16 fevereiro 2012

Há sempre uma primeira vez para tudo...

O Arsenal sofreu a maior derrota europeia da sua história: 4-0 no Milan. Muitos clubes já passaram por isso. Por acaso, não reparei na cara do Wenger...
O Zenit ganhou ao Benfica: fora de forma, relvado mau, titulares de fora por lesão/doença. Há uma primeira vez para tudo. O guarda-redes (bielo)rrusso teve duas, deu dois frangos.
Houve uma primeira vez do FC Porto em Sampetersburgo. Em Setembro, no auge da forma, o Zenit atropelou os portistas. Parece que eram uma equipa inferior. Danny, Criscito e Malafeev fizeram a diferença. Shirokov foi igual: bisou hoje como com os dragões. Malafeev é que ditou, depois, a eliminação da Champions, brilhando no Dragão. Infelizmente, foi essa a segunda vez.
Há uma estreia europeia: FC Porto e Manchester City nunca se defrontaram. Agora, o FC Porto vai defender o seu troféu europeu, pela primeira vez esta época (já que veio da Champions - modificado, por não ter ficado legível, graças ao Jorge).
Espero que Lucho esteja mais acertado do que quando jogou a primeira vez (a única vez que a disputou, não o primeiro jogo que então realizou) na Liga Europa: falhou dois golos que podiam ter liquidado o adversário (alguém sabe, já agora?). Que não falhe uma segunda vez.
E esperemos que o FC Porto ganhe, na próxima 4ª feira, pela primeira vez em Inglaterra.
É que há duas equipas que não fazem contas a isso: uma, obviamente, são os Citizens; outra é um provável adversário na ronda seguinte, por acaso sem saber se acede à mesma mas há muito a pensar no M. City...
Parece que a Lusa, que fez isto, caiu uma primeira vez no conto do vigário. Não caiu, não foi a primeira vez nem será a última.
Estamos sempre a aprender.

7 comentários:

  1. uma pequena correcção, se me permites: em 1987/88 e 2004/05 já estivemos a defender o troféu. ambos correram mal (maldito Llorente em 1987, acho que foi esse cabrão que me pôs a desgostar do Real), pode ser que à terceira seja de vez.

    um abraço,
    Jorge

    ResponderEliminar
  2. Perdão, refiro-me em concreto a esta época. Vamos começar a defender, agora, a Liga Europa de que somos detentores. Não me expliquei bem ou não ficou implícito, embora para mim fosse claro.

    Em 2003-04 não defendemos a Taça UEFA - ainda bem!!!

    Em 2011-12, por repescagem da C Champions, vamos defender a Liga Europa de 2010-11.

    Ontem referia, aliás, que em 15 dias vamos defender o campeonato e a Liga Europa. O meu raciocínio é este, não conto com o passado e não faço futurologia.

    Mas obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
  3. fui eu que percebi mal atão. é da hora ou do artigo que estou a acabar ou se calhar é porque já estou com as putas das borboletas para o jogo de logo à noite.

    um abraço,
    Jorge

    ResponderEliminar
  4. Zé Luís, se não me engano o Lucho, enquanto jogador do nosso FC Porto, nunca jogou na Liga Europa, mas sempre na Champions, poderia ter jogado naquela prova se tivessemos ganho em Bratislava frente ao Artmedia no tempo do Co Adrianse e repescados para a então Taça Uefa, acho que em 2006 ainda não se denominava Liga Europa. Só se foi pelo Marselha, mas mesmo aí lembro-me de ele jogar na Champions enquanto jogador do clube francês, mas o que interessa é que se ele tiver oportunidades de golo, no jogo de hoje, as aproveite.

    Jorge: em 1987/88, se a memória não me engana, foi um tal de Michel que marcou os 2 golos do Real Madrid nas Antas e nos impediu de seguir em frente. Era um especialista de bolas paradas, e penso que o segundo golo do Real Madrid em Valência - a 1ª mão não foi em Madrid por impedimento - também foi ele o autor, um golo já perto do fim do jogo quando toda a gente já pensava no 1-1 que nos deixava em boas condições para o 2ª jogo.
    Este Michel fazia parte de um luxuoso trio de ataque do Real Madrid: ele, o mexicano Sanchis e Butrageno.

    ResponderEliminar
  5. Foi pelo OM no seu 1º ano, falhou dois golos de caras na Luz. Acabou campeão de França e voltou à Champions este ano...

    Pelo FC Porto jogou sempre na Champions.

    ResponderEliminar
  6. Ok Zé Luís, tem razão

    eu estava a esquecer-me dessa eliminatória do Marselha frente aos nossos inimigos.

    ResponderEliminar
  7. Daniel, tens toda a razão. tinha o Llorente na cabeça mas foi o Michel quem marcou esses dois golos. maldito também, fdx.

    abraço,
    Jorge

    ResponderEliminar