19 agosto 2008

Quando a surpresa é não haver surpresa

Surpresa, grande surpresa. Foram essas as palavras proferidas pelo presidente Pinto da Costa que criaram durante semanas um rol de boatos, projecções, que alimentou a especulação e criou expectativas em todos os portistas e da qual o resultado afinal foi sem dúvida uma surpresa mas no sentido negativo…Quando todos falavam em Saviola, Simão, Micolli, Adriano, Crespo saiu-nos um Hulk que ninguém conhece e que veio claramente por um preço que não corresponde ao seu real valor de mercado de jogador que nunca saiu do fraco campeonato japonês e que mesmo lá se destacou jogando na 2ª divisão.

Este episódio só serviu para prejudicar a imagem do clube que o próprio presidente construiu durante anos, pautada por rigor, sobriedade, contenção, e nada dada a populismos baratos… Por isso mesmo aquela frase de Pinto da Costa não trazia nada de bom, porque nos fazia lembrar mais as promessas de equipas maravilha que costumam vir dos lados da Luz… No F. C. Porto habituamo-nos a outro tipo de seriedade nestas questões e de só falar em jogadores contratados e não fomentar especulações que depois resultam em desilusões. Foi assim ainda este ano com Rodriguez, o presidente sempre negou contactos até ele estar contratado, e essas sim são as surpresas que nós gostamos…As que não são anunciadas, que são trabalhadas na sombra e que assim nunca criam desilusões.

Ao entrar por esses caminhos mais identificáveis com a política do Benfica de criar euforia nos adeptos na pré-época e alimentar novelas o nosso presidente expôs-se ao ridículo e por consequência a todos nós. Sim, porque não sejamos hipócritas, nos blogs, nos fóruns no café todos os portistas falavam de Adrianos, de Simãos, de Micollis etc,uns mais possíveis que outros…alguns irrealistas até. Mas a verdade é que todos estavam entusiasmados com essa hipótese e alimentaram-na comentando todos os dias, e até com gente a dizer que via o Simão a escolher casa na Foz, o Miccoli a fazer exames médicos etc, por isso, expusemo-nos a que depois fossemos alvos de chacota pelo mesmo motivo que durante anos gozamos os nossos rivais, por estas pseudo surpresas e estas euforias desmedidas que logo resultam em frustração.

Enquanto o nosso presidente se remeteu ao silêncio porque pode faze-lo e não teve que ser confrontando com a grande surpresa afinal não ser assim tão grande, já os adeptos ,tiveram que seguir o seu dia a dia e ouvir e ler o gozo dos benfiquistas por motivos que geralmente fazem deles objecto de gozo.

Por isso se assistiu portistas neste blog e em muitos outros a sofrerem de repentina amnésia e a ter que fazer o papel do lobo que olha para as uvas e diz que são verdes por não as ter podido alcançar…

Os mesmos que durante semanas sonhavam com Adriano, Simão, etc afinal depois de verem Hulk ser apresentado chegaram á conclusão que jogadores de craveira internacional são demasiado caros… (Hulk não foi propriamente barato também e não fez nada para o justificar), que o F. C. Porto não se coaduna com a presença de estrelas internacionais, que afinal é melhor apostar num jovem desconhecido e trabalha-lo do que contratar um jogador feito, ou que ,pelo preço de transferência de Hulk, não se contrataria nenhuma avançado de créditos firmados…(basta lembrar que Micolli vale uns 6 milhões pela totalidade do passe e não metade como Hulk, que Saviola não vale muito mais e que Júlio Batista acabou de se transferir do Real Madrid para a Roma por 9 milhões de euros pela totalidade do passe quando o passe de Hulk vale 11 milhões e sem nunca ter passado sequer por uma liga europeia, nem nunca ter sido colocado á prova em grandes palcos ,quanto mais jogar numa liga como a espanhola ou num clube como o Real Madrid…

De um momento para outro, afinal nunca se tinha falado em nenhum craque internacional e afinal o que sempre quisemos foi sem dúvida um jogador da liga japonesa que afinal nem é uma liga fraca e até é melhor que a nossa…Eu só queria ver se fosse o Luís Filipe Vieira a anunciar uma surpresa e a trazer por 5,5 milhões de euros um jogador da liga japonesa e só por metade do passe…

Duvido muito que Hulk fosse a surpresa que Pinto da Costa tinha em mente. Parece-me mais uma oportunidade colocada por um empresário num negócio com contornos algo estranhos atendendo ao valor que a transacção teve e que mais uma vez abre espaço para que se pense que as comissões tiveram aqui um papel muito importante, tal como tem no relatório contas que demonstra que nos últimos anos o clube gastou cerca de 9 milhões de euros só em comissões, sendo que algumas delas foram para sociedades de familiares de administradores da Sad ou amigos próximos.

Isto não quer dizer, - e de uma vez por todas tem que se deixar de confundir alhos com bugalhos- que o Hulk seja mau jogador. Algum talento deverá ter, mas obviamente ainda terá que se adaptar a um futebol muito mais exigente que ele nunca conheceu no Japão e muito menos na 2ª liga japonesa.

Trata-se aqui de saber os valores que se estão a praticar no mercado e chegar facilmente á conclusão que é impossível um jogador que actue na liga japonesa nos dias de hoje, sem nunca ter sido internacional, sem nunca ter saído da liga japonesa e só com meio ano ou um ano de 1ª liga japonesa valer 11 milhões de euros…Um valor semelhante a jogadores internacionais a jogar na Europa e com provas dadas como Júlio Batista, Van der Vaart, etc.

Nos últimos anos uma série de jogadores têm vindo para o clube das proveniências mais estranhas e com passagens breves porque não demonstram qualidade e acabam por ser sucessivamente emprestados contribuindo decisivamente para que a folha salarial do F. C. Porto seja a mais elevada de toda a 1ª liga.

Este ano mais uma vez negócios ocorreram que nos fazem levantar sérias dúvidas se os jogadores contratados vieram efectivamente para ser mais valias…

Na época de ouro do F. C. Porto de José Mourinho o clube tinha vários jogadores representados pelo melhor empresário de futebolistas do Mundo: Jorge Mendes.

É o empresário que representa de longe o melhor grupo de jogadores e que melhor se movimenta no mercado, com ele conseguimos trazer atletas de uma valia extrema, e com ele, realizamos grandes mais valias na venda de jogadores.

De um momento para o outro o peso de Jorge Mendes foi desaparecendo no plantel do Porto e começaram a proliferar contratações algo estranhas de jogadores provenientes de clubes sul americanos e que resultaram em vários empréstimos de jogadores que demonstraram não só não ter qualidade para jogar no F. C. Porto como também demonstravam não ter sido fruto do trabalho do departamento de prospecção porque chegavam várias vezes como opções para jogar numa determinada posição e com determinadas características e afinal não tinham nada a ver com isso que se contava e nem faziam a posição para a qual supostamente haviam sido contratados.

Costuma-se dizer que á noiva de César não basta ser séria, tem que parecer… E o facto é que não passa uma imagem de muita confiança para os sócios e accionistas saber que existem administradores que acumulam a função de administradores da Sad e ainda numa empresa de representação de jogadores seja de forma directa ou indirecta através de membros da família ou amigos.

Aliás em Inglaterra há não muitos anos atrás apareceu uma legislação especial exactamente para evitar e punir esse tipo de promiscuidade em relação á contratação de jogadores e quem recebe as comissões que não pode ser a mesma pessoa que assume o poder de decisão de os contratar.

É um péssimo princípio que quem contrata sejam pessoas que depois receberão dinheiro por ter contratado esse mesmo jogador e não outro e obviamente terá um peso na hora da pessoa decidir quem contratar.

Falando numa Sociedade Anónima Desportiva a situação assume contornos ainda mais graves porque podemos ponderar se não constituirá uma situação de impedimento de facto ou pelo menos impedimento moral, o facto de administradores poderem influenciar na tomada de decisões como a contratação de jogadores e depois beneficiaram com a contratação de determinados jogadores a si próprios ou terceiros com as comissões que geram essas contratações.

Não deixa de ser estranho que empresários como Jorge Mendes com provas dadas e uma série de grandes negócios que o comprovam percam cada vez mais a possibilidade de colaborar com o nosso clube e, por outro lado, essas empresas de representação de jogadores das quais amigos ou familiares de administradores da Sad terem ano após ano mais jogadores colocados no clube ou em empréstimos e saiba-se ao mesmo tempo que nos últimos anos foram gastos cerca de 9 milhões de euros em comissões, dando também para imaginar através do relatório contas o destino de tais verbas…

O problema no nosso clube ao contrário de outros é que apenas o presidente dá a cara. Isso é bom numas coisas mas má em outras.

Alguém sabe quem no F. C. Porto é responsável pela contratação de jogadores? No Benfica sabe-se que é ao Rui Costa que se deve culpar se falharem as contratações, no Sporting sabia-se que era o Carlos Freitas e por isso na época passada pagou por elas, agora e no Porto?

Responsabilizamos o nosso presidente? Claro, ele é o líder do projecto. Mas todos sabemos que não é ele o responsável pela vinda do Bollati ou do Hulk ou do Farias assim como sabemos que não é ele que beneficia com as comissões das transferências…

Mas através do relatório contas sabemos para onde esse dinheiro vai. Não nos dizem quem contrata, mas nós sabemos quem anda há anos a ganhar dinheiro com essas contratações e quem sai beneficiado quando em vez de jogar o Castro jogar o Bollati, em vez de jogar o Candeias jogar o Mariano e em vez de ficar Postiga ou Adriano no plantel ficar o Farias…

Para uma evolução sustentada do clube e para passarmos a um nível mais próximo das grandes potências europeias temos que saber aproveitar melhor os nossos recursos, e isso não aconteceu quando tivemos uma oportunidade de ouro após o dinheiro que entrou pós Mourinho…Outros interesses se levantaram…Está na hora de o clube se afirmar perante a Sad e defender os seus interesses doa a quem doer.

38 comentários:

  1. apenas uma ligeira correcção, Carlos Freitas e não Carlos Janela

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Costa, andas a meter-te com o fogo. Os que trocam os v's pelos b's comem-te vivo (será bibo?) por lerem as verdades.

    Eu também gostava de saber o porquê de o FCP gastar um balúrdio num jogador que independentemente de ser um potencial diamante, não vale claramente o valor dispendido. Também gostava de saber o porquê de o termos comprado a um clube da 2ª DIV uruguaia, que não raras vezes foi e é investigado por negócios menos transparentes.

    Não questiono o valor de Guarin (que irá ser a melhor contratação desta época), nem de Tomás Costa, Sapunaru, Rolando e até Benitez (que para mim vence o duelo com todos na esquerda). Podiamos ter contratado melhor lateral esquerdo? Podiamos, mas este é o melhor que lá temos.

    No ano passado, Fernando, que poderia ter vindo por menos 70% do valor da transferência, foi comprado da seguinte forma. A prospecção indicou o jogador. A SAD enviou o comissionista para o Brasil. Resultado? O comissionista adquiriu em seu nome o passe do Fernando e três dias depois vendeu pelo triplo do preço.

    Para não me alongar muito, este é apenas um exemplo de como as transferências se andam a fazer no FCP.

    Posso indicar mais exemplos se não ficarem satisfeitos.

    São estas questões que devem ser discutidas pelos adeptos. Porque são importantes, decisivas para o futuro do FCP e que no caso de serem varridas para debaixo do tapete farão com toda a certeza uma enorme mossa no êxito desportivo e financeiro.

    Pode não ser esta época, porque continuamos a ter o projecto mais sólido, mas estas estratégias poderão a curto/médio prazo ferir de morte o nosso Dragão.


    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Tenho que dizer que estou de acordo, principalmente com a parte da surpresa anunciada. Preocupado, também, por ver que o Porto tenha investido 20,4 milhões de euros em contratações e neste momento continuar com debilidades no plantel: falta um bom lateral esquerdo, um bom médio defensivo e um extremo para acompanhar Rodriguez.

    ResponderEliminar
  4. Boas colegas portistas!
    estive de férias nos últimos dias e não pude acompanhar o blog mas como todos vós tenho vivido este mau momento do nosso clube, sim pq eu o considero assim!

    apesar de achar que as contratações deste ano são melhores que as do ano passado, esta pré-época enganou-nos bem. se nos lembrarmos o porto apenas jogou com equipas medíocres incluindo a Lázio e os resultados foram bons de facto (alguns empates e vitórias), estes jogos são importantes para dar entrosamento à equipa mas faltou-nos treinos a sério tb, de facto o único jogo mais a sério que tivemos foi na apresentação contra o celtic e se bem se lembram perdemos!

    Acho que isto tem muito a ver com este post do ricardo. Que se anda a passar no nosso clube, como é possível deixar de ter relações com o jorge mendes, um empresário de créditos firmados, nome no mercado e de confiança, para nos andarmos a meter com outro tipo de gentinha?..

    acho bem que se aposte em jogadores até então desconhecidos se se observar neles condições para vingar no futebol, no entanto o porto tb tem estatuto e deveria ter tb dinheiro para não só apostar num ou outro jogador desses se se encontrasse algum jogador desse tipo mas tb para apostar no mercado europeu, não devem faltar jogadores com provas dadas no futebol competitivo europeu e bastante interessados em representar o nosso clube com preço nada superior ao que temos gasto em descarregamentos de sul-americanos sem critérios nenhuns e de qualidade duvidosa.
    algu+em anda a lucrar com este tipo de negócios mas não é o clube enquanto instituição concerteza!

    Por fim, acho sim que temos alguns bons jogadores e treinador, que com muito trabalho chega para ganhar o campeonato, uma prova de regularidade. mas, por outro lado, falta-nos outro tipo de jogadores e outro tipo de treinador para não só ganhar o campeonato mas para ganhar finais, ganhar play-ofs e dar cartas na champions! falta-nos um presidente como já foi outrora o pinto da costa, agora anda encolhido, um presidente que fosse ao balneário falar com os jogadores incutir-lhes tb ele o espírito do FCP e exigir-lhes dedicação e empenho para representar as nossas cores!

    Neste momento acho que de facto, indo o quaresma, ainda nos falta um trinco a sério e um outro extremo (não podemos desperdiçar o lisandro nas faixas, até pq farias é simplesmente uma nulidade como ponta de lança isolado, não tem aceleração, velocidade, não tem força nem tem técnica, não mete medo nenhum aos seus adversários)

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  5. como quase sempre... discordo completamente de ti....

    ResponderEliminar
  6. Boas.

    Nós bem queriamos, mas o futebol não é mais do que um negócio que envolve milhões. Quando se mete TV, ainda se envolvem mais milhões.
    Quando os Clubes vendem esses direitos de transmissão, ainda ficam mais agarrados a quêm lhes dá o dinheiro. Quando o recebem à cabeça, pior ainda. Podem ficar sujeitos ao que viêr.

    Empresários
    Não se esqueçam do que um jogador disse à TV no final do jogo P.Ferreira-Porto de há 2 anos.
    O FCP em risco de perder o campeonato e esse jogador a afirmar que estava tudo bem encaminhado para fazer o contracto da sua vida.
    Então e o Clube?
    Acham que esse jogador iria meter o pé ou dividir uma bola, sabendo que colocava em perigo o seu contracto?
    Houve uma crónica do MST, que abordou esse assunto.
    Nesse ano, o FCP quase perdia o título.

    Quanto à estratégia de na SAD haver interessados nos jogadores.
    Não digo que seja correcto, mas se calhar é uma maneira de o Clube se proteger de interferências exteriores.

    Se o Clube ganha e os jogadores valorizam quêm fica a ganhar?

    Não sei se é a melhor estratégia, sei é que se calhar é a melhor solução no momento, pois se o Quaresma estivesse neste rol, não estariamos a assistir a este triste filme.

    Não havia pressão do jogador nem de jornalistas a dizerem que está na hora de saír!!!!

    ResponderEliminar
  7. Boas palavras.

    Concordo em 100% com o Ricardo Costa.

    É mais que tempo de alguém da SAD, explicar como se vai contratar um jogador da 2ª divisão Japonesa, por 5,5M€ de 50% do passe.

    Concordo também com o empresário Jorge Mendes, já agora, responsável por 80% dos jogadores seleccionados, que estiveram no Europeu.

    É preciso que acordemos, para este problema.....

    É só comissões...para quem ?

    ResponderEliminar
  8. Como na maioria dos artigos do Ricardo Costa, totalmente de acordo com a sua opinião. Até admito a contratação do Hulk, que me parece ter potencial para vir a ser um jogador interessante tendo em conta a idade, mas o valor do passe, só pode ter como explicação interesses particulares que nada tem a ver com o Clube.
    Preocupa-me o modo como foi desbaratado todo o dinheiro resultante da fabulosa época de 2004, com a aquisição de contentores de jogadores sem o minimo de qualidade para representar o FCP, porém, o que mais me preocupa é o facto de me parecer que o nosso presidente já não controla o que se passa na SAD. Por exemplo, não quero acreditar que tenha sido o presidente o responsável pela gestão do caso Paulo Assunção. Nos bons tempos de Pinto da Costa, ele até poderia sair, mas não seguramente da forma como o fez.
    A ser verdade o que o Rizzo diz acerca da contratação do Fernando, é grave e alguém da SAD deveria explicar.

    ResponderEliminar
  9. No dia em que escrever sobre coisas positivas no clube e SAD (ressalvo que só conheço este blog há uns quantos meses e, portanto, pode já o ter feito no passado) ganhará uma credibilidade que hoje, no meu ponto de vista, o Ricardo Costa não tem.

    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  10. Não me vou alongar muito porque o Ricardo já sabe o que penso sobre as matérias por ele abordadas neste comentário. De resto algumas das coisas que aqui estão escritas já eu tinha feito referência em comentários anteriores.
    Concordo com quase tudo o que escreveste. No entanto, não posso deixar de dizer que prefiro 20 Farias a um Helder Postiga que seja.

    ResponderEliminar
  11. Porra, tanta cegueira anti-sadica junta num portista.

    Somos tri-campeões carago !

    ResponderEliminar
  12. Não gostei... uma vez mais... nem tão ao mar nem tão à terra... teoria da conspiração assente numa série de pre-suposições ainda sem bases factuais e numa altura demasiadamente prematura e que não permite este tipo de avaliações.

    ResponderEliminar
  13. Completamente de acordo rizzo, e como a do Fernando há mais... Sou Portista a 200%, mas este tipo de caldeiradas e/ou antéradas, deixam-me com uma certa azia...

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  14. eu acho que o HUlk está a ser uma optima surpresa, peca apenas o seu valor, pois 5,5 por 50% é realmente exagerado, mas é um bom jogador, e se jogar com regularidade penso que ali temos um enorme jogador.
    bolatti de facto desilude, mas muita desta desilusão deve-se ao facto de que NUNCA joga..e quando joga tem logo q mostrar serviço e assim é dificil...o farias é a mesma coisa..e depois o pseudo treinador que o porto tem inventa sempre e como tal ou não os poe a jogar no sitio certo ou então arranja tactica para os queimar.
    não enteno, nc entendi este treinador...e para mim é o principal "cancro" que o porto tem.
    quanto às aquisições tb n percebo como o benfica que n tem dinheiro, que lá fora é conhecido como o nothinggam forest arranja sempre na ultima dinheiro para ir buscar jogadores com nome.
    Penso que o porto podia e tinha todas as condições para trazer pelo menos um jogador com nome. Não só ajudaria no futebol dentro das 4 linhas como fora, vendendo mais marchandising como levando ainda mais publico.
    Tambem percebo que os clubes estejam nas maos de empresarios e todos os anos tenham q comprar pelo menos um jogador do cartel do empresario..isto é a realidade, mm n jogando o empresario tem sempre que vender pelo menos 1 jogador.. é a lei actual do futebol e enquanto ng puser mão a isto...a fanfarra da treta irá sempre continuar.
    saviola, etc etc poderiam muito bem ter vindo...bastava vender 3 ou 4 excedentarios q nc jogarão no porto e com isso pagar ordenados (se fosse necessario).

    mas enfim...há coisas que realmente não se percebe....
    o que seria urgente na minha opinião era correr com o pseudo treinador....que de mestre como alguns iluminados gostam de dizer não tem nada!!

    saudações portistas!!

    ResponderEliminar
  15. A mim como portista, sinceramente, não me interessa se o jogador vem da 2ª divisão Japonesa ou do Real Madrid. A qualidade desse jogador é que realmente interessa, pois não esqueçamos que agora todo o mundo anda de olho no Pelé (Inter de Milão) e ele à um ano jogava na 2ª divisão Portuguesa (Vitória de Guimarães).
    Agora o que me deixa desapontado com a politica de contratações do meu clube é o facto de continuarmos a contratar jogadores aos magotes e sem critério em vez de verificarem as reais necessidades da equipa.
    POOOOOOOOOOORTO!!!!!!!!!

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    ResponderEliminar
  16. Se duvidas houvesse, Guarin, deve mander a titularidade a médio defensivo, visto que nem no banco o Fernando vai estar, por cumprir um jogo de castigo devido á acumulação de amarelos, pendentes da época passada, ou seja, Bolatti deve começar no banco..

    Vi ontem a 1ª parte dos sub-21, que pena o P. Machado, não ter ficado no plantel, nem sei se volta, ficou por explicar, se o Saint-Etien tem opção de compra.. (Boa Juju.. mais uma boa dispensa). Sei que se ficasse, iria evoluir imenso, tal como aconteceu com o Meireles..

    H. Barbosa teve uns bons pormenores, grandes fintas, passes, e grande golo..
    http://videos.sapo.pt/2zwWvSHZzDIc5EmIJAiG

    Defesa Central, Nuno Coelho, também esteve seguro como sempre (jogador a rever no Estrela da amadora). Os restantes jogadores pertencentes ao FCP não tive oportunidade de os ver.


    Em relação ao Hulk, creio que será um grande jogador no futuro, assim que se adapte á nova realidade e é obvio que foi demasiado caro, diria eu, um tiro no escuro.

    Também concordo, com o RicardoCosta, de certeza algo falhou, para não vir a “Surpresa”.

    Concordo que devemos continuar a contratar 1 ou 2 jogadores por época, desses que ninguém conhece, mas que são baratos, e podem vir a valer muitos M€, e não contratar 10 por época..mas sim investir também num jogador de classe por época (ou de duas em duas épocas)..sei que os ordenados são elevados, mas com certeza haveriam retornos, tal como acontece com Quaresma, que quase que se paga a si próprio, vendendo imensas camisolas e “adereços” seus, muita gente vai aos estádios só para o ver, etc etc..

    Ricardo Vaz Tê, muito bom jogador, próximo ponta de lança da selecção A, além do mais é como nós..Portista, devia ser uma aposta do FCP ..

    ResponderEliminar
  17. Não vos percebo. A porcaria da época só agora começou e já estão a dizer mal dos jogadores que ainda mal puderam provar o seu valor. Tenham juízo. Não sejam mesquinhos e dêem tempo ao tempo.

    ResponderEliminar
  18. Parece que o Suazo está perto de assinar pelos lampiões, numa altura em que apenas se houve falar da venda de jogadores e não em aquisições, no que toca ao FCP.
    Sem comentários.

    ResponderEliminar
  19. O Ricardo anda muito ecológico, a reciclar os posts. :D

    ResponderEliminar
  20. Bayern investe e tem lucro

    O Bayern de Munique, campeão da Alemanha, anunciou ontem um volume de negócios de 285 milhões de euros na época 2007/2008. Na época em que gastou 70 milhões para adquirir Ribèry, Luca Toni e Klose, o Bayern apresenta mesmo assim "lucros na casa dos dois dígitos", revela o manager Uli Hoeness. No ranking dos clubes mais ricos do Mundo de Fevereiro passado o Bayern era sétimo, com um património de 223 milhões, numa tabela liderada pelo Real Madrid (351), seguido do Manchester (315), Barcelona (290) e Chelsea (283).

    in O Jogo

    Cá está a prova provada de que é possível investir em bons jogadores e jogadores conhecidos sem prejudicar a saúde financeira do clube. É uma questão de não se fazerem gastos desmesurados noutras coisas.

    ResponderEliminar
  21. Caro Ricardo Costa,

    As acusações que faz (e que outrso comentadores também acima fazem)são graves. Não digo que sejam falsas, porque lhe dou o benefício da dúvida, mas devem ser acompanhadas de provas.

    Até lhe digo mais: acho que tem razão. Mas a minha opinião não passa disso. E a sua também não.

    Contudo, julgo que a contestação à SAD que se vem verificando neste blog deve dar um salto em frente e sair da segurança que um teclado de computador e a Internet nos dão.

    Sejamos homenzinhos e, acima de tudo, portistas.

    Lamentavelmente vivo em Lisboa e com pouca disponibilidade para me deslocar ao Porto, mas a vocês, julgo que serão a maioria, que vivem no Grande Porto, e que serão sócios do FCP, desafio-os a questionarem a SAD em sede própria. Façam-se ouvir e exijam os esclarecimentos junto do clube, e não apenas na Internet.

    Exerçam os vossos direitos de sócios, de accionistas, até de adeptos...

    Depois digam como foi. Ou calem-se.

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde a todos e desde já o meu agradecimento pelos comentários.
    .
    .
    Devo esclarecer alguns pontos que pelos vistos não ficaram claros:

    1-Eu não digo que o Hulk seja mau jogador ou que não possa vir a ser útil ao F. C. Porto.Tem qualidades que podem ser trabalhadas e exploradas.Mas parece-me óbvio que não vem um jogador feito para entrar no onze titular e é um tiro no escuro.


    O que não invalida que possa vir a ser útil,mais que Farías será de certeza,o que eu discuto não é isso.


    Discuto é o facto de o preço pago por ele é totalmente descontextualizado do que é o mercado de transferências actual e não reflecte o seu valor de mercado o que nem sempre tem a ver com a mera qualidade patenteada.
    .


    Factos como internacionalizações pelo seu país,potencial,ligas aonde jogou,clubes por onde passou,rendimento tudo isso influencia no valor de mercado de um jogador.


    Agora expliquem-me como um jogador que se destaca na 2ª liga japonesa e que nem meio ano leva de 1ª liga japonesa e que nunca actuou noutra liga vale 11 milhões de euros...?
    O mesmo ou mais que internacionais por grandes países e/ou de grandes ligas como_:Miccoli,Julio Batista,Van der Vaart,Saviola,Suazo etc
    .
    .
    Já falaram aí que o Pélé jogava na 2ª liga portuguesa e foi para o Inter...Belo exemplo para aquilo que quero fazer entender...
    Imaginem que o Inter pagava 11 milhões de euros por Pélé por ele ter feito boa época na 2ª liga portuguesa.
    Pélé foi dos maiores destaques do mundial sub-20,chegando a impresnsa internacional a chama-lo o novo Vieira.
    Sabem quanto o Inter pagou por ele? 1,5 milhoes pela totalidade do passe.
    .
    .


    Posso dizer-vos que foi mais o menos o preço que pagamos por Mareque ou o suplente do Lanus Benitez.
    .
    .
    .
    Depois a culpa é sempre do treinador que não consegue colocar a jogar jogadores que ja nos seus clubes não jogavam...O treinador é que é burro por não fazer milagres logo de ínicio com jogadores que não vêm para ser mais valias mas para serem trabalhados para um dia poderem entrar na equipa.
    .
    .

    O treinador é que é o burro por lhe mandarem dois jogadores dizendo que são trincos e afinal nenhum dos dois é.
    .-
    ..
    Sobre o Paulo Machado alguém acha que o Jesualdo é que o dispensou....?Devo lembrar que o Paulo Machado foi incluído pela Sad na negociação do passe de ...Freddy Guarín.Devo também lembrar que no final da época Jesualdo fez saber que pretendia observar:Bruno Gama,Paulo Machado ..Porque nenhum foi observado?
    Já na altura eu achei estranhoo que por muito prometedor que fosse o Guarín -e eu acho que ele tem potencial- hipotecássemos o nosso património desportivo incluindo um jovem formado da casa com a qualidade do Paulo Machado e que só por acaso também pode fazer aquela posição...
    Mas este tipo de tratamento aos nossos jovens é o habitual...Espero que o Candeias não seja outro Castro.
    .
    .
    Caro GM:
    Não se tratam de suposições ou de pré-conceitos desprovidos de factos...Aconselho-o a ir ver o relatório contas.
    Está de forma clara e inequívoca para onde vai o dinheiro das comissões de transferências e através desse relatório poderá entender o porquê de o Jorge Mendes praticamente não colaborar mais com o nosso clube em detrimento de outras pessoas, e algumas empresas de representação de jogadores algo obscuras constituídas por pessoas que não têm metade da qualidade,experiência e acima de tudo metade dos jogadores de qualidade que Jorge Mendes tem.
    .
    .
    Basta lembrar que na nossa época dourada era Jorge Mendes que representava grande parte dos jogadores colocados no plantel e foi ele que mediou algumas das nossas maiores transferências quer em vendas quer em contratações.
    .
    Inexplicavelmente deixou de ter jogadores colocados no nosso clube.Quaresma é pelos vistos o único sobrevivente e mesmo ele terá os dias contados.
    .
    Aconselho-o a ver quem são as empresas e as pessoas que actualmente têm o maior nº de jogadores colocados no F. C. Porto e para aonde foram os 9 milhões de euros gastos em comissões nos últimos anos...
    .
    .
    .
    Não deixa de ser estranho termos cada vez menos jogadores na selecção principal de Portugal e nos sub-21 sermos o clube que mais e melhores jogadores dá e praticamente nenhum joga no Porto.
    .
    Castro-Demonstrou ser melhor que Bollati quer na interacalar quer quando foi chamado...No entanto parecia que estava decretado que não podería passar á frente do argentino.
    .
    P. Machado-Um jovem criado no F. C. Porto e que segue a cultura do clube como jogadores da nossa história:_João Pinto,Jaime Magalhães,Vitor Baía,Paulinho Santos etc,mas nunca teve uma chance efectiva.
    .
    Helder Barbosa-Dragão de ouro ainde juvenil,campeão da europa de sub-17 com apenas 14 ou 15 anos sendo o elemento mais jovem da equipa e um prodígio de técnica...Veio a meio do ano mas parecia que estava decretado que não podia passar á frente de Mariano.
    .
    Vieirinha-um dos craques da geração campeã da europa.Na sua época era Alan que parecia que por decreto tinha que ter 100 oportunidades para uma de Vieirinha.
    .
    Candeias-Dos melhores produtos da nossa formação dos últimos anos...Alguém acredita que poderá ser escolhido á frente de Mariano...?Eu gostava de estar enganado,e espero vir a estar,mas acho que o caminho de Candeias será tal como Castro a intercalar e depois um empréstimo a um clube de 2ª.
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  23. Caro Paulo Sampaio Neves:
    Acha mesmo que o que discutimos aqui é possível discutir numa AG...?
    Acha que estão reunidas as condições para isso?
    .
    Eu não estou a inventar nada caro Paulo. As provas essas estão no relatório contas.
    Não fui eu que o inventei, e lá está claro como a água quem são as empresas e consequentemente as pessoas que têm recebido comissões com as transferências de jogadores no nosso clube.
    ..
    O meu objectivo não é acusar,é discutir a situação do clube num espaço com outros portistas e fazer uma reflexão sobre algumas políticas que se calhar estão a emperrar a possibilidade do clube dar o salto neessário para se aproximar de clubes de maior dimensão na Europa.
    .
    Não há anjinhos nem demónios,há gente competente e incompetente,gente mais séria e menos séria como em todo o lado.
    Nem tudo está mal,aliás há muita coisa que está bem,mas cabe-nos a nós também discutir o que está mal e evitar que mais tarde o clube sofra as consequ^^encias de políticas que se têm adoptado nos últimos anos.

    ResponderEliminar
  24. Foi com grande apreensão que li o post ro Ricardo Costa, porque explanou admiravelmente aquilo que muitos de nós já pensamos à muito tempo.

    As contratações continuam a ser mediocres, os jogadores da casa são afastados sem apelo nem agravo. Para todos aqueles que nos comparam com o sporting dizendo que não temos tempo para formar jogadores porque aqui a exigência é outra, lembro que todas as nossas grandes vitórias são obras de equipas com uma base de jogadores portugueses, ou estrangeiros contratados no campeonato português.

    Não percebo a troca do paulo machado pelo guarin, não tem lógica...o benitez??? o bollati?? tá tudo doido. Mais uma vez contratamos jogadores e mais uma vez os reforços, excluindo o rodriguez, vão para o banco.

    Reforços para ficar no banco!!
    Isto não me parece sério.

    ResponderEliminar
  25. Apesar de ter uma boa equipa o porto ainda precisa de fazer mts ajustes ao plantel

    defesa esquerdo (pouco provável)
    trinco (essencial)
    extremo direito (se o quaresma sair é essencial tb)
    avançado (por mim o farias ia embora mas sei que é pouco provável tb)

    isto sem esquecer os jogadores excedentários que emprestava ou vendia msm

    farias
    bolati
    stepanov (ia buscar um junior para que este comece a amadurecer, ter um gajo a ganhar milhões para ser 4a opção é um desperdício)

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  26. isto sem esqecer que o fucile é de facto o nosso melhor defesa esquerdo

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  27. Caros Portistas

    Este senhor que dá pelo nome de Ricardo costa, que não conheço, mas de certeza é uma sumidade de uma inteligência rara, eventualmente trabalha na NASA no GOOGLE ou noutro sitio de igual gabarito, privilégio dos predestinados.

    Eu como não caminho no Olimpo desses privilegiados e a minha inteligência tem coeficientes de nível inferior, fico perplexo como este senhor não é dono de um qualquer Clube para poder livremente explanar todas as suas extraordinárias ideias.

    Diz este artista omnisciente dos tempos modernos, pois deve ter um serviço de informações mais eficaz que a CIA, sabe de tudo e de mais alguma coisa.

    Que é que ele não sabe?

    Percebe de compras, pois sabe onde estão os bons e baratos.

    Percebe de vendas, pois não deve haver melhor negociador sem cobrar comissões.

    Percebe de gestão, pois com ele a presidente o Clube já estaria ao nível dos poderosos da Europa.

    Não percebo porque ainda não se candidatou à presidência do Clube, ou em alternativa compra acções suficientes para poder ter o controlo da SAD.

    No manifesto de candidatura eventualmente mostraria todos os seus dotes e nós os simples sócios votaríamos a favor depois de verificar todas as suas extraordinárias ideias.

    ”«Pinto da Costa é o melhor presidente que algum dia eu poderia imaginar para o meu Clube. Muito poucos se aperceberão da complexidade e do desafio, quase impossível, que é manter um Clube no topo num país com um centralismo asfixiante – em que o centralismo estrutural foi lei. Associo Pinto da Costa e as vitórias do F.C.Porto ao regime democrático em Portugal.»
    Texto tirado em “O Comércio do Porto, 21 de Fevereiro de 2004, de autoria de Emídio Gomes, professor catedrático e presidente da agência de Inovação.”


    Palavras de um simples catedrático. Que sabe ele em relação a este portento Ricardo costa.

    Relativamente ao post que vem na onda de outros similares, escrito como conversa de putos mas que infelizmente traz ondas de maledicência que são aproveitadas pelos gayvotas para virem para aqui destilarem os ódios de estimação.

    ”Este episódio só serviu para prejudicar a imagem do clube que o próprio presidente construiu durante anos, pautada por rigor, sobriedade, contenção, e nada dada a populismos baratos”

    Caro excelentíssimo senhor a imagem mantém-se inalterável, até porque não sabemos com que propósito o presidente proferiu a frase. Poderia eventualmente ser por variadas razões. Olhe poderia ser para inflacionar a compra de um dos concorrente.

    Os adeptos do Porto já conhecem bem o presidente para saberem na selva em que estamos e como temos que nos movimentar para conseguirmos os nossos objectivos.

    ”Na época de ouro do F. C. Porto de José Mourinho o clube tinha vários jogadores representados pelo melhor empresário de futebolistas do Mundo: Jorge Mendes.”

    Pode nos dizer desses milhões de que fala de comissões, quanto pertence a Jorge Mendes?

    ”É o empresário que representa de longe o melhor grupo de jogadores e que melhor se movimenta no mercado, com ele conseguimos trazer atletas de uma valia extrema, e com ele, realizamos grandes mais valias na venda de jogadores.”

    Antes dele era o Veiga.

    ”Falando numa Sociedade Anónima Desportiva a situação assume contornos ainda mais graves porque podemos ponderar se não constituirá uma situação de impedimento de facto ou pelo menos impedimento moral, o facto de administradores poderem influenciar na tomada de decisões como a contratação de jogadores e depois beneficiaram com a contratação de determinados jogadores a si próprios ou terceiros com as comissões que geram essas contratações.”

    Tem que ir rapidamente telefonar aos accionistas, porque como são acéfalos, eventualmente ficarão gratos com os seus conselhos.

    ”Alguém sabe quem no F. C. Porto é responsável pela contratação de jogadores? No Benfica sabe-se que é ao Rui Costa que se deve culpar se falharem as contratações, no Sporting sabia-se que era o Carlos Freitas e por isso na época passada pagou por elas, agora e no Porto?”

    No F.C.Porto eu sei que o responsável é o Presidente Pinto da Costa.

    ”Mas através do relatório contas sabemos para onde esse dinheiro vai. Não nos dizem quem contrata, mas nós sabemos quem anda há anos a ganhar dinheiro com essas contratações e quem sai beneficiado quando em vez de jogar o Castro jogar o Bollati, em vez de jogar o Candeias jogar o Mariano e em vez de ficar Postiga ou Adriano no plantel ficar o Farias…”

    Vc. ou anda distraído ou a sua inteligência afinal não é como aquilo que deixa perceber.

    Não leu recente entrevista do professor, que dizia preto no branco que as contratações foram sempre da sua responsabilidade, aliás como todos os treinadores sem excepção em qualquer entrevista sempre disseram.

    ”Para uma evolução sustentada do clube e para passarmos a um nível mais próximo das grandes potências europeias temos que saber aproveitar melhor os nossos recursos, e isso não aconteceu quando tivemos uma oportunidade de ouro após o dinheiro que entrou pós Mourinho”

    Vc. afinal não sabe que as maiores vendas pós Mourinho, foram de jogadores que já estavam no Clube antes de Mourinho ou depois (Ricardo Carvalho, Deco, Pepe, Anderson Maniche Costinha etc.).

    Vc. continue na sua saga que não engana ninguém, só tenho pena que o Zé Luis de quem admiro muito ainda se mantenha por aqui.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  28. acho engraçado , ou melhor , triste , que aqui, em vez de se tentar provar que o Ricardo Costa está errado, apenas se ataca o proprio Ricardo Costa.

    Quando se procede assim , demonstra-se apenas que este, Ricardo Costa, tem a razao, e que o que apresenta são factos inegaveis.

    então parte-se para o ataque pessoal.

    É triste

    ResponderEliminar
  29. Iori, eu subscrevo o teu comentário.

    E ainda existe quem afirme que o Ricardo costa devia levar estes assuntos a uma AG.

    Quem tem cu tem medo. Livra!

    Isto é só futebol. A malta das comissões já tem os SD no bolso, caladinhos e sossegados. Os Ricardos, assim que metem o pé numa AG são logo desviados para canto.

    Só uma adepto muito tapado é que não vê que existem cancros para serem LIMPOS no seio do nosso FCP. E esse na minha modesta opinião, não passa pela remoção dos Ricardo's Costa's. Adeptos que pensam pela sua cabeça e que não estão agarrados como lapas a uma fonte que a continuar assim, ficará seca por muito tempo.

    Depois os que vierem a seguir que limpem a merda e ganhem o ónus de nada ganharem...

    É esse o futuro que se quer?

    Eu não! Mas gostava que existisse mais massa critica e democracia no nosso clube.

    Não tenho de concordar com todas as opiniões do Ricardo, mas seguramente não acho mais portistas aqueles que abanam com a cabeça a minimo estalar de dedos dos SÁDICOS.


    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  30. Calma "cambada"! Não estamos habituados a perder e isso causa alguma "celeuma", mas vamos reagir com naturalidade. Acho que está a acontecer-nos um pouco aquilo que aconteceu ao Porto depois do Lucho ter falhado o penalti: estamos a perder a cabeça e é cada um por si. Estou habituado a sentir os adeptos do Porto serenos... mesmo quando perdemos, porque sabemos que a equipa reage sempre muito bem a estes momentos. Ganhamos com naturalidade (porque não andamos eufóricos); quando perdemos mantemos a serenidade, própria de quem a seguir sabe que já só faltam 30 jornadas para sermos Tetra. FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  31. daniel, não se trata disso.

    o que é levantado neste post, podes ir verificar, já anda a ser falado à anos!!!
    penso que o blog guarda todos os posts anteriores... basta meteres uma data e veres.

    o problema é que quando se ganha ninguem fala disto.

    o problema não se trata deste jogo passado, ou do lucho ou do lizandro na ala ou etc.

    trata-se que há coisa que se passam no FCP que simplesmente e claramente não fazem sentido nenhum. que simplesmente não se consegue arranjar explicação ( boa explicação ).

    e é pena que sempre que se fala nesses assuntos, ou se ataca pessoalmente , ou o PC já nos deu tantos, não podemos falar sobre isso !

    o que estava a espera era das explicações ! só gostava de ter as respostas , de poder compreender.

    alias ... dizer a verdade, eu compreendo. mas gostava que não fosse verdade, gostava de ler que nao é verdade o que se passa hoje em dia no FCP.

    ResponderEliminar
  32. Passamos de bestiais a bestas e apesar de sermos tricampeoes ,esta tudo mal!..ninguem vos entende!
    Por aqui ninguem fala do branqueamento que a comunicação social fez sobre as entradas violentas sobre os nossos jogadores,no jogo da supertaça!
    Se fosse o Paulinho santos, Jorge Costa ou o Bruno Alves eramos uns arruaceiros e era noticia em qualquer jornal!
    A entrada sobre o Lucho foi EXTREMAMENTE VIOLENTA...será que vai haver sumarissimo?
    ....
    Não SAD e mais SAD..sabem que mais ..prefiro 16 jogadores de categoria e dez menos bons do que 26 do melhor a criarem conflito no balneario!
    ninguem vos entende!
    Haja humildade!
    Força tricampeao !!
    Força PINTO DA COSTA!
    Queremos o Tetra!

    ResponderEliminar
  33. F. C. Limpa Tudo:

    Pensei não responder,porque o seu comentário visa atacar a minha pessoa e não os meus argumentos apenas e assim criar uma boa discussão sobre a vida do clube.
    .
    Mas mesmo assim devo esclarecer que :
    1ºnão me considerdo nenhuma sumidade,sou tão normal como o senhor,e tenho uma opinião sobre aquilo que vejo,tal como o senhor terá a sua certamente.
    .
    2ºVejo que é um grande admirador do nosso presidente.Pois bem,eu também.
    Apenas não deixou a minha admiração por ele e pela sua obra retire a minha capacidade de análise e espírito critico.


    Ninguém está acima da crítica,porque acima de tudo está o clube e não as pessoas,por mais importantes que elas sejam,foi assim que o nosso clube sempre se guiou desde a presidência de Pinto da Costa.
    .

    Sobre o que disse o tal catedrático a que se refere,eu estou perfeitamente de acordo.
    Não precisava de ser catedrático para eu lhe dar mais ou menos razão...

    Aliás,eu já deixei bem presente que o nosso presidente não é quem benficia da compra ou venda de jogadores.
    .
    .
    Quanto ao senhor acreditar que foi Jesualdo que escolheu os reforços...bem aí não posso dizer nada.


    Não confunda o Jesualdo dizer que as contratações são da sua responsabilidade ou as contratações foram escolhidas por ele...


    Unma coisa é eu dizer quero o jogador A, B e C como fez o Mourinho,outra é chegar alguém e dizer "professor temos o jogador A, B e C para virem para o clube,o professor aceita-os?".


    Voce acredita sinceramente que o Jesualdo fazia a mínima ideia de quem era o Bollati ou o Benitez?Ou o Hulk?O Jesualdo agora acompanha a 2ª liga japonesa?
    .
    .
    Voce acredita que é o Pinto da Costa que vai á Argentina buscar o Bollati ou o benitez?
    Que é o nosso presidente que fecha o contrato com os jogadores e escolhe vem este ou o outro?
    .
    Já que estamos numa de citações...O nosso próprio presidente ainda há pouco tempo aquando da contratação do Rodriguez afirmava que nem sabia que ele era jogador do Porto,que lhe ligaram a dizer...
    .
    .
    Antes da Sad Pinto da Costa mexia em todos esses processos de compra de jogadores mas não era ele que escolhia...Aliás quando o fazia o próprio confessava que era uma escolha dele...Fê-lo com o Gaspar,com o Vitor Baía ao fazer o contrato profissional e noutros raros casos.
    .
    Mas esse poder com a passagem a Sad foi sendo delegado.
    Actualmente Pinto da Costa envolve-se mais noutro tipo de questões ligadas ao clube que não directamente a política de contratações...Prova disso é que ele anunciava o Tomas Costa como o trinco que substituiría o Paulo Assunção e o Tomas Costa nunca foi trinco....
    .
    .
    O presidente agora é um gestor,superivisiona o trabalho dos outros e apenas intervém em questões mais profundas,até porque a sua actual situação retira-lhe disponibilidade para mais.
    Na escolha de Jesualdo sabemos que foi escolha pessoal de Pinto da Costa,assim como muitas vezes na venda de jogadores é ele que estabelece os parametros básicos da transferência e é um duro negociador e aproveita a comunicação social para dar os seus recados e negociar.
    .
    .
    Eu também não digo que TODOS os reforços são trazidos só pela comissão e sem critério,era o que faltava porque os próprios sabem que se assim fosse o Porto perdería e a mama acabava para muita gente.
    .
    E os próprios que colocam os jogadores não fazem de propósito para ter jogadores de fraca qualidade,tentam arranjar o melhor que podem para representar,o problema é as escolhas do clube ficarem limitadas por quem representa determinado jogador ee não pela qualidade do jogador em si,retirando assim a possibilidade de o clube colaborar com empresários mais cotados e com melhores jogadores em carteira como Jorge Mendes...
    .
    .
    Uma coisa pode ter certeza em relação a Jorge Mendes...Ele deu-nos mais dinheiro a ganhar que o que ele ganhou em comissões e tem uma conduta ética até ao momento inatacável e por isso mesmo tem o sucesso que tem.
    Podemos dizer o mesmo de quem actualmente representa grande parte dos jogadores que chegam ao clube...?
    .
    .
    è que grande parte das grandes vendas que o senhor falou,tratam-se de jogadores representados justamente por...Jorge Mendes.Jogadores que vieram barato e saíram por fortunas.
    Se a parceria estava a resultar tão bem para o clube,porque é que acabou...?
    Porque é foi substituida por outras que até agora pouco ou nada deram a aganhar ao clube,e que tem trazido benefícios para algumas pessoas mas não para o património desportivo do clube...?Grande parte dessas contratações têm custos fixos elevados,porque sao jogadores contratados cm contratos de duração elevada que andamos depois a pagar durante vários anos e nos aumenta substancialmente a carga salarial,impedindo que esse dinheiro possa ser investido em jogadores de renome internacional.
    .
    .
    Desculpe se a minha opinião o incomoda assim como discutir estas questões do clube.
    Não tem que ficar ofendido nem ofender.
    .
    .
    Creio ser possível discutir a vida do clube de forma livre,pacífica e democrática neste blog.
    Este espaço sempre se pautou por isso pelo menos e não vejo porque terá que ser diferente agora...


    .
    .
    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  34. Ricardo Costa e demais intervenientes,

    Mentalizem-se de uma coisa. Enquanto o FC Porto ganhar campeonatos nada de alterará. Podemos dissecar tudo e mais alguma coisa que os administradores da SAD estão-se maribando. Eles, melhor do que ninguém, sabem o que andam a fazer. Sabem o quanto prejudicam a SAD, financeira e desportivamente, com alguns negócios que fazem. Mas enquanto der para "mamarem" e o clube ganhar campeonatos, não há razões para mudar. Tudo aquilo que foi escrito já eles sabem há muito tempo. Sabe o Pinto da Costa, sabe o Caldeira, sabe o Antero e os outros. Todos sabem que podiam fazer melhor. Todos sabem que a SAD podia estar melhor financeira e desportivamente. Mas isso não é e nunca foi prioritário.

    A sua grande vantagem é que a grande maioria dos portistas é uma carneirada seguidista, sem capacidade de pensar pela sua própria cabeça. Só conseguem articular o "Pinto da Costa, olé". Mais nada.

    Felizmente, que ainda existem alguns portistas, como o Ricardo Costa, que conseguem ver aquilo que a carneirada se recusa aceitar. Não percebem e nunca perceberam que, apesar do que eles fazem, ainda conseguimos ganhar. Como não seria se tivéssemos uma gestão séria, honesta em que o único objectivo fosse sempre beneficiar a SAD desportiva e financeiramente.

    ResponderEliminar
  35. A participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim custou ao Estado cerca de 15 milhões de euros. Grande parte deste valor foi utilizado no pagamento de bolsas e financiamentos à preparação dos atletas – tendo alguns deles acabado por nem sequer competir em Pequim.

    Os valores foram determinados no início de 2005, quando o Instituto do Desporto assinou com o Comité Olímpico de Portugal (COP) o protocolo para o Projecto Pequim 2008, aos quais teriam direito os atletas que obtiveram classificações de mérito em Atenas 2004 ou bons resultados em Campeonatos da Europa e do Mundo, “deixando antever a probabilidade do cumprimento das exigências do Projecto Pequim 2008”.

    Na altura, ficou estabelecido que os atletas seriam divididos em quatro categorias. Os medalhados teriam direito a uma bolsa mensal de 1250 euros; os finalistas ficavam com 1000 euros; os semifinalistas com 750; e os restantes com 500 euros. Os respectivos treinadores receberiam 75 por cento do valor – em caso de acumulação, receberiam por cada um mais 10 por cento, num máximo de três atletas.

    Valores atribuídos a atletas olímpicos:

    Telma Monteiro - Recebeu 52.000 euros - Resultado: 9º lugar - A culpa foi do árbitro. É do benfica e basta.

    Naíde Gomes - Recebeu 48.500 euros - Resultado: 32º lugar - Não sabe o que aconteceu. Se alguém souber que lhe diga. Ela agradece.

    Sérgio Paulinho - Recebeu 57.500 euros - Resultado: Não participou - Descobriu há pouco tempo que Pequim fazia mal à saúde. Problemas de asma. Não está a pensar em devolver o dinheiro.

    Rui Silva - Recebeu 57.500 euros - Resultado: Não participou - Sofreu uma lesão abdominal. Não está a pensar em devolver o dinheiro.

    Francis Obikwelu - Recebeu 57.500 euros - Resultado: 11º lugar - Perdeu a meia-final dos 100m. Recusou-se a participar nos 200m e encerrou a carreira.

    Vanessa Fernandes - Recebeu 54.500 euros - 2º lugar - A prata vale mais do que o ouro. Se a australiana soubesse disto antes.

    Nélson Évora - Recebeu 48.500 euros - Disputa hoje a final. Esperemos que tenha mais sorte.


    Houve mais de 100 atletas que, nestes quatro anos, estiveram integrados no Projecto Pequim 2008 – alguns beneficiários foram sendo integrados, outros foram sendo excluídos à medida que perderam as hipóteses de qualificação. À partida para os Jogos, havia 11 colocados no Nível 1: Francis Obikwelu, Rui Silva, Nélson Évora, Sérgio Paulinho, Joaquim Videira, Telma Monteiro, João Neto, Vanessa Fernandes, Álvaro Marinho e Miguel Nunes. Desta lista, destacam-se Rui Silva e Sérgio Paulinho, atletas que receberam a bolsa máxima (1250 euros mensais, num total de 57.500) durante quase quatro anos e acabaram por nem sequer marcar presença nos Jogos Olímpicos de Pequim. Marco Fortes, o lançador do peso que disse que gosta mais de estar “na caminha” de manhã, recebeu 2500 euros pela sua integração no Nível 4 desde Março de 2008. Todos estes valores são pagos directamente pelo COP e ficaram isentos de IRS desde o início deste ano. Recentemente, todos os atletas de alta competição foram inseridos no sistema de Segurança Social. Federações também recebem Mas não é só. Além disso, as federações com atletas integrados no Projecto Pequim 2008 tiveram direito a um “financimento à preparação” dos seus competidores, “ponderado em função do currículo desportivo, bem como da expectativa que suscitem relativamente à participação e obtenção de resultados nos Jogos Olímpicos”. Nas modalidades individuais, esse financiamento era de 22.000 euros por ano por cada atleta que estivesse entre os escalões de semifinalista amedalhado e demetade desse valor para os restantes. Nos desportos colectivos, a federação que garantisse qualificação receberia 15.000 euros por atleta, enquanto as outras teriam direito a 7500 euros, a atribuir em função do critério do COP.


    Como estão previstos mais 15 milhões para os Jogos Olímpicos de Londres, se algum de vocês puder contribuir com algum, os nossos atletas olímpicos agracedem encarecidamente porque de manhã só é bom é na caminha.

    Fonte: 24horas

    ResponderEliminar
  36. FC limpa tudo:

    Li com atenção o seu post e pergunto "o que é que o cu tem a ver com as calças?"
    A sua ironia de autocarro não provou nada a não ser que não tem argumentos para o post do Ricardo Costa.
    Pergunto sabe quatos jogadores chegaram ao FCP nos ultimos 3 anos ne quantos foram mais valias? sabe? não deve saber. Porque se soubesse e se fosse portista ficava preocupado.
    Estas criticas refletem apenas preocupação com o futuro do FCP. Todos somos portistas todos temos direito a falar sobre o Porto a pensar sobre o Porto e a discordar sobre o Porto. Acho que o ataque pessoal e a ironia da treta são perfeitamente dispensáveis.

    Cumprimentos Portistas
    André M. N.

    ResponderEliminar
  37. Caro Ricardo,

    Não concordo com tudo o que diz, mas acredito na maioria. Nunca vi as contas, mas acredito que os números estão lá.

    Eu só acho que "discutir a situação do clube num espaço com outros portistas e fazer uma reflexão" já não é suficiente.

    Como o Iori também disse, este é um assunto que se anda a discutir há muito tempo. E resultados? Discutir e reflectir não ajuda em nada e não vai mudar nada.

    Mas está tudo com medo de aparecer a boiar no Douro? Isso eu não aceito.

    Se este blog é uma expressão da democracia, pois que se recorra à manifestação.

    Proponho uma carta aberta à Administração da SAD, subscrita pelo Ricardo Costa e quem mais quiser assinar, a ser enviada a todos os OCS.

    Vamos lá a questionar as coisas e deixar de ser carneiros.

    Ricardo. Quando me pergunta se eu acho que estão reunidas condições, está à espera que eu respondo o quê? Eu não sei...diga-me você.

    ResponderEliminar