30 agosto 2008

Benfica 1-1 FCPorto

Lucho 11' e Cardozo 55'Equipa: Helton, Sapunaru, Rolando, B. Alves, Fucile, Fernando (Hulk 62'), R. Meireles (Candeias 82'), T. Costa (Guarin 45'), Lucho, C. Rodriguez, Lisandro

77 comentários:

  1. já inventou, espero mesmo que corra bem, abraço

    ResponderEliminar
  2. Fomos melhores. Erro do helton concedeu o empate. Pena o Lisandro ter falhado aquele golo ao principio da 2ªparte. Com 10 o Benfica não teve alternativa senão por a equipa quase toda a defender e apostar no contra-ataque, o que tornou a tarefa mais dificil para o porto.

    Arbitragem foi aquilo que se viu. Ao menos expulsou o Katsounaris, o homem adora a camisola do porto.

    ResponderEliminar
  3. segunda parte : 1 hora perdida da minha vida ! já vi jogos mais divertidos das distritais !

    isto é simplesmente imperdoavel... espirito e idiologia do porto , a velha mistica , tá completamente perdida

    ResponderEliminar
  4. uma vergonha este treinador!! dos piores que ha alguma vez historia! nos jogos grandes deve ser mesmo o pior! so continua no FCP porque se sujeita à politica de comissoes nas contrataçoes do clube..porque há TANTOS mas TANTOS melhor que este cepo! nem contra 10 e uma equipa patetica!

    ResponderEliminar
  5. culpa unico: ricardo... desculpem... helton...

    já comeca a ser indesculpavel...

    ResponderEliminar
  6. Arbitragem vergonhosa...



    Quanto jogos de interdição vão apanhar as gaivotas? se calhar nem no relatório vai constar..

    ResponderEliminar
  7. Ja nem consigo ver aquele macaco do Helton..mais uma vez, num jogo grande, mete água, tem manias de galático, Nuno ou Ventura para a Baliza..

    ResponderEliminar
  8. perdemos uma grande oportunidade de vencer..perdão golear o adversário!
    Eles pareciam dopados ao inicio,mas fisicamente ficaram de rastos e nós contentes com o empate!
    não se entendeu algum individualismo dos nossos jogadores e o Helton voltou a falhar!
    Demos no entanto , uma demonstração categorica do nosso valor!
    ah a arbitragem foi LAMENTÁVEL!
    Varias expulsoes perdoadas ao adversario ( o Katesouranis logo aos 11 mns!)e admoestações anedoticas aos nossos!
    Fomos literalmente empurrados!
    ah.. e 4mns de desconto..anedotico!
    enfim!

    ResponderEliminar
  9. Aos 2 min, Luisão deveria ter sido expulso, por cotovelada no Sapunaru, camelos da Sport-tv, nem com a repetição abriram os queixos..

    Apesar de tudo, contra 10, alias 7 ou 8 (porque eles estavam completamente KO), foi incompreensível, a falta de motivação dos jogadores (diminuíram o ritmo de jogo), para ganharem o jogo, falharam ainda mais passes, Candeias e Hulk queriam a bola só para eles.. Jesualdo tem que meter mão nisto, se não o Quaresma, tem substitutos á altura..

    Uma palavra para os melhores em campo para mim: Sapunaru, T. Costa, Meireles, Rolando (impressionou-me e muito), C.Rodriguez.

    ResponderEliminar
  10. O único culpado deste empate é Helton. Para além de ter dado um frango monumental ainda teve duas brincadeiras muito perigosas e perfeitamente inadmissíveis. Tem que pagar pelo que fez hoje e sair da baliza. Já são erros demais em jogos importantíssimos, com o Chelsea, com o Sporting e agora com o Benfica, para além de outros em jogos com menos importância. Nuno ou Ventura têm de ter uma oportunidade já no próximo jogo. Já cansa alguns portistas estarem sempre a bater no Jesualdo. O homem não teve medo e pôs Fernando e Rolando de início, dois putos de 21 anos, recém chegados ao Porto. Pôs Guarin no lugar de Tomás Costa quando foi altura de o fazer. Pôs Hulk e Candeias na altura certa, mais dois putos recém chegados. Sem Quaresma, sem Tarik, sem Mariano, o que é que queriam que ele fizesse mais? Que culpa tem ele do frango do Helton e da perdida incrível do Lisandro? O homem ganhou dois campeonatos em dois, passou duas primeiras fases da CL em duas, as supertaças e as taças são troféus menores que só são importantes para clubes pequenos como o Sporting. Eu quero é campeonatos e na CL, oitavos de final pelo menos. Se Jesualdo esta época fizer igual às duas anteriores, terá sido depois de Mourinho, Pedroto e eventualmente Artur Jorge, o treinador mais consistente a passar pelo Porto em toda a sua história. E o Porto, ao contrário do que dizem muitos críticos de Jesualdo, não tem um super plantel, não tem um plantel como os do Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Liverpool, Manchester, etc.. Longe disso, é preciso ver as coisas como elas são.

    ResponderEliminar
  11. O Porto surpreendeu-me positivamente pela equipa que apresentou, embora eu pudesse optar por uma solução de pendor diferente...Fucile no lado direito -fazendo-o mais ofensivo e notou-se bem a falta de um ponta direita- e no resto mantinha, embora evidentemente o defesa esquerdo tivesse que ser o Benitez...Achei que a substituição de Guarin se justificava pela força física do Hondurenho mas, revelou-se insuficiente...Também na entrada de Candeias, não compreendi que ele fosse para o lado esquerdo, pois nessa ala tínhamos Rodriguez, Lisandro ou Hulk...Fazer sair Raul Meireles, retirou-nos a superioridade concreta no jogo. Já saíra Fernando, impunha-se manter Meireles. O meio campo perdeu clarividência e ficou um pouco à mercê da sorte e da classe de Lucho. Sapunaru assustou-me...Grande jogo de Lucho Gonzalez, Rolando e de Cristhian Rodriguez -mostrou que é valente e lutou sempre de rosto erguido.
    Os nossos adversários ficaram todos rotos -aquele gás da entrada cheirou-me a "nitro.cotina"...Depois romperam! No resto tudo como dantes em Abrantes, gostei da cena do "Diabo Vermelho"! -E os insurrectos somos nós.

    ResponderEliminar
  12. Vergonha.
    Esta é a palavra que me vem a cabeça...
    Já não estou tão quente como estive,senao os comentários poderíam ser mais duros:

    1º Vergonha de viver neste país totalmente centralista,que se arroga de viver numa democracia,mas que na verdade ainda apresenta laivos de ditadura.
    Não há censura?Não,a Pide já não actua,mas temos a censura dos grandes grupos que controlam a midia e que permitem que tenhamos comentadores totalmente ligados a um clube só e totalmente contra um clube comentarem.
    .
    As imagens,as declarações,a relevância que se dão aos momentos é previamente selecionado consoante convém para defender o clube que interessa e que mais vende,e para prejudicar o que mais ganha mas mens vende...
    Não olham a meios para destruir o único baluarte da força que uma cidade ainda pode ter,e da luta de anos contra o imperialismo da capital que não quer só a maior fatia...quer o bolo todo.
    .
    .
    .
    1º Luisão dá uma cotovelada a Sapunaru logo no ínicio do jogo.
    Comentários?Nenhuns.Nem no momento nem depois do jogo.
    .
    2º Penalti claríssimo sobre Lucho. Comentários da Sic Notícias: O árbitro considera aquele contacto suficiente para penalti...(podiam ser mais directos ao menos)
    .
    3º Golo do Benfica.Alguém viu alguma imagem que demonstrasse a bola totalmente para lá da linha de baliza...?Eu não.Alguém viu ser questionado se a bola entrou ou não?
    .
    Porque o Olegário Benquerença ainda hoje é perseguido por aquele lance do Vitor Baía e agora este lance para os senhores da comunicação social não merece discussão?
    No outro não havia imagens que a bola tivesse entrado e andaram um ano a queixar-se,neste não há imagens que mostrem a bola dentro e aí ninguém sequer se questiona se tiver entrado ou não...
    .
    A 1º pagina depois desse lance do Baía foi "Não entrou",1ª página de jornais como Bola e Record...Espero para ver a 1ª página agora
    .
    .
    4º Um adepto não só invade o campo como ainda tenta esganar o árbitro,e de facto o agride...A polícia depois nem o consegue deter...
    Isto merece algum comentário...?Não,um mero gracejo...
    Se fosse no Estádio do Dragão já seríamos todos os vândalos...aqueles animais lá do Norte não se sabem comportar,já o LFV tería vindo a pedir que se chamasse a polícia,e o senhor Ricardo Costa estaría já a falar de um processo disciplinar...
    .
    Num país civilizado,aquilo,daría interdição para uns 6 jogos...
    Em Portugal?Com o Benfica?Nem uma advertência terá...
    .
    O que me chateia é os nossos dirigentes estarem calados,parecem acossados,manietados...Ninguém diz ou faz nada???
    Se a Liga não faz,que se enviem estas imagens para a Uefa.O Estádio da Luz não tem condições de segurança para receber jogos da liga portuguesa,muito menos jogos da Taça Uefa.
    .
    Alguém já falou em interdição em qualquer dos 4 ou 5 canais de televisão...?Não.
    .
    É este o país que temos.
    .
    Aquele em que no resumo demonstram a queda de Di María e dão o seguinte comentário " Neste contacto já o arbitro não viu motivos para marcar penalti..." .Como que a dizer,se marca um penalti a favor do Porto tinha que marcar a favor do Benfica..
    .
    (cont)

    ResponderEliminar
  13. Na segunda volta há mais.

    E desta vez é:

    FCPorto x Benfica

    não podemos baixar os braços lá por termos empatado.

    abraços

    visitem

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. No fundo empatámos com 1 golo a nosso favor e meio golo deles...Sim porque eu nem tenho a certeza absoluta de a bola entrou, bem sei que isso não conta para ninguém a não ser para nós mas carago!...Existe um método para tirar as dúvidas ou não existe?...Então a famosa linha?...

    ResponderEliminar
  15. Como eu já disse, na segunda volta há mais.

    visitem

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Vergonhosa a atitude da equipa após jogar com mais um.
    Vergonhoso não ganhar a este Benfica...Melhor,Benfiquinha...
    Um amontoado de jogadores,alguns de qualidade,mas que pouco ou nada treinaram juntos ainda.completamente perdidos em campo e sem rotinas nenhumas...
    .


    Já nao me lembrava de o Porto ter tido uma oportunidade tão boa não só para ganhar como humilhar o Benfica.
    .


    O Jesualdo entrou medroso,logo aí receei.
    Alterou e o próprio admitiu por receio pelo poderío ofensivo do Benfica...Esquece-se o Jesualdo que de nada vale ter poder se não se tem automotismos,e esses nos já os temos muito mais assimilados e mesmo num desenho pouco comum que é o 4-4-2 o demonstrásmos.
    .


    Adorei a atitude dos jogadores na 1parte,sabendo que aquilo era muito mais que um jogo a valer 3 pontos depois de tudo o que se passou este Verão.
    .


    Jesualdo demonstrou receio mas ao mesmo tempo emendou erros que vinha comentendo.Finalmente encostou Benitez que é um novo Mareque,pequeno,lento,não ataca e pouco defende.


    Claramente o flanco esquerdo do Porto ganhou maior confiança com a entrada do Fucile quer a defender quer a atacar e o Reyez foi metido no bolso e ainda arrebentou fisicamente ao ter que correr atrás do Fucile.
    .
    Muito bem ao finalmente dar oportunidade a Fernando que é até á chegada de Pélé o único trinco de raíz e cumpriu muito bem,a limpar o meio campo com excelente tempo de desarme,jogando duro,sem medo.
    .
    .
    Finalmente apostou em Rolando. Já o tinha dito desde o ínicio do ano que Rolando a par de Rodriguez eram os únicos jogadores capazes de entrar directo na equipa e contratados com as intenções certas e com melhor conhecimento do seu futebol.

    Rolando esteve sublime e promete uma dupla fortíssima com Bruno Alves.Deu gosto ver estes dois juntos.
    .
    .
    Tirando isso,não gostei a abordagem cautelosa num jogo em que o Porto tinha tudo para marcar distâncias e ficar já a 5 pontos e aproveitar para se distanciar do Benfica antes que eles se encontrem como equipa.
    .

    Tom+as Costa era o elo mais fraco,nâo convence...Muita entrega,muito suor,muito esforço mas pouca classe e muitos passes falhados.

    Nºao é trinco e também não acrescenta nada de especial como médio centro comparado com outros colegas como Guarín.


    Guarín tem margem de progressão,joga rápido,tem qualidade técnica e melhor visão de jogo e entrou em grande servindo de bandeja Lisandro que mais uma vez falhou um golo que não pode falhar..
    .
    .
    Depois deu-me vergonha ver a atitude da equipa e a falta de ambição após o Porto ter ficar com mais um jogador.
    É incompreensível e a té vergonhoso ver o Porto jogar contra um Benfica desentrosado,com menos um jogador e totalmente de rasto fisicamente com os jogadores a não se aguentarem de pé e nem assim o Porto conseguir partir para cima,encostar ás cordas e ganhar...
    .
    Aí culpo a atitude dos jogadores mas também a falta de ambição de Jesualdo.
    Candeias entrou apenas a 8 minutos do fim,quando ele já podía ter abdicado de Meireles mais cedo e arriscar tudo para os encostar ás cordas.
    .
    Hoje Jesualdo mais uma vez deixou o receio vencer a ambição e é um erro antigo que ele comete nos grandes jogos e uma equipa que nao vence a este Benfica de rastos e com menos um jogador,com 30 minutos pela frente não pode ambicionar muito na champions e ombrear com equipas mais entrosadas e mais fortes.
    .
    Ficou envergonhado com os ultimos 30 minutos do Porto, com a falta de ambição e incapacidade de ganhar a uma equipa em que os jogadores nem se aguentavam de pé.
    .
    Lewmbrei-me de Mourinho...E que como com ele já estavamos a encosta-los ás cordas e sem descansar até marcar o golo.
    Ao´invés vi apatia e conformismo.
    .
    .
    Vergonhoso também o +arbitro dar apenas 4 minutos de desconto num jogo com uma expulsºao,com uma invasão de campo e com uns 4 ou 5 jogadores do Benfica deitados no chão....e mais uma vez nao vi ninguém a queixar-se desse facto.
    .
    .
    Hoje fiquei muito frustrado e desiludido com tudo o que vi,incluindo por parte do meu clube.
    .
    Mas ficaram coisas boas.Um Lucho absolutamente genial,um Rodriguez a mostrar finalmente o seu verdadeiro futebol,um Rolando que não pode ser suplente e um Fernando a entrar muito bem.
    .
    Péssimo resultado,vergonhoso até vendo o Benfiquinha que enfrentamos que nem se aguentava de pé.

    ResponderEliminar
  17. O Ricardo Costa, o unico erro do jesualdo foi um que comete á 2 anos consecutivos que é manter o helton que o tem impedido de vencer jogos importantes SCP chelsea e os alemaes o ano passado.

    O FCP controlou sempre o Jogo que culpa tem o treinador de lisandro falhar um golo de balisa aberta e de helton dar um frango daqueles?
    Hulk entrou e mostrou que não podia ter entrado de inicio num jogo destes, candeias teve um bom remate mas tambem nao tinha o estofo necessario, foi pena não haver tarik para lançar no jogo.

    Mas gostei desta sistema e acho que pode ser importante na champions.

    ResponderEliminar
  18. cheguei há pouco da luz.

    Que desperdício. Deviam ter sido dos 3 pts mais fáceis dos últimos anos

    ResponderEliminar
  19. li agora os comentários.
    porra !!
    que fixação no Jesualdo.

    ele fez um bom 11 e mexeu com qualidade nos jogadores e no timing.

    Tb me desiludiu a postura da equipa na parte final mas não culpo o JF.
    Podiamos ter ganho por larga margem se fossemos para cima e quem como eu estivesse na bancada de benfiquistas percebia o medo que estava instalado.
    Mas, infelizmente, desperdiçamos a oportunidade

    ResponderEliminar
  20. O Helton já mete nervos há muito tempo.

    Desde o frango dele e da atitude insolente do ano passado que defendo que o titular seja o Nuno.
    Helton com Baía no banco a fazer-lhe sombra era um,concentrado,elástico e guarda redes de selecção,sem Baía,é um gozão,com excesso de confinaça,que gosta de aparecer mais do que devia e que demosntra falhas graves de concentração.
    .
    .
    Outra coisa.
    Lisandro.
    Tanto o elogiamos mas também há que critica-lo...Vejo muita gente sempre de língua afiada para criticar o Quaresma ao mínimo erro,mas vi Lisandro com o Beleneses falhar uns 3 golos feitos e hoje ter falhado outro frente ao Benfic que nos dará certamente a vitória.
    Em termos de erros individuais se Helton nos comprometeu,também Lisandro o fez.
    .


    Se querem encntrar culpados individuais,terão que ser Helton e Lisandro.

    Não é só correr e esforçar-se muito,é avançado e aqueles golos não se falham,tal como nao se falha aquele de baliz aaberta na Alemanha contra o Schalcke que também nos tería dado a passagem.
    .
    Lisandro tem que trabalhar a finalização urgentemente,anda a falhar demais e depois há golos que não se podem falhar sob pena de depois acontecer o que aconteceu hoje...
    .
    Chateia-me a forma airosa e inteligente como a comunicação social desviou a atenção do golo do Benfica...Não falam de golo polêmico,de incerteza se a bola entrou...Não,despacham com um simples "um erro do Helton..."
    .
    Bastante mais simples e comodo do que arranjarem uma imagem que mostre se a bola entrou ou não.
    Até me mostrarem uma,eu continuarei a dizer que a bola não entrou..
    .
    Se fosse o Porto a marcar assim,dava para um ano de discussão...Assim,é fácil,e culpa do Helton.
    Eu até posso achar que os fiscais de linha ficaram pressionados por aquele ataque violenteo do adepto do Benfica e que por isso devido ao nervosismo em caso de dúvida deu o golo ao Benfica...
    .
    Ou posso dizer que um ano de pressão sobre o Olega´rio Benquerença valeu a pena,porque agora no estádio da luz em caso de dúvida se a bola entra ou não,o árbitro diz sempre que entra...
    Afinal o Jorge Souza é um bom árbitro (nº 1 ano passado>) mas tem família e tem futuro na sua profissão e não quer ver a sua vida devassada e ser perseguido durante toda a sua carreira por um lance,como aconteceu com o seu colega Olegário...
    .
    .
    Há que dar mérito ao Benfica...Têm o seu mérito.Uns tentam ter os melhores técnicos,melhores jogadores,melhor estrutura...outros tentam ter lugares na liga, não gostam de fruta porque "fazem as coisas por outro lado" e demonstram que a estratégia da pressão sobre os árbitros mesmo que sobre erros que nem são erros traz os seus frutos...


    A partir daquele lance do Baía,e depois de um ano de perseguição com a colaboração da comunicação social amiga,que sempre se apresta a ajudar um clube que lhe dá 6 milhões de consumidores,conseguiu em que em caso de dúvida em lances semelhantes o Benfica tenha decisões a seu favor e que ninguém sequer questione...
    .
    .
    Não temos voz. Basta ver quem são os grandes patrões dos maiores grupos de comunicação em Portugal e aonde todos estão sediados e com que tipo de acordos estratégicos e conhecimentos.
    .
    Vá lá enquanto ainda nos vão deixando ter um Rui Moreira em televisão pública...Espero que ele no trio de ataque não deixe pensar em branco o que de grave se passou no Estádio da Luz.
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  21. No Jesualdo só critico a falta de ambição...Na abordagem ao jogo ao achar que era ele que se tinha que adaptar a um Benfica ainda sem qualquer princípio táctico e não o Benfica ao adaptar-se ao futebol do tricampeão nacional.
    .
    .
    Nada contra o 4-4-2.
    Eu até acho que com a saída do Quaresma esse sistema devería ter sido mais trabalhado durante a pré época e era até para as características dos jogadores que temos actualmente o que melhor se encaixaría.
    .
    .
    Acho que Jesualdo mexeu bem ao fazer entrar:Fernando,Rolando e Fucile jogadores que há muito eu ja reivindicava.Só não gostei a idéia de entrar com receio do ataque do Benfica quando o Benfica vive de fogachos e não é ainda uma equipa de futebol.
    Não tem automatismos,não tem rotinas de jogo,parece um amontoado de jogadores em campoi.
    .
    Dos Benficas mais fáceis de derrotar no estádio da Luz dos últimos anos.
    Não merecia esse receio.
    .
    .
    Depois mexeu muito bem ao tirar o inoperante Tomás Costa,que não tem classe e falha muitos passes e a meter Guarín com melhor qualidade técnica,mais velocidade e que ele já devia saber que é ali mais á fente que temos jogador.
    Guarín quase era decisvo com aquela jogada não tivesse Lisandro sido tão azelha.
    .
    .
    Só não gostei no tempo que demorou ao ver um Benfica de rastos com menos 1 jogadore e com uma série deles em inferioridade física,ao fazer entrar Candeias tirando um médio e arriscando mais.
    Apenas o fez a 8 minutos do fim.
    .
    A equipa precisava de ser espevitada ofensivamente,e Jesualdo foi deixando a que ela adormecesse o jogo e quase que optasse por um pacto de não agressão ao Benfica na exacta altura em que devía encostar o Benfica ás cordas.
    .
    Critico apenas isso em Jesualdo,penso que lhe faltou mais coragem e ambição quer na abordagem ínicial quer após a expulsão.
    .
    Mas concordo com ele,temos jogadores que hoje saíram com outro estatudo...Curiosamente nenhum dos reforços mais discutidos ou pelo menos que geravam mais desconfiança...Quem provou foi Rodriguez,Rolando e Fernando(este já era nosso) tudo reforços provenientes do nosso campeonato....Curiosamente a política de contratações que em 2004 nos deu a liga dos campeões e que vem sendo abandonada...
    .

    ResponderEliminar
  22. Boa noite a todos

    INACREDITAVEL O QUE SE PASSOU NO ESTADIO DA LUZ!

    4min Luisao agride Sapunaru

    20min Um adepto benfiquista entrou no relvado e agrediu o árbitro assistente José Ramalho, fugindo depois para as bancadas.
    INACREDITAVEL SO TERMOS VISTO ISTO UMA VEZ!!!!!!
    REPUGNANTE A PROTECÇÃO QUE A SPORTTV DÁ AO CLUBE PROTEGIDO!!!!!!

    Lembro-me como fomos tratados por um adepto ter agredido o jornalista da rtp no Porto Famalicao!!!! Nao me esqueço do que foi dito na altura e das imagens que passaram na reportagem em horario nobre do "Bom, o mau e o vilão"!!!!!!

    23min nao vi a repetição de como é que Carlos Martins atrasa a bola para Quim (a sporttv esqueceu-se)

    A falta e o 2º cartao amarelo ao paneleiro frances Yebda (ou la como se escreve) quando travou Raul Meireles de sair a jogar para o contra ataque... (mais uma vez a SportTv nao mostrou imagens do Lance)

    E como é que Nuno Gomes termina o jogo... em campo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    INACREDITAVEL!!!!

    Desculpem mas so mais esta...

    Alguem me prova que o benfica marcou golo no jogo de hoje????

    ResponderEliminar
  23. Por acaso o porto até me surpreendeu com a equipa que iniciou o jogo. acho que o 4-4-2 funcionou mt bem apesar de o tomas costa ter sido o elo mais fraco sem dúvida (foi bem substituido ao intervalo)

    acho que apesar de não haver rotinas o porto tem mt melhor equipa para jogar em 4-4-2 do que em 4-3-3 mas a ver vamos!!

    foram 2 pontos perdidos e um ganho pelo benfica!

    não se percebe aquela oportunidade desperdiçada pelo lisandro ao ínicio da 2a parte e mt menos a estupidez do helton (será que não sabe que tem de socar a bola para longe e não passar-lhe a mãozinha e deixa-la ali msm ao pé)

    Podiamos ter ganho o jogo facilmente mas o campeonato ainda agora começou..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  24. Sinto-me frustrado com o resultado desta noite. O JF surpreendeu-me com as mudanças que fez no entanto tenho de admitir que gostei bastante da equipa. Faltou um pouco mais de vontade para chegar ao 2º golo mas de uma forma geral tivemos bem e foi pena o falhanço do Helton no golo deles. Não será que ao Helton lhe faria bem sentar-se no banco durante uns tempos? Eu tenho essa opinião.

    Para finalizar, achei a arbitragem vergonhosa. Expulsão do Luisao por agressao, expulsão do Katsoranis no lance do penalti (claramente era o ultimo homem) e entrada durissima de Nuno Gomes a Saparanu quase no final da partida. Acho que foram muitos erros para apenas um jogo.

    Saudações portistas.

    Nuno Freitas

    Nota: gostava de encontrar na internet os lances chaves do jogo. Alguem me pode ajudar, principalmente a encontrar os três lances que referi anteriormente.

    ResponderEliminar
  25. Pensei que só eu é que tinha sonhado com a cotovelada do Luisão... e com a pantufada do Nuno Gomes.

    Aposto com quem quiser... que ninguém vai falar da agressão ao assistente. Ninguem!!!!

    Concordo quando dizem que o estádio da luz não tem condições para receber jofos da UEFA quanto mais do nacional.

    Estou curioso para ler amanha a imprensa... mas pelo sim pelo não deixa.me cá apontar o que se passou hoje para daqui por alguns anos explicar aos meus netos o que era a "censura dos tempos modernos".

    ResponderEliminar
  26. Acho que uma disucssão para termos nos próximos tempos será essa.
    Não sei se terei tempo para um post sobre o tema,mas parece-me claro que, ao contrário do ano passado com Quaresma, este ano mais do que nunca temos jogadores que se adaptariam e renderiam mais no 4-4-2 losango que no 4-3-3.
    .
    Sem Quaresma,apenas ficamos com um extremo criativo que é Tarik mas que já apresenta alguma idade.
    Este ano,meio ao engano é certo, contratamos mais opções para o meio campo,nºao como trincos mas como médios interiores para concorrer ou coabitar com Lucho e Meireles.
    .
    .
    Assim sendo mesmo a estrutura do plantel em termos numéricos e em termos de características dos jogadores encaixa-se melhor no 4-4-2.
    .
    Por isso não concordo quando Jesualdo se agarra ao 4-3-3(que é a minha táctica preferida no futebol) com a desculpa que nos deu sucesso durante dois anos.
    O Jesualdo melhor que ninguém sabe que as tácticas dependem muito também das características dos jogadores que se tem e assim com as dinâmicas que com o conjunto desse jogadores se pode criar.
    .
    .
    Rodriguez hoje jogando mais solto,demonstrou render muito mais do que colado a uma linha.
    Guarín e Tomás Costa podem assimentrar na equipa para a posição em que mais rendem sem perturbar o desempenho de Meireles e Lucho e tambem Lisandro só tem a ganhar com um Lucho mais próximo para fazer o último passe e com Rodriguez a auxilia-lo quer a combinar quer a pressionar os defesas.
    .
    .
    Contra equipas mais fortes na champions então,este ano finalmente temos jogadores para preencher o meio campo em losango sem o tornar demasiado fraco e defensivo como ano passado acontecia com Cech ou Kaz.
    .
    .
    A equipa neste sistema tem capacidade para crescer mais,se o sistema for bem trabalhado como principal e não alternativo.
    As rotinas do 4-3-3 não se perderão e poderão ser utilizadas quando necessário em determinados momentos e contra determinados adversários mais fechados na 1ª liga.
    .
    Mas na Champions este 4-4-2 se for treinado e bem oleado dá mais garantías de ter uma equipa mais capaz de se chegar á qualidade da apresentada na época passada.
    .
    .
    Acho que a saída de Quaresma e entrada de Pélé devería ser o passo decisivo para essa mudança.
    .

    Uma evolução que também Mourinho fez de 2002/2003 para 2003/2004 para surpreender adversários e com bons resultados.
    .


    Daría para ter opções de qualidade no banco como:Fernando,Pedro Emanuel,Tarik,Candeias e Hulk.Opçoes que nos faltavam na época passada e que nesta também nos faltarão se optarmos pelo 4-3-3 como sistema base.
    .
    .
    O meu onze neste novo 4-4-2 sería: Nuno, Sapunaru,B. Alves,Rolando,Pélé,Raul Meireles,Guarín,Lucho, Rodriguez e Lisandro..
    .
    Assim temos um 4-4-2 equilibrado,capaz de criar jogo,ter a bola e não só pressionar muito mas também capaz de trasportar a bola e de a circular com algum critério.
    .
    Ano passado não tinhamos jogadores para esse 4-4-2.tinhamos que adaptar Cech e jogar com jogadores sem qualidade tecnica para muitos voos como Kaz e Bollati.
    .
    .
    saudações portistas.

    ResponderEliminar
  27. Se se recordarem falei que lisandro iria ser fundamental na vitória caso fosse eficaz e acabou por perdoar ao benfica uma humilhação clara e desestabilizadora em sua casa.

    Perdemos dois pontos e perdemos a oportunidade de enterrar o benfica .

    Helton precisa de ir ao banco.
    Jesualdo excelente na concepção do onze, apenas deveria ter lançado candeias mais cedo.
    Candeias irá ter um futuro excelente. tem uma aceleração e uma confiança que me diz que pode tomar os passos do quaresma. a maneira como cortou a bola a procura do 2 poste foi excelente.

    Não estou confiante na capacidade ofensiva do porto. tenho de admitir.

    cumprimentos
    nelson

    ResponderEliminar
  28. No início não gostei do onze nem da alteração do sistema, mas o jogo veio dar razão a Jesualdo Ferreira. Esteve muito bem hoje o nosso treinador, tanto na equipa que lançou como na froma como mexeu. Arriscou o que tinha de arriscar, mas o FC Porto contra dez perdeu discernimento e critério no seu futebol. Helton comprometeu a equipa e tirou-nos dois pontos.

    De referir, que a equipa não jogou em 4-4-2 losango, mas em 4-1-4-1, com Fernando só à frente da defesa, Tomás Costa à direita, Rodríguez à esquerda e Lucho e Meireles no centro. As dinâmicas colectivas fizeram com que os alas actuassem, por vezes, mais por dentro, o que nos conferiu o domínio do meio-campo, praticamente o jogo todo. Tacticamente excelente.

    ResponderEliminar
  29. um Fucile à PORTO

    Jorge Fucile, jogador do F.C. Porto, a comentar o empate no reduto do Benfica, em jogo da segunda jornada:

    «Foi um jogo emocionante. Penso que fomos superiores. Tivemos oportunidades mas não aproveitámos.»

    «É um jogo que não tem explicação. Fomos muito superiores ao Benfica, mas o futebol é mesmo assim. Falhámos muitas jogadas. Marcámos um golo mas o adversário também jogou muito fechado, e não é fácil entrar. Penso que a figura do jogo foi o guarda-redes do Benfica. Penso que foi mais mérito dele que outra coisa. Valeu pontos.»

    «Perdemos dois pontos. É como se tivéssemos perdido, pois fomos superiores.»

    [surpreendido por ter sido suplente nos primeiros jogos?] «Chegaram jogadores novos. Temos de treinar bem e esperar por oportunidades. Somos todos grandes jogadores e quem estiver melhor vai jogar. Jogue quem jogar, o importante é o grupo. Todos lutamos pelo mesmo objectivo.»

    «Fui operado. Tive um período de recuperação. Agora sinto-me melhor e trabalhei bem ao longo da semana.»

    [sobre a exibição de Cristián Rodriguez] «Esteve bem, assim como todos nós. Agora temos de trabalhar para a Liga dos Campeões e alguns têm as selecções.»

    «Estava motivado por estar a jogar numa grande equipa, como é o F.C. Porto, e estar a defrontar uma outra grande equipa, como é o Benfica. Que jogador não estaria motivado num jogo destes?»

    ResponderEliminar
  30. Jesualdo escalou a equipa em 4-1-4-1, com os médios ala para defenderem os laterais do SLB. A táctica resultou em termos de controlo do jogo, se bem que o resultado não foi favorável. Terminamos a jogar em 4-1-1-4 no estádio da luz. Se houve alturas em que critiquei o Jesualdo agora tenho de o elogiar pelos cojones que teve. Espero que seja para repetir.

    Não sei se a bola chegou a entrar na nossa baliza mas, depois da agressão ao árbitro auxiliar, não assinalar golo nem sequer era uma opção para os árbitros, se queriam sair dali vivos. Agora quero ver a reacção do presidente da Liga e do CD.

    ResponderEliminar
  31. Párem lá de bater no treinador. Que diabo pode não ser um génio, mas se o fosse não estava no Porto, não havia dinheiro para o manter. Afinal foi com ele que conseguimos dois campeonatos seguidos, uma prestação na Liga dos Campeões que tem de se considerar boa. Não podemos esquecer o modo como fomos eliminados nos oitavos de final. Não foi ele quem falhou um golo flagrante quase no final do jogo. Não foi ele quem falhou os remates da marca de grande penalidade.
    No jogo de hoje contra o Benfica, fiquei surpreendido com a constituição da equipa, agradavelmente surpreendido diga-se. Se dúvidas houvesse quanto ao defesa lateral esquerdo, elas ficaram definitivamente dissipadas, Fucile confirmou aquilo que já se sabia, é o titular indiscutivel. A aposta no Rolando revelou-se acertada, penso que estão criadas as condições para voltarmos a ter uma fabulosa dupla de centrais, ficando com o "velho" Pedro Emanuel, grande capitão, para as falhas.
    A táctica do 4 4 2 parece finalmente ter pernas para andar, este ano temos jogadores para a pôr em prática, ao contrário do ano passado e isso pode revelar-se importante na liga dos campeões.
    As substituições foram bem vistas e oportunas. Do ponto de vista colectivo a equipa não foi brilhante mas demonstrou claramente ser a única com vontade de ganhar. Não se pode esquecer que esta equipa jogou a sério junta pela primeira vez, dos 14 jogadores utilizados mais de metade, 8 são novos, não estavam cá a época passada e são alem disso são todos jovens. Mesmo assim, num estádio da Luz cheio, sob uma grande pressão, deram uma bela demonstração de personalidade. Apesar de não se ter ganho um jogo perfeitamente ao alcance do Porto, estou hoje mais optimista que antes do jogo. Acho que temos ali matéria prima para construir mais uma grande equipa.
    Os comentadores do sistema tem vindo justificar o fracasso do benfica com a formação de uma equipa nova, no entanto, contra o Porto, utilizou mais jogadores que já lá estavam a época passada que o Porto, 8 contra 6, afinal quem é que está a construir uma equipa nova? Foi também muito curioso verificar que umas das coisas que os referidos comentadores gabavam no novo benfica, era a condição fisica. Foi patético ver como eles rebentavam sózinhos.
    Da arbitragem apenas digo que temos de estar preparados para muitas deste género ao longo do campeonato, não tenhamos ilusões acerca disso, na dúvida apita-se contra o FCP, portanto há que jogar suficientemente mais que os adversários, para ficar ao abrigo dos erros dos árbitros e ao mesmo tempo, as poucas vozes portistas que ainda tem acesso aos meios de comunicação social, não podem deixar de se fazer ouvir com a veemência que se impõe.

    ResponderEliminar
  32. Estou triste, muito triste...

    O jesualdo e os seus "medos" são o que se sabe. Não acrescento nada, porque é o treinador que temos, logo é o "melhor"...

    O helton já começa a cansar. Comete erros inaceitáveis e provoca irritação quanto baste, especialmente em jogos decisivos...

    Pena, muita pena, podíamos perfeitamente ter goleado, se houvesse FCPORTO à PORTO!!!

    Quanto ao árbitro teve critérios desiguais na amostragem de cartões, apenas concedeu 4 minutos extra (!?!), quando houve 3 ou 4 interrupções longas, uma bem longa por sinal e com burburinho à mistura; houve ainda as habituais substituições e os "gayvotas" fartaram-se de empatar tempo, qual equipazinha menor.

    Tudo quanto fosse menos de 8 minutos de tempo extra neste jogo era (como foi) roubo.

    Claro que não foi tudo mau, mas como diz a canção "hoje soube-me a pouco..."

    ResponderEliminar
  33. Ricardo Costa nao te entendo.
    Quando deves criticar o treinador nao criticas e hoje que ele teve tomates é que criticas.

    E aquele pénaltie feito pelo Quim 5 minutos apos o lance do penaltie sobre o Lucho?
    O arbitro imagine-se, deu a lei da vantagem. Dentro da area!!!!

    E o Lucho quando sofre falta, tem mais algum jogador do Benfica à sua frente para alem do guarda redes? E Katsouranis leva amarelo e nao vermelho??!!!!

    E qual sera o castigo a aplicar ao Benfica pela entrada do saloio do diabo?

    E a agressao ao Sapunaru?

    Enfim, vira o disco e toca o mesmo.

    ResponderEliminar
  34. @ricardo costa

    Concordo na generalidade tambem penso que poderemos jogar em losango como uma boa alternativa, mas ainda que seja um bom sistema e o FCP forte será util incluíres nesse 11 um defesa esquerdo ;)

    ResponderEliminar
  35. Soren o jesualdo teve tomates hoje?? llolol

    tira um extremo para meter um medio, muda a nossa tactica habitual para um 4-4-2 que semrpe que utiliza a equipa perde, e fa-lo metendo gajos (que são bons e eu ate concordo) que não têm a minima rotina!

    claro claro..este jesualdo é só tomates! lolada

    ResponderEliminar
  36. Soren,eu critico a postura do Jesualdo perante o jogo.
    Ele mudou não por ter ensaiado o 4-4-2 para a época,mas pelas sua spróprias palavras para suster o ataque do Benfica...Parece-me mau príncipio.
    Correu bem porque logo apareceu o penalti e deu para jogar no contra ataque com as transições rápidas,mas se nao desse acho que todos teríam falado em medo.
    .
    .
    Mesmo assim gostei da atitude dos jogadores,as rotinas não eram as mesmas mas viu-se que há matéria prima e características interessantes para se fazer do4-4-2 a táctica de referência para esta época,principalmente nos grandes jogos.
    Tem é que ser trabalhado assim.
    .
    Critico a falta de coragem por alterar pelo adversário apenas, não por ver o 4-4-2 como a táctica a seguir(ele reafirmou que o 4-3-3 é para continuar) mas por ele a utilizar por receio do Benfica mais fraquinho que vi no estádio da luz nos últimos anos.
    .
    .
    Critico pela falta de coragem de em 30 minutos a jogar com mais um e com os jogadores do Benfica a cair por todos os lados de cansaço ter arriscado tudo demasiado tarde para chegar á vitória e ter deixado a equipa adormecer no empate.
    .
    .
    É isso que critico.
    .
    .
    Sirmister,tens razão,esqueci-me do lateral esquerdo.
    Fucile,como é óbvio.Aliás,hoje ficou á vista de todos a ENORME diferença de qualidade entre Fucile e o ex suplente do Lanus.
    Com Fucile a garra a defender é outra,a velocidade é outra e o á vontade a saír para o ataque também..
    .
    .
    Achei engraçado também aquela entrada assasina do Nuno Gomes nao merecer reptição em nenhum resumo mas a queda do Di María aparecer em todos e com sarcasmo dizerem que nesse lance árbitro não viu motivos para penalti...
    .
    .
    Assim como os comentadores da Sporttv prefiraram ignorar a cotovelada do Luisão no Sapunaru logo aos 4 minutos...
    .
    O que me chateia é ter que pagar para ver isto...

    ResponderEliminar
  37. O lance do Luisão, dá para sumarissimo porque não foi sancionado, a ver vamos se a liguinha diz alguma coisa.

    Não acho que ele tenha mudado a táctica por falta de ambição mas por falta de recursos, acho que se houve-se mariano o 4x3x3 teria sido mantido.


    Achei Piada ao ver o Herminio loureiro na bancada ao lado do Presidente do Benfica quando na jornada passada quando tinha um Trofeu ao FCP foi para um programa de televisão. Ainda assim quanto mais longe do dragão ficar aquele palhaço melhor.

    Um aparte para falar no adepto que entrou no relvado. Quem me garante que aquele adepto que coagiu o arbitro com aquela agressão não estaria a mando de alguem?

    ResponderEliminar
  38. 1ª página do Record:
    .
    "A águia viu-se Grega"... e depois em letras mais pequeninas como se o outro clube fosse um figurante..." e nem assim o F. C. Porto ganhou.."
    .
    É por eestes títulos que acabei o jogo com raiva...De não termos arriscado e dado tudlo não só para ganhar como humilhar aquele benfiquinha...
    .
    .
    Esta capa demonstra bem contra aquilo que temos que lutar diariamente e como é diferente ser portistas e como as nossas vitórias são mais dificeis,menos valorizadas pelos outros mas mais saborosas e meritórias que nunca.
    .

    Uma 1ª página vergonhosa...Claramente feita por um torcedor fanâtico do Benfica e anti-portista doente.
    .
    .
    Faz-me lembrar quando o Porto já campeão ano passado a uns não sei quantos pontos do Benfica ganhou 2-0,deu olés e tudo e no final estes jornais diziam... "Não conseguiram humilhar o Benfica..." Como se perder apenas po 2-0 fosse vitória para eles...
    .
    Agora este Nem assim conseguem ganhar ao Benfica...
    .
    .
    Nojento.Não me vem outra palavra.
    Chega a ser ridiculo tanto ódio,tanta inveja,tanto recalque.
    .
    Como é bom ser portista...
    No Dragão não admito nada menos que goleada a um Benfiquinha assim.
    .
    Por isso ficou chateado,enervado com a falta de ambiçao do Jesualdo e da equipa a jogar com mais um...Deveríam ter dado e arriscado tudo para desfazer com o Benfica...Agora temos que ler estes Records a festejar um empate como uma vitória no campeonato..

    ResponderEliminar
  39. E o pormenor... "Expulsão do Katsouranis impede reviravolta do Benfica"...
    .
    Quer dizer eles próprios admitem que o Benfica estava de rastos mas ainda assim acreditavam que conseguiam dar a reviravolta...?
    .
    E porqe toda a 1ª página só faz referência ao Benfica,e não ao jogo Benfica-.Porto...?
    Não é um jornal supostamente de tiragem nacional dirigido para todos os amantes do desporto...?
    .
    Porque o LFV não acaba com o Jornal Benfica?é só mudar o nome do Record...E para que quer a televisão do Benfica???Mais uma??Já não basta a Sporttv que tem como comentadores:Simões,Carlos Manuel e antes Diamantino etc...
    Não basta a Sic Noticias com o Jorge Batista a espumar de ódio contra o Porto ou a Tvi com o João Querido Manha e o Valdemar?
    .
    .
    Ainda precisam de mais um canal?
    .
    .
    Eu sei que eles são 6 milhões,mas consomem isso tudo?
    .
    .
    Isto sim é um país totalmente livre e democrático em que todos têm a mesma oportunidade e igualdade de se expressar e em que existe independência e pluralidade...

    ResponderEliminar
  40. de mim esses palhaços não levam um tusto, o comentador que mais me faz rir é mesmo o jorge baptista.

    O que me deixa contente no meio disto é que já ha largos anos que o FCP usa essa fantochada toda para se motivar e no reverso da medalha os coitadinhos da segunda circular convencem-se que são bons e não correm.

    Esse benfiquinha não acredito que seja problema, mas os lagartos podem criar, estam organizados e estão a pressionar a arbitragem como nunca, estou curioso para ver o que se vai passar no jogo com o braga.

    ResponderEliminar
  41. Artigo 54.º
    Coacção
    1. Os Clubes que exerçam violências físicas ou morais sobre delegados da Liga, observadores de árbitros, dirigentes, jogadores, treinadores, secretários ou auxiliares técnicos, médicos, massagistas e delegados ao jogo do Clube adversário, que ocasionem inferioridade na sua representação aquando dos jogos oficiais e contribuam para o desenrolar deste em condições anormais, serão punidos nos termos do n.º 2 do Art.º 51.º.
    2. Se os factos referidos no número anterior forem cometidos sobre qualquer elemento da equipa de arbitragem com o fim de, por qualquer forma, ocasionar condições anormais na direcção do encontro com consequências no resultado ou levem o árbitro a falsear, por qualquer modo, o conteúdo do boletim do encontro, o Clube serão punidos nos termos do n.º 1 do Art.º 51.º.
    3. Os factos referidos nos n.ºs 1 e 2, quando na forma de tentativa, serão punidos com pena de derrota e multa acessória de € 12.500 (doze mil quinhentos euros).
    4. Os Clubes são considerados responsáveis, nos termos dos números anteriores, pelos factos cometidos, directa ou indirectamente, por qualquer dos seus dirigentes ou representantes, sócios e funcionários.

    Artigo 51.º
    Corrupção da equipa de arbitragem
    1. O Clube que, através da oferta de presentes, empréstimos, promessas de recompensa ou de, em geral, qualquer
    outra vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer elemento da equipa de arbitragem ou terceiros,
    directa ou indirectamente, solicitar e obtiver, daqueles agentes uma actuação parcial por forma a que o jogo
    decorra em condições anormais ou com consequências no seu resultado ou que seja falseado o boletim do
    encontro, será punido com as seguintes penas:
    a) Baixa de divisão;
    b) Multa de € 50.000 (cinquenta mil euros) a € 200.000 (duzentos mil euros).

    Parece que já há alguma jurisprudência sobre o assunto (ver acórdãos do Apito Final)

    @bolanaarea

    interessante, bem aos entendidos do blog que se pronunciem sobre a materia.

    ResponderEliminar
  42. Continuo estupefacto pelo que aconteceu na Luz, por diversas razoes.
    Vamos por partes :
    Ricardocosta, 95% de acordo contigo. E' de loucos o q aconteceu na Luz ! Um adepto invade o campo e tenta agredir o arbitro. Ninguem faz nada e o mouro regressa tranquilo `a bancada ! O QUE E' ISTO ? 2A LIGA DO CAZAQUISTAO ?? Nem na liga dos ultimos me lembro de ver semelhante. Se ninguem faz nada, se o nosso clube nao levanta voz, ficarei extremamanete desiludido.
    Qto `a capa do record, o centralismo e' tanto que parece que o benfiquinha jogou contra uma equipa estrageira. Tudo centrado nos mouros, tudo gira `a volta deles. Enquanto isso, nos vamo-nos entretendo a ganhar titulos
    Qto ao jogo jogado, ja mutio aqui foi dito.
    Jesualdo apostou numa ba equipa. Tal como disse previamente, 4-4-2 seria a melhor aposta. Ficou provado que pode funcionar bem.
    Realco ainda que o Helton nao e' o unico culpado no golo. Faltou coordenacao na defesa. BALves incomoda Helton quando este tenta socar a bola. Atancao, nao sejamos faccionistas. Se foss o Stepanov, caia o ceu a trndade. Rolando, apesar de ter jogado mt bem, nao percebo a razao para fazer sair o capitao PEmanuel num jogo como este. Talvez a voz de capitao fosse iportante nos ultimos 25 minutos do jogo.
    Fucile, no comments, o melhor lateral a jogar em PT. 'e fantastico....e a forma como ele corre, faz-me lembrar tanto o nosso.....
    2 ptos perdidos, mas acho que nao vao fazer falta nehuma
    Abracos

    ResponderEliminar
  43. Espero que o Prof. meta o Heltona na bancada durante 3 jogos. É inacreditável. Parece um novato a sacudir moscas.

    Se quer ir embora que vá e que vá pela sonbrinha para não apanhar mais sol. Que falta de concentração gritante.

    Quanto ao jogo, a unica situação que critico, foi o homem ter abdicado de ajudar a equipa. Em vez de ficar de pé junto à linha a incentivar e a comandar a equipa, sentou-se, e ficou sentado e quieto durante os últimos 20 minutos. Estas atitudes Sr Prof. não se podem ter num clube como o FCP.
    Esta vitória era importantissima, por tudo o que o SLBosta nos fez neste verão, e no passado.

    Era de esmagar.
    Esse facto não o esqueço. Você não incentivou nem se preocupou com a sua equipa.
    Se alguns jogadores estavam a jogar individualmente deveria ter sido o Sr a chama-los à atenção.
    Você deixou o marfim correr....
    Alheou-se e sentou-se quedo e mudo.

    Ficou com medo do ambiente???
    Espero que o Sr PdCosta reflicta nesta sua atitude anormal.

    Ainda na semana passada o Sr. ficou todo o tempo de pé no jogo do Belenenses, porque era no Dragão?

    Olhe que os jogadores percebem destas coisas....É você o 1º que tem que dar o peito às balas, ou não sabe.

    ResponderEliminar
  44. mt bem dragon4. um peq pormenor de pormaior importancia

    ResponderEliminar
  45. Aconselho o Fundador deste Blog a mudar o nome do mesmo para " Quem bate mais no JESUALDO " , ou " Os portistas mais antiportistas que existem..." , uma coisa é insatisfação pelo resultado , outra é o DESCALABRO de certos comentários aqui colocados....


    INCRIVEL

    Quando não nos sentimos bem , mudamos...assim farei !

    Cumprimentos a todos .

    ResponderEliminar
  46. Felismente existe liberdade de opinião e é bom que cada um dê a sua, que deve ser respeitada, mas estou quase a concordar com o wolfboss, de facto a opinião predominante no Blog é anti-Jesualdo, parece que ele não é o nosso treinador! Já agora gostaria de perguntar aos amigos que aqui escrevem duas coisas: primeira, o que é que o Jesualdo necessita de fazer para passar a ser considerado competente? segunda, quem é o treinador que gostavam de ver no FCP?

    ResponderEliminar
  47. Um trinador competente no FCP é um trinador que não invente em jogos contra equipas dificeis...
    Se quiser inventar inventava na pre-epoca, teve muito tempo, ou então com o Belenenses, mas com o SLB?
    Eles só não ganharam por jogarem com menos 1 e parte da equipa estar a jogar lesionada.
    Não faz sentido o Porto jogar con uma tactica que não usa a muito tempo, contra um benfica.

    Meter jogadores totalmente novatos nisto a jogar de inicio (Rolando e Fernando). O Rolando jogou até bem e o Fernando fez o seu trabalho, mas acho que foi muito arriscado. Alem de jogar com o ROlando jogava com o P.Emanuel, e em vez do Fernando, fazia o raul meireles de trinco, e metia o Hulk por exemplo.

    E é preciso também um treinador que diga não ao individualizmo.
    O Hulk até jogou bem, mas fintava sempre uma vez a mais. O CAndeia também foi muito individual. E Rodrguez a mesma coisa.

    Eu que pensava que a equipa ja estava definida...retiro o que disse. Na frente vão ser os da casa: Tarik, Lisandro e Mariano
    (Ou pelé, que ainda não veio, e naõ se sabe o que ele vem fazer...)

    ResponderEliminar
  48. Eu, que nunca lhe chamei Mestre, estou à vontade para perguntar: Jesualdo teve culpa da burrice do Heltón ? Jesualdo teve culpa do falhanço de Lisandro ? Jesualdo teve culpa do individualismo de Candeias e Hulk que quiseram resolver o jogo sozinho?

    Uma coisa é certa: ser treinador do FCP deve ser mais arriscado do que ser primeiro-ministro.

    ResponderEliminar
  49. O Helton é uma vítima. Porque não foi colocado no banco de suplentes no momento certo.

    ResponderEliminar
  50. O jogo de ontem até pareceu fácil, mas não foi nada disso.
    -Estive hoje a revê-lo e devo dizer que o Benfica entrou com tudo o que tinha para dar -excepto Suazo- com velocidade, agressividade a roçar a violência e com a carne toda no assador...Era um jogo de vida ou morte para eles, tinham que provar perante o "Mundo" que eram melhores e realmente tinham razão na guerra que nos moveram todo esse grupo de doninhas fedorentas ali bem assentes nas poltronas de honra -o governo, as organizações desportivas Nacionais...O Porto é que estava bem estruturado, bem montado e aguentou muito e bem a investida.
    Depois foi saindo da sua concha com cada vez maior perigo e fez um, mas poderia ter feito dois ou três golos. O esforço que "eles" fizeram na 1ª parte foi "pago com juros" nos quinze minutos finais...Acho que a nossa equipa ficou banzada com o estouro deles...Pareciam um grupo de figuras de "fogo de artifício preso" a desfazerem-se aos bocados...Mais um jogo como aqueles e o Benfica tinha que ir ao mercado comprar uma equipa totalmente nova! E era impossível -penso eu de que-, a época de contratações termina hoje. Foi uma grande aposta feita por "eles" -sabe-se lá com que dinheiros-, milhões de Euros investidos para conseguirem provar que tinham razão e acontece uma coisa destas!...Só faltou a "águia" -o milhafre- voar para fora do Estádio e voltar às origens.Foi demais...Espero que o Prof deixe de se sentir tão "compreensivo" e adquira a sabedoria suficiente para os aniquilar -no bom sentido claro...Já repararam que até a apertar o pescoço ao líner, eles são péssimos!...Que incompetentes!

    ResponderEliminar
  51. No seguimento da atitude do seu adepto no jogo de ontem o Benfica irá provavelmente descer de divisão, por COACÇÃO sobre a equipa de arbitragem!
    Agora espero que a Comissão Disciplinar da Liga leve até às últimas consequências aquilo que iniciou com os processos deste verão!
    Eu sei estou a sonhar, mas juridicamente estou correcto!

    ResponderEliminar
  52. Vejo aqui muita cabeça quente. Calma!
    Em primeiro lugar devo dizer que também fui ao estádio do clube do Estado Novo apoiar o FCP do princípio ao fim e não me arrependi de ter ficado rouco, nem um bocadinho. Não me arrependi porque vi o FCP fazer uma exibição muito consistente, chegamos ao golo relativamente cedo e a partir daí fizemos uma boa exibição, controlada na medida do possível. Até porque o Benfica,a perder, fez o que lhe competia e foi atrás do prejuízo.
    Na segunda parte, os lampiões chegaram ao golo em mais um erro clamoroso do Helton. O grego foi expulso e o FCP dominou como quis. O golo não aconteceu e podia ter acontecido é certo, mas arriscar em demasia podia ser mortal,até porque não se justificava, todos nos lembramos da sorte que aquele clubezeco teve no ano passado e este ano parece ir pelo mesmo caminho.
    O Jesualdo esteve bem no onze. O Tommy que não esteve bem na primeira parte foi substituído cirurgicamente pelo Guarin e após a expulsão do grego, aqueles que acusam o professor de ser defensivo devem repensar esses pensamentos. As entradas do Hulk e do Candeias para as saídas do Raul e do Fernando assim o demonstram.
    Mas aquilo que para mim é mais importante foi o facto de termos ganho uma equipa. Rodriguez, Rolando, Fernando, Hulk, Candeias (com a impetuosidade, irreverência e até individualismo que a sua juventude lhe permite) e até Guarin, estão ali para as curvas. Isto a juntar ao Lucho e ao Licha que são classe pura. Não exagerem nas críticas ao Lisandro, pode ainda não ter manifestado a veia goleadora que lhe conhecemos, mas a qualidade está lá toda, esperem que faça o 1º golo e voltaremos a ter o Licha nas suas capacidades plenas, aquilo é mais psicológico que outra coisa.
    Um último parágrafo para falar um pouco do clube do regime. É só isto? Depois de milhões gastos em contratações, já lá vão duas épocas, uma exibição paupérrima com os jogadores num estado fisíco deplorável. Tanta coisa, tanta coisa, com aquele preparador físico e os homens pareciam estar à beira do sufoco. É só isto que têm para mostrar?

    PS: Aqueles que acharem que o meu post é optimista de mais, estão no seu pleno direito. Lembrem-se, no entanto que já aqui critiquei alguns dos jogadores que agora elogio e se agora o faço é porque noto que alguns deles estão agora a justificar a sua presença no plantel. Mas claro que posso estar enganado.

    ResponderEliminar
  53. Acho que o Porto teve algum receio em pegar no jogo. O SLB estava a jogar claramente em excitação, e era importante acalmar o ritmo. No entanto parecia que queriam acabar as jogadas muito rapido com tentativas de passes de ruptura impossíveis.

    Não entendi a troca do Tommy, que estava a fazer um bom jogo na direita, pelo Guarin. Já se percebeu que o colombiano é jogador fetiche do Jesualdo e vamos ter de levar com ele nos jogos todos...

    Helton, tem de ir rapidamente para a bancada e que leve o violão para se entreter. É incrível a quantidade de vezes que este camelo já nos lixou, Chelsea, Sporting, S04, ontem, etc. Ninguém lhe explica que não tem de tentar agarrar as bolas todas?

    De resto fiquei irritado por não termos esmagado este Benfica de meia tigela. Era essencial ter chegado lá, por todas as razões e mais alguma, espetar 2 ou 3 e vir embora com um sorriso nos lábios.

    Espero que logo, o Braga cumpra a sua obrigação.


    Abraço
    AJ

    ResponderEliminar
  54. Também fiquei com uma sensação de amarga derrota!
    E então depois de ver e ouvir os comentários "aliviados" dos imparciais jornalistas da nossa comunicação social ainda mais decepcionado fiquei.
    Desta vez nem discordo das opções do dito "Mestre" que até vão ao encontro da opinião generalizada dos adeptos do FCPorto.
    Os adeptos há muito que pediam Fucile, Fernando e que Lisandro não fosse encostado à linha. Também era opinião generalizada que um dia destes Rolando iria assumir o lugar do capitão Pedro Emanuel!
    Mas... porquê fazer estas alterações todas duma só vez e logo no jogo mais importante da época? Ou não seria esta a vitória mais desejada pelos adeptos, a nivel interno, e que poderia provocar uma grande derrocada no maior rival?
    Porque não deu maturidade competitiva a estas opções antes de os lançar às feras?
    Não entendo! Mas como não sou Mestre em futebol...
    Ressalvo que tenho grande admiração pelo Professor Jesualdo em vários aspectos mas, em termos de resolver jogos a partir do banco.... estamos conversados!
    Nunca o vi mexer na equipa e com essas mexida conseguir baralhar o adversário... Antes pelo contrário! Cada vez que, no decorrer dum jogo, faz uma substituição, a equipa baixa de rendimento!
    Ontem foi constrangedor ve-lo impávido e sereno no banco sem ousar levantar-se para incentivar os jogadores! Parecia que estava a resguardar-se do ambiente, deixando os seus atletas entregues às feras.
    E por falar em "feras": será desta vez que a nossa SAD irá pressionar a CD da Liga para que aplique as sanções que aplicaria se, no Dragão, tivessem acontecido as cenas que aconteceram na Luz? E não estou a referir-me apenas à agressão ao fiscal de linha mas ao constante arremesso de objectos para o relvado, cuspidelas em jogadores e arbitros assitentes, cotovelados de jogadores encarnados não vistas pelo árbitro, etc... Será que o silêncio cúmplice da nossa SAD se irá manter???
    E para terminar: se Nuno e Ventura não são guarda-redes com nivel para jogarem na 1a. equipa do FCP porque não vai a SAD a correr, aproveitar este ultimo dia de mercado e contratar um substituto imediato para o Helton! Estão à espera de quê? Temos dentro de portas a nova versão Escolari/Frangueiro?

    ResponderEliminar
  55. Basta de estar sempre a malhar no Jesualdo.

    Eu vi assim o jogo:

    4m- Cotovelada do Luisão no Sapunaru -FICOU UM CARTÃO VERMELHO POR MOSTRAR.

    10m- Agarrão do Grego ao Lucho, e penalty, FICOU POR MOSTRAR CARTÃO VERMELHO, e não amarelo.

    Agressão do Nuno ao Sapunaru - FICOU POR MOSTRAR CARTÃO VERMELHO.

    Já agora pedir ao Jesualdo para dar férias ao HELTON, nos jogos decisivos.

    Pedir ao Lizandro mais concentração.

    ResponderEliminar
  56. Ainda apropósito do jogo de ontem, gostava de chamar a atenção para um pormenor que ainda ninguém referiu, mas que me parece relevante, e que de certo modo também ajuda a explicar alguma falta de clarividência revelada pela equipa, sobretudo na fase final do jogo, quando se percebeu que o benfica estava ali mesmo à mão de ser esmagado. É que a média de idades dos 14 jogadores utilizados pelo Porto foi de 23,7 anos, provavelmente a mais baixa de toda a Liga.
    Ora uma equipa que apesar da inevitável imaturidade que isso implica, se comportou como o fez ontem, permite-nos acreditar realisticamente que pode ir muito longe. Há ali muita matéria prima de qualidade.

    ResponderEliminar
  57. Não nos podemos calar o Benfica tem de ser punido por coacção!
    No mínimo a derrota e subtração de pontos. No fim do Campeonato vai dar ao mesmo, nós ganhámos, mas queremos justiça!

    ResponderEliminar
  58. Segundo os regulamentos,o normal é uma interdição,salvo erro, entre 1 e 5 jogos do estádio ou 2 jogos á porta fechada e ainda uma multa...
    .
    .
    Mas os juristtas do Benfica defendem q se aplica outro artigo que fala em uma invasão ao campo apenas para retardar ou interromper o decorrer do jogo e uma agressão de pouca gravidade...
    .
    Eu não sei,mas deu-me a idéia clara que o invasor pensou foi em esganar o árbitro ao apertar-lhe o pescoço e não apenas parar o jogo...E pareceu-me uma agressão grave sim,não foi uma tentativa de agressão como alguns j´+a quiseram defender,foi agressão consumada e que pode ter condicionado o árbitro para o resto do jogo.
    .
    .
    Numa liga decente isto dá direito a interdição...Se fosse um jogo da Uefa então nem se fala...
    Em Portugal,ja vi jornalistas a arrumarem a questão para canto com uma simples multa...
    .
    .
    Isto é um país de brincadeira só pode.
    Não podemos nem nos devemos calar,e devemos exigir que a Sad do nosso clube exija punição exemplar ao Benfica e a interdição do estádio.
    Que se cumpram os regulamentos...
    O Dr Ricardo Costa para os aplicar contra o F. C. Porto até se lamentava de não poderem ser ainda mais severos porque vontade de condenar ainda mais o Porto não lhe faltava...agora nesta invasão de campo e agressão ao árbitro...tudo calado,é apenas um pequeno incidente-...Com uma multinha resolve-se.
    .
    .
    Caso não se faça nada,como é o que deve acontecer,o Porto devería enviar esta informação para a Uefa para os rivais do Benfica terem noção do que pode acontecer quando lá forem jogar para a taça uefa.
    .
    .
    Não nos podemos calar.A Sad do Porto tem que reagir.Já chega de sermos sempre atacados por todos os lados e ficarmos calados e não contra atacarmos.
    .
    Espero que o Rui Moreira que é ainda das poucas vozes que se fazem ouvir a defender o clube,não deixe passar o que se passou na Luz em branco...Quem diz ele,dizs o Dr Gulherme Aguiar que melhor do que ninguém conhece os regulamentos da liga.

    ResponderEliminar
  59. Segundo a Gazzeta de lo Sport Quaresma já é jogador do Inter e deve viajar para Milão ou hoje ou amanhã e em sentido inverso virá Pélé para o F. C. Porto.
    Não são mencionados valores,mas tenho muita curiosidade para os saber...Teremos que esperar pelo anúncio na página oficial dos clubes que deve estar por horas.

    ResponderEliminar
  60. Não podemos deixar esta situação cair no esquecimento. Invasão de campo e agressão ao juiz de linha.

    Os que representam o FCP nos programas da televisão devem referir-se ao caso até a exaustão.

    O SLRosinhas deve levar um bom castigo, para exemplo, caso contrário isto é tudo uma brincadeira.

    É foguetes, é queimar cachecois é invasão e agressões e ...nada???

    Da...ssss.

    ResponderEliminar
  61. Tenho a certeza que ainda vamos conseguir ver o FCP com o Prof. a espetar 5 nas rosas e nos lagartos.

    O homem, depois do jogo de ontem, e das aprendizagens com o adepto do SLRosas que apertou o pescoço ao "bandeirinha", ganhou o killer instinct que não tinha.

    Vamos lá Prof., o trabalho é para ser levado até ao fim, mesmo que os outros estejam com 10.

    ResponderEliminar
  62. Por amor de Deus...
    O Helton não teve assim tanta culpa...Se virem a repetição, "parece-me", que Bruno Alves incomoda um pouco de "nada" ao Helton...
    É verdade que fez mal...mas todos erram. O Helton foi o que menos golos sofreu na pré-época. Ventura ainda é muito verde.

    Temtem perceber que voces não são melhores, e que ele não é Um Petr Cech ou um Buffon e muito menos um Baia...Até o Baia errava. Lembrem-se daquele pato a uns anitos num jgo contra grandes (não me lembro se foi o Benfica ou Sporting)?
    Tentem não concentrar as culpas numa só pessoa. A equipa foi má por todo. A defesa esta muito fraquinha, muito desorganizada. Lembrem-se da jogada em que o Lisandro cortou quase dentro da baliza? Estavam para ai uns 3 totalmente desmarcados (Aimar, o gajo que rematou e ainda outro)


    Quanto À parte do SLB merecer descer de dvisão por aquela confusão. Eu não percebo de leis nem nada disso. MAs só sei que o SLB não vai descher: estão todos do lado deles incluindo o propio Platini.

    ResponderEliminar
  63. Quaresma no Inter (oficial).

    O FC Porto encaixa 22 milhões de euros e recebe o médio português Pelé, avaliado em 8 milhões.


    in A Bola

    ResponderEliminar
  64. Pode e deve ser entendido como coacção! O adepto apertou o pescoça ao árbitro auxiliar para o levar a decidir em favor do Benfica!
    A equipa de arbitragem após ter sido coagida não expulsou um jogador do Benfica e aceitou um golo muito duvidoso. COACÇÃO

    ResponderEliminar
  65. O nosso Presidente deve estar teso por esta hora.

    Disse que metia o euro que faltasse aos 40M EUR...

    Ou alguém acredita que o Pelé que foi comprado no ano passado por 1M tenha tido uma valorização de 2000%?

    Ainda assim, para uma história que já se arrastava demasiado, saúdo a vinda do próximo trinco da Selecção Nacional e do nosso FCP. Que fique por muitos anos e que faça mais jogos do que os 15 que fez pelo Inter.

    Quanto ao Quaresma, um dos melhores jogadores que vestiram de Dragão ao peito, desejo que se torne definitivamente no melhor 7 que o mundo pode ver jogar. com Mourinho tem tudo para singrar.

    20M e Pelé. Uma bagatela a provar que Moratti é melhor negociador que Pinto da Costa. Já vi mais astúcia para estas coisas.

    ResponderEliminar
  66. Basta. Basta de criticar o Jesualdo!!!
    .
    .
    Vamos por partes:
    .
    A SportTV anunciou o onze do Porto em primeira-mão, acertando em todos os detalhes; não sei como, é que ainda mal tinham chegado de autocarro e já sabiam o onze quando mais ninguém sabia, mas enfim. Não sei de onde saiu esta fuga.
    .
    Mas continuando, quando a SportTV anunciou o onze deu-me um arrepio dada a invenção que tinha visto, uma autêntica revolução e ainda por cima num jogo destes!!! Fiquei como uma sensação de desconfiança e fiquei em desacordo com o treinador. No fim do jogo, ainda a quente ainda protestei contra o Jesualdo mas foi em frustração com o resultado.
    .
    Analisando o jogo a frio á que dar a mão à palmatória e reconhecer grande cultura táctica ao treinador (não só quando se ganha) e que o onze do Porto foi bem estudado e de facto surpreendeu o Benfica controlando o jogo do inicio ao fim!!!
    4-1-4-1 a Tactica mais usadado Euro, inclusive da Espanha !!!
    .
    Ao colocar o Rolando, que se refira fez uma exibição impecável Jesualdo pretendia dar altura e velocidade à equipa, uma vez que o Benfica é muito perigoso nas bolas paradas e tem jogadores muito rápidos !!! Esta alteração foi bem conseguida tirando 1 lance de bola parada e em lances rápidos Rolando apareceu várias vezes a dobrar os laterais com grande classe !! Uma aposta ganha e que ganha contornos de titular por muito que me custe ver o grande Capitão de fora !!
    .
    Bruno Alves igual a si mesmo !! Bom jogo mas parece que agora tem medo de ser mais agressivo !!
    .
    Colocou o Fucile e este meteu o Reyes na gaveta , ainda por cima estoirando o Reyes por ainda ter que andar atraz do Fucile quando este subia … De notar ainda o bom entrosamento com Rodriguez !!!
    .
    Colocou o Fernando ( se não vier o Pele é o indiscutível ) que fez uma exibição invisível, à P. Assunção, muito útil e de enorme importância.. Penso que ele foi colocado para andar em cima do Aimar , o que mais uma vez se viu dar sucesso ; meteu o Aimar ao bolso , com uma grande concentração e uma boa noção do desarme evitou que “el Palhaço” se mostrasse !!! Quando Aimar saiu , saiu logo Fernando a seguir !! Realmente já não era preciso, bem visto mais uma vez !!
    .
    Depois uma linha de quatro com Rodriguez à esquerda , T. Costa à direita, Raul Meireles no meio com Lucho !!!
    .
    Tomás Costa é um bom jogador, faz muita pressão , está em todo o lado , sua muito , ajuda os laterais dá tudo o que tem mas de facto falta-lhe classe, falha muitos passes e tem que aprender a contemporizar .. Tem que se adaptar ao futebol europeu ..
    .
    Rodriguez , pese embora algum individualismo esteve muito bem .. Muita determinação, dando tudo em cada lance encarando os assobios de frente , nunca se escondeu do jogo , sempre de cabeça levantada em prol da equipa .. Grande personalidade .. Estes jogadores orgulham os adeptos !!!
    .
    Raul Meireles embora tivesse estado no meio com Lucho teve outras responsabilidades , ligando a equipa , auxiliando Fernando quando assim se justificava, fazendo também grande pressão e cobrindo as sempre explosivas subidas de Rodriguez !!! Grande jogo revelador de uma grande inteligência !!!
    .
    Lucho .. è preciso dizer alguma coisa ??!! É o melhor jogador do campeonato, jogador de classe mundial capaz de jogar em qualquer equipa do Mundo .. Teve funções de 8 e 10 !! Vinha cá atrás buscar e organizar jogo , aparecia como segundo avançado fazia grandes passes a rasgar e uma pressão muito alta .. Grande trabalho de equipa !!! È um prazer vê-lo jogar !! Encheu o campo !!!
    .
    Lisandro … A grande desilusão da noite .. basta de bater nas costas do Lisandro , que faz muita pressão , chateia muito os defesas , não larga , parece uma carraça , é muito raçudo etc etc .. Ele está lá para finalizar e tem falhado redondamente .. E não vem deste jogo .. Lisandro tem de trabalhar a finalização que aliando a uma grande entrega que tem pode ser um dos grandes avançados mundiais !!! Aquele falhanço no inicio da 2ª parte é imperdoável !!!
    .
    Guarin .. É jogador .. Num esquema táctico que o favoreça poder ser de facto uma estrela .. Tem técnica , é preciso no passe , bom remate é rápido e dá musculo à equipa !! Tem que ser trabalhado !! Entrou bem e cumpriu !!! Destaque para o bom lance que ditou o falhanço do Lisandro !!!
    .
    Hulk .. Não tenho duvidas que ali está um diamante em bruto !! Tem uma explosão incrível , é um furacão em campo , remate fácil e bombástico com os dois pés, parte para cima sem medo levando tudo à frente .. mas perdeu-se em individualismo !!! Mais um que tem que ser trablahado e que lhe chamem a atençao em campo !!!
    .
    Agora o que não gostei ..
    Helton .. falha sempre nestes jogos , Chelsea , Sporting , Shalke, Benfica .. Aquele estilo gozão e displicente de sair a jogar , fintar avançados já chega .. Para o banco já !!!!
    .
    Sapunaru meteu-me medo .. No golo do Benfas deixou deixou deixou sempre a ver a jogada sem intervir .. é muito passivo , não auxilia o ataque !! A única coisa que lhe reconheço é a importância que teve nas bolas paradas !!! Mas ainda é cedo ..
    .
    Candeias.. digam o que quiserem mas não gosto .. Tanto individualismo , não tem ainda noção do que é jogar no Porto !! Tem a mania que é o Quaresma com 1% da qualidade do cigano !!! Oxalá me engane !!
    .
    Ora .. O que eu acho que faltou foram os últimos 20 minutos , em que a equipa (talvez por ser muito jovem) não se encontrou(também porque tevam 20 jogadores em meio campo) !!! Faltou espaço e o Porto não conseguiu encontar o mesmo .. Faltou clarividência e o Lucho já não estava na melhor das capacidades físicas para organizar o jogo!!
    Nessa altura o Jesualdo devia estar colado à linha lateral a gritar para dentro de campo , a berrar com o Hulk e o Candeias para largarem a bola !!! Critico isso no Jesualdo .. Ficou enconicado no banco , parecia que tinha medo e deixou a equipa sem saber o que fazer à bola !!! Tirando isso acho que o Jesualdo esteve bem !!! Digo já que não gosto do J.Gomes .. Quantas e quantas vezes vimos neste caso nas épocas passadas o Azenha a dar instruções !!!
    E o que faltou mesmo foi um guarda redes ao nível do jogo ..
    .
    Nota : Também acho que esta época o Porto deveria alinhar em 4-4-2 !!! Sem o Quaresma não percebo o porquê de se jogar em 4-3-3 !! Assim ficávamos com uma táctica sólida e firmada sem ter que alterar para a Champions e para os grandes jogos !!! E nunca perderíamos a noção do 4-3-3 que poderia ser útil contra equipas muito fechadas na Liga Sagres !!! Com bons médios que temos, o treinador tem que adaptar a táctica e as dinâmicas às características dos jogadores e não manter o 4-3-3 só porque deu 2 Campeonatos !!

    Por fim fica aqui o meu onze neste momento !!!

    --------------Lisandro-----------
    --------Rodriguez----------------
    ---------------------------------
    ---------------Lucho-------------
    -----R.Meireles------Guarin------
    --------Fernado(Pele se vier)----
    ---------------------------------
    Benitez--Rolando--B.Alves--Fucile
    --------------Nuno---------------


    Saudações !!

    ResponderEliminar
  67. DESILUSÃO!!!!!!!!!!

    Este foi o sentimento que mais me assolou ontem após o jogo.
    A minha desilusão foi para com toda a estrutura do F.C. Porto desde jogadores, à equipa técnica e à direcção.
    Comecemos por cima na estrutura - a direcção, esta não pode ficar impávida e serena a assistir à excelente arbitragem de ontem e a todo o magnifico espectáculo em volta (ou seja, bancadas), ora então vejamos:
    Luisão agride Sapunaru, não é penalti nem há expulsão.
    Lucho ia isolado para a baliza é agarrado, penalti sim senhora mas nada de expulsão.
    Leo atira-se para cima do Sapunaru e este último é que leva amarelo.
    Um adepto do SLB entra dentro do campo agride um árbitro assistente.
    Durante todo o jogo foram arremessados objectos para dentro do relvado, inclusivé uma cebola.
    Nuno Gomes tem uma entrada sobre Sapunaru a roçar a agressão e leva um amarelo.
    Depois de isto tudo a nossa direcção (do clube ou da S.A.D.), na minha modesta opinião tem de falar e defender o clube.

    Passemos agora ao grande Mestre Jesualdo Ferreira e ao seu aprendiz José Gomes (dois benfiquistas, convém não esquecer) - mais uma vez inventa num jogo desta grandeza e aposta num esquema táctico que não me lembro de ter utilizado anteriormente o 4x1x4x1 e lança para a titularidade dois jogadores que nunca tinham representado o F.C. Porto e são bastante jovens, mas as coisas até estavam a correr bem a táctica estava a resultar, os jogadores novos mostraram qualidade para serem uma opção válida no onze portista, quando acontece a expulsão de um jogador do Benfica e o nosso treinador com o seu adjunto ficaram em amena cavaqueira durante meia horita a vêr um uma equipa apática, sem ideias nenhumas a jogar contra uma equipa desfeita fisicamente (inadimissivel).
    E não é por se meter muitos avançados que atacamos mais e podemos dizer que fizemos tudo ao nosso alcance, uma equipa percisa sempre de defesas e principalmente de médios para organizar as jogadas de ataque, porque senão o futebol não tinha ciência nenhuma era colocar 11 avançados e já estava.
    Por último os jogadores - são só dois reparos: Lisandro não pode continuar a desperdiçar golos daquela maneira (contra o Belenenses foram quatro) porque nos pode causar perda de pontos tal com aconteceu ontem (embora eu acredite piamente que ainda vamos gritar muito o nome dele pelos golos que vai marcar). Helton não pode continuar na baliza do F.C. Porto (mas como disse o Sr. Rui Moreira - "a culpa não é dele mas sim de quem não o tirou anteriormente), embora ontem ele tenha uma pequena desculpa que foi a presença do Bruno Alves na discussão da bola.
    Um pequeno reparo o Sapunaru tem de ser mais firme na entrada aos lances, ainda é muito tenrinho.
    Os restantes nada a dizer uma exibição normal.



    P.S. Não posso acabar sem dizer que é uma pena que em Portugal se proteja a incompetência e ataque a qualidade, a maneira como o jogo de ontem foi conduzido pela SPORTTV e posteriormente por todas as cadeias televisivas e jornais desportivos enoja-me (mais uma coisa que a nossa direcção devia alertar). A diferença de tratamento é surreal, por exemplo o lance que o Lisandro corta a bola com o peito em cima da linha de golo foi dado em 40 angulos diferentes e exaustivamente, para tentar mostrar que tinha sido com a mão, já o lance do golo do Benfica foi sempre transmitido do mesmo angulo e muito poucas vezes repetido. Já para não falar de todos os lances polémicos aos quais já me referi anteriormente que parece não terem existido.

    Desculpem eu me ter alongado um bocado mas a desilusão é muita.

    VAMOS SER CAMPEÕES CONTRA TUDO E CONTRA TODOS E DOA A QUEM DOER.


    SAUDAÇÕES PORTISTAS.

    ResponderEliminar
  68. não concordo com o rizzo

    22M mais o pele acho que se trata de um grande negócio

    qt ao onze do Ricardo Sousa só alterava uma coisa:deixava o fucile mas como defesa esquerdo e colocava à direita o sapunaru

    acho que é em 4-4-2 que o porto vai dar que falar

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  69. Ricardo Oliveira essa é a minha grande dúvida mas como o Sapunaru comprometeu na Luz e ainda mais na Supertaça coloquei assim !!!

    ResponderEliminar
  70. O Quaresma já deixou o FCPorto.

    se quiserem comentar esse assunto venham a:

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  71. http://www.fcporto.pt/Info/Futebol/Noticias/infofut_futcomunicadoquaresma_310808_37346.asp

    Uma pena que tenhamos que engolir tanto...

    ResponderEliminar
  72. Também fiquei desiludido com a ponta final, mas não com o antes e até à expulsão. Melhor, com o antes e até à expulsão fiquei igualmente desiludido com o árbitro, para mim o melhorzinho que se arranja por cá mas uma encomenda do caraças...

    O penálti significava vermelho directo. Só deu amarelo.
    Depois, 3 amarelos para Sapunaru (sobre Leo), Fernando (contra Aimar que não se safava) e Rodriguez (contra Quim). Nenhum justificado, nem falta houve do Sapu nem do Cebola.

    Depois, o INACREDITÁVEL da invasão de campo. O fiscal de linha apertado pelo gargomil lá validou o golo mais tarde. É o JOGAR EM CASA.

    A entrada de Nuno Gomes a Sapunaru era vermelho directo.

    Os cantos a favor do Porto tinham mise en céne na área com agarrões, encontrões e cotoveladas, mas o árbitro condescendeu sempre e os auxiliares nunca viram nada como poderia Luisão ser expulso? E o Cardozo a jogar com os cotovelos.

    UMA VERGONHA de arbitragem, branqueada em todo o lado.

    O árbitro, de resto, marcou o penálti numa jogada em que fez "vista grossa" na época passada, naquele local da área, entre David Luiz e Lisandro.

    Jorge Sousa prejudicou o FC Porto de forma dolosa e premeditada. Uma vergonha a condução do jogo.

    Creio que nestes aspectos estaremos em sintonia.

    No jogo feito, há muita crítica que não se entende e muito alvo falhado.

    Helton falhou com B. Alves a estorvar? É discutível! Aos adversários interessa acentuar a falha, com outros fins: é o que se ouve na tv e lê nos jornais. Para compensar as asneiras do Katso.

    Jesualdo pareceu temeroso de início em 4x1x4x1, mas teve razão. Tapou os flancos ao Benfica e o Porto esteve confortável no meio. A equipa pecou só por ficar algo presa atrás, por 2 razões:

    - grande pressão e correria louca dos adversários que fizeram lembrar o seu rasto de dopagens nos últimos tempos
    - alguma falta de entendimento para a ligação dos sectores e a saída de jogo, normal com vários estreantes e muitos jogadores novos, riscos próprios de uma equipa de topo.

    O FC Porto foi melhor, teve as grandes ocasiões de golo. O lance salvo pelo Lisandro não resulta de uma jogada contrária: há um livre inventado (e amarelo indevido) contra Saounaru com o Leo a cavar a falta, do livre inexistente sai o remate que B. Alves desvia e do canto sai então o lance complicado na área que Lisandro salva.

    O que me custou, além da INENARRÁVEL má condução do jogo face à desmesurada agressividade dos benfiquistas, foi a equipa não aproveitar a expulsão. E as câibras dos tolinhos que correram até caírem para o lado.

    Mas a culpa não é de Jesualdo. Lançou logo Hulk, já tinha trocado o apagado Tomás Costa (não pode ser titular!) pelo melhor Guarín. Por fim, Candeias para aalargar o ataque. O que fez Candeias? Extremo esquerdino, em vez de abrir o flanco fintou para dentro. Adensou o jogo na zona central onde o Benfica se recolheu.

    O FC Porto foi incompetente na gestão da bola para causar mais desgaste ao adversário preso por arames. Foi só isso. Bom, sem esquecer que, tal como na 1ª jornada, Lisandro falha um golo inadmissível que fazia 2-0 a abrir a 2ª parte e acabava com o jogo de repelões e mandar tudo para a frentex do Benfica.

    Agora, Jesualdo foi excelente porque, afinal, sabe improvisar (faltavam-lhe 3 extremos natos, ou 2 já que Quaresma...) e isso será importante para a próxima saída a Alvalade.

    O FC Porto fez um jogo estudado ao pormenor, mas há coisas que o árbitro decide que não se podem controlar e ressaltos fortuitos que penalizaram o FC Porto.

    Com raiva fiquei, sim, na parte final (não vi até ao fim...) com tanta imperícia com a bola, maus passes, más opções de passe, precipitação, ansiedade - e aqui alguém diz que não se assumiu o ataque? Aquilo foi só esperar por um golo, o problema é que a equipa, jovem, imatura, mal entrosada ainda, acusou a ansiedade e geriu mal as situações, mesmo de nervos e de ratice.

    O FC Porto deitou a bola fora para assistência a um sinistrado. O Benfica devolve a bola colocando-a a 50 metros, junto à bandeirola de canto. O lançamento de bola é do Porto, mas perde a jogada logo. Inacreditável.

    Foram muitas pequenas falhas nos momentos cruciais: Lisandro não acerta, Helton/B. Alves no empate, T. Costa mal, laterais sem passarem bem a bola (de novo), Candeias a levar o jogo para dentro.

    Foram muitas grandes falhas dos árbitros que só penalizaram o FC Porto.

    Vamos ver o que diz o sr. Costa da Liga da Justiça. Porque o tasqueiro Hermínio lá foi ao beija-mão ao mafioso-mor.

    p.s. - não quis entrar nos detalhes individuais, mas não sei se Fucile "entrou" para o melhor lugar; Sapunaru comprometeu em demasia e talvez Benitez não o fizesse, ele seguraria Reyes. Mas se Fucile defendeu bem, a sair a jogar foi uma lástima. O fio de jogo do Porto está ainda imperfeito, perde-se muita bola, T. Costa não ajudou. Gostei das estreias de Rolando e Fernando, das entradas de Guarín e Hulk, da raça de Rodriguez ainda que toldado pelo individualismo e a querer vencer o ambiente sozinho. Lucho já foi ao nível que espero dele mas Lisandro está a pagar algum pecadilho?

    ResponderEliminar
  73. Perdão, ricardo sousa, continuo sem me actualizar. Pareceu-me ver o Hélder Barbosa em campo, tal e qual: um zero à esquerda (foi o que foi o Candeias também).

    ResponderEliminar