04 janeiro 2018

FC Porto afina, árbitros refinam

O FC Porto está, mentalmente e no plano internacional físico-tactico, mais forte, a equipa joga com harmonia e assimilou bem o que o treinador deseja. Chegados ao início do ano e a uma jornada do termo da 1a volta, não tenho o pessimismo realista das épocas anteriores, onde facilmente espezinhei ilusões de conquistas.
Mas o que se viu na Feira, além de um golo sofrido escusado e até estúpido, foi uma equipa capaz de reagir a muitas adversidades e vicissitudes do jogo. Daí a vitória que nos anos recentes quase ou nunca acontecia.
O FC Porto, enfim, afina o seu futebol num contexto difícil, ambientes marotos e jogos descaradamente viciados. A fraude tomou proporções gigantescas e não há tapete para onde esconder o lixo.
A arbitragem tuga, escumalha humana e própria de uma sociedade podre, vendida e sem valores, tem refinado o cinismo com que sempre acompanhou os jogos do FC Porto.
Há coisas que nunca se vêem noutros campos com outras equipas.
Daí que, apesar da liderança firme e do futebol convincente, os desmandos da arbitragem tuga não auguram que o melhor chegue ao fim em 1°.
Os 3 clássicos saldaram-se por empates mas só o FC Porto mereceu ganhar os seus. O Sporting, em 2°, a 2 pontos, podia perfeitamente ter perdido ambos.
Já nos últimos anos o FC Porto impunha-se aos rivais e tropeçava onde era menos verosímil deixar pontos.
À excepção das Aves, a equipa tem ganho, em Braga, no Bessa, por exemplo, é demonstra força e finalização onde dantes comprometia as suas aspirações, com demérito seu e desmandos da arbitragem.
Não sou, no momento, capaz de julgar tudo isto poder vencer o monstro tenebroso dos apitos vendidos nem se o FC Porto superarà jogos com arbitragem tendenciosa, ontem na Feira como antes em tantos pequenos campos.
O título é um grande desafio, mas só superado se for possível bater o Adamastor que ensombra nas esquinas a vontade de ir além. Este é o maior obstáculo, pois adversários à altura no campo ainda não se viram.
Com ou sem reforços, que parecem necessários, é só um meio de ganhar a primeira batalha. Há muitas competições pela frente, mas só o campeonato importa.

Sem comentários:

Enviar um comentário