10 junho 2013

Paulo Fonseca

Se já há confirmação oficial, pois é Paulo Fonseca que devemos apoiar como treinador do FC Porto. Embora não esteja, em princípio, pelo blog para acompanhar a próxima época, devo dizer já que nem me aquece nem arrefece. E, afinal, não é por isso, um dos factores essenciais, que as assistências decrescem no estádio? Percebeu-se, nestes dias, o entusiasmo causado mesmo entre portistas... Mas posso lembrar que AVB fazia-me sentir o mesmo: nada, ou na melhor das hipóteses na expectativa, na pior sem grandes esperanças. O que já não é mau, mas pode ser pior se olharmos para o contexto "macro-económico" da competitividade interna, aliás já aqui abordado.

Não se percebe a demora em tratar da sucessão de VP e se o segredo era suposto durar até ao dia 12 a verdade é que, sendo também um nome entre outros há semanas conotado para o cargo, a verdade é que antes da confirmação oficial pelo FC Porto já toda a gente o dava como certo e seguro no Dragão. Segredo de Polichinello...
 
Parece-me, ainda, uma aposta de maior risco do que a que foi, como achei então, Vítor Pereira. E o risco acresce pela reformulação do plantel portista, que pode sofrer mais baixas ainda que seguramente a colmatar e esperemos que atempadamente. São as duas coisas juntas que me preocupam e que não me faziam inclinar para um treinador "tenrinho" e sem provas dadas a este nível. Não me venham falar do Pinhalnovense que atrapalhou o Porto de AVB na Taça ou da quase subida do Aves na época passada. O 3º lugar pacense, histórico e meritório sem dúvida, resultou mais da perda de Braga e, especialmente, Sporting. Jogar e treinar no FC Porto... nem no Benfica. Aliás, o desenlace com os respectivos treinadores é sintomático. A pressão, o peso, a responsabilidade estão no FC Porto.
 
Não vejo no currículo pessoal nem nos jogos do Paços de Ferreira, bastante desinteressantes frente a FC Porto e Benfica, motivos para me regozijar com a aposta, arriscadíssima, feita por Pinto da Costa. Preferia alguém com perfil já de certa tarimba, fosse Domingos ou Jardim, perceberia melhor até alguém já com um trajecto firme como Rui Vitória. Mas se é este, pois viva Paulo Fonseca e quem tiver de atirar a primeira pedra que o faça agora e não depois se as coisas correrem mal.
 
O Benfica chegou a um nível aproximado, em competitividade e qualidade de plantel, do FC Porto, mantém, bem ou mal, o treinador e apresta-se a reforçar o plantel que terá retoques mínimos.
 
Espero que corre bem, mas temo o contrário, na perspectiva de um portista. Pelo menos a manutenção de um sistema de jogo em continuidade, na base do 4x3x3, em vez do jogo de transições de Domingos, é bom augúruio. E o facto de Paulo Fonseca ter como exemplo o jogo do Barça... Resta saber se fará melhor do que VP, em títulos e em estilo de jogo.
 
Porém, fechando mesmo o blog salvo se outra Ilusão me forçar a voltar perante tanta trapaça benfiquista, estarei mais depressa aqui a dar os parabéns pelo sucesso, que desejo, do que vir reclamar que tinha avisado. Não sou desse tipo, mas a inquietude fica registada. Da mesma forma, alegra-me um pouco porque torcia muito o nariz a Domingos.
 
Les jeux sont faites.

Aproveitando, regozijo-me por no Braga ter sido feito um acto de contrição, com Jesualdo de volta. Fica bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário