10 dezembro 2014

Sporting sem Champions interessa ao FC Porto e... à SICK

À parte o pormenor de o Chelsea poupar jogadores, mesmo que não perder em casa seja questão de honra mas sem necessidade de forçar mais do que o q.b. para o empate que sirva ao Sporting, temos um pormenor fundamental na perspectiva do FC Porto.

O FC Porto usará menos titulares, não é mais nem menos que os outros, e fará substituições com alguns titulares para domingo chamados a "aquecimento". Pelo que me apercebi ontem pela hora de jogo, no único vislumbre que dei ao jogo, a entrada de Talisca por Lima é um exemplo, o titular entra para a meia hora final, não para ganhar, apenas para rodar. Lima será suplente no Dragão onde, hoje, por exemplo, Adrián Lopez ou Aboubacar será titular até entrar Jackson para um treininho.

Há, de facto, preocupações notórias se avaliarmos o ângulo correcto, e despartidarizado, que merecem aferição. E bem melhor do que comentadores encartados mas já devidamente gastos sejam capazes de zurzir ou urdir teorias e afinar conceitos espúrios, como o pateta Marcelo a falar do caso Sócrates como um caso político e não de crimes vários em sede judicial, assim a modos como o Salgado era o responsável de tudo mas não sabia de nada, era antes o último a saber...
 
O Sporting terminar em 2º lugar no seu grupo é menos uma vaga, que seria a do Schalke mais acessível para os 1/8 final, para o FC Porto na fase seguinte. Porque ser 1º do grupo pode ter vantagens, mas havendo aí alguns 2ºs lugares como escolher entre ser o Atl. Madrid ou a Juventus (ontem, Juve é 2ªa e potencial adversário do FC Porto) ou entre o Barça ou o Paris SG (a definir hoje, os franceses para já na frente) não é coisa que se deseje para a ronda a eliminar. Se o Sporting se apurar, como não pode haver confrontos nacionais é menos um adversário que não se pode escolher e isso não é bom atendendo ao lote de tubarões que ainda sobram como 2ºs.
 
De resto, a torcer tanto ou ainda mais do que o FC Porto, a SICK (não é acrónimo, apenas a palavra inglesa para "doente" - minha nova designação dessa televisão doentiamente do regime e absurdamente centralista e mais papista que o papa - precisa desesperadamente de uma equipa, para mais lisbonense, para abrir a sua temporada europeia com a Liga Europa. Sem Benfica que foi manã caído dos céus nos dois últimos anos, depois de limitada a equipas menores nos dois últimos anos na 1ª fase de grupos, a SIC terá uma época ruinosa se o Sporting prosseguir na Champions. Decerto haveria aí várias equipas europeias com portugueses a justificarem umas transmissões mais apelativas mas provavelmente em horário de lanche e não em prime-time. Mas não seria a mesma coisa.

Para finalizar estas reflexões da Champions, o tema da Champions futuramente na RTP tem sido evitado mas não deixa de ser uma escandaleira. Sobre o que é, o que pode ser e o que não se admite que seja essa treta mastodôntica da RTP renitente a travar prejuízos está aqui resumido e com suporte linkado.

Sem comentários:

Enviar um comentário