhar é o nosso ADN há 30 anos.
    O FC Porto com muita prata da casa perdeu o campeonato de 91 para o Benfica e não houve loas à equipa portuguesa contra os Thern, Magnusson, Ricardos e companhia.
    Off-shore, essa do Nuno na baliza também me custa a aceitar. Até saber a razão de se preferir o velho Nuno ao jovem Vale. Ou é para fazer a desfeita a Scolari?...
    Bem, talvez o Nuno já não esteja ansioso por jogar, fazer carreira, ao contrário do Bruno Vale que tem legítimas aspirações a jogar. Como o Paulo Ribeiro, aliás... Normal, parece-me o Nuno, mais o puto dos juniores para aprender mais e decerto um dia sair para... rodar.
    Guarda-redes é a posição mais difícil, como a do ponta-de-lança. Não é para qualquer um!
    Creio ter dado um contributo para essa perplexidade que não deixa de ser a minha, mas cabe-me pensar nos prós e contras para perceber as coisas.
    Ao iori recomendo a avaliação das prioridades e das percentagens de acerto. Se o FC Porto ganhou tanto a desperdiçar assim, imagina se acertasse em tudo! lol! Mas não desculpabilizo muitas asneiras feitas. Mas parece-me que exageras à grande. Nessa medida, é à Porto, mas criticismo assim tomara os outros o terem...

    ResponderEliminar
  27. Idades.
    O Milan tinha contratado Favalli, depois foi buscar Oddo. É campeão europeu decerto com a mais alta média de idades de sempre, a par do Real Madrid dos anos 60.
    O Madrid foi buscar Cannavaro, agora nem é titular, com mais de 30 anos.
    O Bayern comprou o Luca Toni: 30 anos.

    ResponderEliminar
  28. Zé luís, por aí não me picas tu, a história do Paulo Assunção foi notícia e eu apenas vendi pelo preço que comprei. Mas o que é certo é que os jogadores têm falado demais. POdem querer jogar, como devem querer todos os que jogam, mas e antes de Jesualdo tb não queriam e via-se esta "festa" que se tem visto? Algo está diferente. Mas aceitando que a história do PAssunção é falsa, tb concordo que o Jesualdo tem razão em preferir Meireles, que num jogo contra um adversário teoricamente mais fraco queria um jogador no meio campo defensivo com mais amplitude atacante. Mas vamos ver se Assunção não será um dos transferíveis e se for se calhar a história até tem alguma razão de ser.

    Qt aos jogadores de 30 anos, bem, o Milan é um caso à parte, eles têm algo que mais nenhum tem e são um exemplo neste aspecto, o tal MilanLab que parece fazer rejuvenescer os jogadores, mas juntando o Milan ao Madrid e ao Bayern, está a falar de equipas que querem resultados imediatos e têm dinheiro para desperdiçar ao ponto de comprar um jogadores para encostar em dois anos. O FCPorto pode fazer isso com o Lino, mas num clube com os problemas financeiros que tem não seria mais razoável comprar um jogador mais novo?

    Iori, não querendo entrar na vossa conversa, mesmo jogando mal eu só quero é ganhar, sempre. Já em alguns jogos posso ter sentido que o FCPorto não merecia a vitória, por exemplo contra o Sporting, mas se podesse ter ganho... mesmo no campeonato dos 3 treinadores em que a nossa equipa meteu nojo e na última jornada poderia ser campeão, nem imaginas como me ia saber bem. Ganhar, sempre, nem que seja a jogar às cartas com a família e se perco fico cá com uma azia ;-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  29. Nos "Novos Artistas da Bola":

    Miguel Guedes: Vai sair portista do FCPorto?
    Jesualdo Ferreira: Vou sair muito portista. No FCPorto sente-se muita paixão, não uma paixão exterior como benfica, mas uma enorme paixão interior.

    Mais palavra menos palavra foi assim que acabou o programa. Jesualdo só falou no Benfica porque qd disse que no FCPorto se sente muita paixão, o representante do Benfica do programa o interpelou, reivindicando que no Benfica tb se sente a tal paixão.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  30. Zirtaev, quem entra no espírito nunca mais sai. Jesualdo, sei-o bem, nunca gostou mesmo da colagem ao Benfica. Quando foi para Lisboa estudar, via os jogos do Benfica do Eusébio, é normal, e alguma empatia teria de surgir, é normal. Mas nunca foi benfiquista.
    Até Rui Águas, sei-o bem, quando cá esteve percebeu que este era um clube diferente, lutou por ele e foi campeão. Tem é outra mentalidade, diria provinciana, mais agarrado à família e vizinhos, pelo que se sentia como peixe fora de água, era o pássar do sul (cantado no balneário). Mas Rui Águas gostou do FC Porto. Nunca se deu bem, por feitio, com o espírito de guerrilha necessário naquelas épocas 89/91.

    ResponderEliminar
  31. A minha ideia está a bater certo.
    A partir do momento que Jesualdo fosse campeão, iria libertar-se dos nervos e começaria a dizer coisas impensáveis para a IMPRENSA.
    Chamar os BOIS pelos NOMES, foi uma delas.
    Colocar jogadores no seu devido lugar (vide Zé Bosingwa,Bruno Moraes, etc).
    Para o Presidente apoiar,algo se passou.
    Agora queria que a SAD, se deixasse de pretender ganhar tantas comissões - Já parece mal?
    Com que lata é que o Dr Pôncio os pode defender?
    Já pensaram nisto ?
    Vamos reflectir, com bastante cabeça fria, e, não nos acreditarmos no que os ditos Mídia dizem.
    Saudações Blues

    ResponderEliminar
  32. As vantagens de manter Jesualdo são tão óbvias que nem comento.

    Offtopic:

    se for verdade que o FC Porto quer trazer o Vukcevic, são excelentes notícias. Daria para amenizar e de que maneira a minha azia pela venda do Anderson. O sérvio entrava no nosso meio campo "que nem ginjas".

    ResponderEliminar
  33. as minhas esperanças de ter Antunes morreram no dia em que contratamos o Lino. Este até poderia vir, mas não sem antes fazer uma forte abordagem ao Paços pelo passe do jogador - temos tanta gente para colocar e o Paços até vai à Uefa...

    Hoje soube que a este só falta assinar pelo slb. Não fomos inteligentes. O jogo que o puto fez no dia em que o Paços foi à luz não engana. Estamos perante uma pérola da lateral esquerda.

    Menphis, fui eu que aqui escrevi sobre o facto do Fernando ter que se habituar à relva. Óbviamente um exagero da minha parte mas não deixa de ser verdade que se temos olheiros a trabalhar no Brasil tem de servir no minimo para não termos que pagar 4 vezes mais pelo passe do jogador. Os empresários pagaram 100 000 euros e dias depois o FCP adquire os direitos por 400 000...

    Não posso gostar da compra do Fernando, não é? 400 mil euros é muita fruta para um jogador que se vai emprestar. O Eliézio que é o capitão desta selecção sub-20 veio emprestado e dispensou-se. O Eliézio é jogador do Cruzeiro, portanto outra escola.



    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  34. Bem, vamos ver o que é que os amanhãs que cantam nos vão trazer!

    ResponderEliminar
  35. Prestem atenção...

    Tal como o negócio está a ser conduzido pelo Sporting, Carlos Martins recusa-se a sair. Segundo o jogador, ainda não estão reunidas as condições para deixar Alvalade, admitindo mesmo ficar mais um ano caso não chegue a acordo com o clube verde e branco. Ora, o que o internacional português pretende não é mais do que ser ressarcido – e lucrar também – do ano de contrato que não cumprirá, caso se transfira, em Alvalade. Até porque, no entendimento do jogador, é o Sporting que não conta com ele para a próxima temporada, tal como Paulo Bento já afirmou.

    O Jogo

    ResponderEliminar
  36. teixeira, é claro que podes não gostar do negócio, propriamente dito, eu dizia do jogador, se calhar interpretei mal as tuas palavras, porque criticar o jogador é especular.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  37. bem , entao diferenciamos de vontades ....

    eu nao quero ganhar ...eu quero ser o melhor !

    alias, quando eu me "tornei portista" , nao foi nos anos em que o porto ganhou o campeonato... foi nos anos em que era o melhor , ou pelo menos prometia ser.

    porque ganhar e ser o melhor, não são necessariamente a mesma coisa.

    muito importante, quero uma equipa que esteja a crescer , nao a morrer ! que é o que se passa com o porto.

    zé luis , tu falas que " se o porto ganhou tanto , imagina se acertasse mais". enfim ... o porto só ganhou alguma coisa por duas razoes :

    milagre mourinho ! isso mesmo ... lembras-te do octavio machado ?! lembras-te fernandez ? entre esses dois , que se passou ? houve o milagre mourinho,e se nao fosse ele , nunca teriamos ganho nada na europa ! ( ou se calhar vais me dizer que estou enganado ?!????? )

    segunda razao : sporting e benfica tão uma bosta !! pelo amor de deus , até o boavista já ganhou um campeonato. se isto fosse o ano do benfica do camacho , nem piavamos.

    mas enfim, voces querem é ganhar, mesmo sendo uma equipa "merdosa", que só joga quando lhe apetece, e até com o atletico perde.

    engraçado ... os de lisboa tb são assim,nao valem uma merda mas ficam todos contentes quando ganham.....

    eu sou diferente, se acham isto falso portista , entao que seja !

    "Ao iori recomendo a avaliação das prioridades e das percentagens de acerto. Se o FC Porto ganhou tanto a desperdiçar assim, imagina se acertasse em tudo! lol! " por zé luis ....

    enfim, talvez nao éra um clube falido !???

    só digo outra vez : ve o que o porto ganhou sem o mourinho ! porra , o mourinho até aqui em leiria fez magia !

    e ze luis , eu agora estou em leiria , mas nao sou de leiria, sou de ainda mais abaixo, de uma aldeia e terras que se calhar , nao exagero quando digo que era o unico portista lá.

    enfim ,já me alonguei demais , e provavelmente já perdi o norte ao texto! peço desculpas por isso

    ResponderEliminar
  38. Eu acho que o Prof se libertou precisamente no momento em que se sentiu Campeão. Notou-se isso naquele brilhozinho nos seus olhos...Foi esse porMaior que me deu a perceber - e espero que bem - que Jesualdo ultrapassou aquela barreira do quase...E isso é importantíssimo para se poder afirmar as potencialidades que qualquer pessoa exibe...Gostar não é o mesmo que amar...Amar sem se ser correspondido é igual a sofrimento. Amar e conseguir ser-se amado é o máximo que nos pode acontecer! Lutar e conseguir o êxito completo numa luta é atingir quase isso! É quase a perfeição e traz nela imersa a possibilidade de melhorar e sentir poder realizar no futuro imensamente mais...

    ResponderEliminar
  39. O Eugénio do Bola na Área escreve um texto de nota alta. como é na mouche tomo a liberdade de o aqui colocar para sublinhar aquilo que penso sobra a mais valia de manter Jesualdo.



    "Espanta-me um pouco o discurso dos benfiquistas a propósito do tema Jesualdo-vira casacas. Antes de tudo mais, esquecem o mais importante: que se alguém tem razões de queixa, nessa relação, é o Jesualdo. O homem foi duas vezes campeão como adjunto de Toni, ajudou a equipa a ganhar uma taça de Portugal, esteve na final dos campeões em Estugarda e, em 2002, ficou com o lugar de Toni e foi substituído por Mourinho, que também acabou despedido. Fez-se à vida, teve três magníficas temporadas em Braga e o prémio foi uma oportunidade para ser campeão - está feito. Jesualdo é treinador de futebol e só depois benfiquista. Aliás, quem anda no futebol como modo de vida não pode ter esse tido de pruridos."


    Jesualdo tem uma "vendetta" a desmpenhar. Querem melhor motivo do que esse?



    [[]]

    ResponderEliminar
  40. Gostei da entrevista do Jesualdo à Antena 1.

    Depois do que ouvi parece-me certa a saída do Ibson.
    Tenho pena porque éum jogador que aprecio:
    "Jesualdo abordou ainda a situação de dois jogadores aparentemente descontente com a actual situação, tendo começado por Ibson.
    "É um jogador com qualidade técnica acima da média, mas talhado para um estilo de jogo muito específico",
    "

    ResponderEliminar
  41. Amigos portistas!!
    Na minha opinião o Prof Jesualdo deve continuar..
    de facto existem mts coisas que devem ser esclarecidas, nomeadamente o mau clima que se vive no balneario, jogadores a mandar bocas contra o treinador, contratações disparatadas agravadas pelas dispensas e emprestimos ainda piores..sera que jesualdo tem culpa disso tudo??alguma deve ter nem que seja no balneario, pois esse e o seu terreno!!
    no entanto, acho msm que Jesualdo merece outra oportunidade há mt mérito que não lhe devemos tirar, a maneira como tem defendido o porto e a sua SAD contra tudo e contra todos, mts das vezes sem ser esse o seu trabalho!!acho que lhe devem ser dadas as condições para fazer uma equipa ao seu gosto, construir um porto jovem e combativo, com mt garra e espirito..
    agora se assim não conseguir tb estarei aqui aqui a dizer que deve ser substituido, mas por enquanto ele não merece isso..

    O mais importante e ser portista!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar