12 maio 2017

Os árbitros do Porto e as queixas do FC Porto

O FC Porto voltou a ser muito prejudicado pelas arbitragens e há anos que é assim, com ênfase nos últimos campeonatos. Não invalida a falta de estofo de campeão que minimiza a equipa em cada ano. E os descarados benefícios ao Benfica nem lhe reforçam esse estofo nem legitimam títulos garantidos, diria alguém com arrufo de profeta ou arcanjo-proveta, serem tributos dos árbitros ao Benfica.
E se o FC Porto já era mais prejudicado antes, passou a sê-lo depois. A passividade e bonomia com que mais uma arbitragem pró Benfica com que responsáveis portistas, como treinador e presidente, brindaram Xistra na Luz foi desadequada, irresponsável e, escrevi eu logo, retirava qualquer crítica aos árbitros dali para a frente.
Houve um devaneio singular quando foi assinalado um penalty frente ao Belenenses com 2-0 e que fixou o 3-0 final. Disse a quem me rodeava que tal não seria marcado se estivesse 0-0. O que sucedeu depois, em lances similares, voltou a dar-me razão, da mesma forma que confirmava a leviandade e inusitada confiança nos árbitros com que no Dragão confiavam chegar ao título sem interferências indevidas, aqueles "factos estranhos que não deveriam acontecer"...
Subitamente, o FC Porto silencioso ante os roubos escandalosos dos últimos anos falou de arbitragem todas as semanas, incluindo Xistra em Braga pelo seu critério disciplinar que não destoou do observado na Luz... E, claro, penalties descarados voltaram a ser negados por Rui Costa, frente ao Feirense, como no início do ano passado com o Rio Ave...
Agora que a cada dia vem à baila os erros dos árbitros que o FC Porto nunca denunciou para estupefacção dos seus apoiantes que também se escandalizaram com Xistra na Luz, são árbitros do Porto nomeados para jogos dos 3 grandes na semana que pode decidir o título de campeão que a arbitragem tuga tem como missão indeclinável entregar ao Benfica.
O parolo sonso do treinador que, natural do paralelo 0 em S. Tomé, nem é carne nem peixe, antes pelo contrário, também passou a valorizar o que penalizou o seu penoso e desvalorizado trabalho.
A Comissão de arbitragem nomeou árbitros do Porto para os jogos dos 3 grandes na semana que pode decidir o título atribuído pela arbitragem tuga ao Benfica como missão indeclinavel cumprida à risca, como num guião conhecido de filme repetido de série B num campeonato miserável.
Isto quando aparece André Silva a reforçar críticas às arbitragens, mencionando até 2 golos seus mal anulados - não só mal anulados, mas sem nunca se vislumbrar razões técnicas para serem invalidados.
Mas tudo isto é tão frouxo e amador que o puto não concretizou. Ora, foi na fortaleza do Dragão que piores atentados aconteceram. E, precisamente, Jorge Sousa negou um golo frente ao V. Guimarães e outro foi por Artur Soares Dias frente ao Benfica.
Sublinhe-se, dois árbitros alegadamente alvo de ameaças por uns arruaceiros, nunca confirmadas, e não por acaso, nem por mão invisível, designados agora para a Luz e o Dragão!
Assim brincam com a dignidade portista, confirmam a máfia das designações em nomeações a la carte e com desígnio superior estudado maleficamente.
Mas, entretanto, deslocando do foco essencial, sai um improvável acordo com o Sporting num manifesto pindérico que contempla sanear um avaliador de... observadores de árbitros.
Si non é vero é ben trovato e o assalto da famiglia mafiosa continua até ao banquete final com ar zombeteiro a gozar com a cara de Sporting e FC Porto.
Um final adequado para uma peça em reposição sem dignidade de conteúdo ou valorização dos actores secundários em tragicomédia pifia.
Um descaramento assombroso a derradeira cuspidela na cara de agentes desportivos e adeptos em geral.
Convinha frisar isto e não crer em coincidências.

Sem comentários:

Enviar um comentário