02 fevereiro 2012

Algumas coisas sem mais nada para dizer - até porque não faço fretes nem ao Amaral

"A defesa de uma muralha depende dos homens que a guardam" - Gengis Khan
A bluegosfera portista, em geral, não soube em que e como pegar nas coisas dos últimos dias. Em particular, um idiota continua sem saber se deve limpar o cu, depois de se borrar todo, ou dar corda ao relógio, diz que quer criticar o que é para criticar mas não critica a não ser os que alegadamente criticam.
Lucho foi a jogada magistral para encobrir tudo, veremos se não chega com o passo arrastado que a SAD subitamente inepta se revelou em matéria de gestão da equipa de futebol. Resta saber, nesse ritmo, se vai dar tal jogada em golo. Lateralmente, saber se vai haver jogada para golo, mais do que saber se o meco vai marcá-los.
À parte isso, a cretinice de olhar para um reforço ponta-de-lança há muito carente na equipa mas só subitamente descoberta por alguns totós, só tem paralelo no devaneio de pensar que contrataram Janko só para o campeonato. Quer dizer, entregamos de antemão a eliminatória europeia e deve ser por isso que a SAD não tirou a ida a Setúbal de entre os jogos com o M. City. Isto para além de não se dar conta de que os "citizens" andam a perder com alguma frequência mas nem assim espicaçam a perspectiva de o FC Porto seguir em frente na Liga Europa.
Enquanto tudo isto e mais quem exultou pelos progressos do Torto Canal, a Comunicação corporativa continua em grande alheamento da realidade mas quem se queixa do silêncio da SAD por causa do Bruno do Caixão pensa que não se faz mais e melhor por não valer a pena.
A exclusão de um reforço na Europa parece ir nesse sentido, não vale a pena e se calhar até é melhor levar os juniores ou pôr o Iturbe a defrontar o Kun Aguero. Até porque também pouca gente reflecte sobre esta opção de arranjar um necessário goleador, nem que seja em potencial, vindo de um campeonato aberto para todos marcarem montes de golos - na Holanda, Helàs! -, mas excluído de uma compita europeia de extrema dificuldade.
E por aí fora, não admira que tanta coisa tenha causado tanto engarrafamento e ninguém sair do sítio. Nem sequer para perceberem quem vai sair para entrar Lucho. Já nem digo o meco...
Portanto, como sempre escrevo nos bons e nos maus momentos, mais nos intermédios, cá estou ciente do conteúdo integral da sentença do Tribunal Administrativo de Lisboa a favorecer, mais uma vez, o FC Porto e Pinto da Costa e a enterrar com mais um quilómetro de terra o Pífio Dourado. Algo que a bluegosfera portista desconhece o que seja, nesta altura, atinente ao silêncio do clube também nesta matéria que não divulgou no seu site oficial talvez por não interessar para nada e os burros serem incapazes de ler e perceber.
Daí eu, que não serei mais portista que outros, como nem mais papista que o Papa, não vos maçar com isso e até é fácil resumir aquilo plasmado em apenas 5 páginas, de 35 no total da sentença, basicamente a mandar à retrete o fretes do Amaral na questiúncula do CJ da FPF que quis afastar o FC Porto da Europa em 2008 sem o conseguir, graças ao recurso ganho no TAS contra os amotinados de 4 de Julho - mas conseguiram despromover o Boavista (1). E defendo-me como possivelmente o FC Porto, pelo facto de poder haver recurso da FPF que é a vencida (ré) nesta sentença.

A Comunicação do FC Porto (2), reforçada há um ano para nada e em vias de ter um canal a torto e a direito para alavancar um peso pesado morto pela inércia reinante, não se deu ao trabalho de resumir o essencial. Até porque esta é mais uma vitória de todas as já acumuladas na Justiça a sério.
Os adeptos portistas e os adeptos em geral quando muito leram 1 página do JN sobre o assunto mas estranhamente sem referência na capa do jornal, enquanto O Jogo remeteu um resumo da Lusa para a última página e denuncia que o pasquim desportivo da cidade - há décadas sempre meio cá meio em Lisboa por causa das preocupações do "amigo Joaquim" - não recebeu a informação completa e limitou-se a colar com o mesmo cuspo que os outros pasquins, e cada qual a resumir mais o conteúdo que o FC Porto nem uma linha dedicou para quem ainda se dá ao trabalho de procurar alguma informação importante no site oficial, algo que fui confirmar ontem ser inexistente, de facto.
Tenham por isso bom proveito. Ah, e sejam sempre talibãs para quem ousar criticar o que deve ser criticado. Construtivamente, claro. Mesmo com o bin Laden calado para incitar à revolta.
Torna-se mais fácil criticar o treinador, enquanto AVB serviu de cortina de fumo para a inoperância do Verão, a quem também antevi um final como Jesualdo. Sem tapete. Nem muralha. Assim o Norte caiu, como sabemos. E o FC Porto não tarda vai desfalecer, mas isso acho eu que não sou optimista como o Jorge......

(1) - como se sabe abundantemente, o Boavista só pode ser repescado para a Liga, face à ilegalidade da reunião pela noite dentro que o despromoveu em 2008; como sabem todos também, os "remendados" perguntaram-se porquê só eles e não descia também o FC Porto; agora querem aproveitar a boleia, enquanto o seu recurso, provavelmente a merecer o mesmo provimento que o do FC Porto, aguarda nos fundos das gavetas, tal como o do Gil Vicente sobre o caso Mateus igualmente orquestrado pela inteligentzia lisbonense (no caso para safar o Belenenses)

(2) - com uma auditoria a destacar a "falência técnica" do Sporting, o director gabarolas que dizia que o Sporting iria conviver com Barcelona, M. United e Milan e tutti quanti acaba de pedir a demissão, tendo reparado em seis meses a área de Marketing e de Comunicação do clube dos viscondes falidos - sendo que a Comunicação começou por ter uma menina ex-Maisfutebol e ex-TVI e agora tem um bronco gordo ex-RR.  Não sei se entenderão a mensagem para o que nos diz respeito face à (des)evolução dos mesmos sectores no FC Porto, mas eu nem sou sócio e não posso queixar-me, se é que falar em penáltis não marcados é queixar-me (segundo Guardiola)...

18 comentários:

  1. percebo pouco de direito e para evitar monumentais gafes de interpretação jurídica abstenho-me de comentar os casos de tribunal. mas do pouco que consegui entender deu para confirmar que o parecer do Freitas foi alvejado a tiro, o que é sempre bom. mais não digo até saber mais sobre isso.

    quanto ao meu optimismo...é como vês e lês, não podemos desistir, por muito que o FC Porto pareça tê-lo feito na Liga Europa (ma non troppo, ainda faltam 180 minutos, homem!), porque a de cá do burgo ainda está viva e ao nosso alcance.

    haja fé, carago.

    abraço,
    Jorge

    ResponderEliminar
  2. Jorge, seguramente percebes tanto ou mais do que eu (de Direito). Mas como sabes ler e entender o português, isso basta. Afinal, fora as questões de Direito como saber se o então presidente do CJ, Gonçalves Pereira, tinha ou não direito de concluir a reunião e aceitar a impugnação de PdC quanto ao conselheiro Carrajola Abreu - tipificado claramente no CPA, basta ler e entender -, o fretes do Amaral foi desarmado da forma mais simples possível.

    A questão, desde já, é saber ou lembrar o que defendeu o fretes do Amaral. E o que ele defendeu, acima de tudo, face ao fecho da reunião e às condições que ele dizia ser as extremas para forçar o fecho da reunião. É só isso e qualquer leito entende.

    Como sabes, o FCP disse nada e a Imprensa nada disse. O JN deu uma página completa ao assunto, mas não forneceu o ponto de comparação entre o que defendeu o fretes do Amaral e o que agora foi plasmado nesta sentença.

    É quase como um deve-haver, uma coluna à esquerda e outra à direita. Depois nem é só fazer contas, é comparar os motivos atendíveis para fechar uma reunião. Ou, para ir mais ao sumo, definir o que é "tumultuoso" para se encarar a possibilidade de fechar uma reunião.

    Porque quanto a subjectividades de A defender privados e B o bem colectivo seja lá o que isso for, o fretes fique lá com o papel higiénico em que se assoa.

    Ou sou homem de pouca fé, mais de trabalho e firmeza nunca abdicando de princípios sagrados que não me imponham obrigações estritas como poupar filhos da puta ao meu escárnio e leitura dos acontecimentos.

    ResponderEliminar
  3. Estás, por fim, a desprezar o ponto (2). Como outros, não vês o túnel para lá da luz. Eu começo a ver problemas quando a cada era de sucesso sucede outra de ruína. Pessimismo ou alerta?

    ResponderEliminar
  4. Boas

    Não sei se repararam nesta noticia

    http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/porto-confrontos-gil-vicente-barcelos-otamendi-rodriguez/1321949-1304.html

    Sendo a fonte o CM até que não liguei muito. As fotos estão confusas e não dá para perceber bem o que se passou.

    Ontem contaram-me o que se passou.

    Após o jogo de Barcelos o balneário pegou fogo quando se aperceberam das declarações de Vítor Pereira ao acusar e bem, na minha opinião, a falta de vontade da equipa em ganhar o jogo e lutar pelo título. As coisas aqueceram bastante e foi o presidente, no balneário, que que conseguiu conter o "motim"

    Após as coisas terem acalmado no balneário, os jogadores foram brindados por uma chuva de insultos no acesso ao autocarro e alguns deles (cebola, palito e otamendi) perderam mesmo a cabeça. Mais um vez o presidente apagou o fogo ao pedir aos chefes das claques para abandonarem o local. A coisa esteve mesmo complicada

    De acordo com as minhas fontes, a situação é esta: Vítor Pereira apenas tem o apoio do presidente já que os restantes elementos da SAD, do departamento de futebol (Antero Henrique à cabeça) e o plantel estão contra o treinador. A ser verdade a situação é muito grave. Sem os jogadores do seu lado, Vítor Pereira não vai lá.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. DD, eu não vi o jogo ou só vi a partir do 3-0. Do pouco que pude ver apercebi-me não ser normal aquela lassidão. E não ser normal, atendendo ao exemplo de Coimbra. Uma má noite, ainda vá, duas em três meses e picos custa a engolir.

    VP falou dos jogadores e bem, mas tem de dizer, também, porque eles caem assim de produção.

    Só esta madrugada, por acaso, apanhei as imagens do CM na SICN, mas aquele tipo de agitação de energúmenos à volta do autocarro não tem nada de especial. Os adeptos tinham razão de estarem descontentes com o empenho dos jogadores.

    Agora, o que se passou do balneário não se falou. Mas como não vejo "filmes" e muito menos contados por terceiros (não me refiro a ti, mas a quem circula certas estórias), custa-me a crer que os jogadores tenham sabido o que disse VP instantes antes na conf. Imprensa. No meu quadro mental deixa-me um bocado a impressão de haver aqui um ponto acrescentado a um ponto. Mas ok, é bom ouvir o que se vai passando, devemos é filtrar algumas informações.

    Quanto ao VP, há quem diga que era aposta mais firme de Antero. Afinal, quem mais senão o Antero para seguir os treinos diariamente e poder asseverar que era o adjunto que dava os treinos e não o AVB?...

    You know what I mean, don't you?

    Agora o terreno está lavrado para a especulação crescer. Lavrado para apontar a semente à aposta de Pinto da Costa, porque ele deu a cara e não o Antero. Mas custame mais ainda poder antever manobras de diversão.

    Alguns pascácios andaram meses a culpar a saída de AVB pela má época do FC Porto. Ainda vão dizer que VP quer destronar o presidente. Eu de certa gente posso ouvir muita coisa, mas já sei o que a casa gasta.

    Esse é outro meu receio do que está para vir, porque não sou optimista. Deve ser de PdC ou de VP a culpa de só no final de Janeiro chegar um pdl...

    Esse tipo de posicionamento interno na SAD é recorrente e passam mais palavras de dentro aos amigos para o diz que disse do que informações para os adeptos.

    Este tipo de gestão, claramente, não tem futuro. De gestão, de pessoas, de ideias, de conluios, de amiguismos e por aí fora. Desta vez, sim, cheira-me a esturro. Mas se a culpa não é de AVB é de VP, como foi de Jesualdo e de Adriaanse, já agora... que queria um meco na área e andamos entretidos como baixotes (Farias, Walter)

    ResponderEliminar
  6. Boas

    vendi o peixe que me venderam. A fonte é um "jornalista" de uma rádio local de barcelos que tem acesso às instalações do estádio. Também acredito que uns pontos terão sido acrescentados.

    No entanto já não é a primeira vez que se fala de mal-estar entre o plantel e o treinador. Acho que é visivel.

    O primeiro treino pós-barcelos foi atrasado cerca de uma hora e Vitor Pereira saiu sozinho com os jogadores a entrarem e a cumprimentarem um a um o técnico à frente da comunicação social.

    Relativamente ao Antero já me tinham chamado a atenção para o seu "low-profile" este ano ao contrário do ano passado.

    Se virmos as imagens do jogo de barcelos com atenção apenas a equipa técnica e o médico se atiram ao Paixão nos lances polémicos. Antero nem por isso. Será que ficou também chateado pela sua transferência para o Chelsea (a pedido de AVB) ter sido recusada pela SAD?

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. DD, aí já percebo mais as condicionantes da informação que te chegou e admito como credível mas com a ressalva de haver pontos a mais nesse conto.

    O mal-estar parece óbvio, pela reincidência do comportamento passivo dos jogadores.

    Não sei, mas palpita-me - é só um feeling pela leitura de ocorrências transversais, sendo curial ter a noção do todo - que há problemas salariais. Não antevejo outra agravante para esse mal-estar. Isso é um comportamento antiprofessional se for por outras questões que não salariais.

    Outra coisa para reflectir:
    se os jogadores se atrevem a contestar a competência do treinador, como justificar os bons jogos que se vinham fazendo e o ponto alto de coesão e colectivo, exaltados pelo treinador?

    Daí a minha suspeita.

    Sobre o comportamento do Antero, não vi o jogo nada posso dizer.

    A boutade que lanças sobre o Chelsea é só anedota, penso eu de que...

    O que fica claro, sim, reforço como já disse nestes últimos dias, é que o FCP cala-se face a Bruno Caixão. Já se calou em Campo Maior, onde só Fernando Santos falou no final do jogo, forte e grosso mas foi só ele e um ou outro jogador. Não houve uma posição concertada e institucional do FCP.

    Tudo porque, como sabes, Pinto da Costa defendeu a promoção do Caixão para exportação.

    Porém, isso não pode impedir de se comentar os erros. O Proença é muito bom mas não deixa de os cometer, quanto mais esse imbecil encartado e com insígnias do Caixão.

    É inadmissível o que se passa no FCP. E o caldo já vem a ferver de longe. Por isso a apatia na pré-época, deixando pistas para os trogloditas farejarem, começando por culpar o AVB. A seguir é o VP, já não tenho dúvidas da sua fragilidade. Aliás, evoquei o exemplo de Jesualdo há muitos meses.

    Não sei, por fim, é se estou sozinho a pregar no deserto ou a dar pérolas a porcos. Sem ofensa que não atingirá quem não se sentir visado, claro.

    ResponderEliminar
  8. Boas

    http://www.telegraph.co.uk/sport/football/teams/chelsea/8839733/Chelsea-are-smitten-by-all-things-Porto-and-wanted-to-bring-Antero-Henrique-to-replace-Frank-Arnesen.html

    Relativamente às questões salariais também já houvi rumores. O mesmo acontece com os prémios da época passada. Isto de ganhar muito também traz problemas...

    Mas as "amadoras" têm problemas muito mais graves e continuam a dar o litro. Terão recebido 2/3 meses desde o inico da época.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Entendeste mal, DD, que eu tenha duvidado da notícia do Antero no Chelsea. Não tem nada a ver com isso. Já viste se o Antero ia? Tão fiel escudeiro do presidente que teve a desilusão que teve, em termos relativos, não profissionais, com o "portismo" que PdC proclamou de AVB? Se o Antero fosse cairia o Carmo e a Trindade.

    Não duvido, como afirmei, do portismo de AVB, nem sequer do Antero. Como não admito que algum o seja mais do que eu. Cada um é que ocupa posições diferentes: seria de avaliar se estivessem todos na mesma posição como reagiriam a determinados estímulos.

    Sobre os problemas dos títulos, desarmei muitos críticos quando falavam dos problemas financeiros depois do Tetra. Os títulos custam dinheiro e não só em prémios a pagar depois. É normal em qualquer clube. Cá e lá fora.

    Na estrondosa derrota de Coimbra, fiz questão de enaltecer as vitórias das modalidades nesse dia. Et pour cause.

    Ainda sabemos que os nossos hoquistas ganham e ganham e ganham sem receberem tusto. Isso é portismo eloquente, mas todos estão ao nível do treinador, da casa, e do dirigente, da casa, logo as coisas funcionam sem clivagens.

    Agora, sabes que muitos parolos exultam com o Torto Canal e a aquisição de um tipo que no seu trabalho diário não vi, no seu emprego, fazer qualquer diligência especial pelo FC Porto. Eu desse portismo dispenso.

    Agora, imagina quanto vai ganhar Julio Magalhães, que já "assina" como director-geral - a par do director do canal e do director de conteúdos - e na altura do Gil-Porto estava a ouvir o professor Marcelo...

    Digo-te, vai em dois dígitos, you know what I mean, don't you?

    ResponderEliminar
  10. Boas

    http://vitoriavem.blogspot.com/2012/01/bruno-paixao.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+blogspot%2FYswLY+%28Vit%C3%B3ria+vem!%29&utm_content=Google+International

    Não sabia disto meu caro. Nunca tive a curiosidade de ir ao youtube ver o que o ugandês lá pôs.

    Estou envergonhado. Agora percebo o silêncio.

    O palhaço do Duarte Gomes por muito menos já foi alvo de criticas duras por parte da SAD

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Não, tás distraído. Eu não sei o que é mas imagino.

    E imagino que seja o que já escrevi nos últimos dias. Se lesses saberias o que queria dizer.

    Tu e qualquer um, mas há quem prefira não tirar as palas e ande a confudir o essencial com o acessório.

    ResponderEliminar
  12. Boas

    Já tinha percebido as indirectas. Não que ponha em causa o que escreveste mas não sabia é que havia provas (as famosas escutas) em que o presidente, preto no branco, numa conversa com Pinto de Sousa, diz que o paixão merece a subida a internacional. Isto ainda em 2003, com campo maior, ainda relativamente fresco.

    Assim sendo...

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. You got it.

    Vou sintetizar o que sempre defendi e assumi, sem miasmas nem subterfúgios:
    As escutas do Apito Dourado, no que ao FC Porto e a Pinto da Costa dizem respeito, não têm relevância criminal nem sequer susceptibilidade de sanção desportiva.

    Os tribunais têm provado em toda a linha a legalidade da situação.

    A CD da Liga quis armar-se em esperta e foi movida por interesses privados, diria o fretes do Amaral. Só os cretinos do costume e os parolos dos periodistas aziados acreditam nas punições indevidas que o FCP, e outros, sofreu.

    O que disse e mantenho: há uma reprovação ética, de uso e de costumes que deve ser exercida. É feio o que se ouve, em todos os quadrantes, e deve merecer a repulsa de todos os adeptos. Eu estou nessa linha desde o princípio.

    Agora, essa foi das escutas que desde a primeira hora me enojaram.

    Como confessei, não consegui dormir nessa noite de Campo Maior, revoltei-me e dei voltas na cama e nada me faria acalmar.

    Quando o FCP pactua com silêncios a acção criminosa de muita gente não me revejo nesses dirigentes.

    Quando os dirigentes do FCP quiserem ir à luta estarei na 1ª linha de combate. Como tenho estado. Sou crítico, ferozmente às vezes, mas sei do que falo e da gente que se trata. Tenho pena de certos comportamentos do meu clube e já aqui chamei a atenção para aspectos que todos calaram.

    Eu sou de cultura anglo-saxónica por educação digamos empírica, daí identificar-me com outros valores daquelas partes e não com a trafulhice típica mediterrânica.

    E assim estou à vontade para criticar os ruis prantos deste país, o jornalismo de merda que lhes atiro à cara ou dirigentes que não dão exemplos de ser e de estar, nem a defenderem o seu clube como devem.

    Essa cultura de exigência e de combate sem desfalecimentos, de rigor e atenção aos detalhes, ao contrário do que muitos pensam, não está instalada no FCP.

    E isso eu lamento. Do coração. Não digo, nem gosto, de dizer mal por dizer. E já defendi que a "comunicação" do Benfica, sendo o que é e com o target que tem, ganha de goleada à do FCP. Que não aprende nem melhora. Voltarei a esse tema até ao fim do m^^es, porque fará um ano um escrito meu sobre um assunto que acabou de me desiludir.

    ResponderEliminar
  14. Amigo José Luís: De há uns tempos para cá, este teu espaço é por mim lido e meditado: Portista dos quatro costados, já deu para eu ver, fala do que incomoda aqueles "dragões" que amam o seu Futebol Clube do Porto e gostariam de ler apenas as boas noticias, grandes exibições e vitórias,(que não as morais, porque dessas estou eu farto)e ter ao mesmo tempo a percepção de algo vai mal no reino da Dinamarca, ou seja do Dragão, mas ao mesmo tempo fazendo figas q
    pqrq que resulte esta operação de cosmética das compras de janeiro. No Lucho acredito eu, no "pinheiro" Janko, espero bem que marque muitos golos,de cabeça, com os pés e com as mãos se valer...
    por isso dou por uns dias um voto de confiança para ver como vai resultar este enxerto de meio de época! Que os "Lampiões" estão a ser levados ao colo, não tenho dúvidas, mas tb. a ideia de que em termos de alternativas, os "desgraçados" estão mais bem servidos do que nós para as emergências do Campeonato! Como se já não bastasse, a frequente apatia de alguns dos nossos jogadores no campo. E não desculpo qualquer antipatia que sintam pelo nosso timoneiro V.P. Mesmo não gostando de algo o0s nossos "players" têm de dar o máxim o e o resto é conversa para os pseudo-jornalistas do C-M- Da Bola e afins...
    Saudações portistas!
    Jorge madureira

    ResponderEliminar
  15. amigo, és benvindo se vieres por bem e estás bem identificado, logo com a porta aberta.

    Tudo isto é uma questão de filosofia. Ninguém pode acusar-me de desviar-me da minha filosofia ou rota ou princípios. Defendo sempre as mesmas coisas.

    Quem me acompanha desde o início n´~ao pode dizer o contrário. Muitos já desistiram, por não gostarem das verdades, outros quiseram impor as suas e eu replico.

    As simple as that.

    E sim, há muitos que gostam das vitórias, eu venho do tempo de não se ganhar nada e diferencio-me dos poucos que vêm desse tempo por não entender isto como uma ciência e que no clube só há espertos... fora outras interpretações subjectivas mais detractoras que construtivas.

    ResponderEliminar
  16. Meu Caro Zé Luís,porque continua o nosso Presidente tão calado?Será que só vai falar quando estiver absolvido de tudo?Mas ai já sera tarde para o Nosso Clube!Se fosse em outros tempos já teriamos feito uma manifestação...Porque é que ninguem ou muitos poucos falam e pensam o futuro?Porque não pedimos uma assembleia geral para discutir o que se passou em Barcelos?Parace pouco mas não é!Continuamos a fazer nos de anjinhos e os próximos anos vão ser deles.Será que a temporada passada foi um oásis?
    Meu Caro desculpa me mas estou mesmo triste com o nosso Presidente para não falar dos que o acompanham.
    Saudações Portistas!
    Abraços
    Duck

    ResponderEliminar
  17. Essa do silêncio já não se justifica. E se não há outros a falar é porque o clube continua demasiado fechado e opta por ter uma só voz. É uma das razões para:
    - não haver mais Porto na CS
    - os sócios sentirem-se isolados

    Mas eu não sou sócio e não posso pedir nada. Só exponho situações como adepto.

    Sim, desconfio que os próximos anos vão ser deles.

    ResponderEliminar
  18. Boa noite,

    Escrevo pela primeira vez neste blog que tenho acompanhado há alguns meses, a par do Porta 19 e do Reflexão Portista, possivelmente motivado pelo facto de estar muito longe do Porto (estou agora a trabalhar em Nova Iorque) e por isso precisar de informação sobre o clube e, já agora, opiniões críticas informadas e não seguidistas que não páram para pensar nem quando todos os sinais de alarme estão presentes. Daí que dê desde já os parabéns ao Zé Luís, que não tenho o prazer de conhecer, mas tenho o prazer de ler diariamente e de concordar inúmeras vezes. Sou sócio do Porto há 23 anos, nasci um ano antes de o Pinto da Costa tornar-se presidente e tive lugar anual até emigrar, ou seja, até à época passada, inclusivé. Muito sinceramente, não ando com pena nenhuma de já não ter esse mesmo lugar anual, não pelo fraco rendimento da equipa (coisa que já vi com vários outros treinadores e mesmo assim ia aos jogos), mas pela sensação de que andamos a ser geridos de uma forma ultrapassada, amadora e, para não dizer pior, leviana.

    Também a mim me parece que os próximos anos vão ser vermelhos. Têm sido mais competentes na formação da equipa, mesmo metendo argoladas grandes, têm obviamente o controlo da disciplina e da arbitragem (estando, para mim, ainda por esclarecer o real papel de Fernando Gomes nos meandros do futebol português e o que o move) e têm uma política de comunicação que é de facto infinitamente melhor que a do Porto, quanto mais não seja porque EXISTE!! Assim, conseguem aparecer na comunicação social e mobilizar os adeptos, coisa que tem sido cada vez mais difícil (nem tentam...) para a SAD do Porto.

    Quanto a Vítor Pereira, tem sido mais vítima que réu. Vítima de um plantel mal formado, desequilibrado, com falta de qualidade em algumas posições e contratações disparatadamente caras para o que valem ou para o que o clube precisava (Danilo, Alex Sandro, Defour, etc.). É certo que ele, Vítor Pereira, tem sido incapaz de potenciar a qualidade dos jogadores e tem tido opções mais que discutíveis. Mas, acima de tudo, custa-me ver, mais uma vez, um treinador do Porto ser usado pela SAD para encobrir a lassidão, incompetência e gestão danosa do dinheiro do clube em comissões absurdas e competição com o Benfica em contratações no Brasil e na Bélgica, que grassam desde que AVB foi embora. Não nos enganemos: quanto pior estiver a equipa em termos classificativos ou nas provas a eliminar, mais sozinho será ele deixado, mesmo com todos os Paixões deste mundo. Convém sempre que o treinador seja visto como o culpado, mesmo que tenha sido escolhido por alguém. Mais grave ainda, não há dinheiro para renovar o plantel para a próxima época, até porque a SAD parece longe de conseguir garantir o capital de que precisa através das habituais vendas... Some-se a isto o que se passa nas modalidades e temos um filme negro...

    Bem, o texto vai longo e ficar-me-ei por aqui. Prometo cingir-me ao tema do post em próximos comentários, mas usei este primeiro como desabafo... :)

    Abraço.

    ResponderEliminar