20 novembro 2016

Arbitragem: uma merda duma maçada

Pinto da Costa comentou de novo tardiamente e não é assim que o panorama da arbitragem vai mudar. O paradigma da arbitragem tuga foi sempre este e, ao contrário do FC Porto, sempre critiquei aqui e reclamei arbitragens estrangeiras nos principais jogos cá na parvonia. É o paradigma do que eram o Vítor Pereira, o Lucílio Baptista, o João Ferreira, o Duarte Gomes, que mesmo assim não impediam o FC Porto de ser campeão, bicampeão, tri, tetra e até penta. E eu sempre defendi árbitros de fora na Liga tuga, porque eles eram maus, como Artur Soares Dias continua mau e por aí fora. Veja-se também aí em baixo o que escrevi sobre a sua arbitragem com o Benfica, com recorrente cobardia já vista noutros clássicos.
Como escrevi depois do jogo de Setúbal, com o cromo João Pinheiro a fazer lembrar o João "Pode ser o João"  Ferreira, a diferença, agora, é que nem conhecemos os novos vigaristas, pois os velhos já conhecíamos e temos um histórico notável. Veja-se o cavernoso Capela em Chaves que fez o velho e decrépito presidente do FC Porto e só de alguns pataratas portistas sair do seu torpor.
Há anos que o FC Porto deixou de exercer vigilância e pressão sobre uma classe corporativa corrupta e no seu âmago desonesta e parcial, capaz das arbitrariedades que se conhecem e tornaram o futebol para consumo doméstico um panorama negro e mafioso bem ao contrário dos louvaminheiros que calaram agora a pugna pela verdade desportiva e dizem que há 20 ou 30 anos é que era mau...
Mas o incómodo, a "pouca vergonha"  que o FC Porto atira sobre as arbitragens recentes já obriga a seguir jogos do Benfica e comentar na hora as incidências de arbitragem, algo que nem nos jogos do FC Porto a newsletter do clube faz...
Não deixa de ser irónico que o faça agora é carregue nas tintas.
Ainda na época passada, e há dois anos nem se fala, passava um fim de semana e o escritório das 9 as 5 funcionava só nos dias de expediente. A nota dita de imprensa era publicada à 2a feira, depois de um jogo no sábado. E jogos houve com clamorosos erros de arbitragem que no relato publicado online no sítio oficial do clube nem eram abordados lances, ficavam só como "polémicos"...
É, por isso, que eu constato que isto dá arbitragem, para o FC Porto, é uma merda. Mas torná-lo uma maçada, depois da indiferença e deixa andar face à famiglia da arbitragem tuga, ter de quebrar o descanso de domingo para mexer na porcaria.
Também não tenho, nunca tive dúvidas de que isto acontece porque Pinto da Costa mandou calar e agora falou e o panfleto do clube animou ao mesmo tempo.
Não dou, porém, para este peditório. O FC Porto deixou a merda atolar-se até ao seu pescoço ao ponto de ser Lopetegui o único a reagir, há semanas eram só os jogadores no Bonfim enquanto o treinador NES se escapulia para os balneários e, em Chaves, só se viu Luís Gonçalves no campo a vociferar contra uma das mais miseráveis arbitragens dos tempos recentes, profusamente criticada no painel de arbitragens de O Jogo.
Ironicamente ainda, o mesmo Luís Gonçalves que, um dia depois de O Jogo ter compilado os 8 penaltis não marcados este ano segundo o seu painel, deu um exclusivo ao rival JN, que continua a ser no seio da Global Média como era na Controlinveste e ainda na antiga Empresa do Jornal de Notícias, em que apontava os 8 penaltis não marcados elencados pelo diário desportivo um dia antes.
Convém, por isso, que se organizem no Dragão em vez de darem tiros nos pés. Porque na cabeça já deram tantos que não atinam em comunicação como não acertam estratégia alguma.
Uma merda, de facto, é uma maçada ver isto fora do controlo e já sem palco nem timing para criar sensações e emoções em capas de jornal. Porque das tvs centralista e lisboeteiras já o FC Porto desapareceu para sempre.

1 comentário: