08 dezembro 2012

Um daqueles jogos que basta

Creio que terá sido ao 15º canto que Jackson fez golo. Creio que foi o primeiro, creio que até o único, em que a bola da esquerda foi cruzada com o pé esquerdo mas "de fora para dentro", da linha de fundo para trás, a "fugir da baliza" (e da saída do g.r. no qual nem se podia tocar fora da pequena área ou nem se tocava sequer e o árbitro incompetente marcava falta inexistente). Assim, saltando alto e no limite da pequena área, mais ao segundo poste, que o FC Porto marcou. Muitos pormenores num lance só mas que definiram o resultado, escasso para tantas bolas batidas no g.r., e provaram como se deve fazer. A maioria dos cantos portistas, como noutros jogos, é mal executado no cruzamento, normalmente inconsequente.
 
Foi o que bastou num jogo nervoso porque é daqueles em que a bola bate sempre em alguém e as raras vezes em que se vê a baliza ao pé e de certa maneira desimpedida o tiro sai por alto. Do princípio ao fim foi isto, é sempre difícil marcar contra 11 a defender, às vezes 12 com o árbitro a ir nos encostos atacantes e a marcar faltas sobre defesas que caem num sopro mas é o que há e condiciona o futebol cá deste campeonato. Não logro criticar o Moreirense, é o que pode fazer, nem quando se limita a pontapés para a frente sem nexo e num livre do seu meio-campo adianta 10 para a área contrária, estranhando o ambiente e o contexto, deixando o g.r. marcar a falta... directamente para fora. É claro que, assim, os jogos são desinteressantes, quando não feios, mas muita gente aprecia desde que sirva para "sacanar" o maioral por sinal campeão e, se possível, consiga num bambúrrio um empatezito, porque com 0-0 é sempre possível perder e com 1-0 nunca se sabe se o empate aos trambolhões não cai do céu.
 
James esteve mal no passe, muito verticalizado, e no remate, pouco preciso. Moutinho também soltou a bola com muita força e os passes a rasgar não surgiram. Lucho saiu tocado ao intervalo e gostei muito da entrada de Kelvin a mexer com o jogo. Foi, para além do golo de Jackson e do resultado, porque nestes casos ganhar é bom, um dos poucos aspectos positivos a realçar. Não percebi a saída de tantos médios, primeiro Lucho por Kelvin, ok; depois Varela por Kléber, está bem; por fim James por Atsu, é certo que aos 89', mas só ficou Defour a defender? Pois, o jogo estava assim e VP só não tirou um central porque Otamendi, um senhor central, e Mangala, cada vez mais sereno e assertivo, sáo úteis no jogo aéreo. E os laterais flanqueadores também não podiam sair. Mas o Moreirense teve muitas saídas de bola desde a defesa porque o FC Porto ficou partido. Não dava era para sofrer muito.

Ah, e gostei do relvado, rápido, apesar de parecer que os jogadores o estranharam, mal habituados com o anterior do qual desconfiavam e com razão. Voltaremos a ver futebol do melhor.

Será isto o Acordo Ortográfico?
É certo que o Porto acumulou duas derrotas, mas a vitória com o Moreirense acabara de acontecer e já acentuaram a expressão de VP sobre o jogo que ganhamos e não foi num passado tão distante assim. Mas há grunhos e cabotinos que moldam os pasquins à sua maneira.