21 junho 2011

Tá feito? Venha outtro, o FC Porto continua



Não há muito mais a dizer. Em cima da hora, no post abaixo, disse o que sentia e nada se altera. André Villas-Boas sai em condições normais, ditadas por circunstancialismos do mercado do futebol, porque o Chelsea o ditou, porque tem o dinheiro, porque as coisas avançam e não recuam, porque não há ilusões no futebol e no Desporto em geral, apenas a propensão de crescer, melhorar, superar-se, passar a outras metas, independentemente dos críticos que metem a viola no saco noutras ocasiões.

Felicidade para AVB no Chelsea, desejo-lhe muito mais do que a Mourinho e que ganhe ainda o que Abramovich há muito persegue, com o seu saco ou iate de dinheiro, vivo, sonante, irrecusável.

Aos que abominam a saída de AVB, como li há pouco n'A Bola Miguel Sousa Tavares, não são adeptos que falam, sofredores e fiéis para sempre, eu que há 30 anos não sabia quem era MST e lá estava eu ao sol e à chuva nas Antas, ao frio e ao calor como no Porto-Benfica de 1978 que ditou a sentença do campeonato, jogo às 5 da tarde e a partir das 3 já ninguém entrava, eu estava lá desde a 1 hora, a lanchar e a ver o FC Porto crescer no que, nem eu imginava, é hoje, um clube imparável de reputação mundial, que projecta os seus jogadores e treinador e até os seus dirigentes. Em quantos jornais e tv's trabalhou MST que nem tem o jornalismo como profissão de carreira?

Gostava de ver os saloios que criticam o AVB por aceitar algo na ordem dos 4, 5 ou 6 milhões anuais a recusarem uma proposta assim. É esta gente que eu abomino, gente a quem não dou a mínima importância, gente que não sabe do que fala e fala como se fosse algo consigo e não é.

Obviamente, gente que concorda e aceita, mesmo que a contragosto mas conhecendo a realidade do jogo fora das quatro linhas e que sabe que o timing é ditado por quem tem dinheiro.

Ao contrário de Mourinho, logo desde Fevereiro em Manchester cobiçado pelo Inter que foi sempre o mais forte concorrente a contratá-lo, mas que mal terminou o jogo na Corunha foi a Londres à revelia do FC Porto, AVB terá informado Pinto da Costa da situação. Irrecusável. Inadiável. O Chelsea dita o timing, bate o dinheiro e compra o que há para comprar. Como disse antes, não há críticas a fazer, o FC Porto tinha de precaver-se com estas situações e não houve juras de amor eterno de AVB, ao contrário do que supõem os que mal entendem a periodicidade das notícias e o acumular de declarações e sentimentos.

Como disse aqui também no dia do anúncio dos 15ME da cláusula, feito por PdC na entrevista à RTP (salvo erro), 15ME era muito pouco. Valia um milhão por ano dos 15 de carreira que AVB pretende para si mesmo. E isso é muito pouco. Se o FC Porto tinha valorizado o contrato, e a cláusula, do técnico em Dezembro, devia valorizar mais ainda no final da mais extraordinária época de qualquer equipa do futebol português, algo que devemos à comptência mais do que comprovada de AVB e à categoria ímpar do FC Porto que, naturalmente, encontará um sucessor e um novo ciclo para prosseguir, vitorioso e inabalável.

O anúncio da cláusula recorde já foi pouco enfatizado na altura e agora é uma mera formalidade para quem tem dinheiro. Abramovich tem-no, e muito, pelo que prosseguirá na sua luta pelo prémio supremo e para o qual se baseia num método e no êxito do FC Porto, o que é de enaltecer e é, afinal, o que corre mundo neste momento.

É claro que preferia que AVB continuasse, como preferi à época que Jardel tivesse continuado e não continuou sabe-se bem porquê, como gostaria que Lucho tivesse continuado e nem foi o mercado que o levou, foi um conjunto de vontades e, em suma, o futebol que assim o ditou.

Resta encontrar quem encaixe bem no trono de sonho. Afinal, o FC Porto valoriza tanto jogadores como treinadores mas, acima de tudo, a sua escola e o seu saber instalado. Foi assim que o FC Porto se habituou a viver, desde que Artur Jorge saiu para o Matra Racing e Futre para o Atl. Madrid em 1987. Bastou também um ano a Rui Barros para sair do anonimato do Varzim para o estrelato na Juventus, na sequência da época memorável de 1988 com Ivic.

A consolação, desta vez, além do triplo do dinheiro encaixado com Mourinho, é que na Champions não teremos o Chelsea como adversário, somos do 1º pote do sorteio, somos dos maiores clubes da Europa, somos FC Porto, somos Portoooooooooooo!

E AVB é dos nossos, não tenho dúvida alguma. Saiba Pinto da Costa encontrar outro que prossiga a nossa luta, sem os milhões irrecusáveis de Abramovich, mas com o nosso saber e a nossa mística que já nenhum treinador recusa ou troca, internamente, por qualquer outro clube nacional. Depois, a compita com o estrangeiro, é uma eterna luta de David contra Golias. A História tem-no repetido, muitos ainda não aprenderam, mas não foi com esses que o mundo pulou e avançou.

Dispenso-me de dizer quem acho que... quem vier será bom e o ciclo continuará. A Champions, salvo algum imponderável da História, não é para o FC Porto. E perder AVB para um colosso financeiro de índole individual é como o Boavista perder Jesualdo quando chamado pelo Dragão. E, aí, nenhum portista lamentou o poderio portista face à concorrência interna. Aliás, noutras capelas, até Jesus é salvaguardado com ordenado a dobrar e cláusula protectora. Sinal de que grande, grande, é o FC Porto. Nos seus limites, aqueles que conhecemos e os quais estamos habituados a superar. Porque vencer é o nosso destino e AVB incutiu essa mística de forma indelével.

A venda dele é o sucesso do FC Porto e o regozijo do grande treinador que AVB revelou ser.

18 comentários:

  1. Zé Luis...mais uma vez na mouche. Só quem não percebe o que é o futebol e o mundo de hoje, é que pode estar contra AVB. Só espero que este seja como Mourinho e compre meia dúzia de jogadores do FCP, compensando ainda mais o clube que tanto o ajudou. Já a sua clausula de rescisão, foi um bom valor pela sua cadeira de sonho, pois caso contrário teria saído por 5 milhões, e não por 15. Bem jogado e bem defendido pela dupla PdCosta AVB.
    Mais uma vez a marca FCP demonstra ao mundo a sua capacidade e organização, na venda dos seus produtos. Muitos portistas nem se apercebem o quanto o clube cresceu neste mundo tão competitivo e tão desigual, e nem sabem a sorte que tem por serem adeptos de um clube com esta grandeza. Nunca pensei nem imaginava em 77, no que se tornaria o nosso FCP. tantos e tantos títulos e tantos treinadores e jogadores. É incrivel. Pouca gente faz uma pequena ideia do passado recente deste grande clube, que sem ajudas de governos consegue lutar contra tubarões e marcar uma posição cimeira...Só me apetece dizer!!! Largos dias tem cem anos...A reviravolta está para breve.
    PS Quanto ao MST, mais uma vez demonstrou que está ao serviço do adversário. Perdeu toda a credibilidade, como jornalista e se calhar como pessoa de bem. Mais não digo porque não merece consideração quem trata assim um ser humano que deixa 4 títulos saborosos e marcou uma página do futebol Português que perdurará por muitos e muitos anos, para além de deixar os cofres do clube bem recheados. AVB, que sejas feliz e muito obrigado por tudo o que deste ao FCP.

    ResponderEliminar
  2. AVB saiu, mas o clube fica e só interessam os que cá ficam!
    Aliás, a sua saída não apagará a época fantástica que este CLUBE fez!
    Sim, foi o clube que cometeu os êxitos e é o clube que fica com eles!
    Pode ser que daqui a um ano ele esteja a amargar esta decisão, chafurdando nas porcas libras que serão a única coisa que lhe restarão!
    O FC Porto deu-lhe tudo e ele cuspiu no prato logo à primeira ocasião! Não teria ele outra oportunidade de sair um ano mais tarde?
    Imaginem que o FC Porto faria uma proposta da mesma índole do Chelsea ao Domingos? Ele desistiria do Sporting nesta altura? Duvido muitissimo!
    Mas quanto mais alto se quer subir, mais alto será a queda! O tombo será enorme!

    O que temos que fazer agora é arranjar uma boa alternativa e esfregar aos olhos de todo o mundo que continuamos e continuaremos a ganhar apesar destas rasteiras, por isso somos o melhor clube do Mundoâ
    Espero também que aprendamos com os erros de confiar cegamente num discurso e num indivíduo que à partida sonhávamos poder ser o melhor treinador de sempre do FC Porto, e quem vier a seguir apoiá-lo em conjunto com a equipa, não lhe dando relevância em demasia!
    Porque apesar de tudo sempre achei que a questao do treinador não é assim tão decisiva para uma euipa ter sucesso! Já fomos campeões com treinadores como Adriaanse...
    Sempre preferi ter bons jogadores em detrimento de treinadores!
    Agora que venha o Jorge Costa!
    FC PORTO SEMPRE!

    P.S.: Adoraria vê-lo no Dragão com o chelski e ouvir a maior assobiadela de que há memória no futebol!

    ResponderEliminar
  3. Caro Zé Luís
    Quero,desde já cumprimentá-lo pela lucidez da sua crónica e concordar com quase tudo que diz e principalmente no que se refere ao MST,ele que já passou por todas as estações de TV,incluindo as que fazem do FCPorto o seu ódio de estimação,para não falar na bolha...
    Agora,só gostaria de saber se AVB,informou atempadamente o Presidente PC do assédio do Chelsea e se o fez,agiu,face às circunstancias,de acordo com a sua vontade e aproveitando o comboio que como se sabe,só passa uma vez..
    Ontem,ainda sem saber,oficialmente,escrevi este comentário no Blogue Reflexão Portista:
    Silver(io) disse...
    Se Vitor Pereira e Zé Mário,não acompanharem o Villas,podemos estar descansados,pois muito do trabalho e dos exitos da epoca transacta passaram e muito por eles e sem tirar mérito ao "cenoura"(a confirmar,só discordo do timing)vejo que com um ex jogador com peso específico a equipe técnica está encontrada e reforçada com a promoção do treinador campeão dos sub 19 Rui Pedro Gomes.Como diz o "palito" no twitter " somos PORTO"

    20 de Junho de 2011 18:44

    Hoje,e se o Vitor Pereira,rejeitar acompanhar o AVB para o Chelsea,não pelo dinheiro,mas para aproveitar a oportunidade de ser o nº1(que prejuízo seria para AVB),estou certo que será ele o escolhido para continuar o trabalho que,pode estar certo,tem muito do seu saber.

    Quanto ao sr.Abramovich,penso que com o dinheiro que já nos entregou,deveria no mínimo,ser Dragão de Ouro...não lhe tinha saído mais económico se tivesse comprado parte do capital social da Sad Portista e ser aceite como Administrador?Já tinha obtido os títulos que persegue e as alegrias,sem preço,que um portista,recorrentemente atinge...ou tentar contratar o Presidente PC,pois este não tem clausula compensatória.......!!!! e aí estava,bastante preocupado.
    Por fim,comungar consigo na presença no antigo Estádio das Antas no dia 28 de Maio(aniversário da minha saudosa mãe)em que sofri,não só pela espera como pelo auto-golo do Simões(meu conhecido quando estudei em Coimbra),mas recompensado pelo golaço a 7 minutos do fim(quase do meio campo e para a baliza do lado do "quarto anel")do Ademir ,que em boa hora fomos buscar ao Olhanense..
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Nessa epoca de 1997/98 em que fomos campeões após o longo jejum e quebrámos o possível Tetra aos lampiões fomos finalistas da Taça de portugal com o Sporting onde empatámos 1 a 1 e "derrotados"na finalíssima,que então havia)e que foi "arbitrado" pelo inesquecível "chinês"e em que o Sporting,òbviamente ganhou por 2 a 1(felizmente,pois senão ainda agora estaria sentado no topo norte do Jamor)e que como prenda não foi viajar pela Cosmos,mas sim com os vencedores,no próprio avião à China...era às claras e sem sistema!!!!esse saudoso,para eles,tempos....

    ResponderEliminar
  5. "Gostava de ver os saloios que criticam o AVB por aceitar algo na ordem dos 4, 5 ou 6 milhões anuais a recusarem uma proposta assim."
    - Não me encaixo nessa dos saloios, e critico o AVB, por se deixar comprar, e, porque nunca na vida aceitaria ir trabalhar para um patrão como o Abramovich! Para além de recusar a pés juntos ganhar 4,5 ou 6 milhões! Quem ganha isso sem ser patrão, só quer ser prostituito de luxo! Há limites na vida, que só quem quer ultrapassa! Justificar uma sacanice porque nos foi feita uma proposta irrecusável, é o primeiro passo para lavar com uma esponja toda a cobardia p.ex. dos colaboradores do regime de vichy ou dos carrascos dos campos de concentração! - Não estou obviamente a dizer que há uma comparação na acção, estou apenas a falar da desculpabilização...- se o dinheiro paga tudo e apaga tudo, então a federação nada fez de errado com o Carlos Queirós, o que não é verdade!

    E, essa de dizer que o Porto é grande, também só é uma chupeta para calar o bebé que abriu as goelas até às orelhas!

    ResponderEliminar
  6. http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/pinto-da-costa-maisfutebol-vitor-pereira-treinador-fc-porto-porto-treinador/1261872-1304.html

    Vítor Pereira novo treinador do clube!

    ResponderEliminar
  7. O FCP não é nem pode ser apenas um clube para impulsionar jogadores e treinadores, tem, dê lá por onde der, de garantir que consegue ter uma equipa forte durante tempo suficiente. A nossa liga é a liga dos campeões e não é a liga europa. Por isso quando diz q a Champions não é para o FCP pois, assim não é, mas devia de ser. O FCP já a venceu por 2 vezes e sempre teve muito menos dinheiro do que todos os grandes da Europa.
    Se percebo que AVB tenha saído, claro que sim, compreendo perfeitamente. Podia era ter-se escusado ao ridículo de andar uma época inteira a jurar juras de amor eterno quando na realidade bastava-lhe pagar o que estava no contrato.

    ResponderEliminar
  8. reine margot, é a primeira pessoa, presumo que no mundo, que diz recusar uma proposta de 4, 5 ou 6 ME. Parabéns. Agora, se tal fosse concretizável eu queria ver essa coragem toda e ser saloio ao ponto de recusar. Desculpe, nessa não acredito e é das tais coisas que só fala quem sabe que tal nunca lhe ocorrerá.

    Quanto às opiniões, aceito-as todas, mas acho que devem ser fundamentadas e não com a hipocrisia de MST que tem o passado que tem a mudar de patrão e a fazer o mesmo trabalho em qualquer deles. Nem sequer melhora um bocadinho, pelo que não percebo como lhe pagam mais de cada vez que muda de poiso. Tomara eu...

    ResponderEliminar
  9. medicina, não me compreendeu sobre a Champions. Quando digo que não é para o Porto é em termos de ganhá-la, só em circunstâncias muito especiais e felizmente ocorreram-nos duas vezes. Mas é um acaso da História, nada mais do que isso. É clsro que o nível do FC Porto é de Champions, mas não para ganhá-la. Por isso há os tubarões que sabemos e o historial da competição diz-nos o que é na verdade.

    ResponderEliminar
  10. André Villas-Boas apresenta curiosos traços de carácter: saída do Porto em 2004 conflituosa pois sabia foi conivente com saída de Mourinho sem avisar direcção, ele que estava no clube desde os 17 anos; saída da equipa técnica de Mourinho, em conflito camuflado, cujas razões e contornos se desconhecem; conferência de imprensa categórica e com ameaça judicial a jornalista que acusou de mentir por ter sido noticiada conversação com Sporting, que se mostrou ser verdade; juras de amor ao Porto, frequentes e desnecessárias (ninguém lhe pediu isso!) durante toda a época; comunicação da saída do clube por advogado e fax.

    Mourinho, por pouco que se goste dele, passou a época 2003/2004 a dizer que gostava de experimentar outras ligas. Não tinha cláusula e a sua saída foi negociada, não se pode comparar com o actual cenário. Saiu no final de um ciclo, com uma série de jogadores que queriam sair também. Não é o caso actual, haverá muita gente no plantel do Porto que sem Villas-Boas quererá seguir as pisadas e sair.

    ResponderEliminar
  11. Por isso, não posso subscrever o que está assumido por alguns. Respeito as vossas opiniões mas não consigo desejar sorte a Villas-Boas, não espero que lhe corra bem nem mal a vida, mais do que a qualquer outro clube na Premier League (aliás, costumo torcer pelo Liverpool na Liga Inglesa, simpatia de há muitos anos). É-me indiferente, mas repugna-me bem mais a sua atitude neste final de ligação ao clube do que qualquer posição assumida por José Mourinho.

    ResponderEliminar
  12. Quanto a Vítor Pereira. Não vou repetir o mesmo de há um ano atrás em que errei redondamente acerca das competências técnicas de Villas-Boas. Reconheci esse erro. Tenho reservas sobre este treinador mas guardo-as para mim. Admito que a sua escolha foi um mal menor: conhece a casa, a formação (a ver se finalmente isto é aproveitado para a equipa principal!), a estrutura táctica utilizada, os planos previstos para a próxima época (aquisições / saídas). Falta saber quais serão os adjuntos escolhidos. Ninguém pode dizer aquilo que tenho lido: que ele (Vítor Pereira) era importante, era o cérebro, etc... Só aqueles que de perto lidam com os técnicos, nomeadamente jogadores e dirigentes, poderão dizer que influência tinham Pedro Emanuel ou Vítor Pereira nas decisões atribuídas a André Villas-Boas.

    Desejo, como portista, que tudo lhe corra bem, o sucesso dele será a nossa felicidade!

    Em frente!

    Força FC PORTO!!!

    ResponderEliminar
  13. Carlos Teixeira, só posso dizer que há aí factos, controversos, mal explicados. Então, que importância tinha AVB em 2004 para trair o Porto, como mero observador de jogos escolhido por Mourinho? Que alta traição terá sido essa, como outras em que passou por cima dessas minudências, para PdC o acolher como colheu?

    Que exagero... O Mourinho queria tanto outras ligas como o AVB disse que gostaria de experimentar. Ou não?

    Porquê tirar esqueletos do armário? Para justificar o azedume? É feio.

    De resto, AVB tratou das coisas como devia ser e acredito que tenha informado pessoalmente PdC. Ao contrário de Mourinho... E advogado e fax é o normal a cumprir formalidades.

    Quanto a VP, pois era com ele que AVB sempre trocava impressões, lia as cábulas e via os quadros tácticos, lançando jogadores e traçando posições. Logo, tudo indica que é só seguir o caminho.

    Obviamente, é um caso a ver.

    Já agora, para os desconfiados sempre podem argumentar que é uma aposta de risco por ser adjunto e nunca PdC apostou em tal, mesmo da casa. Só Otávio e muitos anos depois e deu no que deu.

    ResponderEliminar
  14. "Gostava de ver os saloios que criticam o AVB por aceitar algo na ordem dos 4, 5 ou 6 milhões anuais a recusarem uma proposta assim. É esta gente que eu abomino, gente a quem não dou a mínima importância, gente que não sabe do que fala e fala como se fosse algo consigo e não é."

    Zé Luís, por uma vez estamos em desacordo... isso de recusar 4 ou 5 milhões tem que ser relativizado, e dou o exemplo: se um gajo como eu que ganha 900 com um trabalho de merda e puder ir para outro lado ganhar 950, não tenho problemas em aceitar, porque afinal 50€ já pagam uma conta da luz ou da água...

    Agora um gajo que tem um emprego de sonho, tem dinheiro para levar uma vida de luxo, ganha num mês mais do que milhares de pessoas que o admiram conseguem ganhar em 2 anos e mesmo assim sente necessidade de ir ganhar 4 ou 5 vezes mais, enfim...

    4,5 ou 6 milhões não têm o mesmo significado para pessoas diferentes em situações diferentes, longe disso! Mas é apenas a minha opinião.

    ResponderEliminar
  15. A minha posição é de que não tenho mais motivos para defender e achar correcta a postura e actuação de André Villas-Boas do que acharia a de Mourinho em 2004. Se se confirma aquilo que Pinto da Costa diz, que HÁ UM MÊS TERIA A SUSPEITA DISTO, mais grave é: terá sido tudo negociado há um mês e só agora se sabe, só agora se avisa o clube. E porquê? Porque o Chelsea não conseguiu convencer Hiddink... André Villas-Boas conseguiu deixar em stand-by a decisão de sair ou não, comprometendo a sua sucessão ao não avisar antecipadamente a direcção, caso se concretizasse a investida do Chelsea ou não. Isto é a grande ilação que tiro das palavras de Pinto da Costa desta tarde sobre o tema. Para além disso, Pinto da Costa confessa-se "amigo" de Mourinho, várias vezes o elogiou e apenas num momento, após a saída dele, admitiu que se fez passar por "camelo" para evitar conflitos que podiam prejudicar o clube. Não o vejo, em relação a Villas-Boas, ter postura particularmente diferente.
    Termino sobre este assunto:

    "Num momento de despedida relembram-se as melhores vivências passadas. As minhas estão bem frescas na memória... A chegada repentina, a aceitação imediata e sempre de uma forma positiva por parte de jogadores e funcionários, as alegrias da Taça da Liga, a explosão da manutenção e a confirmação de uma equipa e de um grupo muito forte, entre os melhores da Liga Sagres.
    De uma forma ou de outra pautámo-nos pela diferença. Todos, no dia-a-dia, no jogo, de uma forma individual e colectiva... Todos recolhemos frutos e o nosso orgulho fica connosco para sempre.
    A todos agradeço estes momentos, a todos devo este passo novo que vou dar na minha carreira. Parto mas fica um pouco de mim aqui com vocês todos: Presidente, dirigentes, funcionários, jogadores e Sócios. Continuem a vencer, agora e sempre!

    Sempre vosso,
    André Villas Boas, 2/6/2010".

    ONDE ESTÁ MENSAGEM EQUIVALENTE DESSE PORTISTA FERRENHO NO SITE DO NOSSO CLUBE??? É que se sai a bem não se percebe a ausência de texto semelhante.

    ResponderEliminar
  16. A traição/mal estar a que aludi em 2004 entre André Villas-Boas e o clube foi referenciada na altura e reavivada na minha memória pelo fórum do www.fcporto.ws. Quanto ao acolhimento de Pinto da Costa ou não em função disso, o melhor exemplo é que se José Mourinho quisesse treinar o clube todas as portas estariam abertas, não temos dúvidas... Independentemente do passado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Que visão positiva da situacão toda.. Eu não a tenho e a desilusão que o André me deu vai demorar a passar. Tanto disse que daqui não saia tao cedo e agora vende-se assim.

    ResponderEliminar
  18. REINE MARGOT: Bravissima :)

    ZÉ LUÍS: acredite se quiser, mas sim, há pessoas como a Reine Margot.

    cumprimentos :)

    ResponderEliminar