15 setembro 2011

A nova edição vista da SIC com o famoso Falcao e sem o marreta do Marques

Eu não sei como o Portismo vai seguir a nova edição da prova esta época. Talvez com indiferença por não lá estarmos? Ou com curiosidade para ver o que fazem os outros, já que parece tão fácil?
Nas duas últimas vezes que o FC Porto a disputou venceu-as. Motiva algum desprezo, bah a gente se quiser vai lá e ganha outra vez?
Eu vou apoiar o Atlético de Madrid. Para todos os efeitos, deu-nos 45 milhões de euros, mesmo depois de lhes termos sucedido no trono e sacado o troféu das suas mãos de 2010 para 2011. E, lembre-se, os colchoneros ganharam-na depois de terem levado 0-3 no Calderon (depois de 2-0 no Dragão e um golo de calcanhar de Falcao, para eles terem tempo de tomar a decisão de o contratar), a sua pior derrota caseira na Europa e que os fez mudar de competição para salvarem alguma coisa lá com o sobrinho da Lola Flores que, descobri há pouco ao andar por lá, tem uma avenida com pompa em Puerto Banús, ao lado de Marbella, contígua a outra artéria dedicada ao Julio Iglésias, salvo erro, e um destaque no passeio das estrelas daquele pequenino principado ainda mais minúsculo do que o do Mónaco.
E sou Atlético pelo Falcao. Só por isso. E por lá ter jogado o Futre, por supuesto. Não fosse o FC Porto, o que seria do Atléti?
A SIC vai continuar a dar os jogos. Depois da vertigem com o Benfica há dois anos, até ao choque frontal com o pior Liverpool dos últimos 35 anos, na época passada dourou a pílula ao Sporting, depois virou-se para o Benfica outra vez e, por fim, a contragosto, não só teve de dar a final (por eles) indesejada Porto-Braga como assistiu a mais um êxito retumbante do FC Porto.
Hoje recomeça a competição a sério, apesar de já terem ficado pelo caminho, apesar de parecer uma prova fácil, a Roma ante os eslovacos do Slovan Bratislava e o Sevilha diante dos teimosos alemães do Hannover, mais o Partizan de Belgrado que perdeu em casa, no prolongamento, com os "celtics" do Shamrock Rovers de Dublin que se tornam os primeiros irlandeses a jogar uma fase de grupos. E Glasgow só não ficou sem Europa tão cedo porque, depois de o modesto Maribor afastar o Rangers - a quem Manzano, do Atlético, chama QPR http://www.marca.com/2011/09/14/futbol/europa_league/1316029141.html... - e o Sion eliminar o Celtic, os "católicos"... protestaram e viram sancionada a inscrição ilegal de jogadores pelos suíços! De resto, reeditando a semifinal da Taça dos Campeões de 1974, o Celtic visita o Atlético e ainda caem chispas das patadas do encontro de Parkhead onde só faltou cortar cabeças porque pernas escocesas rebentadas não faltaram.
E recomeça com o Zurique-Sporting, às 18h, e o Birmingham-Braga, às 20.05h. Estava curioso e fui, ontem, ao site saber que jogo daria a SIC. Hoje confirma-se nos noticiários da estação que é o Braga a dar em directo. Na época passada, só deu o Braga na semifinal, porque era com o Benfica. A estação de Lisboa, envergonhadamente a pensar no Porto de vez em quando, estraga o seu prime-time, antecipando o telejornal para dar o Braga. O Sporting, a jogar às 6 da tarde, ficou relegado, surpreendentemente, para segundo plano. Isto não obstante estar a ser colocada, à moda lisbonense, a questão de Domingos, ex-treinador do Braga vencido em Dublin, ser pressionado para ganhar a prova. Não é pela hora, decerto, porque quer com o Benfica quer com o Sporting na época passada, passaram jogos às 18h.
Não sei o critério. Também não interessa, como não importa quem fará o relato televisivo.
Mas a notícia, que soube esta semana, é que aquele marreta do José Alberto Marques já lá não trabalha.
Sim, aquele tipo que dava palmadinhas nas costas ao Luís Filipe Vieira em directo, supostamente numa entrevista-monólogo com grunhos pelo meio, antes de um jogo da Champions na Luz que a tv não podia dar. E ria-se, ria-se com as diatribes do pobre diabo analfabeto. O J.A. Marques, que saiu da SIC no âmbito da redução de quadros e pelo plano das rescisões com o pessoal que liquidou 70 trabalhadores do império do aflito Balsemão, era aquele idiota sem jeito nenhum para aquilo e ao pé de quem o Gabriel Alves era um barítono, um chefe de orquestra até.
O Marques que naquela semifinal de Alvalade para a Taça da Treta, nos dois penáltis inventados pelo Xistra que deram aos "bentinhos" a reviravolta no marcador depois da abertura do Tarik, disse que o Pedro Emanuel "tinha cara" de quem fez o (primeiro) penálti, uma suposta falta salvo erro desse mergulhador chamado... João Moutinho!
Bem, podemos sempre levar com o Rui Prantos a comentar, refugiando-se em 90% de paleio sobre o Benfica e 45% sobre o Sporting seguramente, mas acho um alívio não ouvir aquele marreta do Marques - logo quando faz 35 anos o programa dos Marretas...  O Balsemão também deve ter achado um alívio para as contas da SIC... que decerto não perdeu nada. Resta saber o que ganhou. Para já, ao transmitir o Braga, mudou de rumo. É um começo...

1 comentário:

  1. Eu sou pelo Braga, lá descobri sabe-se lá onde uma paixãozinha pelo clube.
    Deve ser de não ver os jogos com o Domingos à frente...
    As hipóteses são minúsculas, mas assim é que dá gosto.

    ResponderEliminar