01 setembro 2015

Mercado calamitoso! No FC Porto um horror!

Posso ser só eu, mas acho toda esta acção do mercado uma estupidez extensiva aos três grandes. Por arrasto, como é da praxe, a forma absurdamente idiota como os pasquins tratam as transferências, mesmo as não concretizadas como ridiculamente o Rascord hoje destaca na capa regional em que já nem uma pub de tasco leva na 1ª página e tem de ocupas as "orelhas" dantes pagas com notícias sem relevo (Wilson Eduardo e Moutinho já durante o dia de ontem eram notícia e no caso do primeiro creio que até o JN deu a notícia em 1ª mão).
 
No que ao FC Porto diz respeito, estas duas incorporações e uma meia dúzia de cedências comprovam como aquilo anda ao deus-dará. Primeiro facto: o mercado da época passado foi insano e já são despachados jogadores que eram apontados como reservas do futuro (Ricardo Pereira) e mesmo quem veio em Janeiro (Hernâni, como aqui então notei iria servir para render Quaresma e afinal...). Uma autoconfissão de estupidez na gestão desportiva e sem se saber, afinal, se quem manda é o treinador ou a SAD está em autogestão, como é muito provável e propicia precisamente a primeira dúvida.
 
Se quem manda é o treinador, então para quê Bueno, mesmo que grátis, se ainda não calçou? Era para jogar atrás do ponta-de-lança e, enfim, lá apareceu Brahimi na posição 10 frente ao Estoril.
 
Mas seria um jogador do Rayo Vallecano adequado para a função no FC Porto?
 
E será Corona, um desconhecido mexicano que actuava no Twente tão modesto quando o "Salgueiros" de Madrid?
 
Será Layún, outro azteca, um corredor de lateral? E se era preciso um para a esquerda, vindo um dextro, para que fica José Angel? E perdem-se os dois laterais-direitos, aliás três? Ou já esqueceram que andou aí um africano que mal se soube o que valia e fazia? Sem Danilo e Ricardo Pereira em quem Lopetegui não confiou para Munique adaptando estrondosamente mal Reyes (outro sacrificado aos caprichos do treinador!), há alguma noção do ridículo?
 
E se eu questionava o que via Lopetegui face às carências da equipa e ao seu limitado conhecimento do mercado, que verão os jornalistas quando apontam que o técnico "deu sinais" à SAD do que queria e do que não queria, sobre o lateral-esquerdo, quando a posição-chave em questão no sábado foi Brahimi a 10 temporariamente enquanto Bueno, pegado de raiz para a função, nem no banco senta?
 
O que vêem os jornalistas, afinal?
 
Hoje dá-se por bem que A SAD "satisfez" o técnico? Mas a SAD já não manda, claro, daí poder dar-se bicadas à SAD até pelos mais insuspeitos jornalistas cerimoniosos...
 
Volto a frisar: há um ano condenei a SAD pelo fracasso e ilibei Lopetegui; este ano já inverti os valores, ainda que reconheça, de há muito, incapacidade gestora da SAD e de que é exemplo o fracasso dos técnicos pós-Vítor Pereira - a começar pela saída deste, bicampeão com menos de metade do valor que os últimos tiveram ao seu dispor.
 
Não acredito em Osvaldo, vejo partir gente sem eira nem beira, chega um Imbula por preço-recorde, vão pequenas jóias que nunca tiveram oportunidade, até o Djalma já rescindiu e Rolando vai acabar o tormento da ligação ao Dragão que não teve Jesualdo como responsável, ao que se disse então, mas sim Antero Henrique, o cancro do pulmão em vias de ceder o fanico.
 
Nos outros rivais nem é bom falar. Mercado ziguezagueante de um ano para o outro, veja-se o Sporting a despachar metade dos que adquiriu há um ano, veja-se o Benfica delapidando património como era obrigado pelo dispêndio insano dos últimos anos.
 
Cruzando rotas e figurões, o Jimenez era tão desejado no Dragão há um ano e foi para o Benfica. O Carrillo ia para o FC Porto e ficou no Sporting - que, claro, "rejeitou" mais uma oferta milionária (12ME) quando temia a saída em breve a custo zero para o Dragão.
 
Os pasquins assobiam. Pudera, também estão no limiar da subrevivência. Porque a barreira da cretinice já a passaram há muito, qual aborto hoje em vias de absolvição pelo Papa popularucho e basbaque que o Bergoglio argentino vai saindo...
E vejo, ainda, alguns valores de outros clubes saírem para o estrangeiro, Pedro Tiba, uma revelação, foi a surpresa que os jornais me reservaram para hoje.
 
É incrível a estupidez que uma aparente abundância de dinheiro propicia.

Sem comentários:

Enviar um comentário