12 setembro 2011

Brainstorm?

Pois é, subitamente parece que todos recordaram, por si mesmos, o penálti de cabeça da Roubalheira. De repente, um, dois, três, passou um dia e já vamos no segundo Day-after e mais blogues falam no assunto, evocando sempre o mesmo penálti de cabeça. Até o Rui Prantos, nesta minha catarse de voltar a passar por toos os locais para rever o Portugalório após uma quinzena longe disto tudo, começou o seu tempo largamente excedido para se lembrar daquele penálti que, na verdade, ninguém mais precisou na data. E, contudo, o problema naquele jogo da Amadora foi da indicação de José Lima, o assistente que deu a indicação a Duarte Gomes de que Wagnão jogara a bola com a mão. Duarte Gomes levou com a culpa e até pediu desculpa, o que é mais fácil quando se entende que a culpa é de outrém mas o chefe de equipa assume a responsavilidade pelo colectivo. Parece bonito...
Entretanto, as capas dos pasquins, sejam de Lisboa ou do Porto, nada falam do roubo. Do assalto e sem assistência. Desta vez, Duarte Gomes precisará de muita coragem para assumir a responsabilide, pois só ele decidiu consoante o que estava a ver ou pensava que via.

Toda a gente glosa agora o momento e evoca o penálti de cabeça. Todos não, os pasquins, no segundo dia do Day-after, não acordaram para a situação, tão atreitos a visionarem imagens e escarrapacharem discursos de flash-interview ou, à falta deles, assumindo as dores pelas suas cores e os seus leitores. Lendo daqui e dali, alguém descobriu que o pobre Magalhães do Rascord dé crédito ao árbitro porque decidiu logo e mostrou determinação como se tivesse a certeza absoluta do que via e decidia.

Já tínhamos ouvido na tv alguém, estúpido como um tal JA Marques da SIC, falar em culpa mediante a expressão do rosto de um defesa acusado de fazer penálti. Sucedeu com Pedro Emanuel num Sporting-Porto da mesma Taça da Liga onde todas as experiências são permitidas e o Carlos Xistra tornou-se mais um a marcar dois penáltis, para mais inexistentes, no mesmo jogo contra o FC Porto.

Mas ainda há mais de que me admiro e muito: leio em vários comentários por aí que até os vimaranenses não se lembravam do penálti de cabeça. Seguramente não se lembrarão de um V. Guimarães-Benfica (2-4), apitado por Duarte Gomes e que ficou célebre por o 4º árbitro dar indicação para Romeu ser expulso por agredir Simão. Inácio, então a treinar em Guimarães, revoltou-se por o João Ferreira ter consultado as imagens na câmara de tv ali ao lado para ver uma agressão de Romeu a Simão muito longe do local onde o jogo decorria.

E, contudo, nesse jogo, Duarte Gomes negou um penálti ao V. Guimarães que daria o 2-2 eventualmente, para assinalar falta contra o V. Guimarães 15 metros à saída da área do Benfica quando os encarnados iniciavam a sua jogada a meros segundos após um derrube claro na sua área de um jogador dos minhotos em falta rigorosamente idêntica.

É claro que os jornais do regime são como são e moldam as pessoas, já de si iludidas por discursos eloquentes e imagens amiúde manipuladas na televisão. Vejam o que se tem passado em Espanha, onde a TVE é sempre posta em causa por proteger o Real Madrid. Por cá, bico calado que a máquina de propaganda do Benfica está atenta e até reparou num penálti por marcar.

Mas espanta-me, sim, que mesmo os adeptos que não dão crédito ao que se lê e ouve sejam tão fracos de memória quando os roubos acontecem mesmo à porta de casa.

Agora, se quiserem, vão procurar esse penálti negado ao V. Guimarães por uma falta que o árbitro Duarte Gomes a seguir marcou a favor do Benfica exactamente do mesmo tipo de infracção, só que favorável a outra equipa e por acaso nem grave para a economia do jogo.

Quanto aos 3 penáltis em 12' que por aí se fala, e o Reflexão Portista dá destaque em poste alusivo, peguem em 10' de terror arbitral de Duarte Gomes num Sporting-Nacional que ficou 5-1 porque subitamente passou de 0-1 para 2-1 num piscar de olhos mas do que ficou apenas os quatro golos de um argentino que ninguém lembra um dos quais encavalitado num defesa madeirense e depois de um penálti puramente inventado que Liedson desperdiçou.

Se quiserem mais, vão ao Totta...

6 comentários:

  1. zé luis que memória prodigiosa.
    parabens.
    gostava de ter a mesma capacidade de armazenar , mas deve reconhecer que é humanamente impossivel ter registado todos os lances que beneficiam o 5lb.
    mais uma vez os meus parabens.

    força porto

    ResponderEliminar
  2. Olá Zé Luís, onde pesquisaste as estatísticas do penaltys a favor dos 3 grandes desde 1996?

    No zerozero, há outros números, mas ainda assim, o FCP é o que menos penaltys tem a favor.

    Era só para comparar.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. alex, a memória serve para alguma coisa, enquanto dura e há coisas, que vivi in loco no futebol ou assisti, interessada ou ocasionalmente, que não deixei de registar por causa de ver e gostar muito de futebol.

    É claro que não me lembro de tudo o que possa favorecer o 5lb, até porque, especialmente nos dias de hoje, nem vejo assim tantos jogos do 5lb, só procuro assistir aos mais importantes. Quando vejo, esse e outros clubes, não deixo de registar o que de anormal acontece.

    Por exemplo, aproveitei o post anterior para falar também do golo de Kandaurov mal anulado nas Antas, que todos devemos reconhecer.

    Tenho memória, enfim, para dissecar muito do que à toa se fala por aí. De resto, tenho registos das arbitragens dos três grandes no csampeonato, sei quem e como em cada jogo e quem favorece mais ou menos.

    Não sou o tolinho, feito ingénuo umas vezes e cáustico e impiedoso amiúde, do Rui Prantos, que não sabe reconhecer e contabilizar esses erros. Não, eu sei e sei mesmo, por isso já fiz vários reparos a muitos jogos de vários clubes no passado e conheço os árbitros de ginjeira.

    Tenho pena que muitos arautos da verdade que pululam na tv, apoiados por jornalistas da treta que não t<êm registo de coisa alguma no futebol, não possam ser confrontados com quem sabe para desmascarar a falsidade que por aí vai.

    ResponderEliminar
  4. rbn, sejas bem reaparecido!

    Como expliquei na altura, eu próprio coligi os dados com a fonte do jornal Record. Porquê? Porque foi o jornal que desde cedo, até na classificação a cada 2ª feira ou no fim de uma jornada, tinha as colunas dos penáltis a favor e contra. As suas revistas de fim de época, com as estatísticas, lá traziam os penáltis, etc. e achei fiável por ser um dado sistemático actualizado, que fui consultando até onde pude e pelo menos desde que a vitória, em 1996, passou a valer 3 pontos com o significado maior que um penálti decisivo poderia trazer ao jogo.

    Confio plenamente nessa contabilidade, nunca consultei outra e não sei, porque nunca vi, onde esse site obteve a sua contabilidade. Eu fico pela minha.

    É que, tal como nos lances discutíveis, eu desde cedo preocupei-me em obter informação e compliar dados, nem só de memória o que era impossível com os penáltis. Infelizmente, nem os homens da informação se preocuparam alguma vez em obterem dados e actualizá-los para poderem estar a par e opinar sem ser à toa ou ao sabor da corrente. Mais tarde pude compilar os jogos os 3 grandes com todos os árbitros e sei quem ganhou mais com quem.

    Há pouco trabalho de fundo no periodismo e daí a parolice que os próprios profissionais não controlam.

    Na cegueira de acharem que com a balbúrdia e o diz-se diz-se se ganham audiências, ninguém controla ou consegue desmentir alguém que fala desbragado disto e daquilo neste e naquele jogo ou ano.

    Os calimeros de Alvalade passaram a ter uma realidade estatística que lhes deu sempre mais penáltis a favor ao longo dos anos, algo que nunca lhes passaria pela cabeça. Da mesma forma que só assim se percebe como em 4 épocas não tiveram um penálti contra algo que ninguém consegue, de cabeça, imaginar durante tanto tempo, mas é verdade. Também já contei essa história.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Já agora, rbn, se viste esses números trá-los aqui e se puderes saber como eles os compilaram tanto melhor.

    ResponderEliminar
  6. Não fui eu quem pesquisou, foi um gajo portista que escreveu num blog lampião, e diz isto.

    Porto 4+2+4+5+1+2+4+2+6+5+8=43

    Benfica 6+4+9+5+4+5+5+4+5+6+4=57

    Sporting 4+16+8+9+5+3+2+5+2+4+6=64

    Desde 2000/2001 até à época passada são estes os dados. Nem o Porto nem o Benfica são os mais beneficiados...

    Fonte: www.zerozero.pt

    Mas penso que a sua pesquisa é mais fiável, porque em 2009/2010 o slbecas teve pelo menos 10 penaltys a favor e o gajo só colocou 6.

    Em todo caso, taí.

    Abraço.

    ResponderEliminar