22 fevereiro 2012

Back to basics...

Não houve (podia haver?) primeira vítória em Inglaterra, ao invés a goleada do costume assente nos princípios básicos do jogo e há ali jogadores do FC Porto que já passaram por todas dos últimos anos: dos 4 do Arsenal e do Liverpool aos 5 também do Arsenal e até 3 do Chelsea. Lucho esteve em quase todas, Rolando e Hulk também, mais Helton e Fernando, mas nem há passe de jeito nem remate que se veja. O FC Porto chegou a parecer perder a eliminatória por poucos com o M. City, mas o futebol pode ser cruel a expor fragilidades portistas numa conjuntura que a "estrutura" não defendeu.

Já na época passada, especialmente com os adversários mais fortes como Sevilha, CSKA Moscovo e Villarreal, mas também com o Besiktas na fase de grupos, apontei aqui várias vezes que faltava poder de choque ao FC Porto. Sabemos como a Liga Europa foi ganha, quando Guarín emergiu com a sua força e alguns golos preciosos (2-1 em Sevilha e 1-0 em Moscovo). Havia Falcao para o resto e os 18 golos recorde numa época europeia.

Ora, ao ver como Aguero marca nos dois jogos com o M. City, depois de quatro jogos sem cheirar o golo pelo Atl. Madrid frente ao FC Porto em dois anos, somando ainda Dzeko e até Pizarro, parece que o FC Porto foi afundado pelos pontas-de-lança contrários. Onde já vimos isto? Na Champions, claro, onde a falta de um ponta-de-lança de jeito aqui recalquei em todas as jornadas da fase de grupos.

Hoje, na chuvosa Manchester, nem força nem remate. Do lado do City, força para ganhar todas as divididas, tal como Dragão, e remate para marcar as oportunidades criadas. O futebol é relativamente simples quando os jogadores passam a bola, os colegas recebem a bola em condições de prosseguir a jogada (não perder a bola na pior das hipóteses) e alguém sabe chutar.

O FC Porto não fez um remate de jeito, apesar de muita posse e pouca profundidade. Qualquer portista a receber a bola de costas para a baliza, mesmo a 40 metros dela, da baliza, tinha um adversário em cima. E com nenhum adversário em cima qualquer portista se desenvecilhou. Na melhor das hipóteses, ganhava uma falta, porque quando eles sabem que vão perder a jogada não hesitam e  parar o homem, que se lixe a bola. Ora, tanta matreirice, vista já no Dragão, contra tanta ingenuidade chegou e sobrou ao City para controlar o jogo, a bola, os adversários, num jogo posicional zonal que tapou os caminhos da sua baliza. Contra isso, sem ponta-de-lança e Hulk a cair para um flanco onde James continua sem dar conta do recado, o FC Porto não tinha poder de fogo, depois de lhe faltar o de choque e, claro, o remate.

Que melhor, enésima lição disto tudo do que o avolumar do resultado perto do fim?

Pois, é ver que, tal como faltou Falcao e Kléber é já considerado perdido em combate sem fazer mossa no inimigo, entrámos repescados para defender um troféu com um ponta-de-lança que... não podia jogar. Depois, os outros metem Dzeko e Pizarro, médio-ofensivo que também já marcou ao FC Porto pelo Inter.

Em resumo, tínhamos o pior ponta-de-lança do grupo da Champions, na Liga Europa vemos os outros apresentarem Balotellli, Aguero, Dzeko. São muitos, mas basta jogar um à vez.. Porque há um Yaya Touré - como destaquei desde o sorteio - box-to-box como não temos e vai faltar ao próximo jogo - é a grande vantagem do próximo adversário do City. Enfim, só mais uma brincadeira a somar a todo o ridículo da situação de uma equipa querer e não poder.

Do FC Porto, Otamendi esteve tão desastroso que também, no meio de tantos azares portistas desde a 1ª mão (e o próprio sorteio), levou um pontapé de um colega. Moutinho e Fernando falharam muito nos passes que contam, James é inócuo, de Alex Sandro continuo sem ver algo que possa ser avaliado em 10ME. Só o saber estar e saber jogar de Lucho é insuficiente e a explosão de Hulk, aquele mais temido e que fez tremer a defesa inglesa, escaparam ao desastre. Helton não fez uma defesa e isso diz tudo da eficácia do adversário, que teve ainda uma bola na barra por Aguero.

7 comentários:

  1. Boa noite: Na verdade após este novo embate com os "peso pesados" do Manchester City, fiquei mais uma vez ,"zangado" com a maneira de jogar do nosso Porto! Pareciam meninos a jogar futebol de praia, para manina ver! Sem acutilância, com muito rodriguinhos, pase para trás, passe para o lado, "futsal de primeira", mas o objectivo não era esse! Era uma eliminatória para a Liga Europa! Como é possível não termos um ponta de lança de jeito, desde o início da época? O Janko pode ser muito útil, mas já veio tarde e más horas!
    Agora há que ter um assomo de raça e querer para pelo menos lutar pelo campeonato doméstico! De vitórias morais estou eu farto!
    Mais uma noite para esquecer! E ainda por cima termos de aturar aquelas "queixinhas" de racismo!!!
    Foi uma eliminatória para esquecer!
    Livra!
    Cumprimentos,
    Jorge madureira

    ResponderEliminar
  2. Mais uma humilhação em Inglaterra! Foram postas a nu todas as nossas fragilidades apesar de termos realizado 70 minutos de bom futebol.
    1 - A SAD é a principal culpada e os socios deviam exigir explicações pelo pessimo planeamneto de toda a temporada, com a rábula do ponta de lança como facto preponderante para o fracasso.
    2 - O Treinador é um comandante sem visão para o cargo,jogar sem ponta de lança ou com Hulk nessa posição é um erro crasso e esta noite, até podia ter lá posto um bidão ou um pinheiro para aproveitar o que os colegas fizeram!
    3 - Hulk é um tema que devia ser seguido com atenção, comparem a perfomance do incrivel na epoca passada com a deste ano.
    Ou dão-lhe liberdade para fazer o que lhe apetece ou então, se o querem vender e dar-lhe protagonismo, nem 5 milhoes vai valer no proximo defeso se continuar a jogar desta maneira!
    De resto, foram os erros infantis e as perdas de bola que decidiram esta eliminatória, porque em jogo jogado estivem bem , mas só isso não chegou!
    Chegará para ganhar o campeonato ?
    Conseguem jogar sempre desta maneira com um Janko a ponta de lança?

    ResponderEliminar
  3. Zé Luis,

    Desta vez não houve canal aberto para ninguém, tive que me safar com o streaming da ESPN... :)

    Quando liguei já o Porto perdia, mas estava por cima no jogo...
    Os comentadores ingleses elogiavam a construção de jogo portista, mas constatava o óbvio: Faltava gente na área...

    Apesar de o Man. City ter dado a iniciativa do jogo ao Porto, (depois de este lhe ter dado um golo logo a abrir) a verdade é que houve boas trocas de bola e boas jogadas... mas inconsequentes, porque não havia nenhum meco (às vezes convenço-me que bastava mesmo um meco) na área...

    O avolumar do resultado é inglório, mas reflecte o trauma inglês...

    ResponderEliminar
  4. Falhas estruturais à parte, os 6 golos sofridos na eliminatória surgiram na sequência de erros próprios. A expressão "jogar no erro do adversário" assentou como nunca nestes 2 jogos do City...

    ResponderEliminar
  5. Intrusus, segui recisamente essa transmissão da espn pela net. Constata-se o óbvio e por isso decidi falar do mais básico.

    Miguel, isso é óbvio também e nestas coisas falha o pior, o melhor aproveita. Deu só a ilusão de se discutir a eliminatória, de perder por poucos tentando jogar o melhor e o mais bonito possível.

    Neste nível, não é isso que chega. É preciso efectividade, metê-las lá dentro e para tal há que rematar bem.

    O City controlou sempre a eliminatória. Sempre. Jogou na espera, nunca se aventurou, não massacrou, não procurou cantos ou livres para os lances aéreos.

    Limitou-se a evitar sofrer, porque de alguma forma marcaria sempre, pelos mais valiosos que tem na frente. A contundência do resultado só acentua essa facilidade.

    Louro, falo do ponta-de-lança desde o início da campanha europeia. Mesmo quando Kléber fez 2-1 ao Shakhtar no Dragão pus o dedo na ferida sem me preocupar por ter dado a vitória.

    ResponderEliminar
  6. Não me apetece comentar,porque se comentasse tinha que comentar os comentários de alguns adeptos do nosso clube,que estão contra tudo o que o treinador faz,eu não venho aqui defender o treinador,mas culpar o Vitor Pereira por tudo e por nada é demais,se calhar também foi culpado por termos dois árbitros que apitaram sempre contra nós,tanto o turco como este alemão,não quero com isto dizer que a culpa da nossa eliminação foi deles,mas lá que ajudaram disso não tenho dúvidas,se calhar também deviam culpar o nosso treinador por nos ter saído em sorteio o lº classificado da premier ligue(inglesa),cujo orçamento dava para comprar 10 planteis do FCP.Meus amigos quer queiramos quer não os gajos são superiores e contra isso,pouco podemos fazer a não ser lutar com as armas que temos,e as que temos neste momento são de baixo calibre.
    Vamos mas é unir as nossas tropas contra o clube do regime.
    Viva o Porto
    cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  7. marujo, críticas a VP não deve ser aqui, decerto... Não tem sido essa a tónica... E da minha parte, muito menos...

    ResponderEliminar