01 setembro 2011

Latrina e porcaria, vistas de Espanha

Álvaro, afinal, não vai para o Chelsea, o FC Porto achou pouco 20ME e está no seu direito, veremos se jogador e clube beneficiam com isso para o resto da época com este finca-pé portista tão aliviado noutras situações como no estranho caso de Falcao disfarçado em venda pela cláusula... Kléber não tem alternativa, que Walter não é a não ser para a Taça da Treta na Liga das tretas. Não sei o que o FC Porto ficou a ganhar para 2011-12, mas decerto não foram as melhores perspectivas na Champions, quanto ao campeonato interno deve chegar mas é pouco.




O jogador de 20ME de cláusula não foi inscrito na Champions, apesar das capas no dia da contratação e de lembrarem que Capdevila era "campeão do mundo". Urreta, um jovem de valor que não me importava de ver no FC Porto, vai para o desterro de Guimarães, pior do que outro dos cenários no estrangeiro com que se acenava, bovinamente, pela obediente Imprensa lusa ao serviço do regime e que, por isso, nada discute.




Postiga no Saragoça e Djaló no Nice, destinos e objectivos em consonância com clubes que lutam para não descer. O desvario no Sporting, a tal revolução em curso de que falava o Duque de paus mas que não voltará a encher Alvalade como na apresentação com o Valência, esfumando-se a surpresa e a expectativa reduzida a zero à primeira paragem do campeonato.




Manuel Machado demitira-se, cobarde, em Guimarães após o 0-4 com o Atl. Madrid, alegando-se mil e uma coisas, entre elas a insustentável situação do técnico ante os sócios que percebiam que a equipa não jogava nada, apesar da aparente réplica nos jogos com o FC Porto. Machado foi um bluff, ou um balão que subiu pouco, capaz de falar grosso com os árbitros em Portugal e questionar o penálti da 1ª jornada com o Porto para encolher os ombros com o penálti cavado pelo saloio Sálvio e a não expulsão de regulamento náo decretada pelo árbitro do jogo europeu.




A Direcção do V.G. é um bando de imbecis, empata tudo e todos sem saída aprente e contrata Rui Vitória, outro que troca Paços de Ferreira por Guimarães, como antes Paulo Sérgio, na sedução pela vertigem e a saída para o caminho mais alto com os espinhos inerentes para os quais nem todos estão preparados.




Luís Miguel, leio por aí sem saber exactamente quem é, se um antigo jogador de Leiria e Sporting se o técnico da Oliveirense, vai para P. Ferreira, onde o risco é menor e a exigência "dos adeptos" não tão premente.




O Rascord, vejo na net, preocupa-se por Vítor Pereira e Jorge Jesus não se verem, em Nyon, onde pensei que importante era saber as reacções na UEFA, junto dos outros técnicos "de elite", quanto às opiniões sobre a data do mercado.




Vai tudo doido, em Alvalade não páram, na Luz fazem de conta, no Dragão vale a condição de campeão e de que, no final, pelo menos o titulo está garantido. É o benefício da dúvida, favorável ao campeão mas pouco credível a médio prazo. Recusar vender, agora, Álvaro Pereira, depois de 13ME desbaratados numa incógnita brasileira de nome Danilo, que até quer jogar a médio, é para vender mais caro daqui a um ano?...




Ah, e na selecção de Paulo Bento, com cuja porcaria todos contemporizaram, depois de Bisongwa, e de todos os que o antecederam, Ricardo Carvalho bate com a porta e manda tudo à merda, sem dar satisfações. Dasse, se isto não é culpa de Carlos Queiroz, pelo menos é do "ADN" portista, que infecta a equipa de Portugal onde se faz de conta que está tudo bem mas o responsável mor, o Amândio do carvalho, 25 anos depois de Saltillo, continua a dar a cara em nome da FPF, também é o último a saber, 25 anos depois de Saltillo. Já foi com Deco a portar-se porcamente no Mundial, não há mão em ninguém a não ser com a contribuição dos empresários e lá vem Jorge Mendes, omnipresente, à baila, para o bem e para o mal.




Enquanto isto, por Espanha, dá-se conta da "indiscrição" de Pinto da Costa a revelar o futuro de Mourinho, presumivelmente no Paris SG, como se esse o preocupasse e marcasse a sua atenção no dia-a-dia.




Se há alguma coisa que gostaria mesmo de saber é o das relações entre Pinto da Costa e Mourinho, por tudo e mais alguma coisa. Mas isso sou eu, desconfiado, porque na hora das perguntas ninguém se atreve ou está tudo esquecido...




Em Espanha, por supuesto, há a discussão, como em Portugal, dos troféus para aqui e das contas para acolá.




Leio agora no Mundo Deportivo, confirmando como na Andaluzia respeitam o Barcelona e por aqui ouvi gritar os seus golos na 2ª feira à noite, que o total de troféus está em aberto.




Porém, como em Lisboa, a contabilidade é patética. O MD afiança que o Barça tem mais troféus do que o Madrid. Contam as duas taças latrinas para os dois lados: partantos, não é 74-73, mas 76 (ou 77)-75. Sabe-se lá porquê. E desafiam os jornais de Madrid, a "mancha blanca" que tudo disfarça pelo clube maior da capital, pois Marca e AS não gostam das três Taças das Cidades com Feira que o Barça ganhou e, assim, põem o Madrid na frente...




Ora, como há dias escrevi e elucidei um leitor aqui, não só a Taça das Cidades com Feira foi um troféu oficial. Mas, inclusive, a 22 de Setembro de 1971, a UEFA e a FIFA patrocinaram um troféu oficial entre o primeiro vencedor da Taça das Cidades com Feira e o último, o Barça e o Leeds, com 2-1 para os catalães, faz parte da história do futebol e o secretário-geral da FIFA, Stanley Rous, entregou o troféu ao capitão catalão Rifé, no Camp Nou, para entronizar a entrega definitiva do troféu ao Barça.




Ora, enquanto o Barça tem direito a contar esse troféu, oficial, na sua lista, de resto com a conivência da FIFA, algo que os parolos do Rascord e da Bolha desconhecem por completo, também pode somar as Taças das Cidades com Feira, essa que os de Madrid querem negar ao Barça mas podem outorgar ao Valência, por exemplo, que ganhou também três delas, caso contrário os "chés" teriam o seu currículo a meio, como ironiza o MD. Mas se o Mundo Deportivo faz bem em achá-las oficiais, bem poderia riscar as duas taças latrinas que atribui ao Barça e, ao mesmo tempo, ao Madrid, troféus recusados pela FIFA como oficiais.




Sic transit gloria mundi, cá como lá (ou vice-versa). É preciso ver as coisas em perspectiva. Lá como cá.


Helàs, mais ou menos como em Portugal, em Espanha glosa-se o facto de Madrid e Barça terem goleado no campeonato. Queixam-se os da capital de que os 0-6 dos de Mourinho em Saragoça foram um hino ao futebol, algo ridículo face a correspondente oposição de "caca" que vi na tv no domingo à chegada. Bastou o Barça dar cinco a uma equipa de Champions para se falar em "porcaria" de Liga, assim a modos de falar-se de competitividade pelos Rui Prantos da terrinha parola virada para o Atlântico. Num dia é tudo bonito, no outro uma porcaria, pois então, umas vezes o campeonato é sem mácula, noutras uma nódoa. Não sabiam disto? A mim, que ando há muitos anos nestas andanças, fica só a dúvida se aprendemos com "estes" ou fomos "inventores" das mais estapafúrdias teorias da conspiração e da valorização ou não da coisa quando é ou não favorável.


8 comentários:

  1. A mim o que me preocupa é que o FCP está exactamente na mesma situação que o ano passado em termos de pontas de lança, mas Kléber não é Falcao.

    E mais, o CD da Liga reabriu o processo Kléber-Marítimo-FCP e eu não vejo nenhum jornal falar das consequências que tal processo pode ter. Pode Kléber ser suspenso ou é tudo uma questão de pagar umas compensações ao Marítimo? Pode o FCP ser punido enquanto instituição? Que pode acontecer?

    E se Kléber for suspenso ficamos com Walter apenas?

    Por estas e por outras é urgente que o FCP contrate um ponta de lança no mercado de Inverno. Penso eu...

    ResponderEliminar
  2. Zé Luis, pelo que dizes cá e lá é a mesma porcaria, a guerra entre a capital e a "periferia" é a mesma coisa demencial a que se assiste por aqui.
    -Ainda ontem assisti a uma entrevista dada à TVI pelo director de jornais José António Saraiva, personalidade forte, bem pensante e falante, uma verdadeira cópia do grande António José Saraiva, mas muito conservador para ser filho de quem é, sai ao tio...Ali numa soberba varanda a olhar o Tejo, a Ponte e a Trafaria, confidenciou que apesar de ser desportivamente correcto, do Belenenses -por sinal clube do Américo Tomás- não podia deixar de ter a sua admiração pelo Jesus e pelo Benfica e a confidência de que o Futebol é uma coisa muito importante...
    Mas o que interessa é que para nós Porto as coisas poderiam ter corrido muito pior se saíssem Pereira, Guarin ou Moutinho, em qualquer um dos casos ficávamos incomparavelmente mais frágeis, mas quanto ao ponta de lança o grande tema, Vítor Pereira em passagem para um encontro Internacional de Treinadores, levantou -quanto a mim- um pouco do véu dessa pouca apetência ou urgência para adquirir já, de qualquer forma, um outro matador, "a tendência actual de seguir o método utilizado pelo Barcelona"...Se repararmos bem desde Ibraimovic -onde mora?- que o Barça não tem um típico ponta de lança, mesmo um avançado seguindo o estilo do "nosso" eterno Falcao...

    ResponderEliminar
  3. «A coincidir com o novo ano futebolístico, iniciámos uma nova aventura no Porto Canal. Desde o início deste mês, os adeptos passaram a dispor de um canal em que terão a garantia de uma cobertura exaustiva e verdadeira do nosso FC Porto. E como, com certeza, já puderam constatar, o FC Porto não entrou no Porto Canal para destilar ódio contra os adversários, para assumir uma atitude sectária e ofensiva. Não, o FC Porto entrou no Porto Canal para estreitar a ligação aos seus milhões de adeptos e para contribuir para a afirmação do Porto e do Norte no país. Um dia, os outros também nisso nos irão seguir e imitar.»

    Estas são palavras de JNPCosta relativamente à presença do Clube nos blocos informativos do PortoCanal -FlashPorto- que diáriamente surgem para nos telealimentar...Independentemente da qualidade ou não das transmissões, da pontualidade, da duração, a verdade é que o FlashPorto se limita a informar de forma totalmente escorreita, sem fanatismos, de um modo até algo ingénuo -por isso mesmo muito agradável- e a transmitir uma objectiva o mais isenta possível sobre o FCdoPorto.
    É pouco o tempo que ali é ocupado, para a nossa vontade, para o nosso desejo gostaríamos de ter estampado todo o tempo do Mundo, mas ainda bem que é assim, daquele modo elegante, com aquela disposição optimista...

    ResponderEliminar
  4. Uma saborosa crónica para se iniciar bem a época.

    ResponderEliminar
  5. Ora bem

    Aqui vai o meu “inestimável” contributo:

    Estou um pouco preocupado, especialmente com a falta de capacidade demonstrada para colocar excedentários/dispensáveis.

    Por partes:

    Baliza: 3 guarda-redes, Helton para titular, Bracalli como boa opção (experiente) e um jovem para se ir fazendo. Tal como deveria ter sido o ano passado e talvez tivessemos ganho também a taça da cerveja. Como senão vejo a colocação do Beto. Há muito que era certo que ele iria sair e, caso o objectivo seja rodar num clube para ir ao Europeu, deveria ter sido colocado num campeonato com mais visibilidade. Cluj não me parece boa opção.

    Laterais: 6 (direita = danilo, fucile, sapunaru; esquerda = rafa, alvaro e alex sandro). Claramente boas opções, todas elas, com excepção do rafa, para serem titulares dado como adquirido a qualidade dos brasileiros comprados, a julgar pelo preço. Se a qualidade é positiva a quantidade é preocupante porque só 2 jogarão e só um irá para o banco pelo que vitor pereira terá que saber lidar com esta situação. Acho que a estrutura teve mal em não deixar sair o palito para o chelsea mesmo abaixo da clausula. Depois de se ter contratado um Defesa esquerdo por cerca de 10 M€ não é esperado que este venha para o banco. Não compreendo se facilitamos com o Atletico de Madrid, clube que nos roubou o Paulo Assunção, porque não facilitar com o Chelsea, clube para onde temos feito grandes negócios. Presumo que PC ainda não digeriu a saída de AVB e quem pagou foi Palito.

    Centrais: 4, o número necessário, mas qualquer um deles com capacidade para ser titular, sendo que jogam apenas 2 e um vai para a banco, pelo que semanalmente um deles não será convocado.

    Meio Campo: 6 (Souza, Fernando, Guarín, Moutinho, Belluschi e Defour). Tal como nos centrais todos eles com capacidade para serem titulares pela positiva e pela negativa o facto de não serem convocados alguns em detrminados jogos. À atenção de Vitor Pereira. Acresce ainda o facto de Danilo já ter afirmado que vai lutar por um lugar no meio campo...

    Extremos: 6 (Varela, James, Hulk, C.Rodríguez, Iturbe e Djalma). Como só jogam 2 e é preciso duas boas alternativas, acho que se aplica o mesmo que aos centrais e aos médios. Qualquer um (com excepção do Djalma) terá capacidade para lutar pela titularidade o que poderá provocar azia aos que não jogam nem sequer são convocados.

    Pontas de Lança: 2 (Kléber e Walter). Parece-me pouco para uma época com várias competições, no entanto existe sempre a hipótese de quer hulk quer djalma fazerem uma perninha no meio, mas não é a mesma coisa. Mac acho que Kléber, depois de marcar o primeiro, vai rebentar...

    Resumindo julgo que o plantel, apresenta muitas e boas opções para qualquer lugar (com excepção do ponta de lança), situação que será uma “faca de dois legumes” (conforme Jaime Pacheco). Qualidade há, mas não há lugar para todos. Vítor Pereira terá que saber gerir muito bem o grupo para evitar amuos e azias.

    Acho que a SAD, ao contrário dos anos anteriores, comprou primeiro antes de vender/colocar jogadores e ficou com algumas batatas quentes na mão. Acho que as saídas de Palito, Rolando, Fernando ou Guarin e Cebola estariam na mente dos responsáveis no entanto por diversos motivos não foi possível concretizar essas saídas. Em Janeiro o planter será retocado, seguramente.

    Abraços

    PS: de notar que Jorge Mendes conseguiu colocar todos os seus jogadores (Falcão, Micael, Rabiola, Ukra e mesmo Orlando Sá no Fulham) e de momento não temos nenhum jogador dele no plantel. Não me admirava que houvesse transferências de empresários antes da reabertura de mercado.... De notar que o famoso antónio araujo, empresário de Fernando, não conseguiu colocar um jogador contrariado e em saldo :)

    ResponderEliminar
  6. Nota:

    plantel inscrito na champions:

    Guara redes: Helton e Bracali;
    Defesas: Sapunaru, Fucile, Otamendi, Rolando, Maicon, Mangala e Álvaro;

    Médios: Fernando, Souza, Defour, Moutinho, Guarín e Belluschi;

    Avançados: Varela, Hulk, Kléber, Djalma, C.Rodríguez e James.

    Ficaram de fora: E.Rafael, Alex Sandro, Walter e Iturbe.

    Não temos no plantel um único jogador da nossa formação...

    ResponderEliminar
  7. Só mais uma nota:

    Só comentei o plantel, oresto só uma achega:

    O novo treinador do Paços é natural de espinho e cunhado do nosso Vitor Pereira e devem-se ter cruzado nas camadas jovens do FCP

    Curriculum:

    http://www.zerozero.pt/treinador.php?id=4888

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Mais um bitaite:

    Pinto da Costa não gosta de ser encornado como qualquer um de nós.

    Por isso a sua relação com Mourinho não será a melhor. Mas penso que ficou mais dorido com AVB.

    Por isso disse aquando da saída de AVB : "gostaria que ganhasse todos os jogos menos contra o FCP e que empatasse com Mourinho, porque fiquei amigo dos dois...". Nisso da ironia, PC continua imbatível...

    Abraços

    ResponderEliminar