15 dezembro 2014

O que nos dará a Champions?

Para já, a ilusão de sendo 1º do grupo apanhar um 2º de outro grupo e com o 2º jogo em casa. Mas se temos PSG, Juve e M. City como adversários mais fortes e a evitar, leque em que não enquadro o actual Arsenal que fica num patamar equilibrado, enquanto os sobrantes Leverkusen, Schalke e Basileia são mais acessíveis às possibilidades do FC Porto de passar aos 1/4 da Champions, as hipóteses de nos calhar mesmo um tubarão dos mais cotados crescem com as restrições impostas a outros vencedores de grupo que forçosamente evitam alguns destes, no caso pelo menos o M. City e Arsenal face ao Chelsea que, deste modo, fica reduzido a ter entre Leverkusen, Juve, PSG e Basileia, pois também o Schalke, que foi do seu grupo, lhe está vedado.
 
Finda a fase de grupos, é curioso notar o que nunca se realça como balanço dessa 1ª parte da temporada europeia:
 
- dos primeiros 13 entrados directamente nos grupos mediante o seu coeficiente, apenas o Benfica não se manteve na Europa, sendo 5º nessa tabela;
- os vencedores de grupo foram todos os 6 primeiros à excepção do Benfica, mais o B. Dortmund (8º), o Mónaco (22º) e o FC Porto, vindo do Play-Off mas cujo coeficiente de 105,459 pontos lhe daria o 8º lugar que, de resto, o colocou como cabeça-de-série na 1ª fase e, como tal, venceu o seu grupo a par dos primeiros, por esta ordem, Real Madrid, Barelona, Bayern, Chelsea, Atl. Madrid (6º) e o já citado B. Dortmund e o Mónaco.
- de todos os 22 (até ao Mónaco) com melhor coeficiente entrados na fase de grupos, além do Benfica, só CSKA Moscovo e Galatasaray ficaram remetidos às lides domésticas;
- entre os 10 sobreviventes do Play-Off, entre os quais o FC Porto, os 5 com coeficiente mais elevado continuam na Europa e os 3 de coeficiente mais alto continuam na Champions, sendo Arsenal e Leverkusen precisamente os outros apurados que, como o FC Porto, continuam em prova.
- ou seja, a estratificação é um dado adquirido e de outras equipas do PO da Champions só o Zenit e o Athl. Bilbau transitam para a Liga Europa;
- por fim, de todas as outras equipas envolvidas nos grupos da Campions, à excepção dos citados Benfica (5º), CSKA (15º) e Galatasaray (19º coeficiente), todos continuam na Europa, seguindo uma boa parte para a Liga Europa.
 
Dos possíveis adversários para o sorteio desta manhã (11h) em Nyon (Suíça), o FC Porto só nunca defrontou o Basileia, agora dirigido por Paulo Sousa. Que seja agora! E que haja boa sorte!

Ao fim e ao cabo, todos querem o mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário