17 fevereiro 2012

Perder até nos azares

O 1-2 até pode dizer-se que foi injusto, mas não surpreende. O Manchester City é muito superior ao FC Porto, em tudo, esteve sempre confortável no jogo mesmo após o 1-0 algo inesperado e acabou a virar o marcador sem querer. Posicionado para cumprir a formalidade da 1ª mão fora de casa, com o cinismo típico das equipas inglesas e esta muito arrumada tacticamente, ou não fosse Mancini o seu técnico italiano, o líder incontestado da Liga inglesa teve ritmo, poder de choque patente em todas as divididas para várias lesões traumáticas entre os portistas, individualidades para terem ascendente de per si em todos os sectores e uma capacidade letal de fazer mossa na frente... sem forçar muito.
Só pode surpreender os mais distraídos. E sem o FC Porto fazer um mau jogo, salvando-se todo o empenho posto em campo, a verdade é que se viu como este adversário é muito forte para o nível de qualquer equipa portuguesa: provavelmente, será o Sporting a sentir essa categoria na pele, na ronda seguinte. O adversário levou muito a sério o jogo, como vi em todos os seus jogos esta época, e não percebi que esteja desinteressado nesta prova, além da Liga inglesa.
Para além de ter de escalar uma montanha de primeira grandesa, ao FC Porto não era necessário acumular uma série de azares que penalizaram a equipa em toda a partida: lesão de Danilo sem fazer falta e ainda vendo um amarelo, autogolo de Álvaro Pereira no 1-1 sem querer e sem perigo, lesão também de Mangala, Moutinho um par de vezes por terra contra os robotizados médios do City, Lucho sem fòlego nem pernas para tamanha trepidação, James desaparecido e Hulk pouco mais do que inconsequente, fora o cruzamento para o 1-0 na entrada de Varela a empurrar. Tudo somado: se pensarmos na eliminação da Champions, a precoce saída da Liga Europa e a lesão do lateral de 18ME, é um desastre e dificilmente poderia ser pior.
Não valeria a pena focar aspectos técnico-tácticos, entre tanto infortúnio do jogo e uma inferioridade teórica plasmada no relvado em praticamente todo o jogo. Mas no adeus à Europa, sem honra nem glória, a verdade é que Lucho não viria fazer a diferença para este nível tão elevado de competitividade e continua a faltar um ponta-de-lança. Ontem mais evidente, nem só porque ecoaram mais dois golos de Falcao, o bombardeiro recordista dos 18 golos da época passada, levando o Atlético a ganhar na Lazio 3-1, mas porque Kléber voltou a não calçar e dava jeito um estorvo no meio dos gigantes defesas ingleses, porém Janko foi comprado também para não figurar nesta despedida de mais um troféu em 2011-12.
Não sei se os adeptos aflitinhos a acender velinhas a James voltaram a perceber que o Bandido é ainda um puto e que a brincadeira da gestão do ponta-de-lança continua a passar factura. Mas há sempre ocasião para culpar Vítor Pereira por eventualmente "queimar" Kléber. E vamos ver as opções para domingo, no Bonfim, depois de tantas mazelas, um jogo de campeonato que a desastrada SAD não desencaixou de entre estas partidas europeias, sendo o M. City a descansar em Inglaterra: nunca visto!. Depois volta-se a falar da data do Benfica-Porto...

5 comentários:

  1. Depois de uma brilhante primeira parte , não percebo o nosso treinador que não soube ( nem sabe) refrescar o meio campo com Lucho e Moutinho de rastos e com Defour e Rodriguez no banco!!!
    A equipa estava apatica sem força e sem chama e o treinador o que faz : NADA!
    Helton esteve muito mal no lance do auto golo mas eu sou suspeito porque nunca gostei dele e não são as tres belas defesas que realizou que me seduzem!
    Um guarda redes tem de ser completo em tudo e falhar pouco o que não é o caso!
    Agora que estamos quase arredados da Liga Europa , falta saber se teremos condições para atacar o campeonato.Não me parece que consigamos algo com esta equipa técnica mas, a culpa não morre solteira , pois as responsabilidades da SAD são muitas a começar pela contratação de um ponta de lança que nem pode jogar nesta competição europeia e a acabar na politica de emprestimos a meio da epoca que não lembram a ninguem!
    0uero dizer : sem Danilo , Souza, Castro, Belushi e Guarin , se perdermos o Moutinho ou o Lucho , vamos meter um junior no meio campo ?
    Estava com expectativas elevadas , mas em definitivo esta vai ser uma época para esquecer e nem faço questão de assistir ao resto do desmoronamento!
    Grande jogo do Fernando..o melhor do Porto, a léguas dos colegas.
    Um dos melhores trincos a jogar na Europa ..mete o Javi Garcia a um canto e não é maldoso!
    Mau arbitro outra vez a prejudicar o Porto - este ano é sina!

    ResponderEliminar
  2. Ze Luis,

    Por "deslocalizacao" pessoal, tive a oportunidade de ver o jogo na televisao inglesa, sem necessidade de streaming.

    Gostei dos comentarios da primeira parte em que elogiaram bastante a capacidade do Porto e a qualidade do seu jogo e jogadores.

    No intervalo levantaram a questao que realmente interessava:
    Sera que o Porto vai conseguir manter a pressao na segunda parte?

    E foi precisamente pelo abaixamento dessa pressao na segunda parte (por falta de capacidade fisica) que levou o jogo ao desfecho que teve...

    Foi interessante ouvir a forma como os comentadores se referiam a alguns jogadores, nomeadamente, Fernando de quem diziam constantemente "La esta ele outra x! Esta sempre la!" referindo-se a forma como limpava todo o campo!

    Confesso que, perante o poderio do adversario e a nossa intermitencia e ingenuidade (que a meu ver pesa muito mais nos jogos europeus do que a qualidade de jogo) dos ultimos tempos nao esperava um grande resultado, por isso, apesar de frustrante (e de ter que aturar o meu colega adepto do Man. City) nao foi nada que nao estivesse a espera...

    ResponderEliminar
  3. Intermitência e ingenuidade. Exactasmente. Fora o resto. Era esperado, de facto. No problem.

    ResponderEliminar
  4. A culpa é dos exigentes e dos que querem sempre mais e mais...

    Como é possível tanto tiro nos próprios pés, é que ainda me espanta.

    Quando se nasce com o pé frio...( Vítor Pereira ) qualquer lei de Murphy se produz em doses industriais.

    Quanto a Fernando. Um monstro à solta. Para quem dizia que este jogador não transpirava a camisola do clube, que se cale bem caladinho.
    Pelo exemplo e pela abnegação, e sem tiques de vedeta, deveria rapidamente ser promovido a capitão, se não houvesse outros interesses contabilísticos em jogo.

    O resto...é o andor do costume, na tal equipa super organizada e que não dorme no ponto. Tantas finais..traduzidas em derrotas e empates.

    ResponderEliminar
  5. Olá boa tarde: Assino por baixo todo o conteúdo do texto. Foi também assim que vi, vivi e reflecti sobre as incidências deste azarado jogo! Perdermos sim, mas apenas no resultado, mas agora com a desastrada actuação de Álvaro Pereira, a lesão grave de Danilo, a juntar a mangala, já é demais! Enfim noite para esquecer, ou lembrar! Quanto ás potencialidades do grupo, tb. tenho algumas dúvidas em relação ao final da temporada, apenas me sustenta a minha fé "Dragoniana". Mas que as coisas não estã firmes, lá isso não...
    Cumprimentos, Jorge madureira

    ResponderEliminar