15 agosto 2008

Agressividade e violência sportinguista impune

O jogo do Sporting com a Sampdoria mostrou que a equipa leonina tem um bom onze e que no próximo sábado o FC Porto terá de jogar ao seu melhor nível para conquistar a Supertaça.

Contudo, o jogo com os italianos também mostrou um aspecto preocupante e que deve ser tido muito em conta por Jesualdo Ferreira na preparação da Supertaça: a enorme agressividade, e por vezes violência, de alguns jogadores do Sporting, com destaque para Derlei e Rochemback.
«Derlei tentou incomodar os defesas italianos, mas, algumas vezes, da forma errada. O avançado pareceu estar demasiado nervoso, para quem estava apenas a fazer um jogo particular. Isso fez com que, em alguns momentos, este encontro tivesse pouco de amigável. Aos 21 minutos o «Ninja» desentendeu-se com Gastaldello e, aos 32, deu «um chega para lá» a outro adversário. Derlei deverá ter atenção a este tipo de atitudes. Num jogo «a sério» o preço a pagar pode ser demasiado alto.»
in Maisfutebol

«[Rochemback] Jogou a primeira parte, na qual foi demasiado impetuoso e nada amigável. Delvecchio sofreu a bom sofrer com a sua agressividade, que, num jogo à séria, jamais poderia passar impune. "Rocha" imprimiu um ritmo "quentinho" e foi numa carga sobre o 26 que Campagnaro recebeu ordem de expulsão»
in O JOGO
«Houve alguma agressividade e descontrolo emocional, situações que temos de corrigir, porque queremos jogar onze contra onze. (...) Durante a primeira parte existiram algumas situações em que houve mais agressividade do que era suposto existir. Isso não esteve na base das substituições, mas tivemos de avisar os jogadores, porque queríamos manter a superioridade numérica e não ficar em igualdade
Paulo Bento, no final do jogo Sporting – Sampdoria
Ou seja, os jogadores do Sporting entraram a matar, perante a complacência do árbitro lisboeta Pedro Proença. Quando um dos italianos respondeu à letra, zás, vermelho directo e o adversário do Sporting a jogar com menos um.

Onde é que já vimos este filme?

Recordo a última final da Taça de Portugal
. Nos primeiros 23 minutos, Grimi fez duas faltas duras sobre Quaresma, ambas para amarelo, que o árbitro (Olegário Benquerença) se "esqueceu" de mostrar.

Aos 80’ Tonel teve uma entrada perigosa, por trás, atingindo o calcanhar do Lisandro e aos 85’ Abel, que já tinha um cartão amarelo, fez uma falta dura sobre Raul Meireles (deveria ter visto o 2º cartão amarelo).

O modo como o árbitro "geriu" a mostragem dos cartões, foi decisivo no desfecho da final da Taça de Portugal, da mesma forma que a arbitragem de Bruno Paixão também foi determinante na Supertaça da época passada.

Era bom que dirigentes e treinadores do FC Porto se lembrassem disto e, já agora, o dissessem alto e bom som ANTES do jogo do próximo sábado. Não adianta nada vir "chorar" depois do jogo, se voltarmos a ser roubados.

José Correia in Reflexão Portistas

17 comentários:

  1. Estou de acordo, época passada, creio que não houve um único jogo, em que pelo menos uma “besta” dos defesas do Sporting, não fosse expulso, quer por acumulação de amarelos, agressões, rasteirar quando os adversários iam isolados. Não me parece que tenha acontecido semelhante coisa, pelo contrario, fartaram-se foi de marcar penalty’s a favor deles (ainda bem, que falharam quase todos)..
    Quando perdem, vêm logo a seguir ao jogo, a espumar pela boca, “o arbitro não presta”,”influenciou o resultado” é “persona non grata”, são uma vitimas do sistema, são sempre prejudicados..
    Quando ganham, podem levar um baile de bola, como levaram contra o porto (2-0,época passada), serem massacrados, marcaram em fora-de-jogo, agredirem e ficar imunes de qualquer cartão, mas é justíssima a vitoria (dizem eles), são sempre uns protegidos pelos arbitros..

    Jesualdo, faz um favor aos portistas, NÃO INVENTES.


    Algumas recordações destas lagartixas de me***

    http://www.youtube.com/watch?v=ICvhOdQfQf8
    http://www.youtube.com/watch?v=3gwMR5q5qlQ
    http://www.youtube.com/watch?v=dnhzkbmJ_Rk

    ResponderEliminar
  2. O FCP anda a dormir, e ainda não percebi, porque não reage com força, aos factos mencionados no texto.

    Concordo que devemos reclamar e avisar que estaremos atentos às incidências do jogo, e não depois.

    O SBORTING, sabe que só com violência e umas calcadelas é que vai parar o FCP. Tenho receio que neste jogo o Rodriguez vá ser provocado quer pelo Tonel quer pelo Rocha, e que este responda, ou proteste com o arbitro.

    O Xistra é o famoso sistema verde.
    Não tenham dúvidas que vai haver provocações dos lagartos, e podem incluír no relatório o João Mortinho. Vejam a final da taça e a pancadria que este distribuio ao Lucho e ao Raul Meireles.

    Em jogo jogado sabem que perdem.

    Caso o FCP jogue depressa, o bandeirinha estará lá para travar as correrias dos azuis.

    Se fosse dirigente do FCP, pedia controlo anti-doping para este jogo.

    cumprimentos azuis.

    ResponderEliminar
  3. Quaresma e Mariano de fora da convocatoria.. aixxx 2 extremos de fora, mais o Tarik, fazem 3, sobram Rodriguez e Candeias. Infelizmente, cheira-me que vão acontecer adaptações do Jesualdo ..porque não acredito que coloque o miudo Candeias de inicio.. :(

    Lisandro volta á ala? entra o Farias / Hulk para ponta de lança!?
    Hulk joga no lugar do Mariano!?
    Lino a extremo.. por favor NÃO!

    Não me digam que vai mudar o sistema tactico..

    devo dizer que estou a ficar preocupado..

    ResponderEliminar
  4. adezivo ou vai acontecer uma das situações que referiste ou o Tommy será o 4º elemento do meio-campo do porto. Isso se Jesualdo ainda for a única pessoa que não percebe que o sporting joga melhor em 442 do que o Porto.

    ResponderEliminar
  5. the turk,
    sou completamente contra mudar de sistema, sai o Mariano, entra outro EXTREMO para o lugar dele. Se jogar o Tommy, espero que não seja para jogar junto á linha, porque só sabe jogar como médio interior..

    Eu apostava no Candeias.. sei que vao dizer, que é arriscado, mas quando o Baía entrou na equipa..

    ResponderEliminar
  6. Excelente notícia!!!O Mariano não joga,é sinal que pelo menos vamos jogar com 10 jogadores contra o Sporting...Sim,10 porque o Benitez deve ser titular de forma algo inexplicável para mim porque 1º o Fucile é muito melhor, 2º o Benitez é a nova versão de Lucas Mareque,pequeno,atarracado,a defender fraquinho e a atacar ainda pior.
    .
    .
    Pena o Quaresma não ter sido convocado,guardei a esperança que o Jesualdo o levasse fosse leva-lo para o caso das coisas darem po torto.
    .
    .
    Agora a minha principal preocupação é saber se de uma vez por todas o Jesualdo já percebeu que o Porto não pode jogar em 4-4-2contra o Sporting que saírá sempre a perder.
    O Sporting tem mais rotinas nesse sistema,tem jogadores com características mais específicas para ele enquanto que o Porto preparou.se para o 4-3-3 e éuma estupidez alterar todas as rotinas do jogo por causa de um adversário e ainda para mais sendo esse adversário o sporting.
    .
    O Porto deve entrar para dominar,para impor o seu jogo e não jogar consoante o sporting.
    .
    Espero que ele não volte a jogar em 4-4-2 e nãpo entre com medo para mais uma vez perder como das outras vezes.Espero que tantas derrotas tenham servido para o professor aprender na lição.
    .
    Tenho medo que utilize a desculpa da falta de extremos para voltar a uma táctica mais defensiva como foi os seus 4-4-2 do passado contra o sporting.
    .
    A melhor solução a meu ver sería manter o 4-3-3 com as rotinas de jogo já assimiladas e colocar Hulk ou Farías no onze inicial passando Lisandro para uma faixa.
    No caso de a aposto ser por Hulk podería dar até para trocar com lisandro durante o jogo e assim confundir marcações.
    .
    .
    Esta solução por Hulk ou Farías é aquela que eu defendo por achar possível que o jesualdo adopte.
    .
    Porque sei perfeitamente que ele nunca arriscaría no jovem Candeias infelizmente e também não convocou Quaresma.
    A minha opção sería 1º colocar Quaresma e assim não ter que alterar mt a rotina da equipa e se nao fosse possível colocaría o jovem Candeias que daría um toque de imaginação e imprevisibilidade no ataque gozando ainda da vantagem de surpreender o Sporting que nao oconhece mt bem e nao esta preparado para jogar contra um jogador das suas caraxterísticas e mais para um jogador como Mariano.
    .
    .
    Se a opção for o Tommy e 4 no meio campo que me avise que começo a considerar vender o bilhete..:).
    .
    Tommy nao fez uma íunica actuação decente na pré época para justificar sequer ser opção neste momento quanto mais titular...
    A jogar a 4( e espero que nao o faça) prefiro que coloque Fernando atrás e avance Guarín.
    .
    Mas estou com o adezivo voltar a mudar para jogar com o Sporting nem pensar.
    O POrto nao pode mudar só por jogar com o Sporting,eles é que devem mudar para jogar contra nós.
    Isso de mudar por causa do sporting foi o que nos fez ser derrotados 3 vezes.

    ResponderEliminar
  7. "Sabia que o FC Porto era assim. Por isso é que sempre foi um clube diferente dos outros. No Sporting, por exemplo, também havia pressão, mas aqui é muito diferente. (...) Em Lisboa sofrem, como é normal, mas não tanto como cá em cima. Por isso é que vivem muito este clube e por isso é que, se calhar, colocam mais um pouco de pressão em cima dos jogadores.”

    As frases pertencem a Ricardo Quaresma e foram ditas em entrevista ao MaisFutebol, há mais de três anos. Conhecedor de ambas as realidades, o Mustang depressa assimilou um dos factores que está na origem de uma esmagadora hegemonia portista no panorama futebolístico nacional do último quarto de século. Na Invicta, a desculpa não colhe, não desresponsabiliza. Umas taças nacionais e uns títulos de primeiro dos últimos não entronizam nem seguram treinadores: que o diga Fernando Santos. Não há dificuldades orçamentais que se apresentem como argumento para baixar a fasquia, não há mãos que legitimem a perda de um troféu (lembra-se Sr. Paixão?).

    No Algarve, o FC Porto tem mais a perder do que o Sporting. Claro que sim, porque nada desculpa um desaire, ainda que seja certo que um urso não se sacia com os amendoins que lhe vão atirando. Mais do que isso: até os indicadores da pré-temporada obrigam a que o discurso seja ambicioso. É também natural que os rivais fiquem confusos ao ver que nem abalos significativos na estrutura do plantel fizeram com que o “equilíbrio” tão caro a Jesualdo Ferreira se perdesse. Não é pois com estranheza que se vê que é de fora do Dragão que emerge o dossiê Quaresma. Afinal de contas, a ironia chega ao ponto de o FC Porto dar mostras de saber viver sem o seu Harry Potter mesmo antes de o perder.

    Para além de dar uma lição de estratégia e de gestão desportiva, a SAD azul e branca e o seu treinador passam uma mensagem fortíssima para dentro do balneário: no FC Porto joga quem estiver focalizado nos objectivos do clube (Lucho até nisso dá goleada aos demais); Quaresma leva um banho de humildade ao perceber que não é insubstituível e que, caso não consiga a desejada transferência, passa a ser mais um, como qualquer outro."

    Até esfreguei várias vezes os olhos quando li isto, mas a verdade é que este artigo se encontra no site do jornal record. O seu autor chama-se André Viana.

    ResponderEliminar
  8. Não me surpreende vindo de quem o escreveu...
    O meu amigo Viana é um excelente jornalista,sabe muito de desporto e de futebol e é do clube certo...;)Mas acima de tudo é excelente naquilo que faz.Um caso raro de qualidade no record e que tenho a certeza que em pouco tempo será considerado um dos melhores jornalistas desportivos em Portugal.

    ResponderEliminar
  9. Ricardo, a mim o que mais me surpreendeu foi o facto do artigo não ser censurado. Fico feliz por ver que naquele jornal existem pessoas que não alinham no fanatismo encarnado.
    Tudo aquilo que o André Viana escreveu é a mais pura das verdades, mas é de saudar que haja pessoas para o escrever. O facto de ser do FCP nada tem a ver, aliás se condeno o facciosismo inqualificável de determinados jornalistas em favor dos apitos encarnados, também não gosto quando esse facciosismo é exercido a "favor" do Porto, não é assim que o jornalismo deve ser exercido. Não é óbviamente o caso deste artigo que apenas relata factos inquestionáveis.

    ResponderEliminar
  10. Caro Duarte, não tens que te preocupar,o clube dele neste caso é um pormenor,até porque trata-se de alguém que é um excelente profissional e acredita que o Viana é totalmente independente e nada dado a clubismos.
    O clube dele é secundário,bom é o facto de isso não o ter impedido de ir para o Record.
    Eles tabém nao são estupidos,precisam de qualidade no seu jornal,porque por mais que seja bom vender á custa de dizer mal do Porto convém terem alguém que tenha a qualidade que o André Viana tem

    ResponderEliminar
  11. Boas!

    Este André Viana será o mesmo que escrevia num blog da Faculdade de Jornalismo, o Quarto Árbitro?

    Saudações!

    ResponderEliminar
  12. Mais uma análise estatística.


    A vencer desde 1893. A dominar desde 1983.

    O nosso clube transporta o DNA de gente vencedora desde a sua fundação em 1893. Mas só apartir de 1983, o nosso clube tornou-se num vencedor insaciável, transpondo fronteiras e transportando a chama vitoriosa do dragão a todos os cantos do mundo. São 25 épocas de sucesso e vitórias inesquecíveis. Um quarto de século sempre a vencer.

    Entre 1983/84 e 2007/08 (as tais 25 épocas), conquistámos 45 troféus oficiais distribuídos da seguinte forma:

    16 Campeonatos
    9 Taças de Portugal
    14 Supertaças
    1 Taça dos Campeões Europeus
    1 Liga dos Campeões
    1 Taça UEFA
    2 Taças Intercontinental
    1 Supertaça Europeia

    Nestas 25 épocas, apenas em 1988/89 não conquistámos nenhum troféu oficial. Em cada uma das últimas 19 épocas, conquistámos pelo menos 1 troféu oficial. São 19 épocas consecutivas a conquistar troféus oficiais. É record no futebol português. O melhor que o Benfica conseguiu, foram 7 épocas consecutivas (entre 1958/59 e 1964/65, e entre 1966/67 e 1972/73). Por sua vez, o melhor do Sporting foram 6 épocas consecutivas (entre 1943/44 e 1948/49).

    Conquistámos 45 troféus oficiais em 25 épocas consecutivas. Em qualquer série de 25 épocas consecutivas, o melhor que o Benfica conseguiu foram 28 troféus oficiais. Por sua vez, o melhor do Sporting foram 18 troféus oficiais.

    Entre 1983/84 e 2007/08 (as tais 25 épocas), conquistámos 45 troféus oficiais. No mesmo período, o Benfica conquistou 15 e o Sporting, 11.

    Curiosamente, ainda não conseguimos ganhar na mesma época o Campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça. Mas somos o único clube que conseguiu ganhar 4 troféus oficiais numa época. Aconteceu em 1987/88, com o comando da equipa entregue a Tomislav Ivic, o noso clube conquistou o Campeonato, a Taça de Portugal, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia.

    Nunca nos podemos esquecer que todo este sucesso se deve a uma pessoa: Pinto da Costa. Foi eleito presidente em 1982 e a nossa era dourada começou em 1983. Obviamente, nada disto foi por acaso.

    Vejamos o que nosso clube conquistou nestes 25 anos dourados:

    Nota: A Supertaça de uma época é disputada na época seguinte. Por exemplo, a Supertaça de 2007/08 é disputada em 2008/09, sendo o primeiro troféu oficial desta época.


    Época 1983/84:
    Taça de Portugal
    Supertaça 1982/83


    Época 1984/85
    Campeonato
    Supertaça 1983/84


    Época 1985/86
    Campeonato


    Época 1986/87
    Taça dos Campeões Europeus
    Supertaça 1985/86


    Época 1987/88
    Taça Intercontinental
    Supertaça Europeia
    Campeonato
    Taça de Portugal


    Época 1988/89
    Nada a registar


    Época 1989/90
    Campeonato


    Época 1990/91
    Taça de Portugal
    Supertaça 1989/90


    Época 1991/92
    Campeonato
    Supertaça 1990/91


    Época 1992/93
    Campeonato


    Época 1993/94
    Taça de Portugal
    Supertaça 1992/93


    Época 1994/95
    Campeonato
    Supertaça 1993/94


    Época 1995/96
    Campeonato


    Época 1996/97
    Campeonato
    Supertaça 1995/96


    Época 1997/98
    Campeonato
    Taça de Portugal


    Época 1998/99
    Campeonato
    Supertaça 1997/98


    Época 1999/00
    Taça de Portugal
    Supertaça 1998/99


    Época 2000/01
    Taça de Portugal


    Época 2001/02
    Supertaça 2000/01


    Época 2002/03
    Taça UEFA
    Campeonato
    Taça de Portugal


    Época 2003/04
    Liga dos Campeões
    Campeonato
    Supertaça 2002/03


    Época 2004/05
    Taça Intercontinental
    Supertaça 2003/04


    Época 2005/06
    Campeonato
    Taça de Portugal


    Época 2006/07
    Campeonato
    Supertaça 2005/06


    Época 2007/08
    Campeonato


    Poderão consultar a distribuição de todos os troféus oficiais conquistados pelo futebol português desde 1934/35 até 2007/08, no seguinte link:

    http://i533.photobucket.com/albums/ee332/amialzone/Titulosdofutebolportugues.jpg


    Poderá haver quem diga: "Pois, mas antigamente só havia 2 troféus oficiais. Só nos últimos 29 anos, é que passou haver 3."

    É verdade. Mas se, nos últimos 29 anos, houve 3 troféus oficiais para o Porto disputar, o mesmo se verificou para o Benfica e para o Sporting.

    Um quarto de século de sucesso e esta história ainda está a começar. :)

    Para que nunca se esqueçam.

    ResponderEliminar
  13. Exactamente Ricardo,é esse Andre Viana
    .
    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  14. Concordo inteiramente contigo Ricardo. Ver bons profissionais em jornalismo, que é a área que estudo e me quero licenciar para o próximo ano, se tudo correr bem como até aqui, deixa-me muito satisfeito, independentemente da preferência clubística, partidária ou religiosa.

    ResponderEliminar
  15. Obrigado pela confirmação Ricardo Costa.

    Costumava ler esse blog há uns 4 anos atrás e gostava muito das análises que ele fazia.

    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  16. Em relação ao jogo da supertaça, acho que já nos meteram um golo.
    A nomeação do Carlos Xistra para arbitrar este clássico traz-me razões de sobra para estar, pelo menos, desconfiado. Nunca mais me esqueço daquele FC Porto x Beira-Mar, na época 2001-2002, ou se preferirem na epoca Octávio/Esnaider/Kaviedes, em que perdemos 2-3. O FC Porto, já então comandado pelo José Mourinho, começava a recuperar dos resultados desastrosos da era Octávio Machado e ameaçava o 1º lugar do Sporting. Porém, nesse jogo arbitrado pelo senhor Xistra, o Beira-Mar chega ao 0-1 através de um livre inexistente convertido pelo Cristiano (que mais tarde se transferiu para o SLB, não sei se se lembram). Isto para não falar do facto do Fary ter feito o 3º golo em fora de jogo e do Deco ter sido mal expulso e, como se não bastasse, ter sido provocado pelo árbitro aquando da injusta expulsão, tendo mesmo o Mourinho de entrar em campo para evitar que a coisa aquecesse ainda mais.
    Passado este episódio, houve a célebre arbitragem do Sporting x Porto da época transacta, num dos jogos com o resultado mais injusto que já vi. O Sporting faz o 2º golo em posição claramente irregular e o senhor Xistra, que tão lesto havia sido em anular um golo ao Lisandro minutos antes pela mesma situação, validou o golo sem hesitar.
    Não quero ser pessimista, mas acho que mais uma vez o Tonel vai ter condições para ocupar o lugar de central e guarda-redes.

    ResponderEliminar
  17. Olympus,

    O que é engraçado nesses números, é que começámos em 1893 e tornámo-nos vencedores a partir de 1983. Será que vamos deixar de ser vencedores só a partir de 9183? Espero que sim. Milénios de triunfos nos esperam ainda.

    ResponderEliminar