20 dezembro 2012

Azul da esperança mas Isco é perigoso

Saiu o Málaga na Champions para jogos a 19/2 (Dragão) e 13/3 (Cidade Jardim). O FC Porto, in extremis, teve só o estreante na Champions para enfrentar, depois de Barça para o Milan e Man. United para o Madrid - de resto um Madrid-Barça já jogado à distância com previsão de duplo confronto em poucos dias em Espanha - isto sucessivamente a saírem os mais cotados Juve, Bayern e Dortmund. Sobrava o PSG mas como não podia sair ao Porto por terem coabitado no mesmo grupo coube ao Valência. Uff... Um opositor que todos queriam, tido como mais acessível depois de o Schalke sair no primeiro sorteio ao Galatasaray. Mas sem poder tomar-se a eliminatória de ânimo leve, ainda que com redobrada confiança. Até o calendário ajuda, pois antes da 1ª mão há saída a Aveiro e depois a recepção ao Rio Ave; e para a 2ª mão, antes cabe receber o Estoril e depois de Málaga ir ao Marítimo.
 
Posto isto, oportunidade para vários reencontros, com jogadores malaguenhos conhecidos, desde logo Eliseu e até Duda que passou pela formação portista, além de Saviola e Onyewu, ex-Benfica e ex-Sporting, mais um tal Roque Santa Cruz dos tempos do Bayern e Joaquin, ex-Bétis e Valência. O Málaga venceu facilmente o grupo com Milan (2º) e Zenit (3º) e Anderlecht (eliminado com dois golos de Eliseu em Bruxelas e dois de Duda no último jogo na Andaluzia). Mas atenção a um tal Isco, sub-21 espanhol que dará água pela barba aos laterais portistas, jogando pelos dois flancos, um rapaz muito ao estilo desengonçado mas acutilante de Johan Cruijff.

Deste perigo já está o FC Porto alerta. Mais o fora-de-jogo...

 
 
Quedará, algures pelo meio do calendário, uma semifinal da taça da treta, essa aberração medonha do qual não vi nos sites da Liga e da FPF data para o confronto previsto para o Dragão com o vencedor do grupo de Guimarães e Braga. Algures por Fevereiro, e aí já poderá menosprezar-se a coisa face à oportunidade de superar os oitavos da Champions. De momento, é o grande objectivo.
 
Não subestimar o Málaga, até porque fez uma Champions impressionante e depois de periclitante começo de campeonato já se posiciona nos lugares de acesso à Champions pelo campeonato. Sábado defronta o Real Madrid (19h) na Rosaleda de 29 mil lugares que leva 26 mil abonados em todos os jogos e deixa pouco mais de 2000 bilhetes para os visitantes. A Champions, porém, levou apenas 600 milaneses à chamada Ciudad Jardín para onde Jesualdo Ferreira foi, sem sucesso, após deixar o Dragão. O Anderlecht teve consigo 1600 adeptos e o Zenit 1300. Para aceder como 4º classificado espanhol à fase de grupos, o Málaga deixou para trás o Panathinaikos de... Jesualdo Ferreira.
 
A expectativa de uma invasão portista a Málaga, a 1000 kms do Dragão, fica de algum modo gorada, depois da final de Sevilha, 200 kms antes de Málaga no caminho rumo ao mar,  ter levado mais de 12 mil adeptos ao embate histórico com o Celtic em 2003.