27 agosto 2008

A vitória do trabalho e da não invenção

O Professor não inventou, foi fiel ao seu esquema e ganhou. Como de resto estou convencido que teria ganho no jogo da Supertaça se não tivesse inventado. Lisandro no meio, homem do jogo. Raça, aproveitamento dos espaços, dinâmica, está lá tudo. Tudo o que ele não pode fazer numa ala. Depois, evidentemente, no meio campo e nas alas tudo gira de forma diferente. Já tinhamos observado isto nos 5 minutos após Lisandro ter saltado da ala para o meio no jogo com o Sporting. Falhou golos, é verdade, mas foi ele o farol da estratégia portista, à falta de um meio campo que conseguisse conduzir jogo.

Tomás Costa jogou pela primeira vez (!) na sua posição e fez um grande jogo.

Foi uma exibição muito segura de um jogador sem qualquer rotina e que jogou, pela primeira vez, com os habituais titulares. Ja aqui tinha dito que é um bom jogador e no Domingo confirmou-o mais uma vez.

O Guarin entrou bem porque entrou para a sua posição. Força, explosão e um trato da bola excelente.

Excelente para os críticos do costume, mas não para mim, foi a exibição do Hulk e o seu golo. Não porque o tenha visto jogar muitas vezes, mas porque ao contrário de certos portistas, sei ver como um jogador trabalha a bola e a forma como encara os lances para saber se está ali potencial ou não. E o Hulk é um jogador de facto, impressionante. Na força e na técnica.

Meireles veio provar o que muitos de nós andamos a dizer há um mês: se não há Fernando, deve haver Meireles. Muito seguro, embora na primeira parte ainda um pouco macio no choque, empresta muito maior rigor táctico e mais apoio defensivo aos laterais. Devem ser estas as duas soluções para a posição de trinco. Embora a meu ver Fernando deva ser a primeira escolha.

O Sapunaru com mais um bom jogo, a provar o grande lateral que é e a margem de progressão que ainda tem. Técnica anormal para um lateral com a sua envergadura, muito poderoso e perigoso a jogar de cabeça. Há arestas defensivas a limar e muitas melhorias a fazer nas subidas à linha para centrar. Por vezes faz a corrida pouco na diagonal e dá espaço ao médio ala adversário para fazer o que quer. Mas o potêncial está lá todo. So não vê quem não quer. Benitez, mais uma vez seguríssimo a defender e a aparecer a espaços e bem no ataque. Quase marcava. Portanto, o que mudou neste jogo foi a abordagem táctica com Mariano e Rodriguez muito bem nas alas, embora este sem a frescura do costume e o farol Lisandro no meio, que foi o homem do jogo com justiça.

Uma palavra para os sul-americanos que viajaram esta semana. Todos deram o litro e lutaram até à exaustão.

Casimiro Mior com o baixo nível e a decadência intelectual que se lhe conhece, queixou-se da arbitragem, quando o jogador que foi expulso o deveria ter sido muito antes e quando ainda na primeira parte viu o fiscal de linha roubar um penaltie claríssimo com consequente expulsão perdoada do guarda redes do Belenenses (numa das arrancadas do Sapunaru). Entradas sobre Lucho para amarelo, foram 4, 3 das quais sem nenhum jogador admoestado.

Tudo na vida é assim, digo eu, e pode ser que esteja errado. Mas quando trabalhamos um sistema devemos ser fiéis a ele. Não podemos dar tiros nos pés e desatar a inventar à professor Pardal, por qualquer Sporting que apareça.

Uma nota negativa para o Helton nos cantos. Certamente que o seu ordenado não serve para combinar jantares na pequena área com o Zé Pedro. Certamente que lhe pagam, entre outras coisas, para liderar o posicionamento dos seus defesas aquando da marcação dos cantos. Desconcentrações gravíssimas que Jesualdo não deve deixar passar em claro.

Espero que a tendência de trabalho semanal e de não invenção se mantenha daqui para a frente.Espero que o erro crasso de colocar Lisandro numa faixa nunca mais seja repetido.Espero que de uma vez por todas o Professor dê um sinal aos seus jogadores que confia no trabalho que fazem. No deles e no seu.

P.S. - Aos Portistas que desatam a dizer mal dos reforços a torto e direito sem os conhecerem peço-lhes calma. Evidentemente muita coisa haverá a melhorar nos proximos meses. Mas é com tempo e paciência que se integram elementos novos. Não é a cruxificá-los ao primeiro erro. Os reforços são de elevado nível e devem ter o seu tempo para se integrarem.

16 comentários:

  1. Tambem não gostei nada daquela conversa do helton com o ze pedro, é certo que os jogadores devem ter fairplay mas assim não, Nuno devia ter uma oportunidade.

    ResponderEliminar
  2. Concordo globalmente com a apreciação do post.

    Ressalto entre muitas coisas boas e menos boas deste jogo, afinal positivo, não só no resultado, apenas dois aspectos (um OK e outro KO).

    No primeiro caso enquadro a felicidade e o proveito que é termos um jogador como o HULK. Vai dar muito que falar e render. Acaba por ser, mesmo que a intenção ou o alvo fosse outro, a surpresa que JNPC prometeu. Ainda bem que foi assim...

    Como KO, as repetidas atitudes aparentemente "pouco profissionais" do Helton. Confesso que também me irritou (e preocupou) os "papinhos" com o Zé Pedro, quando se pedia melhor concentração e atitude de orientação e "comando" com o posicionamento dos colegas. Há, no entanto, que dizer que esteve bem, embora sem grande trabalho durante quase todo o jogo. Para mim, neste momento, o Nuno (muito bom guarda-redes, experiente e jogador à Porto) seria o titular e o Ventura estaria (como julgo estar, mas com mais ênfase) já na calha para o futuro, onde, creio, voltámos a ter um jovem guarda-redes candidato efectivo ao lugar na equipa.
    Parece que o Helton se "deslumbrou", desde que foi à selecção. Acontece que entretanto foi "dispensado" das convocatórias. Porque seria?!

    ResponderEliminar
  3. O Helton so teve que fazer uma defesa dificil e fe-la com categoria. Eu acho que ele é o guarda redes mais capaz. Mas aqueles dois cantos foram de bradar aos céus. Enquanto os companheiros se desdobravam para nao perderem os adversarios, ele confraternizava com o Zé Pedro dentro da pequena area. Zé Pedro fazia-o propositadamente e o Helton ia na conversa. No canto da segunda parte em que a "brincadeira" se repetiu, quase sofremos o golo do empate, nao fosse o cabeceamento ter saido à figura. A rever.

    Quanto à equipa, a coisa vai andar um pouco emperrada durante este primeiro mes, mas com a competiçao a aquecer e os reforços a ganharem ritmo e a adaptarem-se àquilo que é jogar no Porto, a coisa vai engrenar, e quando engrenar, se Jesualdo for flexivel e corajoso, teremos equipa de sobra para o Tetra e podemos fazer flores na Champions.

    Estou optimista e sou paciente porque consigo ver muita qualidade pelo menos em 4 dos reforços.

    ResponderEliminar
  4. Apenas 2 breves comentários.

    Sapuranu, a meu ver, pode vir a tornar-se dos melhores laterais que já vimos actuar em Portugal.
    Boa estatura, boa técnica, velocidade, defende bem, sobe com propósito e tem margem de progressão em todos estes parametros.

    Hulk. A grande supresa do defeso.
    Pelo campeonato de onde veio, pelo valor da transferencia e acima de tudo pela sua qualidade.
    A forma como encara o adversário, como parte para cima dele sempre com o objectivo de criar perigo fazem dele uma boa aquisição.

    Sábado lá estarei junto ao barbas :)

    ResponderEliminar
  5. Estou de acordo com o Soren, o segredo, está em (o Jesualdo) não inventar..

    Também concordo, que precisamos de TREINAR ter um sistema alternativo, e não IMPROVISAR, nos jogos em que o Jesualdo acha mais complicados. Muitos defendem o 442,a meu ver o 4141,seria melhor, haveria menos mexidas na equipa, na cultura dos processos já estabelecidos, não seria uma mudança tão brusca, com os médios que temos, a equipa entrosada a jogar em bloco, creio, que seria fatal..

    Mariano quase de certeza indisponível para sábado, Candeias ainda a recuperar (mesmo que estivesse 100%, não acredito que o juju apostasse no miúdo), Tarik sem ritmo de jogo, Quaresma está por horas (umas 8347583475837934 horas!?, já mete nojo), sobra o CR10.. como será que o teremos a equipa?
    O mesmo erro de puxar o lisandro para a linha!? TUDO MENOS ISSO..acho que a melhor solução será colocar o Hulk á esquerda, espero que o juju, não caia na tentação de colocar o Tomy numa ala, porque já se viu que ele joga muito, mas é como médio interior..

    ResponderEliminar
  6. Em primeiro lugar quero dar os parabéns a quem escreveu esta cronica, destas infelizmente não vimos nos jornais desportivos.
    Quanto ao jogo embora não tenha sido brilhante durante toda a partida, algo que não se pode pedir no começo do campeonato, foi um jogo em que não demos hipoteses e nõ esqueçer que contavamos com muitos reforços no 11, gostei imenso de ver o Tomas Costa no meio campo, cortou muitos lançes, tem boa visão e dá todo em campo, como todos os argentinos da equipa.
    Sincéramente acho que temos melhor equipa e melhores opções no banco este ano, e se Quaresma ficar no plantél, acho que poderemos fazer mais uma vez historia na europa.
    Abraço a todos e sabado espero mais uma vitoria no galinheiro.

    Orgulho em ser tripeiro

    ResponderEliminar
  7. e porque não um 4-4-2 com hulk e lisandro no ataque?
    o rodriguez pode bem jogar mais recuado..

    sei que é um sistema novo e leva tempo a preparar mas com os jogadores que temos acho msm que é o melhor sistema!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  8. Muito boa crónica, concordo com practicamente tudo o que escreveu.
    As discordâncias são na exibição de Lisandro que nunca pode ser muito boa se falha a quantidade de golos que falhou, sendo ele o ponte de lança da equipa.
    E na exibição dos dois laterais, exibição que não me deu segurança nenhuma a nível defensivo.
    Temos jogadores, estamos a contruir uma equipa.
    Força dragão.

    Sauadações portistas!!!

    ResponderEliminar
  9. "Ganda" Basileia.

    "Ganda" arbitragem.

    Com ferros tentas matar, mas com ferros morres-te.

    Ou julgavam que a UEFA não conhecia a máxima "Largos dias têm 100 anos"

    À pouco na TVI era só baba e ranho... Vá lá que só levaram 5-3, por uma questão de cortesia.

    O Real Madrid acabou por ter sorte, pois se entra de inicio a equipa dos Santos Caminhos de Portugal da 2ª parte, o resultado seria outro....diziam os ranhosos da TVI.

    ResponderEliminar
  10. O mal amado Mariano foi o melhor em campo no Porto x Belenenses. Fez muita falta no jogo da Supertaça, até porque com ele disponível, não teria havido Lisandro a extremo e Farías a PL, ou seja, o Porto não teria jogado com 9,5 jogadores e sim com 11. Só espero que para o jogo contra o Benfica, caso não haja extremos direitos disponíveis, jogue nessa posição o Hulk e que o Lisandro continue a PL, senão, voltamos a ter problemas. O Porto anda com um bocado de azar neste início de época. Andam a lesionar-se todos os jogadores que temos para a posição de extremo direito e há sempre pelo menos uma bola nos ferros da baliza adversária. Um dia destes ainda entramos para o Guiness pelo record de bolas nos ferros das balizas adversárias ao longo da época.

    Ganda Basileia e ganda arbitragem. Adorei.

    ResponderEliminar
  11. Soren disse...
    "Lisandro no meio, homem do jogo"

    Falhar 3 golos só com o GR pela frente dá direito a ser homem do jogo? Para mim não, não sou adepto de futebol sem balizas.

    O Porto defende os cantos à zona, portanto o GR não tem de corrigir marcações aos adversários. Aparentemente quem está desatento nos cantos são os críticos e não o Helton. Mudar de GR quando metade da defesa é nova ia fazer maravilhas ao entrosamento.


    adezivo disse...
    "Muitos defendem o 442,a meu ver o 4141,seria melhor"

    Estou 100% de acordo. Acho que o constante alternar de flancos dos extremos do Porto faz com que nenhum deles dê apoio defensivo aos laterais, que às vezes sofrem situações de 2x1.
    Quando dizem que o Porto devia jogar em 4-4-2 gostava de saber se referem-se ao esquema mais clássico ou com os médios em losango, e com quais jogadores é que alinhavam.

    ResponderEliminar
  12. The Turk:

    Nunca defendi em nenhum momento que Helton devia sair da baliza.

    Nenhuma equipa no mundo defende apenas à zona nos cantos. Essa é hilariante.
    Se voce acha que aquelas conversas com o Zé Pedro que quase custavam o golo do empate nao teem importancia, é a sua opiniao, nao é a minha. O guarda redes deve estar 100% atento e o Helton nao estava. Acho que ganha o suficiente para estar. Sao lances decisivos.

    E para mim o Lisandro foi sem duvida o homem do jogo, simplesmente porque tirando o Mariano ninguém jogou mais do que ele, mas ele foi muito mais decisivo tacticamente.
    E se ele falha oportunidades é porque as cria, porque pressiona e porque se desmarca muito bem, com muita concentraçao e muito crer.
    Nem sempre o jogador tem o descernimento necessario para finalizar e nem sempre as coisas correm bem. Para mim foi o jogador decisivo na falta de um meio campo que construisse jogo. Anda à procura da melhor forma, que vai aparecer dentro em breve.

    Quanto a Basileias, fiquei feliz pela eliminaçao dos pedinchas. Mas nao façam muita festa porque as arbitragens podem muito bem ser identicas nos nossos jogos. O Porto é, este ano, uma equipa marcada na UEFA.

    ResponderEliminar
  13. Soren disse...
    "Nenhuma equipa no mundo defende apenas à zona nos cantos. Essa é hilariante."
    Então eu ando a ver muito mal todos os cantos do Porto. Um jogador em cada poste, 4 ou 5 espaçados sobre a linha da pequena área. Nada de marcações individuais. Tal como no lance do Helton que referiste, ninguém estava a marcar o J. Pedro nem ao jogador do Belenenses que fez o cabeceamento.

    ResponderEliminar
  14. Também sou de acordo que se deve dar tempo aos reforços para se integrarem e que não se deve inventar apenas por inventar. O estilo de jogo desta equipa é suficiente só por si para defrontar e derrotar qualquer equipa do campeonato português.

    Continuo a achar que o Mariano é um tiro no pé e não é por ter feito um golo (de pura sorte diga-se) que lhe vou dar mérito.

    Vamos ver o que o sorteio de hoje nos reserva.

    Força FC Porto.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  15. Só uma coisa:

    O presidente da UEFA, Michel Platini, afirmou esta quinta-feira que está «contente pelo F.C. Porto» entrar na Liga dos Campeões, apesar do envolvimento dos dragões no Apito Dourado, caso que considerou «um desastre para a ética». O francês também avisou: «A história ainda não acabou.»

    «Não tem lógica o F.C. Porto estar qualificado para a Champions, eu luto contra a batota, contra a corrupção e, se for provado que isso existiu, então vamos castigar», disse Platini, argumentando que defende que «quem tem de ser punido sê-lo-á», mas sublinha que «os procedimentos têm de ser respeitados».
    in Mais Futebol


    E o FCP Sad não reage?

    ResponderEliminar