Num jogo sem gp a reclamar, com o Chaves, Sérgio Conceição veio falar das 4 jornadas anteriores onde em cada uma houve gp por marcar a favor do FC Porto sem que o VAR interviesse. Fez bem. Mas, lá está, já entrou a desoras. Porque já se percebeu a utilidade do VAR. E o FC Porto tem de actuar na hora, nem deve distrair-se do seu foco, como fez de Xistra atirando-se a Hugo Miguel.
Presumo que esta iniciativa é do Sérgio. Porque o FC Porto, apesar do que se julga, continua a querer caçar elefantes com ratinhos, nem que seja um ao lado do teclado enquanto navega na internet.
Isto depois de o Benfica ter escapado de Vila do Conde sem perder com uma gp oferecida. E ter virado o jogo com o Portimonense com uma gp inexistente a dar o seu empate e a ver os algarvios sem um golo do empate 2-2 por suposto fora-de-jogo que o VAR não dissipa nem serve, mesmo como ferramenta útil, para discernir coisas de centímetros que deturpe uma noção fundamental que acompanha as Regras do Jogo e todos têm esquecido: mesmo com o VAR, em caso de dúvida deve-se favorecer a acção atacante e não é por um jogador ter um pé mais adiantado a uma linha patusca na televisão, tanto omitida como ao Braga na Luz como inserida como agora se fez na 6ª feira também na Luz, que se deve subverter a essência do jogo.
Mas agora temos o Xico Marques, esperto da Geometria Descritiva, a recriar as linhas imaginárias de uma bancada para o campo de jogo, como o saloio do Rui Prantos fez uma fez para explicar um golo indevidamente anulado ao Rio Ave na Luz...
O FC Porto, de uma vez por todas, tem de saber como se joga esta partida cheia de truques. Continuo a achar que não sabe. E o uso do Torto Canal comprova a inaptidão na função.
Desonestidade campeia. Isto já soa tudo a falso, como era de prever. Não se podem esperar efeitos diferentes com as mesmas causas. E os árbitros tugas são ordinários de horror. Mas o FC Porto veio condenar um eventual assalto a casa de um dos mais fracos do Xistrema, a cavalgadua do Vasco Santos. Porquê?...
Não sejam NEScios. Até o Sérgio já percebeu! O regime alimenta-se disto, pula e avança. Quando o VAR salvar mesmo o FC Porto de uma desgraça a gritaria vai ser pior do que os pacóvios em romagem à prisão do 44 em Évora, onde até Pinto da Costa se deslocou e António Costa também fez a mise en scène.
Sem comentários:
Enviar um comentário