07 dezembro 2012

Sem Mamés para o FC Porto - e a Liga Europa que nos livra do Benfica?

A tortura da Liga Europa ainda perdura, com o chapinar dos pés na lama entre Sporting e Videoton (entretanto também já eliminado pelo Basileia) adiado por um relvado de Alvalade encharcado, para hoje. Mas o Marítimo ainda logrou uma vitoriazita, escapando ao último lugar tal como logrou a Académica, enquanto os leões nem se ganharem evitam o 4º posto do grupo.
 
Fora com o Sporting e com o Athletic Bilbau, semifinalistas em Abril passado. Despedindo-se da Europa sem glória nem golos (0-0 com o Sparta de Praga), a equipa basca que em Março venceu duas vezes o Man. United fez o seu último jogo na Catedral de San Mamés ao cabo de 79 partidas europeias e onde só sofreu 5 derrotas, a primeira das quais em 2005 (Werder Bremen) apesar de ali ter perdido (por golos fora, golo de Battega) a Taça UEFA de 1977 (0-1 e 2-1 com a Juventus). O Athletic vai ter um novo estádio ali ao lado. O velho fica para a história pelo 25/9/1956, quando o FC Porto pôde fazer ali também o seu primeiro jogo fora, na Taça dos Campeões, onde perdeu (3-2) com um hat-trick de Arentxe.
 
Há muitas equipas boas que também saltam da carroça europeia: Marselha, Udinese, Twente, até o Estugarda esteve em risco (pelo Copenhaga) depois de perder pela segunda vez com o Molde de Solskjaer. Sem hipótese de repescagem estes do 3º lugar, o que eu lamento sempre que vejo o 3º da Champions mudar de carril europeu.
 
Temos, doravante, o Benfica, como previ há mais de um mês (mal o Celtic bateu o Barça) apesar do aparato noticioso dos bacocos televisivos cá da parvónia, para salvar a SIC do desastre absoluto que são as suas transmissões, reportagens e narrativas dos directos. Já agora, gostei da excepção de Filipa Pereira, já presente em Basileia e ontem no pré-jogo de Alvalade. Força Filipa, além de falares bem és bonita, aliás uma beldade indescritível e aprazível de ouvir comparando com o Grunho Luz ou o gordo feio que tá sempre com o Benfica na boca e deve dormir com o cachecol enrolado na travesseira. Sem dar algo mais do que os pobres jogos do Sporting, ostracizando Marítimo e Académica, a SIC pode desforrar-se com o Benfica na Liga Europa.
 
Até porque para Jesus, que pedia reverencialmente a "Deus queira que o Spartak marque" (sic) em Glasgow, depois de ter visto um "Extraterrestre" na Luz em Outubro, o Benfica mostrou perante os juvenis do Barcelona que é capaz de ganhar a Liga Europa. Bravo.
 
Enquanto Pinto da Costa fica a torcer por uma final europeia do Benfica, creio que Chelsea, Atl. Madrid, Tottenham, Lazio, Nápoles, Gladbach, Fenerbahce, Newcastle, Estugarda já tremem de receio de defrontarem a equipa do profeta Jesus.

Aliás, José Mourinho não terá dúvidas em atribuir todo o favoritismo ao Benfica. Já o admitira em 2010-2011 (4º lugar evitado pelo Lacazette)e ainda há dias acreditava que o Benfica seguiria em frente na Champions (de novo dependendo de terceiros...). Como é um expert como o Pelé quanto a candidatos e favoritos, Mourinho até se candidataria a tirar as bolas no sorteio para ajudar o Benfica, embora não goste de competições menores desde que não seja ele a ganhá-las.
 
Mas a dúvida não é saber quem jogará a final de Amesterdão, a 15 de Maio de 2013, com o Benfica. Porque é certo, sim, que carrasco português não haverá, nem o Braga desta vez...
 
É que Jesus ainda não anunciou se, afinal, a prioridade da época é o campeonato - a Champions, hum, tava muito verde e era ramada muito alta para tão astuta raposa... - ou já passou a ser a Liga Europa.
 
Pinto da Costa espera que seja a final europeia. Jesus, com a basófia verborrenta de comparar Cesc, Messi e Iniesta a Enzo, Sálvio (que sempre inspirou cuidados em Espanha ao Barcelona) e Aimar em pré-reforma, voltará a dizer que quer as duas. Por fim ficará com a taça da treta. É dos livros, mesmo que nos jornais Mourinho aposte no Benfica e A Bola apague das capas os principais adversários tal como a Imprensa tuga atirou para debaixo do tapete mais uma façanha dos grunhos de bancada do Benfica expulsos do Camp Nou por fazerem o trivial no caixote da Luz. Tantos enviados especiais, as TV's lá em peso, e nenhum pé de microfone soletrou a palavra violência. Preferiu andar com o andor ao colo do quase lá, pertinho do céu... Os que haviam reservado Dublin é só dar um saltinho a Amesterdão, fica a caminho de casa...