28 setembro 2011

O pior dos pesadelos na lei de Murphy (que não joga)

Pois é, quando algo tem de correr mal corre, dizem que é a lei de Murphy, ainda pior e o FC Porto começou bastante bem (0-1 por James) e acabou muito mal (3-1 e goleada à vista), na primeira derrota na Rússia mas com a melhor equipa, o campeão em título e líder do campeonato numa época bem adiantada e que faz inveja ver a saúde física do Zenit além da sua qualidade técnica de que muita gente, por ignorância mais que por despeito (de resto uma consequência da primeira), não tem consciência.


Pois para além da lesão do Kléber - mesmo que tenha só influência num jogo da Champions foi decisiva nesta partida pelo que implicou de mexidas forçadas -, sem alternativa de forma inadmissível e que era passível de ocorrer não fosse a ligeireza de quem define o plantel na SAD, tivemos o habitual expulso com o careca Webb (além de quatro faltas consecutivas e ainda uma falta perigosa em zona frontal a acabar poupou sempre os amarelos, este son of a bitch) que tem sempre uma contundência com os portistas e que nunca dedica à outra equipa, um desnorte absoluto na 2ª parte e um grupo com as dificuldades previstas aqui desde o sorteio.


Vai toda a gente atirar-se ao Fucile por um amarelo estúpido, aliás qualquer deles porque não se faz uma falta daquelas a meio-campo, mas para mim o problema está instalado de princípio com a insustentável leveza do ponta-de-lança e a falta de alternativas que é confrangedora até para desvalorização de Hulk quando metido na posição à força.


Não vamos bater no ceguinho como muita gente anda com vontade de bater no Vítor Pereira, por qualquer substituição que faça, agora parece que tinha de ter um lateral no banco (Sapunaru ainda assim lesionado), a verdade é que não teve ninguém para meter a ponta-de-lança - aquele toninho da RTP, dizem filho do ex-ministro da Justiça Alberto Martins, dizia na 2ª feira à chegada à antiga cidade de Pedro o Grande que Walter "definitivamente não faz parte das opções do treinador" - e com a expulsão, idiota, de Fucile (foi ele ou Mariano expulso frente ao Schalke com o Webb?), havia que meter alguém à direita, infelizmente não podia ser o iluminado Lobo das tácticas que sabe tudo de melões e um par de botas, lá foi Fernando que já por lá andou e entrou Souza mas a 2ª parte estava traçada.


E no fim de contas continuo a insistir, ainda, porque gosto do Zenit, com classe e futebol a rodos, como provam os seus médios, um grande golo de Shirokov, o Zyryanov o dínamo habitual a lembrar o antigo Zavarov do D. Kiev, é um encanto ver o Zenit jogar, especialmente em casa onde é muito forte. Também se confirmou, como diz o meireles na caixa anterior de comentários, a valia destes médios russos, todos de selecção.


Pois o Zenit teve não só mérito e justificava vantagem mais dilatada, mas fez ao Porto o que o Porto não fez, como então chamei a atenção, ao Shakhtar, isto é pressionar e dilatar o marcador em vantagem numérica.


Começam a ser muitos tiros no pé, nos pés, na cabeça, a par da tendência de qualquer bacoco atirar ao treinador que é normalmente a peça mais vulnerável e sobre isso, nas contingências do plantel para esta época, também fiz o aviso em tempo próprio e começam a ver-se os efeitos gravosos de más opções do defeso. Já que poucos criticaram a apatia em substituir Falcao convenientemente, para não dizer dolosamente, não se esqueçam que as críticas ao treinador são indirectamente críticas em quem apostou, pessoalmente, nele, ainda que a minha análise nunca vá por aí e tenha lembrado, precisamente, o sucedido ao tricampeão Jesualdo.


Pois nada está perdido, era o que faltava, acho um resultado normal como acho natural, no contexto actual, as dificuldades portistas na Champions que não é a Liga Europa e onde não se ganha a jogar com menos um - creio que nenhuma equipa alguma vez o conseguiu ou se o fez terá sido caso único. A este nível qualquer erro é fatal, a valia das equipas é em princípio muito igual, está tudo em aberto agora nos dois jogos com o APOEL (não esqueçam as dificuldades de há duas épocas) enquanto Zenit e Shakhtar vão digladiar-se mas como era previsível ainda vamos jogar o apuramento em Donetsk com o magro 2-1 do Dragão que pode ser arevertido nos confins da Ucrânia...


É um segundo jogo em que vemos o nosso ponta-de-lança e comparamos com o da outra equipa, depois de Luiz Adriano agora foi o Kerzhakov a pôr a cabeça em água a Rolando e Otamendi, é notório o desequilíbrio, vamos ver o que vai sair do Ailton do APOEL que apurou os cipriotas frente ao Wisla e derrotou o Zenit na 1ª jornada do grupo.


Vai-se falar de crise por estes dias, não há crise nenhuma mas agravam-se os problemas estruturais que uma ou outra opção de mercado sempre criam, para mais com contingências de jogo (várias lesões, não venham dizer que é normal ou resulta de má preparação, são acasos do jogo mas com os quais é preciso contar como prevenção) que deixam a equipa sobre brasas e acentua a falta de confiança que aos poucos se instala.


É pena para Kléber, porque vai falhar a presença pelo Brasil, vamos ter Walter em Coimbra se não houver uma diarreia qualquer ou dano colateral, depois há paragem do campeonato que vem a jeito para pôr tudo nos eixos, devemos ter Sapunaru mas andamos desconfiados com o lateral-direito seja quem for porque são várias as falhas, e é um momento de dúvida, momentâneo passe o pleonasmo, que tem de fazer ressaltar o melhor Porto que por momentos se viu no Petrovsky. A equipa entrou personalizada e fiel ao seu princípio de jogo, mas está fadada para sofrer ao primeiro golpe do adversário e não tem sido feliz nessas ocasiões sempre aproveitadas.


Fucile acaba por dar razão aos seus críticos, anda azarado como se prova na infelicidade de não evitar o golo do empate (ao qual Helton tinha de sair como saiu, acho eu, face à ameaça de Kerzhakov, numa situação delicada), e vai se calhar tirar-se mérito à categoria do Zenit que a mim não espanta nada mas a muitos adeptos, tipo benfas, deve andar a fazer cócegas essa mania de pensar que o FC Porto é o melhor do mundo e arredores quando esse título está entregue urbi et orbi para bem do regime e seus acólitos.


Entretenham-se, pois (insisto nesta locução propositadamente), a mistificar as mais mirabolantes teorias, enquanto Pinto da Costa amanhã vai reaparecer no treino, fatalmente, para mostrar o apoio ao treinador que muitos vão diminuindo em vez de dispersarem a atenção por outros focos.


Está escrito isto quando começa o outro jogo do grupo, seja o que for não altera nada da análise que deve ser feita conscientemente e não com a malandrice de comentarista encartado que é capaz de todo o golpe de asa no microfone e de palpitar sobre qualquer substituição que se faça. E como estou por fora (desculpem o atraso na colocação de comentários, é inevitável) também não meto foto, nem se justifica. Por mim passo adiante.

20 comentários:

  1. Para mim é tudo uma questão de atitude, a equipa não se entrega ao jogo como deve, nem Fucile, nem Moutinho, nem Hulk...Aliás a saída forçada do Kléber até me deu alguma esperança, logo destruída pela entrada do Varela pois ficou tudo ainda mais baralhado...O 1º golo foi marcado na sequência de um -bom, sofrível ou mau?- alívio do Helton para a frente e para o início da área.
    Outros golos poderiam ter surgido -e não surgiram por inépcia ou incapacidade do Zénith- pela entrega ou perdas da bola em zonas proibidas...
    -Desculpa não estar de acordo contigo, mas não vi qualidade nenhuma no Zenith...Está a milhas do Dínamo de Kiev, por exemplo.
    Os jogadores do Porto não têm que ser delicados ou amigos dos árbitros ou da assistência -o Helton gosta muito de ser simpático, de dar boa imagem- têm que se entregar ao jogo como devem, com alma, com espírito de sacrifício.
    As relações públicas são com quem tem essa incumbência. Depois, porque só se preocupam com o violão e o sorriso, sofrem golos de merda e ficam com uma cara de parvos sem saber muito bem o que lhes aconteceu...É esta mentalidade de vedeta que tem que ser alterada!
    E quanto ao árbitro, já sabíamos com o que contávamos, ele -deu-me essa noção- nem quis mostrar o segundo amarelo a Fucile, mas o barulho ensurdecedor no campo a isso o obrigou, depois andou por ali a aturar o Hulk e as suas queixas sucessivas.
    Agora sem querer pôr as culpas no Fucile, só digo factos, no primeiro golo a bola desviou-se nele -infortúnio, azelhice, má colocação?- para entrar na baliza, depois fez o que era necessário para sair mais cedo...No jogo com o Benfica já tinha tido tudo quanto ao Fucile.

    ResponderEliminar
  2. Caro Zé Luís:

    Tenho opinião diferente nalguns aspectos.

    Não sou um fã de Luís Freitas Lobo mas percebo algumas das críticas dele.

    Ponto 1 - Mais uma vez, como contra o SLB, entrámos bem, marcámos e depois acomodamo-nos; sobranceria já chega, digo eu!

    Ponto 2 - Fucile não é o meu lateral, como já aqui escrevi há dias. Quantos mais disparates vamos ter de o ver fazer? São inúmeros os lances em que ele comprometeu, só esta semana falha golo com mouros de baliza aberta, golos pelo lado dele nesse jogo, hoje esta palermice completa, no ano passado Guimarães, sim, com o Schalke no passado foi ele e foi bem expulso!!! Mas quais são as vantagens de jogar com ele? Ataca bem? Não! Defende bem? Não! Secretário foi crucificado por bem menos e este acha-se com um estatuto no clube que não tem!

    Ponto 3 - Vítor Pereira: péssimo a gerir o jogo. Com o SLB baralhou a própria equipa, mal nas substituições. Com o Feirense foi uma salada de grelhos. Hoje retira o Fernando do meio-campo (estava a ser o melhor na minha opinião e segundo o site da UEFA também) mete um Souza que perde 4 bolas para contra-ataques rápidos; incapaz de ver Moutinho em sub-rendimento, mete Defour para perder por poucos e tira James e deixa o habitual inconsequente Varela... Um desaatre. E sim, a equipa está a assumir o "passa pro Hulk que ele resolve!"...

    Ponto 4 - A SAD: essa corja carregada de chupistas para comissões de transferências - para fazer como o gordo que lá está que se deu ao luxo de construir um campo de Golfe em Ponte de Lima á custa dessa merda, que limpe o cu agora depois da escolha do plantel em Agosto e que meta o Maicon ou o Mangala a ponta de lança... já que o Walter parece continuar a não servir, como se verá nos próximos jogos.

    Ponto 5 - À esquerda, Álvaro em péssima forma sem uma alternativa, nem E. Rafael está inscrito... sim, há o Fucile...

    Ponto 6 - O FK Zenit é bom no meio campo e ataque. Na defesa são bastante limitados, não embandeiro em arco com o futebol deles onde Danny, que não serve para a selecção, é rei e senhor.

    ResponderEliminar
  3. Já me esquecia: foi uma bela prenda que os jogadores e técnicos deram ao clube no seu 118.º aniversário. Há outra a caminho: Paulo Baptista no jogo com a Académica... E, segundo me parece, a outra é a potencial sub-luxação do ombro de Kléber, um mês fora se assim for.

    ResponderEliminar
  4. Pois se a lei de Murphy diz que "o que está mesmo mal só pode vir a piorar" a verdade é que se quem tem de decidir da saúde de alguém, decide mal, só ajuda a piorar ainda mais as coisas...Se Sapunaru não podia estar presente compreendo, mas já não compreendo o dossier Walter...É muita confusão junta.
    Talvez haja alguma razão na afirmada e aparente má forma física do grupo!

    ResponderEliminar
  5. Pois é, ando desde o jogo amigavel com o Lyon a dizer que o Porto deste ano está mais ofensivo, agressivo e a querer ainda mais bola que o do ano passado, mas a maior diferença é o pé frio deste treinador. Hoje só faltou um auto-golo (e o 1º do Zenit até nem foi muito longe disso) para juntar a uma lesão e uma expulsão... depois de já termos visto esta época um frango do Helton (inédito na época passada), 8 bolas no ferro em 3 jogos, seguramente mais do que em toda a época passada e sinceramente não me ocorre nenhum jogo de 2010/11 (pelo menos tão relevante como este) em que tivesse havido uma substituição forçada por lesão! Em suma, tem acontecido de tudo a este Porto de Vitor "Murphy" Pereira.

    De resto e sobre o jogo de hoje, penso que tão ou mais grave que não termos reforçado a posição de PL foi não termos reforçado convenientemente a defesa e, tal como venho dizendo desde o jogo com o Villareal da época passada, não temos defesa para a Champions. E quando não defendemos tão bem desde a frente, como fizemos na época passada (Moutinho parece cada vez mais a sequela da última época de Meireles no clube) e ainda por cima o treinador faz questão de querer a equipa sempre mais agressiva e ofensiva mesmo a jogar com 10, como hoje, vamos sofrer muito com este quarteto defensivo - Maicon já não pode tocar na bola no Dragão que é assobiado e insultado automaticamente, mas temos um central que custou 8 milhões e até agora não mostrou valer nem um terço disso, que a disputar 5 lances faz 6 carrinhos, que consegue fazer falta para amarelo na disputa dum lance com vantagem numérica a seu favor e na sequência desse lance fica a vêr o adversário receber a bola, rodar e rematar para golo e para acabar, vai à queima num lance que isola o avançado que acaba por dar o 3-1...mau demais para um clube que já teve ao seu serviço alguns dos melhores centrais do mundo!

    A 2ªparte, depois da expulsão, sabia-se que ia ser complicada, mas confesso que fiquei logo descrente quando saiu o nosso melhor jogador - já não tenho duvidas em dizê-lo, é James - e vejo um irreconhecível Belluschi, que verdade seja dita nunca me encheu as medidas, mas ultimamente tem estado lastimável (o jogo com o Feirense foi mau demais) ficar em campo sem conseguir segurar uma bola ou lançar um contra-ataque que seja.

    Por fim, e apesar de não gostar de bater nesta tecla em 2 jogos seguidos, a verdade é que este arbitro foi mesmo um son of a bitch. Happy-trigger no apito e cartão para os nossos, very brittish na avaliação às faltas russas... esses lances de 3 ou 4 faltas seguidas em 15 metros quadrados no meio campo do Zenit são elucidativos. (Foi mesmo Fucile o visado em 2008 contra o Schalke).

    Fora isto tudo, também eu afirmei desde a hora do sorteio que este grupo é fortíssimo (valeu ao menos o empate de hoje no outro jogo, penso eu), e só discordo do post na medida em que acho o Shaktar superior ao Zenit.
    De todo o modo, convém salientar que não jogamos contra o 10º classificado da liga Romena...

    ResponderEliminar
  6. Off-topic: já coloquei isto 2 posts abaixo, mas não pode cair no branqueamento habitual dos media vermelhos:

    vejam a partir dos 57 segundos:
    http://www.youtube.com/watch?v=-SojfUWri9Y&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  7. Zé Luís, ainda que incógnito, leio quase cada posta deste blog, desde ainda antes de que tomasses o controlo absoluto dos conteúdos. Normalmente gosto da tua ideossincracia e normalmente parece-me que usas de uma personalidade e independência saudáveis nas tuas críticas.

    A meu pesar, noto uma passividade nas últimas crónicas que nao parece tua.

    A gestao futebolística do sucesso da época passada parece-me ser já ser objecto de estudo pela negativa. Há tantos erros de palmatória acumulados que o título da tese já poderia ser algo como "Porto 2011/12, ou como destruir uma equipa perfeita em 3 meses".

    Tenho a sensaçao de que, como no FCP nada acontece por acaso, esta má gestao é consequente com o objectivo de vender meia equipa em Janeiro, enquanto é tempo, e com motivos suficientes para convencer a massa associativa da inevitabilidade da transacçao, enchendo assim os bolsos daqueles que enriquecem à custa da equipa de futebol que mais e melhor vende no mundo. Pode ser teoria da conspiraçao, mas explicaría muitas más decisoes consecutivas, pouco frequentes no reino do dragao.

    1. André Villas Boas é vendido. Os 5 milhoes anuais sao demasiados para o Porto poder mantê-lo mais um ano, isto numa equipa que no mesmo ano gasta várias vezes o mesmo valor em jogadores de qualidade pelo menos duvidosa.

    2. Apesar de entender o raciocínio, o VP nunca me pareceu um líder ao nível do ferrari que é (era?) a equipa. Nao tem a fluidez de discurso necessária cá para fora, e por muito que saiba (sabe??) aplicar as regras tácticas alheias, um treinador moderno e ao nível de uma equipa como o FCP tem de ter sobretudo capacidades ao nível da empatía de comunicaçao, e saber motivar jogadores. VP é um Jorge Jesus em potência.

    3. Pinto da Costa fez um bom trabalho. Conseguiu, com a ajuda de uma comunicaçao social que é tao compincha quanto a de Lisboa com os interesses centralistas, convencer toda a massa associativa de que foi Falcao quem quis sair. Custa-me acreditar que um jogador com a personalidade do Falcao ousasse sair-se com umas declaraçoes daquelas ao lado do PdC no final de um jogo. A resposta á sua saída foi a entrada de Kleber, e nada mais. E nada mais!? Um ponta de lança que jogava á dois anos nesse colosso europeu que é o marítimo da mamadeira.

    4. Por falta de jogadores portugueses e/ou de formaçao no clube, o FCP ficou limitado na capacidade de inscriçao de jogadores na Champions.

    5. Para colmo, as inscriçoes excluiram jogadores que de forma exaustiva foram prometidos como bombas a ponto de explodir esta época, casos de Iturbe, Kelvin (emprestado), e last but not the least, o mal amado (sabe-se lá porquê) Walter, que diga-se que quase sempre que o vi jogar na época passada mais do que 5 minutos, marcou, fica de fora deixando assim Murphy á mao de semear.

    Os resultados estao á vista e lamentavelmente acho que de momento só nos resta esperar para ver quanto tempo demorará VP em acabar de destruir tudo o que de bom ainda resta da época passada. Sinceramente, parece-me que as boas jogadas que ainda se vêm sao fruto nao deste treinador, mas sim daquilo que os jogadores ainda mantêm na memória.

    Um abraço e saudaçoes portistas e portuenses de Campanha, num exílio barcelonês.

    ResponderEliminar
  8. ai ai ,,este treinador gosta de inventar...
    Fernando tão bem como estava no meio campo, foi para lateral direito e quase que fomos goleados..não da para perceber..!
    Ou ganha domingo ou ...

    ResponderEliminar
  9. Vou ser breve. Não tenho muito mais a escrever. Já tinha dito que mais que a parte física esta equipa não tem alma, não foi refundada e não se aguenta tacticamente. Entramos numa espiral das leis de Murphy e, sinceramente, estou deveras preocupado com a equipa e com a sua liderança. Nem sei se Coimbra não será um "cosmético" até um próximo tropeção...o que não será bom para nós.


    Acho que o 1-1 é a demonstração clara do que é esta equipa. Anda tudo na "caça à bruxa" (leia-se Alvaro) e nem conseguem VER o lance. O Alvaro vai ao Danny que aparece no seu flanco livre e solto sem que alguém o acompanhe. Vai o Alvaro ao Danny e o Fernando ao Fayzulin que entretanto entra nas costas do Alvaro. O centro entra, infelizmente o Helton não está ao seu nível e solta a bola para a frente...onde não está NINGUÉM para compensar o Fernando. NINGUÉM! Só um Shirokov "triste e só" para apanhar o presente do Helton.

    Ou seja, é uma descompensação sistemática. Nem os médios interiores acorrem ao lugar do Fernando, nem os extremos marcam quem cai nos seus flancos para ajudar os laterais. Cada um por si e siga.


    A primeira substituição é muito, MAS MUITO, má. É mais do mesmo. É insistir "ad nauseam" numa alternativa estafada e sem garantia de rendimento. Pior, como diz a lei de Murphy, quando foi necessário reinventar um DD...esta substituição em nada ajudou. Já com Djalma...
    A segunda substituição não é criticável. Só está ao alcance de um grande treinador. De alguém que é proeminente sobre o grupo. De alguém que elege quem sai com total dominância.
    Podemos discutir quem entrava, acho que a opção foi a pior de todas, mas concedo que agora é fácil escrever isso. Maicon, Djalma ou Souza...voltamos ao mito do 7,5. Bem feito.
    A terceira é inócua (demorou demais). Nem fechou as portas ao Zenit (que continuou a somar oportunidades) porque a equipa estava já de rastos (mentalmente, fisicamente, tacticamente...), nem melhorou a nossa produtividade em campo.

    Mas esta espiral de acontecimentos, cada um pior que o anterior é que me perturba. O 1-1 oferecido, lesão do Kléber, medonha substituição, vermelho a Fucile, nova substituição debilitante, 2-1 com erro de marcação brutal, 3-1 de novo com erro de marcação...

    ...tinha dito que estes erros vêm em crescendo. "És um exagerado". Esta equipa não tem alma. "És um exagerado". Cada vez jogamos menos tempo (hoje foram 15 minutos). "És um exagerado"...

    ResponderEliminar
  10. Helton - Não esteve ao seu nível. Aquela bola não se larga para a frente.

    Fucile - Vestiu-se de bode expiatório. Mais de bode que de expiatório. Só mesmo um cérebro de caprino para se por a brincar com aquela bola e depois assustar-se com o bafo do atacante russo. Inacreditável. Tentou, uma vez mais, jogar o que não sabe. Até então estava a fazer um jogo bem razoável.

    Alvaro - Anda mal, não joga a plenos cilindros. As causas deixo para quem sabe. Muito mal a fechar o espaço entre si e o Otamendi.

    Otamendi - Critico o Alvaro...e a ele. Nunca percebeu que foi entre si o Alvaro que os Russos entenderam ser mais frágil. Podia escrever sobre a marcação com o olhar no 2-1 ao Shirokov, podia falar da borrada no 3-1 e em muitos mais lances. Fico-me por um, a acabar a primeira parte. Danny recebe a bola solto e procura mira para atirar à baliza. Otamendi, à sua frente, o que faz? Encurta distância para reduzir o ângulo de remate ou para não deixar o Danny embalar caso decida avançar para a baliza? Não. Fica pregado à linha da grande área e o Danny com tempo e espaço para fazer o que quiser. Passei-me. Passei-me!!!
    Titular? Sim. O que diz MUITO!

    Fernando - Ainda demos luta com o Fernando a 6. Saiu dessa posição e acabamos para o jogo. Definitivamente.

    Moutinho - Anda perdido. Não joga mal, mas anda perdido. Ninguém se entende naquele meio campo.

    Belluschi - foi à luta mas acabou abafado. Tal como Moutinho.

    James - Quando a equipa precisava de uma duo dinâmico à frente...sai. Não temos liderança para mais. Tem que rever URGENTEMENTE o seu jogo defensivo.

    Hulk - O seu jogo está cada vez mais assente em repelões que num fluxo contínuo. Completamente ausente a defender (a este já nem vale a pena) e muito previsível a atacar.

    Kléber - Mais um jogo em que corria o risco de ser uma ilha isolada. Lá se foi o ombro, à Jardel, e Murphy todo feliz da sua teoria ser, de novo, comprovada.

    Varela - É assim mesmo que se alavanca um grupo. Quem não rende...volta a jogar. E de novo. E mais uma vez. E outra ainda. Há-de vir o dia em que acerta. Até lá, vão-se amontoando os cadáveres.

    Souza - Grande 6 que ele é. Sobretudo naquele "trote brasileiro". Grande 6. Muito futuro.

    Defour - Não foi uma oportunidade, foi uma maldade. Que ia ele fazer?


    Não apeteceu fazer mais que isto. Raios!

    DRAGO

    ResponderEliminar
  11. Caro Zé Luís,
    leio o seu blogue apesar de não ser do seu clube, porque aprecio os seus posts, a sua honestidade intelectual, a educação e correção com que trata aqueles que aqui deixam o seu comentário. Aprecio o seu sentido crítico, o pensar pela sua cabeça, nos bons e maus momentos.
    Concordo consigo quando diz que os problemas do Porto são estruturais e de formação de plantel e que isso é responsabilidade da SAD.
    Acho muito inteligente e perspicaz a maneira como desmonta a maneira falaciosa com os dirigentes e alguns jornalistas tentam esconder a sua incompetência e falta de verticalidade.
    Gostaria de lhe colocar algumas questões, entretanto. Não acha que fisicamente alguns jogadores acusam algum cansaço (e ainda estamos em Setembro), como são os casos de Moutinho, Hulk? Será da preparação física ou do demasiado uso dos mesmos?
    Não achas que V. Pereira mexe demais no meio campo, não definindo um meio campo base, onde as rotinas posicionais e de jogadas são fundamentais?
    Não parece que a equipa entrega em Hulk vezes demais a definião das jogadas de ataque, o que facilita a vida aos adversários?
    Não acha que os casos A. Pereira e Fernando foram mal resolvidos, o que pelo menos levou a que os jogadores estejam a fazer pré época em competição? Não é /foi isso uma responsabilidade da SAD ou até da teimosia de P. da Costa? Acha que nos próximos meses valerão mais do que as ofertas que tiveram?
    A falta duma alternativa a Kleber não tem uma razão direta com a burrice dos 13 milhões por Danilo, numa briguinha de putos em os brasileiros ficaram a rir dos tugas?
    Para terminar uma pequena provoacação: o árbito inglês Webb não foi um Filha da P...., foi amigo, pois se tivesse apitado como devia, a coisa podia ter ficado 4-0 ou 4-1. E as expulsões quando são justas nada há a dizer. se até Vitor Pereira concordou com ela...

    ResponderEliminar
  12. Só agora pude metr os coments, desculpem o atraso mas é assim quando andamos por fora.

    Não vou, nem posso, responder a todas as questões, mas a muitas delas já dediquei tempo e espaço suficientes: o mercado, o dinheiro, as entradas e saídas, agora o balanço faz-se só no final e ponto.

    Sobre diversas outras questões sobre a equipa, acho prematuro tanto alarido, enquanto está bem fresca na memória a época passada e isso condiciona muitas análises dos que só vêem ao perto e perdem facilmente a memória. Tricas de ocasião, portanto, nem me meto na táctica, desvalorizo as substituições e até acho ridículo discutir-se essa situação no contexto deste jogo, o Fernando, o Souza, o Varela e tutti quanti. Tambem a parte física não é de avaliar com sobranceria e sem conhecimentos que não tenho mas não estou preocupado também com isso, aliás estou só com muito pouca coisa e basicamente com a questão do PL.

    Quando falo do Webb posso falar de outro qualquer Jorge Sousa, a disparidade de critério disciplinar é gritante e comparando com outros jogos é só recordar o que se passou e muitos nem lembram sequer o que sucedeu com o Sevilha em Fevereiro, independentemente de ter expulsado o Álvaro bem mas ficou muito mal visto em muitos outros lances, enfim agora interessa pouco e só perco tempo com detalhes na hora certa, desculpem.

    ResponderEliminar
  13. Pior do que o desempenho de Vítor Pereira, o que faz em campo é esta frase, do próprio: "Já não estamos na Liga Europa". Numa única frase desvaloriza toda uma campanha da época passada e passa um atestado de incompetência a ele mesmo e à equipa acerca do desempenho na Liga dos Campeões. Depois de ler isto, não volto a bater no ceguinho, que neste caso se chama Vítor Pereira. E temo que, ao contrário da época passada sobre André Villas-Boas (já agora, continuaremos a achar que a forma como ele sai do clube não precipita toda uma série de decisões erradas - sucessão, plantel?!), desta vez não irei fazer mea culpa no final da época.

    ResponderEliminar
  14. O que noto, sem surpresa aliás, é aparecer muita gente a comentar como sucede amiúde quando a equipa está um pouco em baixo. Até é bom, apesar de nunca compreender, isso sim, porque não se manifestam tanto nas horas boas. E é bom porque todos desabafam e opinam, é muito bom para a bílis, apesar de invariavelmente cair-se no extremismo, que me desagrada mas cada um é como cada qual, e pegar em coisas pouco razoáveis e comparações nada sensatas, mas é fruta da época... Contudo, estejam à vontade, tirando um par de fdp vermelhos, não tiro o pio a ninguém. Mas estou sem tempo para comentar.

    Lembro-me um dia, no 1º ano de Jesualdo, ter passado um domingo a responder a todos por causa de uma derrota fortiita em casa com o Sporting e acumularam-se 100 comentários.

    Eu estou aqui nas horas boas e nas más. E nem acho que esta seja verdadeiramente má.

    ResponderEliminar
  15. Carlos, não fui eu que desacreditei AVB quando saiu, bem pelo contrário, e até concluí, face ao desvario dos gastos e sem termos um PL de Champions, que se calhar temos saldo positivo nas contas com os 15ME dele, já escrevi isso com todas as letras.

    Do VP, não vejo nada de mais falar da Liga Europa, eu estou farto de dizer que a Champions é outra loiça e a exigência muito alta, veja-se o sorteio do grupo que muitos desvalorizaram. Não vejo que desacredite 2010-11, vejo que não tempos PL para esta prova e a outra ganhámos porque tínhamos um PL a sério.

    Ir por essas vias parece-me pouco sensato. E nada adianta.

    ResponderEliminar
  16. "...até acho ridículo... discutir-se no contexto deste jogo, o Fernando, o Souza, o Varela...".

    Se é ridículo discutir a estratégia e as opções do treinador, é mais ridículo ainda filiar atenções e discussão na arbitragem de um jogo que poderia ter sido uma goleada histórica, somando golo mal anulado (PORQUE OS PREJUDICADOS FORAM OS RUSSOS) aos russos com uma série de oportunidades flagrantes esbanjadas.
    A memória curta de muitos caro Zé Luís, é o que nos permite fazer exigências ao desempenho actual da equipa e não viver de conquistas do passado à moda de Lisboa.
    Quanto à parte física: num plantel com 25 jogadores, no final de Setembro, com 9 jogos oficiais disputados pelo clube, não é admissível os jogadores estarem assim como estão. Não há conhecimento que acrescente o que quer que seja a esta ideia.

    ResponderEliminar
  17. Para concluir, eu sou dos que falam mais nas horas más, não me custa a reconhecer isso. Não por bílis ou por qualquer outro motivo, mas porque vir ao blogue para dizer "hoje jogámos bem, somos os maiores, temos mais títulos, podíamos ter marcado mais golos, mas assim está bem fixe" não faz parte do meu perfil nem acho que acrescente nada á discussão. Se a equipa está mal, como digo que está, apetece-me discutir as razões disso acontecer. E discuto qualquer coisa, SAD, físico, lesões ou táctica, sem constrangimentos independentemente do nível de conhecimento.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Tal como disse, temos opiniões para todos os gostos, como teremos se dissermos quem achamos que devia jogar ou entrar e para que posição. A verdade é que para LD só podia ir o Fernando. O Otamendi só o Maradona inventou a LD no MUndial e sabemos o resultado... mas é como digo, cada cabeça sua sentença, daí achar redundante e ridículo batermos neste ponto num jogo com um contexto muito particular que passa a não ser tomado como um caso raro pelas incidências que teve, mas ok cada um insiste por onde lhe der jeito e eu focalizo o problema estrutural no PL com todo o entorno que implica e o que (não) foi feito de cara a uma prova como a Champions e num grupo (sabido antes de fechar o mercado) que reputei de difícil. Portanto, nada do que se vai passando me surpreende, nem esta derrota minimiza o que quer que seja.

    O contexto da Champions é tão exigente que vemos o cabeça tonta do Fucile fazer as maiores asneiras aí mesmo e lembro aquela noite de loucos no Arsenal e curiosamente ante o russo Arshavin - pobre Fucile, mas é a Champions e, como diz o meireles, é preciso mais concentração e atitude, brincar com o fogo queima qualquer um.

    ResponderEliminar
  19. Discutir nas horas boas e más é uma questãod e equilíbrio e bom senso, caso contrário é só o escape para algo que pela net não se pode avaliar. Os momentos bons permitem-nos evocar outras façanhas e contar histórias positivas, demonstra o lado alegre e a partilha que cada um faz no momento. Sair a terreiro nas horas más é um bode expiatório... ao contrário, mas nunca se sabe a motivação ou se há alguma pedra no sapato.

    Eu até critico nas horas boas e estou à vontade em qualquer circunstância, posso é não ter tempo e a vontade advirá de a discussão ser boa e valer a pena. Agora é tarde e vou dormir que não tenho andado bem com tanta correria.

    ResponderEliminar
  20. Não quero estar a repisar o que já disse, acho que foram cometidos muitos erros, mas essencialmente o que eu sinto na equipa é falta de nervo, falta de garra e débil demonstração de força para com os jogadores...O futebol não é bem um exercício de Democracia, o treinador de futebol tem de saber escolher e não pode recear decidir...Tem de saber punir e apoiar, mas com conta peso e medida porque os jogadores de futebol são difíceis de gerir...Tem de transmitir a sua própria confiança para dentro do campo, não gostava do Jesualdo porque era sereno e teimoso demais, não estou a gostar do Pereira porque me parece ter pouco pulso na relação com os jogadores...O jogo de preparação com o PSG deixou-me água na boca. mas o engraçado é que perdemos todos os jogos em que fizemos a tal pressão alta...Se perdemos foi porque essa pressão não resultou, se não resultou uma, duas ou três vezes para quê insistir?...Ao fim de meia hora de pressão muito alta o único resultado que fica, é a língua toda de fora.Se a preparação da equipa não dá para fazer isso, terá que se optar por outro sistema e se não temos um ponta de lança de qualidade inquestionável, então temos que privilegiar a acção da linha média...O que verificamos é que os alas continuam a jogar como se lá estivesse o Falcao e ele está a 600 quilómetros de distância, convenhamos que é muito espaço para cobrir com um cruzamento...A linha média está toda aqui, adquirimos uma série de alas mas na verdade nenhum deles tem jogado...E os melhores até foram cedidos.
    Adquirimos um defesa esquerdo e um defesa direito mas não vão poder jogar senão em princípio de 2012, Danilo só vem nessa altura, Alex só recuperará talvez em finais de Outubro...
    Outra coisa me preocupa, as notícias que foram publicadas sobre as contratações de Defour e Mangala...Ou melhor, sobre o não pagamento dessas transferências.Será que esta irregularidade da equipa tem também alguma coisa a ver com isso?...
    Não valorizo a ausência de Pinto da Costa na Rússia, nesse dia o Clube festejava o seu aniversário e o Presidente normalmente não falta a essas manifestações, especialmente as que têm cunho mais religioso.

    ResponderEliminar