16 agosto 2008

Sporting 2-0 FCPorto

Yannick Djaló 45' e 58'

62 comentários:

  1. enfim..mais do mesmo!

    como sempre jesualdo perde 90% dos jogos grandes (nacionais e europeus) que faz..e agora sem quaresma para nos salvar ainda vai ser pior!

    ele perde a todos os niveis com paulo bento que tambem é um treinador mediocre! entao tacticamente...que vergonha!

    enfim..nao sei como ainda há gente que apoia este treinador! ou quem é por o mariano ser jogador para o FCp..fez mais o puto candeias nestes 30min que o Mariano a epoca passada toda lol

    enfim..vai ser bonito este inicio de epoca vai..

    ResponderEliminar
  2. Como era de esperar, lembrem-me do Quaresma muitas vezes durante o jogo. Desafio os assobiadores dos dragao que agora ca venham dizer o FCporto passa muitissimo bem sem ele.
    Como era de esperar, Lisandro nas alas significa, perder um pt de lanca e ganhar meio extremo...
    Como era de esperar nao vejo diferenca entre Farias, Hulk, Adriano e Postiga, como tal nao percebo o pq de renovar o plantel
    Como era de esperar, meireles nao pode ir `a frente, nao pode ir a linha cruzar, vir a tras tapar o benitez, vir atras tapar o sapu, fazer de trinco qd guarin sobe e ser ao mesmo tempo medio interior....simplesmente nao da
    Como era de esperar o meio campo do scp cilindrou o do fcporto...fomos completamente impotentes no meio campo...sem hipotese
    Sapu....sem duvida que a derrota passa por ele, mas acontece a todos. Nao julgo que se deve por a cruz no homem. Acontece.
    No entanto, nao paro de me perguntar : Que mal fez o Fucile ?

    ResponderEliminar
  3. Estou farto! Quero jogadores, reforços. Não são 1 ou 2, são 5 ou 6. Reforços que nós conheçamos, de créditos firmados. Não quero reforços para as comissões, para agradar a empresários, com o dedo do Caldeira. Quero jogadores bons, escolhidos, se possível pelo treinador.
    Ninguém pode criticar o Jesualdo, ele tem os jogadores que lhe dão, não os que quer ter. Benitez, Hulks, Sapunarus... o homem conhece-os tão bem quanto nós, ou seja nem sabe quem eles são, mas tem de levar com eles devido às descargas que os empresários amigos fazem no Olival.
    Não é justo que descarreguemos as frustrações nalguns jogadores, se eles lá estão é porque alguém os compra, não obrigam ninguém a compra-los.
    Isto é uma vergonha!!! Valha-nos o Lucho e pouco mais...

    ResponderEliminar
  4. A mesma asneira do jogo da Alemanha contra o Schalke. A mesma asneira de quase todos os jogos contra o Sporting.
    Com um treinador destes nao se pode pedir mais.
    Primeira parte desgarrada. O meio campo nao funcionou. Guarin nao é trinco.
    Lisandro ve-se vitima de mais um crime do nosso treinador ao jogar "amarrado" numa faixa onde se desgasta demais e passa completamente ao lado do jogo.
    Uma vergonha deixar um jogador destes sem rendimento para jogar com o inconsequente Farias. Nao tem peso, nao tem explosao nem drible para desgastar a defesa. Nao ganhou uma unica bola!

    Com Lisandro no meio e qualquer outro jogador na ala oposta a de Rodriguez o jogo teria sido bem diferente.

    Extremo desgaste para o Meireles que tem que andar a tapar buracos em todo o meio campo. Isto com Fernando no banco.

    Enfim é o treinador que temos. Ha coisas que nao mudam. O homem é isto e mais nada. Pronto.

    Seremos provavelmente novamente campeoes porque temos de longe o melhor plantel e seremos mais regulares. Mas jogos a eliminar onde o improviso do treinador é necessario serao para esquecer.

    Primeira parte que demonstrou as deficiencias do nosso treinador. Estiveram ali todas, bem patentes. Incluindo a atitude do costume no banco.

    Na segunda parte Jesualdo tentou lavar a cara da asneirada que vinha fazendo. Ja tarde.
    Em mais uma infelicidade da nossa defesa, depois de Benitez, foi Spunaru a fazer a assistencia para o 2o do Sporting. Dois golos furtuitos mas que nao apagam as milhentas asneiras do fraquissimo treinador que temos.

    Nao vale a pena crucificar jogadores. Todos eles lutaram, mesmo quando ja tinhamos dois homens completamente desgastados a meio campo, Lucho e Leireles que deram sempre tudo o que tinham. Sapunaru Benitez sao muito bons jogadores, o Argentino esteve muito seguro e Sapunaru apesar de alguns erros nao fez uma partida ma.

    O Hulk é de facto fantastico. Um jogador de outro nivel que vai fazer subir e de que maneira a qualidade da equipa no ataque.

    Candeias com bons pormenores e os centrais, hoje, anormalmente, pouco seguros, muito por culpa da falta de um trinco a sério.

    Perdemos o jogo pela colocaçao de Lisandro numa faixa e pela utilizaçao absurda do Farias. Mais um jogo a eliminar, mais um jogo com o Sporting, mais uma invençao do Professor Pardal.

    Enfim, muitos problemas para resolver, mas o principal esta na cabeça do Jesualdo.

    ResponderEliminar
  5. Rochemback, Caneira, Izmailov, Grimi... aí está a diferença. Jogadores conhecidos. Chamem-me sportinguista se quiserem.
    E até digo mais: Reyes, Aimar, Amorim, Carlos Martins, Balboa, Jorge Ribeiro... mais jogadores conhecidos, que valem pelo menos o benefício da dúvida. Mas, se quiserem, chamem-me benfiquista, não me importo porque sei bem o que sou e de quem sou.
    Querem uma lista de jogadores que o Porto podia ter comprado, ou ao menos tentado comprar e não comprou? Saviola, Maniche, Seitaridis (não sou admirador, mas nunca lhe vi dar erros como os do Sapunaru), Zé Castro, Suazo, Miccoli, Antunes, Tiago Neves, Luís Garcia, até o Pauleta.
    É esta política que tem de mudar.

    ResponderEliminar
  6. Sr. Duarte Pernes:

    O Hulk nao é bom jogador? O Sapunaru nao é bom jogador? O Benitez nao fez um jogo bom?

    Ha muitos automatismos para criar e por isso mesmo, quando o pivot do meio campo nao é trinco e nem tem entrosamento com ninguém, os laterais e os defesas ressentem-se. Simplesmente porque o meio campo nao funciona.

    E quando o Sporting joga com o Rocha e o Moutinho no meio e é necessario um avançado batalhador no centro que seja o primeiro a estorvar a acçao do que joga mais recuado, Jesualdo escolhe Farias em vez de Lisandro.

    Lisandro passa assim ao lado do jogo e a defesa do Sporting joga sem qualquer pressao que nao a de Rodriguez numa das faixas.

    Quando uns andam a tapar os buracos dos outros porque o treinador coloca e escolhe mal as pedras para por no tabuleiro, a equipa joga desgarrada e ve-se numa malha da qual nao consegue sair.

    Voce viu os habituais titulares jogarem 90 minutos em algum jogo antes deste por exemplo? Nunca em toda a pré-época isso aconteceu.
    Foi um jogo para experimentaçoes, até no tempo em que os jogadores permaneceram em campo.

    Uma nota para a arbitragem mediocre mais uma vez do Xistra.
    Polga, Caneira e Veloso deveriam todos ter visto segundo amarelo. Mas nao viram. Ao Rochemback e ao Bruno Alves foram perdoadas expulsoes directas.

    ResponderEliminar
  7. Uns dirão que vindo agora o Quaresma a coisa se compõe. OK, mesmo que eu até possa concordar, quem me garante que ele não será vendido? E se acontecer, quem me diz que vamos ao mercado para contratar um jogador à altura do FCP? E se isso ocorrer, quem pode jurar que não será outro sul-americano desconhecido, suplente do seu clube?

    ResponderEliminar
  8. Oh Soren eu teria todo o prazer em concordar contigo, mas não posso. E acredita que quero muito daqui a umas semanas vir aqui dizer que estava enganado e tu estavas certo, como no caso da UEFA não sei se te recordas. Mas no presente digo o que me vai na alma, baseando-me no que vejo. E o que vejo é que o Hulk não vale o que custou, o Benitez é medíocre e o Sapunaru ainda não me convenceu e depois de hoje... enfim...
    É preciso dar tempo, concordo e assumo que se calhar estou a ser impaciente. O tempo dirá se tenho razão e espero estar redondamente enganado.

    ResponderEliminar
  9. a culpa de termos jogadores merdos*s, que só fazem mer*a na grande area é do jesualdo ?

    o jesualdo é que tem a culpa do lucho nem conseguir marcar uma grande penalidade ?

    o jesualdo tem a culpa de a sad querer encher o bolso as custas do quaresma , e do mariano e tarik se lesionarem ?

    jesualdo tem a culpa que a sad só pense em encher o bolso de dinheiro, e nem consigam manter o paulo assunção ?

    jesualdo só tem culpa numa coisa : apostar em jogadores novos.... devia ter mantido o fucile. depois ainda criticam o homem de insistir no mariano.

    o jesualdo nao tem culpa nenhuma , nao mudou a tactica nem o esquema e meteu o lisandro como extremo, que faço ao que há era a melhor hipotese

    put* que pariu é os parasitas da SAD, e os jogadores que devem ter andado a noite anterior a comer as gajas em algarve. sempre a falharem remates , cabeçadas ... e ainda chamam o mariano de trapalhao !

    a diferença maior entre o jesualdo e o mourinho neste campo , é que se fosse o mourinho ou batia a porta ( como fez adriense a este monte de parasitas ) ou então punha-os a trabalhos forçados que logo viam como é !
    para o azar do jesualdo , tem que comer estas merd*s e calar ! e ainda tem que responder a tudo sobre quaresma e sobre a merd* que a SAD faz

    ResponderEliminar
  10. Grimi? Caneira? Carlos Martins? Balboa? Jorge Ribeiro??? Micolli, cheio de lesoes e com um ordenado astronomico? Sabe é que isto nao é so compra-los, o pior é pagar-lhes.
    Pauleta? Nao brinque comigo.
    O Izmailov era conhecido onde??? O Izmailov, precisamente o tal nesta lista que nao era conhecido, seria o unico que tem qualidade para lutar por um lugar no onze.

    Qual destes jogadores é melhor que o titular do Porto na sua posiçao de origem?
    Sabe quanto ganho por mes o Rochemback? Acha-o melhor que o Lucho?

    ResponderEliminar
  11. nao sejam exagerados, parecem me que o porto fraquejou pelo falta de basculação do lado do sapuranu, faltava lhe apoio.
    O sporting tem 2 ressaltos e faz dois golos.
    o farias nao tem qualidade.
    Parece me que precisamos de jogar co fernando.
    O fernando mostrou uma intensidade de jogo excepcional quando teve oportunidade, passes acertados rotação correcta da bola e pressão intensa, consistente e alta.

    Calma, Continuo a achar que somos melhores.

    ResponderEliminar
  12. soren , o lisandro jogou na ala como extremo durante +- 50 minutos. estranho , que a primeira parte foi a melhor do FCP.

    engraçado, mesmo como avançado no meio ..... continuou a passar ao lado do jogo ...

    se achas que a resposta é : o treinador foi burro , se metesse o lisandro no meio tinhamos ganho por 10-0 .... então continua na tua ilusão.

    com jogadores destes , e esta merd* de SAD que mais parece o benfica dos anos em que ora vinham 20 ingleses ou 20 espanhois ou etc ...bem ... já custa ser treinador do porto

    ResponderEliminar
  13. E nao tenha problemas, Duarte, que eu nao o chamo benquista.
    Eu tenho a minha opiniao e voce tem naturalmente a sua e respeito-a.

    ResponderEliminar
  14. Malta: muita cabeça quente anda por aqui. Vamos a ter calma e a diferença de opinião é salutar. Estamos todos tristes, revoltados por termos perdido um troféu e pela exibição mas vamos ter calma, não podemos ser 8 e depois 80. um abraço a todos

    ResponderEliminar
  15. Concordo em tudo com o flashmoments. O comentario dele é quase um resumo do que eu disse.

    Iori:
    Nao tenho ilusoes. E nao vale a pena estar exaltado.

    Os centrais deram tudo o que tinham. Os laterais idem aspas. Todos eles sao bons jogadores.
    O Guarin tem um potencial enorme mas nao tem entrosamento nem qualidade tactica para jogar a trinco. Meireles (outro que da sempre o que tem e o que nao tem) deveria hoje ter ocupado aquela posiçao, se o treinador, como parece, nao quer utilizar o Fernando. O Lucho esteve igual a si proprio e penaltis todos falham.

    O Lisandro foi o jogador decisivo da época passada. Escondeu a falta de profundidade e de criatividade do nosso meio campo e do sistema limitado que Jesualdo impoe. Hoje correu, deu tudo o que teve, mas quando o ponta de lança na segura defesas nem aparece nas costas é dificil combinar com ele. Alias via-se na sua conduçao de bola a fuga constante para o centro do terreno.

    O Rodriguez correu até cair. O Hulk mostrou pormenores impressionantes. Para mim é um jogador com um potencial enormissimo.

    Muitas vezes os homens do meio campo se revesaram e fizeram sprints de 60 metros para colmatar as deficiencias do sistema tactico.

    Portanto indique, quem é andou nos copos por favor? E a seguir indique qual o jogador que ja tinha feito 90 minutos (com a excepçao do Lucho), antes deste.

    Este jogo foi uma fotocopia tactica do da Alemanha com a agravante do trinco nao estar entrosado e dos laterais serem ambos novos. Assim nao se ganham jogos.

    Comparar o Mourinho com o Jesualdo é uma anedota. O Mourinho construiu uma equipa sozinho. Amadureceu-a e conquistou a Europa. O Jesualdo tem um 433 que sempre que é modificado, da mau resultado.
    Mais ou menos como comparar uma batata e uma cebola, sao ambos tuberculos.

    ResponderEliminar
  16. O que se passa é muito simples. Desde a época 2005/2006 o Porto não compra jogadores a sério. Claro que nessa altura, e na época anterior houve, alguns jogadores mal contratados (Leo Lima, Leandro, Bonfim, Rossato, Areias) e outros bons que não tiveram tempo para se afirmar (Pittbul, Diego, Luís Fabiano, entre outros), mas isso acontece em qualquer clube.
    A partir de 2005/2006 o Porto passou a viver à conta das contratações que havia feito, principalmente naquela época. Só que esses jogadores foram saindo (Pepe, Assunção, Anderson, McCarthy e Bosingwa), agora ficamos com os que sobraram (Bruno Alves, Meireles, Lucho, Lisandro, Quaresma, se ficar) depois há alguns medianos que vão cumprindo e a seguir estão os reforços, quase todos ainda para justificar o dinheiro neles despendido. Acredito que os que sobram possam até dar para este ano, apesar de ainda ter algumas dúvidas, mas então e depois? Quando eles desaparecerem e se as contratações, em termos qualitativos, continuarem a este nível? Depois ficamos com os Stepanoves, Bolattis, Ezequias, Mareques e Renterias. Será assim?

    ResponderEliminar
  17. Calma pessoal... está tudo de cabeça bem quente! Amanhã já passou tudo e voltaremos à normalidade. Anormal é antes do jogo estarmos todos ansiosos e confiantes, porque era consensual que tínhamos contratado bem esta época, e agora após um resultado negativo já tudo se questiona. Tenho apenas que confessar que apesar de muito admirar o Professor Jesualdo e de lhe reconhecer competência, sou obrigado a admitir que o Porto precisa de dar um passo em frente em relação ao seu treinador. Espero que seja Tetra (mínimo exigível) e depois há que pensar em alguém indiscutível! FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  18. soren, realmente estou exaltado ... mas penso que é impossivel ficar de outra forma depois do que se viu esta noite.

    quem é que andou nos copos ? pelo menos o sapunaru andou !

    meireles sinceramente é um jogador a parte, proprio de um jogador a porto e mais que merecedor de capitao desta equipa.

    mourinho construiu uma equipa sozinha ! exactamente ... é isso que quero dizer ! o FCP teve sucesso com o mourinho pois este não teve para suportar contentores de jogadores ! foi ele que os escolheu dedo a dedo, e ficou sempre claro que éra sempre o que ele queria ( ou quase sempre ). jesualdo , tem que responder a todas as perguntas que deviam ser para a SAD , sem apoio, a ver peças fulcrais partir sem nenhum reforço de jeito. é a principal diferença.

    o jesualdo disse tudo na entrevista de ontem " esta equipa não apresenta ainda segurança " ... verdade !

    ResponderEliminar
  19. Soren, o Miccoli é um excelente jogador, mas é um facto que no SLB sofreu imensas lesões, também teve um departamento médico altamente incompetente, não é o caso do Porto, felizmente. O Izmailov claro que era conhecido, não na época passada que esteve emprestado, mas quando o Sporting o comprou em definitivo-este defeso- já sabia com o que contava, ou não?
    O Rochemback é caro, sim, e não é melhor que o Lucho, pois não. Mas se eles podem pagar porque é que nós não? Era menos um Bolatti, menos um T. Costa e menos dois ou três emprestados, a quem pagamos a parte de leão do ordenado, e já dava para amortizar alguma coisa, não?

    ResponderEliminar
  20. daniel , nao se trata de questionar tudo e todos.

    acho que o problema nao é o jesualdo, mas sim a falta de "poder" que ele tem dentro do FCP.

    como foi mourinho, que escolheu jogadores a dedo, e alguns bem contestaveis na altura ( caso maniche ... nao me digam que foi o pinto da costa que o foi buscar ), devia ser jesualdo a ir buscar os jogadores e a apostar neles.

    com isto, nao digo nem sei se jesualdo faria um bom trabalho, mas devia ser pelo menos ele a decidir.

    este resultado éra mais que previsivel. não indica que o sporting seja melhor que o porto, mas no sporting é praticamente conitnuidade de tudo, e os reforços são já jogadores conhecidos.

    nós , e tal como o benfica neste momento, estamos a criar uma equipa que perdeu três titulares importantissimos : bosingwa , assunção e quaresma ( sim , este tá mais que perdido , pelo menos nesta altura, tar lá mas nao joga é como se nao tivesse )

    com o bosingwa, viu-se sapunaru

    com o assunção , viu-se o guarin ( que gostei, mas nao como trinco... e cum raio , pk nao o ibson possa nem que fosse pro banco ?!?? )

    com o quaresma, viu-se lisandro a ter que fazer de extremo.

    também de notar que tivemos enormissimo azar : uma bola ao poste, um penalti falhado, e golos todos vindos de percas de bola e fifias da defesa.

    acredito no tetra , sem duvidas , pois acredito que o jesualdo vai conseguir moldar e fazer destes reforços jogadores seguros ( como fez com outros )

    mas já tou a antever o futuro.. e pro proximo ano , vamos ver qual é o pais eleito, será 20 espanhois a vir ? 20 franceses ? se calhar 20 chineses ou japoneses , visto que andamos a ver esses campeonatos.

    entretanto vamos continuar a ser roubados pelos arbitros, livros a sairem sobre a vida pessoal de PC, vendas de 20 e 30M todos os anos e o clube com um passivo enorme.

    desde que o FCP aderiu a SAD, tirando a epoca mourinho e um pouco da adrianse, tem sido um descalabro.

    dois anos atrás , o jesualdo ( nao sei se se lembram ou já eram utilizadores deste blog ) era o homem a abater, até houve um comentario muito polemico que parecia vir de alguem dentro do clube. alguem se lembra ?

    nessa altura o FCP perdia e perdia.

    ano a seguir o jesualdo foi confirmada a continuidade, tinha a posição mais estavel no clube, foi ganhar e ganhar.

    este ano, como vai ser 100% de certeza o ultimo ano dele no clube, vamos ver como corre .. vamos ver

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  22. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    ResponderEliminar
  23. Duarte:

    Concordo no que diz quanto a determinadas contrataçoes. Nao me parece que seja o que esta a suceder este ano. Pelo que ja vi dos reforços acho que teem muita qualidade.
    Quanto aos modelos de gestao dos 3 grandes, os resultados estao à vista para se poder ter a noçao de quem é mais competente.

    As contrataçoes do Benfica teem a mao de investidor exterior ou sao fuga para a frente. Basta ver quanto ganham os jogadores contratados. Quem nao paga impostos e tem estadios pagos na integra pelos contribuintes, tem como sabe grandes vantagens financeiras.

    Acho que ninguém no seu perfeito juizo achara, que os do campeonato da 2a circular teem um plantel que se compare ao nosso.


    Iori:

    Pela boca morre o peixe.

    Diz: "nessa altura o Porto perdia e perdia". Nessa altura o Porto tinha vencido a taça e o campeonato. Uma dobradinha é ganhar e ganhar.

    Sobre o Ibson. O médio mais completo do Porto. Devia ser o trinco para esta época. E como disse o nosso Presidente no Brasil, ca o esperava esta época. O Ibson nao joga no Porto precisamente porque Jesualdo é o treinador. Jesualdo "queimou-o" sucessivamente. Os dois nao se dao, e ele nao quer jogar ca enquanto Jesualdo for o treinador. Ja o disse por diversas vezes em entrvistas, tanto ele como o seu pai.

    Sobre o Sapunaru nao discuto mais. Eu acho que ele é uma boa contrataçao e nao crucifico jogadores por causa de um lance infeliz. Se voce nao gosta dele esta no seu direito.

    As contrataçoes deste ano nao teem nenhuma parecença com as do ano anterior.
    Os jogadores sao melhores e acrescentam qualidade e soluçoes ao plantel.

    Depois diz: "desde que o FCP aderiu a SAD, tirando a epoca mourinho e um pouco da adrianse, tem sido um descalabro."
    Tri-Campeao um descalabro? Passar por duas vezes consecutivas à segunda fase da Champions, um descalabro? Ganhar uma taça e perder outra na final roubados do principio ao fim, um descalabro?

    Nao vou estar aqui a tecer consideraçoes sobre toda a estrutura do Porto e toda a estratégia de uma época por causa de um jogo.

    -
    -
    -

    Estou apenas a analisar um jogo, com base no que se passou no campo e com base na actuaçao do treinador em jogos semelhantes e até com o mesmo adversario.
    Momentos decisivos. Decisoes decisivas. Jesualdo nao as sabe tomar.

    Jesualdo deu muitas vezes a cara quando algumas sanguessugas da SAD se recusaram a faze-lo.
    Mas nunca deu um murro na mesa.
    Alias, a sua falta de pulso forte ve-se em toda a deterioraçao do futebol do Quaresma na era pos-Adriaanse.

    ResponderEliminar
  24. Exactamente Iori. Se as contratações fossem feitas pelo Jesualdo, em conjunto com o Antero Henriques, saberíamos a quem apontar o dedo se as coisas não derem, mas não. Ninguém pode dizer com 100% de certeza quem contrata. Uns dizem que é este, outros acusam aquele, mas ao certo ninguém sabe. Depois há aqueles que não sabem optam por uma opção aparentemente lógica, mas tremendamente injusta e redutora de criticar "a nossa direcção". É injusto porque assim os verdadeiros culpados ficam impunes e são misturados no mesmo saco de outros que não têm culpa nenhuma, ou que não são os principais culpados. E no meio destas "vítimas" está o nosso presidente que dirige o órgão máximo do clube e é nele que recaem as responsabilidades antes de todos os outros.

    ResponderEliminar
  25. 20 M € depois em contratações ainda jogamos com o inenarrável Farias...e o Jesualdo coloca-o a titular.

    Algué é capaz de dizer qual é a qualidade especial que ele tem? Batalhador, rápido, explosivo, técnicista, forte fisicamente, astuto?

    ResponderEliminar
  26. soren , não sabia que andavas a tentar pescar-me , mas pronto , fiquei a saber !

    ou eu posso me explicar mal , ou tu podes querer fazer-te desentendido , ou então tens má memoria !

    pelos vistos já te esqueceste daquela segunda volta de à dois anos, em que de tantos pontos de vantagem, acabamos por ganhar o campeonato no ultimo jogo apenas. se perder pontos e perder jogos é ganhar para ti , ainda bem. antes de andares a minha pesca , que nao te fiz mal nenhum... tenta entender o que digo e puxa pela memoria.

    se não te lembras desses tempos, se não te lembras das conversas deste blog, se não te lembras do tal comentario que falo ( que foi apagado pouco tempo depois ), então esquece. aqueles que lembram, mesmo que sejam poucos , esses compreendem.

    ResponderEliminar
  27. Acabo de chegar do estádio e já disse ao meu pai que é o último jogo que vou ver contra o Sporting enquanto o treinador for o Jesualdo.
    Não que a culpa da derrota de hoje tenha sido ele...foi um dos culpados,mas nem de perto nem de longe o maior,esses infelizmente não dão a cara e nem estão em campo...
    .
    O Jesualdo perdeu os jogos anteriores com o Sporting por culpa própria,por entrar com medo,por mudar a táctica para jogar com o Sporting em vez de tentar impor o seu jogo.
    Não foi o caso de hoje,o Porto entrou para ganhar,na sua táctica do costume,pode-se discutir os nomes mas não a estratégia.
    Os únicos erros a meu ver de Jesualdo foi apostar na nulidade Farías,mas agora até gostava de ver os seus defensores que curiosamente são os mesmos que acham o Mariano jogador para o Porto mesmo sendo outra nulidade.
    .
    Sempre critiquei que o Farías não é jogador para o Porto e que não vale 4 milhoes de euros,tal como um jogador que jogou na 2ª liga japonesa nao vale 5,5 milhoes de euros por metade do passe.Mas isso os adeptos não discutem os sócios.Preferem atirar-se ao treinador e não fazer perguntas incomodas á Sad...Julgam que as vitórias tapam tudo mas esquecem-.se que quando saem Quaresmas,Bosingwas,Pepes e outors jogadores herança ainda de Mourinho e ficam Benitez,Farías,Marianos,Linos,Bollatis e outros jogadores dos comissionistas aí as derrotas chegam e já se começará a questionar a política das contratações seguida ´´epoca apos epoca tarde demais...
    .
    O que pode Jesualdo fazer quando as opções que tem para ponta de lança são Farías e um jogador acabado de chegar da liga japonesa??
    Que pode fazer com um Sapunaru,um Benitez e um Guarín quando o Sporting tem Moutinho,Veloso,Caneira e Abel para essas posições?
    .
    O problema hoje e esteve á vista de quem esteve no estádio é que de facto os jogadores do Sporting tinham mais qualidade,e o Paulo Bento tinha mais opções...Uma equipa que se deu ao luxo de ter no banco um médio com a qualidade de Miguel Veloso,um jovem de qualidade como o Pereirinha e um internacional portugues que é o Postiga e ainda têm Liedson lesionado e Vukcevic...
    .
    .
    O Porto está com demasiados jogadores no plantel colocados por inteteresses conexos a algumas pessoas e nao por serem mais valias para a equipa de futebol.
    Nao contratamos nenhum jogador de créditos firmados ou que sequer fosse conhecido,enquantro que o Sporting teve mais critério nos seus reforços,apenas fez mexidas cirurgicas nas posições que necessitava e com jogadores que ja conhecem o futebol portugues e o sporting...Nao vimos este ano chegarem lá os Purovics da época +passada.
    .
    .
    Sapunaru hoje perante um teste a sério e nao amigáveis de pré epoca demonstrou ser mt permeável defensivamente e que nao é apoio nenhum no ataque.
    Benitez do outro lado foi igual a si mesmo,péssimo esse sim um erro de Jesualdo.Com estes dois laterais pelo que vimos hoje o Fucile é o único que oferece garantías.
    .
    .
    Guarín não é trinco por mais que muitos se queiram convecer que sim.Não é,nao tem cultura pa fazer aquela posição,nao oferece segurança defensiva e obriga o meireles a matar-se em campo para cobrir as suas falhas,já mais a frente o Guarin é um jogador muito mais vistoso e com capacidad para mexer com o jogo.
    .
    Hulk não vale nem de perto nem de longe 11 milhoes.Nunca podería valer tendo vindo da 2ª liga japonesa,mas isso tamb+ém é tema probido para alguns,se a Sad o fez é porque tem que estar bem e nao se questiona,a culpa é do Jesualdo...O Jesualdo tem culpa que o Hulk tropece umas 6 vezes na bola?
    .
    Hulk tal como Farías deu a ganhar algo a alguem e acreditem que não fomos nos que sofremos pelo nosso clube...
    .
    Mas para quem contrata o Farías por 4 milhoes ate compreendo que pague 5,5 pelo Hulk,o Farías é uma nulidade,o Hulk não apresenta grande qualidade mas pelo menos corre e mexe-se logo isso já é uma melhoria...agora daí a ser uma melhoría que de mais 5 milhoes de euros.
    .
    Com 5,5 milhoes de euros o Porto comprava a totalidade do passe de Miccoli.
    Com 9 milhoes que é menos do valor da totalidade do passe de Hulk o Porto contratava Julio Batista,e ja nem falo de soluções intermédias como Saviola ou Crespo...
    .
    Se preferirem um jogador menos conhecido,o Guilherme do Cruzeiro vale menos que o Hulk e é jogador de selecção brasileira.,
    .
    .
    O Porto nao resolveu os problemas da época passada,continua sem um ponta de lança alternativa a lisandro,continua sem defesa esquerdo,sem nº 10 e sem soluções de qualidade no banco e o pior de tudo é que ainda ganhou novos problemas com a saída de Bosingwa,Assunção e Quaresma.
    .
    .
    Mais uma prova para aqueles que andavam a dizetr que o Quaresma nao faz falta,sem Quaresma o Porto não tem criatividade,não tem um jogador que decida.O Rodrigez é bom mas com espaço para correr,não tem a criatividade e a qualidade técnica de Quaresma e ainda é muito intermitente ao longo do jogo.
    .
    .
    Parabéns ao Candeias,esse sim com qualidade e um jogador á Porto.Uma pena que já se saiba que no Porto um jogador da casa para jogar á frente dos estrangeiros das comissões não basta serem melhores que eles,têm que ser mutio melhores.
    .
    Por mais que se esforce o trajecto do Candeias será o mesmo do Barbosa e do Castro,a intercalar e um empréstimo enquanto teremos que levar com Mariano que nao joga metade do que joga o Candeias.
    .
    .
    Hoje a diferença teve nos jogadores,os do sporting têm mais qualidade na globalidade,mais opções.,menos jogadores medíocres.Nos temos um grupo demasiado extenso de jogadores medíocres:Bollati,Tomas Costa,Lino,Stepanov,Mariano,Farías,demasiados jogadores para um clube com as ambições do Porto.
    .
    Faço um apelo á Sad para dar reforços a sério a Jesualdo,que reintegre o Quaresma e que estanquem a política das comissões.
    Em vez de 4 ou 5 jogadores para comissão treagam só um por ano já não é mau...
    .
    A´té ao final de Agosto ainda temos uma chance,contratem alguem por favor.
    .
    Ter um plantel assim e depois pedir a Jesualdo responsabilidades é de uma covardia imensa.
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  28. Oh Soren, se o Jesualdo desse um murro na mesa publicamente a esta hora já não era treinador do Porto e no lugar dele estaria provavelmente um yes men qualquer, com vontade apenas de encher os bolsos.
    Tenho a certeza que se o Jesualdo muitas vezes não se abre em público é a pensar na unidade do clube, outros estiveram-se nas tintas para isso e diziam tão depressa o que sabiam como coisas perfeitamente estapafurdias, como o atrasado mental do Óctavio Machado.

    ResponderEliminar
  29. Duarte Pernes

    pois , é que no meio disto tudo, ficamos sem saber realmente quem tem a culpa !

    será directamente o PC que ficou choné ? nao acho.

    será o tal famoso Caldeira ? o Antero Henriques ?

    será o treinador ?

    será o PC a comprar a treta e é o Caldeira que vai salvando o clube , contrariando a situação que aparenta ser ?

    minha opinião ? ... jorge mendes.... ter boas, nao , excelentes relações com os empresarios vai meio caminho andado...e parece que há uns que nao gostam lá muito do porto... ou melhor , já nao gostam, por que houve alturas que gostavam.

    penso que a verdade vai no aglumerar destas situações todas.

    mas penso que o porto de antigamente já se foi á muito. a sad trouxe uma realidade fulcral no mundo de hoje : o que interessa é o dinheiro.

    maior prova que o fcp mudou ( fcp , tu mudasti :) ) foi na diferença de atitudes mostrada recentemente no caso "apito final". o fcp de antigamente, e nota , nao digo que o fcp tenha procedido certo ou errado, mas teria procedido diferente. mesmo que tivesse sofrido mais com isso, e fossemos começar com 6 pontos a menos, a atitude seria diferente.

    bem , enfim , já comentei demasiado... afinal, o que eu gosto mais é de ler e comentar pouco.

    ResponderEliminar
  30. Quem é o responsável por estas contratações do Porto...Só digo isto,vejam o relatório contas e vejam quais são as empresas de intermediação que mais dinheiro têm ganho á custa do Porto.
    Vejam quem representa actualmente o maior nº de jogadores do Porto.Vejam que pessoas,que empresas.
    .
    Aí saberão para onde vai o dinheiro e porque o Porto nos últimos anos ja gastou 9 milhoes de euros em comissões...
    .
    .
    Mas isso nao vale a pena discutir,a culpa é do Jesualdo do Guarin nao ser o Joao Moutinho,do Sapunaru perante um adverdsário dsificil ser comido o jogo todo pelo Izmailov,e do Farías e o Hulk juntos não terem a qualidade do Liedson ou sequer sejam melhores que o Yannick para já.
    .
    .
    A culpa é do Jesualdo do Porto perder Paulo Assunção e o presidente anunciar que nao esta preocupado porque já tem um substituto que é o Tomás Costa e depois afinal po Tomas Costa nem é trinco,assim como o Guarín vir com a ideia de ser trinco e afinal no clube anterior jogava mais adiantado porque nao tinha o que era necessário para num futebol competitivo ser trinco.
    .
    Tal como no ano passado a culpa foi do Jesualdo de pedir um 10 para ser alternativa á saída do Anderson e lhe trazerem o Leandro Lima.
    .
    .
    A única culpa e aí estou de acordo é o facto do Jesualdo não ter a personalidade que Mourinho teve para dar o murro na mesa.Com Mourinho os comissionistas ficavam a ver navios.
    .
    Lembram-se de Serginho...?Pois,chegou ao Porto e o Mourinho dispensou-o na mesma altura que chegou,porque estava gordo...lol.
    .
    Esse é o maior erro de Jesualdo,de aceitar e compactuar com essa política e colocar a jogar os jogadores em causa.
    .
    Não acham estranho que um treinador como Jesualdo com trabalho feito nos escalões jovens de Portugal e que sempre apostou em jovens ao longo da sua carreira chegar ao Porto e deixar de apostar...?
    .
    Ele lançou o Bruno Gama no Braga,chegou ao Porto e nem o vê e fica com o Mariano...Não acham estranho?eu acho.
    .
    .
    A culpa disto é de quem se anda a servir do clube e de todos nós por o permitirmos sem fazer as perguntas que se devíam fazer e preferimos fechar os olhos por causa das vitórias e depois quando vêm os problemas colocarmos tudo no ombro do treinador...

    ResponderEliminar
  31. Agora, sei que é fácil falar, depois de um resultado negativo, mas penso que o Prof. Jesualdo não respeita o Sporting, e pq?

    Porque já jogou várias vezes contra os lagartos e o meio campo deles foi sempre superior, devido ao 4-4-2 ser melhor do que o nosso 4-3-3.

    O Sporting joga sempre no nosso erro, por isso não joga com uma equipa tão ofensiva, mas ganha quase sempre... e eu estou farto de perder com eles.

    O Paulo Bento é matreiro e o Jesualdo devia saber disso, porque para o Sporting se não ganhar não há problema, pois são eternos segundos, mas só são segundos no campeonato, pois nos jogos entre os dois clubes, nos últimos jogos, há uma grande vantagem dos lisboetas.

    Prof Jesualdo não tenha receio em mudar o sistema táctico contra equipas do seu nível e não seja arrogante e pensar que os adversários é que têm que jogar conforme a equipa do Porto... se pensa assim está enganado.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  32. ps: ricardo costa :

    concordo plenamente com quase tudo o que dizes ,
    apenas três reparos :

    porque dizes que nao voltas a ver outro jogo vs o sporting com o jesualdo ? ao ler o resto do comentario, devia ser nao voltas a ver outro jogo vs sporting enquanto esta sad lá estiver.

    relembro ainda dois misterios para mim, especialmente por nem no banco nem na pre epoca tiveram hipotese : pitbull e ibson ... pitbull, nem que apenas pela temporada passada que fez no setubal, merecia hipotese. possa, se o lino teve hipotese apenas pelas bolas paradas , o pitbull marcou mts golos de bola parada no setubal.

    isto para nao falar no machado e barbosa !!!!!

    sobre o vieirinha nao me prenuncio, pois desiludiu-me um pouco no leixoes.

    o hulk, apesar de concordar contigo no valor do passe, penso que é um jogador interessante para ter no banco. o mesmo para mariano, é um bom jogador para o banco quando é preciso segurar algum resultado, pois este nao cria , é verdade, mas também nao compromete e ajuda muito e trabalha muito.

    sobre o farias, é um avançado tipo adriano. ou seja, se estiver a ser muito bem servido e contra defesas medianos, faz uma enchente de golos. são jogadores que no maximo são bons para ter no banco para o longo campeonato, de forma a descansar os titulares nos jogos mais faceis.

    ResponderEliminar
  33. outro ps: possa , isto hoje tá rapido :

    ricardo costa... também falei nesse aspecto mourinho e jesualdo, deste ultimo aceitar as porcarias da sad.

    ainda te ajudo mais a relembrar o caso adriense e um tal de leo lima !

    sobre o leandro ... alguma vez o antigo fcp contratava alguem sem saber a idade dele !?

    ResponderEliminar
  34. Ricardo, eu que até não concordei contigo, nalgumas situações, agora subscrevo o teu comentário. Esperei para criticar o Bolatti, o Stepanov e o Farías porque achei que mereciam uma segunda oportunidade, mas agora acabaram-se as calmas. Do Hulk desconfiei logo, não pela qualidade que desconhecia, mas pelo preço (só de pensar no gozo que vou levar de alguns amigos meus lampiões por, no ano passado, os ter gozado de fininho, pelo facto do clube deles ter dado 9 milhões pelo Cardozo... mas com isso posso eu bem).
    Foi confrangedor olhar para o banco e, de repente, ver que o único jogador que oferecia algumas garantias para o ataque era o Candeias. Jogador esse que daqui a uns meses está emprestado e a estragar-se num clube qualquer do meio da tabela para baixo só, se calhar, porque o empresário não é um amigalhaço de algumas pessoas.
    Mas depois a culpa é do Jesualdo...

    ResponderEliminar
  35. As conhecidas transicções rápidas do porto necessitam de mais inteligencia por parte do hulk, ele não procura as diagonais nas costas. Forçasamente terá que entender que a bola bem passada é bastante mais rápida que as suas arrancadas.
    Lucho pareceu me irreprensivel, bem como meireles e guarin mas estes não se complementam ou seja existe desiquilibrios nítidos nas transicções defensivas que a meu ver apenas fernando poderá corrigir, visto bolatti não ter intensidade de jogo compativel com as ambições do porto.
    Penso que Jesualdo estará a lidar correctamente com a quebra fisica de Quaresma que nos passados seis meses tem perdido explosão e a capacidade de quebrar o ritmo de jogo mas tambem com o psicológico debil do atleta que procura um novo desafio e novo ordenado. Desculpem me achar que jesualdo está a ter uma atitude a Porto nesta situação.

    Mariano foi a grande perda do Porto para este jogo, tinha se mostrado excelente no passe e cultura de movimentos e sobretudo na pressão alta que em conjunto com lisandro e lucho criavam muitas dificuldades na primeira fase de construção como foi visivel no jogo contra a Lázio.

    Esperemos por melhores dias.

    cumprimentos
    Nelson Pena

    ResponderEliminar
  36. Nem era para vir já aqui comentar o jogo, mas depois dos disparates que tenho lido por essa net, tinha mesmo de ser.
    Há umas 3 horas que o jogo acabou e desde então já se criticou tudo.
    O Jesualdo não é treinador, a SAD é só chulos e os novos jogadores são todos uma merda.
    Calma caralho!
    Ninguém mais do que eu ficou irritado com mais uma derrota contra os lagartos, mas também não vale a pena agora pôr tudo em causa.
    Agora é culpa é do Farías, que não é ponta-de-lança para o Porto.
    Ou do Lucho, que não sabe marcar penaltys.
    Vi um jogo em que mais uma vez os lagartos tiveram uma sorte de todo o tamanho, marcaram dois golos que foram dois chouriços, o FCP falhou golos atrás de golos... e até uma anedota de guarda-redes como o Patrício hoje defendeu tudo o que havia para defender.
    É claro que tivemos erros inadmissíveis, e que perdemos por culpa própria, mas temos de dar tempo aos novos jogadores e ao treinador para trabalhar com muitas caras novas.

    Ainda me vêm falar do Quaresma, que se ele estivesse em campo não perdiamos...
    Onde é que estava o Quaresma quando o FCP foi a Alvalade no ano passado, ou na final da Taça, ou no jogo contra o Shalke? Em campo, não era? A falhar golos de baliza aberta e a perder-se em fintas na linha, a segundos do fim do prolongamento!
    Como se um cabrão que anda amuado há meses e a dizer nos jornais que está na altura de sair fosse a solução para os males do FC Porto! Essa conversa de merda é para o casmurro do Miguel Sousa Tavares, não é para pessoas que vêm futebol com dois olhos abertos.

    Agora vou uma semaninha de férias para acalmar os nervos, volto com o rescaldo da 1ª jornada.
    Hoje, perdemos, pronto.
    Bola para a frente!

    ResponderEliminar
  37. Caro Iori:

    Essa de não voltar a ver um jogo do Porto- Sporting enquanto Jesualdo for treinador é pura superstição porque parece que o Jesualdo tem que ir á bruxa nos jogos com o Sporting.
    .
    Hoje não acho que tenha sido por ele que perdemos,foi porque de facto os jogadores do Sporting foram melhores,ganharam todos os duelos individuais e não a equipa e o movimento colectivo em si.
    O problema esteve na falta de qualidade de alguns jogadores do Porto e da falta de opções para alterar o rumo das coisas...
    Opções erradas de Jesualdo?Colocar Benitez e não Fucile,colocar Farías mas também se viu depois que o Hulk faría melhor mas não muito uma vez que parece sofrer de uma incompatibilidade com a bola de futebol uma vez que sew fartou de tropeçar nela,mas pelo menos corre e qq jogador que se mexa já é melhor que o Farías para mim.
    .
    No Japão ter aquela incompatibilidade toda com a bola não deve ser problemático uma vez que os japonese não a têm igualmente,mas na Europa isso é um sério problema. Cá não lhe basta ser o mais forte e o mais rápido como era lá para desfazer as defesas fraquíssimas da 2ª liga japonesa.
    .
    Mas acredito ainda que possa dar mais qualidade que o Farías mas isso qq jogador faría,não me venham é dizer que o valor dele é real e não fruto de comissões...Porque se o Hulk vale 11 milhões então acho que o Porto está a pedir mt pouco pelo Quaresma,ele nao vale 40 vale 100.
    ..
    .
    Sobre o Ibson e o Pitbull é um grande mistério e que não vi ninguém do clube a pronunciar-se...Já imaginaram o que era em vez de ter que jogar com um jogador imaturo como o Guarín numa posição que não é a dele poder ter um meio campo com Meireles,Ibson e Lucho...?
    Ou em vez de ter que entrar com Farías entrar com Pitbull numa faixa e Lisandro no meio?
    E já agora imaginem o que era olharem para o banco e terem Helder Barbosa,Paulo Machado e Bruno Gama em vez de Tomas Costa,Lino etc...mais animador nao acham?
    .
    .
    Flashmoments hás-de me dizer que cultura de movimentos tem o Mariano...O único movimento que o vejo fazer é correr como uma barata tonta,sem o mínimo de classe com a bola no pé e até no estilo de jogo e totalmente incapaz de ganhar um duelo individual o que nao extremo é algo de fundamental.
    .
    Pressiona e corre muito=? O Candeias hoje pressionou,ganhou um penalti,passou pelos adversarios e quando perdia a bola pressionava até recuperar bola ou ganhar canto e tem muito mais qualidade tecnica e velocidade de Mariano.
    Nao sei se tem a mesma "cultura de movimentos" mas sei que pelo menos nao me da a vontade de abandonar o estádio como me dá sempre que vejo o Mariano a jogar.
    .

    .
    .
    Ainda vamos a tempo de retocar o plantel,melhor que o façam agora do que deixar para Janeiro quando as coisas já vão tortas...
    .

    Uma coisa podemos ter certeza,este ano teremos concorrência a sério pelo titulo.
    O Sporting apresenta-se neste ínicio de época mais forte que nós,com melhores opções no seu plantel e este campeonato será duro,assim como a Champions se não tivermos Quaresma e Jesualdo nao conseguir fazer milagres com estes reforços que lhe deram.
    .
    saudações portistas
    .

    ResponderEliminar
  38. Estou a ver que cegueira anti-Sad invadiu isto e nao ha quem vos segure. Vao de vento em popa.

    Jesualdo tem e sempre teve desde que treina o FCPorto o melhor plantel em Portugal.
    Contra o Sporting gosta de inventar e o Porto perdeu. Mais uma vez.

    Foi um jogo. O treinador deciciu mal e perdeu.

    Ja sei que de cada vez que o Porto perde, aqui estao voces a criticar a SAD em toda a linha, mesmo num jogo em que perdemos porque determinados automatismos ainda nao estao criados e porque Jesualdo colocou mal as pedras no tabuleiro.

    O Fernando deu maiores garantias em qualquer dos jogos que efectuou. Ele teima no Guarin a 6. E teima em nao colocar o Meireles a trinco, porque diz ele, nao esta para perder 2 anos de trabalho.
    Mas depois nao se coibe de colocar Lisandro amarrado a uma faixa, por sinal a de Sapunaru que jogou com pouco apoio.

    Depois das asneiras da época passada volta a repeti-las neste jogo com o mesmo resultado. Lisandro nas faixas. Depois de toda uma época como 9 e Farias sem lugar no plantel a titular no eixo do ataque.

    A SAD cometeu os seus erros nas contrataçoes na era pos-Mourinho, as comissoes existem. Ja aqui o critiquei.
    O facto de nao terem recorrido da decisao da liga de clubes é igualmente criticavel e fi-lo.

    Mas quando a responsabilidade da derrota é do treinador é a ele que se lha deve pedir. E isso meu caro Ricardo Costa, nao é covardia, é analisar o jogo. De uma forma diferente da que tu analisas mas que deves respeitar, senao começamos a descer de nivel e acaba-se o dialogo que se quer educado.

    Quanto aos plantéis e dadas as devidas diferenças dos jogadores, por alto e comparando, temos laterais que sao melhores do que o Abel ou do que o Caneira. Os nossos centrais sao melhores que os do Sporting. Lucho é superior a qualquer um dos centrocampistas do sporting. Meireles fez uma grande partida e nao deve em nada aos centrocampistas do sporting. Rodriguez é um jogador muito superior a qualquer dos alas leoninos e se quiserem trocar o Lisandro ou o Hulk por um qualquer Djalo ou Derlei em final de carreira, ou Postiga, força. Se quiserem trocar o Lisandro pelo Liedson façam favor.
    Se nao veem um enorme potencial no Hulk entao nao vale a pena discutir jogadores.

    Graças a Deus que nao sao voces que estao à frente do nosso futebol senao teriamos mais ou menos os mesmos titulos do sporting. E ai sim, ai voces estariam aqui a dizer que seriamos os maiores e o nosso plantel é que assim é que era bom.

    Ricardo Costa, enuncias diversos erros de contrataçoes da SAD com os quais concordo mas pelo que entendi, neste momento se tivesses voto na matéria, estavas a pagar ordenados ruinosos ao Baptista, ao Crespo e ao Saviola.

    Depois falam que ninguém sabe quem contrata e quem dispensa. E nos outros clubes sabem? Ou ignoram a realidade do futebol actual. Se o treinador nao tem personalidade forte entao nao decide. Se tem decide quem quer e quem dispensa.
    O que é verdade para uns é-o para os outros. Por exemplo no caso do Pitbull como é que voces sabem que nao foi Jesualdo que nao o quis? Tal como nunca quis o Ibson.

    ResponderEliminar
  39. Soren preferes gastar os ordenados em Saviola,Crespo ou Batista que seríam efectivas mais valias em Benitez,Bollatis,Linos,Farías e as carradas de jogadores emprestados fruto da política de descarregamento?
    Eu não,eu prefiro investi-lo em mais valias,como o Porto investiu ao contratar Anderson ou Lucho por exemplo.
    .
    .
    Soren,eu ja apontei os erros do Jesualdo para este jogo.Mas querer fechar os olhos para o facto de que ele nao tem culpa de enquanto uns recebem Reyes,Aimares,Rochembacks nos recebemos Benitez e Hulks...
    .
    Melhor plantel?
    Diz-me jogadores medíocres no sporting.O grupo deles.:Ronny,Romagnoli?
    Pois no Porto tens:Bollati,Lino,Stepanov,Benitez,Farías,Mariano e isto sem meter o Tomas Costa que nada provou até ao momento.Parecem-me demasiados jogadores medíocres para uma equipa da dimensão do Porto.
    .
    .
    Diz-me la que culpa teve o Jesualdo?Por colocar o Guarín a trinco,engraçado num texto eu escrevi que o Guarín não era trinco e uma série de portistas diziam que estava errado e que ele era bom era a trinco.
    .
    Em colocar o Lisandro numa faixa?Que devia ter feito diz lá?O único extremo disponível era o Candeias,eu defendi aqui que ele jogasse,a grande maioria defendeu Hulk ou Farías e nos dois casos o normal era o Lisandro passar para a faixa.
    .
    E o Lisandro na faixa ja fez grandes jogos tambvém,o Jesualdo nao tem culpa que o Lisandro nao tenha jogado nada neste jogo,nao tenha sido o elemtno desiquilibrante que costuma ser e muito sinceramente acho que o Lisandro ainda conseguiu jogar pior a ponta de lança neste jogo do que a extremo.
    .
    São esses os grandes erros que vês no Jesualdo este jogo?>Foi por ter jogado o Farías e nao o Hulk que a defesa do Porto meteu água com o Sapunaru de um lado e o Benitez do outro?
    .
    .
    Reparaste o nº de bolasd que o Hulk perdeu e o nº de vezes que ele tropeçou na bola?Eu contei umas 4 pelo menos...
    Ele é melhor que o Farías?É.Mas vale 11 milhões?Nem em sonhos.
    .
    Acho que o titular devía ter sido o Candeias e mudar o mínimo.Mas já se sabia qe Jesualdo optaría por Hulk ou Farías e ele preferiu Farías por este já conhecer melhor os automatismos da equipa e por ja ter jogado algumas vezes com Lisandro na faixa e estar mais integrado na equipa por já cá estar há um ano.
    .
    Mas não seja por isso,ele tirou o Farías e colocou o Hulk.Viste o Porto melhorar muito com a sua entrada?Melhor ficou porque passou a jogat com 11 mas também o Hulk nao fez nada que justifique essa coisa de dizeres que el tem um potencial gigantesco.Ele ainda nao provou nada.
    .
    .
    Quanto ao Jesualdo ganhar por ter o melhor plantel de longe isso é uma visão totalmente redutora do trabalho do professor nestes 2 anos que fez uma máquina de jogar futebol mesmo com a sad a descarregar jogadores no plantel que ele nem conhece e mesmo sem ter um efectivo reforço desde que chdegou ao clube.
    Teve este ano apenas com Rodriguez.Só á 3ª e+poca para ter jum Rodriguez.
    .
    .
    Mesmo assim ele contentou-se com o que ja tinha e com o que ja tinha fez equipas super competitivas que dominaram em Portugal e apresntaram qualidade lá fora e teve que dar a cara pelo clube quando os administradores da Sad se esconderam após o apito dourado.l
    .
    Plantel?
    Força,Ve a exibição hoje do Abel que conseguiu anular o Rodriguez com a do Sapunaru que foi uma via aberta para Izmailov fazer o que queria pela esquerda.
    .
    Caneira internacional portuggues comparado a um suplente do Lanus que chegou ao Porto nao se sabe muito bem como...=?Acho que fico com o internacional português.
    .
    Dupla de centrais:Bruno Alves é de craveira internacional,o Pedro Emanuel é um grande capitãpo mas já sem idade para estas andanças,o Polga é melhor que Pedro Emanuel actualmente.
    .
    Trinco?Veloso para Guarín ou Fernando...Melhor nem brincarmos com isso.
    .
    Rochemback x Lucho?Lucho é melhor como é óbvio mas a diferença nao é tao grande como a de Veloso para Guarín.
    .
    Izmailov x Rodriguez? Eu acho melhor o Cebola mas o facto é que tem se mostrado muito intermitente no Porto e hoje o Izmailov jogou muito melhor.
    .
    Vukcevic x Mariano?Não podiamos ter oferecido o Mariano no negócio Postiga e trazer o Vukcevic?
    .

    .
    Farías,Hulk ou Liedson?Prefiro o Liedson,pelo menos ja provou alguma coisa na Europa.
    .
    Sapunaru X Abel-nao arrisco a dizer sapunaru porque so vi um jogo oficial e ele foi dos piores em campo e espero mais dele para analisar.
    .
    O Jesualdo nao tem esse plantel maravilha qye pensas,muito longe disso,ja no ano passado nao o tinha.Tinha um 11 muito bom,mas nao tinha opções no banco para chegar longe na champions.Tinha perdido elementos da qualidade de Anderson e Pepe e nao recebeu nenhum jogador der qualidade para entrar na equipa inicial.Teve que rentabilizar o que ja tinha.
    .

    Mesmo assim dizimou a concorrencia em Portugal.
    .
    Da mesma maneira que ganhou uma liga em pleno arrebentamento do apito dourado e totaslment isolado e tendo que mudar uma tactica maluca de Adrianse e com um plantel que nem tinha escolhido.
    .
    .
    .
    Soren,eu respeito a tua opiniao como é óbvio,não esperes é que concorde com ela.
    Nunca vou estar de acordo que um jogador da 2ª liga japonesa valha 11 milhoes de euros,isso é totalmente irrealista.
    .
    Assim como é querer tapar os olhos depois deste jogo em qque se viu os reforços do Porto a fazerem exibições medíocres e os do sporting a jogarem bem melhor querer colocar as culpas no Jesualdo.
    .
    Critiquei e muito o Jesualdo nas derrotas passadas,aí sim a culpa foi dele.,quando mudou a táctica por causa do Sporting e se amedrontou perante o Sporting e desfez os automatismos já sedimentados que a equipa tinha.
    .
    Hoje?jogou em 4-3-3,entrou para ganhar o jogo,errou numa ou noutra opção tal como P bento por exemplo ao colocar Romagnoli que foi tambem uma nulidade,mas o que fez a diferença neste jogo foi sem dúvida a qualidade dos jogadores do Sporting e a falta gritante de qualidade neste jogo de alguns dos nossos nomeadamente os reforços_:Benitez e Sapunaru e outros como o Farías que também muiutos aqui o defendiam e nunca tiveram a coragem de dizer wque foi um negócio estranhíssimo pagar 4 milhoes de euros por semelhante nulidade.
    .
    Aí também se fechou os olhos e quis-.se acreditar que ele alguma qualidade tinha quew ter r que quem o foi buscar estava cheio de boas intenções...
    .
    .
    Para terminar,eu não sou nem anti nem pró Sad. Aliás eu sou a favor que os clubes sejam Sads,sou contra algumas políticas dos administradores da nossa Sad o que nada tem a ver com a idéia de Sad e que não quer dizer que envolva todos.
    .
    Muitos vêm as coisas como preto e branco:ou se é a favor de tudo o que se sai da Sad e nao se critica ou não se é portista ou um anti Sad.
    Eu sou a favor é do F. C. Porto.O clube.Isso para mim está acima de tudo,acima do administrador A, B ou C e acho que é assim que tem que ser.
    -
    .
    saudações portistas e desculpa Soren se em algum momento fiz passar a idéia que te estava a atacar ou a desrespeitar,não foi de todo a minha intenção.Apenas não concordo contigo,e a atacar era apenas os teus argumentos mas de forma ordeira e numa troca de idéias que acho que só benefecia o nosso clube.
    .
    Não há antis nada,aqui somos todos pelo Porto e todos queremos que o Porto seja o melhor possível,uns por umas vias outros por outras,uns acham que um caminho é melhor outros outro,mas no final todos queremos o mesmo:o melhor para o nosso clube.
    .
    .
    Saudações portistas
    .

    ResponderEliminar
  40. Estou farto destas derrotas com o scp.

    O que falhou no jogo de hoje em 1 lugar foi quaresma,tarik,mariano estarem indisponíveis, as alternativas eram farias candeias e hulk, se não gostei de farias na pré epoca hoje ganhei-lhe um odio de estimação nao corre nao tem força garra nem ve-la, mandei-me este jogador em bora e ponham o adriano a jogar ele não tem uma tecnica deslumbrante mas nunca vira a cara á luta e marca golos, as outras duas alternativas eram melhores mas muito inexperientes para um jogo destes.

    depois no meio campo acho descabido puxar o meireles para 6 porque a dupla que ele forma com lucho é boa de mais para ser desfeita, mas guarin ainda não está pronto para jogar a 6 acho que o problema dele é mesmo a inexperiência que tem na posição porque tem as características necessárias para fazer o lugar pelo que acho que fernando tem que ter uma oportunidade.

    Por fim nas laterais fucile é o melhor lateral do FCP tem que jogar estava convencido que iria jogar no lugar do benitez espero que jogue já no proximo jogo.

    Quanto aos reforços comissoes etc, acho que este ano a colheita foi boa tirando o lateral esquerdo que gostava que tivesse vindo alguem com mais experiência, quanto ao preço do hulk daqui a um ano falamos.

    Sobre o jogo o FCP esteve muito abaixo daquilo que pode e deve fazer, ainda assim não esteve muito pior que o scp, a diferença foi os golos sofridos com erros infantis (no segundo golo chegam a ser patéticas as intervenções do sapunaru) sendo que no ataque fomos muito perdulários, os laterais foram muito maus penso que foram a principal razão pela qual a equipa nao funcionou, rodriguez nunca teve apoio nenhum deles.



    Passem por http://legionofdragons.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  41. Quer-me parecer, como sportinguista, que o erro de Jesualdo é mais ou menos o mesmo que a maioria dos adeptos que aqui comentam: subestimaram o Sporting. Com tantos nomes, esqueceram a realidade, de que jogam 11 contra 11 e no fim ganha quem quer mais vencer. E o Sporting quis mais.

    Já vi por aí comentar que foi sorte nos ressaltos de bola que deu os golos. Mas já é sorte em 5 jogos em 6. Já deixou de ser coincidência. Além disso, a sorte trabalha-se. Curioso ter que falar nisto a adeptos do FCP.

    Mas ainda estamos agora a começar. Resta saber que equipa do FCP vamos ter agora. Se a unida e regular da época passada, ou se a novela Quaresma foi o início da cisão do grupo de trabalho, e se isso trará intranquilidade ao balneário. É que se quando se ganha, são todos amigos, quando se perde, zangam-se as comadres.

    No Sporting, os grandes jogos motivam. Resta saber o que acontece nos pequenos jogos, quando o tempo começa a passar, o marcador está em branco, falha-se o passe no meio campo e é golo em contra ataque...

    ResponderEliminar
  42. Um aparente sinal de alguma intranquilidade no FCP, que pode ilustrar o que digo é o penalty falhado. Normalmente são sinais de intranquilidade do jogador. Eu sou Sportinguista, sei do que falo...

    ResponderEliminar
  43. Perder 4 vezes consecutivas com o Sporting é felizmente fenómeno recente. Mas nos últimos 30 anos ganhamos tantas vezes em Alvalade e ao invés perdemos muito poucas vezes em Casa com eles.
    É este o lenitivo que precisamos!
    E se repararmos bem em nenhum deles perdermos por causa da «superoridade adversária», mas sim ou por aselhice e muito pouca sorte, ou por erros flagrantes da arbitragem.
    Força Porto!

    ResponderEliminar
  44. Uma nota:

    Se o remate do Lucho entra em vez de ir ao poste...o jogo era outro...o resultado também...e a conversa aqui...meu Deus nem se fala...totalmente outra!!!

    Sangue frio...é o que é preciso!
    A decepção é normal mas é preciso discernimento...

    ResponderEliminar
  45. Estou extremamente desiludido com o resultado, com a exibição de certos jogadores e até com a arbitragem, mas acima de tudo estou profundamente desapontado com o nosso treinador que, em sete jogos contra o SCP, perdeu cinco e venceu apenas um!
    Pelos comentários que li,,falam nas contratações,na SAD..ETC..,mas o facto é que o homem não pesca nada do assunto,perde sempre na aposta surpresa,na constituição do nosso meio campo e contra o P.Bento leva uma tareia de táctica!!
    Neste jogo, não fomos inferiores ao adversário em NADA!
    Tivemos varias oportunidades de golo,o guarda redes adversário esteve em destaque com inúmeras defesas e eles fizeram 3 ou 4 remates e marcaram dois golos, que foram fortuitos na forma como foram obtidos.
    Agora o onze inicial foi mal estruturado: Rodriguez na direita,Farias a titular,Guerin perdido,Fucile no banco, o Candeias fez mais a extremo direito em 20 mns que qualquer outro …e o único trinco que faz bem o lugar é o Fernando e mais ninguém!
    Quando corrigiu algo na 2ª parte, sofremos o 2º golo e depois foi vê-los defender claro!
    Depois tivemos a arbitragem que ninguém fala:Todos vimos o Lucho ser agredido pelo Rochemback sem a devida punição (diga-se cartão vermelho),as entradas maldosas de Caneira sobre Rodriguez e as do Derlei passaram incólumes, inúmeras faltas sobre Lisandro, Rodriguez e meireles que não foram assinaladas ,mas depois viu-se uma falta inexistente de benitez sobre Derlei (que passou o tempo todo a provocar os nossos jogadores)a ser sancionada com amarelo,o Lucho viu amarelo numa falta normalisima sobre Moutinho, depois de ter sofrido faltas bem mais graves etc..
    Então isto não é condicionar o desenrolar do jogo?
    Um VERGONHA ...mas na minha opinião o FCP é claramente superior ao SCP ao nível do plantel e daí sermos TRICAMPEOES ,mas a eliminar levamos tareia dos atleticos ,shalke, Fatima, e deste Scp do P.Bento!!
    7 Jogos, 5 derrotas..dá muito que pensar!

    ResponderEliminar
  46. Custa voltar a perder p a mesma equipa... custa k o melhor jogador do plantel mande um excelente remate ao poste e falhe um penalty.. custa ouvir criticas e + criticas a uma equipa TRI-CAMPEÃ!!! Nenhuma equipa é perfeita, mas acredito neste grupo de trabalho!!! E mais: se tivesse alguns dos jogadores, ou msm o plantel td, de kualker uma das equipas da lixeira da 2ª circular de Lx, axo k morreria de desgosto e decepção!!! RUMO AO TETRA... FCPORTO SP!

    ResponderEliminar
  47. Ricardo Costa
    Mariano acrescenta algum interesse ao jogo do porto pois preenche correctamente o meio campo quando dos movimentos do lucho, interpreta bem o jogo vertical e tem qualidade de passe com os dois pés.
    Tem de melhorar a indecisão e a falta de confiança mas acredito que poderá ser útil. Além disso tem um pulmão europeu! Aqueles que podem acrescentar a diferença nos jogos a doer na champions, ao contrário de tarik e quaresma.

    ResponderEliminar
  48. Calma amigos. Fiquei desapontado e nem saí de casa depois do jogo, para não enfrentar alguns comentários. Não gosto de perder nem a feijões, mas, se tiver que perder alguma coisa, não me importo de perder a próxima Super Taça,nas mesmas condições. Isso significará que fomos novamente campeões e o Benfica nada ganhou.

    ResponderEliminar
  49. iori, o jesualdo n tem culpa, culpa tem quem o pos lá a treinar e quem lhe chama de mestre!! ehehe mestre deve ser de falhar!!

    o porto com um treinador minimamente inteligente limpava isto tudo na boa aqui no burgo..mas assim....

    ps: continuem a chamar-lhe mestre.. e a baterem palmas por em 5 competições ganhar 1 como o clube q tem!!

    ResponderEliminar
  50. O Jesualdo é um excelente treinador. Um homem competente que teve o azar de só agora, com a idade que tem, ter a oportunidade de treinar um grande. Comete erros como o comum dos mortais, reconheço isso. Por exemplo, no ano passado, irritou-me tremendamente que tenha jogado em 4-3-3 sempre e depois em determinados jogos cruciais tenha mudado para o 4-4-2, apostando nalgumas nulidades como o Kaz, ou em jogadores que são úteis, mas que não tinham qualidade para aqueles jogos, como Cech. Mas errar é humano e, por isso, aceitável desde que se acerte mais vezes, no caso do Porto muitas mais vezes, do que se erre, que foi indiscutivelmente o caso.
    Desde já digo uma coisa: a mim não me passa pela cabeça acabar a época com outro treinador que não seja ele, independentemente dos resultados. Se os resultados forem bons, como acredito e espero, não há razões para que ele saia, mas se forem maus também não deve sair, pelo contrário. Porque se não forem satisfatórios, ele não tem culpa porque não me venham dizer que foi ele que escolheu os reforços porque nãoi foi. Além do mais se ele sair quero ver quem é que o vem substituir e seja quem for tenho as minhas sérias dúvidas que faça melhor. Mas já agora gostava que aqueles que criticam o treinador que em 2 anos foi duas vezes campeão neste clube (como se isso fosse uma coisa facílima, que o digam o o Octávio, o Fenandez, o Del Neri, o Couceiro e até o Fernando Santos, pessoa por quem agora até consigo nutrir alguma simpatia), avançassem com nomes para a sucessão do professor. Aceitam-se sugestões.

    ResponderEliminar
  51. flashhhmoments disse...
    Ricardo Costa
    Mariano acrescenta algum interesse ao jogo do porto pois preenche correctamente o meio campo quando dos movimentos do lucho, interpreta bem o jogo vertical e tem qualidade de passe com os dois pés.



    loooooooooooooooool

    qualidade de passe o Mariano!?!!? o gajo que falha passes a 1 metro?? que mete 50% das bolas fora quando tenta passar!? fogo..por amor de Deus..

    ResponderEliminar
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  53. Uns defendem, outros atacam o Jesualdo e/ou SAD..
    Na minha opinião, o grande erro, foi o ataque (ataque é a melhor defesa), se mantivesse o Licha na frente, C.Rodriguez e um EXTREMO de raiz (Candeias), seria bem diferente..assim jogamos praticamente sem ataque, porque o Lixa não tem rotinas de ala, nem chegou jogo ao Farias.. ou seja erro: ADAPTAÇÔES (historia de sempre)..

    A defesa também falhou, aliás escrevi isso, logo depois do jogo contra a Lazio, sabia que estavam pouco entrosados.

    Quanto ás opções sobre jogadores, não me venham dizer, que as contratações não são com o aval do Jesualdo.. dispensa a prata da casa, e pede jogadores altos, fortes, rebustos.. pa toda a gente sabe que o Pinto da Costa gosta do Ibson, e queria-o no plantel, vão dizer que foi a SAD que o dispensou? claro que foi o JUJU para contratar 2 ou 3 médios possantes.. :(

    Quem pediu o Kaz!? foi a SAD, ou seria o JUJU, que ja o tinha debaixo de olho!? "o gajo é alto e forte" .. parece o berlin do "socolari", fala fala na altura dos alemães, a Espanha, com metade da altura e peso deles, ganhou e bem (ultimo europeu)!!

    Reparem em todas as contratações, vejam se não são todos os jogadores, com as características que o Juju tanto quer..e ainda falam da SAD? A SAD dá-lhe é demais..para tão pouco proveito e rendimento que ele tira dos jogadores, Quanto tempo ele está no FCP? Quantos títulos? Até o Adrianse, tem melhor registo..

    Para quem diz que o Juju, aposta nos jovens do clube, B. Gama, P. Machado, H. Barbosa, Nuno's Coelho's, Rui Pedro, e muitos outros, com qualidade, .. para não falar no Pitbull. Gritantes opções..
    Sei muitos treinadores, que iriam de certeza evoluir estes jovens, capacidade que o Jesualdo não tem!

    ResponderEliminar
  54. Já aqui defendi várias vezes que a forma como Jesualdo forma o meio-campo é um erro crasso.Guarin não é claramente um trinco.Com ele na posição 6 a equipa perde coesão defensiva.Além disso obriga-se R.Meireles a desdobrar-se em tarefas que não lhe competem quebrando as rotinas do meio-campo.Meireles é o pulmão desta equipa e Lucho o cérebro.
    Com este sistemaa equipa torna-se vulnerável defensivamente, perde nas transições ofensivas e acaba por presionar mais atrás.O resultado é o que se viu.
    Tendo no plantel Fernando um trinco de raíz e jogador de grande nível , é inexplicável que Jesualdo insista neste sistema que a manter-se dará seguramente maus resultados.Termino com uma pergunta.Depois do que se viu ontem Fucille não tem lugar nesta equipa?

    ResponderEliminar
  55. O facto é que de ano para ano as contratações são feitas ao sabor dos comissionistas, logo não são contratados jogadores para as posições correctas.

    Os laterais deste ano meu deus que miséria;
    Fucile de fora com estes concorrentes - absurdo;
    Hulk e Farias dos dois não fazemos um;
    Mas o mais preocupante é o facto de ainda ninguém ter explicado o que se passa com o Quaresma. Meus amigos esclareçam de uma vez por todas para que as duvidas deixem de persistir. Será que vai embora ou está com falta de condições para jogar (fisicas ou psicológicas.

    E para concluir, o facto não está na derrota mas sim em mostar de uma vez por todas que temos a melhor equipa e que somos os melhores de Portugal e não deixar que ningém se divirta com nenhum troféu onde estamos inseridos.

    ResponderEliminar
  56. Não é a primeira vez que ouço falar em superioridade no jogo que perderam. Mas não compreendo a que se referem. Então a ganhar 1-0 ou depois 2-0 era dever do sporting atacar? É normal que o porto a perder fosse para cima do adversário. Nem outra coisa era de esperar.

    Mas se querem falar em superioridade, falem do resultado. 2-0, com um penalty falhado não deixa margem de argumento. E é que nem sequer é a primeira vez. Não procurem mais responsáveis do que a vontade do SCP em ganhar ter sido superior à do FCP.

    Isso das faltas e tal, é sempre discutível. Argumentaria com o penalty no mínimo duvidoso, um defesa central a entrar durinho como sempre, um ala ex-benfica a tentar tirar de esforço a um adversário... Não vamos por aí. O árbitro não nos ganhou o jogo.

    Se é de plantéis fortíssimos que querem falar, também dá, mas aviso que isso é conversa de lampião que leva na terraqueta todos os anos apesar de serem os melhores do universo e quiçá da europa.

    É preciso respeitar o plantel do porto, que é de facto forte, faltando entrosar alguns elementos novos que chegaram, e faltando a devida humildade ao professor. Nenhum dos jogadores desaprendeu o que sabia. Depois disso, se o conseguirem, acho que voltam a ser a máquina do ano passado. Veremos. Saudações desportivas.

    ResponderEliminar
  57. Valdemar, sem dúvida que o Sporting ganhou com todo o mérito. Se fez muito mais do que o Porto fez? Não, não fez, concordarás que não. Aproveitou dois erros incompreensíveis da defesa do Porto, coisa que nós não fizemos, por exemplo, naquele lance em que o Polga escorregou e o Lucho falhou no último passe, assim como não aproveitamos o penalty.
    O que se passa é que alguns portistas ainda estão revoltados com coisas que se passaram no passado recente e depois acabam por inadevertidamente misturar as coisas.
    É muito bonito dizer que o Paulo Bento, na época passada, somou três vitórias contra o Porto em quatro confrontos, quando o primeiro jogo, para a supertaça, o Sporting venceu de um modo escandaloso. No terceiro jogo, para o campeonato em Alvalade, levaram um banho de bola e um empurrão forte do Xistra, o mesmo árbitro de ontem à noite. Por último, na final da taça, onde o senhor Benquerença, sim o mesmo da meia-final da taça de 2006 (jogo em que dizem que foram prejudicadíssimos e ainda me hão-de dizer porquê) os levou ao colo para a vitória, num jogo em que o Porto também esteve a baixo do nível habitual. Não penses que me esqueci do Porto-Sporting do ano passado, nas Antas. Nesse jogo vencemos com um golo de livre indirecto. Um golo que vocês muito contestaram, sem razão. Até o Paulo Bento admitiu que o árbitro esteve bem.
    O que irrita mais, pelo menos a mim, nem são as situações que acima referi. O que irrita é ver a choradeira que fazem de cada vez que perdem. É a semana toda a falar e a encontrar erros onde muitas vezes nem existem, é um alarido tremendo. Basta ver o programa Dia Seguinte, em que o dr. Dias Ferreira diz o que quer e lhe apetece com a conivência dos outros dois. Mesmo quando há situações de benefício ao Sporting ele tenta passar por cima e quer o Seara quer o Guilherme Aguiar calam-se, como se tivessem medo de lhe dizer as verdades (se calhar têm mesmo). Não é para admirar aquela discussão entre ele (Dias Ferreira) e o professor Pedro Baptista, no Jogo Falado, o que motivou a saída de ambos do programa. Falam em sistema, mas esquecem-se que o sistema de que falam deu muito jeito para ganharem em 99/00 e 2001/2002 com aquela catrefada de penalties.
    Falam da mão do Ronny quando, na semana antes, tinham ganho ao Nacional com um golo irregular e no ano anterior em que só não foram derrotados, em casa, pelo Leiria porque o fiscal de linha ficou a esfregar o olho e não viu a bola dentro da baliza.
    Agora falando apenas no jogo de ontem, não há dúvida de que a vossa vitória não merece discussão, até porque os erros de arbitragem não contribuirão, em minha opinião, para influenciar no resultado final.

    ResponderEliminar
  58. Caros

    Como Sportinguista, fico feliz com a vitória de ontem. Ganhámos e é o que interessa. Se resulta de ressaltos ou de jogadas elaboradissimas não me diz nada. Os ressaltos resultaram de jogadas de ataque do Sporting ...

    Mas esta vitória não me diz nada. O ano passado ganhámos e foi a época que foi. Mas ainda assim, parece-me óbvio que tenho mais razões para ter esperanças para este ano.

    Até ver estamos mais fortes e o FC Porto, meus caros, tem tudo para estar mais fraco.

    Não quero entrar em polémicas ou bate boca de quem é melhor e nem vou compara posição a posição, pois também isso não resulta em nada. Um conjunto de jogadores bons nem sempre faz uma boa equipa.

    Portanto, +permitam-me que no vosso terreno dê a minha opinião acerca do plantel do Porto.

    Para quem vê de fora, o Porto tem de estar mais fraco. Acima de tudo porque perdeu o Paulo Assunção. Como o Lucho disse o ano passado, era um jogador esencial de quem pouco falavam. O Paulo Assunção permitia ao Raul Meireles e ao Lucho "limparem" o meio campo todo pois sabiam que atrás tinham um homem de confiança extrema,um jogador de uma sobriedade rara, mas com uma excelÊncia no posicionamento, na leitura do jogo como vi poucos ! Paulo Assunção foi para mim a trave do vosso tri, pois para além de permitir a libertação da dupla do meio campo, estancava muitas vezes os assaltos aos defesas. Sem PA, o Lucho já não pode andar tão acompanhado de RM que tem de estar com um olho atrás e outro na frente e fica mais perdido, não conseguindo tb ajudar na cobertura das alas. E mesmo os defesas, ficam mais vulneráveis. E na minha opinião se tinham de gastar dinheiro a sério era nesta posição e não num cebola mole só para chatearem o dumbo dos pneus.

    Depois falta Boingwa que em pareceria com o Quaresma dava cabo do juízo aos aversários e desiquilibrava a equipa que se opunha para um lado abrindo espaços também para Lisandro no meio.

    E depois Quaresma. Meus caros ... se não gostam do Quaresma então devem estar doidos ! Se é verdade que não é um jogador especialmente constante, é tipo para resolver um jogo num nada, num momento da sua enorme inspiração. E mesmo quando se agarra à bola e falha pode levar meia equipa adversária atrás!

    Em resumo, acho que como sempre o Porto terá uma equipa forte, mas a principal razão que vos levou ao passeio do ano passado, a não mudança de jogadores titulares, foi-se e foi-se em grande, pois levaram 3( se quaresma sair ) dos 5/6 mais importantes, sem que se vejam soluções de substituição convincentes.

    De resto desejo-vos um excelente campeoanto que vos permita atingir o 2º lugar !

    ResponderEliminar
  59. Como está bem de ver, não concordo com isso dos árbitros e do sistema, mas como concordarás, nessas coisa cada um puxa a brasa à sua sardinha. O dias ferreira, o que me chateia nele é que fala muito mas concretiza pouco. Se sabe, que fale, se não sabe, não finja saber. O mesmo diria ao luis filipe vieira.

    Regressando ao porto, que é o que interessa para aqui, sou tão curioso como vós, acerca dos destinos das comissões da venda de jogadores. Como se sabe, vale mais a comissão de um jogador comprado e vendido, que a de um jogador que faça várias épocas. Parece-me que o porto é um pouco vítima desta politica. A pouca rapidez com que se formam pérolas nas academias e o tempo que leva a polir essas pérolas para posterior venda, parece desagradar aos que gerem o clube. Talvez isso explique a multidão de entradas e saidas nos ultimos tempos, independentemente da qualidade dos jogadores em questão. Cuidado, mais uma vez, apresento o exemplo do benfas nos ultimos anos, e claro, do sporting em anos bastante anteriores, quando havia dinheiro para gastar. Felizmente que agora já há menos. Sempre se vai formando uma equipa propriamente dita, sob o olhar tranquilo de paulo bento.

    De facto, o que me surpreende é a qualidade dos extremos formados nas escolas do porto, que são depois colocados a rodar noutras equipas, tapados nas equipas da casa por estrangeiros que pouco coração acrescentam à equipa. O vosso puto que apareceu na supertaça foi uma boa surpresa. Mas uma raridade. Imaginem o destino que teria tido djaló, por exemplo, na formação do FCP. A esta hora estava a rodar no leixões ou no cluj.

    Mais um apontamento para quaresma. Um bom exemplo de que quem tem excesso de qualidade pode-se dar ao luxo de não integrar um bom jogador. No sporting eles escasseiam, daí ter que se integrar os que não estão satisfeitos, como moutinho, veloso, e parece-me que entretanto stojkovic, se aceitar as regras do paulo bento. Por outro lado, bem sei que a guerra não é entre o quaresma e o jesualdo...

    ResponderEliminar
  60. Uma correcção ao Mário, no ano passado perdemos com o Sporting, jogando com Paulo Assunção, Quaresma e Bosingwa.
    -Portanto esse argumento da perda não conta! Para além disso também já perdemos noutras épocas -a título de exemplo perdemos com Octávio à vossa frente-, mesmo tendo equipas superiores ao Sporting. O Sporting utiliza sempre uma estratégia de espera e deixa o encargo do jogo todo ao adversário, comporta-se como uma equipa menor, mas o Porto já devia saber disso e pagar-lhe na mesma moeda. Por isso falo em erros e parvoíce. A final da UEFA em Alvalade revela bem qual a estratégia a seguir...Depois é só embrulhá-los em celofane.

    ResponderEliminar
  61. "Imaginem o destino que teria tido djaló, por exemplo, na formação do FCP. A esta hora estava a rodar no leixões ou no cluj."

    ou no Mafra, Ol. Moscavide ou Fátima ..

    ResponderEliminar