16 julho 2013

Bruma no Verão

A novela parece continuar, própria dos amores fátuos da saison, enquanto as equipas mostram argumentos dentro e fora do campo. Os leôncios de Alvalade parecem já pintainhos, ao lado das gaivotas sempre indecisas e imprecisas com o lastro do incompetente messias em que acarditam. Entrementes, parece que o assobio para o ar vai deixar cair uns perdigotas nalgumas cabecinhas manipuladoras pensadoras...
Também no FC Porto, onde uns teimam em ser cegos e seguidistas e outros subitamente aduladores da precária Comunicação do clube em que vêem revelações tardias de efeitos com prosápia mas nenhuma utilidade superior, subsistem as dúvidas sobre o modelo do novo treinador.
 
O 4x3x3 puro, anunciado por Paulo Fonseca e que aqui comentei pela perplexidade das premissas, já foi. Eu tinha dúvidas de facto, agora tenho certezas: teremos variantes, o que é bom e não "mau", parece que o estágio revelou a opção, prudente a vários títulos, pelo duplo pivot defensivo do meio-campo. Não vi jogos, mal vi os golos em resumos, não leio crónicas, só quero as ideias, porque nesta fase só há, ou nem há, projectos, apenas sintomas do que pode vir, sendo que o mercado, ah, o mercado!, está aí para derreter todas as cautelas. Apanhei algumas dicas por O Jogo no intervalo de uma semana e picos.
Há meses, numa crónica do campeonato, antevia a reformulação total do meio-campo, já saíram Moutinho e James e temos substitutos de qualidade. Parece que, afinal, Fernando fica, de novo. Ora, se o Polvo fica, não acredito muito no duplo pivot de médios ao meio. Fernando tem tentáculos para aquilo e está rotinado. Paulo Fonseca insistirá na sua tese? Para já, "vinga" o 4x2x3x1, repito por prudência em vários sentidos. Caso se confirme, depois comentarei. Há sempre variáveis (4x1x4x1, 3x2x4x1) e o modelo pode ter várias configurações. Mas ganhar 3-0 ao Marselha parece bom, independentemente de destaques dados a outros resultados, fruto da época. Ainda há gente para encaixar e mandar rodar, mas parece bom o caminho pela frente.

Quanto à comentadeirice serôdia, encartada e encomendada, retomada na vertente desportiva, no caos campo político (e por arrasto, Portugal todinho insano) que as tv's propagam à falta de fogos de época, o João Gonçalves escreve melhor do que ninguém, com conhecimento de causa e claras definições do que isto é, o Portugal dos Pequeninos.

ACT
1) Ah, faltava esta que pelo visto nem é nova e ainda não dera brado. Les bon esprits se rencontre...

1-a) E ainda, já agora que falamos do diabo...

Sem comentários:

Enviar um comentário