05 agosto 2008

O melhor reforço é nosso (Parte 1)


Falta pouco para o inicio de uma nova época e como tal por esta altura discute-se contratações, dispensas, hipóteses tácticas, potencial, elogia-se, critica-se mas acima de tudo andamos a calcar ainda o terreno das hipóteses e a traçar cenários hipotéticos com o pouco que vamos vendo de jogos de pré-época. Isto é a beleza do futebol.

A pergunta da moda nas habituais perguntas dos jornais desportivos aos amantes do desporto rei é: quem é o favorito?

O F.C.Porto parte com vantagem para esta liga. A vantagem de ser uma equipa tri-campeã é sem dúvida o argumento mais utilizado pelos rivais mas acho que não é o mais importante.

Nós somos os grandes favoritos ao título porque asseguramos este ano o melhor reforço para o ataque ao título…O Hulk? O Rodriguez? Sapunaru? Não. Um reforço que já tínhamos assegurado não só na época anterior como há vários anos. O facto de termos a estrutura organizativa em Portugal em termos desportivos mais bem montada. Há um plano definido. Podemos criticar a política das contratações, alguns jogos de interesses e uma ou outra estratégia mas a verdade é que o nosso clube em termos de organização é uma estrutura altamente profissionalizada que neste momento se encontra num estágio de desenvolvimento muito acima dos demais clubes em Portugal.

Isso percebe-se em vários exemplos que mencionarei neste texto, e é por comparação aos nossos directos rivais que podemos perceber muito mais a importância de termos este reforço para atacar o título todas as épocas.

Pode parecer algo irrelevante porque não enche 1ªs páginas de jornais nem marca golos ou faz assistências, mas sem dúvida que é isso que nos faz ganhar mais que os outros. Haver uma estrutura, haver liderança, cada um saber o lugar que ocupa no esquema organizativo do clube, os jogadores sabem quem manda, sabem a quem se devem dirigir quando têm um problema e sabem que apenas têm que se preocupar em jogar futebol porque o clube trata do resto.

Além disso, existe a consciência por parte de quem chega de que no F.C.Porto não se brinca, aqui eles podem ter tudo se quiserem, somos exemplo de um clube que sabe valorizar os seus activos e que aqui podem ter uma rampa de lançamento para grandes voos mas também exigimos total comprometimento e profissionalismo e não damos sequer azo a que a disciplina interna seja sequer beliscada, já temos casos do passado que o comprovam em que no F.C.Porto nenhum jogador por mais importante que seja está acima do clube: vejam-se casos emblemáticos como o bi-bota de ouro Fernando Gomes ou o Vítor Baía e ainda Jorge Costa.

Outro ponto que é fundamental para tudo isto é o nosso presidente. Ele é o rosto de toda esta máquina e é importantíssimo não só na história do clube mas na actualidade por mais que com o tempo vá perdendo aquele peso todo decisório que já teve antes da constituição da Sad.

O nosso presidente tem muita experiência no mundo do futebol, já viu de tudo, é muito difícil que o superem em termos negociais, é um estratega nato, e acima de tudo criou a reputação de ser intransigente na defesa dos interesses do clube e por isso granjeia a reputação necessária para que lá fora todos saibam que com o F.C.Porto não se consegue saldos. Sabem que em Portugal se querem contratar bem o F.C.Porto é referência mas que também o seu presidente só aceita negociar por pequenas fortunas.

Isso não acontece noutros clubes… No Sporting por exemplo um Cristiano Ronaldo sai a preço de saldo e no Benfica andam a tentar durante anos vender o Simão por uma verba elevada e depois têm que o despachar por um valor abaixo do que exigiam.

Outro aspecto fundamental é ter um presidente que sabe de futebol coisa que o Benfica não tem (pelo menos sabe de pneus ao que dizem) e o Sporting também não. O Sporting tem o problema de ter gente muito boa a falar de coisas que ninguém percebe muito bem como os Project Finance, e dizem que economicamente são brilhantes mas na verdade vejo o Sporting cada vez mais enterrado economicamente e ao mesmo tempo não tem ninguém que perceba de futebol que parece-me algo de fundamental para um clube de futebol mesmo que englobado numa Sad.

Por tudo isto e muito mais um caso como o caso João Moutinho no Sporting seria muito difícil ou quase impossível de acontecer no nosso clube.

1º o F. C. Porto tem uma cultura diferente do Sporting. No Sporting ganhar uma taça de Portugal e ficar em 2º nem que seja a 20 pontos do primeiro é considerada uma excelente época, no Porto seria uma época desastrosa.

O Sporting nunca passou da fase de grupos da champions enquanto o F. C. Porto já foi duas vezes campeão europeu e cada ano que não passa a fase de grupos é considerado um fracasso na Europa. O Sporting se consegue o 3º lugar que dá acesso á Taça Uefa é um sucesso.

Um pouco por isto se pode explicar o porquê da ânsia das referências do Sporting saírem do clube mesmo que para clubes de dimensão inferior como o Betis, o Everton entre outros. Porque os jogadores pensam, entre jogar num clube grande em Portugal mas sem mentalidade de campeão e que não tem ambição de grandes voos na Europa e clubes pequenos em grandes campeonatos aonde me pagam mais, é melhor ir para esses clubes.

Outra questão é o facto de no Sporting não haver uma liderança forte em termos directivos o que dá aos jogadores a segurança de poderem mais ao menos pressionar o clube consoante a sua importância na equipa.

No F. C. Porto um jogador que se lembrasse de chamar jornalistas para pressionar o clube a deixa-lo sair e o obrigar a chegar a um acordo estaria a assinar a sua sentença de morte no clube.

Ou no dia a seguir estava a pedir desculpas e a explicar o que aconteceu ou estaria automaticamente descartado.

Mas e o activo perguntam vocês? O activo seria valorizado de qualquer das maneiras… Lembro há uns anos quando o Zahovic aconselhado por Veiga tentou pressionar o F.C.Porto a vendê-lo para o Valência e andou a negociar nas costas do clube… O que fez o nosso presidente? Simples, desde logo deixou claro que o Zahovic para o Valência não saía nem por todo o dinheiro do Mundo e aí marcou uma posição para dentro, para todos os jogadores que algum dia tivessem uma ideia semelhante, e para fora para todos os clubes europeus passando a mensagem que com o F.C.Porto esse tipo de esquemas não resultam e que eles saem sempre a perder. O jogador acabou vendido ao Olympiacos e foi jogar para a liga grega, uma liga menor comparado com o seu sonho de jogar na altura num super valência e na liga espanhola.

Agora imaginem se se tratasse do capitão de equipa… Logo no dia a seguir perdia a braçadeira.

Lembram-se de Jorge Costa quando num jogo com o Setúbal ao ser substituído atirou a braçadeira…? Pois nesse ano nunca mais jogou no F.C.Porto e era um símbolo e um grande capitão. A braçadeira deste clube vale muito, deve ser respeitada e o Jorge aprendeu isso nesse ano e se calhar só lhe fez bem para no ano seguinte voltar e levantar a taça dos campeões europeus.

Mais vale perder um jogador por muito mais importante que ele seja do que perder uma equipa. E é nestes casos que se vê os líderes. É muito importante também a carta branca e o total apoio que Pinto da Costa dá aos seus treinadores, mesmo que, por vezes não esteja de acordo com as suas opções pois é isso que lhes permite controlar o balneário porque se eles não sentirem que têm esse poder e os jogadores não sentirem que têm que respeitar, por mais importantes que sejam, estas estruturas funcionam como um baralho de cartas e tudo se desmorona.

O que não invalida que um bom presidente tenha que também saber conciliar, mas nunca, imiscuindo-se na disciplina interna do grupo aplicada pelo treinador. E disso é exemplo o conflito de Vítor Baía com Mourinho em que foi fundamental o papel de Pinto da Costa para conciliar as duas partes mas sem nunca atropelar a autoridade do treinador.

Claro que os Jorges Baptistas e os Ruis Santos tentam sempre encontrar um caso no F.C.Porto e querem comparar a situação de Moutinho á de Quaresma e Lucho, situações incomparáveis.

O Quaresma e o Lucho anunciaram o seu desejo de sair para outros campeonatos no final do campeonato quando é o espaço temporal próprio para o fazerem. Mas nunca o disseram no sentido de pressionarem o clube, sempre disseram que estavam à espera de propostas e que quem os quisesse teria que chegar a acordo com o clube.

E outro aspecto muito importante que os diferenciam de Moutinho, quer um quer outro manifestou a sua vontade num momento em que não haviam propostas concretas para a sua saída.

Isto pode parecer apenas um pormenor mas não é. O João Moutinho ao manifestar que quer sair e que o Sporting tem que chegar a um entendimento com o Everton num momento em que o Sporting acabava de rejeitar uma 1ª oferta do Everton afectou gravemente os interesses do clube e acabou de forma consciente ou não (não o posso afirmar convictamente) por desvalorizar o seu passe. Deu ao Everton uma margem negocial maior, porque agora é pública a vontade do jogador, e acima de tudo, este caso fez com que ele fosse visto como um problema para resolver no Sporting e tudo isso joga a favor do Everton.

Um exemplo de como funciona a política de comunicação do clube agora a cargo do Rui Cerqueira: nunca mais vimos o Quaresma a falar à comunicação social desde que o F.C.Porto recebeu uma proposta do Inter. Por isso mesmo, agora o novo passatempo dos jornalistas para tentar encontrar um caso e dizer que o Quaresma quer sair, é fazer análise da sua expressão nos treinos, se ri muito se ri pouco, se faz mais ou menos trivelas, porque da boca do jogador nem uma palavra saiu porque ele sabe que o F.C.Porto não compactua com esse tipo de comportamentos e que se ele quer sair terá que ser com o acordo do clube e nunca numa situação de ruptura, porque aí, ele será sempre o elo mais fraco seja ele o Quaresma ou o Maradona.

Este é apenas um de muitos exemplos da organização ser o mais importante reforço do F.C.Porto todos os anos.

45 comentários:

  1. Ricardo Costa,

    Com que então "...um caso como o caso João Moutinho no Sporting seria muito difícil ou quase impossível de acontecer no nosso clube."?

    Vejamos:

    Quaresma reafirma que "é hora de sair" do FCPorto.
    http://ww1.rtp.pt/desporto/?t=Para-Quaresma-e-hora-de-sair-do-FCPorto.rtp&article=151404&visual=5&tm=15&Top=17

    Moutinho quer sair do Sporting
    http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=356397&rss=0

    Descubra as diferenças.

    ResponderEliminar
  2. o infiltrado na ansia de falar mal esqueceu-se de ler o post até ao fim. devia ser mais prudente. mas cada um sabe de si. parabens rcosta pelo execelente texto.

    ResponderEliminar
  3. Para mim é igual. O Quaresma e o João Moutinho têm o mesmo carácter. Ou seja, zero.

    Contratos assinados? Isso vale para alguma coisa?

    É só relembrar as palavras do Quaresma quando renovou o contrato e lhe aumentaram o orndenado em Janeiro: "Amo o FC Porto!"

    Já lhe passaram os amores.

    ResponderEliminar
  4. Como de costume um excelente artigo do Ricardo Costa. Parabéns. Completamente de acordo quanto à diferença entre a situação do Moutinho e do Quaresma. A grande diferença está no facto do Quaresma ou o Lucho, manifestarem a vontade de sair no final de uma época, enquanto o Moutinho fá-lo no momento em que existe uma proposta concreta de um clube, isso faz toda a diferença. Já nem refiro o modo como o fez, chamar os jornalistas para manifestar o seu desejo, impensável acontecer no Porto.

    ResponderEliminar
  5. Boas
    Excelente artigo do Ricardo Costa.
    Pode haver interesse da Direcção em vender, mas sem o afirmar, pois assim não poderia fazer pressão para que lhe pagassem o que exige.
    É a moda dos "Mind Game"
    Os jogadores esquecem-se que o Português, origina várias intrepretações. É como os pareceres. Tem várias intrepretações conforme a cabeça que dita a sentença.
    Ambos os jogadores colocaram-se no mercado, e podem escrever que foram autorizados pelas SAd´s. O problema é que se corre mal, a SAD não assume, para não desvalorizar,arcando os jogadores com todos os prejuízos. Que eu tenha reparado, nenhum deles está amuado, nem faz birra. Estão todos à espera das propostas que tardam em chegar ( Sad´s incluídas ). O euro 2008 correu mal para ambos. Foi a herança SCOLARI. Que "ganda rombo" no FCP e no SCP. Jogaram pouco, e um deles foi sempre substituído dando a entender que não é jogador para aguentar os 90 minutos a alto nível.

    ResponderEliminar
  6. Excelente Ricardo. 100% de acordo. Nao e' novidade nenhuma que a organizacao do fecepe constitui a base do sucesso da equipa.
    mt me rio quando ouco os inegrumes da TVI falaram da dinamica do chorao rcosta e do kadiff dos pneus referindo-se a imagns de jactos particulares e saidas de aeroportos em carros topo de gama a alta velocidade, tudo filmado estilo "saida pedofilos do processo casa pia das nstalacoes da judiciaria".
    Um pequeo detalhe, mas que faz mt diferenca.

    ResponderEliminar
  7. Ó 'socrates':

    Saviola, Eto, Adriano (...)

    Tas a brincar ou escreveste isso depois do almoço ?!

    ResponderEliminar
  8. Eu cá por mim esta novela do Quaresma não me tira o sono nem um bocadinho.
    O Ricardo Quaresma é um excelente jogador, sabemos que ele quer sair, mas ele também sabe que para que isso aconteça é necessário que chegue uma proposta vantajosa para o clube, proposta essa que não terá de chegar sequer aos 40 milhões de euros. Estou convencido que por 30 milhões, o jogador é transferível.
    Se ele ficar será óptimo porque só poderá trazer qualidade à equipa. Aqueles que dizem que se permanecer, ficará contrariado e não fará as exibições a que nos habituou, podem até ter um fundo de razão. Porém, se tal acontecer, será mau para o FCPorto e principalmente para o Quaresma. O jogador tem por isso duas formas de reagir, caso o negócio com o Inter não se concretize: ou se conforma (deve até dar-se por muito feliz por ter a oportunidade de jogar no melhor clube português e um dos melhores do mundo) com o facto de permanecer no FCP, dando o máximo dos máximos para no ano seguinte ser transferido para um clube de top de um grande campeonato europeu; ou, por outro lado, faz birrinha e é vendido, talvez em Janeiro, para um clube de média dimensão.
    A ver vamos o que se vai passar, sendo certo que nesse caso o Porto deverá ir ao mercado e, cá para mim, será nessa altura que vamos conhecer qual é a surpresa que o nosso presidente falou aqui há tempos. Sim, porque acho que é preciso ser muito ingénuo para acreditar que "a surpresa que iria agradar muito aos sócios" era o Hulk. Isto, claro, é só um palpite, no entanto acho que essa surpesa só não se deu porque estava dependente da venda do Quaresma e na altura o nosso presidente estava convencido, como tudo fazia prever, que o negócio com o Inter se faria dentro de pouco tempo, o que acabou por não acontecer.
    O tempo dirá se tenho razão, ou não.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Ricardo Costa pelo excelente Artigo!
    Também eu sou muito crítico em relação à política de contratações. Penso, no entanto, que esta época a colheita será boa! Mas continuam a haver gastos excessivos com passes e pagamentos de ordenados de jogadores que nem chegam a vestir a nossa camisola.
    Mas quanto ao resto e que foi referido no Artigo não existem dúvidas que o nosso maior "jogador" é a estrutura que o nosso Presidente Pinto da Costa montou!

    ResponderEliminar
  10. Mariano convocado para a selecção argentina há coisas fantasticas não há?

    Espero sirva para ele ter aquele click que lhe falta.

    ResponderEliminar
  11. Reyes, etoos e adrianos...
    não os quero no Porto...
    São jogadores demasiado caros, com salários demasiado altos, com estrelatos demasiado elevados e com ambições a menos...

    Não dá pra votar 6estrelas...
    Não estou muitas vezes de acordo com a tua opinião, mas hoje não falha uma virgula...

    ResponderEliminar
  12. Se, na época passada, o Hulk tivesse jogado no Trofense e tivesse marcado 37 golos na 2ª Liga, alguém acredita que algum clube europeu iria comprar o Hulk por 11 milhões de euros?
    E o futebol português é muito mais concentuado do que o do Japão.

    Será que mais ninguém consegue perceber que a SAD pagou, pelo o Hulk, um valor bastante acima do seu real valor de mercado?

    Não está em causa a qualidade do jogador que ainda está para ser provada. Veremos nesta época.

    Desta vez, o Pinto da Costa encontrou alguém que a nível de negócios de transferências de jogadores sabe muito mais do que ele. Se o melhor que o Pinto da Costa conseguiu, foram 11 milhões de euros por um jogador que nem metade disso valia, então tragam essa pessoa para trabalhar na SAD.

    ResponderEliminar
  13. A não ser que tivesse havido interesse em fixar esses 11 milhões por causa das comissões. Também não ficaria surpreendido.

    ResponderEliminar
  14. Caro Ricardo Costa, os meus parabéns pelo artigo. À muito que digo aos meus colegas dos outros dois grandes, que a maior distinção entre o FCP e os outros está na sua estrutura administrativa. Quanto à politica de contratações que nem sempre me agrada pelo suspense que cria é talvez a melhor tendo em conta a situação financeira do nosso clube e campeonato. Posso estar enganado mas parece-me que de algum modo copiamos o que o Ajax tem feito nas últimas décadas, apesar de este trabalhar mais na juventude e recolher frutos a longo prazo e o FCP a médio prazo. Não tendo a potencialidade que o Benfica tem de obter dividendos extra futebol (que dava outro artigo), só criando uma plataforma de jogadores é que o FCP consegue lutar para se mater na elite do futebol europeu. Claro que isso tem os seus riscos, mas até ao momento e mesmo com vários flops, temos tido resultados bastante positivos conseguido ultrapassar o Lyon e Ajax (para mim os dois congéneres do FCP na Europa) em termos de resultados financeiros e competitivos. Saudações Azuis e brancas

    ResponderEliminar
  15. Excelente texto.

    Efectivamente é esta máquina vencedora que está montada no ceio do FC Porto que faz com que não só o futebol, mas todas as modalidades lutem sempre pelo respectivo titulo.

    É por isso que temos orgulho em ser Portistas.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  16. "Pedro Moreira assina pelo FC Porto

    Pedro Moreira, avançado do Boavista, assinou ontem contrato com o FC Porto válido por três anos, tendo ficado também acordada uma cláusula de opção para mais dois. Os clubes negociavam o jogador há alguns dias, mas o acordo só foi selado ontem, com a particularidade de garantir a continuidade do jogador no Bessa, pelo menos esta temporada. Pedro Moreira, de 19 anos, é natural de Lousada e, apesar de ainda ter idade júnior, estreou-se na época passada pela equipa principal do Boavista, somando seis jogos. Formado no Bessa, Pedro Moreira, 1,82 metros, é avançado, mas gosta de procurar jogo fora da área, sendo o segundo jogador contratado ao Boavista num curto espaço de dias: o outro foi o lateral-direito Ivo Pinto."

    Eu estou de acordo que o FC Porto contrate jogadores jovens portugueses. O problema maior reside na hora de lhes dar uma oportunidade. Não dão. Continuam a preferir sul-americanos sem qualidade para jogar no clube.

    ResponderEliminar
  17. Quem é Adelino Sá e Melo Caldeira?

    Apesar de ser dirigente do FC Porto há mais de 15 anos, Adelino Caldeira é quase um desconhecido, mesmo para os adeptos portistas. De facto, não é homem de muitas entrevistas (não me lembro de ter dado alguma entrevista desde que é dirigente do FC Porto) mas, recentemente, o jornal ‘O Jogo’ fez um retrato rápido deste administrador da FCP SAD e vice-presidente do FC Porto, responsável pelo sector jurídico do clube e da sociedade desportiva portista.

    «Visto à distância, Adelino Caldeira tem o seu quê de bloco de gelo. Inacessível, algo rude até, e ar de antipático. Os amigos assinam a fotografia, mas garantem que é só ar, típico de um menino da Foz, que, entre amigos, se derrete em simpatias.
    Aliás, se o quiserem ver de sorriso bem esticado, o melhor mesmo é procurá-lo num campo de golfe, no da Estela ou em Ponte de Lima. (...)
    Ganhou a alcunha de Conde Redondo. Foi Joaquim Oliveira, de quem foi advogado na Olivedesportos e de quem é amigo, o primeiro a lembrar-se de o apelidar assim, numa sugestão fácil de entender, à medida de um físico imponente, alimentado, sempre que possível, à base de uma perdição: a comida japonesa.

    Dá nas vistas pelo físico, mas é do mais invisível que há nos contactos. Fecha-se no seu ciclo, construído à moda antiga. Traduzindo: não tem paciência para amizades instantâneas. Cultiva-as, mas só depois de bem adubadas. O grupo inclui diversas sensibilidades: Miguel Ribeiro Telles, do Sporting; Luís Seara Cardoso ou Manuel Violas, ambos benfiquistas, Manuel Almeida, do Guimarães, Antero Carvalho, Alberto Novais, Almeida Ribeiro, Miguel Vilaça, o médico José Carlos Esteves ou Pôncio Monteiro, citando só alguns, estão entre os que lhe são mais próximos.

    Filho de um jurista, José Saraiva Caldeira, seguiu as pisadas do pai. No Direito e no dirigismo desportivo. Iniciou o curso em Portugal, envolvendo-se em animadas lutas políticas com o MRPP, a quem sabotou uma fotocopiadora, mas concluiu-o no Rio de Janeiro, para onde emigrou em 1975.
    Foi no Brasil que piscou o olho ao futebol, solidificando, aí, uma amizade com António Calçada, ligado ao Vasco da Gama.»
    in O JOGO, 14/06/2008

    A primeira vez que Adelino Caldeira surgiu ligado ao FC Porto foi em 1988, quando fez parte da lista do seu amigo Martins Soares, concorrendo contra Pinto da Costa, mas a derrota foi grande: 10196-535 a favor de Pinto da Costa.
    Três anos depois, Martins Soares voltou a disputar a liderança a Pinto da Costa, à frente de uma lista cujo lema era “Pela decência”. Dessa vez, talvez por já ser conhecido e ter contado com a ajuda de uns panfletos lançados de avião sobre o estádio das Antas, a derrota foi mais honrosa – 20,14% dos votos.

    Nas eleições de 1991 Adelino Caldeira já se tinha separado de Martins Soares e estava ao lado de Pinto Costa. A partir daí nunca mais saiu dos órgãos dirigentes do FC Porto. Ao contrário, Martins Soares, hoje com 58 anos (sócio 2020), depois da dupla derrota eleitoral, deixou de se envolver na vida do FC Porto e numa entrevista ao Record de 01/05/2007 afirmou:
    “Enquanto Pinto da Costa for candidato não me candidatarei, no dia em que for uma certeza que não o fará serei novamente candidato a presidente da direcção do FC Porto. Pinto da Costa será presidente enquanto quiser e não será ninguém que o convencerá do contrário, mas quando ele sair, ao contrário do que diz, não será o vazio, disso só se convence quem gravita à sua volta”.

    Pouco tempo depois de ter assumido o lugar de dirigente, Adelino Caldeira viu-se envolvido numa polémica pública nada habitual no FC Porto. Foi na última jornada da época 1991/92, no final de um Gil Vicente – FC Porto.
    O Gil Vicente era treinado por António Oliveira e precisava de ganhar o jogo para ficar a salvo da descida de divisão. Por sua vez, o treinador do FC Porto era Carlos Alberto Silva, tendo como nº 2 o “super-adjunto” Octávio Machado, que era uma espécie de treinador-adjunto da casa (já tinha sido adjunto de Artur Jorge, por duas vezes, e de Tomislav Ivic).
    O FC Porto já era campeão e acabou por perder o jogo. No final, Octávio bateu com a porta, tendo proferido uma célebre frase: “Estou farto de caldeiradas e de azeitonas podres”.

    A frase tinha destinatários óbvios: os irmãos Oliveira – Joaquim e António – e Adelino Caldeira, mas para o adepto comum não ficou claro o porquê e o sentido da mesma.
    É verdade que Adelino Caldeira era amigo de Joaquim Oliveira e que este vinha assumindo um protagonismo cada vez maior nos meandros do futebol português, fruto dos contratos televisivos e de publicidade estática nos estádios que estabeleceu com a generalidade dos clubes. Contudo, o alcance da frase e as razões que levaram o seu autor (um símbolo do portismo à época) a proferi-la nunca ficaram claras.

    O que é certo é que Octávio Machado saiu do FC Porto em Maio de 1992, enquanto que Adelino Caldeira ganhou influência junto de Pinto da Costa, mas mantendo uma grande proximidade a Joaquim Oliveira, de quem era advogado na Olivedesportos tendo, também, sido nomeado administrador da agência de viagens Cosmos numa altura em que Joaquim Oliveira possuía apenas 50 por cento das acções (em 1998, na sequência do “caso Calheiros”, haveria de comprar os restantes 50% ao fundador da agência, António Laranjeira).

    Adelino Caldeira haveria de voltar a cruzar-se com Octávio Machado em 2001/02, quando Pinto da Costa convidou o “palmelão” para treinador principal. O objectivo era pôr ordem no balneário e repor a célebre disciplina portista num plantel “mal habituado”, após três anos do “demasiado educado” Fernando Santos.

    “É preciso ver o condicionalismo em que Octávio veio: toda a gente dizia que havia uma certa indisciplina, em que havia um departamento, até a nível técnico, onde tudo estava um bocado não direi à balda, mas relaxado, e entendi que o Octávio, na circunstância, podia ser uma boa solução.”
    Pinto da Costa, O JOGO, 23/04/2002

    Contudo, as coisas correram mal e, segundo O JOGO, Adelino Caldeira “esteve para sair, em ruptura, nos tempos de Octávio Machado. A carta de demissão estava pronta.”

    Mas não foi só com Octávio que Adelino Caldeira se viu envolvido em polémicas.

    O facto do seu irmão José Caldeira ser um Agente FIFA e de ter intermediado várias contratações / transferências de jogadores do FC Porto é algo que, no mínimo, causou e causa sempre algum desconforto.
    Aliás, para evitar problemas semelhantes e moralizar o negócio do agenciamento de jogadores, a Federação Inglesa de Futebol aprovou um novo regulamento, que entrou em vigor em 01/09/2007, o qual passou a proibir expressamente a participação dos agentes em transferências que envolvam clubes onde trabalham seus familiares próximos.
    Se esta norma/regulamento fosse transporta para Portugal, a UNIFOOT – Gestão e Eventos de Carreiras de Profissionais Desportivos, SA, liderada por José Caldeira, não poderia gerir a carreira de vários jogadores e ex-jogadores portistas (Raul Meireles, Rui Pedro, Castro, Ricardo Costa, Marek Cech, etc.).

    Um outro aspecto que tem suscitado, não diria polémica, mas alguns comentários é o facto de Adelino Caldeira ser sócio da sociedade de advogados ‘Gil Moreira dos Santos, Caldeira, Cernadas & Associados’, a qual foi contratada pela FCP SAD para defender os interesses da sociedade portista e do seu presidente em todos os processos que decorrem do 'Apito Dourado'.

    Conflito de interesses? Talvez, mas a vitória obtida na dura batalha judicial pelo direito em participar na Liga dos Campeões 2008/09 fez, obviamente, passar tudo isto para segundo plano e transformou Adelino Caldeira num dos grandes vencedores deste defeso, com direito a uma primeira página de O JOGO e vários artigos altamente elogiosos no jornal que há mais tempo é detido por Joaquim Oliveira.

    «Encontrou um buraco na lei à medida do despedimento de Del Neri; contribuiu para um desfalque chorudo na conta bancária de Adriaanse, que foi obrigado a pagar uma indemnização quando o FC Porto já estava com ele pelos cabelos e, agora, junta ao currículo uma decisão favorável no Júri de Apelo. Além de favorável, convém acrescentar que, não sendo ainda um capítulo encerrado, é uma decisão histórica. As duas primeiras, também.»
    in O JOGO, ‘Adelino e o sucesso nas tacadas decisivas’, 14/06/2008

    «As vitórias jurídicas da equipa de advogados do FC Porto, liderada por Adelino Caldeira, têm-se sucedido nas várias instâncias. O caso da presença na Liga dos Campeões é, claramente, o mais importante e mais mediático, mas há outros que constam do currículo dos causídicos portistas.
    A decisão do Juiz Único do Comité do Estatuto do Jogador da FIFA de condenar Co Adriaanse a uma choruda indemnização é histórica, e a justa causa evocada para despedir Del Neri, usando como trunfo a existência de um período experimental em todos os contratos, foi considerada revolucionária no meio futebolístico. Outra vitória foi conseguida com Leandro do Bonfim, quando a FIFA acabou por permitir que o médio fosse utilizado, apesar de ter saído em litígio com o PSV. Em breve, o mesmo organismo vai decidir o valor a pagar por Paulo Assunção pela rescisão de contrato. Nas instâncias locais, os advogados portistas ganharam recentemente a batalha à família Ramalho pelos terrenos da Quinta de Salgueiral.»
    in O JOGO, ‘Departamento jurídico goleia nos tribunais’, 23/07/2008

    É caso para dizer: ainda bem que O JOGO publicou estes artigos. É bem melhor ler estas coisas, do que ver primeiras páginas da BOLA, com Luís Filipe Vieira ou Rui Costa a sorrirem no sorteio da Liga dos Campeões 2008/09...

    P.S. Procurei recorrer a fontes fidedignas para escrever este artigo. Contudo, no caso de existir alguma incorrecção ou imprecisão agradeço que me reportem.

    Fonte: reflexaoportista.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Claro Pedro Sousa, realmente o Benfica é um óptimo exemplo no que toca a jogadores de classe, aliás os resultados estão á vista.
    Mas já que se fala de lampiões, sempre gostava de saber onde vão eles buscar dinheiro para algumas transferências. Agora dizem que o Luís Garcia vai por 10 milhões.
    Como é isto possível num clube que vai à Taça UEFA, que não tem ninguém a ver os jogos e que no ano passado gastou para cima de 30 milhões em jogadores que não consegue, nem vai conseguir, vender? Uma auditoria independente àquele clubezeco traria resultados que iriam fazer correr muita tinta. Subsistem algumas dúvidas em relação à legalidade daquele dinheiro, mas antes de qualquer crime, isto trata-se de concorrência desleal.
    Claro que nada será descoberto porque não interessa, a justiça tem mais com que se preocupar do que em investigar o clube do antigo regime e ainda para mais há também que contar com a conivência da comunicação social. A propósito, e em jeito de conclusão, até o jornal O Jogo anda vendido ao clube dos caloteiros, já repararam?

    ResponderEliminar
  19. Após um longo período de consultas e negociações de bastidores, a Federação Inglesa de Futebol (FA) aprovou um novo regulamento sobre os agentes de jogadores. Este regulamento entrará em vigor a 1 de Setembro, poucos minutos após o encerramento do presente mercado de Verão (31 de Agosto). Há mais de dois anos que a FA tenta reformular as normas reguladoras da actividade dos agentes. Nesse período, os meios de comunicação social britânicos revelaram vários casos de eventuais irregularidades cometidas por empresários. Em Junho, a investigação sobre transferências de futebolistas conduzida ao longo de 15 meses por lorde Stevens - um antigo chefe da polícia britânica - enumerou 17 negócios suspeitos e vários agentes cuja actividade terá sido menos própria.

    Os agentes, naturalmente, não estão contentes com o pacote de alterações e ameaçam recorrer aos tribunais. Para a FA, no entanto, o novo regulamento é um meio indispensável para a "arrumação" de um sector importante da indústria do futebol. "Ouvimos todas as partes interessadas. O texto final é justo, equilibrado e representa um passo significativo na regulação desta área do futebol", explicou ao DN sport Mark Whittle, o diplomático porta-voz da FA. A FIFA está a acompanhar as reformas introduzidas na Inglaterra e poderá adoptar um regulamento semelhante.

    As principais alterações incorporadas no novo texto incluem a proibição da dupla representação (o agente só poderá representar uma das partes envolvidas numa transferência) e as restrições impostas a familiares de jogadores, advogados ou agentes estrangeiros não registados na Inglaterra. Um dos pontos mais controversos é a obrigatoriedade do pagamento aos agentes passar a ser feito pelos próprios jogadores - e não pelos clubes envolvidos numa transferência. A FA vai passar a acompanhar mais de perto as transferências, incluindo um controlo prévio da legalidade dos contratos de representação assinados por agentes e jogadores.

    De acordo com o texto do regulamento aprovado pela FA, os agentes não poderão "esconder-se" na sombra de empresas ou sociedades e escusar-se, dessa forma, a apresentar informação financeira detalhada. Os agentes não poderão deter directa ou indirectamente qualquer participação nos direitos desportivos (o chamado "passe") de jogadores - ao contrário do que acontece com frequência na América do Sul ou mesmo em Portugal, nomeadamente com o "super-agente" Jorge Mendes, da Gestifute.

    O regulamento passou a proibir expressamente a participação dos agentes em transferências que envolvam clubes onde trabalham seus familiares próximos. Nos últimos anos, a imprensa britânica denunciou a participação de agentes como Jason Ferguson (filho do treinador do Manchester United), Darren Dein (filho do antigo vice-presidente do Arsenal) ou Craig Allardyce (filho de Sam Allardyce, ex-treinador do Bolton) em transferências envolvendo estes clubes. A transposição para Portugal desta norma de "prevenção do nepotismo" limitaria a actividade de agentes como José Caldeira - o patrão da Unifoot representa jogadores do FC Porto e esteve envolvido em contratações de jogadores para o clube onde o irmão, Adelino Caldeira, desempenha um cargo de relevo na direcção (vice-presidente) e na SAD (vogal do conselho de administração).

    ResponderEliminar
  20. Pedro Santos:

    Um clube que queira construir uma equipa que garanta qualidade e vitorias nao pode depender de jogadores emprestados.
    Por outro lado, ja deveria ser obvia a politica de contratacoes do Porto que nao passa por contratar jogadores com nome no mercado. Os jogadores ganham nome quando veem jogar para o Porto e valorizam-se automaticamente, outros clubes ganham nome quando contratam jogadores conhecidos que se desvalorizam automaticamente.
    Quanto ao numero de contratacoes feitas por ano, acho razoavel no sentido em que, para alem de outros aspectos, a adaptacao dos jogadores ao futebol europeu e ao clube e uma incognita. Como com qualquer outro tipo de investimento em que ha risco, convem diversificar de forma a garantir retornos, neste caso, garantir que alguns desses jogadores venham a ter lugar no plantel.

    ResponderEliminar
  21. Na temporada de 2007/2008 os 26 árbitros da 1ª Categoria, receberam em média um valor anual de cerca de 17.500€, apenas em prémios de jogo. A este valor são acrescidos os subsídios de perda salarial (dia de trabalho), de refeição de treino e a quantidade de Km referentes às deslocações em dias de jogo.

    Aos prémios de jogo são deduzidos 20% para impostos. Os árbitros têm também direito a alojamento e refeições nos dia de jogo, transporte com motorista da porta de casa à porta do estádio (o qual devem prescindir para receberem os Km de deslocação), preparador físico, ginásios e equipamentos.

    Prémios de Jogo:

    Liga Sagres - Árbitro Principal - 1.000 €
    Liga Sagres - Árbitro Assistente - 500 €
    Liga Sagres - 4º Árbitro - 250 €

    Liga Vitalis - Árbitro Principal - 700 €
    Liga Vitalis - Árbitro Assistente - 350 €
    Liga Vitalis - 4º Árbitro - 175 €

    Outras Regalias:

    Perda Salarial (Dia de Trabalho): 80€
    Subsídio de Refeição: 21€
    Subsídio de Treino: 300€
    Deslocações Km: 0.38€
    A LPFP tem um orçamento anual para a arbitragem de cerca de 3 milhões de Euros, nos quais estão também incluídas as ajudas de custo dos 93 observadores de árbitros das primeiras e segundas categorias. Não estão aqui contabilizados os prémios de jogo e regalias pagos pela FPF e LPFP nas restantes provas que organizam, como a Taça da Liga e a Taça de Portugal, nem os jogos Internacionais como Competições Europeias e Jogos entre Selecções.

    ResponderEliminar
  22. O retorno das marcas que investem no futebol

    Segundo um estudo da consultora Cision a Portugal Telecom foi a marca que maior retorno obteve pelos investimentos feitos em patrocínios no futebol durante a última temporada. Os valores de retorno são chamados de (ROI) “Return on Investment” no qual o grupo PT somou um total de 259,9 milhões de Euros.

    Retorno do Investimento Publicitário:
    1. Grupo PT – 259,9 milhões de Euros (PT, TMN, Sapo, Meo)
    2. BES – 126 milhões de Euros
    3. Portugal Telecom – 107 milhões de Euros
    4. TMN – 90,5 milhões de Euros
    5. Galp Energia – 88,4 milhões de Euros
    6. Sagres – 78,2 milhões de Euros
    7. Sapo – 60,3 milhões de Euros
    8. BPI – 47,8 milhões de Euros
    9. Meo – 1,8 milhões de Euros
    Nota:
    Os valores correspondem ao retorno de investimento resultante do tempo ou espaços ocupados através da exposição da mensagem da empresa nos meios de comunicação social, no âmbito dos patrocínios a equipas da Liga profissional de futebol e à Selecção Nacional de Futebol da época de 2007/2008

    ResponderEliminar
  23. A RTP adquiriu os direitos de transmissão dos jogos da Liga Sagres à Sport TV das épocas 2008/09 e 2009/10. A cedência dos direitos televisivos com a duração de 2 anos, custou ao canal publico Português cerca de 19 milhões de Euros, não estando incluídos no pacote os jogos entre os 3 grandes Portugueses.

    Em contrapartida a RTP cedeu à Sport TV gratuitamente, a partilha total de todos os jogos do Mundial 2010 a realizar-se na África do Sul. Justifica-se com a partilha dos direitos televisivos do Mundial 2010, a recusa por parte da Sport TV dos 21 milhões de Euros que a TVI ofereceu para a transmissão dos jogos da Liga Sagres. No entanto este excelente negócio da Sport TV, vêm mais uma vez aumentar o monopólio Sport TV/Olivedesportos quanto aos direitos televisivos em Portugal, que nas actuais circunstâncias do futebol mundial já é prejudicial para os clubes nacionais, que recebem menos 3 vezes que os clubes Alemães e Franceses, menos 5 vezes que os Ingleses e menos 9 vezes que Italianos e Espanhóis em direitos televisivos nacionais.

    ResponderEliminar
  24. Segundo o presidente executivo da Central de Cervejas Alberto Ponte, a Sagres com o contrato com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e com o patrocínio à Selecção Nacional de Futebol, investe um total de 14 milhões de Euros por ano no futebol nacional. Obteve um retorno de 78,2 milhões de Euros.

    ResponderEliminar
  25. Mariano, Lucho e Lisandro convocados para a selecção argentina

    El Coco Basile convocó 18 jugadores del fútbol europeo para el amistoso del 20 de agosto contra Bielorrusia, en Minsk. ¿Sorpresas? El llamado a Mariano González y Pablo Ledesma. Vuelve Tevez, Denis y Cambiasso. Messi, Agüero y compañía no están porque disputan los Juegos Olímpicos.

    1 de 1
    A PROBAR. El Coco citó a varios conocidos para darles una nueva oportunidad.
    Ya está la nueva lista de Alfio Basile para el partido del 20 de agosto contra Bielorrusia, en Minsk. De los 18 nombres convocados, todos del fútbol europeo, hay dos sorpresas: Pablo Ledesma y Mariano González. El resto, la base que ya probó el Coco. Hay jugadores como Messi, Agüero, Gago y Riquelme que están con la Selección Olímpica de Sergio Batista, por eso no están en la nómina.

    Los convocados: Roberto Abbondanzieri (Getafe); Gabriel Heinze (Real Madrid); Maximiliano Rodríguez (Atlético Madrid); Gonzalo Rodríguez (Villarreal); Javier Zanetti (Internazionale); Nicolás Burdisso (Internazionale); Esteban Cambiasso (Internazionale); Germán Denis (Napoli); Pablo Ledesma (Catania); Juan Pablo Carrizo (Lazio-); Lisandro López (Porto); Mariano González (Porto); Luis González (Porto); Fabricio Coloccini (Newcastle); Jonás Gutiérrez (Newcastle); Carlos Tévez (Manchester United); Martín Demichelis (Bayer Munich); Fernando Cavenaghi (Bordeaux).

    Carrizo podrá tener su posibilidad en el arco, mientras que Basile llamó por primera vez a Mariano González. El ex Racing nunca había estado en este ciclo, pero sí ya vistió la celeste y blanca. También tendrá su chance de mostrarse Pablo Ledesma, un viejo conocido del entrenador por su paso por Boca. La aparición de Tevez es importante, luego de que el Apache no estuvo presente en los encuentros contra Ecuador y Brasil por las Eliminatorias. El DT ratifica a Jonás Gutiérrez, quien cumplió una buena tarea en Belo Horizonte.

    Argentina se prepara para los partidos contra Paraguay y Perú, que se disputarán en septiembre. Frente a Bielorrusia Basile probará algunos jugadores para armar una nueva lista para las Eliminatorias.

    ResponderEliminar
  26. Os maiores salários de treinadores Mundiais:
    1. José Mourinho - Internazionale - Mensal: 708.000 € - Anual: 8.500.000 €
    2. Luís F. Scolari - Chelsea FC - Mensal: 625.000 € - Anual: 7.500.000 €
    3. Alex Ferguson - Manchester United - Mensal: 500.000 € - Anual: 6.000.000 €
    4. Juan de Ramos - Tottenham Hotspurs - Mensal: 500.000 € - Anual: 6.000.000 €
    5. Guus Hiddink - Rússia - Mensal: 458.000 € - Anual: 5.500.000 €

    Os maiores salários de treinadores Portugueses:
    1. Carlos Queiroz - Portugal - Mensal: 125.000 € - Anual: 1.500.000 €
    2. Quique Flores SL - Benfica - Mensal: 125.000 € - Anual: 1.500.000 €
    3. Jesualdo Ferreira - FC Porto - Mensal: 105.000 € - Anual: 1.250.000 €
    4. Paulo Bento - Sporting CP - Mensal: 58.000 € - Anual: 700.000 €

    ResponderEliminar
  27. Agora este domingo que vem vámos jogar contra o Lázio e depois no dia 16 de Agosto vámos jogar contra o Sporting para a supertaça.

    ResponderEliminar
  28. Agora este domingo que vem vámos jogar contra o Lázio e depois no dia 16 de Agosto vámos jogar contra o Sporting para a supertaça.

    ResponderEliminar
  29. Quería agradecer a todos pelos comentários ao meu post e ao Zirtaev por ter arranjado tempo para compor a parte visual do texto.Tem sido um exemplo de dedicação e graças a ele temos este excelente espaço para trocarmos ideias sobre o clube.
    .
    .
    Caro Infiltrado: como podes ler no texto eu considero totalmente diferente a situação do Quaresma e a situação do Moutinho.
    Quaresma apenas falou no final da época manifestando o seu desejo em saír,algo perfeitamente legítimo e sem pressionar ninguém.
    Já o Moutinho manifestou essa vontade quando a época está prestes a arrancar e numa altura em que o Sporting havia rejeitado uma 1ª oferta do Everton reduzindo assim a margem negocial do Sporting.
    .
    .

    Sobre o Hulk nºao podía estar mais de acordo. Acho que nem o portista mais fanatico acredita que o Hulk valha 11 milhões de euros.
    E as pessoas têm que parar de dizer que ele ainda vai calar muita gente, e que quem critica não é portista etc.
    Não está em causa o valor técnico do jogador porque esse ninguém conhece, está em causa o valor de mercado. Por mais bom que o Hulk seja,não é possível-no mercado actual de jogadores- que alguém que nunca tenha saído da liga japonesa e que ainda há dois anos jogava na 2ª liga japonesa tenha um valor de mercado tão elevado.
    Basta ver que jogadores consagrados por esta Europa fora não valeram tanto ou valeram pouco mais,veja-se o caso de Van der Vaart acabado de contratar pelo Real Madrid.Hulk tem um valor de mercado superior a jogadores internacionais como Saviola...?
    .
    .
    Acham mesmo que o F. C. Porto não ficaría melhor servido contratando o Miccoli ou o Saviola em vez do Hulk...?
    Em relação ao seu valor de transferência neu tenho poucas dúvidas que seja irreal e ditado antes por comissões...
    Aliás quando falam que foi alvo de um grande trabalho de prospecção por parte do F. C. Porto acho no mínimo estranho...O Porto tem algum olheiro no Japão?Alguma vez agum elemento desse departamento se deslocou ao Japão para o observar...?
    É quase público que o Hulk foi oferecido por empresário com relações priveligiadas com o clube e isso pode explicar muita coisa...
    Mas sobre isso deixo para um próximo post sobre comissões e apresentarei alguns dados que acho que serão importantes para todos reflectirmos sobre para onde caminha o clube.
    .
    .
    Os meus parabéns ao Olympus pelas excelentes informações que nos proporcionou. Acabaste por faer referência a algo que pensava em abordar nesse futuro post nomeadamente em relação a alguma situações de impedimento que alguns administradores da Sad podem estar por terem interesses conexos á Sad.
    .
    Mas isto deixarei para outra altura.


    obrigado a todos pelos comentários.
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  30. 1978-2008: Os passos do Dragão
    A “revolução azul” ao longo de três décadas. A ideologia “pedrotiana”. 30 anos como fossem a mesma época, o mesmo código genético. Como Duda, Oliveira ou Gomes jogassem no mesmo onze de Lucho, Lisandro ou Quaresma.

    A bola, chutada por Ademir, saiu meia enrolada, mas parecia levar vida própria, conduzida por milhares de adeptos que a tentavam convencer para, ao chegar junto à baliza, fazer um pequeno desvio para as redes. Na baliza do Benfica, Fidalgo, que substituía o elástico Bento, tentou esticar-se mas o lado hipnótico enganou a bola e ela entrou mesmo. Um simples lance que terá mudado o curso da história do futebol português. Um golo decisivo que reconquistou para as Antas um título que fugia há 19 anos e marcou o início de uma nova era na correlação de forças nos relvados lusos.
    Já passaram trinta anos desde essa tarde histórica. Não é, no entanto, um mundo assim tão distante.
    Entre 1978 e 2008 existe um elo de ligação poderoso que faz a força, corpo e alma do FC Porto "produto regional", insubmisso ao poder central. Num ápice, o onze azul-e-branco deixou de jogar como quem moía um sentimento, para, de sobrolho carregado, erguer um exército futebolístico que no fervor revolucionário de meados dos anos 70 encontrou o habitat perfeito para colocar uma bola no centro do confronto com os velhos poderes macrocéfalos da capital.
    A “revolução azul” prolonga-se há três décadas. Todos os movimentos históricos são feitos por acção ou por reacção. O FC Porto foi, claramente, um movimento de reacção. Longe das sofisticações do Gambrinus ou do Maximes, mas cliente das opíparas tertúlias quase clandestinas do Orfeu e da Petúlia, hoje extintas mas cujo legado permanece ao ponto dos traços ideológicos do título do FC Porto 2007/08 serem, na essência, os mesmos de 77/78.
    É este o segredo do FC Porto e de qualquer clube para manter-se no topo durante décadas: decifrar o seu ADN.

    Na génese, um homem, mestre em vários campos. Na arte da táctica e na arte do conflito, um estudioso do comportamento humano. José Maria Pedroto. Os traços do Porto “pedrotiano”, o Porto da “inteligência e da esperteza”, continuam vivos, das Antas para o Dragão, na mente e nos actos. Um forma de viver que se transformou numa forma de jogar.
    De Duda, Gomes e Ademir, até Lisandro, Lucho e Bruno Alves, passando por João Pinto, Baía e Jorge Costa. Parece que jogaram todos na mesma equipa. Como aqueles trinta anos fossem sempre a mesma época.
    O rosto mais “humano” do presente é apenas um “upgrade” estratégico, como a descoberta, em meados dos anos 80, do bicho mitológico no topo do emblema. Era o nascer do Dragão símbolo azul. Mesmo depois das grandes conquistas internacionais, a ideologia permanece intacta.
    Jesualdo gosta de definir as exibições da equipa como “sérias” e “inteligentes”. Serão esses os melhores adjectivos, de facto, para definir o futebol portista a longo de três décadas, mas nesses percurso, também existiram os mágicos. Oliveira, Madjer, Futre, Deco, Quaresma. Toques ilusionistas suportes da visão táctica, como quando, no jogo de 78, Pedroto, a perder, tirou dois defesas (Freitas e Gabriel) e meteu dois avançado (Vital e Seninho) passando a jogar com três defesas. Hoje, os traços tácticos e técnicos têm sotaque argentino, os passos e os passes ritmados de Lucho, os remates guerreiros de Lisandro, e as diabruras de “gipsy king” Quaresma.
    Ao longo de três décadas, nenhum outro clube entendeu tão bem as diferentes faces da táctica futebolística dentro e fora do campo, quase como se fosse uma extensão desportiva da frase imortal de D. João II: “tempos há para usar de coruja e outros há para usar de Falcão”.
    É a história e uma bola de futebol.

    A marca de Jesualdo
    Dois campeonatos, o “Dragão de Ouro”, a postura esfíngica no banco, o discurso destemido nas conferências. A marca do reciclado Jesualdo.
    Chegou no Verão de 2006 com a pré-época já terminada. Encontrou uma equipa feita mas com ideias diferentes. Reequilibrou-a tacticamente à sua imagem (do aventureiro 3x3x4 de Adriaanse para o equilíbrio racional do 4x3x3) e cavou um abismo para outros grandes. Na segunda época mais do que na primeira. Dois títulos sem sombra de pecado.
    Para o terceiro ano, o desafio da dimensão internacional. É o que falta para deixar uma assinatura própria incontornável no “casa do Dragão” onde muitos treinadores acabam com o tempo diluídos pelos méritos da “máquina azul”. Onde, dizem, “qualquer um ganha”. As exigências europeias são, porém, maiores. Saber defender mais à frente (memória de Pepe) e mais posse e controlo a meio-campo (saber jogar em 4x4x2). Mais qualidade individual para dar maior poder colectivo. No terceiro ano de Jesualdo, o supremo desafio europeu.

    O jogador símbolo
    Em todas equipas existem os chamados jogadores-símbolo. Quase como alter-egos do colectivo.
    Lucho, na táctica, Lisandro, nos golos, Quaresma, na magia, serão três símbolos deste FC Porto altivo, mas nenhum deles nasceu na era-Jesualdo onde nunca surgiram reforços de primeira página.
    Por isso, teve de inventar, nas caves do laboratório interno, o seu jogador-simbolo. Aquele que possa ser apontado como obra do professor. Uma obra futebolistica com nome e duas pernas: Bruno Alves.
    Antes de Jesualdo, um jogador preso a uma imagem de excessiva dureza, suplente cativo, pouco utilizado e olhado com desconfiança.
    Depois de Jesualdo, um jogador de personalidade, chefe que manda e assusta, titular indiscutível, sucessor da herança dos centrais portistas que só de olhar intimidam avançados.
    Existem muito tipo de jogadores para elogiar na hora da vitória. Nessa altura, sinceramente, tenho tendência a elogiar aqueles com os quais iria a qualquer lado. Bruno Alves é esse jogador-simbolo, uma paixão antiga de Jesualdo.

    Fonte: planetadofutebol.com

    ResponderEliminar
  31. FC Porto

    Entradas:
    Cristian Rodríguez (Paris SG) - 70% - 7.000.000 €
    Fredy Guarín (AS St. Etienne) - 50% - 3.000.000 €
    Mariano (US Palermo) - 3.000.000 €
    Rolando (Belenenses) - 700.000 €
    Tomás Costa (CA Rosario) - 3.200.000 €
    Nelson Benítez (CA Lanus) - 1.000.000 €
    Cristian Sapunaru (Rapid Bucareste) - 50% - 2.500.000 €
    Givanildo Hulk (CA Rentistas) - 50% - 5.500.000 €

    Saídas:
    Marek Cech (West Bromwich Albion) - 1.750.000 €
    Hélder Postiga (Sporting CP) - 50% - 2.500.000 €
    Bosingwa (Chelsea) - 20.500.000 €
    Paulo Assunção (A. Madrid) - 600.000 €
    Edgar (E.Vermelha) - Emp. - 150.000 €


    Sporting CP

    Entradas:
    Marat Izmailov (Lokomotiv Moscovo) - 4.500.000 €
    Hélder Postiga (FC Porto) - 50% - 2.500.000 €
    Leandro Grimi (AC Milan) - 65% - 2.500.000 €
    Ricardo Baptista (Fulham FC) - 150.000 €
    Fabio Rochemback (Middlesbrough) - 0 €

    Saídas:
    Carlos Martins (Benfica) - 40% - 1.200.000 €


    SL Benfica

    Entradas:
    Carlos Martins (Huelva) - 3.000.000 €
    Javier Balboa (R. Madrid) - 4.000.000 €
    Urreta (Atletico River Plate Montevideo) - 1.260.000 €
    Ruben Amorim (Belenenses) - 1.000.000 €
    Pablo Aimar (Saragoza) - 6.500.000 €
    Sidnei (Internacional PA) - 50% - 5.000.000 €

    Saídas:
    Sreten Sretenovic (Poli Timisoara) - 800.000 €

    ResponderEliminar
  32. Ranking mundial das agências de jogadores FIFA

    Ranking as 10 maiores agências mundiais de jogadores, tendo em conta o volume de negócios, a qualidade e a quantidade de jogadores que cada uma possuí.

    * 1 – GESTIFUTE – JORGE MENDES - 74 jogadores Carteira avaliada em 385 milhões de euros, valor médio de jogador de 5,2 milhões de euros. Cristiano Ronaldo, Deco, Quaresma, Anderson, Nani, Ricardo Carvalho, Pepe, Simão Sabrosa, Tiago, Manuel Fernandes, Giovani dos Santos, Seitaridis, P.Ferreira, Hugo Almeida, Diego Souza, Di Maria, Postiga, Ibson, Hugo Viana, Jorge Ribeiro, Mantorras, etc…

    * 2 - STELLAR FOOTBALL LTD – DAVID MANASSEH - 218 jogadores Carteira avaliada em 265 milhões de euros, valor médio de jogador de 1,2 milhões de euros. Top 10 - Darren Bent, Ashley Cole, Louis Saha, Kolo Touré, Ledley King, Kieron Dyer, Wayne Bridge, Nenad Kovacevic, Phil Jagielka, Carlton Cole, Glen Johnson, etc…

    * 3 – WMG MANAGEMENT – VÀRIOS AGENTES - 90 jogadores Carteira avaliada em 255 milhões de euros, valor médio de jogador de 2,8 milhões de euros. Top 10 - David Beckham, Steven Gerrard, Jamie Carragher, Michael Owen, Robbie Keane, Scott Parker, Jonathan Woodgate, Ji-Sung Park, Tim Cahill, Wesley Brown, Shay Given, Tim Howard, Anton Ferdinand, Darius Vassell, etc…

    * 4 – SEM GROUP PLC – JEROME ANDERSSON - 93 jogadores Carteira avaliada em 180 milhões de euros, valor médio de jogador de 1,9 milhões de euros. Top 10 - Rio Ferdinand, Thierry Henry, Paul Robinson, David Bentley, Micah Richards, Sami Hyypia, Joseph Yobo, Steve Finnan, Alexandre Billong, Marian Pahars, Liam Ridgewell, etc…

    * 5 – MJF PUBLICIDADE E PROMOÇÕES LTDA – JUAN FIGER - 21 jogadores Carteira avaliada em 175 milhões de euros, valor médio de jogador de 8,3 milhões de euros. Top 10 - Kaká, Robinho, Julio Baptista, Zé Roberto, Luís Figo, Alex, Ilsinho, Fábio Aurélio, França, Kleberson, França, Edu, etc…

    * 6 – ISC INTERNATIONAL SPORTS CONSULTING LTD – VÀRIOS AGENTES - 202 jogadores Carteira avaliada em 170 milhões de euros, valor médio de jogador de 850 mil euros. Top 10 - Brandão, Mirel Radoi, Nicolas Frutos, Evandro Roncatto, Gokhan Unal, Ahmed Hassan, Koen Daerden, Serkan Balci, Orkun Usak Sylvain Legwinski, etc…

    * 7 – ROGON SPORTMANAGEMENT GMBH & Co. KG – VÀRIOS AGENTES - 68 jogadores Carteira avaliada em 165 milhões de euros, valor médio de jogador de 2,4 milhões de euros. Top 10 - Marcelo Bordon, Rafinha, Kevin Kuranyi, Fernando Meira, Carlos Alberto, Grafite, Halil Altintop, Tim Wiese, Lincoln, Christian Schulz, Renato, Jermaine Jones, etc…

    * 8 – FIRST ARTIST CORPORATION PLC – PHIL SMITH - 90 jogadores Carteira avaliada em 160 milhões de euros, valor médio de jogador de 1,7 milhões de euros. Top 10 - Wayne Rooney, Jermaine Jenas, Daniel Agger, Thomas Sorensen, Mikael Forsell, Thomas Gravesen, Philipe Cristanval, Martin Albrechtsen, Kamara, Bobby Zamora, etc…

    * 9 – GRUPO SANTOS IDUB – MIGUEL SANTOS - 18 jogadores Carteira avaliada em 150 milhões de euros, valor médio de jogador de 8,3 milhões de euros. Top 10 - Samuel Eto´o, David Villa, Xabi Alonso, Mikel Arteta, Raúl Tamudo, Diego Tristán, Darko Kovacevic, Mikel Aranburu, Francisco Pavon, Leonardo Ponzio, etc…

    * 10 – MONDIAL PROMOTION – PIERRE FRELOT – 35 jogadores Carteira avaliada em 120 milhões de euros, valor médio de jogador de 3,4 milhões de euros. Top 10 – Didier Drogba, William Gallas, Samir Nasri, Etienne Didot, Habib Béye, Bakary Koné, Benjamin Gavanon, Ousmane Dabo, Marama Vahirua, Ronald Zubar, etc…

    ResponderEliminar
  33. Bom artigo Ricardo. Só não concordo contigo em relação ao Hulk. Já aqui referi os salários absurdos que alguns dos jogadores que queriam ver no Porto. Para além disso nem o Saviola nem o Miccoli seriam mais valias para o plantel. São jogadores semelhantes ao Lisandro e nenhum deles poderia superar o rendimento deste a época passada. O Hulk tem um poder de choque superior aos outros avançados, o que era uma lacuna no plantel.

    Quanto ao valor da transferência também acho o valor inflacionado. Provavelmente porque o Porto teve de cobrir uma oferta do PSG. O jogador devia ser mais barato por jogar no Japão? Se o Porto não devia dar 11M€ por um jogador dessa liga os clubes ingleses e espanhóis também não deviam dar 30M€ pelos nossos jogadores que jogam numa liga da 2ª divisão europeia. O Deco custou 8M€ e veio da II Liga.
    11M€ é uma soma considerável mas os avançados são os jogadores mais caros do futebol. Basta ver os valores envolvidos na transferências de avançados no Porto.

    Contratações:
    Benny McCarthy - 7,9M€
    Hélder Postiga - 7,5M€
    Luís Fabiano - 1,9ME por 25% do passe (total 7,5M€)
    Lisandro Lopez - 6,8M€

    Vendas:
    Mário Jardel - 16,9M€
    Hélder Postiga - 9M€
    Derlei - 8M€

    ResponderEliminar
  34. Turk:
    Estas a comparar 11 milhões pagos numa época de crise no futebol em que já não se estão a realizar grandes transferências e a comparar com épocas mais folgadas.
    .
    .
    É óbvio que não é comparável a liga japonesa á liga portuguesa.
    Ao contrário do que se quer fazer passar a liga portuguesa é vista como uma liga de referência para os grandes clubes europeus se apetracharem uma vez que apesar de ser uma liga fraca tem 3 grandes clubes, um deles fortíssimo na formação,e outro que é o nosso clube que é visto como uma das melhores equipas da Europa fora das grandes ligas.
    .
    .
    No Japão não existe sequer uma equipa que se possa comparar com Porto, Benfica e Sporting.
    .
    .
    Ainda bem no entanto que fizeste a comparação...
    Mesmo numa éppca com maior desafogo financeiro o Mccarthy,o Luis Fabiano,o Lisandro Lopez etc eram mais baratos que o passe do Hulk e tratavam-se de jogadores já com provas dadas.
    .
    .
    .
    A diferença é que eu posso-te dizer carradas de jogadores de qualidade que a liga portuguesa j+á deu a grandes ligas e tu não consegues dizer sequer 5 jogadores de qualidade que tenham saído da liga japonesa.
    .
    Não vamos entrar agora em comparações rídiculas só para defender o valor que o nosso clube pagou pelo Hulk.
    Se fosse o Benfica a contratar Hulk á liga japonesa por este valor estaríamos todos aqui a gozar com esse facto.
    .
    .
    Se o Porto pretendia um avançado com poder de choque porque dispensou há uns anos o Hugo Almeida...?
    O Porto nao preciso de um avançado com poder de choque,precisa de um avançado de qualidade que faça golos e é isso que nao tem tirando o Lisandro.
    Os argumentos utilizados para o Hulk também os utilizaram para sustentarem outro absurdo que foi pagar 4 milhões de euros por Farías se bem que este até tinha maior desculpa.
    .

    Pelo preço pago por Hulk dava para contratar um avançado de créditos firmados no futebol europeu e não uma incógnita proveniente de um campeonato perfeitamente obscuro.
    .
    Acha que ninguém por mais fanático ou ingénuo que seja acredite mesmo que o valor de mercado do Hulk seja 11 milhões de euros...Mais que Miccoli,mais que Saviola,mais que Mccarthy,mais que uma série de grandes avançados internacionais pelos seus paises e que já provaram o seu valor num futebol competitivo.
    .
    .
    Ainda para mais tratando-se da época e,m que vivemos em que os clubes já não estão a contratar jogadores por elevados valores...
    Só para termos uma idéia o Hulk tem um valor de mercado segundo quem o negociou idêntico ao internacional holandês Van der Vaart que acaba de assinar pelo Real Madrid...Vale também mais que o internacional argentino Pablo Aimar contratado pelo Benfica...e a lista não acaba é so puxar pela memoria das últimas transferência do futebol internacional...


    .Se me perguntarem eu prefería o Van Der Vaart...:)
    .
    Estamos a falar de jogadores internacionais que jogam na liga dos campeões,em ligas europeias etc e estes valem menos que um jogador que há dois anos jogava na 2ª divisão japonesa e que nunca jogou sequer na 1ª liga brasileira e muito menos na Europa e nunca foi internacional pelo seu país...?No mínimo estranho não acham...?
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  35. Estas a comparar alhos com bugalhos.
    O Hulk e avancado centro e tanto o Aimar como o Van Der Vaart sao medios ofensivos.

    Se bem que ainda nao esteja convencido que tenha sido uma boa compra, tambem nao estava a espera de o estar tao cedo.
    Por outro lado, o facto de pagarmos 5.5 milhoes em vez de 11 milhoes nao e irrelvante. La por comprar-mos metade do passe nao quer dizer que so metade do jogador e que joga.

    ResponderEliminar
  36. 5 jogadores de qualidade que tenham saído da liga japonesa? Não sigo a liga japonesa para saber quem passa por lá, portanto fui ver o historial das transferências do Tokyo Verdy. E não é que o Hulk não é o primeiro jogador a jogar lá e no Porto? O primeiro foi o Argél. Sim, esse mesmo. No Tokyo Verdy também passaram:
    - Amoroso, depois jogou por Parma, Dortmund e Milan.
    - Edmundo (o animal)
    - Washington, actualmente no Fluminense

    Como o jorge disse o Van Der Vaart não é avançado. 3 das 4 maiores transferências neste defeso foram de avançados. Uma delas de 24M€ por um brasileiro de 21 anos cuja única experiência europeia foi na liga russa.

    Não entendo essa embirração com o Farias. Ele não podia marcar golos sentado no banco. Se formos a analisar o rendimento por tempo de jogo, ele foi o 2º melhor em Portugal, logo atrás do Lisandro.

    O problema do poder de choque é que é necessário para marcar golos na CL, onde o Porto só marca em média metade do que no campeonato.

    ResponderEliminar
  37. Turk:
    Estás a falar de jogadores que passaram pela liga japonesa eu perguntei jogadores que so tenham la jogado como profissionais.
    Por aí eu até acrescento o Zico que também passou por lá.
    .
    .
    Se o Argel tem qualidade então o Luisão é o Ricardo Carvalho...
    .
    Edmundo o animal?Já havia brilhado na liga brasileira e inclusive na liga italiana teve uma boa fase.
    .
    Washingyon do Fluminense é um grande jogador...?Em que clubres grandes jogou ele na Europa?
    .
    ..O Amoroso jogou apenas um ano no Japão por empréstimo e foi logo campeão japones e craque e nem por isso saíu por 11 milhoes de euros de lá...voltou para o Brasil e ainda teve que provar la o seu valor durante dois ou 3 anos antes de rumar a Italia para uma equipa pequena como a Udinese...
    Diferença grande...
    .

    .
    Sao esses os 5 jogadores de qualidade....?Se são esses então tenho mesmo que me preocupar em relação ao Hulk...
    .

    E algum deles saiu do Japão por 11 milhões de euros...?E tratavam-se de jogadores que ja haviam jogado noutras ligas...Nao jogadores que apenas se haviam destacado na 2ª liga japonesa...
    .
    .
    Sobre o Jo que jogava na Rússia esqueces-te de salientar o facto de que ele é internacional brasileiro,esta alias na selecção olímpica e a liga russa é muito mais forte que a Japonesa basta ver os jogadores de uma e outra e mesmo o Jo acho que foi um preço demasiado caro mesmo tratando-se dos melhores jogadores da liga russa.
    ..
    .
    Van der Vaart por nao ser avançado vale o mesmo que um avançado que apenas brilhou na 2ª divisão japonesa...?
    .
    .
    Sobre o Farías nada tem a ver com o homem estar no banco,tem a ver com o facto de a bola para ele ser quadrada.Nao tem tecnica,nao tem velocidade,nao se mexe,nao dá nada á equipa.
    Os golos que ele marcou foram contra equipas de 2ª e para isso ja ca tinhamos o Adriano que custou bem menos.
    .
    .
    Um avançado de 4 milhões tem que jogar muito melhor do que ele joga.

    ResponderEliminar
  38. Um desabafo sobre o Quaresma:

    Vi o Moratti dizer que o Inter não vai comprar mais ninguém. Acho bem. O Mourinho que fique com o Figo que ainda é bem bom.

    Eu quero é continuar a poder ir ao Dragão ver o Quaresma a jogar.
    Já estou farto de ouvir que ele vai jogar amuado, contrariado, mais não sei o quê, enfim. Depois de acabar as férias e lhe darem uma bola para os pés já lhe passa o amuo.

    Quando passar esta época da parvoeira, das novelas cor-de-rosa, das divagações filosóficas e poéticas dos jornalistas, dos apitos, das secretarias, dos tribunais, dos TAS e dos pareceres, das verdades e dos ouvi dizeres, quero é ver a bola a rolar.

    Quando o Lucho fizer daquelas aberturas magistrais a por o Quaresma a correr atrás da bola, acreditem em mim que naquele momento só há bola, baliza, jogador, relva etc. O resto é conversa.

    O Quaresma é daqueles jogadores únicos, geniais, daqueles que daqui a 50 anos as pessoas ainda vão falar e recordar. Aquele golo ao benfica, aquela trivela, aquela jogada...
    Lembro-me da primeira vez que o vi jogar, foi no campeonato da europa de sub-16 que Portugal ganhou com o Quaresma a capitão. Já aí se via claramente o que estava ali, uma génio do futebol.

    Ao contrário do que se diz, o quaresma não é o melhor de Portugal a fazer trivelas, mas sim o melhor do mundo. Pois quem senão o Quaresma faz assistências e golos dessa maneira? Na história do futebol, se até agora esse gesto era uma brincadeira pueril de jogador brasileiro de futebol de praia, o Quaresma elevou esse gesto a um novo nível.

    Fica no Porto Quaresma! Não precisas do Mourinho para nada. Quero é ver-te com a camisola do Porto daqui a uns tempos a marcar livres directos de trivela, pois eu sei que já conseguiste marcar assim nos treinos (Tens é de ter cuidado com o Jesualdo: se tentares em jogo a sério e falhares levas nas orelhas).

    O quaresma não vale 40 milhoes. Nem 100. O Quaresma não tem preço. Nunca gostei da mercantilização dos jogadores. A globalização é um problema sério do qual o mundo do futebol não está alheio. A especulação do mercado gera muita maluqueira e estraga os grandes jogadores com grandes luxos que o distraem do essencial da vida.

    Eu queria que o Bosingwa ficasse no Porto, tal como o Ricardo Carvalho, assim como fico feliz com o Quaresma ficar no Porto por muitos anos. No Porto vais crescer como jogador, vais-te tornar uma referência para as gerações vindouras num clube com mística, com uma identidade. Isso é o mais valioso e não ter um sofá de 3000 euros em vez de um de 300.
    É melhor ter um clube só do que ter estado em 20. É como as mulheres, quem tem 100 é um eterno insatisfeito e quem tem só uma não lhe chega uma vida para viver esse amor.

    Quaresma casa-te com o Porto!

    ResponderEliminar
  39. Caro Joe,

    Só há um pequeno problema: os €€€.

    Qualquer dia, o Quaresma ia começar a fazer contas (ou alguém por ele) e perceber que anda a perder muito dinheiro por continuar no FC Porto. A partir de certa altura na carreira, passa a ser muito importante. Para além de poder experimentar novos desafios.

    Em Portugal, já deu tudo que tinha para dar. Por muito que eu gostasse que o melhor Quaresma ficasse no FC Porto.

    No entanto, tem um contrato para cumprir e tem de o respeitar. Só não concordo que tenha vindo publicamente anunciar que queria sair. Tem toda a legitimidade para querer melhorar a sua situação financeira mas só quando surgissem propostas é que deveria falar com a SAD.

    ResponderEliminar
  40. @ricardocosta:

    - O que é para ti crise? 30M por um central? 20M por um lateral direito?

    - É óbvio que é um valor exagerado para o jogador que é, mas também não adianta repetires o valor de 11 milhões de euros até à exaustão, porque para todos os efeitos o Porto só pagou 5.5 milhões e para além dos salários, o prejuízo não ultrapassará esse valor, mesmo que seja um fiasco tal como agoiras ainda antes de o ver jogar. (Já agora, só por curiosidade por 5.5M que avançado de créditos firmados é que conseguias trazer para o Porto?)

    - O Hugo Almeida saiu porque foi dispensado pelo Co Adriaanse, e depois da saída deste treinador os responsáveis do clube ainda tentaram trazê-lo de volta, tal como fizeram com o Postiga, mas o Werder Bremen já não aceitou voltar atrás.

    - É interessante que refiras McCarthy, Fabiano e Lisandro como jogadores com provas dadas, mas que na verdade na altura em que foram contratados tinham muito menos provas que o Farias, que é o 2º melhor marcador argentino em actividade, e que até foi mais barato.

    - Falar em Van der Vaarts, Saviolas, Aimares e companhia (porque não falar no Deco também) só revela um completo alheamento do que tem sido ao longo dos anos um dos princípios do clube que é formar as suas próprias "estrelas" e vendê-las a peso de ouro, em vez de contratar jogadores com salários elevadíssimos, e que muito provavelmente só viriam desestabilizar o balneário e chegariam desmotivados por jogarem num liga inferior.

    ResponderEliminar
  41. Em relação ao post, tirando a questão do timing nem acho assim tanta diferença entre Quaresma e Mountinho (ou mesmo Cristiano Ronaldo).
    Claro que o Moutinho tem muito mais impacto por ser capitão e por jogar no clube dos calimeros que à mínima coisa fazem um estardalhaço brutal, mas em qualquer dos casos vir falar a público muito provavelmente aconselhados por empresários para pressionar o clube, não é de todo correcto, sobretudo porque são jogadores que por já terem dado muito aos respectivos clubes, acho que têm direito a aspirar a voos mais altos.
    Mas se fossem totalmente honestos comunicavam internamente ao clube (de preferência antes da renovação, que não foi mais que uma fachada e oportunidade de ganhar mais algum) que poderia negociar calmamente e por valores mais justos.

    ResponderEliminar
  42. Em primeiro gostaria de agradecer a Zirtaev pelo espaço de qualidade criado.Que me esqueci de o fazer no meu primeiro post. Aqui a comunicação com carácter do meu amado FCP acontece.

    Caro Olympus muito bom o post sobre o Sr. Adelino Caldeira. Concordo em absoluto com o post, mas o caminho terá que ser para a frente, para a total profissionalização da gestão onde as amizades, as relações familiares e os interesses particulares desapareçam. Pois acho e não obstante dos resultados que têm sido fantásticos que ainda existem tais relações no reino do Dragão. O que por vezes me leva a pensar se de alguma maneira não estão relacionados os resultados com a gestão algo “familiar” do Dragão. Pois por vezes quando as instituições se tornam impessoais também se tornam também demasiado burocráticas, cinzentas e sem paixão. E o futebol, apesar de ser um negócio é uma paixão.

    Nesse desabafo sobre o Quaresma, eu também gostaria de o ver no Porto caro joe. Ao contrário da lei de mercado em que o FCP precisa de criar mais-valias, se não todos os anos de 2 em 2. O Quaresma elevasse ao patamar de símbolo. Tudo bem que ele tal como qualquer artista tem um temperamento complicado. Mas com ele o futebol tem mais sentimento (que pode ser alegria ou raiva :) ). Podem ter a certeza que não existe nenhum bom adepto de nenhum clube que não gostasse de ter o Quaresma na sua equipe. O problema é que nós seres humanos só damos valor as coisas que não temos. Na minha opinião ficar com o Quaresma é bom mas atenção o treinador tem que ter 3 coisas: pulso para o deixar no banco se necessário e logo jogador(s) para o substituir e uma capacidade de trabalhar emocionalmente/psicologicamente um jovem artista.

    Caro Ricardo Costa, em relação à qualidade das contratações, eu por exemplo adorava ver o Samuel Eto’o vestido de azul e branco. Por exemplo um 4x4x2 num meio campo com Lucho e Raul Meireles no meio com o Meireles a baixar e nas alas Quaresma e Cristian Rodríguez e a avançados Samuel Eto’o e Lizandro. Mas essa não é a realidade do nosso clube. Nós não podemos ou não devemos ir buscar jogadores que jogam em realidades económicas e mesmo mediáticas superiores ao nosso campeonato. O problema não é o nosso clube, na minha opinião o problema é a nossa liga. É muito fraca em termos de projecção mundial e fraca economicamente pela conjectura económica do país.
    Somos um clube de descobertas. Somos talvez dos clubes europeus que mais estrelas ou melhor dizendo, transferências estreladas tem feito :). Nós não somos o clube que vai buscar o que os outros não querem ou não precisam. Não somos clube de empréstimos (acho que uma das falhas na venda do quaresma está na recusa do Porto em ficar com o Pelé por empréstimo e a recusa do Inter em o incluir em definitivo). Somos o clube que tem o que os outros querem! Transformamos cepos como o Pepe no melhor defesa do mundo. Transformamos um jogador do Alverca que o Benfica não pegou no melhor 10 do mundo, etc. Claro que nem sempre as fornadas são boas. Mas a realidade é que o Porto é uma fábrica de estrelas. E tal como uma fábrica, precisamos de matéria-prima e esta não está no Chelsea ou no Real Madrid (Balboa’s não muito obrigado). Nós queremos é Anderson’s (se bem que este podia ter ficado mais um ano ou dois).
    Quanto ao Hulk… a história é complicada. 5,5 M€ por 50% logo 11 M€, é caro!. Mas se ele jogar e evoluir aquilo que penso. Será jogador para daqui a 3 anos valer 20M€. Se assim for é a fábrica a funcionar, é negócio. Se não for, é um flop caro, muito caro para a realidade do clube. Mas é cada vez mais difícil descobrir matéria-prima. É o negócio do futebol é o negócio do FCP.

    ResponderEliminar
  43. Ricardo é difícil argumentar contigo quando só lês a parte que te interessa. Nos meus comentários anteriores estão lá as repostas a algumas das tuas perguntas.

    O Jô é internacional pelo Brasil? Também o foram todos os jogadores que referi, antes ou depois de passarem pelo Tokyo Verdy. Mas como jogaram no Japão não conta. Nem que Washington seja o avançado dos vice-campeões da libertadores. Aparentemente é uma competição para equipas medíocres e nós temos 2 taças intercontinentais que valem menos do que um torneio do guadiana.

    Afinal o problema do Hulk é ter ido para o Japão com apenas 18 anos e não ter experiência como profissional noutro país. Aqui estamos de acordo. Se tivesse ficado em Portugal quando tinha 15 anos tínhamos poupado bastante na contratação dele.

    Deveríamos contratar avançados de créditos firmados em grandes clubes europeus? Já fizemos isso no passado: Baltazar, Pizzi, Esnaider. Entre eles e o Hulk para mim a escolha é clara.

    Na apreciação ao Farias acabas por desconstruir o teu próprio argumento. Então para ti o problema dele não é que marque muitos golos, já que isso para um avançado aparentemente é secundário. O que interessa é que tenha técnica e velocidade. Depois de ver o Hulk jogar, de facto é uma pena que ele não tenha nenhum desses requisitos que tu valorizas tanto.

    ResponderEliminar
  44. Quanto ao presidente há factor muito importante: ele defende intransigentemente os seus jogadores; lembram-se de quando o António Oliveira se pôs a criticar, em público, o Paulinho Santos? O presidente veio logo a público dizer que se o Paulinho deu uma cabeçada o João Pinto deu duas ou três... É claro que o Oliveira saíu do Porto no fim da época como não podia deixar de de ser... Quanto ao Farías, ao Bolati e ao Mariano, por amor de Deus, são jogadores inconsequentes que regra geral se embrulham com a bola e com os adversários...

    ResponderEliminar